GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

8

Transcript of GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

Page 1: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017
Page 2: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

2

GAZETA DOSANTA CÂNDIDAAtingindo a maioria dos

bairros da nossa região.

Anuncie99899989998999899989 4.4 .4 .4 .4 .111114624624624624623328-03328-03328-03328-03328-0111117777766666

Diretor: Adilson da Costa Moreira - Fones 99894.1462 e 3328-0176

CNPJ 12.698.306/0001-42

Dep. comercial: Sharon Simão Zunino

Rua Guilherme Ihlenfelt, 765 - Tingui - Curitiba

E-mail: [email protected] Tiragem: 10.000 exemplares

www.gazetasantacandida.com / www.gazetasantacandida.blogspot.com

As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

EXPEDIENTE

Caputo Neto lança programa deentrega de medicamentos em casa

Usuários da Farmácia do Paraná, emCuritiba, contam com uma nova alternati-va para ter acesso a medicamentos de altocusto e uso contínuo pelo Sistema Únicode Saúde (SUS). Através de uma iniciati-va inédita do Governo do Paraná, pelomenos 10 mil pacientes poderão receberos remédios em casa - pelos correios, sema necessidade de se deslocar à unidade dafarmácia do Estado, no centro da cidade.

De acordo com o secretário Estadualda Saúde, Michele Caputo Neto, que foi oidealizador do projeto, a medida facilita avida de grande parte dessas pessoas quemuitas vezes são idosos e tem dificulda-des de locomoção. “Estamos dando umaatenção especial à esses usuários. Alémdisso, reduzimos o fluxo de pessoas nafarmácia, diminuindo também o tempo deespera dos pacientes”, relatou.

Para participar do programa de entre-ga de medicamentos as pessoas devemseguir os seguintes critérios: ter cadastroativo no Programa Farmácia do Paraná;utilizar os medicamentos do Serviço deEntrega em Casa; ter 60 anos ou mais; eobter uma autorização formal para entre-ga em casa e ser morador de Curitiba.Para viabilizar as entregas, o Estado for-malizou um convênio com os Correios.

“As pessoas que atendem aos critériosdo serviço deverão autorizar a entrega emseu domicílio, manter o endereço atuali-zado e retornar à farmácia para levar osdocumentos de renovação a cada três me-ses.”, disse o secretário.

Caputo Neto lembra ainda que, a qual-quer momento, o paciente também pode

agendar uma consulta farmacêutica na Far-mácia do Estado para tirar dúvidas sobre oseu tratamento. “Esse acompanhamento éessencial para garantir a eficácia do medica-mento e o sucesso do tratamento”, ressaltou.

COMODIDADE - A Farmácia doParaná, localizada no centro da capitalparanaense, é responsável por distribuir232 tipos de medicamentos para o trata-mento de 82 doenças, como diabetes tipo1, hepatites, Alzheimer, Parkinson, doen-ças renais, entre outras. Atualmente,29.426 pacientes recebem seus medica-mentos na unidade.

A aposentada Anita Gomes Ignácio, 77anos, moradora do bairro Xaxim, foi a pri-meira a receber o medicamento em casa.Ela retira remédios para colesterol desde

2005, ano em que passou por umaangioplastia. “Desde que tive o problemano coração, não posso andar sozinha. En-

tão, sempre dependi da minha filha parame acompanhar até a Farmácia. Mas ago-ra, com a entrega em casa, está uma ma-

ravilha”, disse.Outra beneficiada, Edi Grossete Klenk,

de 67 anos, também ficou contente com acomodidade. “Às vezes, em dias de chu-va ou temporais, era complicado pegar ôni-bus para vir até a farmácia retirar os me-dicamentos. Agora, com a entrega emcasa, o governo está facilitando muito asnossas vidas”, contou.

