Geoeconomia e geopolítica

17
ATUALIDADES:GEOECONOMIA & GEOPOLITICA

Transcript of Geoeconomia e geopolítica

Page 1: Geoeconomia e geopolítica

ATUALIDADES:GEOECONOMIA & GEOPOLITICA

Page 2: Geoeconomia e geopolítica

1. Convivência (o que pode, pontualidade e freqüência, exercícios, site GU, cursos paralelos e saídas de campo ).

2.Geografia crítica, mesmo geofísica. 3. Visão plural e evolução dos conceitos. 4. Tudo ao mesmo tempo, agora

(conteúdos não fragmentados). 5. Avaliação diagnóstica constante. 6. Vestibular, processo que faz parte da

vida.

Abordagem

Page 3: Geoeconomia e geopolítica

A Geografia é um ciência viva e dinâmica que analisa o homem e as transformações do espaço em que vive. Sendo assim, são importantes os aspectos políticos, econômicos, sociais, físicos, ambientais, estruturais e etc...

A ciência geográfica

Page 4: Geoeconomia e geopolítica

O espaço geográfico é o espaço construído e transformado pelo Homem. É o espaço das sociedades , a dimensão espacial do social, unidades produtivas, ou o ambiente denominado de Estados. O espaço geográfico contém elementos "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.).

Page 5: Geoeconomia e geopolítica

ESTADO – É a forma como a sociedade se organiza politicamente. É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), colocá-las em prática (poder executivo) e empreender a justiça (poder judiciário). Além disso, o Estado precisa contar com forças armadas, que são responsáveis pela defesa do território e ordem interna.

APROFUNDANDO

Page 6: Geoeconomia e geopolítica

Se ligue! Uma vez que o espaço geográfico é

ocupado e organizado pelas sociedades humanas, é poligênico, e para seu entendimento, é necessário o estudo de cada formação histórico-social.

A fase atual da história da humanidade é marcada por mudanças no espaço geografico,denominado por alguns autores como "meio técnico-cientifíco".Nos paises subdesenvolvidos,essa nova onda provocou aumento do número de desemprego nas cidades...

Page 7: Geoeconomia e geopolítica

Nação – este termo pode ser definido como um coletivo humano com características comuns,como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.

APROFUNDANDO

Page 8: Geoeconomia e geopolítica

TERRITÓRIO – O território de um país é a base física sobre a qual o Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, ou seja, traçadas sem se considerar esses elementos naturais. O território de um país é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.

APROFUNDANDO

Page 9: Geoeconomia e geopolítica

1. Espaço geográfico: heterogêneo, dinâmico e social.

2. o espaço geográfico mundial contemporâneo: velha e nova ordem.

3. o espaço geográfico e a evolução do capitalismo: comercial, industrial, financeiro e tecnológico.

4. o espaço geográfico e a globalização.

Page 10: Geoeconomia e geopolítica

DIT. A VELHA E A NOVA ORDEM. BLOCOS ECONÔMICOS. GLOBALIZAÇÃO. REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS. FASES DO CAPITALISMO.

A PRODUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Page 11: Geoeconomia e geopolítica

Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.

Page 12: Geoeconomia e geopolítica

As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.

Page 13: Geoeconomia e geopolítica

De olho nas atualidades!

Page 14: Geoeconomia e geopolítica

A crise econômica de 2008| 2009 é uma crise financeira internacional que tem suas raízes na "bolha da emprestimos" de 2000 a 2008 e que se precipitou com a falência de tradicionais bancos de investimentos, seguida no espaço de poucos dias pela falência técnica de empresas seguradoras.

Page 15: Geoeconomia e geopolítica

O governo norte-americano, que se recusara a oferecer garantias para os bancos, alarmado com o efeito sistêmico que a falência de tradicionais e poderosa instituição financeira - abandonada às "soluções de mercado" - provocou de forma nos mercados financeiros mundiais, resolveu, em vinte e quatro horas, injetar oitenta e cinco bilhões de dólares de dinheiro público na AIG, para salvar suas operações. Em poucas semanas, a crise norte-americana atravessou o Atlântico: a Islândia estatizou o segundo maior banco do país .

Page 16: Geoeconomia e geopolítica

Em outubro de 2008, a Alemanha, a França, a Áustria, a Holanda e a Itália anunciaram pacotes que somam 1,17 trilhão de euros (US$ 1,58 trilhão) em ajuda ao seus sistemas financeiros.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou 17.02, que o plano de estímulo econômico recém-aprovado pelo Congresso "marca o princípio do fim" da crise, permitirá a criação de empregos e dará "alívio às famílias". *entendendo a crise e comentarios de jabor- lula , milagreiro e otimismo.

Page 17: Geoeconomia e geopolítica

A ONDA G O G-20, que substituiu o G21e o G3. Foi criado na

reunião de cúpula do G7 (atual G8) em 1999. O G20 foi dado como um novo fórum para cooperação e consulta nas matérias pertencentes ao sistema financeiro internacional. Estuda, revisa e promove a discussão entre os principais países industriais e emergentes do mercado das edições de política que pertencem à promoção da estabilidade financeira internacional, e procura dirigir-se às edições que vão além das responsabilidades de toda uma organização.