Gest o 1 Vest 2010 -...

40
TECNOLOGIA GESTÃO Data Horário Redação Língua Portuguesa História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil Matemática 23 de maio (domingo) 9h às 13h

Transcript of Gest o 1 Vest 2010 -...

TECNOLOGIA GESTÃO

Data Horário

Redação Língua Portuguesa História Geral e do Brasil e Geografia Geral e do Brasil Matemática

23 de maio

(domingo)

9h às 13h

1

TECNOLOGIA GESTÃO

23/5/10

PROVA DE REDAÇÃO INSTRUÇÃO: As questões 1 a 3 deverão ser respondidas no impresso próprio para a Redação. Ver anexo. Na correção, serão considerados os aspectos de conteúdo (coerência com o tema proposto, consistência na argumentação e adequação vocabular) e os aspectos formais (morfossintaxe, acentuação, pontuação e ortografia). QUESTÃO 1 Instrução: Observe com atenção a charge abaixo.

(Disponível em: <http://www.minasdehistoria.blog.br>. Acesso em: 2 mar. 2010.)

• A partir da charge redija um parágrafo dissertativo, com cerca de 50 palavras, analisando qual deveria ser o papel da população em ano eleitoral diante dos candidatos.

2

3

QUESTÃO 2 Instrução: Leia com atenção o texto abaixo.

OS CRIMINOSOS “LIGHT” Dráuzio Varella

Os americanos acabam de proibir o uso das palavras "light" e "ultralight" nos maços de cigarro. Cigarros dessas marcas têm gosto diferente dos comuns, porque são tratados com diversos compostos químicos e utilizam outro tipo de filtro. Você não será ingênuo a ponto de supor que as companhias produtoras lançaram essas marcas no mercado para proteger a saúde dos dependentes de nicotina. Não as subestime, leitor, estamos falando de organizações inescrupulosas chefiadas por malfeitores profissionais. Com a falta de escrúpulos de sempre, entretanto, a reação das companhias produtoras foi imediata: criar embalagens de cores mais claras em substituição aos rótulos proibidos, contando que o usuário saberá reconhecer sua marca predileta. Pretendem mudar as cores dos maços para perpetuar o crime de falsidade ideológica cometido impunemente contra a população fumante, durante quase meio século. Estudo publicado em setembro do ano passado, no European Journal of Public Health, revelou que mulheres e homens adultos acreditam que cigarros com maços prateados ou dourados fazem menos mal e são mais fáceis de largar, e que os adolescentes tendem a experimentá-los com mais curiosidade. O Brasil poderia inovar e dar um exemplo para o mundo, como fizemos no caso da Aids. Por que o Ministério da Saúde não proíbe completamente o uso de cores em maços de cigarros? As embalagens conteriam apenas o nome da marca sobre o fundo branco e as imagens de advertência atuais. Não custaria um centavo para os cofres públicos. Bastaria ter coragem para enfrentar as demandas judiciais e resistir ao poder corruptor dos fabricantes.

(Disponível em: <http://pazinatto.blogspot.com>. Acesso em: 3 mar. 2010. Adaptado.)

• Redija um parágrafo dissertativo, com cerca de 50 palavras, avaliando a

eficiência da sugestão de se retirarem as cores das embalagens de cigarros no combate ao fumo.

4

5

QUESTÃO 3 Instrução: Leia atentamente os textos a seguir. Texto 1

POLÍTICA Substantivo feminino. 1. Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política. 2. Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos. 3. Arte de bem governar os povos. 4. Conjunto de objetivos que enformam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução. 5. Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. 6. Posição ideológica a respeito dos fins do Estado. 7. Atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário. 8. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados.

(NOVO Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Positivo, 2004.)

Texto 2

POLÍTICA

(Disponível em: <http://blogdoxandro.blogspot.com>. Acesso em: 3 mar. 2010.)

• Redija um parágrafo dissertativo, com cerca de 50 palavras, comparando o sentido da palavra “Política” no dicionário e na charge.

6

7

INSTRUÇÃO GERAL: Todos os 55 (cinquenta e cinco) itens a seguir devem ser respondidos assinalando-se a alternativa que responde ao proposto em seu enunciado ou o completa corretamente.

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Itens 1 a 20)

Instrução: Os itens 1 a 14 devem ser respondidos de acordo com o texto 1. Texto 1

Pois é...

