Gazetinha 1895

2
Gazetinha DO OESTE Fotos: Marina Alves “Pai .... quando eu crescer quero ser soldado!” E ouvin- do o comentário do pequeno, o pai se enche de orgulho em imaginar a honra que teria ao ver o filho no serviço militar. Em diversas situações os meninos em geral ao pensar o que querem ser quando crescer optam por soldado, policial, piloto de avião, mé- dico entre outras carreiras de grande impacto para a satisfação dos pais. E qual garoto nunca brin- cou de guerrinha, com solda- dinhos de chumbo, rodeado de tanques de guerra? Ou ao menos simulou estar em si- tuações de conflito com seus Dia do Soldado Marcha soldado Cabeça de papel Se não marchar direito Vai preso pro quartel O quartel pegou fogo Francisco deu sinal Acode, acode, acode A bandeira nacional MARCHA SOLDADO coleguinhas da mesma escola ou da rua? E, é sobre este tipo de situação que o papai fica todo prosa e não vê a hora de alistar o filhão no Tiro de Guerra ao completar 18 anos. E pra meninada que não curte muito essa história de servir o exército, por medo de um dia ter que enfrentar uma guerra de verdade, há também ou- tras vertentes interessantes para se seguir na carreira militar como a Marinha ou a Aeronáutica, mas este é um assunto para um outro dia, porque nesta edição a Gaze- tinha irá contar um pouco sobre os soldados! Hoje, 25 de agosto é co- memorado o Dia do Soldado, e a data tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Bra- sileiro. O dia foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Ain- da jovem e com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos exter- nos e internos. Para a meninada enten- der melhor sobre os solda- dos, é importante explicar um pouco sobre a graduação e a hierarquia militar. Seguir a carreira militar pode pro- porcionar ao jovem o apren- dizado de valores como dis- ciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perse- verança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel. COMPROMISSO O termo soldado vem do latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças arma- das (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Minis- tério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais. LIZIANE RICARDO [email protected]

description

gazetinha 1895

Transcript of Gazetinha 1895

Page 1: Gazetinha 1895

GazetinhaDO OESTE

Fotos: Marina Alves

“Pai .... quando eu crescer quero ser soldado!” E ouvin-do o comentário do pequeno, o pai se enche de orgulho em imaginar a honra que teria ao ver o filho no serviço militar.Em diversas situações os meninos em geral ao pensar o que querem ser quando crescer optam por soldado, policial, piloto de avião, mé-dico entre outras carreiras de grande impacto para a satisfação dos pais.

E qual garoto nunca brin-cou de guerrinha, com solda-dinhos de chumbo, rodeado de tanques de guerra? Ou ao menos simulou estar em si-tuações de conflito com seus

Dia do Soldado

Marcha soldadoCabeça de papelSe não marchar direitoVai preso pro quartel

O quartel pegou fogoFrancisco deu sinalAcode, acode, acodeA bandeira nacional

MARCHA SOLDADO

coleguinhas da mesma escola ou da rua? E, é sobre este tipo de situação que o papai fica todo prosa e não vê a hora de alistar o filhão no Tiro de Guerra ao completar 18 anos.

E pra meninada que não curte muito essa história de

s e r v i r o

exército, por medo de um dia ter que enfrentar uma guerra de verdade, há também ou-tras vertentes interessantes para se seguir na carreira militar como a Marinha ou a Aeronáutica, mas este é um assunto para um outro dia, porque nesta edição a Gaze-

tinha irá contar um pouco sobre os soldados!

Hoje, 25 de agosto é co-memorado o Dia do Soldado, e a data tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Bra-sileiro. O dia foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Ain-da jovem e com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos exter-nos e internos.

Para a meninada enten-der melhor sobre os solda-dos, é importante explicar um pouco sobre a graduação e a hierarquia militar. Seguir a carreira militar pode pro-porcionar ao jovem o apren-dizado de valores como dis-ciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perse-verança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

COMPROMISSOO termo soldado vem do

latim solidarius – alguém que é pago para servir. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças arma-das (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Minis-tério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

Liziane [email protected]

Page 2: Gazetinha 1895

Com uma tesoura sem ponta recorte seguindo a linha pontilhada. Depois é só montar e colar onde quizer. Aproveite e não deixe de colorir o soldadinho.

Para ColorirRecorte e Cole

Criança em Ação

Correio GazetinhaEnvie sua foto, ou a foto de seu filho em ação. Seja na escola, em uma viagem, num simples passeio, ou em casa. Os garotinhos que estiverem fazendo aniversário, também sairão na coluna Aniversariantes. E-mail: [email protected] / Endereço: Rua Rio Branco, 948 – Bairro Porto Velho – Divinópolis/MG – CEP: 35500-430 – Telefone: 37 3222-6322

Com esse sorrisão, o fofo do Gustavo Rodrigues da Silva de 2 anos, vai ajudar a mamãe Patrícia Rodrigues a soprar as velinhas de aniversário dela hoje. Parabéns mamãe!

Em viagem de férias para Itacaré-BA, o Matheus Teles de 13 anos , além de curtir bastante, aproveitou para tirar uma foto bem bacana para nossa coluna. Moderno hein...

Sapequice! O Ronaldo Alves de 3 anos ficou todo agitado ao saber que sairia na Gazetinha e logo correu pra fazer uma foto com essa carinha linda de sapeca!

A ERA DO GELO 4A louca perseguição de Scrat sempre à caça de sua noz inquieta, perseguição à qual ele tem se dedicado desde os primórdios dos tempos, tem consequências que mudam o mundo e causam um cataclismo continental que leva Manny, Diego e Sid a viverem a maior aventura de todos os tempos. Nessa maré de mudanças, Sid acaba reencontrando sua Avó turrona, e o bando ainda tem de lidar com uma horda de piratas decididos a impedi-los de voltar para casa.

Gênero: Infantil • Duração: 96 min • Censura: Livre

Está no Cinema