Gazeta Julho

16
Órgão Oficial da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro • Rua Professor Gabizo, 129 - Tijuca - RJ • Administração Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter • Jornalistas Responsáveis: Francisco Maciel e Jaricé Braga - Registro Profissional nº 12629-MTB de 23.09.1977 • JULHO/2012 GAZETA DO MAÇOM GAZETA DO MAÇOM “Esta Instituição será imorredoura até que o último homem na face da Terra alcance o seu próprio aperfeiçoamento”

Transcript of Gazeta Julho

Page 1: Gazeta Julho

Órgão Oficial da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro • Rua Professor Gabizo, 129 - Tijuca - RJ • Administração Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter • Jornalistas Responsáveis: Francisco Maciel e Jaricé Braga - Registro Profissional nº 12629-MTB de 23.09.1977 • JULHO/2012

GAZETA DO MAÇOM GAZETA DO MAÇOM

“Esta Instituição será imorredoura até que o último homem na face da

Terra alcance o seu próprio aperfeiçoamento”

Page 2: Gazeta Julho

2 JULHO 2012

Em uma sessão magnífica, a Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Macaé, região dos Lagos do Estado do Rio, realizou a sua Reunião pelo Solstício de Inverno e duas comemorações históricas, seus 85 anos de fundação (24/06) e os 80 anos de seu Grão-Mestre Ir. Waldemar Zveiter (8/07).

Utilizando-se do Centro de Convenções da Cidade de Macaé, por não existirem mais Templos que possam acolher o número de Irmãos que comparecem as Sessões de nossa Grande Loja assistimos a uma reunião maravilhosa, em grau de Aprendiz com a presença dos Companheiros, Aprendizes e Mestres.

Antes da Sessão ser aberta os DeMolays entregaram ao nosso Grão-Mestre a maior Honra da Ordem, como uma constante lembrança, a confiança na Ordem DeMolay no trabalho e no protagonismo do Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter.

A Ordem Demolay entregou, através do Irmão Rodrigo Nascimento, que é o Grande Mestre Estadual da Ordem Demolay, uma placa em homenagem aos 85 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

O Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter leu para todos os presentes o teor da placa: “O Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil na ocasião dos 85 anos de fundação da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, cumprimenta seu Presidente ilustre Irmão

Waldemar Zveiter – Sereníssimo Grão-Mestre, pelos excelentes resultados obtidos em favor da juventude através da Ordem DeMolay, da Maçonaria, da Pátria e da Humanidade, com votos de continuado sucesso. Fraternalmente – Paulo Heitor – Grande Secretário Geral – Hugo Pinto – Grande Mestre Nacional”

O Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter disse que era com emoção que recebia aquela homenagem da Ordem DeMolay: “Não é a primeira e sei que depois dela não haverá outra, mas não será a última, pois nós todos nos encontraremos um dia na Grande Loja do Oriente Eterno quando todos saberemos nos reconhecer como verdadeiros Irmãos. Vocês, jovens DeMolays, sobrinhos, são a esperança de nossa continuidade e a certeza dessa esperança é a presença de vocês sempre quando é necessário no início das nossas reuniões.”

Durante a Sessão também foram lidas as Atas de Fundação da Grande Loja Symbólica do Rio de Janeiro (1927) e a ata de fundação do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro (1944), nomes primeiros das Obediências que originaram a Grande Loja da Guanabara e a Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro, respectivamente, que, ao se fundirem, formaram a nossa hoje Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

Com momentos repletos de emoção que nos levou a encher os olhos d’água, notadamente na entrada das Cunhadas onde a nossa Cunhada Cecília Zveiter chegou às lágrimas durante os

Parabéns que o Círculo Feminino Claudia Diz Zveiter cantou ao nosso Grão-Mestre.

Estavam nesta Sessão Histórica, presidindo nossos Trabalhos, o nosso Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter, o Eminente Grão-Mestre djunto José Ricardo Salgueiro de Castro, nosso amado PGM Claudio Moreira de Sousa, nosso PGM Paulo Alexandre Elias, Veneráveis Mestres Élcio Nascimento Pontes da Loja Gonçalves Ledo n° 49 e o Venerável Mestre Marcos Vinicius Marins Crespo da Loja Perseverança Segunda n° 8, citados por serem as Lojas que patrocinaram o evento, além dos Membros do Conselho Consultivo do Grão-Mestrado e do Grande Conselho de Justiça da GLMERJ, bem como alguns Veneráveis da Região por convite de nosso G.M.

Não poderia deixar de registrar a participação e apoio do Irmão Elcio Nascimento Pontes, pelo trabalho incansável para que os 85 anos da nossa Grande Loja fosse um momento marcado na história de Macaé e da Maçonaria Brasileira.

O nosso PGM Luiz Zveiter não pode comparecer pelo momento importante que vive a política no Estado com as eleições próximas, pois como todos sabem ele é o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

Um dia histórico e feliz para toda a Maçonaria do Rio de Janeiro e por que não dizer do Brasil.

Fernando Paiva – Past Grão-Mestre Adjunto

Magnífica e Inesquecível Sessão 85 anos da GLMERJ e

80 anos do SGM Waldemar Zveiter

Page 3: Gazeta Julho

3JULHO 2012

Page 4: Gazeta Julho

4 JULHO 2012

Page 5: Gazeta Julho

5JULHO 2012

Crescimento acelerado e contínuoA Loja Frei Caneca nº. 180, trabalhando para o

engrandecimento da Maçonaria Universal de uma forma geral e para o seu próprio em particular, trouxe à luz o Ir.: HAMILTON MANOEL TORRES MARTINS, em Sessão Magna prestigiada com a presença de dezenas de IIr.:, entre eles: representantes da Alta Administração da G.:L.:M.:E.:R.:J.:, IIr.: Sidney Lacé - 1

º Grande Vigilante, Jucil Mendes Alves da Silva – Grande Cobridor, Guaraci Conde, Waldecir Pereira dos Reis e Walter José Guimarães - Assessores do Grão-Mestre, José Luiz Martinelli – Delegado do 27º Distrito e, Helio Chaves – Delegado do 19º Distrito; das Lojas Sanches Braga Filho, Cavaleiros de Adoniram e Arnaldo Jabour, representadas por seus Veneráveis Mestres IIr.: Ivo Rodrigues de Azevedo, Claudio Rangel e Iranildo Moraes respectivamente; da Loja Progresso e Ordem – 36, esta representada pelos IIr.: Mestres Instalados Durval Cardoso Filho e Giuseppe Mileto.

Para o Irmão Waldecir Pereira dos Reis, Assessor do Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter, falou de sua EMOÇÃO em estar presente a mais uma iniciação com um diferencial todo especial: o profano Hamilton Manoel Torres Martins é o segundo genro iniciado em nossa Loja, sendo o primeiro o Irmão Anderson da Silva Martinelli, que são sementes plantadas e que darão bons e grandes frutos para a Loja e para a nossa Ordem.

