GEOPOLITICA 13-11-2012

35
Visão Vestibulares

Transcript of GEOPOLITICA 13-11-2012

Page 1: GEOPOLITICA 13-11-2012

Visão Vestibulares

Page 2: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

1

1. (Ufpe 2012) A imagem a seguir percorreu o mundo. Trata-se de um deslizamento ocorrido na Região Sudeste do Brasil, com um saldo trágico de mortos. Observe-a.

Quais são as causas de escorregamentos catastróficos como esse? ( ) as mudanças na geometria da encosta. ( ) as oscilações da maré no verão. ( ) os fortes episódios pluviométricos. ( ) os planos de fraturamento das rochas. ( ) as alterações antrópicas da cobertura vegetal. 2. (Ufg 2012) Analise a figura e o texto apresentados a seguir.

O perfil geológico acima apresenta, dentre outras unidades geomorfológicas, o relevo da bacia do Paraná, o qual abrange rochas sedimentares, com idades desde o Devoniano até o Cretáceo, e rochas ígneas do Mesozoico.

ROSS, Jurandir Luciano Sanches. Os fundamentos da geografia da natureza. In: ROSS, J.L.S. (Org.). Geografia do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1998. p. 55; 63. [Adaptado].

Tendo em vista a ocorrência de solos mais férteis, originados do arcabouço geológico apresentado, a) indique e descreva a unidade de relevo associada; b) caracterize o tipo de rocha que deu origem a esses solos; c) cite dois produtos agrícolas mais cultivados nesses solos.

Page 3: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

2

3. (Unioeste 2012) As modernas técnicas cartográficas e de sensoriamento remoto permitiram realizar levantamentos mais detalhados sobre as características fisiográficas (geologia, relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação) do Brasil. No final da década de 1980, o professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, propôs uma divisão mais detalhada do relevo brasileiro do que as anteriores. Sobre o relevo e as unidades estruturais do território nacional representados na figura abaixo, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A maioria dos planaltos, também denominados de “formas residuais”, é considerada como

vestígios de antigas superfícies erodidas pelos agentes externos, os quais atuam continuamente nas paisagens.

b) Os planaltos e as chapadas da Bacia Sedimentar do Paraná englobam terrenos sedimentares e de rochas vulcânicas e o seu contato com as depressões circundantes é feito por meio do talude continental.

c) Nos limites das bacias sedimentares com os maciços antigos, os processos erosivos formaram áreas rebaixadas, denominadas de depressões. As depressões periféricas são aquelas formadas nas regiões de contato entre as estruturas sedimentares e as cristalinas, como por exemplo, a depressão Sul-Rio-Grandense.

d) As planícies em estruturas sedimentares recentes formam as planícies costeiras, também conhecidas como planícies litorâneas e as planícies continentais situadas no interior do país como, por exemplo, a planície do Pantanal.

e) Em sua classificação para as formas do relevo Brasileiro, Jurandyr Ross baseou-se em três critérios: o morfoestrutural, que considera a estrutura geológica; o morfoclimático, que considera o clima e o relevo e o morfoescultural, que considera a ação de agentes externos.

Page 4: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

3

4. (Ufpe 2012) Examine, com atenção, o corte geomorfológico de uma importante área do Brasil. Esse corte permite a observação da topografia, em suas grandes linhas, e da estrutura geológica subsuperficial. Analise o que se afirma sobre esse assunto.

( ) Nessa região, em decorrência da localização sobre uma placa litosférica estável, não ocorreram fenômenos tectônicos que pudessem acarretar falhamentos. ( ) O compartimento 1 é denominado de “Planaltos e Serras do Leste-Sudeste”; essa área possui terrenos muito antigos e relevo de forte energia. ( ) O compartimento 2 se instalou numa área de contato entre terrenos cristalinos e terrenos sedimentares; trata-se de uma Depressão Periférica. ( ) Nessa região, sobretudo no compartimento de relevo 3, inexiste o fenômeno conhecido como erosão diferencial; ou seja, as rochas são semelhantes, e a erosão não é por elas influenciada. ( ) O compartimento 4 é uma das maiores planícies do país; trata-se da Planície do Pantanal mato-grossense, de natureza eminentemente fluvial e com grande potencialidade para o turismo geocientífico e ecológico. 5. (G1 - cftmg 2012) Observe o mapa abaixo.

A área em destaque abrange um tipo climático brasileiro caracterizado por a) chuvas bem distribuídas anualmente e inverno ameno. b) temperaturas amenas ao longo do ano e verões chuvosos. c) baixa precipitação no verão e médias térmicas anuais de 28ºC. d) precipitação anual superior a 2.500 mm e atuação da massa tropical continental no verão.

Page 5: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

4

6. (Uftm 2012) Os climogramas 1 e 2 indicam dois tipos climáticos que ocorrem no Brasil.

Os dois tipos climáticos representados pelos climogramas 1 e 2, são, respectivamente, a) equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude térmica ao longo do ano; e

subtropical, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e grande variação térmica. b) tropical típico, com duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco; e

subtropical, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano e grande variação térmica. c) tropical típico, com duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco; e

equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude térmica ao longo do ano. d) tropical típico, com duas estações bem definidas, verão seco e inverno com temperaturas

amenas; e equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude térmica ao longo do ano.

e) equatorial, com chuvas abundantes e pequena amplitude térmica ao longo do ano; e tropical continental, com pequena interferência das massas de ar oceânicas.

7. (Uftm 2012) O clima tropical típico ou continental apresenta duas estações bem definidas, com um verão chuvoso e um inverno seco; ocorre no Brasil e em grande parte da África. Já o clima subtropical , encontrado nas áreas de transição do clima tropical para o clima temperado, apresenta chuvas bem distribuídas, aumento da amplitude térmica e estações mais definidas ao longo do ano.

(Lucia Marina Alves Almeida, 2005. Adaptado.) As áreas de abrangência no mapa do Brasil dos dois tipos climáticos destacados no texto correspondem, respectivamente, a) às áreas B e A. b) às áreas A e B. c) às áreas D e A. d) às áreas B e C. e) às áreas A e D.

Page 6: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

5

8. (Unesp 2012) Analise o mapa, que representa a cobertura vegetal primitiva do estado de São Paulo.

Considerando que a distribuição dos domínios vegetais varia conforme as condições ambientais do planeta (temperatura, disponibilidade de água em estado líquido etc.) em cada era geológica, é possível afirmar que, no estado de São Paulo, a) a cobertura vegetal primitiva não foi diretamente influenciada pelas variações climáticas

ocorridas no planeta. b) a cobertura vegetal primitiva era caracterizada pela homogeneidade, visto que a vegetação

de mata cobria toda área compreendida hoje pelo estado. c) a presença de áreas onde predominavam o domínio vegetal dos cerrados sinaliza a

existência de temperaturas mais baixas durante a era geológica anterior à atual. d) condicionantes ambientais locais, como relevo, clima e disponibilidade hídrica,

influenciaram na presença de domínios vegetais cuja principal área de incidência não se encontra no estado, como é o caso da vegetação de cerrado e de araucária.

e) a presença da vegetação de cerrados, de araucária e de palmeiras é prova de que a interferência humana sobre a distribuição da vegetação natural no estado vem das primeiras eras geológicas.

9. (Uem 2012) Sobre a bacia do rio da Prata ou Platina, assinale o que for correto. 01) A bacia platina é formada pela bacia do rio Paraná, pela bacia do rio Grande e pela bacia

do rio Paranaíba. Ela é a sétima maior bacia hidrográfica do Planeta e é uma bacia inteiramente brasileira.

02) O rio Paraná, principal rio da bacia platina, é formado pela confluência dos rios Paranapanema e Ivinhema, na junção dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, região conhecida como pontal do Paranapanema.

04) Na bacia do rio Paranaíba, segunda mais importante da bacia platina, os rios apresentam

Page 7: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

6

vastas planícies, facilitando o surgimento de ilhas fluviais, entre elas, a ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo.

08) Em termos energéticos, a bacia do rio Paraná é a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica, com destaque para grandes usinas como Itaipu, Porto Primavera e Marimbondo.

16) Na bacia do rio Paraná, foi construída a hidrovia Tietê-Paraná, que é uma via de navegação situada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que permite a navegação e, consequentemente, o transporte de carga e de passageiros, ao longo dos rios Paraná e Tietê.