Tancredo faz 100 anos Maurício Lara

1 5 10 15 20

Hoje é a comemoração do centenário de nascimento de Tancredo Neves, um político que, curiosamente, é mais lembrado pelas circunstâncias e significados de sua morte do que pela trajetória de sua vida. Isto não significa que a biografia dele não seja cheia de fatos relevantes nem diminui a importância de sua atuação no cenário nacional, mas foi a morte, entre a eleição no colégio eleitoral e a posse na Presidência da República, em 1985, que deixou estupefata a nação. Desde a notícia de que o presidente havia sido internado no Hospital de Base, em Brasília, na véspera do grande dia, até o barulhinho repetido da colher de pedreiro quebrando o silêncio sepulcral na beira do túmulo, em São João del-Rei, o país conviveu com a agonia de 38 dias e, depois, chorou a morte do presidente que nunca tomou posse, mas que ficou como o símbolo da retomada do poder civil no país. O povo, que foi às ruas no ano anterior, pedindo eleições, na frustrada campanha das Diretas Já, saiu novamente de casa para ver passar o cortejo carregando um símbolo, um sonho, uma esperança de normalidade democrática e de novos tempos. Foi uma espécie de aborto, quase uma ironia do destino, impedindo (ou adiando) o nascimento de um rebento gerado ao longo de três décadas. Na Praça da Liberdade, em 23 de abril, depois que o corpo do mineiro ilustre tinha passado por São Paulo e Brasília e chegado à capital de Minas, no caminho para São João del-Rei, os cidadãos andavam para lá e para cá e se aglomeravam diante das grades do palácio. Era muito difícil entender por que tudo aquilo estava acontecendo. Aí, outra ironia do destino: quatro

8

25 30 35 40 45 50

mortos espremidos pela multidão. Outro choque, com mais gente ficando pelo caminho. Morria Tancredo, morriam os que foram manifestar sua incredulidade, morria todo mundo um pouquinho. O país sonhou com eleições diretas e teve que assistir ao desfile de deputados no colégio eleitoral. Depois, sonhou com Tancredo e levava José Sarney. Então, o sonho não era possível? Vinte e cinco anos se passaram desde então. Houve novos sonhos e novas decepções, mas a história ainda não contou direito o que representou aquele período compreendido entre março e abril de 1985. Tancredo levou consigo uma habilidade rara, a ponto de alimentar um farto folclore sobre um dos maiores e, talvez, a última expressão completa do estereótipo do político mineiro. Como teria sido o governo daquele que só entrava em uma reunião se soubesse antes o resultado? Quem tomou a equivocada decisão de esconder do país a gravidade do estado de saúde do presidente eleito temia por algum tipo de retrocesso no processo democrático. A história já mostrou que o temor não procedia. Tancredo morreu, a democracia viveu. Com a caneta que herdou de Getúlio Vargas, ele escreveu um capítulo importante da história pós-ditadura e pré-democracia, talvez por linhas tortas. Talvez ninguém jamais saiba ao certo como teria sido o governo Tancredo nem o que teria acontecido com o país se o corpo dele não o tivesse traído. O que teria sido de personagens como José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e do próprio Luiz Inácio Lula da Silva? O que teria sido do eleitor brasileiro? O que dá para saber ao certo é que, com a mesma caneta e com a história de sua vida e de sua morte, Tancredo escreveu o nome na história do Brasil.

(ESTADO DE MINAS. Belo Horizonte, 4 mar. 2010, p. 35.)

ITEM 1 • A palavra Isto (linha 3) é um pronome demonstrativo e, portanto, refere-se

a elementos do próprio texto ou de fora dele. Na ocorrência, o pronome relaciona-se

A. à frase anterior. B. à frase seguinte. C. a fato fora do texto. D. a elemento não definido.

9

ITEM 2 • As conjunções são elementos usados para estabelecer as relações entre as

unidades do texto, muitas vezes responsáveis pelo sentido. É o que acontece com a palavra nem (linha 4), que informa

A. tempo. B. adição. C. negação. D. alternância. ITEM 3 • Pode-se afirmar sobre o fragmento [...] mas foi a morte, entre a eleição no

colégio eleitoral e a posse na Presidência da República, em 1985, que deixou estupefata a nação. (linhas 5 a 7) que

A. justifica as questões discutidas no parágrafo. B. analisa as circunstâncias da morte de Tancredo Neves. C. enfatiza que Tancredo Neves é mais lembrado por sua morte. D. contesta a argumentação sobre a lembrança da morte de Tancredo Neves. ITEM 4 • A palavra estupefata (linha 7) tem o sentido de A. anestesiada. B. entristecida. C. combalida. D. atônita.