O neófito HAMILTON MANOEL TORRES MARTINS declarou, em seu pronunciamento, a emoção e a felicidade que o acometia por haver ingressado nessa grande família. Agradeceu ao seu padrinho, Anderson da Silva Martinelli, pela confiança depositada.

Ao término da sessão, o Venerável Mestre Ir.: Augusto Medeiros de Paiva convidou os presentes para um ágape fraterno que teve lugar no salão de banquetes da Loja.

Loja Urias 2 nº 66 faz grande sessão para posse do novo Venerável

A centenária Loja Urias 2 nº 66, no dia 19 de junho de 2012, realizou uma Sessão Magna de Posse do Venerável Mestre e de todos os membros da nova administração.

O Irmão Sidney Lacé, 1º Grande Vigilante da GLMERJ, foi convidado para ser o VM Investidor, e convocou o Irmão Carlos Alberto Nascimento, Assessor do Grão-Mestrado, para com ele realizar a cerimônia.

Foi investido no cargo de Venerável Mestre o Irmão Reinaldo Góes do Espírito Santo, eleito que foi como candidato único da Loja, que, mais uma vez, mostrou ao mundo maçônico que é fácil uma convivência harmônica e fraterna, quando todos os obreiros de uma Loja estão caminhando numa mesma direção.

Com destacada e competente atuação do M. I. Irmão Denis Maldonado, como Mestre de Cerimônias, a sessão teve seu

prosseguimento com a realização da investidura e posse, de todos os membros da administração 2012/2013.

Após a investidura, o Irmão Sidney Lacé, representando o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Waldemar Zveiter, transmitiu ao agora Past Master Irmão Sebastião Porto congratulações pela exitosa gestão que se

encerrava, e, ainda em nome do Sereníssimo Grão-Mestre, augurou ao novo Venerável Irmão Reinaldo Góes o mesmo êxito do seu antecessor.

Ao final da cerimônia, o Venerável Mestre convidou a todos para um jantar de confraternização, onde a alegria que se sentiu em Templo continuou contagiando a todos.

Page 6: Gazeta Julho

6 JULHO 2012

“Meu orgulho por ter sidoeleito por mais um mandato”

Temos falado em nossa Loja e até mesmo em visitas às Lojas co-irmãs da necessidade de colocarmos em prática os conceitos de nossa filosofia.

Toda atividade maçônica desenvolvida em Loja é o exercício do conhecimento através dos símbolos que nos são próprios para a livre investigação da verdade. Por isso, deve compreender que esse exercício é inesgotável.

Temos a alegria de trabalharmos com os nossos conceitos e temos plena consciência que o objeto do conhecimento é infinito em quanto nós, sujeitos, somos finitos. Saber em Maçonaria é saber que não se sabe definitivamente nada.

Os trabalhos maçônicos nos levam a uma ordem prática e dupla que é o fazer e o agir.

O fazer em Maçonaria nos conduz ao domínio da arte real através de uma Obra sensível de nos lapidarmos, enquanto agir significa uma condução do ponto de vista moral que são as exigências do bem comum.

A Obra do pedreiro livre não comporta imoralidade, pois se assim fosse sairia do domínio da arte real, que se baseia no amor ao próximo.

Não podemos viver isolados em nossas Lojas, como se fossemos divididos em castas. Faz-se necessário vivermos em fraternidade, estendendo os laços morais, envolvendo Irmãos de todas as Lojas, buscando a convivência familiar, compartindo com nossas famílias, deixando de fazermos uma Maçonaria especulativa para fazermos uma Maçonaria prática e comportamental.

Maçonaria na prática vai muito além do conhecimento, já que o conhecimento é o meio e não o fim.

A Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro em 22 de Junho de 2012 completou 85 anos de fundação, tendo nosso Sereníssimo Grão Mestre, Ir.: Waldemar Zveiter, dado grande contribuição à Ordem Maçônica e ao povo brasileiro. Como exemplo, podemos citar suas mensagens com destaque para os temas: Código Florestal, Ética Ambiental e desenvolvimento Sustentável; manual de Procedimentos Maçônicos e Amazônia e a Cobiça Internacional.

Quanto ao Manual de Procedimentos Maçônicos, este visa atender a necessidade de integrar a Instituição Maçônica no trabalho da comunidade visando retornar as atividades sociopolíticas - não partidária. Este é o meio que temos estendermos nossa antiga posição de liderança já exercida pelo nosso Sereníssimo.

E m p o s s a d o s p a r a m a i s u m a n o administrativo, aproveitamos para registrar as realizações do período 2011/2012 de nossa Loja Maçônica Vigilância 1:

Manutenção: 1. Tampão da calçada que protege o registro de água para combate a incêndio. 2. Rampa de acesso à calçada na entrada da garagem. 3. Pintura do portão e todo

gradil da frente do prédio. 4. Trocas da cremalheira e roldanas do portão automático. 5. Troca de duas placas de granito quebradas embaixo do segundo portão. 6. Troca de telhas quebradas e arremate de todo telhado da churrasqueira. 7. Conserto e Manutenção da churrasqueira com a troca de 30 tijolinhos danificados. 8. Substituição das cantoneiras que guardam as tabuas usadas em eventos. 9. Pintura de toda garagem e área da churrasqueira. 10. Pintura interna de todo prédio (salão de festas, banheiros e Átrio, corredores, hall de escadas e corredores). 11. Conserto do vazamento no templo, com colocação materiais isolantes (manta asfáltica) e reparo no gesso do rebaixamento do templo. 12. Compra de equipamentos para apoio em serviços gerais - lavadora e maçarico. 13. Compra de 50 pratos rasos para a cozinha. 14. Conserto dos trincos dos banheiros danificados. 15. Substituição de lâmpadas na garagem. 16..Decoração do salão de festa, com plantas ornamentais. 17.Compra de 4 ventiladores de coluna. 18. Compra de Micro-Ondas

Sessões Ritualísticas Magnas: 1) Duas Sessões Magnas se Iniciação 2) Uma Sessão Magna de Elevação 3) Duas Sessões Magnas de Filiação.

Sessão Ritualística Especial: Banquete Maçônico Sessões Conjuntas: 1) Duas Sessões Conjuntas Com a Loja Maçônica Arariboia 2) Duas Sessões Conjuntas Com a Loja Maçônica Nova estrela do Oriente 3) Uma Sessão Conjunta Com a Loja Maçônica Joaquim Rodrigues D’Abreu 4) Uma Sessão Conjunta Com a Loja Maçônica O Pacificador 5) Uma Sessão Conjunta com 04 Lojas (Lib.:05; Indenp.: 19 e Evol.; Alac.: 163 e Vig.:) 6) Uma Sessão Conjunta com as Lojas Maçônicas Solid.: Univ.: e Joaq.: Rodr D’Abreu).

