geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia...

8
831-2 GEOPOLÍTICA 2 FOTOHUNTER / SHUTERSTOCK

Transcript of geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia...

Page 1: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

831-

2

geopolítica 2

fo

toh

un

ter

/ Sh

ute

rSto

ck

Page 2: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

geopolítica aulas 4 e 5

4 polisaber

831-

2

a maior usina hidrelétrica do mundo, Três Gargantas, visando diversificar a matriz energética, calcada no alto consumo de carvão, o que justifica a elevada poluição. o clima na parte norte é o temperado frio, enquanto na porção sul, o tropical de monções.

a outra parte desse modelo divisório recebe a deno-minação de China ocidental na porção interiorana, com relevo alto, planaltos e as montanhas do Tibete, com baixa densidade demográfica. o clima predominante é o temperado seco, destacando o efeito continen-talidade. a economia baseia-se na agricultura e no extrativismo mineral.

No outro modelo de divisão do território chinês temos cinco regiões (observe o mapa). No sudeste ocorre a região da planície chinesa ou China do leste (a), marcada pela industrialização das Zee’s. Na por-ção sudoeste ocorre o Tibete (b), a área etnicamente não chinesa. Na porção noroeste, temos a região do Xinjiang (c), com relevo montanhoso e clima seco, destacando a industrialização bélica ou militar, eviden-ciando uma herança da planificação socialista, visando esconder e afastar das concentrações populacionais este tipo de indústria.

a Mongólia interior (d) abrange a porção setentrional, sendo uma área desértica em consequência da exten-são do deserto de Gobi, devido aos ventos siberianos, frios e secos. Nesta área ocorre o cultivo de trigo, próxi-mo ao rio amarelo, destacando o solo loess, de origem eólica. a Manchúria (e) na parte nordeste apresenta reservas de carvão e ferro, que justificaram as invasões históricas da rússia (XiX) e do Japão (XX). a herança positiva das invasões foi o início da industrialização, fundamentada na indústria de base.

AS REGIÕES DA CHINA

a

d

e

c

b

China do Leste (a), Tibete (b), Xinjiang (c), Mongólia Interior (d) e Manchúria (e).

a china no cenário internacional

No âmbito geopolítico internacional, a China pertence ao Conselho de segurança da oNU, órgão que decide se uma intervenção militar deve ou não ocorrer. o Conselho de segurança é composto por quinze países, sendo dez provisórios com mandato de dois anos e cinco perma-nentes (China, estados Unidos, reino Unido, França e rússia), com o cobiçado poder de veto. os provisórios atuais (2018) são: bolívia, Cazaquistão, egito, etiópia, itália, Japão, senegal, suécia, Ucrânia e Uruguai.

a posição de membro permanente do Conselho de se-gurança da oNU revela a importância da China no cenário geopolítico internacional. além de decidir sobre questões bélicas do mundo, a China vem se destacando como país emergente com grande importância econômica.

exeRcícioS

1. (UFF-rJ) a China é apontada, hoje, como uma futura superpotência mundial. apesar de sua abertura gradual e do aumento das desigualdades sociais, o país oferece uma série de vantagens para o capitalismo internacional. assi-nale a única alternativa falsa em relação a essas vantagens:

a) o grande mercado consumidor real e potencial que o país oferece.b) a localização privilegiada junto às economias que mais crescem no mundo contemporâneo.c) a sólida infraestrutura em termos de transportes, energia e comunicações.d) Mão de obra muito farta e extremamente barata em relação a outros países da região.

os grandes mercados globais, como eua e união europeia (bacia do atlântico) estão distantes da china, localizada na bacia do Pacífico.

Page 3: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

polisaber 5

aulas 4 e 5 geopolítica

831-

2

2. (Unifesp)assinale a alternativa que relaciona corretamente a tabela com as alterações verificadas na China.

Exportações (%)

1974 1986 2000

agricultura 42,4 16,2 7,8

energia 16,3 8,4 2,8

Manufatura 47,5 71,4 87,3

fonte: L´État du monde, 2001.Nas últimas décadas, o país

a) transformou-se em uma plataforma de exportação de produtos industrializados, com participação de capital externo.

b) passou por uma abertura comercial que resultou no incremento do mercado interno, em detrimento das exportações.

c) democratizou-se, a ponto de garantir acesso a bens manufaturados à população chinesa.

d) diminuiu a venda de produtos agrícolas, em função da maciça migração do campo para suas principais cidades.

e) baixou suas vendas de produtos energéticos para for-necer energia a Taiwan, que considera seu território.

