Gazeta do Rio Pardo 2559

24
São José do Rio Pardo 27 de agosto de 2011 Ano 103 R$ 2,00 2.559 Promotor manda suspender licitação O promotor de justiça da Primeira Vara, Gabriel Guer- reiro, mandou a Prefeitura suspender a licitação para aquisição de materiais de uso contínuo, que estava prevista para ocorrer on- tem, sexta-feira. Reporta- gem de Gazeta, veiculada no sábado passado, levan- tou suspeitas de superfatu- ramento nos preços e na quantidade dos materiais que estavam sendo licita- dos. “Notei que existiam clá- usulas que poderiam restrin- gir a competitividade, e constatei que os preços es- tavam muito além do pre- ço de mercado”, explicou Guerreiro. Por conta das in- vestigações da promotoria, outra licitação acabou anu- lada. “Havia alguns sinais de exigências desnecessárias, o que poderia sugerir algum di- recionamento”. Página A-5 Hoje, 27 de agosto, é Dia do Psicólogo. Formado em 2002, Fábio Calso- ne conta a estreita re- lação entre os traba- lhos do psicólogo e do barbeiro. Ele é os dois. Página A-9 Dançando na Fábrica Centenas de crian- ças e jovens partici- pam dos projetos culturais da Fábrica de Expressão. A dança é uma das ati- vidades mais concor- ridas, inclusive nos bairros. Página A-6 Inadimplência é alta em São José As taxas de juros em alta e o aperto monetá- rio já têm reflexos no co- mércio local. De junho para julho a inadimplên- cia de pessoas físicas no município subiu de 4,9% para 5,39%, percentual que, embora pareça pe- queno, é significativo. Os dados são da Associação Comercial e Industrial (ACI). Página A-5 Aprovadas emendas da LDO Página A-3 Funcionários da coleta de lixo foram à Câmara, nes- ta semana, protestar con- Privatização adiada tra a possível privatização do serviço. Na segunda- feira, dia 22, um mandado de segurança interrompeu o processo de terceiriza- ção, que era desconheci- da pelo Sindicato dos Ser- vidores Municipais e pelos coletores. Página A-16 Santa Casa já recebeu 38 mil cupons da Nota Fiscal Paulista Página A-4 Vida de psicólogo REPORTAGEM DIVULGAÇÃO REPORTAGEM

description

Gazeta do Rio Pardo 2559

Transcript of Gazeta do Rio Pardo 2559

Page 1: Gazeta do Rio Pardo 2559

São José do Rio Pardo 27 de agosto de 2011 Ano 103 R$ 2,00 2.559

Promotor manda suspender licitaçãoO promotor de justiça da

Primeira Vara, Gabriel Guer-reiro, mandou a Prefeiturasuspender a licitação paraaquisição de materiais deuso contínuo, que estavaprevista para ocorrer on-tem, sexta-feira. Reporta-gem de Gazeta, veiculadano sábado passado, levan-tou suspeitas de superfatu-ramento nos preços e naquantidade dos materiaisque estavam sendo licita-dos. “Notei que existiam clá-usulas que poderiam restrin-gir a competitividade, econstatei que os preços es-tavam muito além do pre-ço de mercado”, explicouGuerreiro. Por conta das in-vestigações da promotoria,outra licitação acabou anu-lada. “Havia alguns sinais deexigências desnecessárias, oque poderia sugerir algum di-recionamento”. Página A-5

Hoje, 27 de agosto, é Diado Psicólogo. Formadoem 2002, Fábio Calso-ne conta a estreita re-lação entre os traba-lhos do psicólogo e dobarbeiro. Ele é osdois. Página A-9

Dançando na FábricaCentenas de crian-

ças e jovens partici-pam dos projetosculturais da Fábricade Expressão. Adança é uma das ati-vidades mais concor-ridas, inclusive nosbairros. Página A-6

Inadimplênciaé alta emSão José

As taxas de juros emalta e o aperto monetá-rio já têm reflexos no co-mércio local. De junhopara julho a inadimplên-cia de pessoas físicas nomunicípio subiu de 4,9%para 5,39%, percentualque, embora pareça pe-queno, é significativo. Osdados são da AssociaçãoComercial e Industrial(ACI). Página A-5

Aprovadasemendas

da LDOPágina A-3

Funcionários da coleta delixo foram à Câmara, nes-ta semana, protestar con-

Privatização adiadatra a possível privatizaçãodo serviço. Na segunda-feira, dia 22, um mandado

de segurança interrompeuo processo de terceiriza-ção, que era desconheci-

da pelo Sindicato dos Ser-vidores Municipais e peloscoletores. Página A-16

Santa Casajá recebeu

38 mil cuponsda Nota Fiscal

PaulistaPágina A-4

Vida depsicólogo

REPORTAGEM

DIVULGAÇÃO

RE

PO

RTA

GE

M

Page 2: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-2 - 27 de agosto de 2011

GAZETA DO RIO PARDO é uma publicaçãosemanal de GAZETA DO RIO PARDO LTDA, editada à AvenidaOlinda Ralston, 411- Vila Formosa - Fone: (19) 3682-8879 - CEP13.720-000 - São José do Rio Pardo - SP.

Editor: Gilmar IshikawaRedação: Eduardo Eron e Giselle Torres BiacoDiagramação: Marco Antônio Cassucci, Fagner Nasser.Departamento Comercial: Elisete PaduelliGAZETA na INTERNET:e-mail: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]: [email protected]://www.gazetadoriopardo.com.brOs artigos assinados não representam necessariamente a

opinião do jornal e são de responsabilidade de seus autores.

Quanto custa o silêncioO segundo semestre de 2011

avança e com ele as tratativas par-tidárias rumo às eleições municipaisdo próximo ano. No âmbito de SãoJosé do Rio Pardo persistem as dú-vidas quanto aos futuros candida-tos e coligações, bem como a ex-pectativa acerca deste ou daquelenome que possa fazer a diferençana hora de ajustar os anseios dapopulação às condições atuais domunicípio. Enquanto isso não sedefine, certo mesmo é que, sejamquais forem os candidatos, ganhan-do, haverá muito que fazer.

Numa linguagem metafórica, parailustrar a situação atual da cidade,pode-se dizer que São José do RioPardo é, hoje, um trem descarrila-do. A locomotiva que estava prontapara uma viagem – de desenvolvi-mento – começou a ganhar veloci-dade quando, sem planejamento derota, colidiu subitamente na monta-nha da má administração. O afoitooperador do trem - deslumbrado coma habilitação que recebera do povo,mas sem nenhuma prática e auxilia-do por afoitos iguais - atrapalhou-sena condução da máquina. E a cida-de voltou à estação zero, com umagravante: precisa urgentementeretomar a viagem, acelerar, porqueestá perdendo tempo.

Voltando ao campo político, a bus-ca pela retomada do caminho parao desenvolvimento é responsabili-dade a ser encarada pelos próxi-mos eleitos da administração local.A eles caberá fazer com que SãoJosé volte a andar – para frente –

rumo ao seu status e vocação decidade séria e comprometida com suapopulação. Por conta desta respon-sabilidade que será exigida dos mem-bros do Executivo e Legislativo, maisdo que nunca há necessidade de que,prefeito, vice e vereadores sejampessoas competentes, de coragem,compromissadas em defender a po-pulação e não apenas seus própriosinteresses.

Ao final de 2012, São José certa-mente terá uma pesada conta paraacertar. Quem paga, claro, são oscontribuintes que, neste momento,têm visto os recursos de seus im-postos empregados em obras malacabadas, compras altamente valo-rizadas, serviços cada vez mais pre-cários. Portanto, no momento emque as tratativas eleitorais se avolu-mam, é bom que se discuta não sóa conveniência dos grupos em bus-ca do poder, mas também o projetopara resgatar a cidade, que a con-temple com um bom trabalho parabenefício de todos.

A cada eleição, a população se pre-ocupa mais em discutir os salários doExecutivo e Legislativo sem levar emconsideração que, para ganhar o queganham precisam, necessariamente,mostrar trabalho. No Legislativo, porexemplo, vereadores ou deputadosque se calam - inertes, que não ques-tionam, não falam a voz do povo -acabam compactuando com a imo-ralidade do Executivo. O silêncio dosmembros do Legislativo resulta, mui-tas vezes, nos casos de corrupção,criação de empresas de fachada, lici-

Mais Dilma, menos LulaPara os lulistas de carteirinha, a

presidente Dilma Rousseff está es-ticando demais a corda nesta ques-tão de faxina que está ocorrendonos ministérios. Até agora foram fla-grados em variadas maracutaiasapenas políticos apadrinhados peloex-presidente Lula, entre eles trêsministros – Antônio Palocci, AlfredoNascimento e Wagner Rossi.

Essa cruzada moralizadora, que jáatingiu os Ministérios dos Transpor-tes, Agricultura, Turismo e Casa Ci-vil, está contando ponto para presi-dente Dilma, segundo opinião de80% da população brasileira (pes-quisa CNT/Sensus).

Os lulistas temem que as açõesmoralizadoras carimbem a gestão deLula como corrupta, representando

uma “herança maldita” deixada peloex-presidente à sua sucessora, jáque todas as mazelas vindas a públi-co têm origem na sua administração.Uma forte mancha que poderá en-fraquecer Lula numa eventual dispu-ta presidencial em 2014.

A presidente Dilma, por seu lado,tem feito ouvidos moucos para es-sas avaliações, afirmando, de formacategórica: “O meu governo vai con-tinuar combatendo todos os malfei-tos e o crime organizado.”

Ela tem descartado também asinsinuações de que a faxina nos Mi-nistérios poderia lhe causar proble-mas de governabilidade no Congres-so Nacional.

Na oposição, principalmente noPSDB, já se forma uma corrente

tações fraudulentas, desvios de re-cursos públicos, dentre outrasmazelas dos porões das más ad-ministrações, onde há sempre vo-razes agentes, de olho no patri-mônio do povo, promovendo rom-bos gigantes nos cofres públicos.Nem é preciso ser matemáticopara dizer que, parlamentares as-sim, sendo vereadores ou depu-tados – com o perfil de imobilida-de, custam muito mais do que osubsídio que recebem das casaslegislativas, porque sua falta deresponsabilidade e ação pelo tra-balho leva o país, estados ou mu-nicípios a prejuízos cada vez maio-res. E mais caros ainda são aque-les parlamentares que, mesmo di-ante das irregularidades executi-vas apontadas por seus pares oupela imprensa, insistem em defen-der as más administrações, atéporque, muitas vezes também sebeneficiam dos atos escusos doExecutivo e, mais adiante, podemcolocar a sujeira sob o tapete.

Somente com esta visão deconstante vigilância, combatendoirresponsabilidade de alguns – pre-ocupados com seus interesses ea voracidade de outros, que aten-tam contra o patrimônio público -é que se terá município melhor,estado melhor, país melhor.

Se o momento é de pensar emnomes para concorrer aos pleitoseleitorais municipais que seja,mais ainda, de reflexão acerca decomo queremos São José do RioPardo a partir de 2012.

PrecáriosNão é só em São José do Rio Pardo que os banheiros

públicos estão em péssimas condições de conservação einapropriados para o uso. Estudo feito pelo instituto H2C,que realiza consultoria em uso racional de água, revelaque nos aeroportos do país a situação também é caóticae preocupante com a proximidade da Copa 2014. Ba-nheiros superlotados, torneiras quebradas, mictórios va-zando, consumo excessivo de água, espelhos quebrados,sujeira, falta de papel higiênico e para secagem das mãos,assentos sem conservação e excesso de usuários são al-guns problemas. Com notas entre 0 e 10, os melhoresavaliados foram: Congonhas, São Paulo (SP), 7,33 pon-tos; Guararapes, Recife (PE), 7,17; Luiz Eduardo Maga-lhães, Salvador (BA), 6,67. Os piores: Eduardo Gomes,Manaus (AM), 4,83, e Marechal Rondon, Cuiabá (MT), 4,08.O aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, ficou ran-queado na nona posição, com nota 6,08.

Outro focoAinda relacionado à realização da Copa 2014 no Brasil,

enquanto se discute a construção de estádios, estradas,aeroportos, hotéis e afins, por todos os cantos do país hápessoas morrendo em filas de hospitais onde faltam médi-cos, UTIs, medicamentos, saneamento básico e outrascoisas mais. Por enquanto, título garantido mesmo é nocampeonato da corrupção.

Gasto com acidentesLevantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São

Paulo aponta que cresceu em 28,8% o número de inter-nações de vítimas de acidentes de trânsito em hospitaispúblicos paulistas, nos últimos três anos. O gasto do SUS(Sistema Único de Saúde) para tratar esses pacientes che-gou em 2010 a R$ 56,7 milhões – daria para construir umhospital com 200 leitos. Segundo balanço preliminar, dejaneiro a junho deste ano, foram mais de 21 mil interna-ções, com gastos de R$ 30,1 milhões para o atendimentoa motociclistas, pedestres, ocupantes de automóveis eciclistas, pela ordem, as principais vítimas das ruas e estra-das.

Venda interrompidaNa segunda-feira, dia 22, um mandado de segurança

impediu a continuidade da audiência de licitação que esta-va privatizando a coleta de lixo em São José. A reunião jáhavia começado quando chegou o oficial de justiça inter-rompendo o processo. Trabalhadores do setor afirmamque a administração municipal tem permitido o sucatea-mento dos equipamentos e caminhões, a fim de justificara necessidade de terceirização do serviço.

Põe na contaNos próximos dias, o presidente da Câmara, Caco Gu-

mieri (PSDB) deverá questionar a administração a infor-mar, de ofício, o montante de recursos investidos na cida-de, nos últimos anos. O vereador tucano não se conven-ceu com a propaganda do governo municipal que afirmaterem sido mais de R$ 80 milhões. A observação é quenesta conta podem estar as casas populares construídaspela CDHU e os recursos para construção do prédio daEscola Técnica, que vieram do Estado, além do dinheiroprometido, porém não liberado, para a construção do tra-tamento de esgotos.

AudiênciaQuando tratam de assuntos polêmicos, as sessões da

Câmara são bastante concorridas. Na última terça-feira,quando a questão era a Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO), a Casa ficou pequena. Além dos que comparecem,há aqueles que preferem assistir a tudo via internet, tam-bém concorrida em noites de assuntos mais controverti-dos.

Sucessor do sucessorEm menos de uma semana, a cidade de Campinas teve

três prefeitos. O titular, Hélio de Oliveira Santos (PDT) foicassado no sábado, dia 20. Na terça, 23, assumiu o vice,Demétrio Vilagra (PT) que, na quarta acabou afastado pelaCâmara sob argumento de que as denúncias contra oprefeito também o envolviam. O Executivo, então, foi as-sumido pelo presidente da Câmara, vereador Pedro Sera-fim (PDT). Mais tarde, Vilagra conseguiu na justiça ummandado de segurança, segundo o qual, as denúnciasnão o envolviam enquanto prefeito, mas sim como vice,portanto, ele deveria retornar ao Executivo. E a briga,por lá, parece longe de terminar.

Obra mal acabadaNão bastasse ser um equipamento de saúde junto à dis-

tribuição de água, o recém-inaugurado prédio que abrigao setor administrativo da Secretaria de Saúde mais a far-mácia pública já apresenta problemas na estrutura. Todavez que jogam água na parte superior, é um “Deus nosacuda” na parte de baixo, devido aos muitos vazamentose infiltrações. Funcionários dizem que equipamentos deinformática ficaram em risco. Cabe observar que a obraainda não recebeu a devida aprovação da Vigilância Sani-tária de São João da Boa Vista.

De mudançaO maestro Agenor Ribeiro Netto – mentor do Polo Avan-

çado de Música de São José do Rio Pardo, despediu-sedos muitos conhecidos e amigos rio-pardenses nesta se-mana. Mudou-se para Poços de Caldas, onde mantémprojetos musicais com a prefeitura daquele município. Alémdisso, é o maestro da recentemente criada Orquestra JazzSinfônica de São João da Boa Vista.

que defende uma atenuação nascríticas à presidente Dilma. Issopara não enfraquecê-la, evitandoassim a inflamação do discurso damilitância do PT pela volta de Lulaem 2014, como candidato à pre-sidência. O maior defensor dessaestratégia é o ex-presidente FHC.Ele defende, inclusive, o fim datentativa da oposição de preten-der viabilizar uma CPI para apu-rar os desvios que ocorrem nosministérios. Para FHC, a simplesameaça de CPI torna a presiden-te Dilma refém dos setores maisfisiológicos da base aliada, desta-cando: “O enfraquecimento deDilma só serve para fortaleceruma eventual candidatura de Lulaem 2014.”

O PMDB entrou em estado de con-vulsão. Um grupo de 35 dos 80 de-putados da bancada na Câmara co-locou a faca no pescoço do seu lí-der, deputado Henrique Eduardo Al-ves (RN): daqui por diante eles se-rão ouvidos nos entendimentos dopartido com o Palácio do Planalto ouentão rumarão para uma indepen-

PMDB em crisedência em relação às votações dosprojetos de interesse do governo.

Eles argumentam que só a cúpulado PMDB tem se beneficiado das van-tagens e nomeações disponibilizadaspelo Palácio do Planalto, como com-pensação ao apoio de toda banca-da. A eles só tem sobrado o deverde dizer “sim” em todas as vota-

Reforma política – Pelo andarda carruagem, a tão badalada re-forma política vai ter dificuldades paraser votada ainda neste ano. Já écerto que suas novas regras nãovalerão para as eleições municipaisde 2012. Elas valerão, se aprova-das realmente, somente em 2014.As dificuldades são as mesmas quese conhecem há vinte anos: faltade consenso. Cada deputado, cadasenador tem suas regras e delasnão abre mão.

Opinião popular - Pesquisa feitajunto aos usuários do serviço 0800da Câmara dos Deputados revela:73% disseram acompanhar a dis-cussão da reforma política, 57% dis-cordam do financiamento público decampanhas eleitorais, 67% discor-dam da lista fechada (voto no can-didato a deputado e vereador indi-cado pela cúpula dos partidos), e75% concordam com o fim das co-ligações nas eleições para Câmarados Deputados, assembléias legis-lativas e câmara dos vereadores.

DestaquesFicha limpa – Os presidentes dos

tribunais regionais eleitorais, reunidosem Belo Horizonte, dirigiram apelo aoSupremo Tribunal Federal para quejulgue antes das eleições municipaisde 2012 todas as dúvidas que aindaexistem em relação à Lei da Ficha Lim-pa. Os desembargadores eleitorais ar-gumentaram que essa legislação “éfundamental para extirpar da políticabrasileira candidatos inidôneos.”

Novos Estados – Marcado para11 de dezembro o plebiscito que vaidefinir sobre a criação ou não dosestados de Carajás e Tapajós, des-membrando-os do Estado do Pará.

Sem penduricalhos – A Câmarados Deputados deverá votar nos pró-ximos dias a proposta de emenda àConstituição, aprovada pelo Senado nasemana passada, que muda o rito detramitação das medidas provisórias noCongresso Nacional. Uma das princi-pais mudanças é a que impede a inclu-são de assuntos não correlatos nasMPs. É um freio numa prática que setornou corriqueira na Câmara e no Se-

nado, conhecida como a “farra doscontrabandos” ou “penduricalhos.”

Tarefas prioritárias – O novoministro da Defesa, Celso Amorim,recebeu da presidente Dilma Rous-seff duas tarefas prioritárias: 1º -Retirada das tropas brasileiras queestão em missão de paz no Haiti,e 2º - Fazer as Forças Armadasocuparem de fato a região da Ama-zônia e conter a invasão de trafi-cantes.

Copa do Mundo – Está em es-tudo no Palácio do Planalto a LeiGeral da Copa de 2014. Um dostemas polêmicos é a venda de be-bidas nos estádios.

Mandato ameaçado – Em an-damento no Conselho de Ética daCâmara dos Deputados o proces-so de cassação do mandato dodeputado Valdemar da Costa Neto(PR-SP), por seu envolvimento ematos ilícitos no Ministério dos Trans-portes. O processo foi aberto apedido do PPS e Psol.

[email protected]

ções.Os rebeldes estão também ame-

açando, com a retirada do seuapoio, as pretensões do líder Hen-rique Eduardo Alves de disputar apresidência da Câmara em 2012.

Essa crise ente os peemedebis-tas passou a ser mais uma preo-cupação da presidente Dilma.

Page 3: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 de agosto de 2011 - A-3

AGRADECIMENTOA família de

MAURO TRENTOAgradece as manifestações de pesar recebidas porocasião de seu falecimento e, de modo especial, aosmédicos Dr. Eliezer Gusmão, Dr. Paulo Parisi, Jorge L.Santurbano, a Rita Barbosa, aos funcionários do Hospital

São Vicente e Pronto Socorro, funcionários do AsiloPadre Euclides Carneiro pela competência e carinhoincansável, dedicação prestada ao nosso queridoMauro. Agradecemos a todos os amigos que tantonos confortaram, e Convidamos para a missa de 7ºDia, que será celebrada por intenção de sua alma, dia

28 de agosto, domingo, às 18h30, no Educandário São José.

“Na vida o sofrimento é passageiro, mas desistir da luta nunca.Lembre-se desta frase quando você estiver passando por um momento

difícil. Vou repetir, o sofrimento é passageiro desistir nunca”.

Um numeroso públicocompareceu à CâmaraMunicipal de São José doRio Pardo na terça-feira, dia23, para acompanhar asessão ordinária que, den-tre diversas indicações eprojetos, submeteu à vo-tação as emendas feitas aotexto da Lei de DiretrizesOrçamentárias – LDO.

Em primeira e em segun-da votação houve aprova-ção unânime dos vereado-res às duas emendas pro-postas, que alteraramgrande parte do texto en-viado pelo Executivo, comoforma de corrigir errosapontados durante audiên-cia pública realizada na se-mana passada.

Uma delas diz respeitoao Terceiro Setor. De acor-do com o texto enviadopelo Executivo, as entida-des assistenciais teriamque respeitar uma série deregras que, no entenderdos vereadores, trariamdificuldades para que elaspudessem funcionar já apartir do próximo ano. Otexto também não fixavaa regra que tornava obri-gatório o repasse dos re-cursos até o dia 20 de cadamês. “Promovemos a al-teração do texto trazendoas regras do repasse devolta e vedando a partici-pação nas entidades deagentes políticos do gover-no concedente”, explica overeador Márcio CallegariZanetti (PTB).

De acordo com o presi-dente da Câmara, MarcoAntonio Gumieri Valério(PSDB), a partir da próxi-ma semana haverá agen-damento para visitas dosvereadores às entidades.“Conversei com entidades

no final da sessão e a in-tenção é convidar verea-dores, agendar visitas paraque eles conheçam todasas entidades que são be-neficiadas pelo município.”

Terceirizaçãoda Saúde

Foi suprimido do projetode lei inicial o artigo núme-ro 35, que daria à Prefei-tura, em suma, o aval parafirmar convênios com em-presas. Com a possibilida-de de terceirização da Saú-de municipal, os vereado-res foram unânimes emapresentar uma emendapara suprimir o artigo.

Corte de benefíciosHavia sido instituído na

LDO um texto que coloca-va a possibilidade de a Pre-feitura cortar benefíciosadquiridos pelos servidorespúblicos, caso o percentu-al de despesa atingisse51,3% da receita correntelíquida. Os vereadores vo-taram a favor de, nestecaso, primeiro reduzir oscargos em comissão, se-gundo exonerar os servi-dores não estáveis, tercei-ro reduzir as despesas comhoras extras e, em últimolugar, reduzir benefícios dosservidores. “Transcreve-mos os dois primeiros inci-sos do texto do artigo 169da Constituição Federalpara trazer segurança jurí-dica e suprimimos o 2º pa-rágrafo do artigo 10 destetexto, que permitiria que oprefeito pudesse fazer re-estruturações administrati-vas sem antes submetê-las à aprovação da Câma-ra. Portanto, os benefíciosdos servidores estão man-tidos”, garante Zanetti.

LDO e LOA“Ficamos felizes com a

consciência dos vereadoresem votar as emendas comunanimidade, e esperamosque esta mesma disposi-ção seja feita para a LOA,a Lei Orçamentária Anualque tem como base a Leide Diretrizes Orçamentári-as – LDO”, diz o presiden-te da Câmara.