Eventos Especiais: 1)Palestra - Tema: Cargos Litúrgicos e Atos Litúrgicos - Por: Ir.: Fernando Paiva 2) Palestra: Maçonaria Auto-Sustentável - Um Ideal a ser Planejado - Por.: Charles Collyer Junior 3)Título de Membro Honorário ao Ir.: Fernando Paiva 4) Revisão do Estatuto / 5) Evento de Natal – Em 16/12/2011 6) Aniversário da Loja: DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2012, ÀS 20h, A SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO DOS 143 ANOS. 7) Restauração do Bethel # 3 – Cidade de Niterói / Eventos Beneficentes: 1) Festa Caipira: Evento Beneficente, cujo resultado encontra-se depositado na conta destinada a Solidariedade. 2) Baile: Festa com o artista Mauro Costa Junior, em prol do Menor Jhony Vicente 3) Bingo Beneficente em prol do Beto - Professor de Música - Este Evento foi realizado através do Departamento Feminino.

José Fernando Coelho Val Quintans - Venerável Mestre ARFGBLM VIGILÃNCIA Nº 1 - GLMERJ

Page 7: Gazeta Julho

7JULHO 2012

Reunião histórica nos Ritos York e REAA

Recentemente no novo Templo do Condomínio Maçônico Força e União, situado na Ilha de Santa Matilde na Barra da Tijuca, foi realizada uma Sessão Conjunta com a presença das Lojas do XXX Distrito e convidadas, a saber: Loja Amor e União, 98 - V:.M:. Rafael Cota; Loja Antonio Monteiro Martins, 139 - V:.M:. Magno Costa Vidal; Loja Força e União, 141 - V:. M:. José Ronaldo; Loja Gênesis 1ª, 162 V:. M:. Carlos Andre Moreira Chelfo; LoJa Vital Brazil, 169 V:. M:. Ricardo Fernando Ayres Silva e a Loja Barra da Tijuca, 173 - V:. M:. Marcelo Guimarães Lopes.

Registramos com muita alegria a presença do Grande Secretário Irmão Wilson Correa Souza Neto e do Irmão Lael Vital Brazil.

Por si só esta primeira reunião conjunta, estimulada e organizada pelo Delegado do XXX Distrito Ir:. Rafael Mussi, mereceria o adjetivo de histórica, mas algo, talvez inédito, também ocorreu, pois como temos duas Lojas que trabalham quarta-feira - Loja Gênesis 1ª 162 e Loja Vital Brazil 169 - coube aos

respectivos VV:. MM:. presidirem em dueto os Trabalhos. Mas a Loja Gênesis trabalha no Rito de York e a Loja Vital Brazil no REAA, e então a Ritualística foi conduzida de tal forma pelos IIr:. Ricardo Ayres (REAA) e Carlos Chelfo (York) que tivemos entrelaçadas as características preservadas de ambos os Ritos, de forma que todos os OObr:., do REAA e do Rito York puderam vivenciar a Abertura, demais itens da ordem dos trabalhos e encerramento tal qual cada Rito opera no Grau de Aprendiz Maçom.

E mais: na Ordem do Dia tivemos brilhantes palestras, a do Ir:. Paulo Roberto Marinho, membro do Conselho Permanente de Liturgia do REAA sobre a Unificação dos Trabalhos no REAA e a do Ir:. Rafael Mussi sobre as Similitudes dos Ritos de York e REAA e sobre os Graus Maçom da Marca e Nauta, complementadas pelo Ir:. Marcelo Lopes sobre a estrutura das Lojas no Brasil ligadas diretamente a Grande Loja Unida da Inglaterra e como os Trabalhos ocorrem no Brasil e na Inglaterra.

Vários IIr:. fizeram perguntas sobre os temas expostos e os VV:. MM:. fizeram uso da palavra sobre as características das próprias Lojas e hipotecando apoio ao evento e sugerindo outras ações conjuntas.

Ao final dos Trabalhos ficou acertado que nosso Delegado Ir:. Rafael Mussi irá organizar novas reuniões desta natureza, de integração de Lojas de Ritos diferentes, sendo lembrado pelo Delegado que na última reunião da GLMERJ nosso Sereníssimo Grão-Mestre Ir:. Waldemar Zveiter divulgou que, além dos Ritos de York, Schröder e REAA, teremos brevemente os Ritos Adonhiramita e Brasileiro.

Por fim nosso Delegado exortou que o mais importante de tudo são as ações em prol do congraçamento entre os IIr:. do Distrito e residentes no entorno, fortalecimento e união da Família Maçônica e ações conjuntas de Filantropia, tudo dentro dos preceitos de nossa Sacrossanta Instituição.

Ubaldo Monteiro Rosa - M.·.I.·. A.·.R.·.L.·.M.·. Vital Brazil, 169

Page 8: Gazeta Julho

8 JULHO 2012

Três Potências e Quatro Novos Iniciados

No dia 27 de maio, a Loja Fraternidade Universal nº. 52, em uma Sessão Magna, iniciou quatro novos Irmãos, sendo este momento histórico para a Loja e para a Maçonaria Universal prestigiado por mais de 65 Irmãos representantes de 16 Lojas co-irmãs jurisdicionadas às três potencias maçônicas regulares. Os Irmãos iniciados foram Marcio Pretel Bermal, Wagner Antonio Barboza, Leonardo Oliveira Silveira Santos e Vinicius do Nascimento, sendo este ser oriundo da Ordem DeMolay.

Também presentes os Irmãos Marcelo Costa – Venerável Mestre da Loja Viajores da Luz e da Paz do Grande Oriente Independente, Ir. Ary Jorge Conselheiro Estadual do GOB-RJ, Ir. Silvio Rodrigues Laranja – Secretário Adjunto do Rito Adonhiramita, Ir. Carlos Valente – Delegado da 16ª Região e Irmão Jose de Andrade Silva – Primeiro Grande Diácono da GLMERJ.

Além deste singular momento de grandes emoções para todos que estiveram nesta cerimônia iniciática, o nosso Irmão Robson Duarte passou por um momento ímpar de sua vida, quando, daquele momento em diante, chamaria para sempre de Irmão seu filho Vinicius Duarte.

Ao final dos trabalhos, o Venerável Mestre Jorge Bernardo Teixeira, agradeceu a presença de todos e convidou para a posse do novo Venerável Mestre Irmão Adauto Conceição Caldas, que foi realizada no dia 18 de junho.

Page 9: Gazeta Julho

9JULHO 2012

Posse do Venerável Mestre da Loja 13 de Maio nº 182

“Quem visita é visitado”

Não podemos negar que a posse do Irmão Paulo César como Venerável Mestre da Loja 13 de Maio n° 182 foi uma posse muito esperada um dos “xodós” da nossa Jurisdição pelo empenho e capacidade de trabalho diuturnamente em prol dos Irmãos e de suas dificuldades como Grande Hospitaleiro da Grande Lojas Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

Passou-lhe o malhete o Ir. Eduardo Almeida Pernambuco que, pelo aplauso de todos e testemunhos em Oratória, realizou um brilhante e maravilhoso trabalho na Loja.

Estiveram presentes os membros da Alta Administração Ir. Sidney Lacé, 1° Grande Vigilante da GLMERJ, Ir. José Maria de Souza, Ir. Guaracy Conde, Ir. Ronaldo, Ir. Rodrigues (nosso mestre do cajado), Ir. Jucil Mendes da Silva e Ir. Saulo Ferreira Lopes. O fotógrafo foi nosso querido Ir. Fernando Pacheco.

