Gazeta Niteroiense • Edição 50

12
Gazeta Niteroiense | Tel. (21) 3619-1800 | [email protected] | www.gazetanit.com.br | Preço: R$0,25 | IMPRESSO

description

Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012

Transcript of Gazeta Niteroiense • Edição 50

Page 1: Gazeta Niteroiense • Edição 50

Gazeta Niteroiense | Tel. (21) 3619-1800 | [email protected] | www.gazetanit.com.br | Preço: R$0,25 | IMPRESSO

Page 2: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br2

Uma publicação daEditora X Niteroiense Ltda. ME

Rua da Conceição, 137, sala 415Centro - Niterói - RJ - CEP 24020-085

[email protected]/fax: (21) 3619-1800Seg. a sexta, das 9h às 20h

Diretor responsável:

Nilson [email protected]

Redação:

[email protected]

Editora responsável:

Bárbara [email protected]

Reportagem:

Samuel [email protected]

Contatos & Comercial:

Sônia Brandã[email protected]

Jurídico

Miguel Vitoriano

Para anunciar

[email protected] ligue (21) 3619-1800

Na Internet

www.gazetanit.com.br

Os artigos, crônicas e colunasassinadas são de responsabilidade

de seus autores.

Copyright © 2011-2012 Gazeta Niteroiense.Todos os direitos reservados.

Geral [email protected]

PREVISÃO DO TEMPOFonte: www.climatempo.com.br

106 municípios terão apenasum candidato para prefeito

Curso da Nittrans forma nova turma

Candidatos fazem visitasdivulgando campanha

Os candidatos à Prefeitura deNiterói aproveitaram esta semanaque passou para fazer corpo a cor-po e visitar instituições, apresentan-do assim seus planos de governo.

O candidato da coligação “Nite-rói do Futuro”, Felipe Peixoto, este-ve na sede da Associação dos Paise Amigos dos Excepcionais (Apae),onde ouviu as demandas e carênci-as da instituição presidida por Nor-ma Pires. Ele destacou a importân-cia das instituições manterem umcanal único de interlocução com aprefeitura, mesmo recebendo recur-sos de diferentes fontes, como Saú-de, Educação e Assistência Social.

Já o candidato da coligação “Va-mos Niterói”, Rodrigo Neves, fezuma caminhada em Piratininga e dis-se aos moradores e comerciantes,que um dos seus compromissos serápavimentar 40 quilômetros de ruasda Região Oceânica.

Rodrigo também detalhou o pla-no “Todos pela Segurança”, um dospontos prioritários do seu projetode governo, e explicou aos morado-res que, se for eleito, a prefeituraassumirá a sua parte na questão dasegurança em Niterói.

Fabiano Gonçalves, candidato avice de Sérgio Zveiter, da coligação“Compromisso de Mudança”, reali-zou um corpo a corpo na comunida-

de Coronel Leôncio, no Fonse-ca. Na ocasião ressaltou a faltade serviços públicos, como ruaspavimentadas, posto de saúde,área de lazer, escola, creche e li-nha de ônibus no local.

Apoio ao esporteFelipe Peixoto participou tam-

bém, na sexta-feira (27), de um en-contro com esportistas do muni-cípio para mostrar as suas metaspara o setor. O candidato preten-de implantar uma Lei de Incenti-vo ao Esporte, oferecendo a opor-tunidade para que empresas pos-sam abraçar programas esporti-vos e ter em troca desconto noImposto Sobre Serviços.

O candidato Sérgio Zveitertambém declarou apoio ao es-porte. Atletas e representantesde associações e federações sereuniram num almoço com ocandidato na terça-feira (24).Zveiter garantiu que sugestõese propostas de entidades e atle-tas serão incluídas em seu pla-no de governo. A ideia é fazercom que Niterói volte a ser umacidade referência em esportes,dando o apoio necessário paraque as modalidades possam serdesenvolvidas na cidade.

Segundo dados do Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE), no dia 7 de outu-bro, os eleitores de 106 municípios bra-sileiros terão apenas uma opção de can-didato na disputa para a prefeitura. Onúmero corresponde a 1,9% dos 5.568municípios em que haverá eleição nes-te ano.

Nesses municípios, o eleitor terátrês opções de voto: no candidato úni-co, nulo ou branco. A legislação esta-belece que, para ser eleito, o candidato

precisa ter metade mais um dosvotos válidos. Portanto, nessas ci-dades, para sair vitorioso, o candi-dato precisará de apenas um voto.

No caso de municípios emque há possibilidade de segun-do turno, se houver apenas umcandidato e ele receber um voto,terá vencido o primeiro turno eirá para o segundo com a neces-sidade de receber um voto váli-do para ser eleito.

O curso de Orientação eNormas de Trânsito Escolar,ministrado pela equipe deeducação para o trânsito daNittrans, formou mais umaturma de 20 funcionários vo-luntários de escolas das re-des estadual e municipal.

O curso faz parte do pro-jeto Escola Segura, do Pro-grama Niterói Por Um Trân-sito Mais Humano, estraté-gia de parceria voltada pararedução de vítimas de aci-dentes de trânsito na cida-de, e tem por objetivo forne-

cer conhecimento sobre asprincipais normas de circu-lação, com enfoque na tra-vessia dos alunos no entor-no da instituição de ensino.

Cada participante rece-beu um kit próprio para atu-ação no trânsito em caso denecessidade, constituído decoletes refletivos, apitos ebonés. Esta foi a terceira edi-ção do curso que completa60 funcionários capacitadospara atuar na melhoria dasegurança junto à comuni-dade escolar.

Page 3: Gazeta Niteroiense • Edição 50

[email protected] | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | GAZETA NITEROIENSE 3

GeralANUNCIE • 3619-1800

Niterói-Manilha terá faixainterditada essa semana

Carros roubadosem Niteróialimentamvenda irregular

Dados do Institutode Segurança Pública doRio (ISP-RJ) apontamque, de janeiro a maiodeste ano, uma média de2,8 carros foram rouba-dos e outros 2,8 furta-dos diariamente em Ni-terói. De acordo com in-vestigações da PolíciaCivil, parte desses auto-móveis vai alimentar avenda irregular de peçasem ferros-velhos clan-destinos e desmanchesem São Gonçalo.

Agentes da 77ª DPem Icaraí, estouraram,nos últimos três meses,mais de dez depósitos nomunicípio vizinho, ondeprenderam sete pessoasque furtavam carros naZona Sul para a comer-cialização de peças. Odelegado Mario Luiz daSilva, responsável pelaoperação, informou queconseguiu reduzir em43% a prática criminosana Zona Sul, no últimomês, e que esse resulta-do se deve à descobertado destino desses auto-móveis.

Para evitar ser alvoda ação de bandidos,Mário Luiz aconselha osmotoristas a não estaci-onar em ruas com pou-co movimento e sem ilu-minação, além de sem-pre comprar peças decarros em estabeleci-mentos legalizados,nunca em ferros-velhos.