10. (Upe 2012) Vários estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de uma determinada escola pernambucana formaram um grupo de estudo para analisar um tema abordado em Geografia no Ensino Médio. O tema refere-se à denominação do mapa a seguir:

Assinale a alternativa que contém esse tema. a) Bacias Hidrográficas do Brasil. b) Áreas Climáticas do Brasil. c) Áreas de Produção Agrícola do Brasil. d) Domνnios Morfoclimαticos do Brasil. e) Recursos Minerais do Brasil. 11. (Ufpb 2012) Grande parte das cidades brasileiras sofre com problemas de inundações em períodos de chuvas intensas, ocasionando transtorno à população e grandes prejuízos econômicos e sociais. A expansão urbana desenfreada invade as planícies fluviais que são áreas naturais onde os rios, nos períodos chuvosos, acabam transbordando. Nesse contexto, observe a seguir as imagens orbitais do rio Tietê em dois trechos da região metropolitana de São Paulo

Page 8: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

7

Com base nesses mosaicos de imagens orbitais e na literatura sobre o tema, identifique as afirmativas corretas relativas ao rio Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo: ( ) É um rio naturalmente meândrico e foi retilinizado e alargado em alguns trechos dessa região, através de obras de engenharia, para aumentar sua vazão e reduzir as enchentes. ( ) É um rio meândrico em todo seu curso nessa região, ocasionando enchentes, em períodos chuvosos, devido à sua baixa vazão e à ocupação urbana nas planícies fluviais. ( ) Foi amplamente modificado por obras de engenharia em alguns trechos dessa região, mas, ainda assim, ocorrem enchentes, em períodos de chuvas intensas, provocando transtornos à população que ocupa as planícies fluviais. ( ) Mantém ainda em suas margens mata ciliar preservada nas planícies fluviais em todo trecho dessa região, o que impede as enchentes nos períodos de precipitação intensa. ( ) Foi amplamente modificado por obras de engenharia em alguns trechos dessa região, mas essas obras não impedem a deposição de lixo no seu leito que é carreado por enxurradas em períodos chuvosos. 12. (Uff 2012) No gráfico, está indicada a razão de dependência total para a população brasileira, no período de 1980 a 2050. Essa razão de dependência é a medida demográfica que expressa, em termos percentuais, o peso da população em idade potencialmente inativa sobre a população em idade potencialmente ativa.

Page 9: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

8

Considerando que os anos de 2000 e 2050 apresentam situações percentualmente similares, embora demograficamente distintas, a) diferencie os dois momentos mencionados quanto a seus aspectos demográficos básicos; b) aponte duas causas para essa diferenciação. 13. (Espm 2012) Em 2011, o IBGE divulgou a Sinopse do Censo Demográfico 2010. Observe alguns dados:

De acordo com os dados é possível afirmar: a) o Brasil passa a apresentar um processo de envelhecimento a partir das décadas de 1950 e

1960. b) a diminuição da população brasileira é observada a partir das duas últimas décadas devido

a queda da fecundidade. c) a queda da taxa de fecundidade na metade do século XX e o processo de urbanização, que

se seguiu a partir desse período, ajudam a compreender o crescimento vegetativo. d) a queda da taxa de mortalidade que provocou a desaceleração do crescimento vegetativo

nos anos 1950, está relacionada à evolução da medicina e à melhoria das condições sanitárias.

e) a população brasileira segue aumentando apesar da desaceleração do crescimento.

Page 10: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

9

14. (Ufpr 2012) Os gráficos abaixo representam as pirâmides etárias da população brasileira das décadas de 1980 e 2000 e projeções para 2020 e 2040.

Com base nessas pirâmides etárias, considere as seguintes afirmativas: 1. Nas ordenadas estão o contingente populacional e nas abscissas os grupos de idade. 2. A base larga da pirâmide em todo o período analisado revela que o Brasil continuará a ser

um país de jovens e reforça a necessidade do incremento de políticas públicas de atenção a tais camadas da população brasileira.

3. A estrutura etária da população representada nos gráficos tem relação com a economia e mostra a transformação da população economicamente ativa, definida como aquela que compreende o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.

4. As transformações nas pirâmides no Brasil ao longo do tempo revelam a transição demográfica, explicada pela combinação de fatores como baixas taxas de natalidade, redução das taxas de mortalidade, elevação na expectativa de vida, redução na taxa de fecundidade e maior acesso e assistência à saúde.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 15. (Unesp 2012) Analise a figura.

Page 11: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

10

Sobre as causas e os possíveis efeitos da previsão de mudança da estrutura etária brasileira entre 2000 e 2035, pode-se afirmar que a) a expansão do topo da pirâmide está associada à tendência de crescimento da expectativa

de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser a diminuição de demanda por serviços de saúde dirigidos à população idosa do país.

b) a redução do topo da pirâmide etária está associada à tendência de crescimento da expectativa de vida no Brasil e um de seus efeitos deverá ser o aumento dos serviços turísticos destinados especialmente à população idosa do país.

c) a redução da base da pirâmide está associada à queda da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a diminuição do número de jovens em idade escolar no país.

d) a redução da base da pirâmide está associada ao aumento da taxa de fecundidade e um dos seus efeitos deverá ser o aumento total do número de jovens em idade escolar no país.

e) o aumento proporcional da população adulta no país está associado ao aumento da taxa de natalidade e um dos seus efeitos deverá ser a constituição de uma situação de pleno emprego junto à população adulta do país.

16. (Unesp 2012) Analise a charge.

Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que a) ao longo de nossa história não houve necessidade de políticas específicas para a

habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia para todos.

b) as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda.

c) a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelas de baixa renda.

d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.

e) os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.

Page 12: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

11

17. (Uespi 2012) Examine atentamente o gráfico a seguir.

Com base nesse gráfico, é correto afirmar que: 1. nas décadas de 1970 e 1980, do século passado, a maior parte da população

economicamente ativa exercia atividades remuneradas no setor Secundário da economia. 2. antes da década de 1960, a população brasileira era dominantemente rural; esse quadro

modifica-se sensivelmente de 1970 em diante. 3. de 1965 até 2000, a população total permaneceu estável, enquanto a população rural

atravessava um crescimento considerável, refletindo, assim, um nítido processo de urbanização do país.

4. as migrações internas da população diminuem consideravelmente a partir de 1965, em face das políticas proibitivas adotadas pelo regime de exceção instalado em 1964.

Está(ão) correta(s) apenas: a) 1 b) 2 c) 1 e 4 d) 3 e 4 e) 2 e 3 18. (Uftm 2012) Observe a charge.

Page 13: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

12

O Estatuto da Cidade, lei federal de 2001, é um marco importante na trajetória da reforma urbana no Brasil. Após dez anos, o Estatuto procura conter a expansão física desordenada do espaço urbano brasileiro. Sobre esse documento, pode-se afirmar que a) cria uma série de instrumentos de intervenção dos governos das capitais regionais nas

pequenas e médias cidades vizinhas. b) permite às associações de moradores e aos representantes da comunidade protestarem

nas audiências públicas. c) garante acesso à educação, energia elétrica, saúde, cultura e segurança aos moradores

que sejam de classe desfavorecida. d) expropria dos proprietários legais os terrenos que estão localizados em áreas dotadas de

infraestrutura. e) regulariza a situação fundiária de moradores que habitam áreas de patrimônio histórico e

cultural. 19. (G1 - ifsp 2012) Observe as imagens a seguir de dois bairros periféricos em cidades brasileiras.

Relacionando as imagens aos conhecimentos sobre o processo de urbanização no Brasil, pode-se concluir que a) os bairros periféricos localizam-se somente nas grandes capitais brasileiras, ocupando,

geralmente, terrenos muito valorizados. b) as migrações do campo para a cidade são as principais causas de formação dos bairros

periféricos no país. c) as grandes cidades brasileiras apresentam problemas urbanos semelhantes, como a

expansão periférica desordenada. d) a formação de bairros periféricos está relacionada à existência de áreas impróprias para a

ocupação convencional. e) as áreas periféricas são parecidas, porém somente nas cidades do Nordeste é possível

relacionar pobreza com periferia.

