Gerson Soares Xavier Belo Horizonte Maio / 2011. · A Obra Kolping esta presente e atuante em 61...

17
Gerson Soares Xavier Belo Horizonte Maio / 2011.

Transcript of Gerson Soares Xavier Belo Horizonte Maio / 2011. · A Obra Kolping esta presente e atuante em 61...

Gerson Soares Xavier

Belo Horizonte

Maio / 2011.

Encontro de Formação e Capacitação Kolping

Facilitador: Gerson Soares Xavier

O FUNDADOR ADOLFO KOLPING A Obra Kolping está desempenhada em seguir o caminho iniciado e escolhido por Adolfo Kolping, seu Fundador, que com sua vida e seus ideais continua a ter atualidade assim como ontem. A situação de nosso país, em vias de desenvolvimento, confere ao Brasil certa semelhança de características com a sociedade que motivou o nascimento da Obra Kolping. Os problemas criados pela industrialização nas relações humanas são sentidos vivamente por muitos dirigentes que, num campo ou em outro, se esforçam pelo bem-estar do povo. Adolfo Kolping, nas palavras de João Paulo II, foi o servidor fiel e prudente do Evangelho Social, o Evangelho dos direitos do trabalhador, do Evangelho da dignidade do trabalho humano. É necessário, pois, que nossos dirigentes e sócios conheçam a alma de Kolping e penetrem os sentimentos deste apóstolo que entregou sua vida para que os jovens trabalhadores pudessem viver livres e com dignidade.

A Obra Kolping é um movimento social, popular católico a

serviço dos trabalhadores e de sua família.

“Quando os mais capazes se unem, suas forças multiplicam.” Adolfo Kolping.

Temos como lema:

Religião – Trabalho – Família – Recreação – Sociedade.

Nossa Missão: Promoção Integral da Pessoa Humana.

Meta: A transformação das realidades sociais, através da criação

de estrutura mais justas e humanas e a conscientização de um cidadão responsável.

Nossos Fundamentos: Toda a ação da Obra Kolping recebe inspiração

e forças de três fontes: A pessoa e o Evangelho de Jesus Cristo, A

Doutrina Social da Igreja e a Vida e Obra de nosso fundador Adolfo

Kolping.

Meios: A formação profissional e humana, apoio a pequenos empreendimentos de trabalhadores autônomos e a pequenos produtores rurais. Incentivos à participação dos Trabalhadores em associações e organizações que defendam seus interesses. Recusando toda forma de paternalismo, a Obra Kolping busca garantir um apoio eficaz de caráter subsidiário, acompanhado de estímulos à educação. Este é o nosso principio pedagógico: “Ajuda para auto-ajuda.”.

As Atividades da Obra Kolping São bem diversificadas, de acordo com as realidades, necessidades e

possibilidades de cada comunidade (núcleo). No entanto, os seus

programas preservam uma unidade fundamental, todas se orientam para

a: Promoção Integral do Trabalhador e Promoção da Família do Trabalhador.

Como Devem Atuar nossas Comunidades. Toda ação da Obra Kolping baseia-se na vida comunitária de seus membros, reunidos em pequemos grupos familiares e amigos,

conscientes de que a fé cristã deve traduzir (transformar) em

prática para a construção de uma sociedade melhor. Esta ação implica todos os esforços de assistência e promoção (pequenos passos), as iniciativas de organização e assentamentos de estruturas para um trabalho permanente (passos médios) e a participação e integração com outros grupos e organizações, visando os interesses da maioria e a renovação

das estruturas (grandes passos). Formação e Ação são os

elementos que devem estar sempre presentes nas atividades da Obra, de forma que a Comunidade

Kolping local se torne uma Escola de Vida, onde se aprende vivendo e se vive

aprendendo.

Promoção Integral do Trabalhador.