3. (UFrr) a China ocupa o centro das atenções no no-ticiário econômico e político mundial. o seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. esse rá-pido crescimento poderá levar a várias consequên-cias, exceto:

a) a busca de fontes de energia e de matéria prima.b) diminuição da dependência de fontes de energia

oriundas de combustíveis fósseis.c) a parcela da população cujo padrão de vida melhorou,

começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.

d) alterações no campo causando êxodo rural.e) maior participação no comércio internacional de

produtos industrializados.

4. (UFal, adaptada) a China é uma das economias que mais crescem no mundo, pois já possui o segundo maior pib, atrás apenas de estados Unidos. isso se deu principalmente à abertura de sua economia. a

a industrialização aumenta a necessidade de energia e minérios, destacando o alto consumo de carvão, que justifica a elevada poluição.

respeito das zonas econômicas chinesas, considere a alternativa correta.

a) possuem mão de obra onerosa e abundante.b) Foram apoiadas por uma sólida infraestrutura de tal

forma que permitisse a entrada de capital financeiro.c) produção agroindustrial diversificada e voltada ao

mercado interno.d) proximidade das áreas aeroportuárias e rurais.e) abertura de mercado ao capital estrangeiro e com

participação estatal moderada.

5. (pUC-pr) Hu Jintao (dirigente chinês) foi substituído em março de 2013 por Xi Jinping que terá desafios importantes a enfrentar na 2ª maior economia do planeta: corrupção, degradação ambiental, desa-celeração do crescimento econômico entre outros. Com relação à China, assinale a alternativa correta.

a) a abertura econômica transformou a China numa das maiores plataformas de exportação de bens de consumo do mundo. Na atualidade, está entre os principais parceiros comerciais do brasil, destacando--se em nossa pauta de exportações para esse país, a soja e o minério de ferro.

b) a China, apesar de não ser membro do Conselho de segurança da oNU (organização das Nações Unidas), possui participação importante nas grandes decisões mundiais tendo apoiado os estados Unidos nos últimos conflitos ocorridos no Norte da África e oriente Médio.

c) apesar da crescente industrialização, o governo chinês não demonstra preocupação ambiental, visto que sua matriz energética é predominantemente limpa e renovável.

d) recentemente, a China deu total autonomia à região do Tibete, encerrando um longo período de domina-ção dessa região por pequim.

e) o crescimento chinês iniciou-se com a implantação do “socialismo de mercado” através das Zonas eco-nômicas especiais, programa desenvolvido por Mao Tsé-Tung com apoio, na época, dos estados Unidos e da Urss.

6. (CeDerJ) segunda maior economia do mundo, a China é também um dos maiores países do planeta. em todos os lugares, em todos os quinhões, há de se encontrar uma mercadoria chinesa. o número incomensurável de trabalhadores impulsiona ainda mais a economia deste país asiático. sua história

as Zee’s estão no litoral e facilitam a atuação de capital estrangeiro, atraído pelo baixo custo de produção, mas ocorre o controle por parte do estado.

o Brasil exporta para a china, maior parceiro econômico, ferro e soja e importa produtos manufaturados, cujo valor agregado aumenta.

Pelos dados da tabela, a china intensificou sua industrialização, com as Zee’s no litoral, aumentado sua dependência externa de energia e minérios.

Page 4: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

geopolítica aulas 4 e 5

6 polisaber

831-

2

não é menos impactante, o que desperta a atenção de muitos historiadores europeus.sobre a história recente deste grande país, pode-mos afirmar:

a) a industrialização chinesa foi acompanhada de um intenso e planejado projeto de reformulação urbana e de controle da poluição nas cidades.

b) o desenvolvimento chinês tem produzido uma so-ciedade igualitária, com a repartição das riquezas produzidas pelas grandes indústrias asiáticas.

c) a inserção da China na moderna economia globali-zada é uma política de governo que reintroduziu a economia de mercado em algumas regiões chinesas.

d) Com uma população avaliada em 1,3 bilhões de pessoas, a China desenvolve-se economicamente e incentiva o aumento da natalidade de sua população.

7. (Fuvest-sp) observe os gráficos.