Page 14: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

13

20. (Uff 2012) A placa da foto abaixo faz um alerta aos motoristas que trafegam pela via expressa Linha Amarela no Rio de Janeiro. Nela está escrito: “Atenção/Acesso exclusivo/Comunidade Águia de Ouro”.

“A criminalidade e o sentimento de medo e insegurança associados a seu aumento irão gerar impactos socioespaciais negativos importantes, os quais servirão de obstáculos para o enfrentamento de vários fatores de injustiça social e má qualidade de vida entre os próprios pobres(...)”.

(Souza, Marcelo Lopes de - Fobópole, p.41, 2008).

Na foto acima, indica-se um dos impactos negativos sugeridos no texto: a segregação socioespacial. Apresente e comente uma consequência desse impacto. 21. (Espm 2012) Observe o mapa de centralidade nacional: Dele podemos interpretar que: a) O poder territorial de atração

regional está centrado em algumas grandes metrópoles; já a polarização nacional, em duas.

b) O crescimento das cidades médias verificado nos últimos anos alterou a tradicional área de polarização e agora cidades do interior também exercem a polarização regional.

c) Não há metrópole com poder de centralidade nas regiões Nordeste, Norte e Centro-oeste.

d) A região Sudeste é a única que apresenta metrópoles com poder de polarização regional, como São Paulo e Rio de Janeiro.

e) O poder de centralidade máxima verifica-se em todas as regiões brasileiras.

Page 15: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

14

22. (Ufjf 2012) Leia o texto a seguir. A Rua Teresa se rendeu aos chineses. Pressionadas pela competição dos produtos importados e pelo surgimento de outros polos de moda, algumas confecções da tradicional rua do varejo de roupas de Petrópolis já estão importando da China até 20% do que vendem em suas lojas. [...] Se as próprias confecções estão importando, a tendência é maior entre os que são apenas varejistas. As etiquetas de “Fabricado no Brasil” disputam espaço com as de “Fabricado na China”. Algumas indústrias, no entanto, admitem até mesmo a prática de trocar etiquetas chinesas por aquelas da marca própria. [...] Além da importação de peças prontas, as confecções investem em máquinas mais modernas para reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Lucianne Carneiro. Rua Teresa “made in China”. O Globo, Rio de Janeiro, p. 27, 8 abr. 2012 Adaptado. O processo descrito no texto tem ocorrido em todo o país. Esse processo é denominado: a) inflação. b) privatização. c) flexibilização. d) desregulamentação. e) desindustrialização. 23. (Unicamp 2012) O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.

(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana Baeninger (org.), População e cidades: subsídios

para o planejamento e para as políticas sociais. Campinas: Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.)

Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta. a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no

Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil. b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a

distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.

c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.

d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

24. (Unicamp 2012) “A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (....). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.”

(Jornal Brasil Econômico, 06/08/2010, p. 17.)

Page 16: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

15

O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores: a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de

maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de

maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo. c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de

maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo. d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de

maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo. 25. (Uftm 2012) EUA proíbem a entrada de suco de laranja concentrado do Brasil O suco concentrado não mais entrará no mercado daquele país. Doze navios brasileiros com o produto foram barrados, o que causou um prejuízo estimado em 50 milhões de dólares. [...] Os americanos fizeram testes no suco do Brasil e detectaram a presença de um agrotóxico que não é mais usado nos EUA. [...] No campo, as laranjas que serão colhidas em maio já foram pulverizadas com o defensivo banido dos Estados Unidos. Já o que acontecerá com a próxima safra brasileira, ainda é uma incerteza.

(Tribuna Hoje, 20.02.2012. Adaptado.) De acordo com o texto e com conhecimentos sobre produção agrícola, é correto afirmar que a produção de laranja no Brasil está a) voltada ao mercado interno e ao consumo in natura, pois as exportações não ocupam lugar

de destaque na economia nacional. b) articulada a processos industriais para produção de suco comercializado no mercado

externo e, por isso, possui um rígido controle de qualidade ambiental sem causar danos ao meio ambiente rural.

c) articulada a processos industriais e voltada ao mercado externo, mas que, pelo uso excessivo de defensivos agrícolas, apresenta problemas de contaminação do meio ambiente e dos trabalhadores rurais.

d) organizada em pequenas propriedades rurais, com emprego de mão de obra familiar. e) organizada em grandes propriedades rurais, totalmente mecanizadas e, por isso, apresenta

um rígido controle no uso dos defensivos agrícolas. 26. (Ufsj 2012) Sobre a organização do espaço brasileiro, é CORRETO afirmar que o a) crescimento de áreas agrícolas destinadas ao mercado externo, como as da soja, favoreceu

o fortalecimento das lavouras tecnificadas. b) sistema de transportes predominante no Brasil é multimodal e articula rodovias, ferrovias,

hidrovias e portos, fato que reduz o custo da produção brasileira. c) descobrimento das reservas do Pré-Sal fez a Petrobrás abandonar os investimentos em

pesquisa para geração de combustíveis alternativos como os bicombustíveis. d) setor secundário foi o que mais cresceu no Brasil e é hoje responsável pela elevação dos

fluxos migratórios do campo para as grandes cidades.

Page 17: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

16

27. (Espm 2012) Observe os dados sobre as instalações portuárias no Brasil:

Portos Principais Especializações I Exportação de minério de ferro de Minas Gerais. II Exportação de minério de ferro de Carajás. III Exportação de grãos do centro-oeste, importação de produtos industriais. IV Exportação e importação de petróleo. V Exportação de soja do centro-oeste, sudeste e sul. VI Complexo petroquímico.

Fonte: adaptado de Ministério dos Transportes, 2011; Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil. Disparidades e Dinâmicas do Território. 2a ed. P, 201. São Paulo: Edusp, 2009.

A alternativa que encerra a associação correta é: a) I, Tubarão; II, Itaqui; III, Santos e V, Paranaguá. b) I, Tubarão; II, Vitória; IV, Santos e VI e Rio Grande. c) II, Vitória; III, Santos; IV, São Sebastião e V, Paranaguá d) I, Vitória; II, Itaqui; IV, Santos e V, Rio Grande e) I, Paranaguá; II, Vitória; III, Santos e V Itaqui 28. (Unesp 2012) Seis estados disputam fábrica da BMW no país

Seis estados disputam a fábrica da BMW no Brasil, após a matriz da montadora anunciar em março de 2011, na Alemanha, que considera instalar uma unidade na América do Sul. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia discutem com a empresa a possibilidade de conceder incentivos fiscais para sediar o novo empreendimento. O sexto estado seria da região central do país. O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que há negociações em curso, mas não revela de que regiões do país as propostas começam a chegar. “Existe interesse dos estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.

(www.folha.com.br, 12.05.2011. Adaptado.)

Explique no que consiste a chamada “guerra fiscal” ou “guerra dos lugares” e cite um efeito positivo e outro negativo resultantes da disputa entre os estados do país para a atração de empresas. 29. (Uff 2012) O governo de Moçambique está oferecendo uma área de 6 milhões de hectares para que agricultores brasileiros plantem soja, algodão e milho no norte do país. A primeira leva de 40 agricultores parte de Mato Grosso rumo a Moçambique no mês de setembro.

Jornal Folha de São Paulo, 14/08/2011, p. B4. Adaptado.

A associação de fatores explicativos para o interesse do Brasil e de Moçambique nesse projeto encontra-se, respectivamente, em a) ampliação dos lucros obtidos pelo contínuo aumento do preço dos alimentos e

aperfeiçoamento da tecnologia nacional de ponta em produção agrícola. b) superação das barreiras tarifárias europeias impostas às commodities agrícolas e

intercâmbio facilitado pelo idioma pátrio falado nesses dois países. c) relativo encerramento das fronteiras agrícolas com terras a baixo preço e possível

transposição para a savana, das técnicas voltadas para o cerrado. d) aproveitamento de condições climáticas similares propiciadas pela latitude das duas regiões

e exploração das áreas cobertas por florestas tropicais úmidas. e) aproveitamento das novas condições de produção criadas pelo aquecimento global e

redução da pobreza vigente em grande parcela das áreas geográficas rurais.