Telemarketing abre maisde 4 mil vagas no país

Central de Monitoramentovolta a funcionar

A Prefeitura de Niterói,através da Secretaria de Se-gurança e Controle Urbanoreinaugurou, no dia 27, aCentral de Monitoramentode Niterói, com funciona-mento de 48 câmeras fazen-do a vigilância da cidadedurante 24 horas. O Centrofoi o primeiro bairro a sercontemplado pelo projetopor ser o bairro com maiorincidência de roubo de rua.

O sistema deverá serampliado até o final do ano,quando outros bairros se-rão contemplados e mais100 câmeras instaladas. Aalta tecnologia implantadano local também possibilitaque as imagens sejam vis-

ta a velocidade de res-posta em caso de situa-ções extremas.

O monitoramentodas câmeras será feitopor cinco pessoas acada turno de 8 horas,sendo um desses moni-tores portador de neces-sidade especial. Duran-te o evento, o secretárioapresentou ainda a maisnova aquisição da Guar-da Municipal. Seis mo-tocicletas, modelo XRE,foram adquiridas pelaSecretaria de Segurançae Controle Urbano e embreve estarão nas ruaspara contribuir com asações dos Guardas.

Secretário de Segurança,Ruy França

tas pelo secretário de Segu-rança e Controle Urbano,Ruy França, através do te-lefone celular, o que aumen-

A Atento e a Contax se-lecionam profissionaispara o cargo de operadorde telemarketing. São maisde quatro mil vagas aber-tas em todo o país, 685 sóno Rio. Para se candidataré preciso ter Nível Médio,boa dicção, fluência ver-bal, conhecimentos bási-cos de Informática e habi-lidade em digitação.

Em Niterói, a Contax ofe-rece 300 vagas. Para se ins-crever, basta enviar currícu-lo para a página virtualwww.euescolhoacontax.

com.br, ou pelo correio. AAtento oferece aindadescontos de 10% a 50% emcursos superiores, pós-gradu-ação, escolas de idiomas e in-formática. Para se candidatar,é só acessar o endereço ele-trônico www.atento.com.br.

As empresas não divul-garam os salários, mas ofe-recem benefícios assistênci-as médica e odontológica,vale-refeição ou vale-ali-mentação, seguro de vida,vale-transporte e auxílio-cre-che. E não é preciso ter ex-periência na função.

APAE entra em projetopelo troco do pedágio

A Associação de Paise Amigos dos Excepcio-nais (APAE) de Niterói foiincluída no projeto “DoeSeu Troco” da concessi-onária CCR Ponte. Todadoação arrecadada pelotroco do pedágio deixadopelos motoristas nas ur-nas coletoras, devida-mente identificadas com osímbolo da APAE, será en-caminhada à instituição. Ocontrato firmado entre a

CCR e a APAE seguirá atéfevereiro de 2013.

A presidente da Associ-ação, Norma Corrêa Pires,pede a colaboração dosmotoristas com o projeto.“Peço a todos que contribu-am com essa causa, pois aAPAE de Niterói precisamuito dessa doação. Seja umamigo especial, ajudando ainstituição nesse momentode muita fragilidade econô-mica”, destacou.

De acordo com a Auto-pista Fluminense, que admi-nistra o trecho de São Gon-çalo da Rodovia Niterói-Ma-nilha, o sentido Niterói teráuma faixa interditada entre okm 316 e o km 319, entre osbairros de Neves e o Gradim,de segunda à sexta-feira des-sa semana, nos horários das21h às 4h da manhã. Asobras são para fresagem erecuperação do pavimentodo trecho, que possui gran-de movimentação diária.

Também passará porobras durante o mesmo pe-

ríodo, o trecho de acessopara a Via Lagos, no km 261,em Rio Bonito. Uma faixado sentido Niterói será blo-

queada diariamente,das 9h às 18h, e o tráfe-go será desviado parao viaduto.

Page 4: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br4

Primeira vacina combate 3 tipos da doença

Saúde ACESSE www.gazetanit.com.br [email protected]

Mortes por H1N1chegam a 144 naRegião Sul

Segundo o Ministérioda Saúde, o número de mor-tes de pacientes com o ví-rus Influenza H1N1 este anochegou a 144 na Região Suldo país. Depois do balanço,a Secretaria de Saúde deSanta Catarina confirmoumais dez mortes e outra mor-te foi confirmada pela Secre-taria do Rio Grande do Sul.

No total, em todo o país,de janeiro até o último dia21 de julho, houve 210 mor-tes causadas pela InfluenzaA – gripe suína. Esse núme-ro corresponde a 10,2% doregistrado em 2009, quando2.060 pessoas morreram noBrasil em razão da doença.Mas segundo o Ministérioda Saúde, o pico da doençaeste ano já foi ultrapassado.

Os médicos já foram ori-entados para receitar o anti-viral oseltamivir, conhecidopelo nome comercial Tami-flu, a todos os pacientescom síndrome gripal nasáreas com maior circulaçãodo vírus. O antiviral temmaior eficácia quando toma-do nas primeiras 48 horasdesde o início dos sintomas.

Saúde continua em alertacontra a dengueSUS distribuirá

novos medicamentoscontra hepatite C

Desenvolvida pelo labo-ratório francês Sanofi SA, aprimeira vacina do mundocontra a dengue, demons-trou a capacidade de prote-ger contra três dos quatrotipos virais causadoras dadoença. A Sanofi informouque a eficiência da fórmulaé um marco importante nes-tas sete décadas de lutapara desenvolver uma vaci-na viável contra a dengue.

O estudo da Sanofi en-volveu 4.002 crianças tailan-desas de 4 a 11 anos, duran-te um surto de dengue. Avacina gerou resposta imu-nológica aos quatro tiposvirais, mas só houve com-provação da sua eficáciacontra três deles. O labora-

tório está realizando análi-ses para entender a resistên-cia do quarto tipo.

De acordo com o analis-ta do Deutsche Bank, MarkClark, o lançamento comer-cial da vacina poderá ocor-rer em 2015, devido a faltade proteção contra o quartotipo e a fase 3 do teste clíni-co da Sanofi, realizada emdez países da Ásia e Améri-ca Latina. A Sanofi Pasteur,que já investiu 350 milhõesde euros (US$ 423 milhões)em uma nova fábrica naFrança para produzir a vaci-na, prevê um faturamentoanual de 1 bilhão de euroscom o produto.

A dengue ameaça quase3 bilhões de pessoas no mun-

do, milhões só no Brasil. Se-gundo a Organização Mun-dial da Saúde estima-se quehaja entre 50 a 100 milhões denovos casos por ano, comcerca de 20 mil óbitos, espe-cialmente em crianças. A con-taminação por um tipo da do-ença não garante imunidadecontra os outros três.