Comércio4,0%

Pesquisa científica3,2%

Agricultura3,1%

Indústriamineradora29,2%

Manufaturados22,0%

Outros3,4%

Serviços5,4%

Finanças13,9%

Construção15,8%

Distribuição do investimento externo direto (IED)da China na África (2000–2009)

800600400200

02000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Em bilhões de US$

Comércio China–África

China importa para a África China exporta para a África

www.mofcom.gov.cn. acesso em julho de 2012.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) o comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.

b) as exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consu-midor africano.

c) a implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e

a base da industrialização chinesa seria as Zee’s, zonas econômicas especiais no litoral, sendo uma área de atração de capital estrangeiro, com produção, inicialmente, voltada para o mercado externo.

hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor

da construção civil na África.

d) o agronegócio foi o principal investimento da China

na África em função do exponencial crescimento da

população chinesa e de sua grande demanda por

alimentos.

e) o investimento chinês no setor minerador, na Áfri-

ca, associa-se ao crescimento industrial da China

e sua consequente demanda por petróleo e outros

minérios.

8. (UFpel-rs) a China é um país que tem desperta-

do o interesse mundial face o grande progresso

econômico que tem alcançado nos últimos anos.

apesar disso, chama à atenção a falta de pro-

gresso na área política, pois já há algum tempo

a China deixou de ser atrasada e agrícola para se

tornar industrial e competitiva.

sobre a China, é correto afirmar que

a) o modelo de desenvolvimento adotado buscou o

fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

tados os subsídios estatais e os investimentos

estrangeiros, sobretudo em função da política

nacionalista do governo.

b) mantém, ao longo da costa leste, as chamadas

Zonas econômicas especiais, onde as empresas

estrangeiras podem se instalar com o incentivo

do estado. essas zonas são responsáveis pela

absorção do conhecimento tecnológico multina-

cional, conferindo ao país uma verdadeira reforma

industrial.

c) Taiwan, por ter sido um protetorado inglês devol-

vido à China recentemente, é uma região especial,

onde o governo chinês controla assuntos de defesa

e política externa, deixando livre o funcionamento

da economia de mercado.

d) as condições de vida da população têm crescido

na mesma medida que o crescimento econômico

como um todo. Milhões de chineses deixaram a

pobreza, e a diferença entre ricos e pobres tem

diminuído muito, recentemente.

e) o meio ambiente é uma grande preocupação do

governo, o que levou o país a combater a deser-

tificação com sucesso, e a despoluir rios e lagos.

por ter alcançado um desenvolvimento industrial

planejado, sua indústria não é mais poluente.

a china investe na infraestrutura africana e latino-americana, visando garantir recursos na-turais para sua própria industrialização, além de acordos comerciais para os seus produtos.

as práticas capitalistas no litoral estão baseadas na atração de empresas estrangeiras, com facilidades de exportação, além de leis ambientais frágeis.

Page 5: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

polisaber 15

aula 6 geopolítica

831-

2

No final dos anos 1990, várias maquiladoras fecharam, visando o deslocamento para o litoral chinês, diante do custo mais baixo de produção.

PRINCIPAIS MAQUILADORAS NO MÉXICO

ESTADOS UNIDOS

MÉXICO

OCEANOPACÍFICO

* No de trabalhadores em indústrias maquiladoras

Mexicali(54.747)* Nogales

(30.437)*

CiudadJuarez

(214.416)*

Tijuana(158.092)*

Laredo(214.416)* Matamoros

(214.416)*

exeRcícioS

1. (FGV-sp)

em julho de 2014, foi criado, em fortaleza (Brasil), o novo Banco de desenvolvimento, idealizado para ser uma alter-nativa ao Banco mundial. o banco terá capital de uS$ 50 bilhões, que pode ser ampliado para uS$ 100 bilhões, para financiar projetos de infraestrutura e sustentabilidade em países emergentes, sem se submeter às imposições dos países ricos do Banco mundial da onu.

foi estabelecido, também, um arranjo contingente de reservas, que funcionará como um fundo de emergência inicial de uS$100 bilhões que pode ser sacado pelos países em épocas de crise no balanço de pagamentos. todos os países do grupo assumirão a presidência do banco, obedecendo a rotatividade a cada cinco anos.

Folha de S.Paulo, 13 jul. 2014. (adaptado).o texto refere-se à criação do banco entre os países do

a) Mercosul.b) bird.c) brics.d) Nafta.e) FMi.

2. (UerJ)

os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, rússia, Índia, china e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no conselho de Segurança das nações unidas. o texto defende reformas na onu para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no fundo monetário internacional e no Banco mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da onu é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda guerra mundial.

O Globo, 15 abr. 2011. (adaptado).

foi criado na cidade de fortaleza (ceará), o novo Banco de desenvolvimento entre os países do Brics, visando melhorar a infraestrutura.

Page 6: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

geopolítica aula 6

16 polisaber

831-

2

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas pro-

postas pelos brics está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade.

b) proliferação de armas atômicas.

c) hegemonia econômica dos eUa.

d) diversificação dos fluxos de capitais.