Page 18: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

17

30. (G1 - ifba 2012) A litosfera tem uma dinâmica que envolve diferentes processos de ordem física, físico-química e biológica. Considerando a dinâmica da natureza no processo de surgimento dos solos, analise as seguintes afirmações: I. O perfil do solo é um esquema hipotético, no qual são representados os horizontes do solo

desde a rocha matriz até o horizonte A, mais superficial, constituído pela rocha em decomposição.

II. Produto do intemperismo ou meteorização, os solos podem ser classificados de diferentes maneiras. Tomando por referência os elementos que participam na formação do solo, pode-se classificá-los em zonais, azonais e intrazonais.

III. Muitas florestas equatoriais, como a amazônica, são consideradas florestas clímax, devido ao fato de se apresentarem sempre verdes, com portes majestosos e grande biodiversidade. Concorre para isso o tipo de solo, com ph neutro, rico em nutrientes e de alta fertilidade, decorrente de grande quantidade de matéria orgânica.

IV. De acordo com a pedologia, o solo é um corpo complexo resultante da ação do intemperismo físico e físico-químico, que, em condições de normalidade, produz 1 cm de solo quimicamente rico em aproximadamente 700 anos.

De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é: a) I, II, III, IV b) II, III, IV c) II, IV d) II, III e) I, II, III 31. (Uff 2012) Lideranças indígenas denunciam construção de repres as na Bacia Amazônica Lideranças indígenas denunciaram, em Londres, os efeitos negativos da possível construção de três represas na Bacia do Amazonas: as hidrelétricas do Rio Madeira e Belo Monte, no Brasil, e a hidrelétrica de Paquitzapango, no Peru. As três represas, segundo as lideranças, irão prejudicar as comunidades indígenas na região, além de causar um desequilíbrio ambiental nos ecossistemas locais. Segundo Yakarepi, representante de uma tribo do Pará, “não existem garantias que assegurem a proteção dos direitos humanos das tribos”.

Postado em: 02/03/2011 no Portal EcoDesenvolvimento.org pela Redação do sítio eletrônico (adaptado). Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/fevereiro/lideres-

indigenas-denunciam-construcao-de-represas#ixzz1X8oeFApb. Acessado em: 05/07/2011. Belo Monte e a questão do desenvolvimento hidrelétr ico sustentável A Usina Hidrelétrica Belo Monte, com obras no rio Xingu, Pará, é vista por alguns setores técnicos como um exemplo contundente da possibilidade de se obter energia farta proveniente de hidrelétricas e, ao mesmo tempo, oferecer garantias aos direitos das populações tradicionais e respeito ao meio ambiente. Segundo Marcelo Corrêa, diretor-presidente da Neoenergia S. A., “não se pode desprezar o potencial hidráulico do Brasil, com cerca de 260 mil MW, dos quais 40,5% estão localizados na nova fronteira hidroenergética brasileira, a Bacia Hidrográfica do Amazonas”.

Homepage da Norte Energia S.A., responsável pela construção de Belo Monte (adaptado).

Disponível em: http://pt.norteenergiasa.com.br/2011/07/15/belo-monte-desenvolvimenIo-hidreletrico-sustentavel/. Acessado em 05/07/2011.

Page 19: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

18

O governo brasileiro planeja construir cerca de 60 represas na região amazônica, mas o tema provoca opiniões diferentes em setores da sociedade. Uma explicação fundamental para as diferenças de opinião apontadas encontra-se em a) capacidade tecnológica e financeira desigual entre os atores sociais. b) interesses divergentes relativos ao modo de ocupar o espaço regional. c) contradição persistente entre populações tradicionais e ecologistas. d) pressão crescente de outros países para o uso de recursos naturais. e) disparidade cultural intensa entre as sociedades indígena e branca. 32. (Fuvest 2012) Observe as charges

As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) estão separadas por quase trinta anos de história, mas unidas na crítica a) ao preço, no mercado internacional, da madeira extraída das florestas brasileiras. b) à presença de capital estrangeiro na exploração de madeiras de florestas no país. c) à exportação ilegal, via países vizinhos, de madeira extraída das florestas brasileiras. d) ao desmatamento extensivo e indiscriminado das florestas brasileiras. e) ao uso recorrente de queimadas na eliminação de florestas no país. 33. (Ufjf 2012) Observe o mapa a seguir.

Page 20: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

19

a) O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Governador Valadares, será construído na zona: b) A Universidade Federal de Juiz de Fora está localizada na zona: c) Quais são os critérios utilizados para essa divisão do território mineiro? 34. (Ufpb 2012) A região metropolitana do Rio de Janeiro, apresentada no mapa a seguir, está localizada sobre um relevo de grande beleza cênica, com diversos e distintos componentes da natureza que influenciam, consideravelmente, a ocupação humana.

Com base no mapa e na literatura sobre a região metropolitana do Rio de Janeiro, é correto afirmar: a) A cidade do Rio de Janeiro tem todas as suas praias voltadas para o oceano Atlântico e seu

sítio urbano está, praticamente, assentado sobre uma planície marinha, desprovida de elevações acentuadas.

b) A baia da Guanabara banha grande parte dessa região, não tem contato direto com o oceano Atlântico e possui nível de poluição insignificante.

c) As ilhas encontradas no interior da baia da Guanabara são desabitadas, pois são formadas por maciços rochosos sem cobertura vegetal, como o Pão de Açúcar, e têm dimensões bastante reduzidas.

d) As lagunas e lagoas existentes nessa região foram construídas pelo homem para abastecimento público e recreação, o que as mantêm livre de poluição e bastante preservadas.

e) A região está assentada sobre um terreno extremamente heterogêneo, constituído, dentre outros componentes, por planícies, pontões rochosos, ilhas, morros e praias voltadas para a baia da Guanabara e para o oceano Atlântico.

Page 21: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

20

35. (Uff 2012)

A leitura do gráfico permite a identificação de conexões aéreas entre as macrorregiões brasileiras, bem como no interior das mesmas, observando-se as distintas intensidades dos fluxos de passageiros. Em relação às conexões aéreas intrarregionais, destacam-se, pela maior e menor intensidade de fluxos, nessa ordem, as macrorregiões a) Centro-Oeste e Sul. b) Nordeste e Centro-Oeste. c) Sudeste e Centro-Oeste. d) Sudeste e Nordeste. e) Sul e Nordeste.

Page 22: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

21

36. (Acafe 2012) Observe atentamente o mapa do Brasil.

A dinâmica regional brasileira impulsionada pelo Sudeste fez com que surgisse uma proposta de divisão do país em três complexos regionais, conforme explicita o mapa. Sobre ela é correto afirmar, exceto : a) Nordeste, indicado pelo nº 2, abrange sub-regiões diferenciadas, como é o caso do Sertão

Nordestino e da Zona da Mata, caracterizadas pela semiaridez e pelas chuvas, respectivamente.

b) O Centro-Sul, região de nº 3, considerado como o coração do Brasil, concentra a maior parte da população nacional, da produção industrial e da agropecuária.

c) A delimitação dos complexos regionais foi feita seguindo a proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que combinou as características econômicas, naturais e demográficas e respeitou os limites político-administrativos.

d) O Complexo da Amazônia, nº 1, com grande biodiversidade, corresponde a fronteira de expansão da economia brasileira e por isso de grande interesse do capital nacional e internacional.

37. (Unicamp 2011) Segundo a base de dados internacional sobre desastres, da Universidade Católica de Louvain, Bélgica, entre 2000 e 2007, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas por algum tipo de desastre natural no Brasil. Os dados também mostram que, no mesmo período, ocorreram no país cerca de 36 grandes episódios de desastres naturais, com prejuízo econômico estimado em mais de US$ 2,5 bilhões.

(Adaptado de C.Q.T. Maffra e M. Mazzola, “Vulnerabilidade Ambiental: Desastres Naturais ou Fenômenos Induzidos?”. In: Vulnerabilidade Ambiental.

Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007, p. 10.

É possível considerar que, no território nacional, a) os desastres naturais estão associados diretamente a episódios de origem tectônica. b) apenas a ação climática é o fator que justifica a marcante ocorrência dos desastres naturais. c) a concentração das chuvas e os processos tectônicos associados são responsáveis pelos

desastres naturais. d) os desastres estão associados a fenômenos climáticos potencializados pela ação antrópica.

