Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este...

26
Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura da referência bibliográfica e a consulta de anotações de sala de aula

Transcript of Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este...

Page 1: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management)

- Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura da referência bibliográfica e a consulta de anotações de sala de aula

Page 2: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

2

Introdução a Gestão de Valor Agregado Objetiva a medida e a análise do desempenho obtido através

da relação entre os custos reais incorridos e o trabalho realizado no projeto dentro de um determinado período de tempo

Avalia o que foi obtido em relação ao que foi realmente gasto e ao que se planejava gastar, sendo o valor agregado a uma atividade, o valor orçado para ela.

Relata o status de um projeto em termos de custo e tempo, permitindo uma visão holística do progresso do projeto

Page 3: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

3

Introdução a Gestão de Valor Agregado Qual a diferença com os metodos tradicionais ?

– Distingue-se das abordagens tradicionais de custos e orçamentos que são exclusivamente baseadas na confrontação dos valores previstos e os valores efetivamente realizados ou gastos.

– Ele possibilita a comparação do trabalho previsto contra o trabalho efetivamente realizado e seus respectivos custos para terem sido realizados.

Page 4: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

4

Breve histórico da metodologia – O conceito existe a vários anos e tem recebido durante o

periodo diversas denominações: » Planned Value of Work Accomplished (PVWA);» Budgeted Costs of Work Performed (BCWP); » Cost/Schedule Control Systems Criteria (C/SCSC);» Cost/Schedule Planning Control Specification (C/SPCS);» Program Evaluation and Review Technique (PERT)/costs

Introdução a Gestão de Valor Agregado

Page 5: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

5

Introdução a Gestão de Valor Agregado O que é Valor Agregado ?

– Valor econômico adicionado ou simplesmente valor adicionado ou, ainda, valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico.

» É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.

– Numa empresa o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

– Numa visão macroeconômica» É o valor dos bens produzidos por uma economia, depois de

deduzidos os custos dos insumos adquiridos de terceiros (matérias-primas, serviços, bens intermediários), uilizados na produção.

Page 6: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

6

Gestão de Valor Agregado e Work Breakdown Structure

WBS é uma parte integrante do conceito de Valor Agregado– A estrutura hierárquica (WBS), definindo o projeto, é

importante a fim integrar as várias funções em uma missão comum do projeto, ao mesmo tempo relaciona as exigências do projeto as unidades da organização executante;

– O nível mais baixo nível de cada elemento de WBS define um ponto de controle onde existe uma integração do espaço, do cronograma e dos recursos ocorrerá, a partir do qual é possível medir o desempenho durante todo o ciclo de um projeto.

Page 7: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

7

Work Breakdown Structure - Valor Agregado

Fonte : PMBok 2000

Page 8: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

8

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BAC) Orçamento na Conclusão ou Valor Total (BAC – Budget At Completion – ou

Total Value – TV)– Como é calculado?

» Examinando-se todo o trabalho a ser realizado em um dado projeto, estimando o custo de cada parcela de trabalho e somando os mesmos

– A somatória é a linha de base (baseline);

Na medida em que o projeto progride torna-se necessário relatórios de status periódicos, e neste sentido três medidas adicionais periódicas são necessárias

– BCWS (Budgeted Cost of Work Scheduled)– BCWP (Budgeted Cost of Work Performed) ou Earned Value– ACWP (Actual Cost of Work Performed) ou Actual Cost

Page 9: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

9

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BAC)

1 2 3 4

Page 10: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

10

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BCWS) Custo Orçado do Trabalho Programado - BCWS (Budgeted Cost of Work

Scheduled)

Em cada período de relatório de status do projeto a parcela do valor total do projeto (BAC) correspondente ao período de tempo decorrido do começo do projeto até o o momento do relatório do status detalha

» O trabalho que deveria ter sido terminado (conforme o planejamento) e custos que deveriam ter sido incorridos ao mesmo

Page 11: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

11

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BCWS)

1 2 3 4

Page 12: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

12

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BCWP) Custo Orçado do Trabalho Executado - BCWP (Budgeted Cost of Work

Scheduled ) – Earned Value ou Valor Agregado

A segunda métrica de acompanhamento em cada período de relatório de status do projeto mostra os custos estimados planejado para o trabalho realmente terminado.

– É uma medida de certa forma desconcertante porque usa uma medida real e uma medida do orçamento.

» Trabalho realmente executado durante o período do status;» E uma quantidade planejada e não seu custo real.

Page 13: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

13

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BCWP)

1 2 3 4

Page 14: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

14

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (ACWP)

Custos Efetivado do Trabalho Executado - ACWP (Actual Cost of Work Performed) ou Actual Cost

Representam a terceira métrica é são os custos incorridos (os custos diretos ou indiretos usados no projeto), como outras duas medidas periódicas do status, esta é uma quantidade cumulativa.