Seguindo o trâmite, asemendas no texto da LDOserão levadas à aprovaçãodo Executivo, que tem pra-zo até o dia 30 de setem-bro para apresentar paraa Câmara a LOA. “A Câ-mara vai acompanhar oprazo para evitar algumtipo de atraso por parte doExecutivo, como aconte-ceu com a LDO. A Lei Or-çamentária Anual deve servotada até o mês de de-zembro, mas vou estipu-lar um calendário para quepossamos votá-la antes eevitar atropelos. Realizare-mos audiência pública daLOA com a presença detodos os interessados”, in-forma Caco.

Para Márcio Zanetti, aparticipação da populaçãofez a diferença durante asessão. “Vejo com muitoentusiasmo a manifestaçãopopular, que fez com quetodos se curvassem àmoralidade, à legalidade,ao interesse público e de

Emendas à LDO são aprovadas na CâmaraA manifestação popular fez a diferença durante a votação do texto final da LDO

Um público numeroso compareceu à sessão ordinária da última terça-feira na Câmara Municipal

maneira unânime aprovas-sem as emendas e o pro-jeto de lei.”

Pontos polêmicosDurante a sessão houve

alguns pontos polêmicosapresentados no expedien-te livre. Um deles, levan-tado pelo vereador MárcioZanetti, foi sobre a notíciapublicada por Gazeta sobrea licitação para compra deenvelopes e ‘saquinhos de

pipoca’. “O jornal Gazetado Rio Pardo prestou umserviço de grande relevân-cia pública denunciando arealização de duas licitaçõesque, para nós, são maisdo que suspeitas”, disse naocasião.

O pregão presencial aca-bou sendo anulado, confor-me publicação feita pelaPrefeitura no Diário Oficialdo Estado, edição do dia25, quinta-feira.

Ainda durante o expe-diente livre e com a pre-sença de coletores delixo, que pediam explica-ções sobre a terceirizaçãoda coleta no município,também o vereador Za-netti se manifestou, clas-sificando a possibilidadecomo “o maior absurdodos últimos anos”.

Um mandado de segu-rança cancelou a licitaçãoque seria realizada..

ALMOÇO BENEFICENTEEM PROLDO CANILDIA 25 DE

SETEMBRONO CÁRITAS

Page 4: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-4 - 27 de agosto de 2011

Hospital aguarda resultado da Nota FiscalPrimeiro repasse será conhecido em outubro, quando serão liberados os recursos

I N D I C A D O R P R O F I S S I O N A L

Rotary ClubeSão José do Rio Pardo “Oeste”40 anos: 1971-2011

Ano Rotário 2011/2012Presidente: Márcia Balerine de CarvalhoReuniões às quartas-feiras às 20h00

Cerca de 60 rotarianos de 15 clubes de 11 cidades da região (na foto, apenas osdirigentes destes clubes) participaram na manhã de domingo (21/08) na sede doRotary Club de São José do Rio Pardo/SP do “1º Workshop do Distrito 4590”.Com o objetivo da interação entre os participantes, estes treinamentos regionaisvisam debates de interesse e conhecimento das causas da Fundação Rotária eRotary International.

FESFESFESFESFESTTTTTA DA DA DA DA DA PRIMAA PRIMAA PRIMAA PRIMAA PRIMAVERAVERAVERAVERAVERASábado (24/09) a partir das 20h00Local: sede do Rotary ClubeJantar dançante beneficente, com música ao vivo.

Dois temas foram abordados: projetos de subsídios e seguro solidário. Quanto aoprimeiro assunto, foram esplanadas desde a identificação da necessidade de umaentidade a ser beneficiada até os contatos para emparceiramento com clube doexterior, definição de valores, participações dos envolvidos até a prestação de contas.Já o juiz de direito aposentado, Dr. José Carlos de Lima, ex-governador distrital em2010/2011 e integrante do Rotary de Jundiaí/SP, discorreu sobre o tema segurosolidário onde enfatizou a sistemática de doações por pessoas jurídicas através desteprojeto que reúne as seguradoras Porto Seguro, Itaú e Unibanco.

Fundação RotáriaA Fundação Rotária ajuda os Rotary Clubs a trabalharem juntos para fornecer umserviço significativo e sustentável. Esta Fundação subsidia projetos que fornecemágua potável, cuidados médicos, aulas de alfabetização e outros itens essenciaispara pessoas carentes em todo o mundo. Desde 1947, a Fundação contribuiu commais de 2,4 bilhões de dólares para financiar esses esforços vitais.

A Fundação também premia bolsistas para estudar nos Centros Rotary de EstudosInternacionais na área de paz e resolução de conflitos espalhados pelo mundo.Desde 2002, mais de 480 bolsistas de 80 países têm participado dessa grandeiniciativa, ao custo de mais de 31 milhões de dólares.

As contribuições dos rotarianos para esta Fundação proporcionam mudançassustentáveis às comunidades carentes.

O judoca Caio Andreoli Fornari recebeu diploma de honra do mérito durante a últimareunião ordinária do “Oeste”, na noite de quarta-feira (24/08). Recentemente o rio-pardense foi campeão em Ribeirão Preto/SP das seletivas que ocorreram em todoestado de São Paulo visando as finais na Capital, no ginásio do Ibirapuera, ondenovamente Fornari no último domingo (21/08) sagrou-se campeão da categoria levedo pré-juvenil do “Campeonato Estadual Estudantil Olímpico Rumo a 2016”. Comeste resultado, Caio a partir do próximo dia 8 de setembro disputará os “JogosEstudantis Brasileiros” em João Pessoa/PB, onde representará o estado paulista.Na foto: Elisa Mori, José Ruy Junqueira Andreoli (avô do judoca), Caio Fornari eMárcia Balerine de Carvalho.

ROTARACT

É uma organização internacional de jovens comidade entre 18 e 30 anos, que promove a prestaçãode serviços à comunidade, desenvolvimento daliderança e a melhoria do bem estar. Atualmente oRotaract Club soma mais de 7.600 clubes,distribuídos em 162 países, totalizando cerca de198 mil sócios. No Brasil, são aproximadamente720 clubes, concentrando em torno de 20.000jovens universitários e profissionais iniciantes nummovimento que é o segundo maior do mundo no

seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo.

Surgido da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação), foi criado em 1968 nosEstados Unidos pelo Rotary International com o objetivo de dar continuidade aostrabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionadoas novas gerações, chamado Interact. O Rotaract Club se tornou um dos maioresprogramas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo.

Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realizatodas suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento. EmSão José do Rio Pardo/SP, o Rotary “Oeste” é o mantenedor do Rotaract, quepossui a seguinte atual diretoria:

Presidente: Raquel de Paula AndradeVice-Presidente: Thais Rosa OrfeiSecretaria: Aline Barreto PaschoalTesouraria: Ana Flávia Barreto PaschoalProtocolo: Rejana Maria de Paula Andrade

A campanha iniciada nofinal de abril pela SantaCasa de Misericórdia deSão José do Rio Pardo, dedoação de créditos doscontribuintes que não ade-rem à Nota Fiscal Paulista

(NFP), continua em anda-mento, embora ainda semresultado financeiro conhe-cido. Isto porque os crédi-tos da NFP são distribuídossomente em abril e outu-bro de cada ano pelo go-

verno paulista. Dessa for-ma, só daqui dois mesesé que a direção do hospitalsaberá o montante exatodo que a campanha real-mente rendeu à SantaCasa até agora.

De qualquer forma, osvalores brutos lançados atéagosto – R$ 1,2 milhão, emmédia, por mês - deixamos diretores esperançosos,embora saibam que elespouco significam no tocan-te ao retorno financeiro lí-quido a que a Santa Casaterá direito. Se esse retor-no chegar, por exemplo, a1% do valor médio lança-do, o hospital riopardensereceberá cerca de R$ 12mil em outubro, o que já oajudará a cobrir algumasdespesas. Pode ser, po-rém, que receba mais doque isso, sem contar quea cada R$ 100,00 lança-dos em NFP a instituiçãoconcorre a sorteios.

38.000 cuponsReginaldo Modesto, su-

pervisor administrativo, eAntônio José Manrique,gerente administrativo, ex-plicaram ao jornal que ototal de cupons de NFP quechega mensalmente aohospital é de 38.000, emmédia. Esses cupons sãodepois processados, ouseja, seus valores são in-seridos no banco de dadosdo hospital, para que estetenha um controle exatodo que vem sendo doado.Como, porém, a validadedos cupons expira sempreno dia 20 do mês seguinteà data de sua emissão, énecessária certa urgênciano processamento de da-dos.

Os diretores comentamque três pessoas estão sededicando integralmentea esse serviço e não es-tão dando conta do tra-balho. Por isso, Reginaldoe Manrique pedem ajuda.“Se houver alguém dispos-to a fazer esse trabalhovoluntário, que pode serefetuado em casa, nós fi-

caremos muito gratos”,disseram. “Na SantaCasa de São Paulo, porexemplo, há sessenta vo-luntários realizando diari-amente esse serviço”.

No mês de outubro ohospital divulgará o primei-ro resultado oficial dessacampanha em São Josédo Rio Pardo, após a con-

firmação do valor a sercreditado à Santa Casa.Os diretores disseram, porfim, que esperam que apopulação continue cola-borando com a entidade,para que a mesma tenhacondições de manter to-dos os serviços que vêmprestando a toda a re-gião.

REPORTAGEM

Reginaldo e Manrique mostram parte dos cuponsque chegam mensalmente ao hospital para

processamento: faltam voluntários

Recursos garantem equipamentos para a saúdeUtilizando recursos prove-

nientes de uma emendaparlamentar de R$ 150 mildo deputado Silvio Torres(PSDB), a Prefeitura deSão José comprou novosequipamentos para a áreada saúde, alguns dos quaisjá estão sendo utilizados.Restam ainda R$ 50 mildaquela verba e, segundoa assessoria de imprensada Prefeitura, em 20 diasserá feita uma nova licita-ção para a aquisição demais aparelhos.

Ao todo são 39 equipa-mentos, que estarão emuso nos setores de fisiote-rapia, oftalmologia, ortope-dia e também no ProntoSocorro. Já estão em uso:cinco camas hospitalares,

quatro cadeiras de rodas,dois aparelhos cardioversore dois eletrocardiogramas,11 macas, dois laringoscó-pios de fibra óptica (adultoe infantil), um auto-refra-tor para oftalmologia, umbisturi elétrico para otorri-nolaringologia, três equipa-mentos de foco cirúrgico(movidos a bateria, casohaja falta de energia), trêshampers (peça utilizadapara se colocar roupas con-taminadas).

Para a fisioterapia foramcompradas uma bicicletaergométrica digital, duasondas curtas, um apare-lho de ultrassonografia eum equipamento Tens(para eletroterapia que tiradores musculares).

DIVULGAÇÃO

Dois aparelhos cardioversores semelhantes a esteforam adquiridos e já estão sendo utilizados

Santa Casadiscute sobreassédio moral

Nos dias 4, 11 e 18 dejulho a Santa Casa de Mi-sericórdia de São José doRio Pardo promoveuuma série de palestrassobre assédio moral noambiente de trabalho, tema muito discutido naatualidade.

Ministradas pelapsicóloga Maria Lúcia daCosta Simas, as pales-tras contaram com aparticipação de todos osfuncionários.

No dia 23 de agosto, ociclo foi finalizado pelo médico do Trabalho daSanta Casa, Carlos Alber-to de Souza.

Sebrae faz palestra na ACIHaverá palestra nesta

segunda-feira, 29, nasede da Associação Co-mercial e Industrial (ACI),com o tema “Como anali-sar o mercado”. A pales-tra, prevista para come-çar às 19 horas, é umapromoção do Posto Se-brae de Atendimento aoEmpreendedor em SãoJosé do Rio Pardo.

Segundo a assessoria de

imprensa da Prefeitura,que ouviu a coordenadorado Sebrae, Daniela Mioli, aspalestras são gratuitas,mas as vagas são limita-das. “A palestra é voltadaprincipalmente para quemjá tem seu próprio negóciocomo Empreendedor Indi-vidual, Micro e PequenasEmpresas”.

O Sebrae também contacom cursos à distância pelo

EAD, consultorias pela in-ternet e também presen-ciais. O Posto do Sebraetem o apoio da PrefeituraMunicipal, da AssociaçãoComercial e Industrial, doSincopar e do Sebrae es-tadual.

Mais informações pelotelefone 3682-9344, oupelo endereço do PostoSebrae, na rua José Andre-oli, nº 132, centro.

DIVULGAÇÃO

Page 5: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 de agosto de 2011 - A-5

Promotor manda suspender a licitaçãoDenúncia levou Ministério Público a constatar outras irregularidades nas compras

IMOBILIÁRIA E LOCAÇÃO DE IMÓVEISIMOBILIÁRIA E LOCAÇÃO DE IMÓVEISIMOBILIÁRIA E LOCAÇÃO DE IMÓVEISIMOBILIÁRIA E LOCAÇÃO DE IMÓVEISIMOBILIÁRIA E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS36 ANOS – 13/07/1975 – 13/07/2011

EXPERIÊNCIA, HONESTIDADE, COMPETÊNCIA E TRANSPARÊNCIAPraça dos Três Poderes, nº 103 – Fones: (019) 3608-4815 / 3608-6384 – Fax: 3608-2580

CNPJ - 07.879.176/0001-04João Batista Maldonado Rossana Tempesta Maldonado

CRECI 9.907 CRECI 51.306Wagner Muniz de Aguiar Jr. Luciana Tempesta Maldonado

CRECI 53.287 CRECI 57.510

Proprietários de imóveis que ainda alugam ou vendem seus imóveisdiretamente às pessoas interessadas.

Venha conhecer o que a modalidade de aluguel com garantia derecebimento da Malca lhe oferece por apenas 8% para locação.

Venha falar conosco que teremos muito prazer em mostrar e explicarcomo funciona o nosso contrato de prestação de serviço com garantia derecebimento de aluguel e outros.

VEJA ALGUNS BENEFÍCIOS:1- A Malca efetuará o pagamento do aluguel no dia do vencimentoindependentemente do inquilino ter pago. “Faça chuva ou faça sol, no diacombinado o seu aluguel estará na mão.”2- A Malca efetuará todos os consertos dos imóveis após a desocupação,se os mesmos não forem consertados pelos inquilinos, sendo que estescontinuarão pagando o aluguel até que o imóvel esteja totalmente consertado.3- A Malca efetuará o pagamento do IPTU, taxa de água, energia elétrica,condomínio e outros, se os mesmos não forem pagos pelos inquilinos nomomento da desocupação do imóvel, cobrando posteriormente.

ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO OU VENDA

GILMAR ISHIKAWA

O promotor de justiça daPrimeira Vara, GabrielGuerreiro, recomendou àPrefeitura rio-pardense quesuspendesse o processode licitação nº 4606/2011,cujo pregão presencial nº0061/2011 estava previs-to para ocorrer nesta sex-ta-feira (26). A licitação ti-nha o objetivo de registrarpreços para “futura eeventual aquisição de ma-teriais de uso contínuo,destinado a todas as Se-cretarias Municipais”, con-tudo, reportagem de Ga-zeta do Rio Pardo, veicu-lada no sábado (20), le-vantou suspeitas de su-perfaturamento nos pre-ços e na quantidade dosmateriais que estavamsendo licitados.

Em entrevista ao repór-ter Silvio José (Gazeta/Di-fusora) o promotor expli-cou que a denúncia lhechamou atenção. “Em ra-zão dela, pesquisei na in-ternet, no site da Prefei-tura, o edital. Notei que

existiam cláusulas que po-deriam restringir a com-petitividade na licitação e,logo na segunda e terça-feira, iniciamos uma pes-quisa no comércio da ci-dade e em sites de gran-des papelarias, e consta-tei que os preços que omunicípio tinha cotadopara vários produtos es-tavam muito além do pre-ço de mercado”, disse.

O promotor disse tam-bém que recomendou asuspensão da licitação porconsiderar que ela nãocontemplava a competiti-vidade das empresas.“Outros itens constavamcom exigências desneces-sárias, que poderiam res-tringir a competição den-tro da licitação. Diantedessas evidências, fiz umarecomendação ao secre-tário de Gestão, que foiquem assinou o edital,para que ele tomasse pro-vidências no sentido deadequar, sob pena de serresponsabilizado por im-probidade e, talvez, noâmbito criminal, depen-

dendo do que viesse a serapurado”.

Na edição de quinta-fei-ra, dia 25, a Prefeitura pu-blicou no Diário Oficial doEstado um comunicado in-formando sobre a anula-ção do Pregão Presencial61-11. No mesmo dia, otexto foi publicado no siteda administração.

Outros problemasO promotor revelou ain-

da que durante os levan-tamentos sobre o proces-so licitatório em questão,constatou irregularidadesem outra compra que es-tava prestes a ser realiza-da, com objetivo de ad-quirir kits escolares. “A pro-motoria constatou, emoutra licitação em abertopara aquisição de kits es-colares, a existência de al-gumas cláusulas que tam-bém poderiam restringir acompetitividade. Havia al-guns sinais de exigênciasdesnecessárias, então foifeita nova recomendação(para suspensão)”.

Nesta licitação, de acor-

do com a autoridade, den-tre os problemas encon-trados estavam exigênci-as quanto ao formato dacaixinha do grafite, e ca-dernos com margens nacor azul. “São itens dificil-mente encontrados nomercado. Na outra licita-ção do kit escolar, foi en-contrado um direciona-mento no sentido de oque deveria constar emcada página da agendaque se queria comprar,que na página tal deveriater Declaração Universaldas Crianças e Adolescen-tes, na página tal deveriater um poema da CecíliaMeirelles, o que poderia su-gerir algum direcionamen-to”.

SaquinhosConforme publicado na

edição de 20 de agosto, aPrefeitura rio-pardense es-timava gastar quase R$650 mil com a aquisição deembalagens de papel (tiposaquinho de pipoca) e en-velopes de papel pardo. Oedital do pregão informa-

va que poderiam ser com-pradas 5.750 caixas deenvelopes de papel pardo,totalizando 1.437.500 uni-dades a um custo de atéR$ 317.630,00 (trezentose dezessete mil, seiscen-tos e trinta reais). Em ou-tro item do mesmo edital– já retirado do site daPrefeitura – a administra-ção estimava adquir ir12.650 pacotes com 1.000saquinhos de papel (equi-valente ao saquinho de pi-poca), ou seja, 12,65 mi-lhões de unidades, numinvestimento de até R$332.189,00 (trezentos etrinta e dois mil, cento eoitenta e nove reais).

No caso dos saquinhosde pipoca, os valores es-tavam bem acima dospraticados pelo comérciolocal. Em duas empresasde São José do Rio Pardo,o pacote com 500 unida-des foi cotado a R$ 7,95(sete reais e noventa ecinco centavos) e R$ 8,07(oito reais e sete centa-vos). No edital da Prefei-tura, a embalagem com

1.000 unidades poderia terpreço de até R$ 26,26(vinte e seis reais e vintee seis centavos).

Toda a compra, commais de 250 itens, refe-rente ao Pregão presenci-al nº 0061/2011 - Proces-so nº 4606/2011, estavadividida em 8 lotes, comorçamento estimado emR$ 1.561.276,13.

Sem declaraçõesNa quarta-feira (24), a

redação fez contato coma assessoria de imprensada Prefeitura, solicitandouma entrevista com o se-cretário Walkyr VeroneseJunior (Gestão Pública),responsável pela autoriza-ção dos processos decompra na administraçãomunicipal. Apenas nestasexta-feira houve retornopor parte da assessoria, in-formando que devido aostrabalhos para apresenta-ção de relatórios ao Tribu-nal de Contas, o secretá-rio somente poderá aten-der na próxima semana.

Serviços da Ciretran estão na internetO Detran – Departamen-

to Estadual de Trânsito deSão Paulo disponibiliza, pormeio da internet, de algunsserviços que podem ser fei-tos sem que seja preciso irao Ciretran local. A informa-ção é do delegado titular dePolícia de São José do RioPardo e diretor da Ciretran,Benedito Antônio NoronhaJúnior.

De acordo com o delega-do, por meio do site doDetran já é possível reali-zar dois serviços, como nasocasiões em que uma pes-soa tira a CNH provisória e,após o prazo de um ano,tem direito à carteira defini-tiva. “Ele não precisa ir aoCiretran, ou à auto-escola,despachante, a lugar al-gum. Basta entrar na pági-na do Detran, fazer a tran-sação de pagamento via in-ternet e aguardar sua nova

Carteira de Habilitação emcasa, no endereço infor-mado. Se a pessoa pas-sou na prova, se não tevenenhuma multa, nenhumproblema, pode fazer a re-novação e não precisa ir alugar algum gastar mais.Pagará apenas a taxa depostagem via Correios (se-dex) para que o documen-to seja entregue correta-mente”, explica.

Também o agendamen-to para poder tirar ou re-novar a CNH pode serfeita via internet. “Não épreciso ir à auto-escola ouao despachante. É só en-trar no sistema e cadas-trar um dia para poder irao Ciretran apresentar osdocumentos.” O delega-do Noronha afirma, ain-da, ter ouvido em “con-versas paralelas” que hápessoas cobrando por

este serviço. “A popula-ção precisa ficar ciente deque este serviço é gratui-to, o Estado não cobra.Se alguém estiver cobran-do, é por conta do servi-ço que está prestando. Oórgão de trânsito nãotem de arcar com paga-mento para qualquer ser-vidor. O Estado já nos re-munera. O que tem deser recolhido são as ta-xas no banco, na Ciretrana pessoa não tem que pa-gar absolutamente nada.”

Reprovação noexame de trânsito

Nas situações em que apessoa é reprovada e pre-cisa fazer outro exame detrânsito, de acordo com odelegado, ela teria de pagarapenas R$ 47,99, valor re-ferente ao processo que érecolhido no banco. “É oúnico valor de um novo exa-

me. Tem auto-escola co-brando R$ 100, R$ 130, R$190, mas isso é por contada auto-escola, talvez poruso do carro, combustível,desgaste dos pneus ou umaaula-extra. É bom que o alu-no procure uma empresaque cobre um preço razoá-vel”, recomenda.

Quanto a contratar maisaulas para participar do se-gundo exame, fica a crité-rio do próprio aluno. “Se apessoa reprovada quiser seinscrever para fazer so-mente a prova, tudo bem.Não existe nada na legisla-ção que a obrigue a fazernovas aulas, somente seela quiser”, diz.

LicenciamentoNo caso de licenciamen-

tos realizados pela internet,o proprietário do veículodeve ir ao banco e, paraisso, tem duas alternati-vas: pode pagar o licencia-mento para retirar o docu-mento diretamente na Ci-retran, ou opta por pagare receber o documento naprópria residência. No casode documento vencidodeve ser feito o mesmoprocedimento.

Carro apreendido“Quando o carro está

apreendido, temos tenta-do priorizar para que elepossa ser recuperado maisrapidamente, só que mes-mo assim, pelo acúmulo deserviço, tem demorado umpouco mais para ser resol-vido”, declara o delegado.

Mudançassignificativas

O delegado Noronha ex-plica que todos os empe-nhos dos órgãos de trânsitosão realizados no sentido detentar uma aproximaçãomaior com a população. “OCiretran está com uma mu-dança significativa, passan-do para a Secretaria da Ges-tão Pública e o objetivo dosecretário e do diretor, ago-ra denominado coordenador,é tentar implementar algunsserviços para melhorar oatendimento à populaçãonos mesmos moldes quesão feitos no Poupatempo,onde o problema é resolvi-do em poucas horas.

Percebemos que é possí-vel melhorar.” Acesse:detran.sp.gov.br

Juros elevam a inadimplência em São JoséEDUARDO ERON

A política nacional demanter as taxas de jurosem alta para conter os fi-nanciamentos e o conse-quente aperto monetário,que torna o dinheiro maisescasso, já tem reflexostambém em São José doRio Pardo. De junho parajulho a inadimplência depessoas físicas no municí-pio subiu de 4,9% para5,39%, percentual que,embora pareça pequeno,é significativo. Ele indicaque mais gente deixou depagar seus carnês de com-pra parcelada e, em con-seqüência, mais lojas eempresas locais tiveramsua carteira de devedoresampliada.