FARMÁCIA - O Governo do Estadoinvestiu R$ 4,6 milhões na nova sede daFarmácia do Paraná, inaugurada em 2015no centro de Curitiba. Cerca de 72% dosusuários são da capital e 28% municípiosda região metropolitana. A cada mês, porvolta de 1100 novos pacientes passam ausar o serviço. “O prédio estava abando-nado, mas nós o reestruturamos. Hoje,talvez seja a maior farmácia pública do Bra-sil”, disse Caputo Neto.

A unidade funciona com 24 guichêspara o atendimento de 1,3 mil a 1,6 milpacientes diariamente, mas, em alguns

dias, chega a dois mil. Para suprir a de-manda, a unidade conta com o apoio de106 colaboradores, entre servidores, es-tagiários e terceirizados.

Na solenidade de lançamento, o go-vernador Beto Richa fez questão de des-tacar que o serviço de entrega é só maisum dos avanços na saúde do Estado. “De2011 para cá, também conseguimos re-duzir a mortalidade infantil, que chegouaos menores índices da nossa história,e aumentamos os atendimentos a pes-

soas em situação de urgência e emergên-cia com o resgate aéreo, presente em to-das as regiões do Estado”, afirmou ele.

Page 3: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

3

O Superior Tribunal de Justiça acolheu opleito do recurso especial interposto pelaDefensoria Pública de São Paulo para absol-ver acusado de furtar oito barras de chocola-te, por ser reconhecido o princípio da insigni-ficância ao caso. O montante total dos produ-tos é de R$ 39,92.

STJ RECONHECE INSIGNIFICÂNCIA PARA FURTO DE CHOCOLATEA Defensoria Pública recorra ao Tribunal

de Justiça de São Paulo, que não deu provi-mento ao recurso. Assim, foi interposto o re-curso especial ao STJ.

Para a parte ré, o Tribunal não poderianegar a aplicação do princípio da insignifi-cância, pois é ir contra os artigos ?13 e 155

do Código Penal.. Foram destacadas nocorpo da peça processual semelhantes si-tuações, nas quais prevaleceu o entendi-mento pela aplicação do princípio, resul-tando na absolvição dos acusados.

Foi argumentado que, apesar de o com-portamento ser reprovável, a ofensividadefoi mínimo. A ação não provocouvulnerabilidade da vítima e não houve le-são, pois os produtos foram devolvidos.

Para ministro relator Nefi Cordeiro, o valorda mercadoria furtada representa pouco mais

de 5% do salário mínimo vigente à época dosfatos. Por essa razão, reconheceu ainexpressiva lesão jurídica, absolvendo o réucom base no princípio da insignificância.

O Ministro ressaltou, ainda, que a orien-tação jurisprudencial segue no sentido de quea incidência do referido princípio necessita dapresença de quatro vetores: a mínimaofensividade da conduta, nenhumapericulosidade social da ação, o reduzidíssimograu de reprovabilidade do comportamento einexpressividade da lesão jurídica provocada.

Tel: 3357-3601, Celular 8462-3354 - 99105354Rua Ilda C. Manasczuk, 444 - Jd Aliança - Santa Cândida

Contador: Sandro da Silva

Constituição e Encerramento de EmpresasImposto de Renda

Assessoria Contábil, Empresarial, Financeira, RH

“PONTE DA ESPERANÇA’’TORNA-SE REALIDADECOM PARCERIA DO ESTADO E PREFEITURA

Depois de três anos interditada, a pon-te sobre o Rio Atuba, na divisa comColombo, começou a ser reconstruídapelas equipes da Prefeitura de Curitiba.A nova ponte será feita de concreto comas vigas e lajotas repassadas pelo Go-verno do Paraná.

O início dos trabalhos na Vila Espe-rança foi acompanhado pelo prefeitoRafael Greca, no dia 08 de novembro.“Vamos refazer essa importante ligaçãoentre Curitiba e Colombo e devolver aosmoradores o direito de transitar em se-gurança. A cidade é uma só e espaçoscomunitários como esse têm que ser va-lorizados. Prefeito também é um pontífi-ce, que tem a responsabilidade de fazerpontes”, afirmou Greca.