Compareceram os Veneráveis Mestres: Ir. José Ângelo Moreira de Jesus V.M. da Loja Monteiro Lobato N°173 (REAA-GLMERJ); Ir. Agnaldo de Sá Filho V.M. da Loja de Estudos e Pesquisa Maçônicas Luz e Saber (REAA-GLMERJ); Ir. Romulo Cordeiro V.M. da Loja Romã n° 1627 (REAA-GOB-RJ).

A Loja Evolução de Alcântara N° 163 (YORK-GLMERJ) realizou a cerimônia de posse do Venerável Mestre Irmão Jorge Calixto, com do Past Grão-Mestre Adjunto Fernando Paiva representando o Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter, o Irmão Antonio Delegado do Grão-Mestre Waldemar Zveiter, além dos Veneráveis Mestres: Ir. José Fernando de Val Quintans, V.M. da Loja Vigilância n° 1 (REAA-GLMERJ); Ir. Elmo Machado de Azevedo, V.M. da Loja Liberdade Igualdade e Fraternidade n° 5 (YORK-GLMERJ); Ir. José Jomar Barbosa de Assis, V.M. da Loja Evolução Gonçalense n° 50 (REAA-GLMERJ); Ir. Eduardo Vitor Pereira,

V.M. da Loja Solidariedade Universal n° 103 (SCHRÖDER-GLMERJ); Ir. José Ribamar Pereira Vale, V.M. eleito Loja Vitória de Maricá n° 92 (YORK-GLMERJ); Ir. Luiz Antônio da Silva Carvalho, V.M. Loja Architekton n° 124 (REAA-GLMERJ); Ir. Gilberto da Silva Sousa, V.M. da Loja José Nunes dos Santos n° 174 (REAA-GLMERJ); Ir. André Maurício Eduardo, V.M. Loja Marcelo Germano da Costa (REAA-GOIRJ).

Tal representatividade se fez presente pelo grande carinho que todos os Veneráveis têm pelo Ir. Jorge Calixto, pela sua presença constante em visitas às demais Lojas, dando razão àquela máxima: “Quem visita é visitado.”

A ArroganteE x e r c i a p r o f i s s ã o d e m é d i c o

otorrinolaringologista, durante 50 anos.Trabalhava em vários lugares: consultório

particular, ambulatório e pronto-socorro. Pelos meus cálculos, já fiz mais de 60 mil lavagens de ouvido.

No dia a dia do consultório atendemos pessoas alegres, deprimidas, obsessivas, maníacas...

A aparência das mulheres maníacas caracteriza-se por roupas demasiadamente coloridas e chamativas, às vezes curtas e decotadas, muitos enfeites, perfume em excesso e atitudes arrogantes. No popular, são chamadas peruas.

Rosalva adentrou no consultório e, pela indumentária e trejeitos, intui: perua! Ao examiná-la, constatei a presença de uma rolha de cera obstruindo o conduto auditivo externo. Para remover a cera era preciso amolecê-la. Prescrevi, como de rotina, usar cerumim e retornar após 5 dias.

Dito e feito: no tempo aprazado, Rosalva retornou acompanhada do esposo. Marido de maníaca de um modo geral é pouco falante, acanhado, escondendo sua tristeza.

Usando uma seringa metálica e jato d´água morna, retiro do ouvido uma volumosa quantidade de cera. A perua olha para o marido e aos gritos exclama:

– Tá vendo, Oscar, você diz que eu tenho droga na cabeça, mas é cera!

Sem perder a pose, contesto: – Minha senhora, eu lavei seus ouvidos, não lavei

sua cabeça. Com certeza perdi a doente, mas ri três dias.Ir. Dr. Ary Guilherme Ferreira - Loja Rei Salomão

41 nº 83

No Colégio Brasileiro de Cirurgiões dia 12 de setembro será a noite de autográfo “o livro Mineiro Maneiro” das 19 às 21 horas. Rua Visconde Silva, 52 - 3º andar. Cada exemplar custa 20 Reais.

Page 10: Gazeta Julho

10 JULHO 2012

EDI DE OLIVEIRA BRAGAUM PATRIMONIO FRATERNO

A identificação entre a GLMERJ e o nosso inexcedível EDI DE OLIVEIRA BRAGA, se justifica plenamente. Essa cumplicidade durou exatamente trinta e três anos da mais perfeita simbiose.

Pode ser considerado como uma das fontes mais ricas em todos os processos eleitorais de nossa alta administração. Sua extraordinária capacidade de trabalho desenvolvida ora como Venerável da mui gloriosa Loja Rei Salomão Quadragésima Primeira n.º36, como assim se ufanava dizendo, ora um fundador das Lojas: José Rocha Neto n.º133, Comendador Afif Georges Farah n.º135, Fraternidade de Rio das Ostras n.º164, Domingos da Silva Cunha n.º167 e Cavaleiros de São Jorge n.º185, não impediram que permanecesse sempre fiel a tradição dos nossos landmarkes, princípios norteadores que o fizerem um maçom de escol.

Eu o vejo como um pescador. A traçar os nós de sua rede de sabedoria afetiva maçônica, e a criar mosaicos fraternos para o aperfeiçoamento no seu permanente aprendizado, como se estivesse no córrego do tempo bateando seu tesouro na busca da palavra perdida. Porém. Edi era muito mais que um carvão puro. Era uma joia já lapidada de valor incomensurável. Um diamante em forma de pessoa. Em toda a sua universalidade de Edi de Oliveira Braga, escolheu seixos, contou conchinhas à beira mar, foi navegante, albatroz, e se fez porto-seguro. Lançou suas amarras, enfrentando todas as intempéries do tempo, cataclismos, decifrando todas as cartas náuticas, descobriu todos os mares, como um grande velejador, identificou todas as rochas douradas, da pedra bruta a polida, porque somente ele tinha o dom especial de navegar com as estrelas. Afinal, ele era uma delas. E Edi era esse farol de muitas milhas daqui – quanta luz! – que não se pode aquilatar a magnitude de seu clarão. Incansável, mesmo não tendo cursado a Escola de Sagres, navegou por mares nunca dantes navegados singrando em todos os oceanos da nossa estima e melhor afeição. Edi, em sua trajetória de vida, fez de sua nave vida um propósito para fazer do seu próximo um verdadeiro irmão e nesse passeio terráqueo esotérico chegar bem mais próximo dos ensinamentos do GADU na busca do aperfeiçoamento humano. Edi fazia uma maçonaria despida de adjetivos e sem qualquer alegoria. Pautava pelas cores da simplicidade e da compreensão. Nunca se ouviu dele um senão de rancor, um gesto desavisado de repreensão. Edi era a mais pura docilidade em forma de gente. Era como nós chamamos: um homem mansidão. Por certo a lua hoje ao despontar nas ondas, chegará turvada, pois o mar está sem espuma e sem força suficiente para quebrar até a areia. O nosso pescador içou sua rede e descansou para sempre. Com certeza o nosso Pai Celestial irá convocá-lo para ser o seu Grande Secretário de Patrimônio Celestial. Agora é dever nosso ficar memorizando tua voz dócil para todo e sempre, assim como os búzios guardam eternamente o ruído da praia. Fique certo amorável irmão Edi tua passagem fez de nossa vida um imenso ramalhete e o seu perfume esvair-se-á gradualmente pela fenda de um cristal alojado em nosso coração, chamado simplesmente de saudade. Ide ao encontro do GADU na santa paz!