A Associação Comercial eIndustrial (ACI), queacompanha esses indica-dores mês a mês, confir-mou esta alta na inadim-plência confrontando-atambém com o ServiçoCentral de Proteção ao Cré-dito (SCPC), sistema inte-grado de consultas quedetecta a quantidade de li-gações da indústria e docomércio para averiguar seos pretensos compradoresestão com seu cadastrocomprometido. Segundo aACI, só de junho para ju-

lho houve um aumento de9,58% nas consultas, sen-do que de janeiro a julhoisso totalizou 14,80%. Ouseja, em apenas um mêso número de consultas su-perou a soma de todos osmeses anteriores.

Izonel Tozzini, presiden-te da ACI, atribuiu essecrescimento da inadimplên-cia no município a dois fa-tores principais, que vêmocorrendo em todo o país:a alta da taxa Celic e oaumento dos depósitoscompulsórios. Ele lembra,por exemplo, que os ju-ros dos cheques bancári-os estão hoje em 9% aomês em média, o quecontribui muito para o en-carecimento do dinheiroporque reflete diretamen-te na redução da liquidezdas pessoas.

“Com o aperto monetá-rio há uma tendência a queos devedores deixem depagar os carnês referen-tes às compras à prazo,especialmente as que têmprazo superior a 90 dias”,lembrou Tozzini.

Ele ressalvou, porém,que o Dia dos Pais, embo-ra não seja uma data dasmais lucrativas ao comér-cio, acabou contribuindomuito para que houvesseum aumento de vendas no

mês de julho. De junhopara julho houve um cres-cimento de 10,80% nasvendas em São José doRio Pardo, com um deta-lhe: as lojas que mais ven-deram foram aquelas cujaclientela é formada basica-mente pelas classes B e C.“A classe média está com-prando mais produtorespopulares”, observou o pre-sidente da ACI.

Tozzini lembra, no entan-to, que essa melhora nasvendas em julho foi isola-da, decorrente da dataespecial, e ela não impediuque a inadimplência cres-cesse no município. Ele es-pera que o governo fede-ral baixe os juros nestesegundo semestre de 2011e, com isso, o número deinadimplentes também caiae os devedores voltem apagar seus débitos em dia.

“Importante lembrarque, com todas essas difi-culdades, o município deSão José do Rio Pardo ain-da é diferenciado em rela-ção aos outros da região”,argumentou. “Como te-mos uma economia des-centralizada, com mais de1.400 propriedades rurais,e também porque os mo-radores das cidades próxi-mas compram aqui, nos-sa situação ainda é boa”.

Page 6: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-6 - 27 de agosto de 2011

Cidade fica, de novo, sem AntigomobilismoNão houve e nem haverá o 6º encontro, que poderia trazer 20 mil pessoas à cidade

Como o Sr. Prefeito questionou que a nomeação do Conselho Munici-pal de Saúde de 2009 teve seu mandato encerrado em 17 de junho de2011, temos a esclarecer o que segue:

1. Quem assinou e publicou o Decreto nº 3.964, convocando a 7ºConferência de Saúde foi o Sr. Prefeito e o Sr. Walkyr Veronese Juniorentão Secretário de Gestão Pública, conforme publicado na imprensa doMunicípio, determinando que a Conferência de Saúde fosse feita nosdias 8 e 9 de julho.

2. Sem o devido Decreto assinado por eles não poderia haver Con-ferência Municipal de Saúde, portanto tudo foi feito com anuência dosmesmos, inclusive sobre o aspecto de datas.

3. Quem contratou o Buffett Muradi para servir na citada Conferên-cia, nos dias 8 e 9 de julho foi a Secretária de Saúde, Sra. Irene MariaRondinelli Muradi. A contratação do Buffett estipulando a data e o queseria servido foi decisão única e exclusiva da Sra. Secretária. O citadoConselho não foi sequer consultado, portanto deixamos claro que a de-cisão de contratar o Buffett Muradi foi exclusivamente da Sra. Secretáriade Saúde e pago pela Prefeitura.

4. Quem assinou e publicou a Portaria nº 10.233/2011 nomeando aComissão Organizadora, a Comissão Executiva e o Coordenador Geralda 7º Conferência Municipal de Saúde foi o Sr. Prefeito juntamente como Sr. Walkyr Veronese Junior, Secretário de Gestão Pública.

5. No site oficial da Prefeitura o Sr. Prefeito só tem elogios sobre aConferência, e a Sra. Secretária de Saúde elogiou os trabalhos da Con-ferência de Saúde através da imprensa.

6. Na abertura oficial da 7ª. Conferência, o Prefeito enviou comoseu representante, para fazer a abertura dos trabalhos, o Secretário deGestão, Sr. Walkyr Veronese, que não apenas fez a Abertura Oficial dacerimônia, como também agradeceu aos Organizadores do Evento, justi-ficando a ausência do Sr. Prefeito, pois o mesmo se encontrava emPiracicaba e não poderia participar, mas que agradecia aos Organizado-res pelo trabalho e empenho dispensados.

7. Quem aprovou e pagou os 10.000 folhetos que foram impressosdivulgando a data da Conferência, nos dias 8 e 9 de julho, foi o Sr.Prefeito.

8. Quem pagou as faixas que foram colocadas na cidade divulgan-do a data da Conferência, 8 e 9 de julho, foi o Sr. Prefeito.

9. Quem aprovou e pagou os 500 convites que foram impressosconvidando as autoridades locais para comparecerem à abertura daConferência foi o Sr. Prefeito.

10. Quem distribuiu todos os convites foi o setor de fiscalização daPrefeitura, por determinação do Sr. Prefeito, sendo que todos os con-vites foram entregues ao Sr. Neves para que ele coordenasse a distri-buição dos convites, por determinação do Sr. Prefeito.

11. Além dos convites entregues através do setor de fiscalização daPrefeitura, foram feitos ofícios em nome do Sr. Prefeito, convidando asParóquias para participarem da Conferência.

ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO“Toda Conferência Municipal só pode ser iniciada após Decreto assinado e publicado pelo Sr. Prefeito”.

Alguns dias antes para a realização da eleição dos novos Conselheirosde Saúde, a Sra. Secretária da Saúde, Irene Maria Rondinelli Muradi, fezpressões para que pessoas do seu relacionamento fizessem parte doConselho.

Foi explicado a ela que existe um Regimento, que existe toda uma legis-lação, que deveria ser respeitada. Entretanto, a Sra. Irene Maria RondinelliMuradi continuou insistindo que pessoas ligadas a ela fizessem parte doConselho. Porém, essas pessoas não preenchiam os requisitos do Regi-mento do Conselho, mesmo assim ela insistia para que fizessem parte.

A pressão foi tanta que a Sra. Secretaria de Saúde designou uma funci-onária da Saúde que cuidasse pessoalmente do assunto para que essapessoa pudesse fazer parte do Conselho.

Como na composição do novo Conselho, as pessoas que a Sra. IreneMaria Rondinelli Muradi quis que fizessem parte, não se enquadravamdentro dos requisitos, desencadeou-se assim todo o empenho por partedo Sr. Prefeito e da Sra. Secretária para anular a Conferência.

Um dia antes da posse dos novos Conselheiros, fomos informados que aSecretária de Saúde trancou a sala da sede do Conselho, que se localizavano primeiro andar da Secretaria de Saúde, transferindo a funcionária quese encontrava no Conselho para outro setor, sem que o citado Conselhofosse informado. Impedindo assim que os novos Conselheiros pudessemter acesso às instalações do Conselho.

Os Conselhos Municipais representam a população e é, portanto, o Con-trole Social da comunidade, por conseguinte não pode ter vínculo desubordinação ao Sr. Prefeito ou aos seus Secretários.

Lamentamos ter chegado a esse extremo, estamos esclarecendo fatosobscuros para que a população possa entender o que realmente ocorreu,e tirar suas próprias conclusões.

A nova Mesa Diretora do Conselho tentou de todas as formas resolver aquestão, usando o bom senso, tentando diálogo, porém foi inútil.

Somos de opinião que quando se tem uma administração pública correta,

O QUE REALMENTE ACONTECEU:

Vejam que o Sr. Prefeito e toda sua administração esteve envolvidana organização e elaboração da 7º Conferência de Saúde.

E depois de todo esse envolvimento, fomos surpreendidos ao tomar-mos conhecimento que o Sr. Prefeito havia solicitado ao Sr. Secretáriode Administração, Sr. Walkyr Veronese, que procurasse o MinistérioPúblico para a anular a Conferência, baseado que a mesma fora feitafora do prazo.

PERGUNTA: Por que o Sr. Prefeito autorizou todos esses gastos,ocupou setor da Prefeitura para distribuir todo esse material, teve todoesse trabalho, envolveu tanta gente, contratou Buffet, se ele tinha aintenção de anular a Conferência?

transparente, dentro da legalidade, com métodos claros de trabalho, complanejamento, com profissionalismo, não há o que temer quem venha afazer parte do Conselho.

No dia 5 de julho, o Sr. Prefeito enviou um oficio endereçado à Presiden-te do Conselho de Saúde e outro oficio endereçado a todos os Membros doConselho o qual dizia : “ Venho cumprimentá-los e prestar meus sincerosagradecimentos pelos serviços prestados à população de São José e àPrefeitura Municipal. Valho-me do presente para reconhecer, em nomeda comunidade rio-pardense, vossa valorosa contribuição e abnegadadedicação à saúde pública.”.

Após o envio dessa correspondência aos Conselheiros, o Prefeito pu-blicou uma Portaria destituindo todos os Conselheiros que, segundo ele,tinham prestado “valorosa contribuição e abnegada dedicação a saúdepublica.”

Esclarecemos por fim que o Poder Executivo (Prefeitura Municipal) nãopode interferir na escolha dos membros dos Conselhos Municipais, incluin-do o de Saúde, pois, caso isto ocorra, ele estará escolhendo seus própriosfiscais, o que nos leva a um Conselho de fachada.

Agradecemos as muitas manifestações de solidariedade que temos re-cebido dos funcionários da Saúde e da população em geral, não imaginá-vamos que nosso trabalho é acompanhado por tantas pessoas interessa-das na Saúde.

Para finalizar, salientamos que os Conselheiros prestam serviço voluntá-rio, sem remuneração, e essa função é considerada um serviço de altarelevância pública. O mínimo que se espera de um Prefeito é um pouco derespeito.

É o que temos a esclarecer.

Membros do Conselho Municipal de Saúde.23/08/2011

EDUARDO ERON

São José do Rio Pardonão teve em julho e nemterá mais este ano a sex-ta edição do Encontro Na-cional de Antigomobilismo,evento organizado pelo clu-be dos colecionadores decarros antigos da cidade.O clube fez cinco ediçõessequenciais do evento, quesempre lotou hotéis de SãoJosé e movimentou o co-mércio em geral do muni-cípio nos dois dias e meiode sua realização.

Segundo cálculos de Cé-sar Mazzer, um dos res-ponsáveis pela implantaçãodo Antigomobilismo no ca-lendário de eventos da ci-dade, até a gestão passa-da, a quinta edição do En-contro Nacional em SãoJosé trouxe mais de 300carros antigos e raros paraa cidade. “Como cada co-lecionador veio com um oumais carros e trouxe mem-

bros da família ou amigos,além dos integrantes dasentidades locais envolvidascom a praça de alimenta-ção, o evento teve quaseduas mil pessoas direta-mente envolvidas”, lem-brou. “Calculamos que cer-ca de vinte mil pessoaspassaram pela praça Ba-rão do Rio Branco nos trêsdias do evento”.

Mazzer disse que faltouapoio da Prefeitura e daACI para que o Antigomo-bilismo voltasse a ocorrercomo evento nacional em2010, sendo este tambémo motivo da não realizaçãoem 2011. A Câmara Muni-cipal chegou a se manifes-tar sobre isso no ano pas-sado e a lamentar. Como,porém, o clube rio-parden-se responsável pela orga-nização não cobra ingres-so mas tem despesas,seus responsáveis dizemnecessitar de apoio noscustos de divulgação e em

outras despesas para via-bilizá-lo.

“Já tinha ocorrido umaretração no apoio à quartae quinta edições do Anti-gomobilismo e o sexto, quedeveria ter acontecido emjulho de 2010, acabou can-celado pelo mesmo moti-vo. Não há sentido em tra-zer um evento desse por-te para o município se acidade não o apóia”, argu-menta Mazzer, explicandoque a organização comple-ta do encontro demandameses de contatos e pla-nejamento.

Isto porque, segundoele, os colecionadores decarros raros e antigos cos-tumam viajar muito paraoutras cidades brasileiras eplanejam com bastanteantecedência cada eventoque participam. Neste finalde semana, por exemplo,dias 27 e 28 de agosto,muitos deles estarão emum encontro de carros an-

tigos em Vargem Grandedo Sul. No dia 30, em SãoPaulo, o Clube do Chevro-let fará seu encontro anu-al para comemorar os 26anos de atividades de seusintegrantes, colecionadoresde carros da marca. De-pois disso, nos dias 10 e11 de setembro, haveráem Águas da Prata umevento semelhante ao deVargem. “Todos esses en-contros demandam muitosgastos e os participantesprecisam saber com bas-tante antecedência oseventos em eles podemparticipar”, justificou Ma-zzer.

Ele lembrou, por fim, queo Antigomobilismo em SãoJosé do Rio Pardo havia setornado uma referênciapara muitos colecionadorese participantes, a ponto deCarlos Miranda, o VigilanteRodoviário da TV na déca-da de 70, ter até hoje umdecalque em seu carro

com o nome da cidade.“Ele retirou todos os outrosdecalques das demais ci-dades, deixou só o nosso”,assegurou Mazzer. “É bomouvir isso, mas também étriste porque não teremosnovamente o encontroeste ano”.

Fábrica de Expressão levaa cultura a quatro bairrosAlguns dos projetos cul-

turais originados na Fábri-ca de Expressão estãosendo levados aos bairrosCarlos Cassucci, Santo An-tônio, Vila Formosa e Do-mingos de Sylos. De acor-do com a diretora de cul-tura Lúcia Vitto, o objetivodas extensões é de apro-ximar e envolver a popula-ção na produção cultural domunicípio.

“Não podemos nos es-quecer de que muitas pes-soas não têm condições dese deslocarem dos bairrospara o centro da cidade.Nossa Fábrica de Expres-são é a grande detonado-ra da democratização dacultura. Este local é muitorico de informações e for-

mação e, por isso, temosorgulho de ter este espa-ço que funciona tão bem,em São José do Rio Par-do”, disse ela, através daassessoria de imprensa daPrefeitura.

Lúcia explicou que tam-bém estão inseridos noprojeto de cultural da cida-de o Museu Rio-Pardense“Arsênio Frigo”, a Casa deCultura “Euclides da Cunha”(CCEC), o Projeto Guri noVale do Redentor e o PoloAvançado de Tatuí, na VilaPereira.

A próxima atração daFábrica já está marcada.Será um espetáculo Fla-menco, do Circuito CulturalPaulista, no dia 17 de se-tembro.

Como consolo, no mêsde dezembro os coleciona-dores rio-pardenses e al-guns de Casa Branca fa-rão um encontro domésti-co de veículos, mas muitomais restrito que o Antigo-mobislimo, que era nacio-nal.

Polo tenta estreitar a relaçãocom a comunidade via ‘Coro’O projeto “Coro Comuni-

tário” do Polo Avançado deTatuí em São José do RioPardo, lançado este ano,tentará estreitar as ativida-des musicais da instituiçãocom a comunidade local. Anova direção do Polo aindanão divulgou o total de ins-critos no projeto, emboraas inscrições tenham ter-minado no dia 16.

Isto porque os inscritosainda passariam por umprocesso seletivo, que con-sistiu em prova de percep-ção auditiva e avaliação deexecução, antes de teremsua inscrição confirmada.O teste aconteceu aindano dia 16, às 20h, no PoloAvançado.

Segundo o que o novocoordenador da unidade,professor Demerval Keller,informou através da asses-soria de imprensa de Ta-tui, a seleção visou ao equi-líbrio de número de vozes,principalmente entre as fe-mininas e masculinas.

O “Coro Comunitário”não será uma disciplina dagrade curricular do Polomas uma atividade artísti-ca que, como já citadoantes, pretende aproximaro público da entidade mu-sical. O Coro fará um en-saio por semana, com du-ração de uma hora e qua-renta minutos, em que se-rão trabalhados aspectosbásicos de técnica vocal epeças variadas do reper-tório de canto coral. As fu-

turas apresentações doCoro, segundo Demerval,terão como objetivo mos-trar o trabalho desenvolvi-do nos ensaios.

O Polo Avançado de SãoJosé do Rio Pardo é a úni-ca extensão do Conserva-tório de Tatuí no Estado deSão Paulo. A unidade foicriada em 3 de junho de2006 e entrou em funcio-namento no dia 5 de agos-to do mesmo ano, sendomantida pelo Governo doEstado de São Paulo, pormeio da Secretaria da Cul-tura, e pela Prefeitura deSão José do Rio Pardo.

Teve como diretor, atérecentemente, o maestroAgenor Ribeiro Netto, quefoi demitido há poucosmeses em decisão que atéagora gera muita contes-tação, inclusive judicial.

A escola atende a cercade 200 alunos, vindos de32 cidades do leste paulistae sul de Minas Gerais. Sãooferecidos cursos de violi-no, viola, violoncelo, contra-baixo, flauta, clarinete, cla-rone, saxofone, trompete,trombone, trompa, tuba,bombardino e percussãosinfônica e popular.

O Polo de São José doRio Pardo possui uma ban-da sinfônica com 74 com-ponentes, uma orquestrade cordas com 32 compo-nentes, um octeto de cor-das e outro de flautas,além de um sexteto demetais.

A Fábrica de Expressão tem curso para quemdeseja aprender dança e ginástica olímpica

DIVULGAÇÃO

Page 7: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 de agosto de 2011 - A-7

N O T A S P O L I C I A I S

CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTODA REGIÃO DEGOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

O Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de SãoJoão da Boa Vista fará realizar no dia 13/09/2011 às 09h00min,na sala de reuniões do AME, sito a rua Pedro de Toledo, 48-Centro-Casa Branca/SP Licitação na Modalidade PREGÃOPRESENCIAL REGISTRO DE PREÇO – MENOR PREÇO GLOBALPARA EVENTUAL AQUISIÇÃO DE UNIFORMES para o AME DECASA BRANCA. O edital n. 032/2011 - AME, encontra-se à dispo-sição dos interessados no site: www.amecasabranca.org.br, naunidade do AME-Casa Branca e pelo telefone (19) 3671-8000 -Lucas ou Eduardo.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIAEDITAL DE CONVOCAÇÃO

Ficam convocados todos os trabalhadores, associados ou não, da empresaCARGILL AGRÍCOLA S/A., situada à Avenida Brasil, nº 853, Vila Brasil,na cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, para reunirem-se em assembléia geral extraordinária, que será realizada no próximo dia30 de agosto de 2011, terça-feira, às 17:30 horas, em 1ª convocação, nasubsede do Sindicato, situado à Rua João Paulino de Carvalho, nº 310,Bairro João de Souza, na cidade de São José do Rio Pardo, Estado de SãoPaulo, a fim de discutir e votar a seguinte pauta: 1) redação da ata daassembléia anterior; 2) reivindicações para renovação da convençãocoletiva; 3) determinação do alcance da representação nas negociaçõescoletivas e abrangência do instrumento normativo que delas resultar demodo a beneficiar toda a categoria, independentemente de filiação sindical;4) prosseguimento da assembléia até encerramento da campanha salarial,ficando autorizada a convocação de outras sessões através de boletins ouinformes sonoros; 5) fixação da contribuição de negociação coletiva/assistencial, a ser descontada em folha de salários e revertida ao sindicato,como forma de solidariedade e retribuição do grupo, associados ou não,pela representação nas negociações coletivas e abrangência do instrumentonormativo que delas resultar; 6) concessão de poderes ao sindicato paramanter negociações coletivas, celebrar acordos e convenções coletivas detrabalho, requerer a instauração do de dissídio coletivo. Não sendo atingidoo quorum necessário, a assembléia será instalada em 2ª convocação, nomesmo dia e local às 18:00 horas. Fica, desde já, aberto o prazo de 10 diaspara os não filiados manifestarem sua oposição à representação nasnegociações coletivas e ao desconto da contribuição, o que deverá ser feitopor escrito, individual e pessoalmente na sede e subsede do sindicato.

Tapiratiba, 24 de agosto de 2011.

MARCO ANTONIO DE SOUZAPRESIDENTE

SINDICATO DOS TRABALHADORES NASINDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO DE

TAPIRATIBA E SÃO JOSÉ DO RIO PARDOCNPJ Nº 59.904.193/0001-58

R. João Batista Lima Figueiredo, 88 – Cep 13.760-000Cx. Postal 37 –Tapiratiba-SP

Tels: Tapiratiba (19) 3657-1358 - S. J. Rio Pardo (19) 3608-5904

UNIODONTO DESÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Cooperativa Odontológica

Convocação de Assembléia GeralExtraordinária

Edital de 1ª, 2ª e 3ª , Convocações

A Uniodonto de São José do Rio Pardo - CooperativaOdontológica,convoca seus Cooperados emcondições de votar para comparecerem à AssembléiaGeral Extraordinária que fará realizar-se em sua sede,sita à Rua Benjamim Constant, 406 - centro , às16:00h do dia 12 de Setembro de 2011, em primeiraconvocação com 2/3 (dois terços) de seusassociados . Caso essenúmero não seja atingido,reunir-se-á em segunda convocação, às 17:00h , commetade mais um de seus associados ou em terceiraconvocação , às 18:00h , com o mínimo de 10 (dez)associados,para tratar da seguinte ORDEM DO DIA:

1.Inclusão de clausula da RN n.º 11/02 exigida pelaANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)

Os ausentes ficarão obrigados a adotarem eacatarem todas as deliberações tomadas pelaAssembléia , implicando tal fato como aprovaçãotácita de tudo o que for decidido.

São José do Rio Pardo, 27 de Agosto de 2011.Dra. Queli Andréa Miranda Nogueira - Presidente

AGRADECIMENTO PÚBLICO

O ASILO “LAR DE JESUS” vêm a púbico agradecerimensamente a todos os irmãos queridos que ajudaram noleilão beneficente e principalmente aos nossos grandesamigos e colaboradores ZEZÉ SATORRES e seu marido, Sr.WILSON SATORRES que doaram o espaço de seu Sítio epromoveram o maravilhoso evento em prol do Asilo, dia 21de Agosto.

Sem dúvida, nossa cidade de São José do Rio Pardo éabençoada em poder contar com pessoas de imenso espíritobenevolente que sempre se envolvem de coração nas belascausas de nossa comunidade. Nosso trabalho somente podeacontecer porque o sublime desprendimento aos maisnecessitados se manifesta naqueles que entendem agrandeza do ato de ajudar a quem precisa.

Em nome dos internos, funcionários e Diretoria

MUITO OBRIGADO!Que a Paz de Jesus o envolva e que

Deus o abençoe, hoje agora e sempre!

MARCIA REGINA PINESI NASSERPresidente

Participação especial Tradisambae Reginald Capelari

CONVITEO Coral Fonseca, sob a regência da professoraMaria Teresa Ratti de Oliveira, convida paraassistir à apresentação que fará emcomemoração ao 9º aniversário do grupo, dia 2 desetembro às 20 horas, no Mercado Cultural.O programa será dividido em três partes:I- A Natureza;II- A Renascença;III- Mulheres Inspiradoras.A duração da apresentação é deaproximadamente 60 minutos.