A secretária, Gisela Mot-ta de Miranda, determinouque a Coordenação de Vigi-lância em Saúde (Covig)continue alertando toda arede de saúde de Niteróipara que reforcem a neces-sidade de dar prioridade aosatendimentos de casos sus-peitos de dengue. De janei-ro até a primeira quinzena dejulho, foram notificados5.510 casos. Dos 862 confir-mados, 33 tiveram complica-ções e cinco doentes apre-sentaram febre hemorrágica.Um óbito foi registrado emmarço deste ano.

Os bairros com maiornúmero de pessoas com aenfermidade são: Fonseca,112 casos; Santa Rosa, 101;

Icaraí, 74; Barreto, 59, e SãoFrancisco, 44. Na maioriados casos o vírus DEN 4 foiidentificado em exames labo-ratoriais, infectando 143pessoas, e apenas um paci-ente apresentou o vírusDEN 1 e outro o DEN 3. Osjovens de 20 a 29 anos es-tão na faixa etária que mais

apresenta casos suspeitos.Para manter o monitora-

mento da doença no muni-cípio, os boletins com oscasos suspeitos são envia-dos semanalmente por todarede à Covig. No entanto,nos casos graves, a comu-nicação é feita em até 24horas.

O Ministério da Saú-de incluirá no SistemaÚnico de Saúde (SUS),dois novos medicamen-tos contra a hepatite C,o telaprevir e o bocepre-vir, considerados maiseficazes no tratamentode pacientes com cirro-se e fibrose avançada.Juntos, durante um perí-odo de 48 semanas, osmedicamentos têm o do-bro da eficácia, em rela-ção aos empregadosatualmente, que chegamaté 72 semanas. A previ-são é que os remédiosestejam disponíveis noSUS no início de 2013.

O ministro da Saúde,Alexandre Padilha, in-formou que foi feito am-plo debate com especi-alistas e movimentossociais antes da inclu-são dos dois remédiosno SUS. Padilha decla-

rou ainda que, por seruma doença silenciosa,sem sintomas, o diag-nóstico da hepatite ge-ralmente é tardio.

Segundo dados doministério, há cerca de1,5 milhão de brasileirosinfectados pelo vírus dahepatite C. Da infecçãoaté a fase da cirrose he-pática, a doença podepassar despercebidapor até 30 anos.

Page 5: Gazeta Niteroiense • Edição 50

[email protected] | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | GAZETA NITEROIENSE 5

MAMÃO COM AÇÚCAR... Uma orquestraabriu concurso para tocadores deflauta... Pagando salários de R$ 19 mil...A coisa é fácil... É só soprar ventinhonum bambu cheio de buraquinhos.

MADONNA PIROU GERAL...Ela confundiu a Françacom a Polônia... Em seushow na França ela deuvivas a Polônia... Igual aRonald Reagan quevisitando Brasília achouque estava na Bolívia.

REMÉDIOS DE MAIZENA...Cerca de 30% dos remédiosvendidos aqui no Brasilsão falsos... Sãocomprimidos de amido demilho coloridos comanilina... As farmáciasestão vendendo biscoito.

MONA LISA RESSUSCITOU...Para glória de Leonardo da Vinci...Arqueólogos, através dos ossos docrânio dela, vão reconstituir o seu

rosto... Para comparar com afamosa pintura do Louvre.

ZÉ DO BURRO...É o apelido deCachoeira... Apesarde já ter emagrecido18 quilos na cadeia...Continua aterrorizandoos governadores corruptos... Se falarpoderá cassar meia dúzia deles.

CORRUPÇÃO À KILO... Garotinhoentregou 68 quilos de documentos aCPI alegando corrupção no estado...

Levou até as fotos do governadorcom o guardanapo francês

amarrado na cabeça.

VAMPIROBRASILEIRO... O novopai de santo de Collorcontou que para ele seeleger Senador porAlagoas... Matou 400búfalos e espalhou ascarcaças nasencruzilhadas portodo o estado.

APARECEU A MARGARIDA...Segundo Roberto Jefferson eMarcos Valério... Lula é opai do Mensalão... E vãoprovar no STF que elementiu... Quando jurou aopaís que não sabia de nada.

OS BOMBEIROS DE MADRI... Protestaram contra osbaixos salários... Ficando nus de costas para milhares

de mulheres... Que ansiosas esperavam paraver as mangueiras dos bombeiros.

O GOLPE DO BIQUÍNI... Umaempresa do Arkansasaumentou o seufaturamento prestandoserviços para homenssolteiros... Oferecendobelas garotas de biquínispara arrumarem a casa.

VENDEDOR DE CADEIRAS...O ex-jogador Ronaldo,desempregado, virourepresentante de umafábrica de cadeiras... Eparticipa da licitação parafornecer as novas cadeiraspara o Maracanã.

O JOGADOR NEYMAR...Diz que quando osadversários o agridemdeslealmente... Ele se jogano gramado para chamara atenção do juiz... Epoder exigir que o perna-de-pau seja punido.

CARA DE TACHO... O ex-senador Demóstenes é donode uma faculdade em Goiás...Onde também é professor dedireito... Imaginem a suaaula sobre contravenção nojogo do bicho.

DINHEIRO MÁGICO... As novascédulas de dólar canadenseestão dando prejuízo... Porquese forem expostas ao sol elaspegam fogo... E também seforem expostas ao frio elasevaporam.

LADRÕES DE CASACA... Políticos eempresários roubaram o país e mandaramum trilhão de reais para paraísos fiscais...

Gerando pobreza e analfabetismo...Além de um carma negativo.

VIDA DE CINDERELA... Dilmarecebeu dois helicópteros

novos para passear... E pediuque as poltronas fossemforradas com couro de

cabrito... Porque dizem que obom cabrito não berra.

REPOSIÇÃO DE PINTO... Se você gastou o seuórgão sexual devido ao uso intenso... Já pode

substituir por um seminovo chinês de tamanhomédio... A máfia chinesa já esta exportando.

MEDALHA DE PURPURINA...Os superatletas que

conquistaram as medalhas deouro nas Olimpíadas de

Londres... Vão ostentar nopeito medalhas banhadas a

ouro igual a bijuterias.

Page 6: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br6

Toques ANUNCIE

Espumante Nero GoldA Chez Bonbon Icaraí apresenta o

primeiro vinho espumante elaboradocom ouro comestível das Américas.Com visual único e brilhante de 25mg deouro 23 kilates, o Nero Gold é umespumante do tipo Blanc de Blancs(100% Chardonnay), com 18 meses deautólise nas leveduras. É umespumante destinado a quemnasceu para brilhar. O ouro,comprovadamente, possuidiversas propriedades benéficasao organismo. Ele é usado namedicina desde o século XV paramelhorar a função cerebral ouregenerar órgãos emfalência. Hoje em dia, ainda érecomendado para o esgota-mento nervoso e depressão. AChez Bonbon Icaraí fica naTavares de Macedo, 100.Tel.: 2610-0577.