Edson Oliveira dos Santos - Past Master da Loja Liberdade, Igualdade e Fraternidade n.º 05 - Oriente de Niterói - RJ

Page 11: Gazeta Julho

11JULHO 2012

Um nome: Pedro Marques

Loja Cavaleiros da Justiça nº 183 dá Posse ao mais Jovem Venerável Mestre da Jurisdição

Recentemente registramos uma homenagem das mais justas que nossa Ordem poderia ter feito nestes últimos anos. A Loja Evolução n° 2 (REAA-GLMERJ), nas suas reformas do Templo, realizou sessão específica para inaugurar seu elevador, seu mostruário com as fotos e história da Loja realizado pelo Mestre de História da Loja Ir. Heraldo Soutelino, e a SALA PEDRO MARQUES, proposta do querido Ir. Julio, nome dado a Sala dos Passos Perdidos a um Maçom que partiu para o Oriente Eterno e deixou para todos nós grande exemplos como verdadeiro Maçom.

Se a Maçonaria tem por fim a caridade, a caridade sempre teve nome na GLMERJ: Pedro Marques.

Maçom maior, Venerável desta centenária Loja por quatro vezes, um dos construtores de seu templo com suas próprias mãos, foi Secretário de Relações Internas da GLMERJ, sendo seu Assessor Litúrgico, dirigindo a Sagração dos Templos da Obediência por mais de 30 anos.

Sua maior vitória maçônica foi a realização anual de eventos que mantiveram a APAE de

Niterói funcionando, bem como a Construção de Pavilhão para crianças aidéticas na Casa de Magdala.

Todo esse numerário foi mantido durante inúmeros anos com a realização do Baile da Ternura e da Primavera, onde compareciam inúmeros Irmãos e profanos, chegando ao ponto de acharem que estes eventos eram uma rotina obrigatória para a Ordem na Cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro, independendo de Obediências.

A Maçonaria nos ensina a vencer os percalços que se apresentam pela AMPLA incompetência da Cia. de Energia Elétrica da Cidade: faltou luz ao iniciar o evento, mas tudo foi realizado a Luz de Velas, sendo impedida apenas a inauguração do elevador da Loja pelos motivos óbvios.

A competência que faltou à AMPLA sobrou ao Venerável Mestre da Loja, o Irmão Silvio Laviola do Amaral e sua Administração, fazendo a sessão e todos os trâmites necessários para sua grandeza e brilho.

Compareceram o Irmão Claudio Moreira de

Sousa, nosso Eminente Past Grão-Mestre e filho da Loja, os Veneráveis Mestres da Loja Vigilância n° 1 Ir. José Fernando de Val Quintans e sua Comitiva, Ir. Luiz Henrique Pereira Cunha Venerável Mestre da Loja Claudia Maria Diz Zveiter n° 147 e sua comitiva, o Ir. Orquinezio V.M. eleito da Loja 3 Malhetes e sua Comitiva, o G.S. de R. I. da GLMERJ Ir. Wilson Correia de Souza Neto como representante do nosso Grão-Mestre Waldemar Zveiter, o Grande Secretário de Eventos da GLMERJ Ir. José Emídio dos Santos, o Grande Cobridor Adjunto da GLMERJ Ir. Jucil Mendes Alves da Silva, os Delegados do Grão-Mestre IIrr. Jânio Wandermurem Ramos e Antônio Pedro dos Santos Sousa, o Grande Secretário de Assuntos Paramaçônicos GOB-RJ Ir. Vandir da Encarnação dos Santos, Ir. Sergio Manhães representado a Assembléia Legislativa Estado do GOB-RJ e nosso querido Past Grão-Mestre Luiz Zveiter, que não podendo comparecer por motivos profissionais, foi por representado pelo Past Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro Ir. Fernando Paiva.

Em festiva noite do dia 02 de julho de 2012, a Loja Cavaleiros da Justiça nº. 183 se reuniu no magnífico Templo da Loja Perfeita União 8 nº.70, no Oriente do Riachuelo, para a Sessão Magna de Instalação e Posse do seu novo Venerável Mestre, Irmão MARIO AUGUSTO MURIAS MENEZES JUNIOR.

O Venerável Mestre Irmão MARIO AUGUSTO MURIAS DE MENEZES, visivelmente emocionado, pois estava presidindo os trabalhos da Loja em seus derradeiros momentos, pois transmitiria o cargo ao seu filho MÁRIO AUGUSTO MURIAS DE MENEZES JUNIOR, designou como Mestre Investidor o Irmão João Pessoa das Chagas.

Com a simplicidade e competência de grande conhecedor do Rito de York, o Ir. João Pessoa conduziu a Cerimônia de Instalação e Posse de forma perfeita, cumprindo fielmente o ritual.

A seguir deu posse, também, aos Vigilantes, Tesoureiro e Cobridor Externo.

Na sessão, em Templo absolutamente cheio, estiveram presentes diversas Lojas co-irmãs com seus Veneráveis e Obreiros, como: Loja Perfeita União 8/70, com seu VM Irmão Edson Baptista da Silva, que, como de costume, nos recepcionou como muita fidalguia.

A Loja Silence 1/65, com seu VM Irmão Cláudio Augusto de M.Araújo; Presente também a Loja Martin Luther King nº. 63, com as presenças dos Irmãos João Lacurte e Adauto Luiz S. Cruz.

O Irmão SIDNEY LACÉ, 1º Grande Vigilante, representante do Sereníssimo Grão-Mestre Irmão WALDEMAR ZVEITER,

acompanhado de grande comitiva da GLMERJ - composta dos Irmãos Darcy da Silva Braga e João Pessoa das Chagas (delegados); Carlos Alberto (Gde.Hosp.Adj); Paulo Amaro ( G d e . M . C C e r . A d j ) ; J o s é E . S a n t o s (Gde.Sec.Esp.Transp.Log.); Jucil Mendes (Gde.Cobr.Adj), e dos Assessores do Grão Mestrado, Irmãos Guaraci Conde, Carlos A. Nascimento e Baltazar F.Vilela.

Também presente, o Irmão Fernando Paiva (PGM Adj.) - transmitiu a sua mensagem de felicitações .

O Irmão Sidney Lacé, em nome do Grão-Mestre Irmão Waldemar Zveiter, e como seu representante transmitiu as congratulações à Loja, ao Venerável Mestre que deixava o cargo e ao novo Venerável, Irmão Mário Junior, augurando-lhe prosperidade e muita harmonia.