Programa

Semana tem vários acidentes de trânsitoAlgumas pessoas ficaram feridas, inclusive com fratura exposta, e foram levadas ao PS

Crianças são feridasem colisão de carrosTrês pessoas foram leva-

das ao Pronto Socorro (PS)no final da tarde do dia 20,após colisão de dois veícu-los no bairro Maria Boaro. Oacidente envolveu um Fus-ca e um Uno, que eram di-rigidos, respectivamente,por C.A., de 21 anos, e J.B.,de 30. O choque dos doisveículos ocorreu no cruza-mento da avenida MarechalMascarenhas de Moraiscom a rua Benjamin Bilota.Feriram-se o motorista doUno e mais A.B.S.R., de 6anos, e J.G.S.R., de 2, sen-do que só este ficou em ob-servação após o atendi-mento inicial do serviço mé-dico do PS. No dia anterior,no bairro Colinas São José,ocorreu outro acidentequando era quase meio-dia.Um motoqueiro, L.F., de 21anos, ficou ferido. Ele pilo-tava uma moto Honda pre-ta de 200cc pela rua Ma-noel Junqueira em direçãoao centro da cidade. Quan-do, porém, chegou ao cru-zamento com a rua EuniceMachado Franchi teve a suamoto atingida por um Paliode cor prata, dirigido porE.L., de 23 anos. Este afir-mou à polícia que uma Bra-sília ia à sua frente pela ruaManoel Junqueira e ela feza conversão à esquerda,para entrar na rua EuniceMachado Franchi. Ao fazera mesma manobra, no en-tanto, ele acabou não ven-do a moto e ocorreu o aci-dente. L.F. sofreu escoria-ções e foi levado ao PS paraser medicado.

Fiat capota e omotorista mente

Um Fiat Strada de corprata, ano 2007, capotouna estrada do Sítio Belmontno dia 21, de manhã. Oestranho, porém, foram asversões do rapaz que con-duzia o carro (R.H.S., de18 anos) e a do dono doveículo. O rapaz, que nãose feriu, disse à polícia quenão era habilitado, que oproprietário do automóvelera um tal de Lucas e queo mesmo era seu patrão.Na delegacia, porém, a po-lícia constatou que R.H.S.havia fornecido a data denascimento e o endereçoerrados. Ela fez então con-tato com o dono do carro,que não era nenhum Lu-cas e sim Mário e este, porsua vez, afirmou que o FiatStrada estaria com um em-pregado de nome Carlos, oqual, por seu turno, estariaem Ribeirão Preto. Qualversão é a verdadeira?

Dormiu e bateuo Celta no poste

Um Celta prata, ano2003, bateu em uma lixei-ra e depois em um postena noite do dia 21, ferindoseu motorista, M.O.S., de43 anos. M. foi socorridopor populares e levado aoPronto Socorro, sendo libe-rado após ser medicado.Ele disse à polícia militar quedormiu ao volante do veí-culo, o que ocasionou oacidente, ocorrido no Jar-dim Nova Belmonte. O car-ro ficou muito danificado.

Pelo menos seis aciden-tes com certa gravidadeaconteceram no espaço deuma semana no municípiode São José do Rio Pardo,

sendo que, em dois deles,houve motocicletas envol-vidas. O primeiro ocorreudia 19 e o mais recente nodia 24, quando um moto-

queiro teve fratura expos-ta em um dedo do pé, emconsequência de uma coli-são com um carro no cen-tro da cidade. Nas notícias

a seguir estão os detalhesdesses acidentes e as ou-tras ocorrências mais im-portantes na esfera polici-al, desta semana.

Vinha para o serviçoe acabou no hospitalUm motoqueiro de 37

anos, S.A.N., que vinha deMococa para São Josépara assumir um serviço,acabou indo parar no Pron-to Socorro. Sua moto, umaCG 150cc, derrapou no as-falto em uma mancha deóleo e ele acabou caindo ese ferindo. O acidenteaconteceu numa curva,nas proximidades da fa-zenda Santo Antônio Soa-res, às 6h50 do dia 24.

Fraturou o dedão nacolisão com um Gol

Outro acidente, tambémno dia 24, ocorreu às12h35, mas no centro dacidade. Envolveu uma mo-tocicleta Yamaha vermelhae um Gol branco, dirigidosrespectivamente porR.G.M.S., de 20 anos, eJ.D.B.J., de 25. A colisãodos dois veículos aconte-ceu no cruzamento da ruaHonório Dias, na praçaBarão do Rio Branco, coma rua Francisquinho Dias,em frente à praça dosTrês Poderes. O B.O. dapolícia militar informa queo motorista do Gol admitiuque não obedeceu ao si-nal de Pare e atingiu amoto. O motociclista so-freu fratura exposta nodedão do pé esquerdo efoi socorrido por J.D.B.J.ao Pronto Socorro.R.G.M.S. foi submetido acirurgia no hospital.

Esposa e maridoem ‘vias de fato’

Um casal residente nocentro da cidade brigou nodia 20, pouco antes dameia-noite, e acabou ne-cessitando da intervençãoda polícia. A esposaR.H.E.P., de 48 anos, dizque se desentendeu como marido L.R.P., de 52, eeste a empurrou, causan-do-lhe uma lesão leve. Aíambos partiram para as“vias de fato” e ela aca-bou tendo alguns ferimen-tos no braço e nos pés.

Amásios brigame fazem ameaças

V.D.V., de 26 anos, ex-amásia de R.V.S., de 28,disse ter sofrido no dia 19uma ameaça de morte fei-ta por ele. O fato teriaocorrido na Vila Maschiet-to à noite, após ela levarsua filha para ele. R.V.S.teria segurado no braçodela e feito a ameaça. Elafoi à delegacia registrar ofato.

Outra ameaça de morteocorreu dia 20, também ànoite, mas no bairro MariaBoaro. J.C.B., de 27 anos,discutiu com seu amásioC.R.G.F., de 32 anos. Se-gundo a versão da amá-sia, ele ficou muito agres-sivo ao ser questionado seia sair e passou a quebrarobjetos na casa, tendo afir-mado que “quebraria acara dela e a mataria”. Deacordo, porém, com a ver-são do amásio, assim queele chegou do trabalho elacomeçou a xingá-lo e,após acusá-lo de tê-laagredido, ela saiu para arua e começou a gritar e a

falar-lhe palavrões.Também no Maria Boa-

ro, no dia 19, pela manhã,aconteceu outra briga, massó verbal, entre ex-amási-os. A briga, segundo a ver-são de D.M., de 77 anos,ocorreu quando ele tentoutirar uma antena Sky dacasa da ex-amásia para le-var à casa em que ele atu-almente mora. C.A.G., de46 anos, por sua vez, afir-mou à polícia que o ex-amá-sio passou a casa para onome dela e que, sendoassim, a casa é dela e elanão o aceita mais no local,nem mesmo para tirar a an-tena. C.A.G. disse ainda queiria procurar o Fórum pararesolver esse problema.

Detido um homemque era procurado

No mesmo dia, tambémà noite, a polícia militar de-teve A.P.J., de 40 anos, co-nhecido pelo apelido de “Pi-olho”. Ele estava no bairroBuenos Aires e tinha con-tra si um mandado de pri-são expedido pela 2ª. Varado Fórum local. Foi levadoà delegacia e colocado àdisposição da Justiça.

Subiram no telhadopara furtar objetos

Dois viciados em drogatentaram conseguir dinhei-ro no dia 23, de madruga-da, através de furto deobjetos em uma casa narua São Vicente. Eles subi-ram no telhado da casa edepois chegaram à cober-tura do barracão da Casado Milho, mas o barulhoque fizeram fez com queo proprietário M.R., de 42anos, acordasse e acionas-se a polícia. Foi pego emflagrante um adolescente

de 17 anos (D.J.S.) e eleafirmou que seu colega deescaladas de telhado ha-via conseguido escapar.Nada foi furtado.

Fugiu da polícia enão adiantou nada

Um motorista sem a CNHfugiu o quanto pode da po-lícia militar no dia 22, à tar-de, e só parou o Gol cinzano qual estava quando ocolocou na garagem de suacasa, na rua José Longo,bairro Cassucci. A fuga nãoretardou o óbvio: o carrofoi guinchado e levado parao pátio da Delegacia dePolícia Civil, no centro da ci-dade. F.D.M., de 32 anos,que dirigia o carro, tinhacomo passageiro T.A.A.,de 25, e depois da fugaafirmou aos policiais milita-res que ficou com medoexatamente porque não éhabilitado. Ele chegou a en-trar em várias ruas na con-tramão de direção, com aviatura atrás e a sirenedesta ligada, mas só pa-rou na garagem. No final,ainda depois deu “autógra-fos” nas folhas das váriasmultas que recebeu.

Foi exigir dinheiro,mas acabou detido

Um rapaz de 20 anos(J.R.L.) foi preso no dia 25após invadir uma casa eexigir da proprietáriaL.M.P.G., de 79 anos, di-nheiro. A prisão não acon-teceu propriamente pela in-vasão, ocorrida na regiãocentral da cidade, no perí-odo da manhã e efetuadapela polícia militar. Ela ocor-reu porque o autor estavacom mandado de prisãoexpedido pela Justiça e,portanto, era um foragido.

Page 8: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-8 - 27 de agosto de 2011

Governo recebe pedido de captação de águaO secretário de Estado

do Saneamento e Recur-sos Hídricos, engenheiroEdson Giriboni, ficou de es-tudar a possibilidade deatender ao pedido de re-cursos para que São José

Projeto estimado em R$ 3 milhões prevê construção de nova estação de tratamentodo Rio Pardo construa umanova estação de captaçãode água bruta (ETE). Opedido é de R$ 3 milhõese envolve uma contrapar-tida da Prefeitura de valornão informado pela asses-

soria de imprensa.A solicitação de dinheiro

junto ao secretário Giribonifoi feita pelo prefeito JoãoLuis e pelo vereador Cláu-dio de Lima no dia 17, emSão Paulo. Ambos explica-ram ao engenheiro queSão José do Rio Pardo fazsua captação de água bru-ta no rio Pardo em pontosdistintos e já contaminadospor esgotos domiciliares, osquais, segundo se calcula,têm apenas 3% de seutotal tratado.

O projeto da nova esta-ção de captação de águano rio Pardo foi mostradoao secretário. Este, segun-do a assessoria de impren-sa da Prefeitura rio-parden-

se, elogiou o projeto, que,se aprovado, deverá serinstalado acima da Nestlé.“Estando em cota de alti-

DIVULGAÇÃO

Edson Giriboni, o prefeito João Luís Cunha e o vereadorCláudio de Lima: secretário teria elogiado o projeto

tude mais elevada que asETAs, a água bruta seráconduzida para tratamen-to com grande economia

de energia elétrica, poisfavorecida pela gravidade”,afirma o texto da asses-soria do prefeito.

Page 9: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 de agosto de 2011 - A-9

GISELLE TORRES BIACO

“Psicólogo é só pra lou-co!”, diziam os antigos. Estepreconceito, muito difundi-do em épocas passadas,caiu por terra com o pas-sar do tempo e, principal-mente, com a necessida-de cada vez maior de seestudar o comportamentohumano, seus processosmentais e fenômenos psí-quicos.

Assim, a psicologia deixoude ser considerada comoalgo fútil e passou a ser vis-ta como algo útil. Uma ci-ência capaz de orientar eauxiliar o ser humano, ana-lisando os diversos tipos decomportamento com o ob-jetivo de ajudar cada umna busca do autoconheci-mento.

“A psicologia está que-brando paradigmas aoavançar para várias áreas”,declara o psicólogo FábioCalsone, que atualmenteatua em diferentes camposda profissão.

Psicólogo desde 2002com MBA em gestão depessoas, Fábio atende emconsultório próprio com a li-nha psicanalítica, atua comotécnico de referência no

CRAS – Conselho de Re-ferência de Assistência So-cial e promove palestrasempresariais sobre gestãode pessoas.

Apesar de todas estasfunções, Fábio garante quedemorou muito a se deci-dir pela psicologia. “Foi umamadurecimento lento”,diz. Filho de barbeiro, con-ta que começou no salãojunto com seu pai há 27anos e que, no seu dia-a-dia de contato com o pú-blico, não percebia o quan-to seu trabalho tinha a vercom a profissão que, mui-to mais tarde, acabariaseguindo. “A cadeira debarbeiro é melhor do quea cadeira de um consultó-rio. É onde as pessoas sesentem à vontade, con-tam suas histórias, abremsuas vidas e acabam con-fiando até seus segredos.Mas eu demorei a enxer-gar que meu foco eramas relações humanas.”Tanto que ele chegou afazer faculdade de direito,graduando-se e conseguin-do a carteira da OAB!

E foi justamente sobre“Cadeira de Barbeiro” queFábio Calsoni escrevia paraa Gazeta do Rio Pardo,

tendo sido cronista do jor-nal durante dois anos. Emsua coluna, o barbeiro-ad-vogado-psicólogo contavaas experiências vividas nosalão de seu pai. “Foramquase 100 crônicas!”, lem-bra.

A mudança(ou nem tanto!)

Mas se engana quempensa que da barbeariapara o consultório foi umagrande diferença, mesmoporque Fábio ainda é bar-beiro, agora com hora mar-cada, é claro. “Minha for-mação vem muito do sa-lão”, diz.

Apesar da divisão entreos vários afazeres, ele ain-da tem tempo para se de-dicar às palestras sobregestão de pessoas, quesão ministradas em empre-sas. “É fácil investir em tec-nologia, processos e estra-tégicas. Muitas empresasse tornam puramente ope-racionais e, enquanto isso,o ser humano está adoe-cendo. As palestras focamo relacionamento interpes-soal e a importância da afe-tividade nas relações, comotambém incentivam osparticipantes para o enfren-

Da cadeira de barbeiro para a psicologiaHoje, 27 de agosto, é comemorado há quase 50 anos, no Brasil, o Dia do Psicólogo

GISELLE TORRES BIACO

Chega a impressionar oaumento de casos e o nú-mero de mortes por doen-ças renais no Brasil, nos úl-timos 10 anos: 38%. Em2000, dos 46,547 mil do-entes que faziam diálise,7.000 morreram (13%).Em 2010, o número dedoentes tratados foi para92 mil, com 16,5 mil mor-tes (18%). Os dados sãoda Sociedade Brasileira deNefrologia (SBN), que ava-liou 340 clínicas de diálise,53% do total.

Em São José do Rio Par-do, cerca de 40 pessoasatualmente realizam trata-mento com diálise na Clíni-ca Lund de Nefrologia, quetambém atende pelo SUS.Na região, estima-se que200 pessoas sejam porta-doras de algum tipo de do-ença renal. O médico ne-frologista Júlio César Albu-querque de Araújo, respon-sável pela Clínica, cita o di-

Doenças renais afetam 90 mil brasileirosabetes e a pressão arteri-al como fatores que es-tão diretamente ligados aoaparecimento das doençasrenais, assim como a atu-al facilidade de diagnósti-co. “As modernas técnicasde diagnóstico e práticasméd icas conseguemidentificar as doenças re-na is que antes erampouco reconhecidas. Onúmero aumenta a cadaano devido a essa iden-tificação cada vez mai-or e devido ao grandenúmero de pac ientesportadores de diabetese hipertensão arterial.”

Especialista pela Univer-sidade Federal Fluminense- UFF, o médico acaba dese mudar com a famíliapara São José do Rio Par-do e já assumiu a equipeda Clínica Lund desde o dia16 de agosto.

Aparelho urinárioO trato urinário normal-

mente é formado por dois

rins, dois ureteres, umabexiga e uma uretra, con-forme a figura. O rim direi-to quase sempre é menore está situado um poucoabaixo do rim esquerdo.Os rins se movimentam(para baixo e para cima)de acordo com a respira-ção da pessoa.

Funções dos rinsO balanço sadio da quí-

mica interna do organismose deve em grande parteao trabalho dos rins. Em-bora sejam pequenos(cada rim tem o tamanhoaproximado de 10 centíme-tros), são órgãos vitais eresponsáveis por quatrofunções no organismo: eli-minam toxinas do sanguepor um sistema de filtra-ção; regulam a formaçãodo sangue e a produçãodos glóbulos vermelhos;regulam a pressão sanguí-nea; controlam o delicadobalanço químico e de líqui-dos do corpo.

Sintomasda

disfunçãorenal

As doençasrenais sãoaquelas queafetam e pre-judicam o fun-cionamento dosistema uriná-rio (rins, bexi-ga, ureteres).“Elas são cau-sadas por alte-rações que seiniciam no pró-prio sistemaurinário, cha-madas doen-ças primárias,ou por altera-ções em ou-tros sistemase que também

O psicólogo Fábio Calsoni atua em diferentes áreas de sua profissão

tamento de problemas”,explica. Além do relaciona-mento interpessoal, sãoabordados temas comocomunicação (verbal e nãoverbal), motivação, ética eliderança.

São assuntos que vêmde encontro aos desafiosatuais na administraçãodas empresas, sobre acorreta gestão de pesso-as. As empresas querem

profissionais competentes,eficientes e efetivamenteenvolvidos com os objeti-vos da organização.

Nas organizações bemestruturadas, a função dedefinir os processos e osprocedimentos de gestãode pessoas está sob a res-ponsabilidade de profissio-nais competentes, geral-mente uma grande equipecom diversos profissionais,

cada qual com suas com-petências e responsabilida-des específicas. Para Fá-bio, há algum tempo jáexiste esta compreensãode que o ser humano deveser lembrado e visto noprocesso de produçãocomo único. “As pessoastêm sentimentos e emo-ções e devem ser valori-zadas e respeitadas noambiente de trabalho”, diz.

atingem o sistema urinário,chamadas doenças secun-dárias”, explica Dr. JúlioCésar.

Muitos são os sinais e sin-tomas que aparecemquando a pessoa começaa ter problemas renais. Al-guns são mais frequentes,embora não sejam neces-sariamente consequênciade problemas renais: alte-ração na cor da urina (ficaparecida com coca-cola ousanguinolenta), dor ou ar-dor quando estiver urinan-do, passar a urinar todahora, levantar mais de umavez à noite para urinar, in-chaço dos tornozelos ou aoredor dos olhos, dor lom-bar, pressão sanguínea ele-vada, anemia (palidezanormal), fraqueza e de-sânimo constante, náuse-as e vômitos frequentespela manhã.

Prevenção etratamento

De acordo com o nefro-logista, um meio eficiente

de se prevenir o surgimen-to de várias doenças, in-clusive as renais, é a práti-ca de hábitos saudáveis,como dietas e exercíciosfísicos.

Ele informa que depen-dendo da gravidade e daevolução da doença renal,o tratamento que for indi-cado pode ser feito pordeterminado período detempo (temporário) ou fi-car com terapia contínua,até o final da vida. “A diáli-se e o transplante renaissão terapias de substituiçãoda função dos rins e sãoindicados de acordo com aevolução e gravidade dadoença renal”, explica.

De acordo com informa-ções da Sociedade Brasi-leira de Nefrologia, quandoos rins já não funcionamcorretamente, há a neces-sidade de se fazer diálise.Na maioria das vezes o tra-tamento deve ser feitopara o resto da vida, senão houver possibilidade deser submetido a um trans-

plante renal. A cada anocerca 21.000 brasileirosprecisam iniciar tratamen-to por hemodiálise ou diáli-se peritoneal e somente2.700 têm a sorte de con-seguir um transplante.

O tratamento nas suasvárias modalidades, deacordo com o médico daClínica Lund, é encontradono SUS e suas unidades dereferência e está presenteem todos os estados.

O perigo da carambolaA carambola tem uma

neurotoxina que, se nãofor filtrada, vai direto parao sangue. O rim de quemtem insuficiência renal nãoconsegue eliminar a toxina,que se acumula no sanguee acomete o sistema ner-voso central. Se o porta-dor de insuficiência renalingerir a carambola, podeter convulsões e entrar emcoma com risco de óbito.Para remover a toxina,deve ser feita uma hemo-diálise de urgência.

Nefrologista diz que a prática de hábitos saudáveis, como dietas e exercícios físicos, é um meio eficiente de prevenção

REPORTAGEM

REPORTAGEM

Page 10: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 de agosto de 2011 - A-10

AMADOR REGIONAL

Dez equipes vão disputar a competiçãoEstá previsto para o pró-

ximo dia 25 de setembroo início do CampeonatoAmador Regional de Fute-bol 2011. Diferente dasedições anteriores, esteano a competição reuniráequipes urbanas e dazona rural da região, divi-didas em 3 grupos. No to-tal, 10 agremiações estãoconfirmadas no certame,que será realizado nas ca-tegorias aspirante e titu-lar.

Segundo critérios do re-gulamento, na primeirafase as equipes jogam emseus respectivos gruposclassificando-se para a se-mifinal o primeiro colocadodos grupos 1 e 2 e os doisprimeiros colocados do gru-po 3. “Nossa intenção erafazer três ou quatro gru-pos com o mesmo núme-ro de equipes, mas somen-te 10 se inscreveram. En-tão ficou acertado que ogrupo 3 possuiria 4 timese dois se classificam paraa semifinal”, disse Hélio Es-cudero, presidente da LigaRiopardense de Futebol

(LRF), organizadora dacompetição.

O presidente destacouque a Liga está à dispo-sição das equipes casohaja alguma dúvida emre lação ao cer tame.“Além disso, reforço aquique com o apoio do de-putado Silvio Torres e daSecretaria da Juventude,Esportes e Lazer do Es-tado, as equipes não te-rão despesas com acompetição, e cada timereceberá uma bola debrinde”, finalizou.

No dia 25 de setembro ojogo que abrirá o AmadorRegional 2011 será entreNacional (Mococa) x BoaEsperança (Grama), emMococa. As partidas terãoduração de 40 minutoscada tempo.

AmadorMunicipal

O Campeonato AmadorMunicipal 2011 terá apenas4 equipes da zona rural. Ocertame utilizará o Campe-onato Boletim Esportivo deFutebol Rural como basepara apontar o vencedor.A chave municipal contarácom as equipes aspirantese titulares de Venerando,Santa Luzia do Galego,Dalbon FC e São Cristóvão/Ataíde.

No próximo dia 7 de se-tembro acontecem os jo-gos semifinais no estádiodo Botafogo. Os vencedo-res decidem o título no dia18 de setembro.

O vencedor municipal dis-putará o título contra o ven-cedor regional em local edata a ser definida pela LRF.

Diretores das equipes da região durante reunião na rádio DifusoraEQUIPES DO AMADOR REGIONALGrupo 1 - Pirapitinga e Laranjal (ambos de Divinolândia) e

Vila Carvalho (Mococa)Grupo 2 - Vila Gomes (Grama), Cruzeiro e Prata dos Soa-

res (ambos de Mococa)Grupo 3 – Nacional (Mococa), Boa Esperança (Grama),

Ico Cereais e Barreiro (ambos de Divinolândia)A 6ª edição do Campeo-

nato Inter Fábrica NestléBrasil começa neste sába-do, dia 27 de agosto, en-tre várias equipes das uni-dades Nestlé de todo opaís.

Este ano a competição foidividida em 4 grupos. OGrêmio Nestlé Rio Pardoestá no grupo 1 junto comas equipes Waters (SP),NBS e Waters (ASB). Osdemais grupos são: Grupo2 - Waters (SL), Garoto,CD Purina e Fábrica Puri-na; Grupo 3 - Rio de Janei-ro e Filial, Caçapava, Sedee Araçatuba; Grupo 4 - Ara-ras, Marília, Waters (RJ) eAraraquara. De acordocom o regulamento, so-mente o primeiro colocadode cada grupo passa paraa próxima fase.

Os jogos do grupo 1

INTER FÁBRICA

Grêmio Nestlé inicia busca pelo pentaacontecem neste sábadono estádio do Grêmio Nes-tlé, a partir das 9 horas,com a realização de duaspartidas no período damanhã e dois à tarde.

“Estou com uma equipemais competitiva do que ado ano passado, sei queoutros times também sereforçaram e isso pode di-

ficultar nossas pretensões.Estamos confiantes e te-mos boas chances de con-quistar o penta”, disse Na-tal Elias, técnico do GrêmioNestlé Rio Pardo. Como tra-dicionalmente ocorre, ovencedor da competição éindicado para participar daPromoção Gol de Letra, emSão Paulo.