Ele estava acompanhado da prefeitade Colombo, Beti Pavin, e do secretáriode Estado da Infraestrutura e Logística,

José Richa Filho. Como o Estado repas-sou as vigas, o departamento de Pontese Drenagem da Prefeitura de Curitibafará a cabeceira da ponte com o auxílio

da Prefeitura de Colombo.O secretário de Obras Públicas e

vice-prefeito, Eduardo Pimentel, expli-ca que a obra será executada em cinco

meses e que a novaponte terá 15,5metros de extensãocom 8,26 metros delargura. “Como avia é rota de linhade ônibus e de ca-minhões, a constru-ção de uma ponteem concreto eraurgente no local.Fazia mais de seteanos que Curitibanão investia naconstrução de pon-

tes de concreto, que são mais resisten-tes e garantem maior segurança aos mo-toristas e pedestres”, afirmou.

A antiga ponte de madeira que liga-va os municípios foi destruída pela pas-

sagem de um caminhão, que caiu no rioem janeiro de 2016. No entanto, o localjá estava interditado desde 2014, por nãooferecer segurança para a travessia. Aponte que está sendo refeita fica na RuaSebastião Gonçalves Pinto.

Pontes de concreto

Ao todo, serão cinco novas pontes deconcreto construídas com o apoio doEstado sobre rios de Curitiba. As obrasserão iniciadas já no próximo mês e aprevisão é que sejam concluídas até ofinal do segundo semestre de 2018.

Além da ponte no Atuba, as vigas elajotas repassadas pelo Departamento deEstradas de Rodagem (DER) serão usa-das pela Secretaria de Obras Públicaspara construção de pontes nas ruasVitorino Kaviski (córrego Campina doSiqueira, Campina do Siqueira), na 25 deAgosto (córrego Evaristo Veiga,Boqueirão), na Aleixo Schluga (córrego

Jardim Cruzeiro, Santa Cândida) e naMathias de Andrade Rocha (córrego AltoBoqueirão, Alto Boqueirão).

“É mais uma ação do Estado em fa-vor do desenvolvimento das cidadesparanaenses. Além de Curitiba, mais de200 municípios já foram atendidos comvigas para construção de pontes de con-creto”, afirmou José Richa Filho.

Aprovação

A prefeita de Colombo, Beti Pavin,destacou a retomada da parceria com aPrefeitura de Curitiba e a urgência naconstrução dessa ponte. “Sem o apoiodo Governo e de Curitiba não seria pos-sível executar essa tão importante obraque irá, depois de três anos, reintegraros moradores”, afirmou ela.

A comerciante Ezulde do Amaral, dosupermercado Esperança, agradeceu aPrefeitura de Curitiba pela execução daobra. “Me sinto feliz, honrada e agrade-cida por essa obra. Um compromissoassumido pelo prefeito que será cumpri-do. Agora, teremos novamente essa im-portante ligação e o movimento no co-mércio irá melhorar”, afirmou.

A cobradora de ônibus Indianara Go-mes, moradora de Colombo, comemoroua construção da ponte de concreto.“Agora teremos uma ponte de qualidadee mais segura. Estamos felizes que aobra, depois de anos de promessa, virouuma realidade”, disse ela.

Acompanharam o prefeito na visita overeador Bruno Pessuti, além de lideran-ças de Curitiba e Colombo.

Fotos:Pedro Ribas/SMCS

Page 4: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

4

Page 5: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

5

Curitiba ocupa 4º lugar em rankingde cidades empreendedoras

Curitiba subiu 11 posições no rankinggeral do Índice de Cidades Empreende-doras (ICE) elaborado pela consultoriaEndeavor e passou a ocupar a quartaposição entre as cidades que reúnem asmelhores condições para abertura deempresas e expansão de negócios doBrasil, mostra reportagem publicada nes-ta sexta-feira (24/11) pelo jornal ValorEconômico.