Mais ainda: o Irmão 1º Grande Vigilante, que já presidira a instalação da Loja, e também a

posse do Irmão Mário (pai), novamente prestigiou a Oficina ao presidir a posse de seu terceiro Venerável Mestre, e falando, agora em seu nome, parabenizou o Irmão Mário (pai) por seu trabalho na liderança da Loja, discorreu sobre o sucesso de seu mandato em momento de difícil transição, logrando êxito em apresentar, em menos de um ano, uma Loja harmônica, forte e pujante, desejando ao Venerável Mestre recém-empossado, Irmão Mario Junior, o mesmo sucesso, quiçá, maior ainda.

Após a entrada dos convidados, onde devemos destacar a linda Cerimônia do Fantasma de Jacques DeMolay, encenada pelos sobrinhos DeMolays, e a homenagem recebida pelo, agora, Past Máster Irmão Mário, feita pela cunhada Zélia Borges Delle Viana, presidente do Grupo Feminino, todos foram convidados a participarem do ágape oferecido pela Loja.

Page 12: Gazeta Julho

12 JULHO 2012

Um Solidário Banquete Ritualístico

Homenagem do Bethel 09 Susie Holmesda Ordem Internacional das Filhas de Jó

A Loja Maçônica Solidariedade Universal n° 103, que trabalha no Rito de Schröder e pertence à Jurisdição da GLMERJ, realizou recentemente um Banquete Ritualístico na cidade de Niterói em uma Sessão presidida pelo Venerável Mestre Ir. Pedro Sergio Franco Rosa, com a presença de vários Veneráveis Mestres e de todas as Lojas da das cidades de Niterói, São Gonçalo, Delegados do Grão-Mestre Waldemar Zveiter Irmãos Jânio Wandermurem Ramos e Antônio Pedro dos Santos Sousa e o Irmãos Ubirajara de Souza e Ubirajara de Souza Filho, membros da nossa Alta Administração.

O Seren í s s imo Grão-Mes t re fo i representado pelo Irmão Fernando Paiva que, na oportunidade, representou também o Past

Foi realizada a cerimônia solene dos 15 anos do Bethel 09 Susie Holmes da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Esse evento contou com a participação das Lojas Maçônicas que contribuíram com ajuda financeira para a realização do mesmo.

Do Grande Oriente Independente, as Lojas Pirâmide do Saber, Estrela do Saber, Acácia da Tijuca, Luz do Universo e Luz do Oriente, do Grande Oriente, as Lojas José Alves Maciel, Obreiros de Irajá, União e Tranqüilidade, Esperança de Nictheroy e Acácia do Lavradio. A Grande Loja Maçônica do Rio de Janeiro se fez representar pelas Lojas Romã 23 n° 73, Portal da Luz n° 116, Monteiro Lobato n° 172, D’Artagnan Dias Filho n° 148, José Rocha Neto n° 133, Flauta Mágica do Rio de Janeiro n° 170, 13 de Maio N° 182, Imparcialidade e Caridade n° 68, Igualdade II N° 122 e Antônio Monteiro Martins N°139. Todas as Lojas fo ram agrac iadas com d ip loma de agradecimento pela ajuda que foi dada ao Bethel.

Estiveram presentes no evento o Venerável Mestre da Loja 13 de Maio, Eduardo Pernambuco; o Venerável Mestre da Loja Romã 23, Irmão Egídio Antônio Ramos; o Venerável da Loja Flauta Mágica, Hélio Assis; o Mestre Maçom André Bizarria da Loja Portal da Luz e Membro-Honorário da Loja Acácia do Lavradio; o Aprendiz Carlos Alberto da Loja Imparcialidade e Caridade e o Comendador Ir. José Maria de Souza que é Secretário de Assuntos Para-Maçônicos da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro e Fundador da Ordem das Filhas de Jó no Brasil, que recebeu o diploma da Loja Monteiro Lobato, e uma homenagem individual, com um diploma, por seu carinho e dedicação à Ordem Filhas de Jô e DeMolays, bem como o Irmão André Bizarria, que também recebeu uma Homenagem, pois foi através dele que 10 Lojas da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, contribuíram ajudando o Bethel, na realização de seu evento.

Em ambos os Diplomas, em seus dizeres, constavam os RELEVANTES SERVIÇOS prestados à Ordem das Filhas de Jó Internacional. Os Diplomas foram entregues pela Honorável Rainha Raissa Tassinari.

Segundo o Ir. José Maria: “É preciso apoiar sempre a nossa juventude. SALVE AS FILHAS DE JÓ!”

Grão-Mestres Luiz Zveiter e Claudio Moreira de Sousa.

Os Veneráveis de Lojas da GLMERJ presentes foram: Ir. José Fernando Coelho Val Quintans da Loja Vigilância n° 1 (REAA) e o Ir. Jorge Calixto da Fonseca da Loja Evolução de Alcântara n° 163, os Irmãos Veneráveis do GOB-RJ, que eram a maioria, e o Irmão Orquinézio de Oliveira do Grande Oriente do Brasil, que é a figura símbolo da união das Obediências em Niterói e São Gonçalo, considerado por todos como um dos Maçons mais completos que conhecemos.

Na oportunidade foram entregues as medalhas de 5, 10, 15 e 25 anos dos Irmãos da Loja, sendo a de 25 para nosso querido fundador Ir. Ubirajara de Souza.

Page 13: Gazeta Julho

13JULHO 2012

Os 165 Anos Nada Silenciosos da Loja Silence

A Loja Silence 1 nº 65(REAA-GLMERJ comemorou no Palácio Maçônico da Rua Mariz e Barros no Rio de Janeiro os seus 165 anos de fundação. Com uma vibrante história, esta Loja era Inglesa, passou a fazer parte do GOB, foi fundadora da Grande Loja do Distrito Federal (Rio de Janeiro e não Brasília), passou a fazer parte da Grande Loja do Estado da Guanabara e hoje, depois de terminar o Distrito Federal no Rio de Janeiro, depois de terminar o Estado da Guanabara faz parte do universo de Lojas da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

Ela tem dois números porque o 1 era oriundo das duas Obediências anteriores e 65 foi o que recebeu na Obediência que hoje pertence. Teve nos seus quadros Maçons da Extirpe de Mario Bhering, cujo malhete até hoje é usado pelos Veneráveis da Loja. Tem um dos mais importantes ícones da Maçonaria no Brasil, nosso Irmão Geraldo de Souza, com seus 100 anos de idade, que participa ativamente dos trabalhos. Quando não pode comparecer liga antes da sessão para desejar um trabalho profícuo a todos.

Esta maravilhosa exemplar Loja tem como modo de festejar seus aniversários sempre ler a ata do último só na sessão do próximo aniversário e neste dia todos os componentes da Administração da Loja cedem seus lugares aos Mestres Instalados, seus ex-Veneráveis para que assumam todos os cargos e conduzam a Sessão.