Page 15: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

15

Métricas da Gestão de Valor Agregado - (BCWP)

1 2 3 4

Page 16: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

16

Métricas de acompanhamento do desempenho do projeto da Gestão de Valor Agregado

Page 17: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

17

Triângulo do EVMS (Earned Valued Management System)

ACWP – Actual Cost of Work Performed

BCWS – Budgeted Cost of Work Scheduled

BCWP – Budgeted Cost of Work Performed – EV Var

iação

do Cu

sto

Variação do

Cronograma

Page 18: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

18

Índices de Desempenho do EVMS Índice de desempenho do Cronograma (Schedule Performance Index – SPI

) SPI = VA/VP

Índice de desempenho do Custo (Cost Performance Index – CPI ) CPI = VA /CR

Os indices podem ser usados na comparação entre o desempenho de diferentes projetos

– SPI ou CPI – = 1 o desempenho com relação ao cronograma ou custo esta

como o planejado – > 1 desempenho bom– < 1 desempenho mau

Page 19: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

19

Índices de Desempenho do EVMS

Page 20: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

20

Índices de Desempenho do EVMS Estimate to Complete (ETC)

– Estimativa do custo para finalizar o trabalho restante do projeto, e neste caso 3 situações podem ocorrer

» Nova estimativa supondo que as variações ocorridas não se repetirão no futuro (atípicas) ETC = BAC - VA

» Nova estimativa supondo que as variações ocorridas se repetirão para o restante dos trabalhos do projeto -> ETC = (BAC – VA ) / CPI

» Novo orçamento Estimate at Completion (EAC)

– 3 situações podem ocorrer» Estimativa do custo total do projeto ao seu final, supondo que as variações

são atípicas EAC = Custo Real + (BAC – VA) » Estimativa do custo total do projeto ao seu final supondo que as variações

são típicas EAC = Custo Real + (BAC-VA)/CPI» Novo orçamento do trabalho restante EAC = Custo Total + Novo orçamento

To Complete Performance Index (TCI)– Estimativa

TCI = (BAC – VA) / (EAC – CR)

Page 21: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

21

Índices do EVMS – Visão Gráfica

Page 22: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

22

Medidas de desempenho do cronograma de um projeto Introdução

– Cada pacote de trabalho no plano deve ser uma unidade mensurável de progresso, tem datas de começo e fim, quanto menor os pacotes de trabalho mas fácil será possível medir o progresso, consequentemente uma melhor avaliação do cronograma é possível.

– Um gestor de projeto deve sempre ser cuidadoso com relação ao status de um determinado pacote de trabalho relatado na forma de incrementos, como 12%, 35%, etc.

Regras – Regra do 0-50-100

» 0% quando a atividade não começou; » 50% a atividade começou mas não esta completa;» 100% atividade completa;

Page 23: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

2323/53

Exercício Inicial

Você tem um projeto para construir um novo cercado quadran-gular. Cada lado demora 1 dia para ser construído e está orçado em R$ 1.000,00 por lado. Cada lado deve ser constru-ído um após o outro. Considere que hoje é o final do 3º dia.

I = Início real; F = Final real; FP = Final planejado; IP = Início planejado

Tarefa Dia 1 Dia 2 Dia 3 Dia 4 Status do final do 3º. diaLado 1 I ------------- F Completo, gasto R$ 1.000,00

Lado 2 I ----------- FP ------F Completo, gasto R$ 1.200,00

Lado 3 IP ---I------ FP Metade Completa, gasto R$ 600,00

Lado 4 IP ---------- FP Não iniciado

Page 24: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

2424/53

Exercício Inicial

Calcule:– PV– EV– AC– BAC– CV (EV - AC)– CPI (EV / AC)– SV (EV - PV)

SPI (EV/PV) EAC (BAC/CPI) ETC (EAC-AC) VAC (BAC-EAC)

Page 25: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

25

Resumo Definição do conceito do Valor Agregado

– É uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico, que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.

Métricas – Orçamento na Conclusão ou Valor Total (BAC – Budget At

Completion – ou Total Value – TV)– Examinando-se todo o trabalho a ser realizado

em um dado projeto, estimando o custo de cada parcela de trabalho e somando os mesmos somatória é a linha de base (baseline);

– Na medida em que o projeto progride torna-se necessário relatórios de status periódicos, e neste sentido três medidas adicionais periódicas são necessárias

» BCWS (Budgeted Cost of Work Scheduled)» BCWP (Budgeted Cost of Work Performed) ou Earned

Value» ACWP (Actual Cost of Work Performed) ou Actual

Cost Indices de Desempenho

– Desempenho do Cronograma (Schedule Performance Index – SPI )

– Desempenho do Custo (Cost Performance Index – CPI ) – Estimate to Complete (ETC) estimativa do custo para

finalizar o trabalho restante do projeto, – Estimate at Completion (EAC) Estimativa do custo total do

projeto ao seu final» Variações são atípicas EAC = Custo Real + (BAC – VA)» Variações são típicas EAC = Custo Real + (BAC-VA)/CPI

– To Complete Performance Index (TCI)

ACWP – Actual Cost of Work Performed

BCWS – Budgeted Cost of Work Scheduled

BCWP – Budgeted Cost of Work Performed – EV

Varia

ção d

o Cus

to

Variação do

Cronograma

Page 26: Gestão de Valor Agregado – EVM (Earned Value Management) - Professor : Geraldo Ferreira -Este material é apenas um guia de estudo e não substitui a leitura.

26

Copyright © 2009Todos direitos reservados. Reprodução ou divulgação total ou parcial deste documento é expressamente proibido sem o consentimento formal, por escrito, do Professor (autor).