3. (enem-MeC)

disponível em: www.ipea.gov.br. acesso em: 2 ago. 2013.

Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características

político-econômicas comuns, no sentido de

a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.

b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.

c) instituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.

d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.

e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.

4. (UFV-MG)

durante boa parte da década passada, as maquiladoras representaram o símbolo do suposto milagre econômico do

méxico, após seu ingresso no North American Free Trade Agreement (nafta), com os estados unidos e o canadá. o pico

da expansão das maquiladoras foi alcançado em 2000, quando no norte do méxico, ao longo da fronteira com os eua,

chegaram a funcionar cerca de 3.600 fábricas desse tipo, com 1,3 milhão de funcionários, que exportaram o equivalente

a uS$ 70 bilhões em mercadorias. de lá para cá, o milagre parece ter começado a perder seu brilho. nos dois últimos

anos, pelo menos 500 maquiladoras fecharam suas portas, pondo no olho da rua mais de 300 mil trabalhadores. Somente

no primeiro trimestre de 2002, o nível de emprego nas maquiladoras diminuiu 17,7% em relação ao mesmo período do

ano precedente.Carta Capital, 17 jul. 2002, p. 20.

o texto se refere a um dos aspectos do processo de integração do México ao Nafta. assinale a alternativa que não

apresenta uma consequência deste processo para o México.

a) o país ficou dependente da intensidade e do padrão de consumo de outros países.

b) as maquiladoras, além de recolherem poucos impostos, geram sérios impactos ambientais.

c) a renda produzida pelas empresas maquiladoras não promoveu a ampliação do mercado consumidor interno.

d) a presença das maquiladoras no norte do país gerou um intenso deslocamento da população naquela direção.

e) após a instalação das maquiladoras, a indústria de base do país experimentou intenso desenvolvimento.

a onu foi criada em 1945 no contexto do fim da Segunda guerra mundial, quando as relações internacionais estavam tomando a forma da bipolarização (eua e urSS). atualmente, a formação de grupos econômicos, como o Brics, mostra um novo cenário geopolítico internacional com um equilíbrio multipolar de forças.

os países destacados no mapa formam o Brics (Brasil, rússia, Índia, china e África do Sul), sendo emergentes com rápido desenvolvimento econômico, participando das discussões econômicas e políticas internacionais.

as maquiladoras são empresas de montagem e acabamento de produtos para exportação, sobretudo de capitais estadunidenses, estando instaladas no méxico, em sua maior parte no norte do país.

Page 7: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

polisaber 23

aula 7 geopolítica

831-

2

No caso da Coreia do sul, o forte sistema educacional alavancou importantes redes de empresas familiares (chaebols), destacando quatro: samsung, Hyundai, Daewoo e lucky Gold star (lG). as multinacionais chegaram na década de 1970 e se associaram com as chaebols.

Nos demais Tigres asiáticos foram criadas as zonas de processo de exportações (Zpe), onde as multinacionais gozavam de reduções tributárias e doação de terrenos.

exeRcícioS

1. (Unifesp) a industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão e dos eUa. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.

Primeira geração Segunda geração

a) Coreia do sul, Taiwan e Cingapura indonésia, Malásia e Tailândia

b) Coreia do sul, Malásia e Taiwan Cingapura, indonésia e Tailândia

c) Taiwan, Tailândia e Malásia Coreia do sul, Cingapura e indonésia

d) Coreia do sul, Cingapura e indonésia Malásia, Tailândia e Taiwan

e) Cingapura, indonésia e Tailândia Coreia do sul, Malásia e Taiwan

2. (FGV-sp) Na distribuição da indústria no mundo, além de fatores histórico-políticos, há também os chamados “fato-res locacionais”. No caso dos Tigres asiáticos, os fatores locacionais mais importantes são:

a) existência de mão de obra qualificada e extensa rede de comunicações.b) grande mercado consumidor interno e densa rede de transportes.c) disponibilidade própria de matérias-primas minerais e mão de obra barata.d) incentivos fiscais governamentais e disponibilidade de terras baratas no interior.e) recursos energéticos (petróleo e gás natural) e incentivos fiscais.