Neste 165º aniversário, o V. M. Maurício Sant’Ana cedeu seu posto ao M. I. Joel Jorge do Espírito Santo, que foi V. M. há 15 anos e conduziu uma magnífica Sessão, onde com orgulho maior o Past Grão-Mestre Adjunto Ir. Fernando Paiva, apesar de ser da Loja, representou o Sereníssimo Grão-Mestre Waldemar Zveiter, o Past Grão-Mestres Luiz Zveiter e Claudio Moreira de Sousa.

Compareceram a Sessão vários Veneráveis Mestres e Irmãos de outras Lojas; V.M. da Loja Vigilância nº 1 Ir. José Fernando Val de Quintans; V.M. da Loja Comendador Aif Georges Farah nº 135 Ir. Antônio Luiz Barros Albuquerque, que foi fundada pela Loja Silence 1 nº 65 o V. M. atual Ir. Maurício Sant’Ana criou uma homenagem aos Irmãos para serem distribuídas nestas Sessões de Aniversários, homenageando um Ir. em vida, que achamos fenomenal, A COMENDA GERALDO DE SOUZA DE 10 ANOS DE LOJA, 15 ANOS DE LOJA, 20 ANOS DE LOJA E 25 ANOS DE LOJA. Elas foram distribuídas aos Irmãos da Loja presentes o

que emocionou a todos. Dentro das comemorações dos 165 anos

de fundação foi realizada a iniciação de 5 novos Irmãos sendo dois deles afilhado do Past Grão-Mestre Adjunto Irmão Fernando Paiva.

Com a categoria de um Venerável Mestre o nosso Ir. Maurício Sant’Ana presenciamos uma linda cerimônia de iniciação, com a ritualística impecável de uma Loja mais que sesquicentenária, num dia de feriado com a Rio+20, chovendo, estiveram presentes vários Irmãos da Alta Administração de nossa GLMERJ, Ir. Joel Jorge do Espírito Santo Grande Mestre de Cerimônias, Ir. Carlos Alberto Soares de Azevedo Grande Tesoureiro Adjunto, os Assessores do Grão-Mestre Irmãos Aridelson – Ir. Luciano – Ir. Nascimento e o Past Grão-Mestre Adjunto Ir. Fernando Paiva.

Registramos a presença dos VV. MM. das Lojas Independência n° 19 (GLMERJ-REAA) Ir. Jerônimo (Jejê) e da Loja Comendador Afif Georges Farah nº 135 (GLMERJ-REAA) Ir. Roberto Cordeiro entre outros.

Os novos iniciados foram os Irmãos Carlos Mauro Pacheco Magalhães; Darcio Molina Ferri; Fabiano da Silva Henriques; João Edson da Silva Mourão e o Ir. Reinaldo Santos de Almeida Junior.

Registramos na oportunidade os afilhados do Eminente Past Grão-Mestre Adjunto Irmão Fernando Paiva, foram os Irmãos Darcio Molina Ferri e por solicitação do Past Grão Mestre da Grande Loja do Paraná, Ir. Sidnei Pinto, que fez a solicitação para que apresentasse a minha Loja o DeMolay e filho de Maçom Reinaldo Santos de Almeida Junior.

Neste ambiente de harmonia e fraternidade passamos mais uma tarde-noite em família.

Page 14: Gazeta Julho

14 JULHO 2012

GLMERJ TEM UMA NOVA LOJAARLM Adolfo Bezerra de Menezes nº 189

Com a presença de mais de 80 Irmãos, 32 Lojas representando todas as potências reconhecidas, a Alta Administração da GLMERJ, autoridades do GOB-RJ e GOIRJ, o Presidente da AMAVIN, Capítulos DeMolays e Filhas de Jô, além de mais de 100 convidados, foi realizada recentemente a instalação da mais nova Loja do quadro da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro.

Instalada no 15º Distrito, hoje comandada pelo Irmão Carlos Alberto da Rocha Valente MI, a ARLM Adolfo Bezerra de Menezes nº. 189 nasceu com o objetivo de fortalecer e expandir a atuação da GLMERJ no Oriente de Duque de Caxias, fundamentando-se nos p i lares de Fraternidade, Caridade e Conhecimento.

Em seu pronunciamento o VM Roberto Carlos Ribeiro Rodrigues esclareceu que seus obreiros propõem-se a promover uma maior interação entre as potências reconhecidas, ampliar o trabalho da solidariedade e incentivar seus membros a buscar sempre o maior desenvolvimento na cultura maçônica.

Foram homenageados, por seus apoios incondicionais para a fundação da nova Loja, os Irmãos Antonio Carlos Correa Pena – Coordenador do GOB-RJ e Presidente da AMAVIM, que não mediu esforços no apoio ao grupo, o Irmão Daniel Fernandes – VM da ARLS Benfeitora da Ordem Nilo Peçanha 1390 que, junto com seus obreiros, abriram as portas de seu templo, e o amado Irmão Campelo – Grande Orador da GLMERJ.

A nova Loja definiu como seu patrono um homem que desde a infância foi destaque por onde passou, sendo na vida intelectual, política e militância na doutrina espírita, com sua conduta exemplar, referência de desprendimento, dedicação no amor ao próximo e evolução do homem através dos estudos, o Dr. Bezerra de Menezes, que quebrou diversos paradigmas e enfrentou várias demandas na defesa dos menos favorecidos.

Composta por membros de diferentes formações e habilidades profissionais, a ARLM Adolfo Bezerra de Menezes nº. 189 terá como seu primeiro VM o empresário Roberto Carlos Ribeiro Rodrigues, MI-33, vindo do Oriente de Angra dos Reis, onde foi VM da ARLM Almirante Tamandaré nº. 152 e Delegado do 29º Distrito.

A ARLM Adolfo Bezerra de Menezes nº. 1 8 9 e n c o n t r a - s e f u n c i o n a n d o provisoriamente nas dependências da ARLS Benfeitora da Ordem Nilo Peçanha nº. 1390 (GOB-RJ), Rua Raimundo Lourenço da Silva, 42 (antiga Onze de Junho) Centro - Duque de Caxias, com sessões às terças-feiras, às 20h, no rito REAA.

Page 15: Gazeta Julho

15JULHO 2012

Reunião Conjunta das Lojas de Niterói e São Gonçalo na Loja Vigilância

Recentemente no Oriente de Niterói no Magnífico Templo da Loja Vigilância N°1 (REAA-GLMERJ) ocorreu mais uma Sessão Conjunta das Lojas de Niterói, sobre a Presidência do Ir. Jose Fernando Val Quintans, V.M. da Loja Vigilância N°1, tivemos uma Sessão no Rito de YORK do Rio de Janeiro, sob a competência da Loja mãe do Rito, Loja Liberdade, Igualdade e Fraternidade N°5 (YORK_RJ-GLMERJ) dirigido pelo seu V.M. Ir. Elmo Machado de Azevedo com toda a sua brilhante administração.