Page 23: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

22

38. (Pucrj 2011) As afirmações a seguir referem-se às características das regiões fluminenses definidas no cartograma acima. Assinale a única afirmação correta.

a) Sendo o mais promissor dos espaços produtivos do estado, a região 2 recebeu, nos últimos 30 anos, a maior fatia dos investimentos do agrobusiness fluminense.

b) Fortemente ligada aos fluxos de mercadorias, pessoas e serviços que vêm de São Paulo, a região 3 é a menos diversificada no contexto produtivo do Rio de Janeiro.

c) De forte perfil agrário-exportador, a região 1 é responsável pela maior produção agropecuária do estado, além de ser voltada para o turismo rural.

d) Intensamente ligada à produção industrial fordista no estado, a região 6 é uma das mais dinâmicas no setor da indústria militar do Rio de Janeiro.

e) Caracterizada pelo setor petroquímico fluminense, a região 4 é o principal foco dos investimentos no setor gás e petróleo no estado.

39. (G1 - cftmg 2011)

Page 24: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

23

Ao relacionar vegetação, relevo e geologia, é correto afirmar que a) o Espigão Mestre e a Serra do Mar delimitam a área de caatinga. b) os campos rupestres localizam-se em topos de serras sedimentares recentes. c) os contrafortes orientais da Serra do Espinhaço demarcam uma área de maior umidade. d) os dobramentos terciários predominam nas áreas identificadas como cerrado e campo

cerrado. 40. (Ufmg 2010) Analise, neste mapa de Minas Gerais, a localização das regiões I e II:

A partir da análise desse mapa e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que, a) na Região I, a rede hidrográfica é parte integrante da Bacia do Paraná e apresenta caráter

perene, enquanto, na Região II, alguns contribuintes do Rio Jequitinhonha são ribeirões e córregos intermitentes.

b) na Região I, o dinamismo econômico é responsável por sua transformação em polo atrativo de população, enquanto, na Região II, o quadro socioambiental é fator de expulsão populacional, em especial, da mão de obra masculina.

c) na Região I, o grau de modernização do espaço agrícola é reduzido, enquanto, na Região II, a tecnificação da agricultura, poupadora de mão de obra, é empregada no cultivo de grãos destinados ao mercado externo.

d) na Região I, o plantio da soja ocupa posição de destaque na economia, enquanto, na Região II, essa posição é desempenhada pela pecuária extensiva e pela agricultura de subsistência.

Page 25: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

24

41. (Fuvest 2010)

Com base no mapa acima e em seus conhecimentos, a) identifique o tipo de indústria predominante na região Nordeste, considerando sua capacidade geradora de emprego. b) caracterize o parque industrial da região Sudeste. Considere, na sua análise, a presença da indústria de ponta de alta tecnologia nessa região e sua capacidade geradora de emprego. 42. (Pucrj 2010)

Os estudos regionais no Brasil e no mundo ganham força nos dias atuais, assim como a delimitação de regiões diversas para estratégias diferentes de gestão dos territórios.

Page 26: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

25

Em relação ao conjunto espacial destacado no mapa pela cor mais escura, afirma-se que ele se refere à: a) Baixada Fluminense, região conurbada ao município carioca. b) Região do CONLESTE, consócio municipal em formação no RJ. c) Costa do Sol, litoral da Baía de Guanabara. d) Bacia da Baía de Guanabara, que envolve municípios diversos. e) Região Metropolitana do Rio de Janeiro, definida em 1975. 43. (Unifesp 2010) Na década de 1990, verificou-se uma desconcentração industrial no Brasil. a) Quais as consequências para o Estado de São Paulo? b) Quais estados ganharam maior destaque industrial nesse processo? Explique. 44. (Ibmecsp 2009) Observe as informações a seguir referentes a um estado brasileiro, retiradas do site oficial de seu governo. - Área: 46.077,5 km2 - Clima: tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 23 °C e volume de precipitação superior a 1.400 mm por ano, especialmente concentrada no verão. - Hidrografia: Rio Doce, com 944 km de extensão, o mais importante do Estado. No entanto, também se destacam os rios São Mateus, Itaúnas, Itapemirim, Jucu, Mucurí e Itabapoana. - Vegetação: Floresta tropical (Mata Atlântica) e vegetação litorânea (mangue) - População: 3.464.285 (estimativa para 2006) - Colonização: Portugueses, holandeses, alemães e italianos. - Economia: baseada principalmente nas atividades portuárias, na indústria de rochas ornamentais (mármore e granito), na celulose, na exploração de petróleo e gás natural além da diversificada agricultura, principalmente do plantio do café. Além das características acima, o estado brasileiro em questão tem, segundo o Instituto Nacional do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN), como patrimônio imaterial: a) O ofício das paneleiras, voltado à preparação da tradicional moqueca capixaba. b) A festa religiosa do Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro em Belém do Pará. c) Preservação da memória e dos costumes do interior pernambucano na Feira de Caruaru. d) A edificação do convento de Nossa Senhora da Conceição em Vitória, capital do estado. e) O parque nacional da Serra da Canastra, onde fica a nascente do rio São Francisco.

Page 27: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

26

Gabarito: Resposta da questão 1: V - F - V - V - V. 1ª assertiva: os elementos da intempérie modificam as paisagens naturais ao longo o tempo geológico, fazendo com que haja maiores propensões a desabamentos, como o evidenciado pela figura. 2ª assertiva: as oscilações de maré não influenciam em função de sua baixa interferência no processo de desabamento, tendo maior impacto nos desmoronamentos em áreas litorâneas. 3ª assertiva: o aumento na quantidade de chuvas encharca o solo, deixando-o mais pesado, portanto, mais propenso aos processos de desabamento. 4ª assertiva: os planos de fraturamento expõem as rochas as infiltrações e intemperismo que as rochas sofrem, influenciando, portanto, no processo em análise. 5ª assertiva: as alterações antrópicas, em especial com a retirada da cobertura vegetal, deixam as encostas mais desprotegidas aos processos erosivos, facilitando a ocorrência do fenômeno destacado. Resposta da questão 2: a) A maior unidade de relevo corresponde aos Planaltos e Chapadas da Bacia Sedimentar do Paraná, superfície com altitudes entre 500 e 1000 metros conforme do perfil, onde predomina a erosão. A superfície apresenta colinas e as cordas apresentam cuestas (frente íngreme, reverso com baixo declive e camadas de rochas inclinadas). b) Os solos mais férteis como a Terra Roxa originaram-se pelo intemperismo de rochas vulcânicas (magmáticas ou ígneas extrusivas), como o basalto. c) Trata-se de uma região com agronegócio desenvolvido. Em São Paulo, predomina o cultivo de cana-de-açúcar. Em Mato Grosso do Sul, destaca-se a produção de soja. Resposta da questão 3: [B] Os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná (antigo Planalto Meridional) ocupa a porção centro-sul do território brasileiro. Sua estrutura geológica é formada por rochas sedimentares, como arenito, e rochas vulcânicas, como o basalto. Sua superfície é dominada por colinas, e suas bordas, em contado com as depressões, são marcadas por cuestas – uma forma de relevo cuja frente apresenta alta declividade e o reverso apresenta baixo declive. O talude continental é uma unidade de relevo submarino íngreme, constitui o limite entre a plataforma continental e o assoalho oceânico. Resposta da questão 4: F - V - V - F - V. 1ª assertiva: por mais que a placa em que se encontra esse perfil seja estável, há processos de acomodação tectônica que podem gerar falhamentos, o que torna incorreta a afirmação. 2ª assertiva: é correta a denominação do item, caracterização essa realizada por Jurandyr Ross, assim como o resto da afirmação. O que torna verdadeira a afirmação. 3ª Assertiva; esse é o conceito de depressão, área formada no contato entre terrenos sedimentares e cristalinos, fazendo com que tenha uma altitude maior que as planícies, porém menor que os planaltos. 4ª assertiva: existe a erosão diferencial, promovida pela capacidade diferente das rochas de cederem aos elementos intempéricos, portanto, as rochas não são tão semelhantes como propõe a alternativa, o que a torna errônea. 5ª Assertiva: a planície em destaque corresponde à citada e os potenciais de uso da mesma convergem para o que é dito na afirmativa, portanto é verdadeira a afirmação.