Cliente em focoO salão Créativité

Centro de Beleza, emparceria com o conceituadofotógrafo Ênio Guimarães,promove, nos dias 7 e 8 deagosto, sessões fotográfi-cas em um estúdio monta-do no salão, especialmentepara atender o cliente. Oconvite para o evento estáà venda no próprio salãono valor de R$ 200,00,incluindo maquiagem,escova, pé, mão e umpôster no tamanho 30x45para presentear o cliente ouquem ele ama. Bastaagendar o horário! OCréativité Centro de Belezafica na Mariz e Barros, 214,Icaraí. Tel: 3617-3104 /3617-0623.

Clutches Alessandra MirandaAcaba de chegar na Alessandra Miranda Shoes

uma enorme variedade de clutches super elegan-tes, para todos os estilos, desde as mulheres maisextravagantes às mais sóbrias. Clutches são bolsasde mão, que funcionam como ótimas companhiaspara looks de festa. O que não dá é para perder aelegância! Alessandra Miranda Shoes fica naMoreira César, 211, loja 142, Icaraí. Tel.: 2610 8474.

PadoRadaolídepa

Page 7: Gazeta Niteroiense • Edição 50

[email protected] | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | GAZETA NITEROIENSE 7

IE 3619-1800 [email protected]

LançamentoAcontece no

próximo dia 30, às19h, no Centro deAnálise do Movi-mento Vivo, o lança-mento do livro “OPalco da Espontanei-dade - PsicodramaContemporâneo”,pela editora Roca. Oevento terá a partici-pação da coautora,Lilian RodriguesTostes, e da organi-zadora, Maria CecíliaVeluk Baptista. OCentro de Análise doMovimento Vivo ficana Men de Sá, 31,Icaraí. Mais informa-ções: 2609 0992.

Destaque nanutrição

Na Farmácia de manipu-lação Floraderm, na Rua Ta-vares de Macedo, 95, vocêencontra uma combinaçãode sabor e saúde. O BombomChia Integral é o novo e deli-cioso veículo para formula-ções nutracêuticas, com altaconcentração de cacau, zeroglúten, zero lactose, baixacaloria e fonte de Ômega 3vegetal. Ele promove sensa-ção de saciedade e reduz aformação de gordura corpo-ral. A base do chocolate é li-vre de açúcar, feito com ca-cau orgânico, aroma de cho-colate e demais adjuvantes,podendo ser usados até pordiabéticos. Informe-se com oseu nutricionista!

Paula Malafaia,do Créativité, eRafael, jogadorda seleçãoolímpica, antesde embarcarpara Londres

Liquida Total naSHilt's até 70% a

partir do dia 31,segunda-feira.

Em breve, PreviewPrimavera Verão

2013.

Centrer ICarai lj 124Tel. 2705-1685

DespiToda loja com descon-

tos imperdíveis. Biquinis,saídas, tricôs com até 60%

de desconto. Não percaessa oportunidade.

A Despi fica no TradeCenter, Moreira César, 26.

Tel. 2719-9447

Page 8: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br8

[email protected]

Alice Fontanella em tarde deapresentação no Bistro Mac

Cláudia Telles em eventoda Achuap no MAC

Dani e Helô Martins em tarde defeijoada no Spicy, Jardim Icaraí

Tamiris Miranda, Lívia Ramos eMariana Cordeiro no Shopping 211

A aniversariante Odilza Vital recebendo osabraços de Jeane Justus e Terezinha Zauli

Lecyr Amaro Lôbo e Magda Bittencourtprestigiando Ozilda Vital na Casa de Amizade

Odilza entre Rosane Conseixa e Rosali Mendes

Adriana Oliveira

Page 9: Gazeta Niteroiense • Edição 50

[email protected] | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | GAZETA NITEROIENSE 9

‘Uma lição longe demais’ em curta temporada em Niterói

Rio abre inscrições deprojetos para carnaval

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições paraos blocos e agremiações carnavalescas interessados no fi-nanciamento da Secretaria Estadual de Cultura para o car-naval do ano que vem. Os interessados poderão efetuar asinscrições no site www.cultura.rj.gov.br. Estará disponívelR$ 1 milhão para ser usado em eventos e desfiles.

Entre as categorias que podem concorrer aos recursosestão grupos de clóvis, bate-bolas, folião original, ranchos,afoxés, boi-pintadinho, blocos de embalo e de enredo, ban-das carnavalescas, escolas de samba dos municípios dointerior do estado e escolas mirins e dos grupos C, D e E.Também estão incluídos bailes populares e outros eventoscarnavalescos ou pré-carnavalescos.

Consumidores pressioname governo age duramente

Demorou, mas aconteceu. No inicio do mês, asempresas de plano de saúde tiveram a comerciali-zação de seus planos suspensas em todo país, atin-gindo mais de 50%. Agora foi a vez da telefoniacelular que também teve a comercialização de seusserviços suspensa em boa parte do Brasil, pelo prazode trinta dias, da mesma forma, abrangendo quasetodas as grandes empresas do ramo.

O que antes se limitava apenas à aplicação demultas, embora não impedisse a comercializaçãode produtos e serviços, campeões de reclama-ções nos Procon(s) e Juizados de pequenas cau-sas em todo país, agora pode até mesmo levar àsuspensão definitiva.

Tudo isso aconteceu graças a participaçãodo consumidor, demonstrando, de forma eficaz,a sua insatisfação em face dos maus serviçosprestados por essas empresas, seja de forma ad-ministrativa, ou procurando a via Judicial parareclamar os seus direitos, caso contrário, nadatinha acontecido. O que mostra que a participa-ção do consumidor é mais do que importante, éfundamental, sobretudo, provocando a melhoriae qualidade nesses produtos e serviços.

Outras empresas fiquem alerta, pois o Go-verno está de olho, e novas investidas serãofeitas, principalmente no setor financeiro, ondea falta de respeito para com o consumidor e opróprio Governo é muito grande. Continuam fa-zendo o que bem entendem, desrespeitando Leise decisões administrativas, sem imporem limi-tes para alcançar as suas metas empresariais,com a divulgação semestral de lucros exorbi-tantes, que apesar de aparentemente legais, sãono mínimo imoral, principalmente, em um paísonde a grande maioria de seu povo sequer mo-radia tem. É uma vergonha!

Vamos torcer que essas agências regulado-ras continuem atuando de forma eficaz e que nãosirva apenas de cabine de emprego, o que lamen-tavelmente, é uma realidade. Entretanto, algo temmudado, e mudado para melhor, basta que veja-mos este exemplo que simplifica o objeto destacoluna. É atitude como essas que o povo esperade um Governo Democrático, fazendo com que ocidadão seja respeitado, e que o seu dinheiro nãoseja tratado com descaso e desrespeito, ao con-trário, que no mínimo seja respeitado como cida-dão que trabalha e faz com que esse país ande apassos largos, valorizando e respeitando os seuspares, do mais humilde ao mais bem sucedidoeconômica e financeiramente.