10

ITEM 5 São afirmativas sobre a palavra barulhinho (linha 9):

I - Indica apenas o diminutivo de barulho. II - Ressalta a gravidade e a tristeza do momento histórico. III - Mostra o carinho com que o autor refere-se a Tancredo Neves. IV - Simboliza a emoção do momento contrapondo-se à expressão silêncio

sepulcral (linha 10). • Estão CORRETAS apenas:

A. I e II. B. I e III. C. II e IV. D. III e IV. ITEM 6 • O fragmento [...] que foi às ruas no ano anterior [...] (linha 14) afirma que A. o povo ficou indiferente às eleições para presidente. B. todo o povo saiu às ruas para pedir eleições diretas. C. uma pequena parte da população saiu às ruas para protestar. D. não houve como computar a quantidade de presentes nas ruas. ITEM 7 O fragmento [...] mais gente ficando pelo caminho. (linhas 25 e 26) expressa:

I - O término da esperança de um povo. II - Insatisfação do autor pelo fato abordado. III - Inconclusão do evento esperado pelo povo. IV - Morte de pessoas que foram-se despedir de Tancredo Neves.

• Estão CORRETAS apenas: A. I e II. B. I e IV. C. II e III. D. III e IV.

11

ITEM 8 Pode-se afirmar sobre o verbo levava no fragmento [...] e levava José Sarney. (linhas 29 e 30) que:

I - Há insatisfação diante do ocorrido. II - O povo também apoiava José Sarney. III - O autor do texto mantém neutralidade diante do fato. IV - Mostra a insatisfação do povo porque a expectativa era para o

presidente Tancredo Neves tomar posse. • Estão CORRETAS apenas: A. II e IV. B. II e III. C. I e IV. D. I e III. ITEM 9 • A palavra estereótipo (linha 36), no texto, significa A. impressão por estereotipia. B. modelo, exemplo. C. clichê impresso. D. fixo, invariável. ITEM 10 • A palavra temia (linha 39) relaciona-se à palavra A. quem. B. saúde. C. decisão. D. presidente.

12

ITEM 11 • Depois da vírgula do fragmento Tancredo morreu, a democracia viveu.

(linhas 40 e 41), é possível inserir, sem prejuízo ao sentido, a palavra

A. porque. B. assim. C. então. D. mas.

ITEM 12 • Sobre o mesmo fragmento referido no item anterior, pode-se afirmar que:

A. Ocorre comparação, uma vez que se confronta morte e vida. B. A hipérbole acontece para enfatizar, encarecer a ideia apresentada. C. É caso de antítese, uma vez que há aproximação de dois pensamentos de

sentido oposto. D. Há eufemismo, porque o autor, por motivos religiosos, éticos, supersticiosos

ou emocionais, atenua o sentido rude ou desagradável do texto.

ITEM 13 • Em Talvez ninguém jamais saiba ao certo como teria sido o governo

Tancredo nem o que teria acontecido com o país se o corpo dele não o tivesse traído. (linhas 44 e 45), a expressão em destaque

A. relativiza a importância do fato. B. suaviza a expressão de morte. C. denuncia o momento delicado do país. D. mostra o sofrimento do povo com o acontecido.

ITEM 14 • A frase que melhor resume o conteúdo do texto 1 está na alternativa: A. Foi uma espécie de aborto, quase uma ironia do destino, impedindo (ou

adiando) o nascimento de um rebento gerado ao longo de três décadas. (linhas 17 a 19)

B. Era muito difícil entender por que tudo aquilo estava acontecendo. (linhas 23 e 24)

C. O país sonhou com eleições diretas e teve que assistir ao desfile de deputados no colégio eleitoral. (linhas 28 e 29)

D. Talvez ninguém jamais saiba ao certo como teria sido o governo Tancredo nem o que teria acontecido com o país se o corpo dele não o tivesse traído. (linhas 44 e 45)

13

Instrução: Os itens 15 a 20 devem ser respondidos de acordo com o texto 2.

Texto 2

Gosto Raphael Vidigal

1 Antes eu gostava de todo mundo. Gostava de qualquer um. Depois eu aprendi a gostar. A selecionar meus gostos. 5 Aí então eu amei. E desaprendi a gostar. E aprendi a desgostar. Hoje eu não amo ninguém.

(Disponível em: <caminhosdosexcessos.blogspot.com>. Acesso em: 4 mar. 2010.)

ITEM 15 • Percebe-se, no desenvolvimento do poema, que o personagem A. selecionou os seus amores. B. ampliou o poder do seu amor. C. se desgostou dos seus amores. D. retrocedeu na sua capacidade de amar. ITEM 16 • As palavras Antes (verso 1), Depois (verso 3) e Hoje (verso 8) mostram

que no texto há, relativamente ao tempo: A. Sucessão. B. Retrocesso. C. Estagnação. D. Emaranhamento.