Maggi, presidente do Grêmio Nestlé, diz queequipe está pronta para o Inter Fábricas

O Campeonato Regionalde Base da Liga Rioparden-se de Futebol prosseguiuno último sábado com arealização de 10 partidasválidas pela 11ª rodada. Osjogos ocorreram em SãoJosé do Rio Pardo, Cacon-de e São Sebastião da Gra-ma.

Em São José, o Vasco F/10 jogou contra o Depar-tamento de Esportes deTapiratiba. Na categoriasub-12 o time rio-parden-se perdeu por 5 a 0, golsde Leonardo (2), Pedro (2)e Ewerton. No sub-14, oVasco F/10 perdeu por 6 a1, gols de Leonardo parao Vasco e Rodney (3), Lu-cas (2) e Gustavo paraTapiratiba. Na categoriasub-16, o Vasco F/10 foimelhor e venceu por 4 a2, gols de Edielson (3) eGabriel para o Vasco eMarcos e Eduardo paraTapiratiba.

Em Caconde, o DET jo-gou contra a AAR em qua-tro categorias. Na sub-10,a AAR venceu por 2 a 0,gols de Pedrinho e Paulinho.Na categoria sub-12, a AAR

CAMPEONATO DE BASE

Veja os resultados da 11ª rodada

Sub-16 da AAR goleou DET na casa do adversário

A Associação Rural e Ur-bana de Futebol Amador(Arrufa) se tornou entida-de de utilidade pública mu-nicipal, após aprovaçãopela Câmara de São Josédo Rio Pardo. Por unanimi-dade, na noite da últimaterça-feira (23) os verea-dores aprovaram o proje-to de autoria do vereadorMárcio Callegari Zanetti(PTB).

A entidade presidida peloesportista Antonio CarlosMoreira (Carlinhos Moreira)agrega agremiações defutebol do município. “Ago-ra a nossa expectativa éde que o prefeito sancioneo projeto e destine recur-sos para que possamosrepassar para as equipesfiliadas”, disse Carlinhos

FUTEBOL

Arrufa recebe título de utilidade públicaMoreira, agradecendo aCâmara Municipal pelaaprovação do projeto.

De acordo com o verea-dor Márcio Zanetti, com aaprovação a Arrufa podereceber recursos via pre-feitura não precisando maisde que os repasses sejamfeitos via DEC. “Nossa pro-posta é que a entidade ob-tenha recursos via prefei-tura na ordem de 45 a 55mil reais a partir de janeirode 2012. Esses recursosvão ajudar esses times amanterem suas atividadesno ano que vem”, disseMárcio Zanetti.

A Arrufa foi fundada em2008. Na época, a admi-nistração do então prefeitoJoão Batista Santurbanodestinava o equivalente a

R$ 150,00 por mês paracada equipe que compro-vassem suas atividadescomo filiadas à entidade.Atualmente os clubes estãosem receber desde marçode 2010, o que prejudicouas atividades das equipes.

Atualmente a Arrufa con-ta com 22 equipes filiadas:Bocainas, Dalbon FC, Ju-ventus do Vila Verde, San-ta Luzia do Galego, SãoCristóvão/Ataíde, SantaAmélia, São Paulo, SítioNovo, Taquara Branca,Vila Maria, Água Fria, Bra-são, Grêmio Municipal, Pon-te Preta, Santa Lúcia, SãoJosé da Barra, Unidos daVila, Venerando, AtléticoSão Luís, Barreirinho, Cru-zeirinho e Domingos deSylos.

Continua em disputa a 5ªCopa Verão Master de Fu-tebol. A terceira rodada,realizada nesta semana,teve mais 4 partidas noestádio da avenida “Eucli-des da Cunha”.

No fechamento da se-gunda, na sexta-feira (19),o Giotto (Guaxupé) venceua Hidro Energy por 3 a 1,gols de César (2) e Ricar-do para o Giotto e Axelpara a Hidro.

Na terça-feira (23), a VilaMariana (Mococa) confir-mou sua boa fase e derro-

COPA VERÃO

Vila Mariana confirma boa fasetou a Hidro Energy por 4 a3, com gols de Miguinha (3)e Luís Paulo; Risada e Ama-rildo descontara para a Hi-dro Energy. Na quarta-feira(24), Giotto (Guaxupé) eAAR/300 empataram em 1a 1, gols de Bil para AAR eZé Marques. Na quinta-fei-ra (25), o Vasco perdeu parao Guará (Casa Branca) por2 a 1, gols de Maurinhopara o Vasco e Lúcio e Pau-linho Carioca para o Gua-rá. Ontem, sexta-feira (26),o time da Santa Lúcia jogoucontra o time da Serralheria

Zanetti.A Copa Verão é organi-

zada pelo esportista Már-cio Aparecido dos Santos(Coquinho) e este ano ho-menageia os ex-esportistasMário Ferreira (ex-massa-gista do Vasco) e João Ba-tista Xavier (ex-diretor doVasco FC), ambos faleci-dos recentemente.

O time campeão recebe-rá o troféu definitivo deno-minado “Mário Ferreira” eo transitório que leva onome de “João Batista Xa-vier” (João Foicinha).

Vila Mariana obteve três vitórias em três jogos disputados

venceu por 4 a 1, gols deGabriel para o DET e Filipi-nho (3) e Du para a AAR.Na sub-14, o DET venceupor 2 a 1, gols de Daniel(2) para o DET e Viníciuspara a AAR. Na categoriasub-16, a AAR venceu por6 a 2, gols de Ewerton eLailson para o DET e Pe-dro Gusmão (2), RafaelGusmão, Léo, Rodolfo eJoão Victor para a AAR.

Em São Sebastião da Gra-ma, o Operário (Tambaú)não apareceu para os jogosnas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. Com isso, asequipes grameses, sub-12e 14, mais a sub-16 Craquede Bola, de São João da Boa

Próximos jogosEm Itobi (9h00)

Geração Esporte (Itobi) xPalmeirense/Santa Cruzdas Palmeiras (sub-14 esub-16)

Em Tambaú (8h30)Operário FC (Tambaú) xDepartamento de Esportes/Caconde (sub-10, sub-12,sub-14 e sub-16)

Em Tapiratiba (10h00)Departamento de Esportes/Tapiratiba x PalmeirinhaFC/São João da Boa Vista(sub-10)

Vista foram declaradas ven-cedoras por WO (1 a 0).

Page 11: Gazeta do Rio Pardo 2559

A. A. PONTE PRETA - 1981 RODOLPHOJOSÉ DEL GUERRA

acesse: www.boletimesportivo.com

CICLISMO

Rubinho é tetra na Copa InternacionalO ciclista Rubens Donize-

te Valeriano (Rubinho) con-quistou o tetra-campeona-to da Copa Internacional deMountain Bike, única com-petição Classe 1 disputadana América do Sul, de acor-do com a classificação daUCI (União Ciclística Inter-nacional). A regularidade foio fator decisivo para a con-quista do título, mesmosem vencer nenhuma dastrês etapas da competição.

No domingo, dia 21, aterceira e última etapa daCopa Internacional foi dis-putada em Congonhas(MG), e Rubinho terminouna segunda colocação. Emmarço, na primeira etapaem Araxá, o ciclista tam-bém terminou em segun-do lugar. Na segunda, emjunho, em São Lourenço,ele foi o quinto colocado.“Não venci nenhuma dastrês etapas mas os pon-tos que somei foram de-terminantes para que eupudesse conquistar o títulopela quarta vez consecuti-

va”, informou Rubinho.No total de pontos ele

superou Edvando SouzaCruz, seu principal concor-rente, que ficou com o vice-campeonato. O vencedorda etapa foi JosembergNunes Montoya; e na ca-tegoria elite feminina a ven-cedora foi Roberta Stopa.A competição atraiu no to-tal mais de 3 mil atletas,entre amadores e profissi-onais.

Agora, Rubens Donizete,Edvando e Roberta vãodefender o Brasil nos Jo-gos Pan-Americanos, doMéxico, em outubro. ACopa Internacional tam-bém contou pontos para aclassificação rumo aos Jo-gos Olímpicos de Londres,de 2012, para os rankingsmineiro, brasileiro e inter-nacional.

No próximo ano, a CopaInternacional será seletivapara a olimpíada e aconte-cerá em quatro etapas:Araxá, São Lourenço, Con-gonhas e Divinópolis (MG).

Ponte Preta campeã do Torneio da Pátria em 7 de setembro de 1981Em pé: Roquinho, Marco Callegari, José Geraldo, Junior, Claudião, Bá, Leocildo, Helio Escudero

e Sebastião. Agachados: Valdir Rueda, Calipão, Fram, Casanova, Carlos e Toninho Rueda.

Rubinho hegemonia na Copa Internacional de MTB

SKATE

São José foi sede doCampeonato Regional

O Campeonato Regionalde Futsal Feminino prosse-guiu no último domingo(21), em Porto Ferreira,com jogos válidos pelo 2ºturno da competição. Naoportunidade, a equipe deSão José do Rio Pardoatuou nas categorias sub-15 e sub-18.

Na sub-15, a equipe rio-pardense perdeu por 6 a 1para o Derla/Aguaí, gols deIsabela Comin para o DECe Fabiele (4), Joyce e Ca-rolina para o Derla. Na sub-18, São José também per-

Pela quinta vez, a pistamunicipal de skate, na Áreade Lazer em São José doRio Pardo, foi palco doCampeonato Regional deSkate, organizado peloDEC, no dia 14 de agosto.

O evento reuniu dezenasde praticantes da modali-dade e as disputas foramdivididas nas categoriasmirim, iniciante e best trickamador (melhor manobra).

Em outubro, o DEC e aequipe Skate Rio Pardo pre-tendem realizar mais umacompetição.

FUTSAL FEMININO

DEC/São José perdeno Regional da Liga

deu para a equipe de Por-to Ferreira por 4 a 3, golsde Taís Brito (2) e Michelepara o DEC e Jéssica An-tunes (2), Jéssica Fernan-des e Tainá para Porto Fer-reira.

Escolinhas - Pelo Cam-peonato Regional de Escoli-nhas de Futsal, neste sába-do haverá mais 9 jogos, noginásio da AAR nas catego-rias masculino e feminino.

No sábado passado, dia20, foram disputados 7 jo-gos, com os seguintes re-sultados:

A equipe masculina DEC/São José estreou com em-pate na Taça TVD de Fut-sal, organizada pela LigaRio-pardense de Futsal emparceria com a emissoraTVD de Mococa. A aber-tura da competição acon-teceu na noite de segun-da-feira (22) no “Tartaru-gão” e o time rio-pardenseempatou com o time deSerrana em 2 a 2.

Os dois gols do time rio-pardense foram marcadospor Pitomba (2), enquan-to Marcelo também fez osdois gols de Serrana.

No primeiro jogo, CasaBranca venceu Pirassunun-ga por 5 a 2, gols de Luan(3) e Romarinho (2) paraCasa Branca e Henrique eRenato para Pirassununga.

Na segunda rodada, re-alizada na terça-feira (23),em Caconde, a equipe ReioDent System venceu o Su-permercado Adalberto por8 a 3, gols de William Ne-grão (3), Evandro (2), Fa-binho (2) e Juliano para o

TAÇA TVD

São José estréia com empate jogando em casaReio e Dorival (2) e Brunopara o Supermercado Adal-berto. Na outra partida, oDET/Caconde perdeu paraMonte Santo de Minas por3 a 2, gols de José Eduar-do (2) para Caconde e Cle-ber, Guilherme e RenatoLima para Monte Santo.

A terceira e quarta roda-das terá jogos nesta se-gunda e terça-feira, em

Monte Santo de Minas,São José do Rio Pardo eSão João da Boa Vista. Aequipe de São José volta àquadra na quarta-feira (31)contra o Reio Dent System,em São João.

Feminino - O DEC jogoucontra o Derla/Aguaí e a CAFerreirense em mais umarodada da Taça TVD de Fut-sal Feminino, no domingo,

dia 21, em Porto Ferreira.Na categoria sub-21, o

DEC estreou com vitóriasobre o Derla/Aguaí por 3a 2, gols de Hérica (2) eBia Celestino para o DEC;Geisiane (2) para o Derla.Na categoria adulta, o timerio-pardense perdeu para oClube Atlético Ferreirense,por 2 a 0, gols de Alisan-dra e Suze.

DEC/São José estreou com empate diante de Serrana

CONFIRA OS RESULTADOS:

Categoria Mirim:1º- Francisco (Cleitinho) -

São José2º- Pedro (Bozo) - São José3º- Jean Santos - Aguaí4º- Diemerson - Aguaí5º- Filipe (Filipex) - São

José

Categoria Iniciante:1º- Alex Ferrugem - Cacon-

de2º- Natanael - Casa Branca3º- Alisson (Costela) - Aguaí4º- Rafael (Fael) - Aguaí

Categoria Best Trick Ama-dor (melhor manobra)1º- Douglas (Foguinho) -

São José

RESULTADOS – SÁBADO (20)Sub-11

Duque Caxias/Futsal Daniel 5 x 2 Ong/Morar Bem - BSUB-13

Duque Caxias/Futsal Daniel-B 2 x 5 Ong/Morar Bem - ASUB-15

Duque Caxias/Futsal Daniel 1 x 5 Ong/Morar Bem – ASUB-15

Duque Caxias/Futsal Daniel 2 x 5 Dec/Sjrp (feminino)SUB-13

Duque Caxias/Futsal Daniel-A x Ong/Morar Bem - A Sub 13SUB-15

Duque Caxias/Futsal Daniel 1 x 11 Atletico RiopardenseSUB-13

D. Caxias/Futsal Daniel-A 6 x 3 D. Caxias/Futsal Daniel-B

O judoca Caio Andre-oli Fornari, 13 anos,conquistou o título do1º Campeonato Esta-dual Escolar Olímpico,promovido pela Fede-ração Paulista de Judô.A competição foi dispu-tada no último final desemana na capital pau-lista, entre judocas dediversas categorias.

O rio-pardense repre-sentou o Colégio Lu-men e foi campeão dacategoria pré-ligeiroleve, até 48 quilos. Naluta final, Caio Fornariquebrou a invencibilida-de de Jéferson Luiz dosSantos Júnior (São José dosCampos), tri campeão pau-lista e brasileiro, invicto ha-via dois anos.

“A luta final foi realizadaem melhor de três. Vencia primeira por 1 yoko, de-pois perdi a segunda porum wazari e na terceiravenci por dois yokos”, in-formou Caio Fornari.

Com a conquista do títu-lo, o rio-pardense garantiu

JUDÔ

Caio é campeão EstadualEscolar Olímpico da FPF

sua vaga para defender aSeleção Paulista nos JogosEstudantis Brasileiros(Jebs), de 8 a 13 de se-tembro, em João Pessoa(PB). “As despesas de vi-agem e hotel serão pagaspela Secretaria EstadualPaulista e o campeão decada categoria dos Jebsdefendem o Brasil no SulAmericano, na Argentina”,explicou Serginho Fornari,pai do judoca.

Caio Fornari conquistou otítulo com muita determinação

27 de agosto de 2011- A-11

Page 12: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-12 - 27 de agosto de 2011

Homenagem da Liga Riopardense de Futebol e Secretaria de Esportes, Lazer e Turismodo Governo do Estado de São Paulo aos campeões da Taça São José de Futebol

Ponte Preta - Campeão da 1ª Divisão Categoria Titulares

Ponte Preta - Campeão da 1ª Divisão Categoria Aspirantes

Brasão FC - Campeão da 2ª Divisão Categoria Titulares

Venerando- Campeão da 2ª Divisão Categoria Aspirantes

WWW.LIGARIOPARDENSEDEFUTEBOL.COM.BR

Page 13: Gazeta do Rio Pardo 2559

27 DE AGOSTO DE 2011 - Pág. A- 13

Sandero automático enfrenta Peugeot 207

TEXTO E FOTOS: ANELISA LO-

PES / FONTE: ICARROS

Atualizado na linha 2012,o Renault Sandero rece-beu, no último mês, opçãocom câmbio automático.Disponível na versão Privi-lège, o modelo com o equi-pamento custa R$ 43.900e chega para se unir à tur-ma dos compactos equipa-dos com transmissão dife-renciada para dar mais co-modidade a quem enfren-ta o anda e para dos gran-des centros urbanos. Como mesmo tipo de sistema,o Sandero disputará espa-ço com o Peugeot 207 eCitroën C3, que comparti-lham a tecnologia em fun-ção do grupo PSA Peuge-ot-Citroën. O compactotambém mira os adversá-rios com transmissão au-tomatizada, caso do FiatPalio Dualogic, VW Fox eGol i-Motion.

Neste comparativo, anovidade da Renault vaienfrentar o veterano 207XS, que sai por R$ 48.590.Os dois carros são equipa-dos com motor de 1,6 litrobicombustível e caixa au-tomática de quatro veloci-dades. O Sandero sai defábrica com ar-condiciona-do, direção hidráulica, re-trovisor, travas e vidroscom acendimento automá-tico, rodas de liga leve de15 polegadas, faróis deneblina e CD player – Frei-os ABS, airbag duplo, ter-ceiro apoio de cabeça tra-

seiro e volante revestidode couro custa R$ 2.500.O 207 agrega, além dositens de série do Sandero,freios ABS, airbag duplo,sensor de chuva e ar au-tomático. Não há opcionaispara esta versão.

Enquanto no trânsitoautomático é aliado,na estrada vai contraA leve modificação esté-

tica que a Renault incorpo-rou ao Sandero 2012 de-verá resultar positivamen-te no volume de vendas.A carroceria ficou mais lim-pa, sem a saída de ar nadianteira, e o interior rece-beu melhorias, como amudança do acionamentodos vidros dianteiros, queantes ficavam no painel eagora estão nas portas. Oacabamento está maisagradável aos olhos e aotoque, mas o isolamentoacústico continua desfavo-recido no hatch, comoacontecia com seu mode-lo antecessor.

Em conjunto com o mo-tor de 112 cv de potênciae 15,5 mkgf de torque comálcool, o novo sistema demudança de marcha satis-faz na cidade. O câmbiooferece suavidade quandoo motor trabalha em baixarotação e as trocas sãopouco sentidas pelos pas-sageiros. Na estrada, noentanto, em quarta veloci-dade, a quase 120 km/h e4.500 rpm, é nítida a sen-sação de que falta força

ao motor. Uma quinta mar-cha diminuiria o esforço me-cânico, o consumo decombustível e o barulhoque invade a cabine. Hápossibilidade de realizar asmudanças, assim como no207, por meio da alavan-ca. A vantagem conta nahora de reduzir para ultra-passar.

O bom espaço do San-dero (entre-eixos de 2,59metros), que o colocacomo opção até entre oshatches médios, foi manti-do. É possível levar cincopassageiros, que contamcom 320 litros de espaçono porta-malas. Entre asmodificações, no entanto,a Renault poderia ter incor-porado um maior númerode porta-objetos, pois elesfazem falta a quem costu-ma carregar volumes pe-quenos ou mesmo emuma viagem.

207 já acumulaidade no projeto

O 207 foi lançado háexatos três anos. A linha2012 chegou no primeirosemestre de 2011 compoucas alterações estéticasnos para-choques e lanter-nas, além de nova confi-guração na oferta de equi-pamentos. A mecânicanão sofreu ajustes e man-tém os 113 cv de potênciae 15,5 mkgf de torque,sempre com álcool.

Apesar da potência e tor-que semelhantes ao rival,a impressão que se tem é

que o 207 tem uma pega-da mais esportiva. A prin-cipal diferença entre osdois está na relação demarchas, já que até opeso da carroceria não pos-sui uma diferença que valea pena ser apontada. O207 mostra mais disposi-ção para pegar uma estra-da, enquanto a vocaçãofamiliar do Sandero garan-te mais agilidade nas saí-das e retomadas.

Em termos de espaço, o207 conta com 245 litrosno porta-malas e 2,44metros de entre-eixos. Sea conta de passageirospassar dos quatro, o ou-

tro vai no colo. O revesti-mento dos assentos tam-bém mudou na linha 2012,mas o ajuste do banco domotorista continua um tan-to quanto impreciso: umaalça abaixo do banco temcomo missão empurrar obanco para cima e parafrente ou para baixo e paratrás. O acabamento nãodesaponta: as peças sãobem encaixadas e o designcontinua atual, com deta-lhes cromados e escova-dos.

Veredicto de AnelisaLopes – somadas todasas versões, a linha do

Sandero vendeu pratica-mente o dobro de unida-des (cerca de 42 mil con-tra 21 mil) no acumuladodeste ano. Atualmente, éo décimo carro mais ven-dido do País, motivo peloqual a Renault deverácontinuar apostando suasfichas com atualizaçõesem seu best-seller. Emcontrapartida, a Peugeotdeve um pouco mais deatenção ao 207. Com pre-ço superior, projeto setornando antigo e poucoespaço na cabine, acabasendo a segunda opçãoquando o Sandero está nadisputa.

DIVULGAÇÃO

Montana e Classic convocados para recallcomparecer a uma dasconcessionárias da marcapara realizar a verificação:

Modelo: Montana2012

Chassis: De CB121364a CB129575

Modelo: ChevroletClassic

Chassis: De CB119149a CB129574 e DeCC120476 a CC129050

REDAÇÃO / FONTE: ICARROS

A Chevrolet anunciouesta semana a convoca-ção de dois modelos,Montana e Classic, pararealizar uma verificaçãono sistema de suspensãodos carros. Todos os ve-ículos que vão passar pelorecall são versão 2012. Deacordo com a montado-ra, “a não-conformidadeno processo de estampa-gem do suporte, gerouuma redução de sua es-pessura e pode levar aosurgimento de uma mi-crotrinca”.

A solução para o pro-blema será a instalaçãode um reforço no supor-te de fixação da suspen-são dianteira esquerda

em ambas as unidades. Osdonos da Montana e doClassic devem ficar atentos,o agendamento para a ve-rificação começa hoje. Asvisitam ocorrerão a partir dodia 24 de agosto. Mais in-formações sobre o recall oucomo agendar a visita,acesse o site da Chevroletou ligue para 0800-7024200. Confira abaixo asinformações completas so-bre quais veículos deverão

DIVULGAÇÃO

Page 14: Gazeta do Rio Pardo 2559

A- 14 - 27 de agosto de 2011

Frontier volta a ter a versão AttackFERNANDO PEDROSO, DE JOA-

QUIM EGÍDIO (SP)FONTE: ICARROS

A Nissan Frontier voltoua contar com a versão At-tack, que começou na ge-ração anterior da picapecomo série limitada, masque acabou virando umadas configurações maispedidas por quem comprao utilitário. Os preços co-meçam em R$ 93.990 naversão SE 4x2 e câmbiomanual. Quem quiser aautomática leva a versãoLE por R$ 127.490.

Os diferenciais da versãosão as rodas de 16 pole-gadas pintadas de cinza,mesma cor de maçanetas,rack do teto, grade dian-teira e máscaras dos fa-

róis. Por dentro, a maiornotícia é a chegada do sommais moderno na versãoLE.

São duas opções de mo-tores. A LE vem com umturbodiesel de 2,5 litros16V com 144 cv de po-tência. Na SE, são 172 cvextraídos do mesmo pro-pulsor. O câmbio pode sermanual de seis marchasou automático de cinco.

Em uma trilha leve mon-tada pela Nissan, a Fron-tier mostrou que tem mui-ta força no motor paravencer subidas mais íngre-mes e fortes inclinações la-terais. O conforto da ca-bine também chama aatenção, mesmo paraquem vai no banco detrás.

Fiat equipa a Stradacom câmbio DualogicREDAÇÃO / FONTE: ICARROS

A Fiat Strada é a primei-ra picape a ganhar câm-bio automatizado a partirde agora. A caixa Dualo-gic está disponível na ver-são Adventure cabine du-pla por R$ 55.350. De sé-rie, a versão já vem comairbag duplo, freios ABS,ar-condicionado, direçãohidráulica, trio elétrico eoutros equipamentos.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Encontro de Romi-Isettas será no dia 3FONTE: ICARROS

Em comemoração aos55 anos do primeiro car-ro produzido em série noBrasil, a Fundação Romiestá organizando o 3° En-contro Nacional de Romi-Isettas, que aconteceráno dia 3 de setembro emSanta Bárbara d’Oeste,interior de São Paulo.