Page 28: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

27

Resposta da questão 5: [B] A temperatura anual média do sudeste não fica em torno de 28ºC. A área em destaque possui o clima tropical de altitude, com verões amenos e precipitações frequente no verão (inferior a 2.500 mm anuais). Resposta da questão 6: [C] O climograma 1 corresponde ao clima tropical típico, semiúmido ou continental, prevalece no Brasil central, é quente, apresenta baixa amplitude térmica, o inverno é seco e o verão chuvoso. O climograma 2 corresponde ao clima equatorial, predomina na Amazônia, é quente, apresenta baixa amplitude térmica, as chuvas são abundantes e bem distribuídas no decorrer do ano. Resposta da questão 7: [E] O clima tropical típico, continental ou semiúmido (quente, baixa amplitude térmica, inverno seco e verão chuvoso) predomina na região Centro-Oeste e em trechos do Sudeste, Norte e Nordeste (área A no mapa). O clima subtropical (verão quente, inverno frio, maior amplitude térmica e chuvas bem distribuídas durante o ano) prevalece na região Sul do Brasil (área D no mapa). Resposta da questão 8: [D] No estado de São Paulo, predomina o bioma de Mata Atlântica. Ocorrem manchas menores de Cerrado, cuja área principal localiza-se a região central do país. Também ocorrem trechos com Mata de Araucária em áreas com maior altitude e menor temperatura, principalmente na Serra da Mantiqueira, região de Campos do Jordão. A área nuclear da Mata de Araucária são os planaltos do Sul do país. Observação: no mapa, a vegetação litorânea (manguezal e restinga) apresenta uma distribuição exagerada, principalmente no sul do estado; na verdade, a maior parte desta área é recoberta de Mata Atlântica. Resposta da questão 9: 08 + 16 = 24. [01] INCORRETA – A bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo e é formada pelas bacias do rio Paraná, Paraguai e Uruguai, abrangendo terras dos países vizinhos, o que a torna uma bacia internacional. [02] INCORRETA – O rio Paraná é formado pela junção dos rios Grande e Paranaíba no estado de São Paulo. [04] INCORRETA – O rio Paranaíba é o formador do Rio Paraná, que responde pela maior importância da bacia platina. O rio Paraná por sua vez caracteriza-se por ser planáltico permitindo a instalação de inúmeras hidrelétricas. [08] CORRETA – Embora a bacia Amazônica seja no Brasil, a de maior potencial hidroenergético, a maior produção encontra-se na bacia do Paraná. [16] CORRETA – A hidrovia Tietê-Paraná é uma área de navegação baseada na instalação de eclusas que eliminam os desníveis topográficos das represas das usinas hidrelétricas da região.

Page 29: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

28

Resposta da questão 10: [A] O mapa mostra as principais bacias hidrográficas do Brasil, como citado corretamente na alternativa [A]. Estão incorretas as alternativas restantes porque os temas abordados por elas sugerem diferentes formas de classificação do espaço. Resposta da questão 11: V - F - V - F - V.

1ª assertiva: é possível ver nas imagens o caráter meândrico do rio e as modificações introduzidas pela ação humana. E os motivos que levaram a intervenção foram as citadas na alternativa, o que a torna verdadeira. 2ª assertiva: a 2ª imagem torna negativa a proposição, pois o rio após a intervenção humana deixa de ser meândrico, e sim quase retilíneo. 3ª assertiva: é possível ver as modificações introduzidas, contudo elas não solucionaram a inundação das planícies fluviais como um todo. Logo, em períodos de queda de grandes quantidades de chuva, acaba por haver uma inundação da planície fluvial, fato, corriqueiramente, noticiado pela mídia. 4ª assertiva: suas margens nesse trecho não mantêm mais as matas ciliares, assim como não impedem as enchentes. 5ª assertiva: o trecho do rio mapeado constitui-se como um dos locais de maior poluição fluvial do país, contando com diversos tipos de lixo, os quais nos períodos de maior vazão são carreados pelo transporte fluvial. Resposta da questão 12: a) Muito embora as colunas dos anos 2000 e 2050 sejam bastante parecidas quanto ao percentual referem-se a dois momentos bastante diferenciados do ponto de vista demográfico. Nos anos 2000 a população potencialmente inativa é, em grande parcela, formada por crianças e jovens menores de 18 anos. O gráfico apresentado mostra a tendência de queda observada no período anterior (1980) do peso da população inativa em relação à população economicamente ativa. Em 2050 a população inativa deve passar a ser composta por pessoas com mais de 65 anos de idade, em sua maioria. Essa tendência pode ser verificada através do gráfico já a partir de 2030, com a tendência de alta do peso da população economicamente inativa sobre a ativa. b) Podemos apontar como causas: - a redução contínua e expressiva da taxa de fecundidade, ou seja, do número de filhos por mulher. Esta redução, por sua vez, é causada pela difusão de um novo modelo familiar de tamanho cada vez mais reduzido em virtude do crescente aumento da população urbana e da maior inserção da mulher no mercado de trabalho; - o aumento da expectativa de vida que favorece a participação cada vez maior dos idosos no total da população brasileira, com o consequente aumento dessa população no total da população economicamente inativa do país. Resposta da questão 13: [E] Nas últimas décadas, observa-se uma queda do ritmo de crescimento da população brasileira em decorrência da diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade (número de filhos por mulher na idade fértil). A desaceleração foi causada pela urbanização, melhoria de acesso à educação e à saúde, alto custo de criação de filhos, disseminação dos métodos anticoncepcionais e das cirurgias de esterilização, além da emancipação feminina.

Page 30: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

29

Resposta da questão 14: [C] 1. Incorreta . Há uma inversão dos eixos da pirâmide. O enunciado ainda poderia apresentar o significado de uma pirâmide etária, como um gráfico que representa a população por quantidade e distribuída por faixas etárias. Seria mais fácil para o aluno relembrar e desenvolver raciocínio. 2. Incorreta . A pirâmide etária não revela em todo o período analisado que o Brasil é um país de jovens, pelo contrário ela demonstra que o Brasil é um país em transição demográfica. Resposta da questão 15: [C] Entre 2000 e 2035, as tendências são de redução das taxas de natalidade e de fecundidade, levando ao estreitamento da base da pirâmide etária brasileira. Uma das consequências poderá ser a redução do número de jovens em idade escolar, porém, não uma redução de investimentos, pois o Brasil precisa melhorar a qualidade de sua educação nos níveis fundamental, médio e superior. Também vai ocorrer um aumento do topo da pirâmide com a elevação do porcentual de idosos decorrente do crescimento da expectativa de vida, o que vai ocasionar mais gastos públicos e privados em saúde e previdência social. Resposta da questão 16: [D] O processo de urbanização do Brasil foi desordenado, marcado por uma profunda desigualdade social e pela influência das corporações privadas, como as empreiteiras e as companhias imobiliárias. A especulação imobiliária elevou os valores dos terrenos, imóveis e aluguéis em muitas cidades, dificultando o acesso à moradia de parcelas mais carentes da população. Este processo, somado ao investimento insuficiente do Estado em moradias populares, levou à crise habitacional e à expansão de moradias precárias, como favelas, cortiços, além da significativa população de rua. Resposta da questão 17: [B] Até a década de 1960, a população rural predominava no Brasil. A partir da década de 1970, a população urbana ultrapassa a população rural. O processo de urbanização foi provocado por fatores como: industrialização (setor secundário), expansão do setor terciário (setor terciário: o que mais emprega no país) e êxodo rural relacionado à mecanização da agricultura, a concentração fundiária e a insuficiência de reforma agrária. Resposta da questão 18: [B] A charge indica a presença da população diante do mapa da cidade, denotando, portanto, sua participação nas decisões referentes ao planejamento urbano, o que é corretamente mencionado na alternativa [B] . Estão incorretas as alternativas: [A] , porque, embora as capitais regionais exerçam influência ou polarização sobre sua área adjacente, os municípios são dotados de autonomia política, além do fato de o Estatuto da Cidade não regulamentar essa intervenção; [C] , porque as políticas desenvolvidas com fins à inclusão social não são determinadas pelo Estatuto da Cidade, sendo no Brasil, em grande parte, resultado dos investimentos do governo federal; [D] , porque a expropriação de lotes urbanos ocorre, por exemplo, em casos de expansão da rede viária, além de não ser este o tema da charge; [E] , porque a regularização de áreas de patrimônio histórico e cultural é feita pela lei federal 11.977/2009 – Lei da Regularização Fundiária Urbana. Resposta da questão 19: [C] [A] INCORRETA – Os bairros periféricos não são encontrados somente nas grandes capitais do país, sendo eles uma característica da urbanização brasileira, além do fato de ocuparem áreas desvalorizadas no mercado imobiliário.