14

ITEM 17 • O recurso expressivo usado nos versos 6 e 7 se constrói a partir de A. desaprendi. B. desgostar. C. gostar. D. des-. ITEM 18 • As palavras em destaque no verso 5 – Aí então eu amei. informam,

respectivamente: A. Conclusão e tempo. B. Tempo e conclusão. C. Explicação e tempo. D. Conclusão e explicação. ITEM 19 • A sinonímia é um recurso expressivo no qual o autor trabalha com

aproximação de ideias. Pode-se perceber a presença do recurso entre os versos

A. 1 e 2. B. 2 e 3. C. 5 e 6. D. 4 e 5. ITEM 20 • Pode-se afirmar que o verso 4 A. amplia o verso 1. B. justifica o verso 2. C. explica o verso 3. D. exemplifica o verso 3.

15

PROVA DE HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL E GEOGRAFIA GERAL E DO BRASIL

(Itens 21 a 40) ITEM 21 Observe a charge abaixo.

(Disponível em: <http://www.acharge.com.br>. Acesso em: 2 mar. 2010.) • A partir da charge acima, pode-se afirmar: A. Apesar de estar sujeito a catástrofes naturais de grande magnitude, não há

corrupção no Chile. B. Somente nos momentos de desagregação social as pessoas tendem a agir

de forma individualista e violenta. C. Saquear lojas e supermercados em situação de desespero é uma ação

aceitável, ao passo que a corrupção é moralmente repugnante. D. O assalto aos cofres públicos, como ocorre sistematicamente no Brasil, tem

impacto negativo na sociedade e no crescimento econômico, igual ou até maior que uma catástrofe natural.

16

ITEM 22 Leia o trecho abaixo da música Haiti.

HAITI Caetano Veloso

Quando você for convidado pra subir no adro Da fundação casa de Jorge Amado Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos Dando porrada na nuca de malandros pretos De ladrões mulatos e outros quase brancos Tratados como pretos Só pra mostrar aos outros quase pretos (E são quase todos pretos) E aos quase brancos pobres como pretos Como é que pretos, pobres e mulatos E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados [...]

(VELOSO, Caetano. Noites do norte – ao vivo. São Paulo, Universal, 2001.)

• Haiti, de Caetano Veloso, refere-se a situações e relações sociais

enfrentadas, hoje, no Brasil. Pode-se dizer que a chave para a compreensão da crítica social exposta na música Haiti está na seguinte oposição:

A. Cidadania e violência. B. Inclusão social e sectarismo. C. Multiculturalismo e xenofobia. D. Democracia racial e totalitarismo.

17

ITEM 23 Leia a seguinte reportagem.

CHUVA CAUSA ESTRAGOS, ALAGAMENTOS E MORTES EM SÃO PAULO

Gregório Russo A forte chuva que atingiu São Paulo na madrugada de quinta-feira, 21 de janeiro de 2010, provocou transtornos à cidade. Naquele momento, foram registrados cerca de 40 pontos de alagamento, vias interditadas e túneis fechados. Além disso, ao menos três pessoas morreram em decorrência da tempestade. Em todo o Estado, 53 mortes foram registradas desde o começo de dezembro.

(Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Acesso em: 7 mar. 2010. Adaptado.)

A notícia acima destaca mais um dia de fortes chuvas na cidade de São Paulo e suas consequências. As fortes chuvas são explicadas, em grande medida, a partir de fenômenos naturais. A interferência humana no aumento do índice pluviométrico não é algo comprovado de fato. Porém, as consequências, como no caso de mortes e alagamentos, advêm de fatores sociais. Sendo assim, é possível afirmar:

I - A incapacidade de se prever com exatidão a intensidade das chuvas impossibilita políticas preventivas de catástrofes e danos à população.

II - Nos casos de soterramento, normalmente as vítimas encontram-se em áreas de risco, ocupadas em função do desigual acesso à terra urbana.

III - Apesar do avanço em termos de educação ambiental no Brasil, a população ainda tem hábitos nocivos ao meio ambiente urbano, como a destinação inadequada de lixo doméstico.

IV - Os alagamentos e mortes ocorrem porque existem muitos pobres nas grandes cidades. Se houvesse uma política de contenção da migração e um severo controle de natalidade, tais problemas não ocorreriam.

