Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA-...

12
Gestão de pessoas Funções

Transcript of Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA-...

Page 1: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Gestão de pessoasFunções

Page 2: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar o modelo de gestão de pessoas figuram 2 diretrizes:• Gestão de RH contribuindo com o negócio da empresa;• Gestão por competência: avaliar as atitudes, habilidades e conhecimentos das pessoas de forma contínua dentro das organizações, através da aplicação das funções de RH.

Funções da Gestão de pessoas

Processode

agregar

Processode

aplicar

Processode

Recompen-sar

Processode

desenvol-ver

Processode

manter

Processo de

monitorar

Gestão de Pessoas

Page 3: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

1.Recrutamento = divulgação de vagas para atrair Candidatos.

1.Seleção = escolha do melhor candidato para a vaga.

OFERTA PROCURAMERCADO DE TRABALHO

Abundância de oportunidadede emprego

Escassez de oportunidadede emprego

Função de AGREGAR PESSOAS:

Page 4: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Para CASTRO (1995), a comparação das características individuais com o propósito de escolher a pessoa mais adequada para exercer determinado cargo, função ou atividade, não é privilégio dos tempos atuais. Segundo o autor o filósofo grego Platão que viveu de 428-348 a.c., já sugeria uma série de testes para a escolha de guardiões, mais indicados para a sua república ideal.

Segundo CHIAVENATO (1999) ,é um processo de comunicação : a empresa comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para o processo seletivo.

Segundo CHIAVENATO (1997), o recrutamento consiste, a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização, nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas para a consecução dos seus objetivos.

Recrutamento

Page 5: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Tipos de recrutamento

Recrutamento interno

Na visão de CASTRO (1995), o recrutamento interno é utilizado para preenchimento de vagas, através de remanejamento dos quadros existentes na organização. O recrutamento interno deve ser uma prática que preceda sempre ao recrutamento externo, apesar de óbvia esta afirmação é continuamente esquecida.

VANTAGENSVALORIZAÇÃO DO COLABORADOR –motivação da equipe

BAIXO CUSTO – rapidez em treinamento e adaptação

LIMITAÇÃOMANUTENÇÃO DA CULTURA EXISTENTE

Page 6: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Recrutamento externo

Segundo CHIAVENATO (1999), quando uma organização adota uma política de recrutamento externo subentende-se que, ou ela possui um turnover excessivo, ou ela não acredita em seu pessoal, por não mantê-lo capacitado, ou devido a uma grande expansão em seus negócios. Porém, nem sempre o recrutamento externo é menos favorável que o recrutamento interno.

VANTAGENSCRIAÇÃO DE NOVAS IDEIAS E MELHORAMENTOS –aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organizaçãoDESVANTAGENSMAIS CARO;A MARGEM DE ERRO É MAIOR NA CONTRATAÇÃO.

Tipos de recrutamento

Page 7: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Tipos de recrutamento

Recrutamento Misto

Em face das desvantagens do recrutamento interno e do externo, criou-se o recrutamento misto.Neste sentido são três situação:

1- RECRUTAMENTO EXTERNO SEGUIDO PELO INTERNO

2- RECRUTAMENTO INTERNO SEGUIDO PELO EXTERNO

3- RECRUTAMENTO EXTERNO E INTERNO CONCOMITANTEMENTE

Page 8: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

BANCO DE DADOS DA EMPRESA;

ANÚNCIOS EM JORNAIS E REVISTAS;

INTERNET- através de site;

AGÊNCIAS DE RECRUTAMENTO: órgão do governo, organizações sem fins lucrativos (estágios) e agências particulares.•Trabalhadores temporários.

RECRUTADORES DE EXECUTIVOS- headhunters;

INDICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS;

UNIVERSIDADES, ESCOLAS.

Como as empresas recrutam?

Page 9: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

“Trabalhadores temporários”

Artifício encontrado pelas empresas para contratação em tempo determinado e ao menor custo;

Usado quando:1. Downsizing(diminuição da sua força de

trabalho): dispensa de MDO efetiva( mais cara) e contratação de MDO temporária( mais barata);

2. Quando os efetivos adoecem, tiram férias ou licença maternidade;

3. Aumentos sazonais de demanda do mercado;

Page 10: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Pirâmide seletiva do Recrutamento:

Candidatos encaminhados para o processo seletivo

Candidatos que se apresentam

Candidatos influenciados

Candidatos entrevistados

Candidatos triados

120

20

10

15

120

5

A PIRÂMIDE SELETIVA DO RECRUTAMENTO

Page 11: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

Qual a importância de um recrutamento eficaz?

•Redução do absenteísmo;

•Redução de índices de rotatividade;

•Redução de custo com contratação;

•Imagem positiva da empresa perante a comunidade onde está inserida.

Muitas empresas não despedem muita atenção e cuidado no processo de recrutamento e seleção de pessoal, tendo depois que suportar problemas significantes no futuro da organização. Esta desatenção é explicada por várias maneiras, uma das mais comuns está baseada na crença de que os recursos humanos são abundantes, sendo facilmente repostos ou atraídos, segundo DUTRA (1990).

Page 12: Gestão de pessoas Funções. Segundo a PROGEP(Programa de Estudos de Gestão de Pessoas) da FEA- USP, os princípios mais relevantes que deverão orientar.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: 2a Prentice Hall, 2003

RIBEIRO, Daniela Guadagnine Valentim. A busca por novos

colaboradores através do recrutamento e seleção. 8 pg. http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=A+BUSCA+POR+NOVOS+COLABORADORES+ATRAVES+DO+RECRUTAMENTO+E+SELE%C3%87%C3%83O&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq= . Acesso em 10.08.2009