O desempenho da capital paranaenseé apontado como “surpresa” no rankingdeste ano. “Há um movimento no Esta-do do Paraná para promover os negóci-os. Os resultados são notados em cida-des como Curitiba, Maringá e Londrina”,disse ao jornal Marco Mazzoneto, coor-denador da Endeavor Paraná.

De acordo com o jornal, o resultadoda capital mostra “que os esforços paramelhorar o ambiente empresarial têmsurtido efeito”. Ouvido na reportagem,Vitor Torres, sócio da Contalizei (plata-forma de contabilidade on-line) destacouo trabalho da prefeitura e de instituiçõescomo o Sebrae e da própria Endeavorpara fomentar negócios no município.

O Valor aponta que empresas liga-das à economia digital ampliaram o re-pertório curitibano, tradicionalmente ocu-pado pelas indústrias. Entre as vantagensde Curitiba estão o custo de vida (30%menor que o de São Paulo), mão de obraespecializada, maior qualidade de vida e

investimentos públicos para facilitar aabertura de empresas, segundo Torres.

O ranking é liderado por São Paulo,seguido de Florianópolis e Vitória.Maringá (8º) e Londrina (13º) são asoutras cidades paranaenses no ranking,do qual fazem parte 32 municípios.

O levantamentoConforme relatado pelo Valor, a

Endeavor analisa o ecossistema brasileiropara empreendedorismo desde 2014,quando começou a divulgar o ICE. Alémde elaborar o ranking, a consultoria fazanálises regionais.

Na edição desta sexta, o jornal ante-cipou os resultados do índice deste ano,que serão oficialmente lançados no dia27/11 durante evento anual da FrenteNacional de Prefeitos no Recife (PE)

DesburocratizarO diretor de pesquisa da Endeavor,

Pedro Lipkin, disse ao jornal que um dosdesafios para melhorar o ambiente de ne-gócios no Brasil é reduzir a burocracia.“Além de mais ágeis na abertura de em-presas, as cidades melhor colocadas noambiente regulatório promovem mudançasem quesitos como custos dos impostos e

complexidade tributária”, afirmou Lipkin.

Ações da gestãoA Prefeitura de Curitiba vem inves-

tindo em vários dos quesitos que melho-ram o ambiente de negócios e promo-vem o desenvolvimento doempreendedorismo destacados na repor-tagem.

O projeto Vale do Pinhão, por exem-plo, foi criado no início do ano para esti-mular a instalação de empresas inova-doras e de tecnologia, sendo uma dasprioridades da gestão Greca.

Nesta quinta-feira (23/11), a prefei-tura enviou à Câmara Municipal o proje-to da Lei da Inovação, a fim de criar aregulamentação adequada para fomen-tar esta área na cidade.

Uma conquista marcante foi a esco-lha de Curitiba para ser a primeira cida-de brasileira a sediar, em 2018, o SmartCity Expo, considerado o maior eventode cidades inteligentes do mundo. A edi-ção de 2017 teve o Vale do Pinhão comoum dos destaques.

Na redução da burocracia, Curitibatirou o atraso e entrou no sistema Em-presa Fácil – era uma das poucas capi-tais que não faziam parte deste sistemaque agiliza a emissão de alvarás. Alémdisso, a renovação dos alvarás agorapode ser feito on-line, diminuindo a bu-rocracia para os empresários.