Através de nossa rede de Comunidades Kolping espalhadas por todo país, são organizada inúmeras atividades em apoio ao jovem em sua condição concreta de trabalho:

Cursos Profissionalizantes são ministrados no nível de treinamento básico ou de qualificação profissional seguindo as orientações Pedagógicas Atualizadas.

Os grupos de Auto-Ajuda apóiam os empreendedores tanto na área urbana (microempresários) como na rural (pequenos produtores rurais) através de parcerias para aquisição de matéria prima e equipamentos de orientação empresarial.

Onde Estamos Presentes: A Obra Kolping Internacional atua em 61 países e em 21 Estados do

Brasil através de uma rede de 428 Comunidades Kolping no Brasil.

“A Fé em Deus nos faz acreditar nos homens” Adolfo Kolping

A Obra Kolping do Brasil é a Federação Nacional das Comunidades Kolping do país, e é uma sociedade civil de natureza filantrópica. Endereço: Escritório Central e Regional Sudeste Rua Guaipá, 110 – Alto da Lapa – São Paulo – SP CEP 05089-0000 - Tel: (11) 3836-9900 – Fax: 3836-3640 Site: www.kolping.org.br

Presente com seus trabalhos e atividades em Minas Gerais há 34 anos, em diversas localidades. Endereço: Escritório Estadual Rua Barbosa, 355 – Bairro Coqueiros CEP 30881-250 – Belo Horizonte – MG – Brasil E-mail: [email protected] - [email protected] Telefax: (31) 3477-6087 / 3475-3588 Site: www.kolpingmg.org

Registros: CNPJ 21.949.086/0001-73

Reg. Utilidade Pública Estadual – Decreto Lei 13.840 de 30/03/2001

Reg. Utilidade Pública Municipal – Decreto Lei 10.373 de 23/10/2000

Reg. CEAS 106ª Plenária de 21/07/2006 – CT. N.º 028 / CEAS /06

O QUE FAZEMOS

Promoção do trabalhador Formação profissional. Apoio a pequenos empreendimentos na cidade e no campo; Incentivo à integração do trabalhador em organizações profissionais, sindicais e políticas.

Promoção da Família do Trabalhador Atendimento à criança e ao adolescente; Promoção da Juventude; Promoção da mulher; Alfabetização de adultos; Atendimento ao idoso e aposentado; Apoio à moradia; Atendimento à população.

FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA Encontros e seminários; Jornada e escolas sociais; Parcerias com entidades públicas e particulares; Participação nos conselhos municipais; estaduais e federal. Reivindicação e lutas populares; Atuação sindical e política partidária.

OBRA KOLPING INTERNACIONAL

A Obra Kolping esta presente e atuante em 61 países. A união das Obras Kolping Nacionais forma a Obra Kolping Internacional que tem sua sede em Colônia, na Alemanha. Ela conta com 420 mil associados em 4.210 comunidades.

ADOLFO KOLPING

Nascido há 08 de Dezembro de 1813 em Kerpen, perto de Colônia, Alemanha, Adolfo Kolping exerceu o oficio de sapateiro até a idade de 24 anos. Chegou à miséria social do proletariado. Enfrentando grandes dificuldades, tornou-se sacerdote. Sua obra principal foi à fundação da Associação dos Jovens Artesãos que, além de procurar a melhoria das condições sociais do operário, tinha em mira a evangelização. Verdadeiro apóstolo da juventude operária foi restaurador da vida católica e iniciador da reconstrução cristã da sociedade. Começou sua obra no dia 06 de maio de 1849 numa escola com apenas sete operários. Em 16 anos, ele já contava com 24.600 membros em 418 associações. Adolfo Kolping morreu em 04 de Dezembro de 1865 e seu corpo esta sepultado diante do altar de São José, na Igreja de Minoritas, em Colônia. No seu processo de beatificação contam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão. Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no dia 27/10/1991, na presença de uma grande multidão de membros da sua Obra. Cada membro de nossa Organização, dizia Kolping, deve tornar-se “Um cristão autêntico, um trabalhador competente, um pai e mãe de família responsável, um cidadão comprometido”.