• Estão CORRETAS apenas:

A. I e III. B. I e IV. C. II e III. D. III e IV.

18

ITEM 24 A disputa pela Presidência da República, em 2010, tende a polarizar-se entre o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) e a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Sendo assim, a disputa deve ocorrer entre partidos, que, a despeito das disputas históricas, têm tendências político-ideológicas não muito díspares. • No caso do partido do governador de São Paulo, pode-se dizer que

representa uma vertente: A. Social democrata. B. Liberal democrata. C. Comunista. D. Socialista. ITEM 25 Com o propósito de combinar crescimento da economia com distribuição de renda, proporcionar a diminuição da pobreza e a inclusão de milhões de brasileiros no mercado formal de trabalho, o Governo Federal lançou, em 2007, um novo programa político com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Com a divulgação do balanço de três anos do programa, em março de 2010, opiniões dissonantes o taxam ora de programa eleitoreiro, ora de motor do desenvolvimento econômico e social. • A qual programa político do governo Lula o enunciado acima faz referência? A. Programa Bolsa Família. B. Programa Brasil Alfabetizado. C. Programa de Aceleração do Crescimento. D. Programa de Integração das Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e

Renda, no Âmbito do Sistema Nacional de Emprego.

19

ITEM 26 Observe a charge abaixo.

(Disponível em: <http://www.acharge.com.br>. Acesso em: 7 mar. 2010.) • É CORRETO afirmar que a charge refere-se A. à mudança no horário de Brasília, com o fim do horário de verão. B. à punição do então governador do Distrito Federal, acusado, dentre outras

coisas, de corrupção e obstrução da justiça. C. às regalias concedidas aos presos portadores de diploma de curso superior

no Brasil enquanto aguardam julgamento. D. às práticas penais brasileiras que envolvem humilhações verbais e

desrespeito aos direitos humanos.

20

ITEM 27 Em janeiro de 2010, um terremoto no Haiti, de 7,0 graus na escala Richter, vitimou mais de 200.000 pessoas. Em fins de fevereiro de 2010, outro terremoto, agora no Chile, de 8,8 graus, deixou mais de 700 vítimas. Pode-se afirmar que os terremotos têm origem em fenômenos naturais. Suas consequências, no entanto, são eminentemente sociais. • Tendo em vista a afirmativa acima, pode-se atribuir a expressiva diferença

no número dos mortos vitimados pelo terremoto do Haiti e do Chile à seguinte razão:

A. Os horários em que os terremotos ocorreram são diferentes, o que

impossibilita qualquer forma de comparação em termos da suas consequências.

B. A densidade populacional tem influência direta no número de vítimas de terremotos. Sendo assim, o Chile, por ter maior densidade populacional, tende a ter um número menor de vítimas que o Haiti.

C. Apesar de ser uma nação de maioria católica, a população haitiana é fortemente influenciada por crenças e mitos africanos, como o vodu haitiano. Sendo assim, há uma maior propensão à aceitação de crenças e tradições em detrimento dos avanços tecnológicos.

D. As diferenças econômicas, políticas e sociais têm influência direta na proporção de mortos. Enquanto o Chile tem acesso a conhecimento e tecnologia para prevenção de terremotos, o Haiti não só desconhece boa parte dessas tecnologias, como não tem acesso a tais recursos.

ITEM 28 Em visita ao Brasil, em março de 2010, a Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, pediu ao presidente Lula que se alinhasse aos Estados Unidos contra o projeto do Irã de construção de usinas nucleares. • Diante do exposto, o governo brasileiro

A. mantém uma política de neutralidade, a fim de evitar atrito com os dois

países. B. defende um diálogo com o Irã, reconhecendo o direito do país de

desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos. C. apoia o endurecimento das sanções contra o Irã, para tentar forçá-lo a

manter o programa nuclear nos limites do uso pacífico. D. posiciona-se contra as sanções internacionais, embora acredite que o

governo iraniano fará uso violento das usinas nucleares.

21

ITEM 29 Observe a charge abaixo.

(Disponível em: <http://www.acharge.com.br>. Acesso em: 5 mar. 2010.) • A charge faz referência A. à importância dos meios de comunicação de massa frente ao contexto social

que hoje se apresenta. B. à dependência do indivíduo em relação aos meios de comunicação de massa

para se manter ciente dos fatos ocorridos no mundo. C. à despolitização e alienação que atinge a sociedade. D. ao conteúdo dos noticiários da televisão. ITEM 30 Após a visita do Dalai Lama ao presidente dos Estados Unidos, em fevereiro de 2010, o ministério chinês das Relações Exteriores declarou: "A ação americana é uma séria interferência nos assuntos internos chineses, fere seriamente os sentimentos do povo chinês e prejudica gravemente as relações China-Estados Unidos".

(Disponível em: <http://www.veja.abril.com.br>. Acesso em: 4 mar. 2010. Adaptado.)

