Geografia Hidrografia

38
Hidrografia

Transcript of Geografia Hidrografia

Page 1: Geografia   Hidrografia

Hidrografia

Page 2: Geografia   Hidrografia

Bacia Hidrográfica: área drenada por uma rede hidrográfica (rio principal e afluentes)

http://www.eco.unicamp.br/nea/Gestao_Bacia/imagens/bacia.jpg

Page 3: Geografia   Hidrografia

• Débito, vazão ou descarga: Quantidade de água que escoa por um ponto qualquer do leito de rio em determinado tempo. A medição dá-se em metros cúbicos por segundo.

• Já a origem e variação do nível das águas de um rio são expressos através de seu regimefluvial, que depende do tipo de clima da região.

Page 4: Geografia   Hidrografia

• A maior parte dos rios brasileiros é perene(não interrompe seu fluxo) e localizam-se emplanaltos e depressões cujos desníveis de altitude favorecem a instalação de hidrelétricas.

Page 5: Geografia   Hidrografia

Principais Bacias Hidrográficas

• Bacia Amazônica: Maior superfície de águado mundo - 3.889.489,6 Km2;

• Bacia caracterizada pelo Rio Amazonas, seus tributários e lagos que interagem comos rios;

Page 6: Geografia   Hidrografia

Bacia Amazônica

Rios que formam a bacia:

1. Rio Amazônas2. Rio Solimões3. Rio Negro4. Rio Xingu5. Rio Tapajós6. Rio Jurema7. Rio Madeira8. Rio Purus9. Rio Branco10. Rio Juruá11. Rio Trombetas12. Rio Uatumã13. Rio Mamoré

www.pescaweb.com.br/servicos/baciaamazonica.php

Page 7: Geografia   Hidrografia

Rio Amazonas

• O rio Amazonas - com 6.515 km de extensão, temmais de sete mil afluentes. É o segundo do planeta em comprimento e o primeiro em vazão de água, 100 mil m³ por segundo.Nasce no planalto de La Raya, no Perú, com o nome de Vilcanota, e aolongo de seu percurso recebe ainda os nomes de Ucaiali, Urubanda e Marañon. No Brasil recebe primeiramente o nome de Solimões, e, a partir da confluência com o rio Negro, próximo à cidade de Manaus, capital do Amazonas passa a ser chamado de rio Amazonas. Embora seja uma baciade planície, com 23 mil km navegáveis, a baciaAmazônica aparesenta também grande potencial hidrelétrico.

Page 8: Geografia   Hidrografia

• Na foz acontece o fenômeno da pororoca, encontro da água doce com a maré alta.

http://www.surf-blog.net/images/mascarets/mascaret-pororoca-amazonie.jpg

Page 9: Geografia   Hidrografia

Rio Negro

• O rio Negro - é o principal tributário do rioSolimões-Amazonas (Rio Amazonas) e da sua confluência com o Solimões até as cabeceiras tem um comprimento de 1.500 km. A bacia do rio Negro ocupa aproximadamente 10% da bacia Amazônica.

Page 10: Geografia   Hidrografia

• O rio Negro possui, canais, áreas alagadas de várzea, praias, cataratas e substratos rochosos, canais dendríticos, bancos de terrafirme. As águas do rio Negro são pobres emnutrientes e ligeiramente ácidas. O processode coevolução das florestas com os peixes, produziu um sistema de alta diversidade comuma estimativa de mais de 700 espécies. A alta diverisidade pode ser atribuída, em parte, a esta interação flora-fauna dos peixes.

Page 11: Geografia   Hidrografia

• Três mecanismos fundamentais devem ser enfatizados na ecologia e limnologia (estudoda ecologia de ambientes aquáticos de águadoce) da bacia Amazônica e seus tributários: as flutuações de nível e as interaçõesdinâmicas entre os rios e os lagos; a natureza dinâmica em permanente alteraçãodos lagos produzida pela dinâmica dos rios; o contato permanente entre as comunidades aquáticas e a floresta inundada. A área total das várzeas inundáveis do Amazonas é de aproximadamente 300.000 km2.

