GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar...

9
[email protected] / +351-217590751 ou 969573242 www.quo-portugal.com Sistemas de Informação Geográfica e de Apoio à Decisão GeoInvent – Sistema de Apoio à Análise de Informação com Componente Espacial O GeoInvent é um programa de computador concebido para facilitar a análise de informação com componente espacial, distinguindo-se pela simplicidade com que articula ferramentas de processamento digital de informação geográfica e bases de dados, com que permite elaborar consultas e selecções espaciais, com que executa expressões algébricas e condicionais, com que calcula estatísticas sobre valores associados a entidades gráficas escolhidas, e com que interliga estas com documentos como desenhos, fotografias, vídeos, sons, textos, folhas de cálculo, gráficos, etc. É um instrumento pensado para simplificar a criação de sistemas de apoio à decisão sobre fenómenos naturais ou actividades humanas, geograficamente distribuídos. Com este programa, em português, é possível organizar e interligar a informação necessária à progressão da actividade diária, documentar reuniões de trabalho e realizar apresentações de difusão de resultados alcançados. O GeoInvent é diferente, pela acessibilidade aos seus operadores e pela comodidade na obtenção de resultados. Figura 1. Sobreiros a 25m do caminho.

Transcript of GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar...

Page 1: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

Sistemas de Informação Geográfica e de Apoio à Decisão

GeoInvent – Sistema de Apoio à Análise de Informação com Componente Espacial

O GeoInvent é um programa de computador concebido para facilitar a análise de informação com

componente espacial, distinguindo-se pela simplicidade com que articula ferramentas de processamento digital de informação geográfica e bases de dados, com que permite elaborar consultas e selecções espaciais, com que executa expressões algébricas e condicionais, com que calcula estatísticas sobre valores associados a entidades gráficas escolhidas, e com que interliga estas com documentos como desenhos, fotografias, vídeos, sons, textos, folhas de cálculo, gráficos, etc.

É um instrumento pensado para simplificar a criação de sistemas de apoio à decisão sobre

fenómenos naturais ou actividades humanas, geograficamente distribuídos. Com este programa, em português, é possível organizar e interligar a informação necessária à

progressão da actividade diária, documentar reuniões de trabalho e realizar apresentações de difusão de resultados alcançados.

O GeoInvent é diferente, pela acessibilidade aos seus operadores e pela comodidade na obtenção

de resultados.

Figura 1. Sobreiros a 25m do caminho.

Page 2: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

A quem se destina o GeoInvent:

Para os decisores e técnicos nos mais diversos domínios de actividade, os sistemas de informação

geográfica não constituem, em si mesmos, o seu objecto de estudo, mas apenas a ferramenta que lhes permite lidar com a componente espacial de algumas das variáveis que analisam.

Aqueles especialistas não podem deter-se em questões como o número de pontos de controlo usados na georreferenciação de uma imagem ou a densidade de pontos que deve ser usada na digitalização dos limites dos Distritos a determinada escala, porque não são esses os seus problemas. Frequentemente, necessitam, isso sim, de um instrumento que lhes permita, no seu computador de secretária, localizar ocorrências, dados e documentos a elas associados, executar muito facilmente cálculos e operações espaciais, como intersecções ou vizinhanças, e obter, instantaneamente, estatísticas sobre os resultados. Em muitos casos, algo que lhes possibilite a rápida caracterização e comparação de cenários alternativos, num processo de procura da melhor solução ou da decisão mais acertada.

O mesmo se pode dizer quanto aos sistemas de processamento digital de imagem, os sistemas de gestão de bases de dados, as folhas de cálculo, os programas de análise estatística, os programas para criar apresentações de trabalhos, todos eles com funções representadas no GeoInvent, mas aqui com a preocupação de aligeirar o conhecimento da ferramenta, secundária relativamente ao tema do trabalho de cada especialista.

Assim, o GeoInvent foi pensado para decisores e técnicos envolvidos na análise de informação com

componente espacial e libertos da preparação da informação geográfica, que nele podem usar e operar.