• As autoridades chinesas criticam o fato de o líder espiritual tibetano ser

recebido por autoridades estrangeiras, porque o Dalai Lama A. pretende difundir o Budismo no mundo. B. pede liberdade religiosa para o povo tibetano. C. pede asilo político às nações estrangeiras por ele visitadas. D. pede autonomia para a região do Tibet, controlada pela China desde 1951.

22

ITEM 31 Na 15a Conferência sobre as mudanças climáticas das Nações Unidas (COP 15), realizada em dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca), pretendia-se um acordo histórico entre os países, para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa.

(Disponível em: <www.greencitizens.net/groups/>. Acesso em: 8 mar. 2010.) Leia as afirmativas abaixo sobre esta conferência e as analise.

I - Um dos objetivos era criar um novo texto em substituição ao Protocolo de Kyoto, cuja validade encerra em 2012.

II - O Brasil, aproveitando a realização do evento, apresentou o etanol como opção de combustível sustentável para o mundo.

III - Estados Unidos e China deram demonstrações durante a conferência de que pretendiam discutir as metas de redução de emissões já anunciadas em Copenhague.

• Estão CORRETAS:

A. I e II. B. I e III. C. II e III. D. I, II e III.

23

ITEM 32 Leia o texto abaixo. É o número médio de filhos que as mulheres de certa população têm durante a vida. A sua redução é causada por diversos fatores, entre os quais a disseminação dos métodos contraceptivos e o aumento constante da participação das mulheres no mercado de trabalho. • Pode-se entender que o texto se refere diretamente à/ao

A. taxa demográfica. B. taxa de fertilidade. C. fluxo de natalidade. D. expectativa de vida. ITEM 33 Inúmeras calamidades atingem cotidianamente as populações em alguns pontos do planeta, sobretudo em grandes centros urbanos, como desabamentos, enchentes, epidemias, etc. Analise as condições abaixo, que se relacionam diretamente com a intervenção desordenada do homem no meio em que vive.

I - Morar em regiões sujeitas a catástrofes, como terremotos ou erupções vulcânicas.

II - Desmatamentos de encostas de morros, que transforma uma região estável em área de risco.

III - Ocupação de áreas com tendência natural à ocorrência de determinado fenômeno, como construir casas nas margens de rios.

IV - O imenso volume de detritos despejados nas ruas das grandes cidades, devido a uma coleta ineficiente do lixo e à falta de conscientização da população.

• Está(ão) CORRETA(S): A. IV apenas. B. II e IV apenas. C. I, III e IV. D. II, III e IV.

24

ITEM 34 Este item deve ser respondido com base na charge e no texto abaixo.

(Disponível em: <www.duke.edu>. Acesso em: 7 mar. 2010.) No ano de 2008 foi estabelecido um marco histórico; pela primeira vez, o planeta passou a contar com mais humanos vivendo em ambientes urbanos do que em rurais. Algumas projeções indicam que, até 2050, aproximadamente 70% da população deverá viver nas cidades. Considerando que os centros urbanos ofereçam maiores oportunidades de trabalho e renda, este êxodo acarretará um aumento no contingente de pessoas, trazendo mais problemas para as cidades em relação aos já existentes. • Com o texto e a charge sobre essa urbanização acelerada, pode-se afirmar: A. As cidades sem planejamentos terão problemas com a exclusão e a

desigualdade social. B. No mundo se vê a população de países pobres migrando em massa, apenas

para as respectivas capitais de seus países. C. Muitas cidades estão preparadas para o recebimento desse contingente

humano, com programas sociais já adaptados. D. Esses problemas afetarão somente as pessoas que chegam às cidades, pois

os moradores remanescentes não serão afetados.

25

ITEM 35 A Internet é a mais completa e dinâmica fonte de informação instantânea do planeta, vem modificando vários aspectos da vida, desde situações pessoais, até os grandes comércios mundiais. Sobre a Internet, analise as afirmativas abaixo.

I - Estar conectado à rede mundial significa ter maior acesso a informações, o que pode facilitar o avanço profissional e até a obtenção de emprego.

II - Nos últimos anos, o que se viu foi uma grande ampliação da rede, pois, em todo o mundo, sem exceção, tem-se acesso à Internet, tanto em países ricos, quanto em países pobres.

III - A Internet está intimamente ligada à globalização, pois se aumentou muito a quantidade de transações comerciais. Já está sendo considerada uma nova revolução.