A s o u t r a s L o j a s q u e e s t a v a m “incorporadas” eram a Loja Independência N°19 (REAA-GLMERJ) com seu V.M. Ir Ricardo Mach Queiroz e a Loja Evolução de Alcântara n° 163 com seu V.M. Ir. Jorge Calixto da Fonseca. Acompanharam na

Sessão os Irs. Fernando Paiva, Past Grão-Mestre Adjunto da GLMERJ, Jânio Wandermurem Ramos e Antônio Pedro dos Santos Sousa, Delegados do Grão-Mestre Waldemar Zveiter e pelo GOB-RJ representando o G.M. em interino Fernando Nery o Grande Secretário de Assuntos Paramaçônicos Ir. Vandir da Encarnação.

Estiveram Presentes ainda os Veneráveis Mestres das Lojas Solidariedade Universal n° 103 (Schröder-GLMERJ) Ir. Paulo Sergio Franco Rosa, Loja Heitor Campos Montenegro n° 131(REAA-GLMERJ) Ir. Marcos Antônio Pettine Monteiro, Loja Virtude e Razão (REAA-GOB-RJ) Ir. Wanderley, Loja Monte Ararat (GOB-RJ) Ir. Manzano, Loja Guardiões da Chama Sagrada (GOB-RJ) Ir. Carlos Augusto e Loja 3

Malhetes (GOB-RJ), Ir. Orquinezio V.M. eleito.

Os trabalhos correram com a Loja sendo aberta no Grau 1, passada ao Grau 2 e elevada ao Grau 3, com Explicações em cada Grau por membros do seu quadro, Ir. Ricardo no Grau 1, Ir. Elmo no Grau 2 e Ir. Horácio no Grau 3, retornando nos Graus e fechando no Grau 1, para instrução e aprendizado de todos.

O V.M. Ir. Fernando da Loja Vigilância ofereceu a todos os 3 VV. MM. que compunham os Trabalhos - Ir. Elmo, Ir. Ricardo e Ir. Calixto - um diploma para relembrarem este dia maravilhoso.

Na oportunidade, o Ir.: Fernando Paiva da Rocha Filho foi agraciado com o título de Membro Honorário da Loja Maçônica Vigilância nº 1 - GLMERJ.

Page 16: Gazeta Julho

16 JULHO 2012

“Esta Instituição será imorredoura até que o último homem na face da Terra

alcance o seu próprio aperfeiçoamento”

A Loja Moysés Zveiter nº 94 (GLMERJ-REAA) foi fundada em 1984 com o nome de famoso Irmão de nossa Grande Loja. Recentemente o Ir. V.M. Marcio Condeixa assumiu o Trono de Salomão passado pelo nosso Ir. João Pascoto após dois anos de excelentes mandatos.

Na presidência dos trabalhos nosso Grão-Mestre Ir. Waldemar Zveiter, filho do Patrono da Loja, tendo a seu lado o Past Grão-Mestre Luiz Zveiter, neto do Patrono da Loja e assumindo 1ª Vigilância da Loja o Ir. Flavio Zveiter, bisneto do Patrono da Loja, além de ser um fato difícil de ocorrer na Ordem, demonstra a qualidade e importância que esta família Zveiter dá a nossa Ordem, envolvendo todos os seus membros com muito carinho no desenvolvimento da mesma em nosso Estado.

Estiveram presentes na Sessão vários Irmãos da Al ta Adminis t ração da GLMERJ, concelebrando este momento ímpar, levando seu abraço ao nosso Sereníssimo Grão-Mestre, ao Eminente Past Grão-Mestre e à Loja Moysés Zveiter n° 94.

Também presentes os Irmãos Grão-Mestre Adjunto José Ricardo, o Past Grão-Mestre Adjunto Ir. Fernando Paiva, o 2° Grande Vigilante Ir. Bandeira, o Grande Secretário Wilson Correia de Souza Neto, o Grande Orador Adjunto Ir. Gilson, os Delegados do Grão-Mestre IIrr. Antônio Pedro e Jânio, o Tesoureiro do PLAM Julio Vicente (que foi o V.M. Investidor), os Assessores do Grão-Mestre Ir. Soutelino,

“Eu fui o primeiro Venerável desta Loja, e muito me orgulho porque de geração a geração é transmitido àqueles que virão

no futuro o amor a essa Sacrossanta Instituição que nada mais nos propicia do

que, nos ombreando, tentar melhorar o mundo que denominamos de mundo

profano. Vejo aqui nesse momento o nosso Venerável, o seu irmão, seu tio e o nosso precursor disso, o Ir. Carlos Condeicha, que hoje esta no Oriente Eterno. Vejo o

patrono dessa Loja Moysés Zveiter, vejo o Sereníssimo Grão-Mestre meu pai e vejo meu filho Flavio Zveiter como Primeiro

Vigilante. Ou seja: o reciclar daquilo que é necessário para uma instituição heterogênea que traz no seu seio a

diferente composição da camada social e abraça a Liberdade, a Igualdade, a

Fraternidade como norte da sua existência, na certeza que esta Instituição será imorredoura até que o último homem

na face da Terra alcance o seu próprio aperfeiçoamento.”

Oscar Ferreira e Sergio Lopes, e os Veneráveis Mestres Ir. Luiz Henrique Pereira Cunha da Loja Claudia Maria Diz Zveiter n° 147 (GLMER-REAA), Ir. Paulo Roberto de Faria Lemos da Loja 25 de Março n° 14 (GLMERJ-REAA) e o Ir. José Joaquim Correia Sobrinho da Loja Dedo de Deus n° 113 (GLMERJ-REAA).

Na oportunidade, o Eminente Past Grão-Mestre Luiz Zveiter disse que não era seu propósito fazer uso da palavra. “Mas por determinação do Sereníssimo Grão-Mestre falarei. A maioria dos senhores sabem que a Maçonaria é nada mais do que uma escola iniciática que propicia àquele que é pinçado daquilo que denominamos como mundo externo que venha aqui para dentro e possa burilar as sua imperfeições, reciclar a sua existência e repensar aquilo que fez e que pode modificar na grande utopia que nós, Maçons, abraçamos como norte das nossas v idas , que é a lcançar o aperfeiçoamento do homem através do próprio homem.”

E prosseguiu o Irmão Luiz Zveiter: “Eu fui o primeiro Venerável desta Loja, e muito me orgulho porque de geração a geração é transmitido àqueles que virão no futuro o amor a essa Sacrossanta Instituição que nada mais nos propicia do que, nos ombreando, tentar melhorar o mundo que denominamos de mundo profano. Cada um de nós vem aqui pra dentro com esse compromisso, com a sua própria consciência, não com aquele irmão que vem também se ombrear nessa grande jornada, que de geração em geração

vai se transmitindo. Vejo aqui nesse momento o nosso Venerável, o seu irmão, seu tio e o nosso precursor disso, o Ir. Carlos Condeicha, que hoje esta no Oriente Eterno. Vejo o patrono dessa Loja Moysés Zveiter, vejo o Sereníssimo Grão-Mestre meu pai e vejo meu filho Flavio Zveiter como Primeiro Vigilante. Ou seja: o reciclar daquilo que é necessário para uma instituição heterogênea que traz no seu seio a diferente composição da camada social e abraça a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade como norte da sua existência, na certeza que esta Instituição será imorredoura até que o último homem na face da Terra alcance o seu próprio aperfeiçoamento.”