A expectativa da funda-ção é de trazer 55 exem-plares do modelo que fi-carão em exposição aopúblico durante todo o en-contro. Em 2006 o primei-ro encontro comemorou50 anos do carro e reu-niu 36 automóveis. Já o2°, realizado no ano pas-sado, contou com 27Romi-Isettas.

Segundo a FundaçãoRomi, o encontro tem oobjetivo de reunir colecio-nadores vindos de todo o

Brasil e apaixonados pelomodelo. No dia do eventoos visitantes e donos deIsettas se encontrarão noCentro de DocumentaçãoHistórica (CEDOC) da Fun-dação Romi, neste local opúblico já iniciará o dia visi-tando um espaço destina-do para a história do mo-delo, que conta com doisexemplares em exposiçãopermanente. Em seguidauma carreata dos carrosparticipantes percorrerá asprincipais ruas da cidadeaté a Estação Cultural, an-tiga estação ferroviária domunicípio. Lá os carros per-manecerão em exposiçãoao longo do dia para que opúblico resgate a memóriado sucesso do primeiro car-ro fabricado em série nopaís.

Romi-Isetta – foi o pri-meiro veículo fabricado emsérie no Brasil, produzido

entre 1956 e 1961 pelaRomi S.A. O modelo foilançado oficialmente nodia 5 de setembro de1956, ao total foram fa-bricadas 3.000 unidadesno país. O carro podetransportar dois adultos euma criança e atinge ve-locidade máxima de 85Km/h.

Câmbio - A transmissãoautomatizada funcionacomo um câmbio manualcomum, mas com atua-ção eletrônica para em-breagem e mudanças demarcha, dispensando opedal e o movimento naalavanca. Caso o moto-rista queira, pode trocaras velocidades manual-mente de forma sequen-cial.

Serviço:3° Encontro Nacional de

Romi-Isettas3 de setembro de 2011

- a partir das 9 horasFundação Romi – Av.

Monte Castelo, 1095 –Santa Bárbara d’Oeste –SP

O evento é aberto aopúblico e gratuito

DIVULGAÇÃO

Page 15: Gazeta do Rio Pardo 2559

FALECIMENTOSEDITAIS DE CASAMENTOSBelª. Rosa Helena Marin Foiadelli, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e

de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São José do Rio Pardo, Estado deSão Paulo. Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os documentosexigidos pelo artigo 1525 do Código Civil Brasileiro:

EDITAL Nº 10574. CARLOS ALBERTO MANRIQUE TAVELA e PRISCILA FER-REIRA DA SILVA BOY, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia nove de setem-bro de um mil e novecentos e oitenta (09/09/1980), de nacionalidade brasileira, Carto-rário, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de JOSÉ SÉRGIO TAVELA e deCARMELA LÚCIA MANRIQUE TAVELA; e a pretendente: solteira, nascida no dia vintee quatro de maio de um mil e novecentos e oitenta e dois (24/05/1982), de nacionalidadebrasileira, Universitária, natural de LEME - SP, filha de EDSON ROBERTO BOY e deMARISA FERREIRA DA SILVA.E O DE CYRO MOREIRA RIBEIRO FILHO.—

EDITAL Nº 10591 - CYRO MOREIRA RIBEIRO FILHO, Dr e TACIANA PEREIRADE ANDRADE, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia dezenove de maio de ummil e novecentos e setenta e quatro (19/05/1974), de nacionalidade brasileira, advoga-do, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de CYRO MOREIRA RIBEIRO e deLEDA MARIA MIRANDA RIBEIRO; e a pretendente: solteira, nascida no dia dois demarço de um mil e novecentos e setenta e cinco (02/03/1975), de nacionalidadebrasileira, Funcionária Pública Estadual, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP,filha de ANTONIO ANGELO DE ANDRADE e de NEIDE APARECIDA PEREIRA DEANDRADE.

EDITAL Nº 10592 RAPHAEL LUZ PEREIRA ROMANO, Dr. e HELENA VASCON-CELOS BARBOSA, Dra., sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia dezessete dejaneiro de um mil e novecentos e setenta e oito (17/01/1978), de nacionalidade brasilei-ra, médico, natural de SÃO PAULO-CAPITAL NO 2º SUBD. LIBERDADE - SP, filho deEDSON RENATO ROMANO e de MAISA LUZ PEREIRA ROMANO; e a pretendente:solteira, nascida no dia dezenove de julho de um mil e novecentos e setenta e sete (19/07/1977), de nacionalidade brasileira, Advogada, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO- SP, filha de DR. MARCO ANTÔNIO RODRIGUES BARBOSA e de CARMEN SÍLVIAVASCONCELOS BARBOSA.

EDITAL Nº 10593 JULIO CESAR DE SOUZA SANSIGOLO e DAIANE DOSSANTOS GONÇALVES, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e um dedezembro de um mil e novecentos e oitenta e seis (21/12/1986), de nacionalidadebrasileira, extrusor, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de LUIZ ROBER-TO SANSIGOLO e de ANA MARIA DE SOUZA SANSIGOLO; e a pretendente: solteira,nascida no dia dezoito de agosto de um mil e novecentos e noventa (18/08/1990), denacionalidade brasileira, empacotadora, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP,filha de FLAVIANO GONÇALVES e de RITA DE CÁCIA DA SILVA SANTOS GONÇAL-VES.

EDITAL Nº 10594 - LUCIANO EGYDIO DE SOUZA e SIRLENE MILAN DIAS,sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia doze de agosto de um mil e novecentose setenta e cinco (12/08/1975), de nacionalidade brasileira, Industriário, natural de SÃOJOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de LAÉRCIO EGYDIO DE SOUZA e de MARIA DELOURDES VENEZIAN DE SOUZA; e a pretendente: solteira, nascida no dia catorze demaio de um mil e novecentos e oitenta e um (14/05/1981), de nacionalidade brasileira,técnica em enfermagem, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filha de FRANCIS-CO DIAS e de OFÉLIA MILAN DIAS.

EDITAL Nº 10595 - MAURO PEDROSA DAMASCENO e ALINE DO NASCIMEN-TO DOMINGUES, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia dois de outubro de ummil e novecentos e oitenta e dois (02/10/1982), de nacionalidade brasileira, eletricista,natural de PEDRA BRANCA - CE, filho de JOSÉ INÁCIO DAMASCENO e de IVETEPEDROSA DAMASCENO; e a pretendente: solteira, nascida no dia trinta e um de maiode um mil e novecentos e noventa e três (31/05/1993), de nacionalidade brasileira,vendedora, natural de IGUAPE - SP, filha de WAGNER GARCIA DOMINGUES JÚNIORe de ROSÂNGELA BARBOSA DO NASCIMENTO .

EDITAL Nº 10596 - NELSON LEANDRO CAPITELI e PRISCILA RAQUELBOMBONATTO, sendo o pretendente: divorciado, nascido no dia vinte e um de setem-bro de um mil e novecentos e setenta e seis (21/09/1976), de nacionalidade brasileira,gerente bancário, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de NELSONCAPITELI e de MARIA HELENA DASSAN CAPITELI; e a pretendente: solteira, nascidano dia vinte e um de julho de um mil e novecentos e oitenta e um (21/07/1981), denacionalidade brasileira, advogada, natural de Monte Azul Paulista - SP, filha de JOSÉGLAUDECIO BOMBONATTO e de VERA LÚCIA MARTINS BOMBONATTO.

EDITAL Nº 10597 - JOSÉ OSVALDO BATISTA DE SOUZA e LUCIANA CRISTI-NA DA SILVA, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e um de setembro deum mil e novecentos e setenta e oito (21/09/1978), de nacionalidade brasileira, Auxiliargeral, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de ORIVALDO DE SOUZA e deLUZIA BATISTA DE SOUZA; e a pretendente: solteira, nascida no dia quatro de agostode um mil e novecentos e setenta e oito (04/08/1978), de nacionalidade brasileira,Diarista, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filha de GERALDO AUGUSTO DASILVA e de JOSEFA MARIA DE JESUS DA SILVA.

EDITAL Nº 10598 - CARLOS JOSÉ DE OLIVEIRA FAGOTTI e MARIA THERESAPOLI DE ARAUJO, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e um de outubrode um mil e novecentos e sessenta e nove (21/10/1969), de nacionalidade brasileira,médico, natural de CACONDE - SP, filho de ALCIDES FAGOTTI e de MARIA TEREZADE OLIVEIRA FAGOTTI; e a pretendente: solteira, nascida no dia dois de julho de ummil e novecentos e oitenta e um (02/07/1981), de nacionalidade brasileira, cirurgiãodentista, natural de CACONDE - SP, filha de MARCO ANTONIO DE ARAUJO e de ANAMARIA POLI DE ARAUJO.

EDITAL Nº 10599 - JULIANO SCARITI FRANCISCO e AFRA VITAL MATOSDIAS GABRIEL, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia três de agosto de um mile novecentos e oitenta e um (03/08/1981), de nacionalidade brasileira, coordenador desuporte, natural de SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP, filho de JOÃO FRANCISCO e deVERA LÚCIA SCARITI FRANCISCO; e a pretendente: solteira, nascida no dia vinte equatro de julho de um mil e novecentos e oitenta (24/07/1980), de nacionalidadebrasileira, engenheira agrônoma, natural de OLINDA - PE, filha de FERNANDO MAR-CELO DIAS GABRIEL e de VALÉRIA CRISTINA VITAL MATOS GABRIEL.

EDITAL Nº 10600 - MAIQUE SANDER GIMENES PEREIRA e LÍGIA MARIAVITOR, sendo o pretendente: solteiro, nascido no dia vinte e dois de maio de um mil enovecentos e oitenta e um (22/05/1981), de nacionalidade brasileira, gerente, natural deSÃO JOÃO DA BOA VISTA - SP, filho de DIVINO EVARISTO PEREIRA e de MARIAJOSÉ GIMENES PEREIRA; e a pretendente: solteira, nascida no dia vinte e quatro defevereiro de um mil e novecentos e oitenta e três (24/02/1983), de nacionalidadebrasileira, professora, natural de ARARAS - SP, filha de DARCI RIBEIRO VITOR e deMARIA ANGELA BARRETO VITOR.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. Lavro o presen-te, que afixo no lugar de costume e publico pelo jornal local. São José do Rio Pardo, 25de agosto de 2011. O Oficial: Belª. Rosa Helena Marin Foiadelli

ESTHER CRISTINA CIPPOLLINI – Dia 21 de agosto, aos 05anos de idade. Filha de Carlos Alexandre Cippollini e Gisele Apare-cida Teodoro Cippollini

MÁRIO PEREIRA – Dia 21 de agosto, aos 85 anos de idade,casado com Maria Quessada Pereira. Filho de Joaquim Pereira eMaria da Annunciação, ambos falecidos.

NARCIZO VIEIRA DA SILVA – Dia 21 de agosto, aos 83 anos deidade, casado com Guilhermina Firmino da Silva. Filho de Fran-cisco Vieira da Silva e Maria Michelina da Silva.

ELVIRA PERES – Dia 21 de agosto, aos 71 anos de idade, casa-do com Sérgio Augusto Telles. Filho de Antônio Peres Barrinovo eEliza de Lima Peres.

MAURO TRENTO – Dia 22 de agosto, aos 49 anos de idade.Filho de Cornélio Trento, já falecido e Olga Moro Trento.

CLAUDEMIR APARECIDO DAMASCENO – Dia 18 de agosto,aos 50 anos de idade. Filho de Antonio Damasceno e Nadir dosSantos Damasceno, ambos falecidos.

A-15 - 27 de agosto de 2011

MOTORISTAPARTICULAR

ROBERTOFone: 9281-1444

ORAÇÃO - CONVERSA COM JESUSMeu Jesus, em Vós deposito minha confiança e esperança. Vós sabeis tudo,

Pai e Senhor do Universo, sois o Rei dos Reis. Vós, que fizestes o cego ver, oparalítico andar, o morto voltar a viver, o leproso sarar, Vós que vedes as minhasaflições, as minhas angústias, bem sabeis, Divino Mestre, como preciso alcançaresta graça (pede-se a graça com fé).

Minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver. Só de Vósespero, com fé e confiança (pede-se novamente a graça). Fazei, Divino Jesus,que antes de terminar esta conversa que terei convosco durante 9 dias, alcanceesta tão grande graça. E para Vos agradecer, publicarei esta oração, para queoutros, que precisam de Vós, aprendam a ter fé e confiança em Vós.

Jesus tenho confiança em Vós. Senhor, aumentai a minha fé.(Oração publicada em agradecimento a uma grande graça alcançada).T.R.P.D.

20-27-3-10/9

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDAQuerida Mãe Nossa Senhora da Aparecida, Vós que amais e nos guiais todos

os dias, Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo meucoração, eu vos peço que me ajudai a alcançar esta graça por mais dura e difícilque ela seja. Sei que vos me ajudareis e me acompanhareis até minha morte.Amém.

Peça sua graçaRezar uma Ave Maria e um Pai Nosso e fazer um Sinal de Cruz. Rezar

durante três dias ou em três horas e publicar três vezes. E.G.P.M

PROJETO RENASCER( Grupo de Apoio e Combate ao Câncer de Mama )

PIANO ROSLERImportado da

Thecoslováquia emperfeito estado de

conservação.Tratar pelo fone(19) 3608-4449ou 8131-0706

Apartamento em SãoPaulo (Pompéia)

ALUGA-SE2 dormitórios c/suíte, 2

garagens, com ou semmobília.

Tratar (19) 3681-2714após as 18 horas.

ALCÓOLICOS ANÔNIMOSPROGRAMAÇÃO

Grupo São JoséIgreja Matriz São José – 2º andarReuniões de terças e sextas das 20hs às 22 hs.

Grupo ProgressoIgreja Santo Antônio – 2º andarReuniões de segunda e quinta das 20hs às 22 hs.

Grupo EsperançaIgreja Santa Edwirges – CassucciReuniões quarta das 20 hs às 22 hs eDomingo das 9hs às 11hs.

Processo nº 575.01.2007.006193-1/000000-000 - Ordem nº 971/2007 - Edital de Citação de Aparecida deFátima Peres, expedido nos autos de Ação Monitória requerida por Cooperativa de Crédito Rural da RegiãoMogiana Siccob Credisan em face de Aparecida de Fátima Peres. O Doutor André Antônio da SilveiraAlcântara, Meritíssimo Juiz da Segunda Vara desta Comarca de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo,na forma da lei. Faz Saber a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, em especialAparecida de Fátima Peres, inscrita no CPF nº 344.916.758-80, RG nº 35.122.279-0, atualmente em lugarincerto e não sabido, que lhe é movida uma Ação Monitória, registrada sob nº 971/2007, distribuída a estaSeção Cível em 10 de setembro de 2007, alegando em síntese o seguinte: “Consta dos autos da Ação Monitória,feito nº 971/2007 2ªVara Cível,que a requerente é credora da requerida da importância de R$ 4.842,44 (quatromil, oitocentos e quarenta e dois reais e quarenta e quatro centavos)representada pelo saldo devedor da contacor rente conforme comprovado pelo contrato de abertura de crédito acompanhado do demonstrativo de débitoque instruem os autos. Contudo a requerida não efetuou o pagamento dos mesmos, tendo sido tentadas todasas forma amigáveis para isso, restando somente a tentativa via judicial, dívida atualizada até 10/9/2007, datade distribuição da ação.” E estando a requerida Aparecida de Fátima Peres acima qualificada, em lugar incertoe não sabido, é o presente para citá-la para, no prazo de 15(quinze)dias, a fluir 30dias da publicação deste,efetue o pagamento da importância devida, ou ofereça Embar gos no mesmo prazo, tudo em conformidade como r. despacho que segue: “Vistos. Expeça-se mandado, citando-se o(a) (s) requerido(a)(s) para que pague(m)a importância reclamada na inicial, no prazo de 15(quinze) dias (art. 1.102b, do Có digo de Processo Civil),esclarecendo à(s) parte requerida(s) que, se pagar o valor atualizado da dívida e respectivos juros de mora,ficará(ao) isenta(s) do pagamento das custas e honorários advocatícios(1102c, § 1º, do C.P.C.). Esclareça,mais à(s) parte(s) requerida(s) de que não concordando com o pagamento poderá(ão), querendo, oporembargos (art. 1102c, “caput”, do C.P.C.), correndo, em tal hipótese, os riscos de sucumbência, caso venhaa ocorrer julgamento em seu desfavor. Advirta-se o(a)(s) requerido(a)(s) de que, se os embargos não foremopostos ou se forem opostos e rejeitados, constituir-se-á,de pleno direito,o título executivo judicial,convertendo-se o mandado inicial em mandado executivo, prosse guindo-se nas demais determinações do art. 1.102c, domesmo Códex. Defiro, desde já, ao Oficial de Justiça do feito, os benefícios do art. 172, § 2º do C.P.C..Int. “.O presente Edital é expedido com o prazo de 30 (trinta) dias e será publicado e afixado na forma da lei.

VENDE-SE VEÍCULOTOYOTA COROLA

XEI – preto 2009/2009 – automático banco de couro, único dono.

Tratar: Sr. Alexandre Fone (19) 8171-7303

NESTLE BRASIL LTDA. torna público que recebeu da CETESB a Li-cença de Operação N° 66000362 , válida até 23/08/2014, para Produtosde origem vegetal, fabricação de à RUA HENRY NESTLE, S/N, VILA FOR-MOSA, SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

A NESTLÉ BRASIL LTDA., torna público que requereu na CETESB deforma concomitante, a Licença Prévia e a Licença de Instalação, para fabri-cação de produtos de origem vegetal e fabricação de alimentos infantis. Sitoà Rua Henry Nestlé, s/nº, bairro Vila Formosa – CEP 13720-000 / SãoJose do Rio Pardo - SP

PROJETOS, PUBLICAÇÕES E LICENCIAMENTO-CAMPOS E ASSOCIADOSSÃO JOÃO DA BOA VISTA (19)3622-3494 - SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (19) 3681-3371

OPORTUNIDADE ÚNICA NA CIDADE !!!Vende-se Lanchonete

Cachorrone.Ensinamos o preparo

– valor R$ 80 mil.Breve retorno de

investimento.Contato: (19) 8108-6355 c/

Cleber

DIRCE DA SILVA SANTOS - ME. torna público que solicitou junto àCETESB a Licença Prévia, de Instalação e de Operação para a atividadede “Produtos de serralharia (exceto esquadrias) sem tratamento superfici-al” localizada à AV. JOSÉ PEREIRA LIMA FILHO, 227 - B - JARDIM JOSÉJUSTI município de MOCOCA/SP.

Telefonica Ribeirão Preto contrataCONSULTOR DE VENDAS EXTERNO na cidade de Mococa. Exige experiência.

R$ 722,00 fixo + benefícios + prêmios porprodutividade.

[email protected]

VENDE-SE TERRENO PLANO NO BUENOS AIRESMedindo: 12 x 25m - 300 m² ao lado da Igreja

Contato com Mário - Fone: (16) 9226-0968

COOPERATIVA DE PROFESSORES LUMEN,DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Convocação de Assembléia Geral ExtraordináriaEdital de 1ª, 2ª e 3ª Convocações.

A Cooperativa de Professores LUMEN, de São José do RioPardo, inscrita no CNPJ sob o número 02.847.198/0001-79, peloseu Presidente, convoca seus 40 (quarenta) cooperados emcondições de votar, para comparecerem à ASSEMBLÉIA GE-RAL EXTRAORDINÁRIA que fará realizar em sua sede, sita àRua Capitão Saturnino Barbosa, nº 30, às 8h30min (oito horas etrinta minutos), no dia 17 de setembro de 2011, em primeiraconvocação, com 2/3 (dois terços) de seus associados. Casoesse número não seja atingido, reunir-se-á em segunda convo-cação, às 9h (nove horas), com metade e mais um de seus asso-ciados; ou em terceira convocação, às 9h30min (nove horas etrinta minutos), com o mínimo de 10 (dez) associados, paratratar do seguinte:

I. ORDEM DO DIA1. Leitura e aprovação da ata da reunião anterior.2. Eleição do Conselho de Administração3. Eleição do Conselho Fiscal4. Fixação de índice de aumento das anuidades para 2012.5. Assuntos Gerais da Cooperativa

São José do Rio Pardo, 26 de agosto de 2011.

Márcio Pedro BagodiPresidente da Cooperativa de Professores Lumen,

de São José do Rio Pardo

Page 16: Gazeta do Rio Pardo 2559

A-16 - 27 de agosto de 2011

Corte do tíquete atinge só as autarquiasApenas os servidores aposentados da administração indireta perderam o benefícioA decisão sobre o corte

do tíquete alimentação paraaposentados da Prefeiturade São José do Rio Pardoé destinada apenas aosservidores da CompanhiaMunicipal de Desenvolvi-mento (Comderp), Facul-dade Euclides da Cunha(Feuc), Departamento deEsportes e Cultura (DEC)e Serviços de Obras Soci-ais (SOS).

A medida se deu em ra-zão de recurso impetradopelo prefeito João Luís So-ares da Cunha junto aoTribunal de Justiça do Es-tado de São Paulo (TJ-SP),

contra a lei municipal nº3.621, de 24 de setembrode 2010, que obrigava opagamento do benefícioaos servidores da Com-derp, DEC, Feuc e SOS, achamada administração in-direta.

A notícia veiculada emGazeta na edição passada,não especificou os atingi-dos pelo corte do tíquete,o que gerou revolta demuitos servidores aposen-tados da administração di-reta. Nesta semana, aprefeitura se reuniu comestes servidores para infor-má-los de que o tíquete

permanece.O corte do benefício para

os trabalhadores das au-tarquias e do SOS, entre-tanto, está mantido, umavez que, segundo enten-de o prefeito, a Câmarainvadiu competência aoobrigar o pagamento, cri-ando despesa no orçamen-to municipal, o que é deci-são exclusiva do Executi-vo. A argumentação, acei-ta pelo TJ, acabou derru-bando a lei nº 3.621.

ControvérsiaApesar de a lei municipal

nº 3.621 ter sido conside-

rada inconstitucional e comisso permitir o fim do pa-gamento do vale alimenta-ção aos servidores, aindaexiste uma lei municipal, deautoria do próprio Executi-vo que, pelo menos emtese, continua asseguran-do o benefício aos traba-lhadores aposentados daadministração indireta.

Conforme levantado pelareportagem, em 27 demaio de 2011, foi aprova-da a lei municipal nº 3.724,segundo a qual, “A cadaservidor público, incluindoos funcionários da Com-derp, DEC, Faculdade de

Filosofia Ciências e Letrasde São José do Rio Pardo-SP, Serviço de Obras Soci-ais-SOS e aos aposentadose pensionistas, serão for-necidos, mensalmente,valos no valor total de R$272,50 (duzentos e setentareais e cinquenta centa-vos), distribuídos em umaúnica data”.

ReuniãoUma reunião ocorreu na

tarde de sexta-feira, 26,na Fábrica de Expressão efoi convocada pelo prefei-to para tentar esclarecer oproblema do tíquete aosaposentados da administra-ção indireta. Cerca de 200pessoas compareceram.João Luis não informou aospresentes, porém, que foisua administração a res-ponsável pela ação quecorre na Justiça para cor-tar o tíquete dos aposen-tados do SOS e de autar-quias locais.

O vereador Márcio Za-netti elogiou a iniciativa doprefeito de convocar esseencontro, mas lamentouque ele tenha faltado coma verdade em vários mo-mentos. “João Luis dissena reunião, por exemplo,que por determinação doTribunal de Contas do Es-tado de São Paulo ele in-terrompeu o pagamentodos tíquetes, o que é uma

mentira”, comentou. “Oque o Tribunal de Contasfez, e faz desde a gestãode João Santurbano, é di-zer que ‘não seria obriga-tório o pagamento dos tí-quetes para os aposenta-dos’ da administração indi-reta”.