Figura 2. Fotografias dos sobreiros a 25m do caminho, ordenadas ascendentemente em função das respectivas datas.

Page 3: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

Com o GeoInvent pode: • Criar múltiplos mapas com informação vectorial ou com imagens, sendo reconhecidos mais de

30 sistemas de coordenadas, geográficas e rectangulares, nacionais e internacionais, usados na cartografia sobre Portugal, incluindo os mais recentes WGS84-Transversa de Mercator da actual versão da Carta Militar 1:25000 da área continental e o PT-TM06-ETRS89-Transversa de Mercator adoptado em 2006 pelo Instituto Geográfico Português, e ainda projecções do WGS84 para as 5 Zonas UTM que abrangem todo o território nacional.

• Executar facilmente mais de 25 conversões de coordenadas entre os 7 sistemas actualmente

mais usados no território continental, assim como sobre os dos arquipélagos.

• Organizar mosaicos de imagens georreferenciadas numa única camada (como imagens de satélite e ortofotomapas), com escolha de cor transparente, com meios de controlo da visibilidade de cada uma e de gestão automática da memória nas operações de ampliação, redução e deslocamento. As imagens podem cobrir superfícies contínuas, ou corresponder a zonas dispersas pelo terreno, o que permite considerar prioridades na sua aquisição, facilitando a gestão e a economia de recursos. Os mosaicos podem também ser formados com vistas aéreas do Google Earth, do Google Maps, do Virtual Earth e similares, e sobre eles desenhar polígonos, linhas, etc., uma vez que o programa calcula correctamente as áreas, os perímetros e as distâncias, mesmo em mapas em coordenadas geográficas (não conformes), como no sistema WGS84, também usado pelos GPS. Pode ainda converter estas entidades gráficas desenhadas para os sistemas de coordenadas exclusivamente nacionais mais actuais.

• Ver o movimento do rato sobre o mapa permanentemente georreferenciado não apenas com a

apresentação das coordenadas rectangulares (em metros) mas também, simultaneamente, pelas correspondentes coordenadas WGS84 (em graus) usadas pelo GPS, automaticamente geradas por conversão em tempo real.

• Imprimir mapas, à escala pretendida, numa impressora ou traçador de gráficos reconhecida

pelo sistema operativo do computador hospedeiro e nos formatos de folha por ele utilizados, com composição de página dos elementos mapa, legenda, escala, norte e título, assim como de fotografias e desenhos associados às entidades graficamente representadas.

• Exportar mapas e respectivas legendas em formato de imagem, com vista à sua inserção em

documentos de processadores de texto, de folhas de cálculo, à sua partilha pela Internet, e a muitas outras utilizações.

• Transpor facilmente uma camada de informação vectorial do Ponto Central para o Ponto

Fictício (e vice versa), ou efectuar qualquer outra translação.

• Desenhar elementos no mapa, com eventual adjacência automática a outras entidades gráficas (snap), do mesmo tema (layer) ou de outra camada escolhida pelo utilizador. Aquela adjacência, pode ser apenas aos vértices existentes na figura mais perto do cursor do rato, ou ainda a qualquer ponto interpolado no seu segmento mais próximo.

• Obter medidas das entidades gráficas, ordenando ao programa a criação e o preenchimento

automático de colunas ‘Área’ e ‘Perímetro’, no caso de polígonos, e ‘Comprimento’, no caso de linhas, nas tabelas que lhes estão associadas. Concomitantemente com o desenho ou com a alteração de elementos no mapa, ocorre a actualização, também automática, daqueles valores. Esta operação é efectuada com conversão de unidades, ainda automática, entre as do mapa e as que tiverem sido atribuídas às colunas mencionadas.

• Criar polígonos dentro de polígonos, ou entre polígonos adjacentes, que se autorrecortam

daqueles em que ficam completamente contidos ou que os circundam. Consequentemente, também é fácil abrir áreas vazias em polígonos ou entre polígonos existentes. É ainda muito

Page 4: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

simples mover vértices de polígonos contíguos, procedendo o programa aos recortes necessários para evitar a sua sobreposição.