3. (Mackenzie-sp) a arrancada industrial dos Tigres asiáticos, pós-segunda Guerra Mundial, coincide com a implanta-ção da Guerra Fria no mundo bipolarizado da época. esse fato só foi possível em virtude:

a) da ajuda financeira recebida na época do tesouro japonês, que sempre defendeu seus interesses econômicos na região;b) da poupança interna desses países que, mesmo antes da segunda Guerra Mundial, já controlavam suas importações,

estimulando as exportações de bens de consumo duráveis;c) da ajuda financeira norte-americana, por meio do plano Colombo, uma forma de instalar o cordão sanitário na região;d) da ajuda financeira soviética, que visava ampliar sua área de influência por toda a região;e) da ajuda financeira mútua entre os países do bloco, que trocavam entre si matérias primas, tecnologias e uma

intensa abertura do mercado consumidor de toda a região.

4. (Fuvest-sp) sobre o modelo de industrialização implementado em países do sudeste asiático, como Coreia do sul e Taiwan e o adotado em países da américa latina, como a argentina, o brasil e o México, pode-se afirmar que:

a) nos países do sudeste asiático, a participação de capital estrangeiro impediu o desenvolvimento de tecnologia local, ao passo que, nos países latino-americanos, ela promoveu esse desenvolvimento.

b) nos dois casos, não houve participação do estado na criação de infraestrutura necessária à industrialização.

os tigres asiáticos (coreia do Sul, taiwan, hong kong e cingapura) e os novos tigres asiáticos (tailândia, malásia, indonésia e Vietnã) eram considerados países estratégicos na guerra fria e, por isso, receberam pesados investimentos do bloco capitalista, assim, junto da mão de obra disciplinada e qualificada, se transformaram em plataformas de exportação desde os anos 1980.

os tigres asiáticos são países com plataformas industriais especializadas na montagem de bens de consumo a partir de investimentos externos que são atraídos pela mão de obra qua-lificada e pela extensa rede de comunicações.

depois da Segunda guerra mundial, eua e urSS começaram a buscar áreas de influência pelo mundo. o modelo econômico usado pelos tigres asiáticos remonta à política do cordão Sanitário praticada pelos eua para barrar a expansão do socialismo no oriente.

Page 8: geopolítica 2 · extrativismo mineral. ... os grandes mercados globais, como eua e união europeia ... fortalecimento da indústria local, tendo sido evi-

geopolítica aula 7

24 polisaber

831-

2

c) nos países do sudeste asiático, a organização dos trabalhadores, em sindicatos livres, encareceu o produto final, ao passo que, nos países latino-americanos, a ausência dessa organização tornou os produtos mais competitivos.

d) nos dois casos, houve importante participação de capital japonês, responsável pelo desenvolvimento tecnológico nessas regiões.

e) nos países do sudeste asiático, a produção industrial visou à exportação, ao passo que, nos países latino-americanos, a produção objetivou o mercado interno.

eStudo oRieNtado

exeRcícioS

1. (Unifor-Ce) os“velhos tigres asiáticos”, entre os quais se destaca a Coreia do sul, apresentaram uma situação bas-tante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transfor-mação

a) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.b) a presença de sindicatos fortes e combativos.c) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.d) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.e) a presença de estados democráticos que exaltam a participação popular.

2. (UNiFei-MG) até meados dos anos 1940, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. porém, um forte investimento do estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 1970, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. essa afirmação refere-se aos:

a) países denominados Tigres asiáticos.b) antigos países comunistas que se tornaram independentes.c) países latino-americanos pertencentes ao Cone sul.d) países do leste europeu.

3. (Fatec-sp) relacione os chamados Tigres asiáticos com os itens a seguir:1) indonésia, Índia, laos e China.2) Área de influência dos capitais japoneses.3) subdesenvolvimento com base industrial.4) Áreas de influência dos capitais norte-americanos.5) Taiwan, Coreia do sul, Cingapura e Hong Kong.6) subdesenvolvimento com base agrária.7) Área de influência dos capitais ingleses.8) Desenvolvimento autocentrado.9) Vietnã, irã, afeganistão e paquistão.

Na caracterização dos chamados Tigres asiáticos os itens pertinentes são:a) 1, 6 e 7.

b) 5, 6 e 7.

c) 4, 8 e 9.

d) 2, 3 e 9. e) 2, 3 e 5.

os tigres asiáticos começaram a se industrializar na década de 1960 devido a investimentos provenientes do Japão e dos estados unidos e se constituíram como plataformas de exportação e países emergentes. Já países da américa Latina, como o Brasil, argentina e méxico, se industrializaram depois do término da Segunda guerra mundial. investidores ricos de outros países buscavam mão de obra barata e mercado consumidor nessa época para expandir suas economias no mundo perifé-rico. Por isso que no Sudeste asiático a produção industrial visa à exportação e na américa Latina visa-se o mercado interno.