• Está(ão) CORRETA(S): A. I, II e III. B. II e III. C. I e III. D. I apenas. ITEM 36 Um assunto que diz respeito à zona rural, mas que, até hoje, no Brasil, não é realizado de forma correta e intensa, é a instalação de famílias de lavradores em lotes de terras desapropriadas, cuja maior parte não é utilizada. Essas terras são adquiridas pelo governo ou já são públicas, e terão apoio financeiro e técnico para que possam produzir. • O assunto acima se refere a:

A. Colonização. B. Reforma Agrária. C. Revolução Rural. D. Independência econômica.

26

ITEM 37 Leia atentamente abaixo as informações emitidas pelo Painel Internacional sobre Mudança Climática (IPCC em inglês).

I - O IPCC prevê um aumento global de temperatura entre 1,4ºC e 5,8ºC até o ano 2100. A temperatura da Terra sofreu um aumento de cerca de 0,6ºC no século passado.

II - Acredita-se que o aumento das temperaturas provoque uma elevação do nível do mar na medida em que o derretimento das calotas polares leve a um aumento do volume de água dos oceanos.

III - A espessura da camada de gelo do Polo Norte sofreu uma redução nas últimas décadas no verão e no outono. A cobertura gelada da terra diminuiu desde a década de 60, e as geleiras sofreram uma retração.

• Está(ão) CORRETA(S):

A. I, II e III. B. II apenas. C. I e II. D. I e III. ITEM 38 A ____________________ é uma área multidisciplinar da ciência que associa conceitos e ferramentas da Física, Química, Biologia e Engenharia na manipulação de estruturas atômicas e moleculares, por meio de microscopia ou combinação química. Esse mundo submicroscópico é regido por uma complexa combinação de leis da Física tradicional e da Física Quântica. • A palavra que completa CORRETAMENTE a frase é:

A. Bioquímica. B. Microscopia. C. Microbiologia. D. Nanotecnologia.

27

ITEM 39 Os combustíveis fósseis representam 80% da matriz energética mundial. Esses combustíveis moveram a economia do século XX, mas, com o desenvolvimento e progresso do mundo, os problemas do uso excessivo deste combustível trouxeram problemas ambientais. Busca-se, dessa forma, uma maneira de combater o uso excessivo desses combustíveis. O desafio é trabalhar melhor com o conceito de eficiência energética. As formas de energia podem ser divididas em três tipos. Abaixo, é apresentado um quadro, onde, na primeira coluna, têm-se três formas de energia, e na segunda, o provável conceito delas. L- Energia limpa (I) É toda energia produzida com o uso de recursos

naturais que se renovam ou podem ser renovados.

R- Energia renovável (II) É a que mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo, porque é gasta numa quantidade e numa velocidade nas quais a natureza pode repô-la.

S- Energia sustentável (III) É aquela que não polui, ou que polui menos do que as tradicionais. Na produção e consumo, os exemplos mais comuns são a energia hidrelétrica, a eólica e a solar.

• Associe as duas colunas e marque a alternativa que apresenta a relação CORRETA:

A. L – I; R – III; S – II. B. L – II; R – I; S – I. C. L – III; R – I; S – II. D. L – III; R – II; S – I.

28

ITEM 40 Quando se fala em resíduos, preocupa-se muito com a sua origem, o seu destino, a sua composição química, a sua periculosidade e etc. No Brasil, a população gera aproximadamente 200 mil toneladas de resíduos por dia, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2000. Outra questão é que, nos dias de hoje, ao se referir ao “lixo”, já se tem outra concepção, pois não se fala dele como um material inservível e não aproveitável e, sim, como matéria de reciclagem.

(Disponível em: <chargesdobenett.zip.net>. Acesso em: 10 mar. 2010.) • Com relação ao texto e à charge, é CORRETO afirmar:

A. Aproximadamente 55% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado. B. A maioria do volume de resíduos gerado no país, por volta de 88% do lixo

doméstico, é levada para os lixões. C. Os aterros sanitários são fertilizados pelos resíduos sólidos, enquanto os

mananciais se beneficiam com o chorume. D. A coleta seletiva de resíduos é o ponto de partida no processo de

transformar o lixo em matéria prima, o que resulta em insumo para a indústria.

29

PROVA DE MATEMÁTICA (Itens 41 a 55)

ITEM 41 Três partes turísticas importantes de uma cidade, A, B e C, são interligadas por avenidas, conforme mostra a figura.

As avenidas AB e AC são asfaltadas, porém, a avenida BC necessita de asfaltamento. • Sabendo-se que AB tem 8 km, que o ângulo entre AC e BC é de 60º e que o

triângulo ABC é retângulo em B, qual é a distância a ser asfaltada entre BC? A. 8 km

B. 34

C. 33

D. 338

A

B C

30

ITEM 42 Em uma empresa, havia certo número de funcionários. Quando Ricardo foi empregado nesta empresa, quadruplicou o número de homens em relação ao de mulheres. Se, em vez de ser admitido um homem (Ricardo), fosse admitida a Letícia, o número de mulheres ficaria um terço do número de homens que estavam inicialmente na empresa. • Com essas informações, qual é a quantidade de funcionários antes de

qualquer admissão? A. 11. B. 19. C. 25. D. 33. ITEM 43 Considere a expressão 000.3300y += . • Qual, entre os itens abaixo, apresenta valor semelhante a y?