PALAVRAS DO PAPA JOÃO PAULO II EM ROMA

“Que sacerdote extraordinário deve ter sido ADOLFO KOLPING para entusiasmar, ainda hoje, tantos homens e mulheres, jovens e adultos, por Cristo e pela Igreja! A vocês, caros irmãos da Obra Kolping, foram confiados à herança de ADOLFO KOLPING para que a transmitam às gerações vindouras”.

PENSAMENTOS DE ADOLFO KOLPING

Religião “Uma grande sabedoria na vida é ter consciência de que Deus guia nossos passos.” “A fé em Deus nos faz acreditar no homem.” “Com Deus ou sem Deus: eis uma enorme diferença.” “Não nos esqueçamos de que onde o esforço humano não alcança, ai se faz presente à ajuda de Deus.” “O Cristianismo assume o homem como ele é para fazer dele o que deve ser.” Trabalho “A religião e o trabalho são a maior riqueza de um povo.” “O valor de uma pessoa se fundamenta sobre dois pilares: a grandeza moral e a capacidade profissional.” “Não fomos criados para ociosidade, mas para o trabalho; nem para bebedeiras e comilanças, mas para aplicas as forças adquiridas.” “Deve-se, pelo trabalho, treinar e fortalecer o corpo e a mente.” Recreação “Recreação e divertimento são exigências naturais da vida que não devem faltar a ninguém.” “A recreação fortalece nosso corpo para o trabalho e torna-o prazeroso. Tudo, o que reduz ou destrói este prazer, é mau.” “Sem contentamento, o coração humano não pode viver. Por isso, a alegria tem um lugar especial na Comunidade.” “Não seria a Comunidade um dos melhores lugares para se propagar a musica popular entre o povo.” Família “A salvação da espécie humana começa na família.” “Todo o esforço para a transformação da sociedade deve começar melhorando a família.” “Se há falhas na educação da juventude é porque algo, na família, não funciona bem.” “A vida familiar da Comunidade deve ser a preparação para a vida familiar de cada membro.” “Quando mais se reza no lar, tanto mais sólido permanecem seus muros.”

Sociedade

“Fundamos as comunidades para apoiar is que se encontram totalmente desamparados, procurando oferecer benefícios concretos.” “O debate franco e aberto sobre as condições sociais e os princípios morais é muito eficaz para encontrar o caminho e a solução dos problemas do povo.”

FORMAÇÃO PARA O TRABALHO A atenção, que a Obra Kolping dá aos assuntos do trabalho e profissão, sempre foi e é um de seus traços mais marcantes. A valorização do trabalho é algo que salta à vista nos seus programas. Por isso, os dirigentes das Comunidades Kolping devem se empenhar para que os membros Kolping se informem e se conscientizem sobre assuntos ligados ao mundo do trabalho. Nesta questão, houve no mundo notáveis mudanças desde os tempos de Adolfo Kolping. Junto a uma maior liberdade do homem no seu modo de viver e de pensar, muitas inovações técnicas e culturais importantes aconteceram mudando os rumos da historia. Os jovens artesãos, para quem Kolping idealizou a sua Obra, já não mais existem. Existem, sim, trabalhadores dos mais diversos níveis. Por isso, será necessário sempre estudar o quadro atual do mundo do trabalho com seus problemas e questões que exigem respostas adequadas conforme as realidades de hoje.

FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA “Tantos pobres poderiam ser aliviados ou até sustentados com aquilo que entre os chamados amigos é simplesmente desperdiçado sem nenhuma finalidade razoável.” Os problemas sociais sempre fizeram parte das preocupações e dos cuidados da organização. Adolfo Kolping sensibilizou com a sorte dos trabalhadores do seu tempo, fundou a Obra para “apoiar os que estavam totalmente desamparados e oferecer-lhes benefícios concretos.” A Obra Kolping continua a desenvolver seus programas no mundo de hoje marcado por uma realidade social ainda mais cruel. Neste trabalho, hoje é fundamental contar também com a força política não só para obter ajudas para o atendimento das necessidades sociais, mas principalmente para as mudanças e transformações sociais que se tornam necessárias. Por isso será necessário que, através de um trabalho de conscientização e através das urnas, mudemos pouco a pouco, o quadro político atual. “A paz entre todos dentro da comunidade aproxima os corações.”

FORMAÇÃO RELIGIOSA “A religião e o Trabalho são a riqueza maior de um povo.” Para Kolping, a religião é o alicerce de uma vida verdadeiramente humana, pois ela nos dá a dimensão verdadeira das coisas. E sem religião não existe solidariedade no mundo. A grande sabedoria é ter consciência de que Deus guia nossa existência. Por isso nunca deixava de recomendar que a religião fosse despertada e fortalecida no coração dos jovens. E mesmo que, nas Comunidades, não houvesse obrigação de participar das atividades religiosas, tudo era impregnado de fé. Insistia em que o Domingo fosse dedicado a Deus. E considerava a oração uma das coisas mais valiosas da vida que fortalecem as “paredes” de qualquer instituição, e não

cansava de recomendá-la. Mas Kolping chama a atenção sobre as falsas atitudes de piedade de cristãos acomodados que se contentam em cultivar a vida religiosa, nada tendo a ver com os problemas e lutas dos homens. É o pietismo desencarnado. A religiosidade para a Kolping deve encarna-se em todos os aspectos da vida como deve ser a inspiradora das atividades sociais.

FORMAÇÃO FAMILIAR E COMUNITÁRIA “Os brasileiros estão se casando menos e se separando cada vez mais... Ao mesmo tempo está crescendo o número de pessoas que vivem juntas sem vinculo formal... “O casamento tradicional” até que a morte os separe” parece que está sendo superado. O novo modelo já pressupõe a separação como parte integral da relação... “Dez anos é a duração média dos casamentos” (Folha de São Paulo de 04/08/96). “Se há falhas na educação da juventude é porque algo na família ‘não funcionou. O homem que experimenta uma vida familiar destruída sente a mais amarga e humilhante tristeza da qual se angustiará pelo resto da vida”. A experiência pessoal de Kolping que se formou no seio de uma família pobre mas exemplar, abriu-lhe os olhos no meio de tantas famílias que se desmoronavam, para a enorme importância de uma família unida e feliz. Por isso é tarefa fundamental das Comunidades Kolping preparar os jovens para a família, e a própria vida em Comunidade deve ser um treinamento das virtudes para o lar.

MENSAGEM KOLPING

Kolping é um convite, é uma proposta de associação. A proposta já foi lançada por Adolfo Kolping no século passado, na época da industrialização. O convite é nosso, pois o trabalhador não pode ficar isolado e ser excluído nos processos adversos da vida quando novas formas de produção revolucionam o mundo do trabalho. O trabalho tornou-se o maior problema da sociedade moderna; o campo se esvazia, a indústria demite, milhões de jovens não conseguem emprego e pessoas, com mais de quarenta anos, são dispensadas do serviço com desastrosas conseqüências para os trabalhadores e suas famílias. Nessas circunstâncias, e a partir de nossa fé, há necessidade de unir-se com outras pessoas, integrar-se num grupo, pensar juntos, organizar-se e aprender, assim, a enfrentar os desafios da vida. Por isso, a Obra Kolping ganha importância por tratar-se de um movimento social que visa à promoção e a organização de trabalhadores. A realização pessoal depende, naturalmente, de nosso empenho, de

nossa participação e nossa contribuição no mundo do trabalho. E hoje, neste milênio, a proposta da Obra Kolping se torna mais atual do que nunca.