Zanetti lembrou que oex-prefeito Santurbano,em seus oito anos de ges-tão, cumpriu o que a leimunicipal determina sobreo assunto, em que pese aobservação do Tribunal.“Mas o prefeito João Luis,diante de sérias dificulda-des financeiras criadas porele mesmo, que gastoumal os recursos públicos,se valeu dessa observaçãodo Tribunal de Contas edeterminou o corte do tí-quete, que hoje só estásendo pago graças à atu-ação do Sindicato dos Ser-vidores, que entrou comuma ação judicial”.

Foi o prefeito quem de-terminou que sua assesso-ria jurídica acionasse a Jus-tiça para derrubar a liminarobtida pelo Sindicato e,com isso, suspender o pa-gamento do tíquete aosaposentados da administra-ção indireta, reiterou o ve-reador. Ele revelou, por fim,que haverá uma audiênciapública na Câmara Munici-pal para esclarecer esseassunto.

Suspensa a privatizaçãoda coleta local de lixo

Foi suspensa na segun-da-feira, dia 22, a licitaçãopara contratar empresa es-pecializada na prestação deserviços de coleta e trans-porte do lixo produzido pelapopulação.

De acordo com informa-ções da assessoria de im-prensa, uma empresa in-teressada no processo en-trou com um mandado desegurança suspendendo opregão nº 47-11, alegan-do questões relativas àsexigências do edital.

A terceirização da coletapegou de surpresa o Sindi-cato dos Servidores Públi-cos e Autárquicos Munici-pais, além dos funcionári-os do setor que, na terça-feira, após a suspensão dalicitação, foram à Câmaraprotestar.

Segundo as justificativasda prefeitura, a privatiza-ção da coleta trará econo-mia aos cofres públicos. Ovalor do contrato está es-timado em R$ 155.875,20ao mês.

GAS promove o terceiroconcurso de panos de prato

O Grupo de Ação Solidá-ria (GAS) estará receben-do até nos dias 27 e 28 deoutubro, das 13h às 17h,os trabalhos das pessoasinteressadas em participardo 3º Concurso de Panosde Prato. O concurso é umapromoção do GAS e daráprêmios em dinheiro aostrês melhores classificados,além de divulgação em jor-nais locais e na revista es-pecializada PontoAll.

Segundo o GAS, os prê-mios serão de 300 reaispara o primeiro colocado,180 para o segundo e 150para o terceiro, podendotambém haver prêmiosextras, a critério da comis-são julgadora. A entrega

dos trabalhos deverá acon-tecer no salão social daigreja Matriz e a premia-ção ocorrerá no dia 12 denovembro, às 10 horas, nomesmo local.

A finalidade do concurso,ainda segundo o GAS, é fi-lantrópica, ou seja, em prolda APAE de São José doRio Pardo. Cada participan-te poderá concorrer comaté três trabalhos (sacariabranca), os quais serãovendidos e a renda rever-tida à entidade. As vendasdeverão ocorrer nos dias12 e 13 de novembro, nosalão social da Matriz. Maisinformações com Mirian(3681.4224) ou Mônica(3608.4223.

Page 17: Gazeta do Rio Pardo 2559

C-1 - GAZETA DO RIO PARDO - 27 de agosto de 2011

Em São PauloO delegado do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade) de São José do Rio Pardo,Antonio Fernando N. Fontão, participou da 22ª Convenção dos Contabilistas do Estado deSão Paulo. Realizado em Santos, no Mendes Convention Center, de 17 a 19 de agosto, oevento contou com a presença de mais de 3.000 contabilistas de todo o Estado.

Exposição fotográficaA Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” expõe até 2 de setembro a mostra “Um

olhar para a Língua Portuguesa”, trabalho fotográfico do médico Paulo Tavares Simas,praticante da fotografia como arte. A exposição alerta para o uso incorreto de inúme-ros termos ou expressões. A abertura dia 20, de manhã, teve o prestígio de represen-tantes da Secretaria Municipal de Turismo, de autoridades e professores de Português.

Moda para cãesA Fashion Dog, empresa especializada em roupas e acessórios para pets da

amiga empresária Márcia Poggio Soneghet, já está com os lançamentos dePrimavera-Verão 2012. Além do vestuário, capas cirúrgicas para clínicas veteri-nárias, aventais para banho e tosa, jalecos, bolsas ecológicas e bijuterias extre-mamente elaboradas, criadas unicamente para pets. Por meio do sitewww.fashiondog.com.br é possível acessar a loja virtual. Vendedores interessa-dos em representar a marca, podem entrar em contato pelos fones: (19) 3581-6420 / (19) 8176-0615 ou pelo email [email protected].

No registro, Paulo Simas, ladeado pela esposa Maria Lúcia Costa Simase pelo diretor de Turismo, Márcio Barbosa; ao fundo, parte da mostra

Da esquerda para direita: Sergio Prado de Mello, vice-presidente de Fiscalização,Ética e Disciplina do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), Domingos Orestes

Chiomento, presidente do CRC-SP, Antonio Fernando Nogueira Fontão eAntonio Baesso Junior, delegado regional do CRC-SP em São João da Boa Vista

GISELLE TORRES BIACO (INTERINA)

DIVULGAÇÃO

Page 18: Gazeta do Rio Pardo 2559

C-2 - GAZETA DO RIO PARDO - 20 de agosto de 2011

EnlaceUma bela cerimônia civil, realizada no dia 19 de agosto

com a presença de amigos íntimos e familiares, marcouo casamento de Raquel, filha de Ana de Fátima Martinsda Silva e Natal Aparecido da Silva, e Paulo Henrique,filho de Neusa Angelini Celeste e Paulo Antônio Celeste.Um jantar na residência dos pais do noivo selou o acon-tecimento. Ao casal, desejos de felicidade plena nestanova etapa da vida.

Tânia, filha de Ariovaldo Orfei e de Margarida MorelliOrfei, e Danilo, filho de Vitor Rosa Ferreira e Roseli doCarmo Mira Ferreira, trocaram alianças na mão esquer-da no dia 20 de agosto, em cerimônia religiosa realizadaàs 21 horas, na Igreja Matriz São José.

Na Igreja Nossa Senhora Aparecida, na noite de 20de agosto, a noiva Regiane, filha de Manoel Justino deSouza Júnior e Vera Lúcia Mamede de Souza, recebeu aaliança de Bruno, filho de José Romera e Durcelina Apare-cida Marrafon Romera.

A linda Júlia, filha de Patrícia Helena Tavela Zanata eAlexandre Folchetti Zanata, completou 3 anos de sapequiceno dia 20 de agosto, cercada de muito carinho dos avós efamiliares. Os convidados foram recebidos na residência dafamília com a animada recreação de Jarreta Eventos.

Choro novoOs avós maternos Gilberto Carreiro de Teves e Maria

Aparecida Lachi de Teves, e os avós paternos José Car-los Amato (Tiqué) e Márcia Aparecida Flamínio Amatosão só sorrisos. No dia 14 de junho, no Hospital Benefi-cência Portuguesa de Santos, nasceu chorando forte Isa-bela, filha de Paula Carreiro de Teves e Mauricio FlamínioAmato (Tiquezinho). Felicidades à pequena Isabela!

Para os EUAO jovem João, filho de José Ricardo Travesso e Luciana

Bianchin Travesso, viajou em 6 de agosto para os EUA,Iowa, Marion para morar por um ano na casa da famíliaAndy Martin e Cami Abbott Martin. Cami é a irmã ameri-cana de Luciana, que também morou nos EUA quandotinha 18 anos. Camilla, filha mais velha de Cado e Lucia-na, também ficou na mesma família há quatro anos.

Na despedida, João com os pais e a irmã

Idade novaCom um brunch na tarde de quarta-feira, dia 24, o

programador da 88 Mais FM, Marcelo Burilli, comemo-rou idade nova com os colegas das rádios FM e Difuso-ra, e do jornal Gazeta do Rio Pardo. Felicidades!

Para concorrer a uma sacola com uma peça femini-na exclusiva da grife Bossa6, basta preencher estecupom, recortar e levar à Cervejaria e PetiscariaSanta Villa, no dia 3 de setembro, das 10 às 20 horas.

Nome:

Endereço:

Telefone:

BOSSA6 DÁ UMPRESENTE PARA VOCÊ!

GISELLE TORRES BIACO (INTERINA)

FOTO MANSANO

FOTO LÍDER

FOTO MANSANO

FOTO METRO

Page 19: Gazeta do Rio Pardo 2559

C-2 - GAZETA DO RIO PARDO - 27 de agosto de 2011

NatA diretora de Gazeta do Rio Pardo,

Rádio Difusora AM e 88 Mais FM, Vi-viane Torres Junqueira de Andrade,completou idade nova no dia 19 deagosto. Com os colegas de traba-lho, Vivi comemorou oferecendo umdelicioso lanche da tarde.

À noite, familiares e amigos próximosforam recebidos para um fino e saborosocoquetel elaborado pelo gastrônomo Fili-pe Silveira. No elogiado menu, verdadei-ras delícias preparadas por ele e pela aju-dante Maria Luceli Serafim.

Filipe é titulado pela Universidade Ba-rão de Mauá, de Ribeirão Preto, e pou-sou recentemente na terrinha vindo deuma turnê de cinco meses pelos Esta-dos Unidos, onde praticava a culináriaem um resort no estado de Virginia. EmBoston, chegou a compor o staff doCalifornia Pizza Kitchen. Contato: 9330-0711 – [email protected]

A aniversariante ladeada pelo gastrônomo Filipe e por Maria Luceli3608-6677

Em famíliaUma animada festa reuniu

familiares de São Paulo, Ube-raba, Bahia e Estados Uni-dos na Chácara do Purga, nodia 20, para comemorar oaniversário de 50 anos deCláudia Bortot Soares, e tam-bém das sobrinhas Robertae Renata Bortot Bilelo, estasúltimas residentes na terra do“Tio Sam”.

A comemoração foi ofere-cida pela mãe de Cláudia,Maria do Carmo, que esco-lheu cuidadosamente o car-dápio do almoço preparadopelo Buffet da Penha. Cadaconvidado levou um pacotede fraldas para serem doa-das ao Asilo Lar de Jesus.

Familiares reunidos para a tripla comemoração

Aniversariante em clima de festa

LançamentoO lançamento da coleção Primavera-Verão 2012 do

Rei Magazine, realizada no sábado, 20, foi um suces-so! Durante todo o dia, clientes e amigos puderamconhecer as tendências que irão ganhar as ruas napróxima estação. Quem prestigiou o evento pode con-ferir as novas instalações da moderna loja, totalmenterepaginada para receber a nova coleção e ainda fo-ram recepcionados por um fino coquetel servido peloBuffet Muradi. Confira quem esteve por lá e fica aquio convite, para quem não foi, passar pelo Rei Magazi-ne e conhecer a belíssima coleção.

GISELLE TORRES BIACO (INTERINA)

FOTOS: FOTO METRO

Page 20: Gazeta do Rio Pardo 2559

GAZETA DO RIO PARDO - 27 de agosto de 2011 - C- 4

Page 21: Gazeta do Rio Pardo 2559

Página C-5 - 27 de agosto de 2011 - GAZETA DO RIO PARDO

[email protected]

O governador Armando Salles de Oliveira, alto, segurando o chapéu, ao ladoda esposa, chega a São José para a inauguração do Ginásio do Estado, em 1936

Lula em visita a São José, acompanhado de José Mentor,que discursa, Luís Paulo C. Monteiro e José Bello

Fernando Henrique Cardoso, numa reunião no Aeroporto. Atrás, de óculos, ToninhoCerboni, À sua esquerda estão n.i., Sílvio F. Torres, Otacílio Caruso, Marco Antônio

Mendonça, Edjalma..., João Calsoni e Germinal Feijó

Agosto de 1939. O governador Dr. Adhemar de Barros voltando do RecantoEuclidiano. A sua direita, Paulo de Oliveira e Sebastião Rodrigues. ‘A esquerda, de terno escuro, o prefeito Aurino Vilella de Andrade

Era um tempo em quenão se podia usar o tele-fone para brincadeiras, oupassar trote, porque atelefonista sabia quem li-gara e era dona de se-gredos guardados a mui-tas chaves... Mesmo as-sim, muitas mortes qua-se aconteceram, depoisque a telefonista, inadver-tidamente, revelou o nú-mero do telefone dequem ligou e ofendeu.

Depois, o telefone au-tomático deu chance paramuitas brincadeiras: umasofensivas, outras espiritu-osas. Transcrevo algu-mas que me contaram:

“ Toninho, espirituoso,levantou-se e foi atenderao telefone. A voz era deuma adolescente.

— É do açougue?— Não, meu bem, você

discou errado.— O senhor tem certe-

za?— Absoluta!— Mas eu vi uma vaca

na sua janela!— Era a sua mãe, meu

bem, mas ela saiu agora

Brincadeiras ao telefonemesmo”.

“ — É da casa do JoséLeitão?

— Não, é da casa doZeca.

— Desculpe-me. Eu ligueino chiqueiro errado”.

“ Marilda ouvia a conver-sa, ao telefone, da avó,com uma amiga octogená-ria, falando de dores, colu-na, resfriado. De repentesua avó exclamou:

— Nossa, Tarcila, eu es-tou sentindo um cheiro deVick Vaporub!

— É que eu estou com alatinha na mão, Dolores! Es-tou passando um pouco nonariz.

— Ah! Então é isso...”

“ Com o avanço tecnoló-gico e instalação de apare-lhos que detectam o nú-mero da chamada, as brin-cadeiras diminuíram.

Mesmo assim, temposdepois, num domingo ànoite, sem chuva e semrelâmpagos, quando o lo-gotipo do “Fantástico” daGlobo já estava na telinha,

as luzes da cidade apaga-ram-se.

Passados trinta minutos,as linhas telefônicas já es-tavam congestionadascom interlocutores queren-do informações da desa-gradável ocorrência.

Num inexplicável cruza-mento de linhas, todos ou-viam todos e tudo. Virouprograma humorístico, grá-tis, via telefone, com per-sonagens que não se en-tendiam. Quatro deles, es-pirituosos e pândegos, co-mandavam o espetáculo.

Dona Eufrásia ligou parao 196 e entrou num ema-ranhado de linhas. Insistiu.Delicadamente, pediria in-formações:

“ — Alô, é da Luz e For-ça?

— Perfeitamente, minhasenhora!

— Olha, meu senhor, eugostaria de saber qual aprovidência tomada pelaempresa para sanar esseproblema. Afinal, estamosa quarenta minutos semluz, no escuro!

— Pedimos mais alguns

minutos de calma, minhasenhora. Já anotamos seuendereço e já já chega aíum caminhão de vaga-lu-mes, todos testados, comlâmpadas novinhas em fo-lha.

— O quê?... Eu não en-tendi.

— Vaga-lumes, minhasenhora!...Aquele bichinhoque tem luz própria!... Asenhora vai receber umcaminhão deles!

— Mas isso é brincadei-ra?... O senhor é um in-solente, um irresponsá-vel... Moleque engraçadi-

nho.— Obrigado pelo atributo,

gentil senhora. Pessoalmen-te, eu sou muito mais en-graçadinho do que a senho-ra imagina!”.

Os escutadores do inusi-tado diálogo gargalhavam”.

“ —- Alô! Vai demorarpara voltar a luz?... A mi-nha sobrinha está choran-do... Tem medo... O queeu vou fazer?

— Dê o peito pra ela, coi-tadinha!

— Cachorro! Vai brincarcom a sua mãe!

— Coitadinha!... Ela vempuxar a sua perna estanoite, viu!”

“ —É do 196?— Exato.—Olha!... Faz uma hora

que eu estou sem força!— Isso não é problema,

madame. Tome vinho re-constituinte que a forçavolta, minha velha!

— Velha é a sua mãe,aquela biscate... Descara-do!... Cachorro!

— Au, au, au-uuuuuuuuuuuuu”.

(...)

Juscelino Kubitschek observando artes na exposição, ladeadopor Rosinha Cagnoni Ribeiro, Arivélsio Padilha e Rui Andreoli

Page 22: Gazeta do Rio Pardo 2559

C-6 - GAZETA DO RIO PARDO - 27 de agosto de 2011

[email protected]@kantinhodokriador.com.br

ENVIE A FOTO DE SEU ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO PARA

As vencedoras do III Dog FashionDurante esta semana, familiares e proprietários dos cãezinhos vencedores do III Dog Fashion compareceram ao Kantinho do Kriador e, satisfeitos pela conquista, dizem

que já estão se preparando para futuras promoções.

Isabel Marquitti, Glaucia e Giovanna com a coocker LessieCarina Molina e a campeã Belinha

Ney Franzé, todo orgu-lhoso, ostentando a gran-de campeã da votaçãopopular: Mary, que so-mou no final 142 votos.

Orgulho também dosdemais membros da fa-mília: Sônia, Carolina, Dú,Bia e Johnny, principal-mente porque neste dia24 de agosto completouseu 1º ano de vida!

A organização do DogFashion, considerando aexcelente performancede Mary, para futurasedições passará a premi-ar também o 1º coloca-do da comissão popularde escolha, independen-te da votação final, o quesignifica dizer que o con-corrente poderá ser pre-miado nas duas comis-sões.

Mary, a campeã de votos

Ney Franzé e Mary: parabéns, Mary!

doa-SeFilhotes SRD interessados devem ligar paraCátia – 8802-9993 ou para Michelle – 3681-5913

Filhotes mestiços de Fox Paulistinha ligar paraHeloisa – 3681-3852

Dulce e o gatinho FredyMaria Eugênia e Jack

Desapareceu no bairro Vila Verde um Maltês branco,atende pelo nome de Nick. Animalzinho de 8 anos deidade com necessidade de tratamento diário!!!Se alguem o viu, ou sabe o paradeiro, por favor ligarnos numeros: 3608 5482 ; 9130 1151 (Bel) ou 36084975 (Lidia)

procura-Se

Page 23: Gazeta do Rio Pardo 2559

Fonte: Terra Esotérico

PENSAMENTOS DE PAULO COELHO

Semana para você entrar em contato com as suas limitações e receios,a fim de transcendê-los. É momento de reconhecer como os velhospadrões de atitudes carentes, dependentes e infantis atrapalham o seudesenvolvimento. É hora de enfrentar as barreiras que você mesmocriou, ariano. Esta é a semana em que o Sol ingressa no signo deVirgem, enfatizando as questões de trabalho e de saúde.

O ingresso de Sol e de Vênus no signo de Virgem favorece os taurinose indica um momento importante para conhecer melhor as suas emoções,sentimentos, questões criativas e também profissionais. Mas nestasemana ocorre um aspecto entre Marte e Saturno, que simboliza anecessidade de reconhecer os muros que você criou e que sãolimitações de pensamento que lhe impedem de realizar as mudançasnecessárias a sua evolução, taurino.

Esta é a última semana em que o planeta Mercúrio está em movimentoretrógrado, indicando ainda um período de reflexões, reavaliações eajustes. Nesta semana ocorre também um contato entre Marte e Saturno,indicando que você deve reconhecer os receios e limitações que estãolhe impedindo de ser mais autônomo e independente. Isso é um teste dematuridade emocional aos geminianos.

O planeta Marte, que está se movimentando em seu signo, faz estasemana um contato astrológico com Saturno, indicando um desafio dereconhecer as questões às quais você ainda está apegado e querepresentam um passado que é necessário superar. É importantereconhecer onde você está agindo de forma defensiva, carente ouimatura. É o momento de encarar essas limitações, a fim de evoluiremocionalmente, canceriano.

Regente leonino, o Sol passa a atuar esta semana no signo de Virgeme começa uma ênfase nas questões materiais e profissionais. É omomento de perceber a importância da simplicidade, do aprimoramento,do desejo de melhorar. Mas esta é também uma semana importantepara você reconhecer os antigos padrões de atitude que precisam sersuperados, leonino.

Nesta semana o Sol ingressa em seu signo, virginiano. Entretanto,para que um novo ciclo se desenvolva em sua vida, você ainda deveconcluir pendências, uma etapa e isso está retratado pelo movimentoretrógrado de Mercúrio e também pelo fato de estarmos vivenciando alunação pertencente ao signo anterior. Você está, portanto, neste limiarentre uma velha e uma nova etapa de desenvolvimento.

Intensificam-se os desafios librianos e eles estão nesta semanasimbolizados pelo contato entre Saturno, que está em seu signo, eMarte, representando a consciência dos medos que você precisaenfrentar para que possa evoluir emocionalmente e dar um novodirecionamento a sua carreira. O fato do Sol transitar o signo anterior aoseu indica o período anual de balanço dos librianos.

É preciso estar atento aos antigos padrões de atitude que tendem a serepetir em seus relacionamentos e que representam as dificuldades aserem superadas, escorpiano. Esta é uma semana importante paraperceber o que está lhe limitando e refreando. Perceberá que não énada externo, pois são bloqueios que você mesmo criou e que está nahora de superar.

O Sol passa a atuar no alto da mandala astrológica sagitariana, indicandoo início de um período muito relevante para o trabalho, para oaprimoramento do que você faz e isso se intensificará a partir da próximalua nova. Mas esta é também uma semana para você ficar atento aosbloqueios emocionais e aos medos que é necessário superar no seuprocesso de transformação, sagitariano.

O planeta regente capricorniano, Saturno, está nesta semana em contatodesafiador com Marte, indicando um momento em que você ficaráciente dos conflitos que existem nos relacionamentos e em família,como também nas questões profissionais. É o momento de encararessas limitações e de perceber que elas nada mais são do que reaçõesdefensivas. É hora de superar suas carências para poder evoluir,capricorniano.

O Sol passa a atuar no signo de Virgem, enfatizando os relacionamentospiscianos e retratando o trabalho de aprimoramento e cura que deve serfeito em suas relações. É um momento muito oportuno para separar ojoio do trigo e praticar a arte do discernimento. E esta é também umasemana que favorece a conscientização dos antigos padrões de atitudeque devem ser superados, pisciano.

Questões vinculadas à saúde, à qualidade de vida e ao bem-estarestão agora enfatizadas, já que o Sol ingressa o signo de Virgem,iniciando um novo movimento. É hora de você encarar o que deve seraprimorado, curado e transformado. Este é um momento muito importantepara resolver antigas pendências, nativo de Aquário.

A BORBOLETA é o sím-bolo da ALMA,

pois da mesma formaque abandona a crisálidapara voar, o espírito se li-berta do corpo físico paraganhar espaço infinito.

Representa também o

HOJE – Thássia MayraTelles Carratto, EduardoCanali Gradin, RenataAmatto Armando, Aline DelCiampo Flamínio, Alice He-lena Ferraresi, José Osval-do Capitelli, Adélia RibeiroFolchetti, Luciana Scali G.Abichabki.

AMANHÃ - Flávio Piove-san, Luís Fernando Mar-ques, Luís Fernando Saloti,Janete Strazzieri CallegariPaes, Diego Neves Lucia-no, Domingos Fávero,FláviaTrovatto Scali, CristianeCalsoni Rodrigues Corrêa.

DIA 29 – Giovana Cristi-na Locatelli Bállico, MauroJovanelli, Célia Regina Jo-vanelli, Melchior GomesNeto, Ilza Zanatta Badini,Marco Antônio Parisi, Dani-ela Passarelli, João CarlosPenna, José Renato Ger-vásio, Luzia Nasser Rodri-gues, Isabela Galego Cas-simiro, Izildinha Campos.

DIA 30 - Marcelo Perri

A BorboletaPara acrescentar ou retirar

nomes nesta lista, ligue para

3 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 53 6 0 8 - 5 6 5 5ou mande e-mail para

[email protected]

C-7 - 27 de agosto de 2011

Berinjela SicilianaReceita da chef Nádia Pizzo

Lave as berinjelas, corte em rodelas de 5 cm e coloque emuma vasilha. Acrescente o sal e misture bem.

Ingredientesorégano e folhas de manjericão a gostoazeitonas pretas a gosto10 fatia(s) de aliche1 quilo(s) de berinjelas cortadas em rodelas de 5 centíme-

tros2 colher(es) de chá de salóleo para borrifar

Molho2 colher(es) de sopa de azeite1 colher(es) de sopa de alho picadinho6 xícara(s) de chá de tomates em cubinhossal a gostoaçúcar a gosto

Modo de preparoLave as berinjelas, corte em rodelas de 5 cm e coloque em

uma vasilha. Acrescente o sal e misture bem.Aqueça bem uma chapa ou uma frigideira. Borrife com óleo

e grelhe a berinjela dos dois lados. Reserve.Besunte uma assadeira com azeite e acrescente a berinjela

grelhada. Leve ao forno pré-aquecido 170ºC por 15 minutos.Retire do forno e reserve.