• Desenhar ou alterar polígonos confinados a outros existentes em camada escolhida pelo

utilizador, procedendo o programa ao recorte automático das áreas dos primeiros que ultrapassem os limites dos segundos (por exemplo, subparcelas agrícolas têm que estar sempre contidas nas respectivas parcelas).

• Desenhar ou alterar linhas confinadas ao contorno de polígonos ou a outras linhas, existentes

em camada escolhida pelo utilizador, procedendo o programa à sua sobreposição automática (por exemplo, a vedação de uma parcela agrícola tem que estar sempre sobreposta ao seu limite).

• Inserir, mover e eliminar vértices. Os vértices introduzidos resultam da interpolação

automática do ponto mais perto do cursor do rato no segmento mais próximo, pertencente à entidade gráfica seleccionada para alteração.

• Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa num só elemento do mesmo tipo.

• Subdividir polígonos segundo um contorno.

• Partir linhas por um vértice.

• Medir distâncias em linha recta ou ao longo de percursos sinuosos (caminhos, por exemplo).

Figura 3. Sobreiros a 25m do caminho e plantados antes de 31 de Dezembro de 1982.

Page 5: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

• Memorizar um panorama de abertura para cada mapa.

• Escolher entre 5 instrumentos de selecção no mapa: polígono, rectângulo, linha, ponto ou qualquer conjunto de entidades gráficas previamente seleccionadas (poligonais, lineares ou pontuais).

• Seleccionar no mapa entidades gráficas segundo 16 critérios de pesquisa espacial, incluindo

vizinhanças, relativas a elementos isolados ou a conjuntos, que no caso de polígonos, podem ser exteriores ou interiores.

• Associar, a cada entidade gráfica, valores ou conjuntos de valores (como séries temporais) de

múltiplos atributos destinados à sua caracterização (numéricos, alfanuméricos ou data/hora), assim como as unidades e precisão (casas decimais) com que foram obtidos.

• Importar dados existentes em folhas de cálculo do Excel.

• Exportar o conteúdo das tabelas criadas para ficheiros ASCII com formato importável por qualquer sistema de gestão de base de dados, pelo Excel, pelo Word, entre outros.

• Exportar entidades gráficas seleccionadas no mapa, incluindo a informação que lhes está

associada na base de dados.

• Gerar tabelas na base de dados com interligação relacional automática.

• Criar listas de valores frequentes na base de dados, também com interligação relacional automática, para uma fácil e rigorosa introdução de dados nas tabelas.

Figura 4. Série temporal de valores do diâmetro à altura do peito do sobreiro seleccionado.

Page 6: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

• Elaborar modelos adaptáveis a cada situação, com resultados imediatamente representáveis nos mapas, aplicando operadores e funções matemáticas e lógicas aos valores dos atributos associados às entidades gráficas (à semelhança das folhas de cálculo), existindo: (, ), =, >, <, >=, =<, <>, Se, +, -, * (produto), / (divisão), \ (divisão inteira), resto, valor absoluto, potenciação, radiciação, exponenciação, logaritmo neperiano, seno, co-seno, tangente, arco de tangente e a constante pi.

• Seleccionar conjuntos de entidades gráficas em função de valores dos atributos definidos nas

tabelas que lhes estão associadas, através de um intuitivo construtor de consultas à base de dados. Funcionalidade idêntica permite efectuar pesquisas nos restantes tipos de tabelas, incluindo as que alojam séries temporais.

• Destacar no mapa as entidades gráficas correspondentes a valores seleccionados.

• Obter os valores correspondentes a conjuntos de entidades gráficas seleccionadas no mapa.

• Consultar o histograma dos valores seleccionados.

• Visualizar, em simultâneo, séries temporais de valores de elementos distintos, assim como os

respectivos gráficos da variação ao longo do tempo, os quais são susceptíveis de serem impressos com composição de página.

• Gerar estatísticas dos valores seleccionados, como: média, mediana, moda, quartis, amplitude,

amplitude inter-quartil, variância, desvio-padrão, coeficiente de variação e intervalos de confiança para a média, entre outras.