Page 12: Geografia   Hidrografia

• Bacia do Prata: Bacia de enorme importânciaeconômica e social para o continente sulamericano. É a bacia mais populosa da América do Sul, com 120 milhões de habitantes, grandes metrópoles e umagrande concentração na sua porção superior (capital de São Paulo e Bacia do Rio Tietê);

• Identidade cultural como característica importnte desta bacia;

Page 13: Geografia   Hidrografia

Bacia do Prata

www.frigoletto.com.br/.../Bacias/baciaprata.htm

Rios que formam a bacia:

1. Rio Uruguai2. Rio Paraguai3. Rio Iguaçu4. Rio Paraná5. Rio Tietê6. Rio Paranapanema7. Rio Grande8. Rio Parnaíba9. Rio Taquari10. Rio Sepotuba

Page 14: Geografia   Hidrografia

• Outra característica importante desta bacia éa construção nos últimos anos de inúmerasbarragens para produção de eletricidade, cujos usos múltiplos tem se diversificado nos últimos anos para diversificar atividades de recreação, turismo, aquacultura e navegaçãopara transporte de cargas a longa distância.

Page 15: Geografia   Hidrografia

jaufatosefotos.br.tripod.com

Page 16: Geografia   Hidrografia

• As hidrovias do Tietê e do Paraná-Paraguay encontram-se nesta bacia hidrográfica. Umacaracterística fundamental desta bacia hidrográfica é a abundância de água. Isto é principalmente devido ao Rio Paraná que flui no sentido norte-sule que também foi regulamentado por grandes reservatórios como Jupiá, Ilha Solteirra, Porto Primavera, Itaipu e Yaciretá (Paraguay-Argentina). Reservatórios constituem uma importante alteraçãoecológica no sistema de rios, e podem ser considerados como focos no processo de planejamento e no gerenciamento da bacia do Prata. Além do aproveitamento múltiplo deve-se considerar a preservação destes ecossistemascomo uma base fundamental no desenvolvimentosustentável.

Page 17: Geografia   Hidrografia

• O rio Paraná e o seu maior tributário, o rioParaguay, é o mais importante da Bacia do Prata. Flui no sentido Norte-Sul, por mais de 4.000 km, determinando ao longo do seucurso um gradiente geológico, hídrico, biótico e de produtividade. Outro rio de importâncianeste sistema é o Uruguay que também fluino sentido Norte-Sul por mais de 1.000 kmdesde as suas cabeceiras no Brasil.

Page 18: Geografia   Hidrografia

• O último trecho do rio Paraná, não represado em território brasileiro, com cerca de 230 kmde comprimento e 20 km de largura, tem umagrande importância ecológica econômica, pela diversidade biológica e por se constituir em um ecossistema fundamental para a manutenção da biota, principalmente grandes peixes migradores.

Page 19: Geografia   Hidrografia

Impactos e problemas de gerenciamento da Bacia do Prata

• Em uma macroescala os seguintesproblemas apresentados ocorrem na Baciado Prata:

Page 20: Geografia   Hidrografia

• Erosão - a erosão causada pela atividadeagrícola, atinge 20 toneladas por ha por ano em regiões com solo basáltico, sendo um dos problemas mais sérios da bacia. Estáproduzindo uma rápida sedimentação dos reservatórios, destruindo solos adaptados aoreflorestamento, e aumentando os custos da drenagem do rio da Prata na extremidade sul. O aumento da atividade e a expansão da fronteira agrícola, são as causas principais da erosão em larga escala que também produzsubstanciais alterações no sistema aquáticocom diminuição da produção primária e prejuízos à biota em geral.