Nívea Stelmann se decepciona com amigoNa madrugada de

segunda-feira, 22, aatriz Nívea Stelmann(37) usou seu perfil noTwitter para falar dodesgosto que sofreucom uma pessoa queela confiava. “Não dámais pra confiar emninguém. Fui traída porum grande amigo. Voudormir triste, magoa-da e muito decepcio-nada. Faz parte davida”, escreveu.

Em outro post, Nívea declarou que a pessoa não éconhecida: “Antes que especulem, não é do meio artís-tico, ninguém conhece, mas tinha um espaço enormeno meu coração”.

‘Vou ficar boa’, diz Vera GimenezVera Gi-

m e n e z(62), mãode LucianaGimenez,está commetásta-se de umcâncer dem a m aque teveem 1994,mas se dizconfiante na cura. “Já tive outra metástase em 2004,na coluna. Desta vez, foi na 7ª vértebra. Fiquei boa evoltou. Mas tive muita sorte por ter sido somente noosso. Se fosse em outro lugar, seria mais complicado”,disse a atriz durante a semana, 22, em entrevista ex-clusiva à CARAS Online.

renascimento e a imortali-dade.

Também está associadaà mulher, a metamorfosede seu ovo para lagarta edepois para crisálida e bor-boleta. Indica as etapas daalma para a iluminação.

E duas borboletas jun-tas indicam felicidade ma-trimonial.

O poder da borboleta é

como o ar, é a habilidadede conhecer a mente e demudá-la, é a arte da trans-formação…

Como a borboleta,estamossempre em algum estágio deatividade:

- Podemos estar no pri-meiro estágio, onde aidéia nasce, mas aindanão é uma realidade, é oestágio do ovo, o ponto

MolhoEm uma panela coloque o azeite. Quando aquecer acres-

cente o alho refogue rapidamente e coloque o tomate cortadoem cubinhos, acrescente o sal e o açúcar a gosto. Cozinhe atésecar todo o líquido. Reserve.

Finalização: Disponha sobre cada rodela 1 colher de sopado molho. Corte as fatias de aliche em três partes e coloqueum pedacinho sobre cada berinjela. Por cima, coloque as azei-tonas sem caroço, cortadas em fatias. Salpique orégano edecore com folhas de manjericão. Sirva como entrada.

Satorres, Márcio Ribeiro daSilva, Eli Lopes Nahime An-drioli, Vera Lúcia BoaroBorges, Lourdes Apoliná-rio dos Santos, Silvio Xa-vier Filho, Helenir Vieira.

DIA 31 - Maria GabrielaCarneiro de Araújo Rueda,Gabriel Cassucci de Cam-pos, Roseli Aparecida Cé-sar Ignácio, Joaquim deResende, HermenegildoBertocco, Marco AntônioVilela Nasser Ocanha.

1º DE SETEMBRO -Carlos Roberto Trovato Or-tega, Eliana Parisi Bra-ghetta, Paulo Eduardo Ca-fola, Jaime Vieira de Pau-la, Wagner Secco, CarlosAloísio de Souza, RubensGiovanelli.

DIA 2 - Fernando PerriSatorres, Maria EuniceCaetano Feltran, Luís Fer-nando Teodoro, Alessan-dra Dessordi Maida, Fá-bio Henrique Alves de oli-veira.

‘Bruno Mazzeo é uma renovação na TV’Há 24 anos no co-

mando do humorís-tico A Praça É Nos-sa, Carlos Alberto deNóbrega (75) acre-dita que o humorbrasileiro está pas-sando por um mo-mento difícil. Paraele, estão faltandonovos humoristas do mercado.

Da nova safra de profissionais, Carlos Alberto des-taca Bruno Mazzeo (34), que, assim como o próprioCarlos Alberto – que seguiu a profissão do pai Manoelde Nóbrega -, seguiu os passos do pai Chico Anysio.“O filho dele é um excelente comediante e humoristatambém. O Bruno Mazzeo, na minha opinião, é umarenovação. Talvez a única renovação que tenha natelevisão”, afirma.

Carlos Alberto destaca ainda o programa CQC, daBand, como boa novidade da TV.

Marcos Paulo melhora e já anda na UTIFoi divulgado no

início da semanaum novo boletimmédico sobre oator e diretor Mar-cos Paulo (60),que está interna-do no Hospital SãoJosé da Beneficência Portuguesa desde o dia 14 deagosto, quando foi submetido a uma cirurgia para aremoção de um câncer no esôfago. Segundo o comu-nicado, ele “está se recuperando mais favoravelmen-te do que o previsto e sem nenhuma complicaçãopós-operatória”.

Segundo a equipe, coordenada pelos médicos Fer-nando Maluf, Rubens Sallum e Alfredo Salim Helito, doHospital São José da Beneficência Portuguesa de SãoPaulo, o paciente está animado e hoje já caminhoupelo quarto da UTI, sem os drenos operatórios.

de criação de uma idéia;- O segundo estágio, da

larva, é onde temos quetomar uma decisão;

- O terceiro estágio, docasulo, é o desenvolvi-mento do projeto, é fa-zer para realizar;

- E o estágio final, atransformação, é deixar ocasulo e voar, é a realiza-ção!

Page 24: Gazeta do Rio Pardo 2559

C-8 - 27 de agosto de 2011

Reuniões: Segundas-feiras: 19h30 na Matriz,Terças-feiras: 19h30 no Cassucci

NEURÓTICOS ANÔNIMOSN/A São José do Rio Pardo AN

Depoimento

BÍBLIA

Não Desperdice Seu Câncer

COLUNA ESPÍRITA

Caridade da linguaKardec, interessado no

tema sobre a intervençãodos espíritos no mundo cor-poral, formula a seguintequestão aos Benfeitores Es-pirituais responsáveis pelarevelação do Espiritismo:

467 – Pode-se se libertarda influência dos Espíritosque nos solicitam ao mal?

Resposta: - Sim, porqueeles não se ligam senão aosque os solicitam por seusdesejos ou os atraem porseus pensamentos.

(E no caso em questãopor suas palavras).

A este respeito, Kardec in-clui em O Livro dos Médiuns,fato verídico ocorrido à suaépoca e que foi levado aoseu conhecimento para pe-dido de auxílio.

“As imperfeições morais doobsidiado constituem, fre-qüentemente, um obstácu-lo à sua libertação.

“Aqui vai um exemplo no-tável, que pode servir parainstrução de todos.

“Havia umas irmãs que seencontravam, desde algunsanos, vítimas de depreda-ções muito desagradáveis.Suas roupas eram incessan-temente espalhadas por to-dos os cantos da casa e atépelos telhados, cortadas,rasgadas e crivadas de bu-racos, por mais cuidado quetivessem em guardá-las àchave. Essas senhoras, vi-vendo numa pequena loca-lidade de província, nuncatinham ouvido falar de Es-piritismo.

“A primeira idéia que lhesveio foi, naturalmente, a deque estavam às voltas combrincalhões de mau gosto.Porém, a persistência e asprecauções que tomavamlhes tiraram essa idéia.

“Só muito tempo depois,por algumas indicações,acharam que deviam pro-curar-nos, para saberem acausa de tais depredaçõese lhes darem remédio, se

fosse possível.“Sobre a causa não havia

dúvida; o remédio era maisdifícil. O Espírito que se ma-nifestava por semelhantesatos era evidentemente mal-fazejo. Evocado, mostrou-sede grande perversidade einacessível a qualquer senti-mento bom.

“A prece, no entanto, pa-receu exercer sobre ele umainfluência salutar. Mas, apósalgum tempo de interrup-ção, recomeçaram as depre-dações.

“Eis o conselho que a pro-pósito nos deu um Espíritosuperior:

“O que essas senhoras têmde melhor a fazer é rogar aosEspíritos seus protetores quenão as abandonem.

“Nenhum conselho melhorlhes posso dar do que o dedizer-lhes que desçam aofundo de suas consciências,para se confessarem a simesmas e verificarem sesempre praticaram o amorao próximo e a caridade.

“Não falo da caridade queconsiste em dar e distribuir,mas da caridade da língua;pois, infelizmente, elas nãosabem conter as suas e nãodemonstram, por atos de pi-edade, o desejo que têm dese livrarem daquele que asatormenta.

“Gostam muito de maldizerdo próximo e o Espírito queas obsidia toma sua desforra,porquanto, em vida, foi paraelas um burro de carga.

“Pesquisem na memória elogo descobrirão quem ele é.

“Entretanto, se, consegui-rem melhorar-se, seus anjosguardiães se aproximarão ea simples presença deles bas-tará para afastar o mau Es-pírito, que não se agarrou auma delas em particular, se-não porque o seu anjo guar-dião teve que se afastar, porefeito de atos repreensíveisou maus pensamentos.

“O que precisam é fazerpreces fervorosas pelos que

sofrem e, principalmente,praticar as virtudes impos-tas por Deus a cada um, deacordo com a sua condição.

“Como ponderássemosque essas palavras pareciamum tanto severas e que tal-vez fosse conveniente ado-çá-las, para serem transmi-tidas, o Espírito acrescen-tou:

“Deve dizer o que digo ecomo digo, porque as pes-soas de quem se trata têmo hábito de supor que ne-nhum mal fazem com a lín-gua, quando o fazem mui-tíssimo. Por isso, preciso éferir-lhes o Espírito, de ma-neira que lhes sirva de ad-vertência séria.

“Ressalta do que fica ditoum ensinamento de grandealcance: que as imperfeiçõesmorais dão motivo à açãodo Espíritos obsessores eque o mais seguro meio dea pessoa se livrar deles éatrair os bons pela práticado bem.

“Sem dúvida, os bons Es-píritos têm mais poder doque os maus, e a vontadedeles basta para afastar es-tes últimos; eles, porém, sóassistem os que os secun-dam pelos esforços que fa-zem por melhorar-se, sem oque se afastam e deixam ocampo livre aos maus, quese tomam assim, em certoscasos, instrumentos de pu-nição, visto que os bonspermitem que ajam paraesse fim.”

***Que a Paz de Nosso Se-

nhor Jesus Cristo penetreno íntimo de nosso ser, nosfortalecendo no grande es-forço que fazemos para nostornarmos criaturas melho-res, aptas a estarmos reen-carnando em nosso queridoPlaneta Terra.

MARIA LÚCIAANDREATTA MARTINS

Estou escrevendo estaspalavras na véspera da ci-rurgia do câncer na minhapróstata. Creio no poder deDeus para curar — por meiode um milagre e da medici-na. Sei que é certo e bomorar pelos dois tipos de cura.O câncer não é desperdiça-do ao ser curado por Deus.Ele recebe a glória — e istoporque o câncer existe. En-tão, não orar pela cura podedesperdiçar seu câncer. Masa cura não é o plano deDeus para todos. E existemmuitas outras formas de des-perdiçar seu câncer. Estouorando por mim e por você,para que não desperdice-mos esta dor. (John Piper,texto escrito em 2006 e con-densado para este espaço)

1. Você desperdiçará seucâncer caso não creia queisso faça parte do propósi-to de Deus

BO que Deus permite, Eleo faz por uma razão. E estarazão é Sua vontade. SeDeus prevê desenvolvimen-tos moleculares tornando-secancerígenos, Ele pode de-ter isto ou não. Se não, Eletem um propósito. Por serinfinitamente sábio, é corre-to chamar este propósito deplano.

O plano de Deus em rela-ção ao seu câncer não é trei-ná-lo no cálculo de chancesracionalista e humanas . Omundo consegue confortoem estatísticas, os cristãosnão. “Uns confiam em car-ros”, diz o Salmo 20:7, indi-cando os que calculam asporcentagens de sobrevi-vência pela ótica humana e“outros em cavalos” (cálcu-los dos efeitos colaterais dotratamento), “mas nós con-fiamos no nome do Senhor,nosso Deus”.

O plano de Deus é claroem 2 Coríntios 1:9: “por-tanto já em nós mesmos tí-nhamos a sentença de mor-te , para que não confiásse-mos em nós, mas em Deus,que ressuscita os mortos”.O objetivo de Deus relativoao seu câncer é derrotar aautoconfiança em nossocoração para podermosdescansar completamentenele.

2. Você desperdiçará seucâncer caso pense que“vencê-lo” significa sobrevi-ver e não aproximar-se deCristo

Os planos de Deus e osplanos de Satanás para seucâncer não são os mesmos.Satanás deseja destruir seu

Chegamos ao último final desemana de Agosto, momen-to para festejar os leigos eos catequistas. Em Itaiquara,queremos celebrar este diacom alegria e muito carinhoa partir das 9h:00, momentoda nossa Missa,com fiéis, cri-anças, adolescentes, jovensadultos e idosos participandoda liturgia.Vamos tirar umpouco do nosso atraso comrelação ao Mês Vocacionalhomenageando o Padre Jor-ge pelo Dia do Padre e pelodo Religioso. Em seguida ini-ciaremos a segunda parte danossa confraternização que,esperamos se estenda até àtarde. Um café bem gostoso,brincadeiras, binguinho, fil-mes, almoço...

Cada vez mais a Igreja pro-cura avivar em seus fiéis aimportância de viver o próprioBatismo – renascimento paraa graça de Deus, filiação di-vina, inserção na Igreja -;Temos ouvido repetidas ve-zes que todo cristão deve serdiscípulo e missionário deCristo, isto é, devemos co-nhecê-lo cada vez melhor,ouvir, acolher e viver a SuaPalavra e anuncia-la com tes-temunho vivido e falado.

O capitulo 17 do evangelhoescrito por São João registraa Oração Sacerdotal deJesus, na qual Ele rezou porseus apóstolos. Nos versícu-

los 21 e 22, Jesus nos incluiem sua oração; devemos tê-los em mente pois nos fazemsentir o amor que Jesus tempor nós e aumentam nossaresponsabilidade: “Não rogoapenas por eles, mas tambémpor aqueles que por sua pa-lavra hão de crer em mim.Para que todos sejam um ,assim como tu, Pai, estás emmim e eu em ti, para que tam-bém eles estejam em nós e omundo creia que tu me envi-aste.” Como é importante lem-brar que nosso testemunho,nosso anúncio de Jesus e SeuReino serão eficazes na me-dida em que nossa comunida-de acolhe a Palavra, alimen-ta-se da Eucaristia e vive oamor recíproco.

Quero transcrever aqui umabreve biografia de Santa Mô-nica, cuja memória a Igrejacelebra hoje: ela foi uma lei-ga que chegou aos cumes dasantidade.

Santa Mônica nasceu emTagaste, na África, por voltado ano 331. Foi a mãe do cé-lebre doutor da Igreja, SantoAgostinho. Jovem ainda, elacasou com Patrício e teve fi-lhos, um dos quais foi Agosti-nho de Hipona, convertido aocristianismo graças às suasorações e lágrimas. Foi umamulher de intensa oração e devirtudes comprovadas. Em seulivro, confissões, Santo Agos-

tinho fala de sua mãe comgrande estima eveneração(dirigindo-se aDeus):

“Suportou infidelidades con-jugais sem jamais hostilizar,demonstrar ressentimentocontra o marido por isso. Es-perava que tua misericórdiadescesse sobre ele para quetivesse fé em ti e se tornas-se casto. Embora de cora-ção afetuoso ele se encole-rizava facilmente. Minhamãe havia aprendido a nãoo contrariar com atos oupalavras, quando o via ira-do. Depois que ele se refa-zia e acalmava, ela procu-rava o momento oportunopara mostrar como ele setinha irritado sem refletir...Sempre que havia discórdiaentre pessoas ela procura,quando possível,a ponto denada referir de uma a ou-tra, sendo o que podia leva-las a se reconciliarem... Edu-cara os filhos, gerando-osde novo tantas vezes quan-tas os visse afastarem-se deti. Enfim, antes de adorme-cer para sempre no Senhor,quando já vivíamos em co-munidades depois de ter re-cebido a graça do batismo(...), ela cuidou de todos,servindo a todos nós, comose fosse filha de cada um”(Confissões. Ed. Paulinas, p.234).

Dia do leigo - Dia do Catequista

Numa reunião de Al-Anon vá-rios membros compartilham sobrea mudança de suas atitudes de-pois que ingressaram no progra-ma Al-Anon.

Nos Grupos Al-Anon e Alatenexiste compreensão. As pesso-as usam o primeiro nome e sãoavisadas para não divulgar quemelas vêem ou as histórias pesso-ais que elas ouvem numa reu-nião. Os recém chegados no pro-grama ficam aliviados ao saberque existe um lugar para com-

partilhar sem medo de serem jul-gados.

O Al-Anon/Alateen é uma as-sociação mundial de homens, mu-lheres e adolescentes que temamigos ou familiares com um pro-blema de bebida. Os membros sereúnem regularmente para com-partilhar sua experiência, forçae esperança ao lidar com frusta-ções e sentimentos de desampa-ro causados pela doença do al-coolismo.

Os membros do Al-Anon vivem

vidas significativas e satisfató-rias, ajudando a si mesmo com aajuda do Al-Anon.

Se você está preocupado coma maneira de beber de alguém,entre em contato com o Al-Anon.

Grupo Esperança – terça-fei-ra – às 20 horas – Igreja MatrizSão José – Salão

Ou telefone para Serviço deInformação Paulista Al-Anon –0xx11 3227-2699,ou acesse osite WWW.al-anon.org.br

São José do Rio Pardo - SP

Al-Anon e Alateen para familiares e amigos de alcoólicos

A Oração da Serenida-de tem proporcionadouma nova vida para mim.Examinemos suas pala-vras, por partes:

1º - “ACEITAR as coisasque não podemos modifi-car” – o passado, o futu-ro e as outras pessoas.

Precisamos aceitar o fatode que posso ser atencio-so e bondoso com meusfamiliares, porém não pormais tempo do que se lhesestá reservado estaremaqui na Terra. A perda de“amigos” deve ser aceitacomo se eles tivessem semudado para muitas mi-lhas de distância.

Eu não posso modificaras pessoas. Elas continu-arão fazendo as coisas àsua maneira, por maisque eu tente dizer-lhes,muitas vezes, qual é amelhor forma. Então, aquem posso eu mudar? A

mim mesmo.2º - “CORAGEM para

mudar aquelas que pode-mos”. Isto é, mudar mi-nha maneira de ser: Oh,Senhor! Permita que eumude os meus sentimen-tos em relação aos outros.Ao invés de criticá-los, devoaceitá-los como eles são;estar interessado emmeus problemas ao invésde ignorá-los. Devo ser afe-tuoso com os outros, aoinvés de mostrar-me frio einsensível. Permita-me,Senhor, que eu mude mi-nhas emoções colocandoesperança, amor, cora-gem, gratidão, alegria, pazem minha vida, em lugarde medo, ansiedade,amargura, revolta, ressen-timentos e ódio.

Todas estas coisas euposso modificar se for su-ficientemente inteligentepara a necessidade de

fazê-lo.3º “SABEDORIA para

distinguir umas das ou-tras”. Se eu vejo as coi-sas e não gosto, é horade examinar a mim mes-mo, minhas atitudes, mi-nhas reações e reconhe-cer se necessito mudaralguma delas. Devo exa-minar uma vez, outra emais outra, antes de criti-car os outros; compreen-do que minha vida está in-timamente ligada a outrasvidas, mas estou tendosabedoria suficiente paraentender que não possomudá-los, mas posso mu-dar a minha maneira depensar, atuar e reagir.

Então, a resposta a mi-nha oração é: Só uma coi-sa devo e posso mudar,somente a mim mesmo.

—Companheiro José Levi

Divinópolis (MG)

amor por Cristo. Deus plane-ja aprofundá-lo. O câncernão vencerá se você morrer,apenas se falhar em aproxi-mar-se de Cristo. O plano deDeus é privá-lo do alimentodo mundo e satisfazê-lo coma suficiência de Cristo. Istotem o objetivo de ajudá-lo adizer e a sentir: “tenho tam-bém como perda todas ascoisas pela excelência do co-nhecimento de Cristo Jesus,meu Senhor”. E saber, por-tanto, que “o viver é Cristo,e o morrer é lucro” (Filipen-ses 3:8; 1:21).

3. Você desperdiçará seucâncer caso gaste muitotempo lendo sobre o câncere não o suficiente a respeitode Deus

Não é errado ler sobre ocâncer. Ignorância não é vir-tude. Mas, o desejo de sabermais e mais, e a falta de zelopelo conhecimento contínuode Deus é sintomático no in-crédulo. O objetivo do cân-cer é acordar-nos para a re-alidade de Deus, colocar sen-sações e força no manda-mento “Conheçamos, eprossigamos em conhecer aoSenhor” (Oséias 6:3), acor-dar-nos para a verdade deDaniel 11:32: “O povo queconhece ao seu Deus se tor-nará forte e fará proezas”.OSalmo 1 diz: “antes tem seuprazer na lei do Senhor, e nasua lei medita de dia e noite”.Que desperdício lermos dia enoite sobre o câncer e nadaa respeito de Deus .

4. Você desperdiçará seucâncer caso se entristeçacomo quem não tem espe-rança .

Paulo usa a seguinte ex-pressão para designar pes-soas cujos entes queridoshaviam morrido: “Não que-remos, porém , irmãos , quesejais ignorantes acerca dosque já dormem, para quenão vos entristeçais como osoutros que não têm esperan-ça” (1Tessalonicenses 4:13).Existe tristeza na morte. Mes-mo para o crente que mor-re, há uma perda temporá-ria — a perda do corpo, deentes queridos e do ministé-rio terreno. Mas a tristeza édiferente — é permeada pelaesperança: “desejamos an-tes estar ausentes deste cor-po para estarmos presentescom o Senhor” (2 Coríntios5:8). Não desperdice seucâncer ficando triste comoquem não tem esta esperan-ça .

5. Você desperdiçará seucâncer caso trate o pecado

tão normalmente quantoantes.

Seus pecados freqüentespermanecem tão atrativosquanto antes de você tercâncer? Se a resposta forafirmativa, então você estádesperdiçando seu câncer.O câncer foi “planejado”para destruir o apetite pelopecado. Orgulho, ganância,luxúria, ódio, falta de per-dão, impaciência, preguiça,procrastinação — todos es-tes são adversários que ocâncer deve atacar. Nãopense apenas em lutar con-tra o câncer. Pense tambémem usá-lo. Todas estas coi-sas são piores que o câncer.Não desperdice o poder docâncer para esmagar estesadversários. Deixe a presen-ça da eternidade tornar ospecados temporais tão fú-teis como eles realmentesão. “Pois, que aproveita aohomem ganhar o mundointeiro, e perder-se, ou pre-judicar-se a si mesmo ?”(Lucas 9:25).

6. Você desperdiçará seucâncer caso falhe em utilizá-lo como meio de testemu-nhar a verdade e a glória deCristo.

Os cristãos nunca se en-contram em determinadolugar por acidente. Existemrazões para as quais somoslevados onde estamos.Considere o que Jesus dizsobre circunstâncias ines-peradas e dolorosas: “Masantes de todas essas coisasvos hão de prender e per-seguir, entregando-vos àssinagogas e aos cárceres,e conduzindo-vos à pre-sença de reis e governado-res, por causa do meunome. Isso vos acontece-rá para que deis testemu-nho” (Lucas 21:12-13). As-sim também é com o cân-cer. Essa será uma oportu-nidade para testemunhar.Cristo é infinitamente dig-no. Aqui está uma oportu-nidade de ouro para mos-trar que Jesus vale mais quea vida . Não a desperdice.Lembre-se de que vocênão foi deixado sozinho;terá a ajuda necessária:“Meu Deus suprirá todas asvossas necessidades se-gundo as suas riquezas naglória em Cristo Jesus” (Fi-lipenses 4:19).

(John Piper)Mensagem da igreja em

São José do Rio Pardo. Reu-niões: sábados e domingos,19 horas, parte superior daLoja do Zequinha.

Oração da Serenidade e uma nova vida