GEO: Recursos minerais

25
DISCIPLINA Professor Tema conforme Planejamento Nº de Aulas para desenvolver o Tema Geografia-EM ADRIANA GOMES MESSIAS Recursos Minerais 01 AULAS

Transcript of GEO: Recursos minerais

DISCIPLINA

Professor

Tema conforme Planejamento

Nº de Aulas para desenvolver o Tema

Geografia-EM

ADRIANA GOMES MESSIAS

Recursos Minerais

01 AULAS

O que são recursos Minerais?

Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre,estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.

No Brasil, os recursos minerais foram descobertos a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais. Os recursos metálicos são, entre outros, o ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.Outros recursos minerais são o cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.

GARIMPAGEM= EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS DE FORMA SIMPLES, SEM USO DE TECNOLOGIA

Garimpagem ?OuIndústria extrativista mineral?

Indústria extrativista= retiradas significativas na natureza com uso de tecnologia, máquinas

terras-raras são um grupo seleto de 17 elementos químicos de relativa abundância na crosta terrestre . Hoje, a China é o maior produtor desses minérios (supre quase 97% do mercado mundial), porém, tal produção diversas vezes é proporcionada por meios não lícitos, com grande impacto para o ambiente.Ganham cada vez mais destaque nas evoluções tecnológicas da atualidade. Isso porque, pelas características eletrônicas, magnéticas, ópticas e catalíticas, melhoram o desempenho de materiais que integram lâmpadas, telas de celulares ou motores e baterias.

Terras Raras

Carajás: privilégio mundialLocalizada no Sudeste do Pará. Possui a maior reserva mundial de minério de ferro do mundo e é a segunda principal área produtora do país. A exploração desse e de outros minérios faz parte das estratégias do Projeto Grande Carajás. A produção dessa área está voltada para o consumo externo (Japão) e é transportada pela Estrada de Ferro Carajás. Inaugurada em 1985, essa ferrovia, que tem 890 km de extensão, liga a serra dos Carajás ao porto de Itaqui, na Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.

Estrada de ferro Carajás

Diversidade de minerais em Carajás:-Ferro, manganês, cobre, níquel, -Estanho, ouro, diamante, amianto,etc

A Companhia Vale do Rio Doce ( hoje só Vale) é a principal empresa mineradora que explora esse local, entre outras transnacionais, queSurgiu para aparentemente dar Um ar nacional aos interesses dasMultinacionais estrangeiras

Para Pensar!

• A Serra dos Carajás foi descoberta pela UNITED STATES STEEL CO, em 1967, ou seja, uma proprietária multinacional de uma jazida em solo brasileiro, aconteceu isso em plena Ditadura Militar em que o Brasil era aliado dos EUA contra o “perigo” socialista.

Os Planos de Desenvolvimento para a região amazônica faziam parte da ideologia da ditadura militar no Brasil; uma “ideologia do desenvolvimento”. Traçaram e sustentaram as estratégias e os planos de crescimento nacional e regional marcado por uma euforia desenvolvimentista para preservar e legitimar a própria ditadura. Desempenharam um papel essencial na cantata “Brasil Grande”, “Brasil Potência”, e pela busca da manutenção do “Milagre Brasileiro”.Em termos de realização de Grandes Projetos, os principais empreendimentos produtivos que se instalaram na região amazônica foram estes: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), sobre o rio Tocantins; o da Mineração Rio do Norte (MRN), de exploração de bauxita metalúrgica, a noroeste do Estado, no município de Oriximiná; o da Albrás e Alunorte de produção de alumínio e alumina, respectivamente, localizados nas proximidades de Belém, no município de Barcarena; o Projeto de Ferro Carajás (PFC), no sudeste do Estado, no município de Parauapebas.

http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/grandes-projetos-desenvolvimento-e.html

ProjetosDoGovernoFederalDurante Ditadura Militar

Projeto ALBRAS-ALUNORTE

• O Projeto Albras/Alunorte localiza-se no município de Barcarena e está voltado para a produção industrial de alumínio a partir das jazidas de bauxita do rio Trombetas (município de Oriximiná, Estado do Pará). Esse projeto foi criado em 1976

A Bauxita.