Page 21: Geografia   Hidrografia

• Como resultado desta erosão, a sedimentação altera substancialmente o fluxode água, produzindo grandes ilhas interiores e interferindo com o regime hidrológico e a navegação. Outra causa importante, do ponto de vista qualitativo e quantitativo para o aumento da erosão, é o desmatamentoprincipalmente nas cabeceiras da bacia do Prata. Por exemplo, o estado de São Paulo, tem hoje, menos de 2% da matas primáriasque tinha no início do século.

Page 22: Geografia   Hidrografia

• Poluição e contaminação - o aumento rápido das atividades agrícolas e industriais; o uso e o despejo intensivo dos agrotóxicos e substâncias tóxicas emgeral nos sistemas aquáticos tem produzidoamplas modificações pela alteração da biota e a contaminação dos sedimentos dos rios, represas e lagoas marginais. A intensa urbanização produziuum amplo efeito de eutrofização com grandes conseqüências na qualidade da água e aumento nos custos do tratamento. Há dados muitoimportantes sobre os efeitos dos florescimentos de algas fitoplanctônicas principalmente cianobactérias e de macrófitas aquáticas. Por outrolado há efeitos adversos na navegação.

Page 23: Geografia   Hidrografia

• Outros impactos - o agravamento de enchentes; a perda de áreas alagadas com a construção de represas; a substituição da biota nativa de peixes por espécies exóticas; a intensificação do turismo e recreação; todas estas atividades produzem impactos de grande significado. As áreas críticas para a expansão de atividades de desenvolvimentosustentado na bacia do Prata.

Page 24: Geografia   Hidrografia

• Bacia do Rio São Francisco: O rio SãoFrancisco nasce no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra a uma altitude de 1.600 metros e desloca-se 2.700 km para o Nordeste. O rio desloca-se, em grande parte no semi-árido do Nordeste, tendo umagrande importância regional dos pontos de vista ecológico, econômico e social. Atualmente, os grandes aproveitamentoshidrelétricos, a irrigação, navegação, suprimento de água, pesca e aquiculturaconstituem os principais usos deste rio e de suas barragens.

Page 25: Geografia   Hidrografia

Bacia do Rio São Francisco

http://www.pescaweb.com.br/imagens/Jpg/sfrancis.jpg

Rios que formam a bacia:

1. Rio São Francisco 2. Rio das Velhas3. Rio Rio Preto4. Rio Grande

Page 26: Geografia   Hidrografia

• A bacia hidrográfica do São Francisco tem, aproximadamente 640.000 km, estende-se por regiões com climas úmidos, semi-árido, e árido; a bacia pode ser subdividida em quatroprincipais sub-bacias Alto, Médio, Sub-Médio e Baixo São Francisco. Muitos tributários do rioSão Francisco são perenes, bem como o próprioSão Francisco. No Médio São Francisco hátributários temporários na margem direita, ondepredomina também a caatinga como vegetação. Na parte mais baixa do médio São Francisco a agricultura irrigada é predominantemente comfruticultura de exportação e produção hortícola.

Page 27: Geografia   Hidrografia

http://www.cpatsa.embrapa.br/pif/imagens/vantagens_uva.gif

http://www.pousadapeter.com.br/3639_Vale_de_São_Francisco_Vales_Valleys_Valle_Täler_Pernambuco.jpg

Page 28: Geografia   Hidrografia

• Os principais reservatórios do rio SãoFrancisco, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonsoe Xingó produzem energia hidrelétrica e se transformam em pólos regionais de desenvolvimento, com a intensificação de usos múltiplos nos últimos 10 anos: aquacultura, irrigação, suprimento de água, turismo e recreação, pesca comercial e pesca esportiva. Os dados para a represa de Xingó, indicam umreservatório pouco eutrofizado, mas comevidências claras de efeitos ambientaisresultantes dos usos das bacias hidrográficas, principalmente na qualidade da água.