Jânio Carlos é advogado (OAB 65.645/RJ)

Dúvidas ou se quiser sabermais sobre o assunto, escreva [email protected]

O espetáculo “Uma li-ção longe demais”, deZeno Wilde, dirigido porSilvio Guindane e encena-do por Malu Vale, Jorge deSá e Jorge Neves, ficará emcartaz no Teatro EduardoKraichete (AMF) em Nite-rói, de 3 a 19 de agosto.Sextas e sábados, às 21h,e domingo, às 20h. A peçaé uma comédia dramáticaque conta a história dedois meninos da periferia,semimarginalizados, queraptam uma professora do

ensino público.“A vontade de montar

‘Uma lição longe demais’vem da necessidade detrazer para cena um textoextremamente comunicati-vo e expressivo para como público, escrito com cer-ta pitada de secura e obje-tividade, dotado de diálo-gos afiados. Assim conse-guimos levar para os pal-cos personagens vistoscom cuidado e desenha-dos de modo consciente”,explica Guindane.

OAB Niterói debatesistema tributáriobrasileiro

A Comissão OAB Ni-terói Debates, presididapor Leandro Abud, dis-cute, dia 1° de agosto, às18h, “O sistema tributá-rio brasileiro: incidênciasobre o consumo, a ren-da, a produção e a pro-priedade”. Realizado noauditório da entidade, oevento contará com aparticipação de JoséMarinho dos Santos,presidente da ComissãoEspecial de AssuntosTributários da OAB Ni-terói; o procurador fede-ral, Irapuã Beltrão, pro-fessor da PUC-Rio; eLeonardo Sia, professorde Direito Tributário eLegislação Fiscal. A me-diação será feita por Car-los Vinícius de Sousa,delegado da ComissãoOAB Debates.

Comissão discuteregularizaçãofundiária

A OAB Niterói, atravésda Comissão de AssuntosFundiários, presidida porCristiano Franco Fonseca,promoverá, no dia 13 deagosto, às 19h, debate so-bre “Novos rumos para aregularização fundiária”.

“Niterói vem se depa-rando com um crescimentodesordenado. Com tal situ-ação se faz necessária a cri-ação de mecanismos capa-zes de resolver a questãofundiária, sendo ela urbanaou rural. A situação das co-munidades e terras irregu-lares, por sua vez, tem umespaço importante em nos-so meio, uma vez que elas,sendo legalizadas, afasta-se a criminalidade, ganhan-do toda a sociedade e ge-rando qualidade de vida”,explica o advogado Cristia-no Fonseca.

Semana do Advogadotraz Encontro de Corais

Como parte das comemorações dos 185 anosde criação dos cursos jurídicos no Brasil, a OABNiterói promoverá um Encontro de Corais, dia 8de agosto, a partir das 17h30, no Teatro Munici-pal de Niterói. O evento faz parte da “Semana doAdvogado” e terá na abertura a Orquestra deCordas da Grota.

Com a regência da maestrina Fátima Mendon-ça e o acompanhamento de Lya Pierre ao piano, oCoral da OAB Niterói apresentará um repertórioque inclui Tom Jobim, Sivuca e Ary Barroso. Já oCoral do TRT/RJ, que tem André Protasio comoregente e Léo Freitas no piano, apresentará norepertório Beto Guedes, Caetano Veloso, Antô-nio Carlos Jobim e Dolores Duran.

O Coral da Corregedoria do TJ/RJ, regido porMiguel Braga, mostrará, entre outras, canções deMilton Nascimento. Já o Coral do TRF2, com aregência de Eduardo Feijó, preparou um repertó-rio que inclui Beatles, Luiz Gonzaga e Tim Maia.Para encerrar a noite, o Coral da UFF, acompa-nhado pelo pianista Peri Santoro, interpreta can-ções europeias e do folclore brasileiro. A progra-mação é aberta ao público. �

Page 10: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br10

Arte & Espetáculo [email protected]

Teatro Abalou Bangu 2: A Festa. ComErnani Moraes e Cristina Pe-reira. Os sexagenários Maria eMaurício, depois de morarema vida inteira em Bangu, mu-dam-se para a Zona Sul porpressão do mimado filho úni-co. No novo endereço, não tar-da para o filho se casar e sairde casa, deixando os pais so-zinhos e exilados em plena Co-pacabana, pois sempre prefe-riram a Zona Oeste. Até 29/7.Teatro Abel: Rua Mário Alves,2 – Icaraí. Tel.: 2621-9500.Sexta e sábado, às 21h, e do-mingo, às 20h. R$ 60. Classi-ficação: 12 anos. Esse Cego é Du Carvalho. ComRaphael Carvalho, Duca Pan-teleão e Jeferson Farias. Noespetáculo, os atores transfor-mam fatos corriqueiros emmotivos de hilariantes piadase divertidas histórias, onde oespectador passa a se identifi-car e ter a ligeira impressão deque já tenha passado por situ-ação semelhante. Até 29/7.Teatro Eduardo Kraichete:Avenida Roberto Silveira, 123– Icaraí. Tel.: 2710-1549. Sex-ta e sábado, às 21h, e domin-go, às 20h. R$ 50. Classifica-ção: 16 anos. Infantil O Reino da Gataria. Com Na-thalia Colón e Rafael Andrade.O espetáculo traz a história deuma rica madame que deixatoda a herança para seus ga-tos, incumbindo o mordomo decuidar dos bichanos. Indigna-do, ele leva os animais parabem longe, cabendo assim agata Duquesa guiar a gataria devolta para casa. Até 29/7. Sá-bado e domingo, às 17h. Tea-tro Abel: Rua Mário Alves, 2– Icaraí. Tel.: 2621-9500. R$50. Classificação: Livre. Alladim. Com Companhia Ar-tistando. A história do garotopobre que sobrevive de peque-nos roubos, cuja sorte mudaquando Jafar, um maldoso fei-ticeiro, pede-lhe que pegueuma lâmpada mágica numa ca-verna misteriosa. Até 29/7.Sábado e domingo, às 17h. Te-atro Eduardo Kraichete: Ave-nida Roberto Silveira, 123 –Icaraí. Tel.: 2710-1549. R$ 40.Classificação: Livre. Música Jorge Aragão. Dentro do pro-jeto “Samba Social Clube”, darádio MPB FM, o sambistatoca seus grandes sucessos,tendo como convidado o mú-sico Marquinhos Sathan. Sá-bado (28/7), às 22h. Bar doMeio: Rua Almirante Taman-daré, 810 – Piratininga. Tel.:2619-2505. R$ 40. Classifica-ção: 18 anos.