Figura 5. Subparcelas de seara classificadas em função das respectivas áreas.

Page 7: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

• Representar entidades gráficas com simbologia estabelecida em função de valores dos atributos definidos, por classes de valores discretos ou por intervalos no caso de variáveis contínuas, e em função da escala de visualização do mapa.

• Rotular entidades gráficas em função de valores dos atributos definidos, de modo convencional

ou evitando sobreposições e excessiva densidade de textos, e em função da escala de visualização do mapa.

Figura 6. Parcelas agrícolas e respectiva rede de rega.

• Associar fotografias, desenhos, vídeos, livros, partes de publicações, revistas, artigos, ofícios e informações, criações publicitárias (como folhetos e posters), mapas antigos (ainda em papel), ou outros documentos (na forma textos, folhas de cálculo e gráficos, etc.) a cada entidade desenhada nos mapas, sem alterar o seu local de armazenamento (num disco ou numa rede).

• Associar valores de múltiplos atributos a cada fotografia ou outro documento, caracterizando-

os, através de interfaces existentes e de uma base de dados já estruturada para o efeito (e alterável pelo utilizador).

• Seleccionar conjuntos de fotografias ou outros documentos em função de valores dos atributos

definidos, através do construtor de consultas à base de dados já mencionado.

• Destacar no mapa as entidades gráficas correspondentes às fotografias ou outros documentos seleccionados.

Page 8: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

• Obter os valores das fotografias ou outros documentos correspondentes a conjuntos de entidades gráficas seleccionadas no mapa.

• Ver e editar fotografias ou outros documentos correspondentes a conjuntos de entidades

gráficas seleccionadas no mapa.

• Ordenar conjuntos de fotografias ou outros documentos em função de valores de qualquer dos atributos definidos.

• Executar sessões de diapositivos com conjuntos seleccionados de fotografias, desenhos ou

outros documentos na forma de imagens.

• Imprimir fotografias, desenhos ou outros documentos na forma de imagens, com composição de página.

• Importar uma lista de pontos num ficheiro de texto, com um ponto por linha com as

coordenadas X, Y e Z, e um atributo.

• Importar camadas com informação geográfica vectorial, incluindo atributos, existentes em ficheiros shapefile, coberturas ESRI (*.adf, *.tat, *.pat, *.rat), ficheiros CAD (*.dwg, *.dxf, *.dgn), Ficheiros VPF (*.pft, *.lat, *.aft, *.tft).

• Ler imagens em mais de 20 formatos.

• Usar ficheiros externos para georreferenciação de ficheiros CAD e imagens;

Figura 7. Sucessivas ampliações num mapa contendo vastos territórios com informação detalhada podem revelar pormenores como os deste grupo de bombagem.

Page 9: GeoInvent - Descrição5 composição adoptada - Descricao.pdf · • Agrupar e desagrupar elementos desenhados no mapa ... potenciação, radiciação, ... respectivos gráficos

[email protected] / +351-217590751 ou 969573242

www.quo-portugal.com

• Gerir as senhas de acesso às funcionalidades e à informação introduzida nas tabelas do programa.

• Programar cópias de segurança automáticas da informação geográfica usada nos mapas e da

informação introduzida nas tabelas do programa.

Figura 8. Os mapas podem incluir imagens actualizadas captadas por satélites de alta resolução, como esta com de 60 cm de pixel obtida a 450 km de altitude.

Que recursos mínimos são aconselhados para o funcionamento do GeoInvent:

• Computador com um processador Pentium ou equivalente; • Memória RAM de 64 ou 128 MB, consoante o sistema operativo; • Monitor com resolução de 1024x768 pixeis; • 30 MB disponíveis em disco rígido para a instalação; • Leitor de CD-ROM ou ligação à Internet, para instalação; • Sistema Operativo Windows 98 ou posterior.

A Quo está disponível para executar desenvolvimentos adaptados a necessidades específicas dos seus clientes, tendo ou não o GeoInvent como base.