Page 29: Geografia   Hidrografia

Reservatório de Sobradinho - BA

http://z.about.com/d/gosouthamerica/1/0/Z/y/STS051-76-28.jpg

http://www.chesf.gov.br/img/usina_paulo_afonso.jpg

Reservatório de Paulo Afonso - BA

Page 30: Geografia   Hidrografia

• A vegetação da bacia do baixo São Francisco é predominantemente cerrado e Floresta Atlântica. O baixo São Francisco tem clima úmido, porém com tributários que provêm do semi-árido. A descarga anual do rio SãoFrancisco é de 94.000.000 mil m3. O fluxovaria de 2.100 a 2.800 m3/s com cerca de 3.000 m3/s próximo à foz. Estes fluxos sãonaturais, ocorrendo atualmenteregularizações através dos reservatórios, para otimização dos usos das cheias.

Page 31: Geografia   Hidrografia

• O rio São Francisco tem uma enorme importância regional, e pode ser considerado como um dos principais fatores de desenvolvimento no Nordeste. Através de inúmeros planos de desenvolvimento, umconjunto de idéias de grande porte foi sendo construído, de tal forma que um plano integrado de desenvolvimento, envolvendo agências de governo federal, governos estaduais, iniciativa privada foi gerado. Este plano, que incorpora várias idéias e projetos anteriores, enfatiza e propõe a promoção dos seguintes aspectos fundamentais do gerenciamente da baciahidrográfica:

Page 32: Geografia   Hidrografia

• monitoramento e controle da qualidade das águas;

• avaliação permanente dos impactos;• preparação de diagnósticos adequados;• recuperação das matas de galeria;• disciplinamento os usos da água;• proteção ambiental da bacia;• implementação de parques, reservas

florestais e áreas de proteção ambiental;• articulação das atividades ambientais e

integração com os usos do sistema;

Page 33: Geografia   Hidrografia

• ampliação do banco de dados hidrológico, meteorológico, ecológico, sociólogo, geomorfológico e econômico da baciahidrográfica;

• estabelecimento de uma autoridade de baciahidrográfica para implantar os projetos;

• estudos detalhados integrados sobre o projeto de transposição das águas do rio SãoFrancisco, e seu impacto na bacia e emoutras bacias hidrográficas.

Page 34: Geografia   Hidrografia

Bacia do Tocantins - Araguaia

• O Rio Tocantins e seu principal afluente, o Araguaia, nascem na porção central do país. No Araguaia fica a maior ilha fluvial do mundo, a do Bananal. O Araguaia e o Tocantins são importantes hidrovias. No rioTocantins, destacam-se as usinas hidrelétricas de Tucuruí (PA) e Lajeado (TO).

Page 35: Geografia   Hidrografia

Bacia do Rio Tocantins - Araguaia

http://www.pescaweb.com.br/imagens/Jpg/araguaia.jpg

Rios que formam a bacia:

1. Rio Araguaia2. Rio Tocantins

Page 36: Geografia   Hidrografia

Bacias Hidrográficas Secundárias

• Bacia do Nordeste: Compreende rios de vários estados do NE. Destacamos os riosMearim, Pindoré, Itapecuru (MA); rioParnaíba, na divisa entre MA e PI; Jaguaribe(CE) e Piranhas (RN). Devido ao clima da região NE, muitos dos rios são temporários.

Page 37: Geografia   Hidrografia

• Bacia do Leste: Rios dos estados da BA, ES e RJ compõem esta bacia. Entres eles podemos citar os rios Vaza- Barris, Paraguaçu e Das Contas (BA), o Rio Doce em MG e ES e o Paraíba do Sul em SP e RJ.

• Bacia do Sudeste e Sul: No estado de SP, éformado pelo Ribeira do Iguape. Além desse, fazem parte dessa bacia os rios Itajaí (SC), Taquarí, Jacuí e Camaquã (RS).

Page 38: Geografia   Hidrografia

Bibliografia

• DINIZ, Amarildo. Hidrografia e Oceanografia. Conquistando a Faculdade. Campinas: Ciada Escola. 2006. p.11 – 12.

• www.ambientebrasil.com.br