Gerson Soares Xavier – O.K.M.G. “Cada um faça o que é melhor ao seu redor e, em breve, o mundo terá uma aparência mais agradável.” (Adolfo Kolping).

“Quando os mais capazes se unem, suas forças se multiplicam,” (Adolfo

Kolping).

O QUE REALIZAMOS

ASSISTÊNCIA “Dar o Peixe” dos que sofre

necessidades fundamentais.

PROMOÇÃO “Ensinar a pescar.” Não Basta dar. É

Necessário ajudara a crescer.

PARTICIPAÇÃO Colaborar com outros, pois da

participação de muitos é que os anseios

da maioria poderão ter eco.

ORGANIZAÇÃO

Formar associações. Criar estruturas

mínimas para um trabalho permanente e

eficaz.

Obra Kolping do Brasil

Coordenação Executiva Nacional

O PERFIL DE UMA CK

1 – Definições em poucas palavras

É uma família no mundo do trabalho

É uma Comunidade de trabalhadores

É uma Comunidade de fé e de serviços - (“Crer com as mãos” )

É uma escola de vida (Diretrizes da OKI)

É um lar social (“Nossa casa, na Igreja, aberta ao Mundo” )

É a célula básica da Obra Kolping (Revista Diálogo, 2/90)

2 – Frases fortes que reforçam os traços do perfil:

1) Não é uma estrutura física, nem status legal de um grupo;

2) Não é um Projeto sócio-econômico: só é bom enquanto dura;

3) Não é uma simples agência de desenvolvimento social;

4) Não é uma ilha, mas parte integrante da Comunidade local;

5) Não é um grupo que só reza e faz festinhas.

Mas pelo contrário:

1) Na CK, o que vale mesmo é o quadro de sócios e sua atuação;

2) É uma proposta de ação permanente que promove o trabalhador;

3) É um serviço comunitário realizado pelos sócios da CK;

4) Cada CK se une e vive em comunhão com todas as CK’s da Obra;

5) É uma Entidade que promove a justiça social.

3 – No Perfil da CK, o rosto da Obra

“Crer com as mãos” é o jeito de ser da Obra, ao nível das CK’s.

É na CK onde a Obra acontece (tudo o mais é estrutura)

Uma CK merece ajuda quando é capaz de fazer a auto-ajuda.

Na CK, o associado que não cresce não faz a CK crescer.

Na CK, o associado não é apenas expectador: ele “veste a camisa” da

Obra.

4 – Características da ação interna da CK:

Ela precisa de uma estrutura mínima:

1) Estatuto (jurídica)

2) Instalações e equipamentos (física) e

3) Diretoria (organizacional)

Ela age como uma Associação: um grupo de pessoas (jovens e adultos)

unidas por um interesse pessoal comum.

Ela vive uma mística: a forma peculiar de sentir e expressar o

entusiasmo por um ideal ou uma causa comum.

Atividades de rotina: Cursos de 2ª à 6ª; nos fins de semana, encontros

de formação e recreação – Encontros semanais dos Grupos internos da

CK – Reuniões mensais da Diretoria e dos Sócios – Assembléia Anual.

Celebrações: Dia Mundial Kolping, Aniversário da CK, Dia do

Trabalhador, Dia Mundial da Oração Kolping, Aniversário da OKI (6/5)

e da OKB (20/11).

5 - Características da Ação Externa da CK:

A ajuda da CK é: 1) concreta 2) mútua 3) é para a auto-ajuda A formação é em 4 dimensões: (as 4 faces do seu ideal): ser

cristão, de família, cidadania e profissão. A ação: 1) atende às Diretrizes da Diretoria; 2) é implementada

pelas instâncias intermediárias; 3) é concretizada junto às bases.

6 - Um Perfil em três dimensões da CK: ECLESIAL: Promovendo:

1) a evangelização 2) o culto e o 3) serviço (Pastoral)

SOCIAL: 1) é uma ONG de serviços ao trabalhador; 2) é Movimento pela cidadania plena; e 3) é um Movimento de cultura popular.