Consequências

- gerou (e gera) graves danos ao meio ambiente e a população existente nas proximidades deste grande empreendimento industrial.- Na região de influência do Projeto Albrás-Alunorte, nas redondezas do município de Barcarena, ocorre com freqüência danos ao meio ambiente, como os casos de poluição do rio Murucupi, que geraram envenenamento em suas águas, em decorrência de poluição provocada pela Alunorte, o que atingiu diretamente o meio ambiente e pescadores e ribeirinhos e suas relações de trabalho, a pesca, já que provocou a morte de várias espécies de peixes no rio.

http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=1185 Para pensar!

Alumínio no dia a dia

Alumínio na construção civilO alumínio continuará a ser um metal importante para o futuro, devido à sua resistência, leveza e potencial de reciclagem.

TransporteOs meios de transporte representam 19 % da demanda total de energia no mundo. Quando utilizamos materiais mais leves, como o alumínio, nas construções civis, o consumo de energia pode ser reduzido.

EmbalagensO alumínio como material para embalagens é leve, flexível e fácil de reciclar. Alimentos, bebidas e medicamentos se beneficiam das excelentes propriedades para embalagem que o alumínio oferece.

Estamos rodeados de alumínio em nosso dia a dia: em construções, barcos, aviões e automóveis, aparelhos domésticos, embalagens, computadores, telefones celulares e recipientes para alimentos e bebidas.

Quadrilátero Ferrífero

História: A exploração de ouro em Minas Gerais marcou definitivamente a história do país e do mundo, ao dominar a produção global durante todo o século XVIII. Das pouco mais de 1400 toneladas produzidas neste período, a Capitania de Minas Gerais contribuiu com nada menos que 700 toneladas que representavam 50% da produção mundial no período. Essa situação perdurou até o início do século XIX, quando o ouro passou a ocupar um plano secundário na economia nacional.

Atualmente a região é responsável por mais de 70% da produção nacional

Quadrilátero

O Quadrilátero Ferrífero é uma região do estado brasileiro de Minas Gerais, localizada poucos quilômetros a leste da capital, Belo Horizonte. Suas vértices estão nas cidades de Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas do Campo, cobrindo uma área de 7 500 km².

Maiores produtores mundiais de minérios de Ferro

Manganês

assim como o minério de ferro, o manganês é o elemento básico para a produção do aço ,de fundamental importância para a indústria siderúrgica porque age como desoxidante .A região Norte, concentra mais da metade da produção nacional de manganês e exporta a maior parte. As maiores reservas estão na serra dos Carajás (PA), no Quadrilátero Ferrífero (MG) e no maciço do Urucum (MS). A maior produção ocorre no Amapá (cerca de 60% do total produzido no país), mas as reservas localizadas na serra do Navio, nesse estado, estão praticamente esgotadas. Mais uma vez o Brasil está entre as maiores produções mundiais.

Minério metalúrgico: o manganês é essencial na fabricação de quase todos os tipos de aço

Dióxido de manganês natural(Pilhas): o manganês-zinco dá origem às pilhas alcalinas

Minério químico (Ração) - o manganês é empregado em preparo para comida animalVidros - o uso na produção de vidraçaria foi identificado desde o Egito Antigo

PotencialO Brasil possui 10% das reservas mundiais de manganês, atrás apenas da Ucrânia (24%), África do Sul (22%) e Austrália (16%).

LiderançaA Vale é a maior produtora de manganês no Brasil e responde por cerca de 70% do mercado nacional. A Mina do Azul, no Pará, é responsável por 80% da nossa produção. Somos também líderes em ferroligas a base de manganês.

Assistir vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=j1ATFTMchQU

http://www.youtube.com/watch?v=6C5j_3-Ei8Q : Reportagem Record sobre carajás