Paraná é primeiro estado a adotardispositivo para mulheres em risco

O Paraná é o primeiro estado a im-plantar o dispositivo de segurança pre-ventivo como forma de garantir a pro-teção de mulheres em situação de ris-co, sob medida protetiva judicial. Ogovernador Beto Richa e a secretáriade Estado da Família e Desenvolvi-mento Social, Fernanda Richa, apre-sentaram o dispositivo nesta segunda-feira, em Curitiba durante o evento quereuniu dezenas de mulheres, de vári-os setores da sociedade, no Salão deAtos do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Também foi apresentada a campa-nha “Você pode mais”, que aborda di-reitos, autoestima e liberdade das mu-lheres, mostrando que pequenos ges-tos ou palavras podem se caracteri-zar como violência. Os vídeos, commensagem encorajadora às mulheres,começaram a ser veiculados sábado(25), Dia Internacional da Não Vio-lência contra a Mulher.

São 15 municípios prioritárioselencados pela Coordenação da Políticada Mulher para implantar o dispositivo.A Secretaria da Família e Desenvolvi-

mento Social repassará às prefeituras ovalor do aluguel do equipamento, peloperíodo de doze meses. O investimentopara esta fase da implantação é de R$

2,6 milhões.O governador Beto Richa destacou

que o Paraná dá exemplo ao ser o pri-meiro estado a implantar programa degrande alcance para a proteção às mu-lheres. Richa ressaltou que o esforço doEstado em criar ações para proteção dosdireitos é contínuo.

Nos últimos anos, foram criadas seisdelegacias da mulher e destinadas 27 vi-aturas para reforçar a infraestrutura des-sas unidades. Também foi criado o Con-selho Estadual do Direito da Mulher eaprovado o Plano Estadual de PolíticasPúblicas para Mulheres.

“O resultado das ações é a reduçãonos índices de violência”, disse Richa.“O Paraná é o segundo estado que maisreduziu mortes de mulheres de formaviolenta. De 2010 a 2015 houve reduçãode 30,2 %, de acordo com o Instituto dePesquisa Econômica Aplicada”, ressal-tou Beto Richa.

Page 6: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

6

Page 7: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

7

Dentre várias obras da regional Boa Vista destacamos a Ponte naRua Itaciano Marcondes, no Santa Cândida. Reivindicação de longa data.

Os moradores agradecem a Regional Boa Vista.

Ponte é reformada no bairro Santa Cândida

Apresentação faz parte da turnê“Música por Todo Canto”, quepassa ainda por outros 12 bairrosda cidade até o fim de novembroA cantora Thayana Barbosa chegaao Terminal do Santa Cândidanessa terça-feira dia 7 de novem-bro para animar quem passa por alicom sua música. Acompanhada dosmúsicos Glauco Solter, Luis Otá-vio, Márcio Rosa e Valderval Filho,Thayana apresenta gratuitamente oshow da turnê “Música por TodoCanto” a partir das 15h30min.Misturando diversos ritmos, desdeo samba e o frevo até o jazz e orock, Thayana pretende colocar ospassantes para dançar e se divertircom o repertório do show, com-posto por novas canções e pormúsicas do trabalho anterior daartista, o álbum “Mar de Dentro”.Além da diversão, as composições

THAYANA BARBOSA FAZ SHOW GRATUITONO TERMINAL DO SANTA CÂNDIDA

inéditas trazem reflexão e impor-tantes questionamentos. “Frevo daEsquina”, por exemplo, fala de umasituação conhecida pela maioriadas mulheres: o medo de voltarpara casa sozinha, enquanto “OCabelo de Anelis”, por outro lado,trata do empoderamento da mulher.Este será o terceiro show da turnê,que ainda vai passar pela Praça RuiBarbosa, pelo Conservatório deMPB, Terminal Guadalupe, Merca-do Central da Praça Rui Barbosa,Rodoferroviária de Curitiba, entreoutros, sempre em praças e termi-nais de ônibus.Assim, Thayana pretende nãoapenas levar sua música a novospúblicos, mas também conhecernovos locais, agentes culturais ecenários artísticos que se desenvol-vem nas diversas áreas da cidade.

Page 8: GAZETA DO SANTA CÂNDIDA, NOVEMBRO DE 2017

8