Cinema Batman�—�O�Cavaleiro�dasTrevas�Ressurge.�Com Chris-tian Bale e Tom Hardy. Oitoanos depois dos eventos do úl-timo filme, Gotham City viveum período de tranquilidade eBruce Wayne não precisa maisser o Batman. É quando surgeum novo vilão, Bane, respon-sável por uma onda de caos edestruição pela cidade. BayMarket (Sala 1) 13h30 | 16h50| 20h10. R$ 10 (qua.); R$ 11(seg., ter. e qui.; sex. a dom. eferiados até 17h), R$ 13 (sex. adom. e feriados após 17h), R$17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$20 (sex. a dom. e feriados, nasala 3D). Box�Cinemas�SãoGonçalo�Shopping�(Sala 3)13h | 16h30 | 20h. (Sala 7) 14h| 17h30 | 21h. (Sala 8) 12h |15h30 | 19h | 22h30. R$ 10 (seg.e qua.), R$ 12 (ter. e qui.), R$16 (sex. a dom. e feriados), R$16 (qua. na sala 3D), R$ 18(seg., ter. e qui., na sala 3D) eR$ 21 (sex. a dom. e feriados,na sala 3D). Cinemark�PlazaShopping�(Sala 3) 13h10 |16h40 | 20h20. (Sala 3) 10h50 |13h30 | 16h10 | 18h50 | 21h30.(Sala 4) 10h40 | 14h10 | 17h40| 21h20. R$ 18 (seg., ter. e qui.após 17h); (sex. a dom. e feria-dos até 17h), R$ 21 (sex. a dom.e feriados após 17h), R$ 20(qua. na sala 3D), R$ 22 (seg. aqui., na sala 3D) e R$ 24 (sex. adom. e feriados, na sala 3D).Classificação: 12 anos. Valente. Com Emma Thomp-son e Kelly Macdonald. Naanimação. uma habilidosa e im-petuosa arqueira, determinadaa trilhar seu próprio caminho,desafia um antigo costume con-siderado sagrado pelos senho-res da terra: o imponente lordeMacGuffin, o carrancudo lor-de Macintosh e o perverso lor-de Dingwall.�Bay�Market (Sala3) 12h50 | 14h50 | 17h | 19h10| 21h20. R$ 10 (qua.); R$ 11(seg., ter. e qui.; sex. a dom. eferiados até 17h), R$ 13 (sex. adom. e feriados após 17h), R$17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$

20 (sex. a dom. e feriados, nasala 3D). Box�Cinemas�SãoGonçalo�Shopping�(Sala 1)12h15. (Sala 2) 13h30 | 19h45.(Sala 6) 17h15 | 22h. R$ 10 (seg.e qua.), R$ 12 (ter. e qui.), R$16 (sex. a dom. e feriados), R$16 (qua. na sala 3D), R$ 18(seg., ter. e qui., na sala 3D) eR$ 21 (sex. a dom. e feriados,na sala 3D). Cinemark�PlazaShopping (Sala 5) 10h50 |13h20 | 16h | 18h30. (Sala 7)11h20 | 14h | 16h50 | 19h40 |22h. R$ 18 (seg., ter. e qui. após17h); (sex. a dom. e feriados até17h), R$ 21 (sex. a dom. e feri-ados após 17h), R$ 20 (qua. nasala 3D), R$ 22 (seg. a qui., nasala 3D) e R$ 24 (sex. a dom. eferiados, na sala 3D). Classifi-cação: Livre. O�Espetacular�Homem-Ara-nha. Com Andrew Garfield eEmma Stone. Peter Parker é umrapaz tímido e estudioso, quevive com os tios desde que foideixado pelos pais. Quando en-contra uma misteriosa maletaque pertenceu a seu pai, o arte-fato faz com que visite o labo-ratório do dr. Curt Connors,cujo alter-ego é o vilão Lagarto.Bay�Market (Sala 2) 15h10 |20h30. R$ 10 (qua.); R$ 11(seg., ter. e qui.; sex. a dom. eferiados até 17h), R$ 13 (sex. adom. e feriados após 17h), R$17 (seg. a qui., na sala 3D) e R$20 (sex. a dom. e feriados, nasala 3D). Box�Cinemas�SãoGonçalo�Shopping (Sala 1)18h | 21h30. (Sala 2) 16h45 |22h15. (Sala 4) 12h30 | 15h45.R$ 10 (seg. e qua.), R$ 12 (ter.e qui.), R$ 16 (sex. a dom. eferiados), R$ 16 (qua. na sala3D), R$ 18 (seg., ter. e qui., nasala 3D) e R$ 21 (sex. a dom. eferiados, na sala 3D). Cinema-rk�Plaza�Shopping�(Sala 1)15h30 | 21h10. (Sala 2) 18h50 |22h10. R$ 16 (qua.; seg., ter. equi. até 17h), R$ 18 (seg., ter. equi. após 17h); (sex. a dom. eferiados até 17h), R$ 21 (sex. adom. e feriados após 17h), R$20 (qua. na sala 3D), R$ 22 (seg.a qui., na sala 3D) e R$ 24 (sex.a dom. e feriados, na sala 3D).Classificação: 10 anos.

Christian Bale ressurge como Batman nas telonas

Divulgação

Exposição Caminhos�Urbanos. Na mos-tra, a artista Carolina Volpi nosremete a paisagens imaginári-as, dentro de um olhar inter-pretativo, fazendo o públicotransitar na busca instigante deenxergar as ruas antes de en-trar em sua casa. Até 5/8. So-lar do Jambeiro: Rua Presiden-te Domiciano, 195 - São Do-mingos, Terça a quinta, das13h às 18 h, e sábado e domin-go, das 10h às 18 h. Gratuito.Classificação: Livre. Teatro�de�Bonecos�de�Ma-deira.�A exposição, que marcaos 25 anos de Maria Madeiracomo titereteira, traz cenas ecenários das histórias criadaspela artista. O público tambémpoderá conhecer personagensde pequenas cenas de ruas,como a espanhola Maristela, epersonagens que são criadosem oficinas e ateliês com ma-teriais variados, como sucatas,jornais, garrafas e cordas. Até31/7. Centro Cultural Abrigode Bondes: Rua Marquês doParaná, 100 - Niterói. Terça asexta, das 11h às 17h, e sába-do, das 12h às 16h. Gratuito.Classificação: Livre. Entorno�dos�Leões.�Com umasérie de cores em blocos demadeira marcados pela ação demotosserras, Ricardo Camposdá forma à sua exposição. Até29/7. Centro Cultural Pascho-al Carlos Magno: Rua LopesTrovão, s/nº - Icaraí. Tel.:2610-5748. Segunda, das 13hàs 17h; terça a sexta, das 10hàs 17h; sábado, domingo e fe-riado, das 10h às 15h. Gratui-to. Classificação: Livre. Poética�do�Cotidiano. A fo-tógrafa Mariza Formaggini usaa técnica de “Fine Art”, feitopuramente por impulso artís-tico e estético em oposição àfotografia feita com objetivodocumental ou publicitário.Até 29/7. Centro CulturalPaschoal Carlos Magno: RuaLopes Trovão, s/nº - Icaraí.Tel.: 2610-5748. Segunda, das13h às 17h; terça a sexta, das10h às 17h; sábado, domingo eferiado, das 10h às 15h. Gra-tuito. Classificação: Livre. Encontro�de�Lutheria.�Amostra é composta de violão,banjo, cavaquinho, flautatransversa e flautim moderno,brindando o público com todoo processo de construção decada elemento sonoro. Até 31/7. Terça à sexta, das 10h às 18h;e sábado e domingo, das 15hàs 18h. Sala Carlos Couto: RuaXV de Novembro, 35 - Cen-tro. Tel.: 2620-1624. Gratui-to. Classificação: Livre.