Page 31: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

30

[B] INCORRETA – Os bairros periféricos são resultado da especulação imobiliária e da ausência de investimentos estatais que levam à subvalorização do espaço. [C] CORRETA – O êxodo rural e o crescimento urbano levaram a uma expansão desordenada, especialmente nas grandes cidades em razão do processo de metropolização, criando um espesso cinturão marginal. [D] INCORRETA – As áreas centrais tem maior valor no mercado imobiliário, restando à população de menor renda as áreas mais distantes. [E] INCORRETA – A periferia composta pela ausência de infraestrutura e população de menor renda é característica da urbanização brasileira e é encontrada em todas as regiões do país. Resposta da questão 20: A foto acima sugere um processo de segregação socioespacial. Esse processo se caracteriza pela restrição velada ou explícita à circulação da população pelo tecido urbano, pela criação de obstáculos à vivência por parte dos cidadãos de todas as parcelas da cidade, pela redução cada vez maior no número de espaços públicos, pelo enclausuramento das camadas mais ricas da população bem como a expulsão da população mais pobre para as áreas periféricas ou menos guarnecidas por serviços básicos no espaço urbano. Resposta da questão 21: [A] • CORRETA. A análise do mapa indica que São Paulo e Rio de Janeiro exercem polarização

em nível nacional e as metrópoles restantes, em nível regional. • INCORRETA. Embora tenha havido crescimento das cidades médias, a polarização é

determinada pelas capitais, em especial as litorâneas. • INCORRETA. As metrópoles da região centro-oeste e nordeste exercem centralidade. • INCORRETA. Na região sudeste verifica-se a presença das metrópoles nacionais. • INCORRETA. A polarização em nível nacional ocorre somente em São Paulo e Rio de

Janeiro, portanto, a centralidade máxima pertence somente a metrópoles da região sudeste. Resposta da questão 22: [E] • INCORRETA. Inflação é genericamente definido como o aumento dos preços ou a queda

do poder de compra. • INCORRETA. Privatização é a transferência de uma empresa do setor público para o

privado. • INCORRETA. Flexibilização é um mecanismo da doutrina neoliberal, podendo ser

associado tanto à relação de trabalho quanto à produção, que, nesse caso, caracteriza o sistema de produção toyotista ou pós-fordista.

• INCORRETA. Embora a abertura do mercado brasileiro para os produtos chineses tenha ocorrido em razão do processo de desregulamentação da economia, resultante da adoção das políticas neoliberais na década de 1990 (“Consenso de Washington”), o tema do texto sugere a substituição da produção nacional pela chinesa e, portanto, remete ao conceito de desindustrialização.

• CORRETA. A análise do texto indica a reversão da participação da indústria na produção, processo conhecido como desindustrialização. Tal processo é consequência do aumento da competitividade chinesa perante os produtos brasileiros, cujo custo se eleva perante vários fatores, como: a excessiva valorização cambial, altas taxas de juros, problemas de infraestrutura, burocracia, entre outros.

Page 32: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

31

Resposta da questão 23: [D] A economia brasileira até a década de 1930 foi marcada por sua característica agroexportadora. A crise de 1929 enfraqueceu a economia exportadora de café e encareceu os produtos importados, consolidando o processo, em curso desde o início do século XX, de industrialização substitutiva das importações. Foi a partir do processo de industrialização, estimulado pelo Estado ditatorial varguista, que se surgiram grandes cidades (São Paulo e Rio de Janeiro). Tais centros urbanos converteram-se em mercado consumidor, gerando melhores condições para a aceleração do processo de urbanização. A alternativa [C] apresenta uma característica atual da urbanização brasileira. Resposta da questão 24: [B] O aluno deverá chegar à alternativa correta [B] pelo conhecimento dos fatores responsáveis por uma maior produtividade, que engloba o uso de tecnologia (sementes, maquinário e insumos), e a aplicação da lógica empresarial, que subentende mão de obra assalariada. Resposta da questão 25: [C] Em 2011, o Brasil venceu os Estados Unidos em um conflito comercial na OMC (Organização Mundial do Comércio). Os norte-americanos acusaram o Brasil de prática de dumping nas exportações de suco de laranja, mas não obtiveram êxito. Em 2012, com outra medida de caráter protecionista, os Estados Unidos utilizaram uma barreira fitossanitária contra a entrada do suco de laranja brasileiro, o uso do agrotóxico carbendazin. Uma das consequências foi a queda do preço da laranja e prejuízos para os agricultores brasileiros. Resposta da questão 26: [A] O agronegócio brasileiro apresenta alta produtividade devido à mecanização, uso da biotecnologia e utilização de insumos (agrotóxicos e fertilizantes). Desse modo, o Brasil tornou-se grande exportador de commodities agrícolas como soja, açúcar, café e suco de laranja. No Brasil, prevalecem as rodovias, modal de transporte de carga de alto custo. A Petrobrás pesquisa e desenvolve biocombustíveis, a exemplo do biodiesel. Nos últimos anos, o setor terciário (serviços, comércio e finanças) foi o que mais cresceu, sendo dominante na geração de empregos e na composição do PIB brasileiro. Resposta da questão 27: [A] O escoamento dos produtos apresentados na tabela está associado aos portos: I. Tubarão (ES); II. Itaqui (MA); III. Santos (SP); IV. São Sebastião (SP); V. Paranaguá (PR); VI. Atualmente (2012) em fase de implantação em Suape (PE), Pecém (CE) e Aqui (RJ). Resposta da questão 28: A “guerra fiscal” consiste na disputa entre estados e municípios para atrair investimentos de empresas industriais e do setor terciário. Um dos efeitos positivos, é que a guerra fiscal estimula o desenvolvimento de regiões menos desenvolvidas, como o Nordeste, por meio da industrialização e da geração de empregos. Por outro lado, podem ocorrer efeitos negativos como a perda de arrecadação de impostos pelos governos, uma vez que os estados oferecem incentivos fiscais como diminuição ou isenção temporária de carga tributária. Outro efeito negativo é quando uma empresa fecha em um local, gerando desemprego, e desloca-se para outra região onde paga salários inferiores.

Page 33: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

32

Resposta da questão 29: [C] A política pública brasileira para a formação de novas fronteiras, principalmente na Amazônia brasileira enfrenta graves entraves, principalmente na questão ambiental, encarecendo o valor da terra, proibindo os desmatamentos e disputando terras indígenas. No que se diz respeito ao governo de Moçambique, atualmente eles necessitam de mão de obra mais especializada, pois os conflitos internos acabaram com as atividades agropecuárias, sendo assim tiveram que abrir as portas para os imigrantes brasileiros que quisessem explorar as regiões agrícolas, principalmente com o advento dos programas brasileiros de desenvolvimento do cerrado, facilitando assim o manejo dessas áreas de savana em Moçambique. Resposta da questão 30: [C] I. INCORRETO – A rocha em decomposição é encontrada nos horizontes mais profundos, como o horizonte C. II. CORRETO – A classificação em zonais, intrazonais e azonais é determinada por fatores de formação, como relevo, clima e vegetação da área. III. INCORRETO – Os solos das florestas equatoriais apresentam grande fragilidade em razão do processo de lixiviação. Sua fertilidade fica restrita à camada superficial, denominada serrapilheira, depósito de matéria orgânica depositado pela própria floresta. IV. CORRETO – O solo é resultado do processo de desagregação das rochas, denominado intemperismo ou meteorização. Resposta da questão 31: [B] Há uma divergência constante em relação não só a Belo Monte como qualquer outra construção de uma hidrelétrica brasileira, falta planejamento e pesquisa para utilizar, de maneira sustentável, o espaço geográfico. Com isso, a disputa entre as diversas camadas da sociedade de como ocupar a região passa a ter divergência entre como ocupar e a melhor maneira de ocupar, e não se esquecendo da questão ambiental versus o crescimento desordenado. Vale ressaltar ainda os interesses financeiros que envolvem tais projetos junto às grandes empresas presentes na região. Resposta da questão 32: [D] A discussão sobre a aprovação do Novo Código Florestal, em 2011, manteve em pauta a questão da ocupação das terras e do desmatamento no Brasil como grave problema ambiental. A expansão das atividades agropecuárias tem promovido desmatamento de áreas preservadas, levando as autoridades a tentar regulamentar a questão. Resposta da questão 33: • O novo campus da UFJF que tem sua inauguração prevista para dezembro de 2013 ocupará