COMUNITÁRIA: 1) um Grupo com interesses afins; 2) uma Associação com compromissos assumidos; e 3) uma Comunidade de vida fraterna.

7 - O perfil latino-americano das CK’s: Seus membros são pobres e simples de baixa escolaridade; são

trabalhadores que sobrevivem na economia informal. Os dirigentes são, em sua maioria, trabalhadores autônomos. Os pequenos empreendimentos na linha da terceirização são os

mais bem sucedidos e são as soluções contra o desemprego.

MOVIMENTO KOLPING

1 – Objetivo: A promoção do trabalhador 1.1 – Destinatário: Ao Trabalhador e sua família 1.2 – Qual trabalhador?

- Preferencialmente ao jovem trabalhador; - Aos operários assalariados na Indústria e Comércio; - Aos pequenos produtores rurais; - Aos pequenos artesãos urbanos e rurais.

2 – Como a Kolping se define? 2.1 – Uma idéia forte: Pensamentos do Bem-aventurado Pe. Adolfo Kolping. 2.2 – Ação: Programas sociais na base (CK local) 2.3 – Visa: Promoção integral da pessoa humana 2.4 – Organização: CK OKE OKB OKI local estadual nacional internacional 2.5 – Auto-organização: Estatutos – Regimento Interno – Programa – Instrumentos de Trabalho. 2.6 - Identidade: Associados Kolping – “A Obra Kolping somos nós” 2.7 - Meta: Organizar-se – Crescer – Expandir-se 2.8 – Carisma (Entusiasmo): Espiritualidade que impulsiona os seus membros na execução das tarefas e atividades para atingir os seus objetivos da Organização. 3 – Características do Movimento: 3.1- É um Movimento de serviço fraterno e ação social em Comunidade. 3.2 – Busca a promoção do trabalhador e sua família. 3.3 – O ponto de partida é a consciência de que a fé Cristã deve traduzir-se em

prática para a transformação da sociedade. “Homens melhores para um Mundo

melhor” A. Kolping 4 – Espiritualidade 4.1 – Jesus Cristo e seu Evangelho (Faz em Comunidade de Apóstolos) 4.2 – Ensino social da Igreja (Trabalho e justiça para todos) 4.3 – Vida e Obra do Bem-aventurado Pe. Adolfo Kolping

5 – Organização 5.1 – Regulamentos: Princípios, Estatutos, Regimentos, Instrumento de Trabalho 5.2 – Responsáveis: Assembléia Geral, Diretoria, Conselho Fiscal, Coordenação. 5.3 – Administração: Contabilidade, Finanças, Patrimônio. 5.4 – Áreas de atuação: Fé e Igreja – Profissão e Trabalho – Recreação e Cultura – Família, Comunidade, e Sociedade – E o Bem Comum. 5.5 – Sócios: São as bases constitutivas da nossa Organização. 5.6 – Destinatário de sua Ação Social: Sócios e não Sócios 6 – Programas Significativos 6.1 – Profissionalização 6.2 - Trabalhador autônomo 6.3 – Homem do campo. 6.4 – Projetos específicos:

- Menor - mulher - Moradia - alfabetização - idoso, etc.

7 – Auto manutenção / Sustentabilidade: A) Associados > Contribuição B) Receitas próprias > Promoções, Aluguéis e Serviços C) Convênios > Entidades Públicas e Particulares D) Projetos Auto-manutenção

10 PECADOS CONTRA A VOCAÇÃO COMUNITÁRIA DENTRO DE UMA CK Nº PECADO AÇÃO DO MEMBRO KOLPING

01 Pensar exclusivamente em

criança e creche

O jovem no mundo do trabalho é prioridade.

02 Só falar em dinheiro e administração

A O.K. é essencialmente uma organização comunitária em cujo vértice principal está a pessoa humana.