A. 3510 B. 330 C. ( )31030 − D. ( )30310 +

31

ITEM 44 Na promoção de uma loja, a unidade de um produto com o preço de R$9,00 é vendido com a seguinte condição: “Leve 3, pague 2”.

• Usando-se dessa condição de compra, a economia máxima que poderá ser feita na compra de 47 unidades do produto é de

A. R$47,00. B. R$94,00. C. R$135,00. D. R$157,00. ITEM 45 Marcelo e Tiago, ao executarem juntos determinada atividade, a fazem em 6 dias. Mas, se Marcelo a realiza sozinho, gasta 18 dias. • Nessas condições, em quantos dias Tiago realizaria a atividade sozinho? A. 9. B. 12. C. 13. D. 15.

32

ITEM 46 Considere as proposições abaixo.

I - 250% de 52 é igual a 1.

II - Os 1006 de dois dias correspondem a 2 horas, 52 minutos e 48

segundos. III - Se, em determinado trecho de uma estrada, a velocidade máxima

permitida é 80 km/h, então, um veículo com velocidade de 25 m/s não seria multado.

• Está(ão) CORRETA(S): A. I apenas. B. I, II e III. C. II e III. D. I e II.

ITEM 47 Em uma banca, no início de uma manhã, a relação entre o número de jornais e revistas, nessa ordem, é de 1 para 4. • Determine o total desses dois produtos no início dessa manhã, sabendo-se

que a diferença entre eles é 90.

A. 150. B. 140. C. 130. D. 120.

33

ITEM 48 A figura abaixo mostra a vista por cima de uma área retangular com um losango em seu interior.

• De acordo com a figura, determine a área do losango, em metros quadrados.

A. 72. B. 80. C. 96. D. 100. ITEM 49 No início de uma partida de futebol, a altura média dos 11 jogadores era 1,70 metros. Ainda no primeiro tempo, um jogador de 1,75 metros de altura foi expulso. No segundo tempo, um jogador do mesmo time, de 1,68 metros, foi substituído por um de 1,73 m de altura. • Ao terminar a partida, a altura média dos 10 jogadores desse time era: A. 1,73 m. B. 1,72 m. C. 1,70 m. D. 1,68 m.

2 m

2 m

2 m

2 m

20 m

14 m

34

ITEM 50

• O valor da expressão

1x1

x

1x

−−

− para 23

x = é:

ITEM 51 Uma circunferência tem centro no ponto C(2, –1) e raio igual a 2 . • Qual a equação desta circunferência? A. (x–2)² + (y–1)² = 2

B. (x+2)² + (y–1)² = 2

C. (x+2)² + (y+1)² = 2

D. (x–2)² + (y+1)² = 2

A.

2

7

B.

2

5

C.

2

9

D.

2

11

35

ITEM 52 Com sete cores distintas, pretende-se pintar um painel com quatro listas, cada lista com uma cor diferente. • O número de maneiras com que isso pode ser feito é: A. 42. B. 840. C. 1.020. D. 2.041.

ITEM 53 Uma pessoa, pesando atualmente 70 kg, deseja voltar ao peso normal de 56 kg. Suponha que uma dieta alimentar resulte em um emagrecimento de exatamente 200 gramas por semana. • Fazendo essa dieta, a pessoa alcançará seu objetivo ao final de A. 68 semanas. B. 69 semanas. C. 70 semanas. D. 71 semanas.

36

ITEM 54 Uma empresa de sapatos possui um custo unitário de produção R$28,00 e pretende que este valor represente 80% do preço de venda ao lojista. O lojista, por sua vez, deseja que o valor pago ao fabricante seja apenas 70% do total que custará ao consumidor final. • Quanto o consumidor final deverá pagar por um par de sapatos? A. R$40,00. B. R$50,00. C. R$60,00. D. R$65,00. ITEM 55 Em uma Universidade, são lidos dois jornais X e Y. 80% dos alunos leem o jornal X e 60% leem o jornal Y. Sabe-se também que todo aluno é leitor de pelo menos um jornal. • Nessas circunstâncias, qual o percentual de alunos que leem ambos os

jornais? A. 20%. B. 30%. C. 40%. D. 60%.

TECNOLOGIA GESTÃO