uma área que, no mapa, corresponde ao Vale do Rio Doce. • Atualmente a UFJF situa-se na área de número 7 correspondendo à zona da Mata. As zonas fisiográficas, criadas pelo IBGE em 1945, estabelecem-se a partir de critérios econômicos do agrupamento de municípios para otimizar a divulgação de estatísticas. Resposta da questão 34: [E] • INCORRETO – O sítio urbano do Rio de Janeiro se caracteriza por apresentar relevo

montanhoso e parte de suas praias está voltada para a Baía de Guanabara. • INCORRETO – A baía de Guanabara tem largo contato com o oceano Atlântico e, por

banhar grande parte da cidade do Rio de Janeiro, apresenta elevados níveis de poluição, comprometendo a qualidade de suas águas.

• INCORRETO – Embora a área tenha sofrido grande impacto pela retirada da vegetação natural, as ilhas são povoadas e algumas possuem grande área, como a Ilha do Governador.

• INCORRETO – Embora a região apresente grandes extensões de aterro, as formações lacustres são naturais e, dado o intenso povoamento, fortemente comprometidas pela poluição.

• CORRETO – A alternativa descreve a formação geomorfológica da área formada pela Baixada Fluminense, Planalto Fluminense e maciços litorâneos, com praias que se estendem pela baía de Guanabara e pelo oceano Atlântico.

Page 34: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

33

Resposta da questão 35: [C] Considerando que o enunciado pede a análise das conexões somente intrarregionais, ou seja, dentro da própria região, ao cruzar no gráfico as linhas origens e destinos, conclui-se que o sudeste apresenta maior intensidade e o centro-oeste, o menor fluxo. Resposta da questão 36: [C] A divisão regional do Brasil em complexos regionais ou regiões geoeconômicas foi criada, em 1967, pelo geógrafo Pedro Geiger. Os critérios foram a história da ocupação de cada região e as desigualdades socioeconômicas. O Centro-Sul é a região mais populosa e desenvolvida do ponto de vista econômico. As regiões menos desenvolvidas (periféricas) são o Nordeste e a Amazônia. Resposta da questão 37: [D] A natureza brasileira do Planalto Oriental com escarpas de planalto em áreas de alta pluviosidade, próxima à região mais desenvolvida do país, o Sudeste, acabam favorecendo a ocorrência de eventos catastróficos pela ação da natureza potencializados pela ação humana. Chuvas fortes em curto espaço de tempo sobre áreas de encosta que sofrem processos de desmatamento e deslizamentos estão entre os eventos mais comuns. A alternativa [A] é falsa, ações tectônicas em território brasileiro são episódios geologicamente muito antigos. A alternativa [B] é falsa, o clima é um dos fatores que potencializam desastres naturais na região. A alternativa [C] é falsa, os processos tectônicos não se associam aos desastres naturais na região. Resposta da questão 38: [A] A alternativa [B] é falsa, por essas razões a área 3 é a mais diversificada no contexto produtivo do Rio de Janeiro. A alternativa [C] é falsa, a região 1 tem forte base no turismo de praia (lazer) A alternativa [D] é falsa, a produção fordista está mais concentrada em 3. A alternativa [E] é falsa, a região ligada em exploração de gás e petróleo é a região 5 (Campos – Macaé). Resposta da questão 39: [C] O estado de Minas Gerais apresente estrutura de relevo planáltico desgastado de geologia antiga com áreas de vegetação de cerrado no oeste com clima tropical continental, caatinga com clima tropical semiárido no norte e Mata Atlântica no leste do estado com clima tropical úmido resultante do efeito orográfico. A alternativa [A] é falsa, o Espigão Mestre e a Serra do Mar delimitam a Zona da Mata mineira. A alternativa [B] é falsa, as serras sedimentares são formadas por terrenos geologicamente antigos. A alternativa [D] é falsa, nas áreas identificadas como cerrado e campo predominam terrenos pré-cambrianos. Resposta da questão 40: [C] A alternativa [C] é falsa a região I, Triângulo Mineiro, possui agropecuária modernizada com plantio de soja e animais de criação de alto rendimento, enquanto a área II, norte de Minas é semiárida com pecuária extensiva de baixo rendimento e agricultura de subsistência. Resposta da questão 41: a) A região Nordeste passou por um processo de industrialização mais recente comparativamente ao Sudeste. Devido a suas condições locacionais, infraestruturais, dos investimentos e da qualificação de sua mão de obra, a região Nordeste desenvolveu mais o setor de bens de consumo não duráveis como os setores alimentício, calçadista, têxtil e construção civil. São setores relativamente mais simples e suas cadeias produtivas tem maior capacidade de contratar mão de obra, com vantagens comparativas para uma região carente de atividades.

Page 35: GEOPOLITICA 13-11-2012

QUEM TEM VISÃO VAI LONGE.

34

b) A concentração histórica de capital na região Sudeste, foi geradora de novas necessidades de consumo e diversificação.Isso acaba transformando a região na maior concentração industrial do Brasil, caracterizado por setores os mais variados, com unidades de produção que vão desde as mais simples, bens de consumo não duráveis, como alimentícia e construção civil, até as mais complexas e desenvolvidas como informática e aviação, passando pela indústria pesada como siderúrgicas. A evolução tecnológica e comercial criou novas demandas e mudanças locacionais, favorecendo a descentralização da produção e o surgimento de tecnopolos que concentram áreas de formação de mão de obra, pesquisa e produção e com níveis cada vez maiores de automação que modificam a estrutura funcional, demandando cada vez menos trabalhadores. São fatos que exigem novas política públicas de qualificação e localização da mão de obra com ênfase a novas possibilidades como serviços e terceiro setor. Resposta da questão 42: [D] Dentro da proposta da questão são cada vez mais comuns as formas de organização do espaço de modo a facilitar a implantação de medidas que facilitem a administração e o planejamento na solução de problemas. Os exemplos como criação de comitês de bacias são notáveis hoje em dia. No caso ilustrado, temos a Bacia da Baía de Guanabara, formada por áreas de 16 municípios que também compõem parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nem todos os municípios estão inteiramente contidos dentro da Bacia como é o caso da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, por exemplo. A alternativa [A] é falsa, a baixada fluminense é parte da região indicada. A alternativa [B] é falsa, a região do CONLESTE está fora da área da região indicada. A alternativa [C] é falsa, a Costa do Sol é parte do mapa. A alternativa [E] é falsa, a área indicada abrange um espaço maior que a região metropolitana do Rio de Janeiro. Resposta da questão 43: a) O Estado de São Paulo perdeu espaço na produção industrial para outras unidades da federação, embora ainda concentre alguns setores de maior valor agregado como a indústria aeroespacial. b) Alguns dos principais destaques são: o sul de Minas Gerais, a região metropolitana de Curitiba, o Vale do Paraíba no Estado do Rio de Janeiro e partes do Recôncavo Baiano, próximo a Salvador. São localidades que se propiciaram da legislação aprovada na Constituição de 1988 que previa liberdade fiscal e tributária para os Estados desde que não ferissem a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse instrumento favoreceu o uso de isenções ou incentivos fiscais propostos para atrair indústrias. Com a queda de impostos ou valendo-se desses incentivos, muitas indústrias deixaram o Estado de São Paulo em direção a outros estados. Resposta da questão 44: [A] O Espírito Santo apresenta, como muitos outros estados brasileiros, um patrimônio histórico e cultural rico, sendo as paneleiras, especializadas na elaboração da panela de barro, redonda, baixa, que pode ir direto ao fogo e daí para a mesa no preparo da moqueca capixaba uma das principais iguarias da cozinha daquele estado. Nas alternativas “a”, “c” e “e” estão descritos eventos em outros estados e na alternativa ”d” a edificação do convento de Nossa Senhora da Conceição é um patrimônio material.