03 Contentar-se com o leite e

roupas distribuídos para os

pobres

O nosso ideal é a auto-organização e a promoção integral do homem e da Comunidade.

04 Não se preocupar com a formação integral (Religião, Social, Familiar e Política)

A Obra Kolping quer mais do que um curso profissionalizante.

05 “Queimar” as pessoas que se

engajam

O sucesso de uma Comunidade depende da dedicação e do empenho de seus membros.

06 Disseminar fofocas

O praticante desse pecado é como o cupim que rói e destrói o clima fraterno na CK.

07 Equipes de trabalho é o dinamismo dentro de uma CK. Até Jesus Cristo fez

Trabalhar Sozinho tudo em Comunidade.

08 Isolar-se Não podem ser como o caracol, que se fecha em si mesmo.

09 Ser sério demais A recreação faz parte da vida e na Obra Kolping é um dos pontos programáticos que nunca pode faltar.

10 Só trabalhar Sem oração e contemplação uma Comunidade perde a alma, a vitalidade e o sentido.

ADMINISTRAÇÃO NA COMUNIDADE KOLPING

A ADMINISTRAÇÃO tem por obrigação proporcionar a todos que desempenham alguma tarefa na Entidade (Diretoria, associados, funcionários, colaboradores, voluntários, etc.) os seguintes elementos:

(1) Ambiente agradável, acolhedor e de fraterno apoio amigo;

(2) Conhecimento da Obra Kolping como toda sua filosofia e objetivos

do seu trabalho

(3) Conhecimento das normas, regras, regulamentos e horários.

(4) Conhecimento claro de quem é quem, quem faz o quê, quem

coordena / gerencia em quem;

(5) Conhecimento dos deveres, funções e posições dentro da Entidade

e de todos que nela circulam;

(6) Disciplina que facilite o bom desempenho funcional de todos;

(7) Racionalização e simplicidade no fluxo de decisões na tramitação

de ordens e documentos;

(8) Possibilidade de expressão franca de todos, permitindo soluções

comuns para problemas comuns;

ORAÇÃO KOLPING Senhor Jesus, / ordenastes a tua igreja / anunciar tua mensagem e praticá-la / Nós te agradecemos a confiança que depositastes no homem / e por nos teres dado ADOLFO KOLPING, como modelo. / dá-nos as virtudes que alicerçam sua obra; / a credibilidade, a autoconfiança, / a seriedade de vida / a alegria / a responsabilidade de crer / no desenvolvimento da historia que nos foi confiada. / fortalece a nossa fé para que não nos afastemos do mundo / e de suas exigências. / desperta em nós a esperança / para podermos irradiar a alegria entre os homens. / aumenta em nós o amor / para que trabalhemos intensamente / para o desenvolvimento da Igreja / e de uma sociedade mais humana e crista. Senhor, na união deste ideal da OBRA KOLPING / sentimos o inicio do Teu reino / Estamos dispostos a assumir este ideal. Amém. HINO KOLPING O jovem sapateiro / Sacerdote se tornou / Para e, comunidade / E formar pela amizade. / Nosso Kolping viverá. / Nosso Kolping viverá. Pra este mundo melhorar, / vamos já realizar: / nossa vida unida à religião, / ao trabalho e a recreação. / Nosso Kolping viverá. / Nosso Kolping viverá. Família santuário lar, / Precisamos preservar, / Sociedade, bem comum maior, / Com justiça será bem melhor. / Nosso Kolping viverá. / Nosso Kolping viverá. Cantemos com alegria, reunidos neste dia. / Somos muita gente em ação, juntando a mão e o coração. / Nosso Kolping viverá. / Nosso Kolping viverá.

Gerson Soares Xavier Coordenador Estadual

Assessor Técnico

Bacharel em Turismo

Administrador

Técnico em Projetos Sociais

E-mail: [email protected] Telefax: 31.3477.6087 - Belo Horizonte

Arquivo: Encontro de Formação Kolping