A balada da Preta Tudo começou como

algo intimista, uma espéciede pocket-show para 200pessoas. No entanto, comPreta Gil a cargo da anima-ção não havia como se res-tringir a um ambiente pe-queno. Logo, a festinha tor-nou-se o show “Noite Pre-ta”, que o público niteroi-ense poderá curtir, nestasexta (3), no Bar do Meio.

No repertório eclético,a artista baiana faz uma ho-

menagem à música popularbrasileira, cantando suces-sos de grupos e artistascomo Paralamas do Suces-so, Lulu Santos, Perlla, Ke-lly Key, Psirico, Maria Be-thânia, Seu Jorge e Xuxa. Aapresentação ainda trará ossucessos “Sinais de Fogo”e “Meu Corpo Quer Você”.

Sexta (3/8), às 22h. Bardo Meio: Rua Almirante Ta-mandaré, 810 – Piratininga.R$ 30. Classificação: 18 anos.

O mundoda imaginação

A literatura in-fantojuvenil é do-tada de alguns por-tais que separam omundo real domundo da imagina-ção. Dois dos maiscélebres são a tocado coelho, em “Ali-ce no País das Ma-ravilhas”, e o velhoarmário, em “AsCrônicas de Nár-nia”. Na peça “OLivro Mágico”,que estreia nesta sábado (28), no Teatro Munici-pal de Niterói, o portal aparece no formato deum livro de estórias. É por meio dele que a prota-gonista é transportada para um universo de len-das, mitos e personagens fabulosos.

No texto de Cezar Cavalcanti, uma menina,após fazer uma avaliação, senta-se no bancodo pátio da escola e começa a lembrar dos li-vros que já leu. Então, como num passe de má-gica, todos os personagens pensados começama ganhar vida, iniciando uma aventura repletade referências históricas e valores moral e inte-lectual para as crianças.

“O Livro Mágico” tem sessões sábado e do-mingo (28 e 29/7), às 16h. Teatro Municipal deNiterói: Rua XV de Novembro, 35 – Centro. Tel.:2620-1624. R$ 40. Classificação: Livre.

Page 11: Gazeta Niteroiense • Edição 50

[email protected] | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | GAZETA NITEROIENSE 11

Facilidade para oreconhecimento depaternidade

Saiba+Rita Rivello

Não é apenasna certidão denascimento queum Pai faz falta

�No Brasil, dados estatís-

ticos revelam que cerca de 5milhões de pessoas não possuem o nome do pai emsua certidões de nascimen-to. Desse total, aponta oCenso Escolar realizado em2009, que 3,8 milhões refe-rem-se a alunos menores de18 anos. Assim, a fim de sen-sibilizar os pais, o ConselhoNacional de Justiça lançoucampanha que será veicula-da em rádios e TVs, paraestimular o reconhecimentoespontâneo de paternidadee assegurar direitos aos fi-lhos, como recebimento depensão alimentícia e partici-pação na herança.

Com o Provimento 16,datado de fevereiro de 2012,as mães podem procurar�ocartório�de�registro�civilmais�próximo�de sua resi-dência para indicar o nomedo suposto pai e dar inícioao processo de reconheci-mento. Moradores de cida-des onde não há varas oupostos de atendimento doMinistério Público, não pre-cisam mais deslocarem-seaté a sede da comarca. Bas-ta preencher um termo cominformações pessoais, dofilho e do suposto pai, con-forme modelo definido pelaCorregedoria Nacional, alémde apresentar a certidão denascimento da criança ou doadolescente. O registro éGRATUITO e tão importan-

te para a garantia de direi-tos, que pode ser feito tar-diamente, por mães, pais efilhos, a qualquer tempo, emqualquer cartório de regis-tro civil.

Maiores de 18 anos quenão têm o nome do pai nacertidão também podem darentrada no pedido direta-mente nas serventias, sem anecessidade de estar acom-panhados da mãe. Pais quedesejarem espontaneamen-te registrar seus filhos, tam-bém podem fazê-lo, indican-do o nome do filho ao cartó-rio. Se o pedido for feito porpai, ou mãe ou por filho mai-or de 18 anos - cada um seráchamado a manifestar-se e,se confirmado o vínculo, ocaso será remetido ao car-tório onde a pessoa foi re-gistrada ao nascer, para queseja incluído o nome do paina certidão.

No caso do pedido for-mulado pela mãe ou pelo fi-lho, o próprio registrador seencarregará de enviar o pe-dido ao juiz competente, quenotificará o suposto pai amanifestar-se em juízo seassume ou não a paternida-de. Confirmado o vínculopaterno, o magistrado deter-mina ao oficial do cartórioonde o filho foi originalmen-te registrado para que onome do pai seja incluído nacertidão. Caso o supostopai intimado não compare-ça à Justiça no prazo de trintadias ou negue a paternida-de, o caso será remetido aoMinistério Público ou à De-fensoria Pública, para sejainiciada ação judicial de in-vestigação.

[email protected]

Equilíbrio da saúdeatravés da dança do ventre

Bebês percebem asintenções dos adultos

Um estudo feito nas uni-versidades de Nova York, e noCanadá, revela que bebês de 1ano de idade são capazes dedetectar como a fala comunicaas intenções das pessoas. Se-gundo o estudo, os bebês po-dem não compreender o signi-ficado de palavras específicas,mas captam a mensagem prin-cipal. Athena Vouloumanos,uma das autoras, afirma que ascrianças aprendem através dalinguagem e da descrição oralde fenômenos que ainda nãopresenciaram diretamente. As-sim, ganham discernimento epodem desenvolver suas ha-bilidades sociais.

Ossada que pode ser de ‘Mona Lisa’

Mulher usa crucifixopara libertar refém

Múmia de500 anos tinhaaté piolho

Cientistas afirma-ram que uma múmiainca de 500 anos, en-contrada congelada nabeira de um vulcão naArgentina, estava cominfecção no pulmãoquando foi sacrificada.O corpo é de uma me-nina de 15 anos e foidescoberto com outramúmia, que não apre-sentou indícios de do-enças. A análise só foipossível graças aobom estado de conser-vação do corpo, quepermitiu aos arqueólo-gos encontrar até pio-lhos nos cabelos.

O perfil proteico damúmia era semelhanteao de pacientes cominfecção respiratóriacrônica e a análise doDNA apresentou bac-térias do gêneroMycobacterium, res-ponsável por causar atuberculose.

Espaço Mulher [email protected]

Foi desenterrado, na ter-ça-feira (24), em um conven-to abandonado em Floren-ça, na Itália, um esqueletomuito bem conservado quepode ser de La Gioconda, amodelo que serviu para océlebre quadro de Leonar-do Da Vinci, “Mona Lisa”.A equipe de arqueólogoscomeçou a cavar no anopassado, quando novosdocumentos confirmaramque Lisa Gherardini, esposado rico negociante de seda

florentino, Francesco DelGiocondo, viveu no con-vento depois da morte domarido, onde foi enterrada.

Agora, os pesquisado-res submeterão os restos doesqueleto a uma série de tes-tes para confirmar se perten-cem a Gherardini, e compa-rá-lo com os traços faciaisda pintura de Da Vinci. Ostestes com carbono-14 irãodatar o período a que a os-sada pertence, e o exame deDNA, baseado nos restos

A dança do ventre teveorigem no Antigo Egito, mi-lhares de anos atrás, quan-do ela era empregada, nostemplos sagrados, em ritu-ais secretos de fertilidade eem homenagem aos deu-ses. A dança evoluiu emvários países e de maneirasdiferentes, porém, preser-vou as principais caracte-rísticas do estilo oriental,apesar dos preconceitosculturais e morais.

A professora, Ana LúciaMouta, que coleta o desem-penho físico e terapêuticodas suas alunas, a cadaquatro meses, através deuma anamnese, ressaltaque a dança do ventre exe-cutada por mulheres é, an-tes de tudo, a expressão deaspecto do ser feminino,como a sensibilidade, a sen-sualidade, a cumplicidade,a espontaneidade, o misté-rio e a autoestima.

Dentre os benefícios daprática no bem-estar da mu-lher, os movimentos e pas-sos ativam todo o fluxo deenergia do corpo, estimu-lando o equilíbrio e a har-monia entre os chacras (bá-sico, umbilical, plexo solar,cardíaco, laríngeo, frontal ecoronário). Ana Lúcia expli-ca ainda que na parte físi-ca, a dança melhora a coor-denação motora, aumenta aflexibilidade, reeduca a pos-tura e auxilia no emagreci-mento, sem prejudicar as ar-ticulações.

“A dança trabalha mui-to a autoestima, com pro-blemas como timidez e ini-bição, promove uma gran-de conscientização corpo-ral, auxilia nos períodos deTensão Pré Menstrual, temcapacidade positiva no pro-cesso de parto, pós-parto eautocorreção postural da re-gião pélvica e lombar”, expli-

ca a professora.Apesar de to-

dos esses benefí-cios, ainda existecerto mito e pre-conceito em rela-ção a dança, quedesde a invasãodos árabes no Egi-to, e uma série demigrações em umperíodo conturba-do de guerras,passou a ser co-nhecida por ou-tros povos, adqui-rindo traços devários outras cul-turas, de acordocom as crenças edesejos. A primei-ra modificação foi a perdado caráter religioso. “Por tersido praticada em inúmerostipos de cenários como, pa-lácios, mercados, praças eaté em bordéis, uma partedas pessoas tem uma inter-

pretação errada sobreela. Felizmente com adifusão em academias,cada vez mais mulherestem descoberto seusinúmeros benefícios”,conclui Ana Lúcia.

Pelo Mundo

Foto: Sõnia Brandão

mortais das filhas de Ghe-rardini, irá confirmar a iden-tidade do esqueleto. Sendoconfirmada, os investigado-res iniciarão um processopara reconstruir o rosto.

Portando apenas umcrucifixo, uma mulherajudou a libertar um re-fém na cidade de Que-zon, nas Filipinas. O ga-roto de 9 anos estava empoder de um homem ar-mado com um picador degelo. Depois de horas deimpasse, a mulher, su-postamente mãe do re-fém, se aproximou doagressor com o crucifi-xo, o suficiente paraagarrar o seu braço. Apolícia, então, interveioe libertou o garoto.

Page 12: Gazeta Niteroiense • Edição 50

GAZETA NITEROIENSE | Semana de 28 de julho a 3 de agosto de 2012 | www.gazetanit.com.br12

Esporte [email protected]

Banco Centrallançará moedascomemorativasdas Olimpíadas

O Banco Central do Brasillançará em agosto duas moe-das em comemoração às Olim-píadas do Rio de Janeiro. Amoeda de R$ 1 trará no núcleoprateado a legenda “Brasil”com a logomarca do Rio 2016e a bandeira olímpica. Na áreadourada, estará escrito “Entre-ga da Bandeira Olímpica” e“Londres 2012-Rio 2016”. Umaparte das 2.016.000 peças pro-duzidas será comercializadaem embalagens especiais paracolecionadores.

Já a iniciativa inédita damoeda de R$ 5, com tiragemde 5 mil exemplares, será pro-duzida em prata com a bandei-ra olímpica no centro, a legen-da “Entrega da Bandeira Olím-pica” e a logomarca do Rio2016. Na outra margem, traráas imagens da Torre de Lon-dres e do Cristo Redentor. Ainiciativa faz parte de uma par-ceria entre o Banco Central, aCasa da Moeda e o Comitê Or-ganizador dos Jogos Olímpi-cos e Paralímpicos de 2016.

Futebol

Brasil abre jogos olímpicosde Londres em alto estiloCom atuaçõesdiferentes, aseleção femininainicia com goleadaenquanto os homensquase deixamescapar a vitória

Duas seleções com atu-ações opostas entraram emcampo nesta última semananos jogos Olímpicos deLondres 2012. As mulheresnão tiveram dificuldadespara vencer, já os homenscomeçaram bem e depoisvacilaram. Na quarta-feira, asmeninas do Brasil fizeramvaler a camisa verde-amare-la, e golearam Camarões por5 a 0 na abertura do GrupoE. Comandadas por Cristia-ne e Formiga, a equipe femi-nina não encontrou dificul-dades com Francielle, Rena-

ta Costa e Marta (2) comple-tando o placar. Após o re-sultado, o Brasil lidera suachave junto com o ReinoUnido, mas leva vantagemno saldo de gols.

A partida serviu aindapara duas jogadoras bate-rem recordes individuais. Avolante Formiga tornou-sea única atleta a participar detodos os torneios olímpicosde futebol feminino. E a ata-

cante Cristiane conquistouo status de maior goleadorada história das olimpíadas,com 11 gols.

Enquanto isso, na quin-ta, a equipe masculina en-controu muitas dificuldadespara vencer o Egito por 3 a2, em Cardiff, no País de Ga-les. Após abrir vantagem detrês gols na etapa inicial sobo comando de Oscar e jo-gando um futebol convin-

cente, o time dirigido porMano Menezes permitiu queo adversário encostasse aomarcador no segundo tem-po. O lateral direito Rafael eos atacantes Leandro Da-mião e Neymar marcarampara o Brasil, enquantoAboutrika e Salah descon-taram para os egípcios.

A seleção masculinavolta a campo amanhã paraenfrentar a Bielorrússia, às11h (de Brasília), em Man-chester, na Inglaterra. Já afeminina retorna hoje aosgramados diante da NovaZelandia, às 10h30 (de Bra-sília). A abertura oficial dos

Jogos Olímpicos de Lon-dres 2012 ocorreu na úl-tima sexta-feira (27).

André Abbudi

Delegação brasileira na abertura dos jogos