GF Dezembro Ed 98

52

Click here to load reader

description

Previsões 2015 O que esperar do mercado de comunicação visual e gráfico, para o próximo ano

Transcript of GF Dezembro Ed 98

Page 1: GF Dezembro Ed 98
Page 2: GF Dezembro Ed 98
Page 3: GF Dezembro Ed 98
Page 4: GF Dezembro Ed 98

Sumário

30PREVISÕES 2015Embarcamos na onda das previsões astrológicas para o próximo ano. Porém fomos atrás de previsões mercadológicas. Quais são os prenúncios para o mercado de comunicação visual em 2015? Os “gurus” que respondem a estas questões são grandes fornecedores do segmento. Confira!

06EDiToriAiS E EXPEDiENTE

08SuAS imPrESSÕES

09GF NEWSVinilSul & Durst

10ArTiGo TÉCNiCoMarcelo Copetti “Desenhando os fluxos de trabalho”

13ArTiGo GESTÃo Do TEmPoChristian Barbosa “9 Sinais que você está vivendo uma vida que não queria”

16PrÊmio BurEAu CriATiVo 2014Cobertura completa do evento que movimentou o mercado

44GF+G - EFi mETriCSPremiado módulo IQuote, do sistema EFI Metrics, será integrado ao Esko ArtiosCad

46GF+ G - ArTiGo Thomas Caspary “A nova geração de vendedores nas gráficas”

48CAlENDário DE FEirAS 2015

50PArCEiroS GFOnde encontrar soluções para o mercado de comunicação visual

Page 5: GF Dezembro Ed 98
Page 6: GF Dezembro Ed 98

EDiToriAl

LuCIAnA [email protected]

Queridos leitores

Assim que acaba a festa do Prêmio Bureau Criativo, já começamos a ficar com saudades. Afinal, são meses de preparação para o evento. Muitas fotos, emails e

muitas informações durante todo o ano, para que tudo saia perfeito. Ainda bem que temos a matéria de cobertura para pode relembrar tudinho, e ver que cada esforço valeu a pena. Entrevistar os patrocinadores, e depois os

vencedores, no dia do prêmio, é uma sensação ímpar! Escrever sobre tudo o que aconteceu, é algo muito gratificante. Sinto como se estivesse escrevendo um

diário, onde sei que um dia, vou abrir as páginas já amareladas pelo tempo, e vou me recordar como foi inesquecível aquele dia, e como foi bom ter

participado desta história.Além da cobertura do prêmio, as previsões para 2015, com os nossos “gurus

amigos”, aqueles que durante o ano todo já nos ajudaram com todo o seu conhecimento para enriquecer nossas matérias.

Desejo além de uma boa leitura, um final de ano de muita paz! Que o verdadeiro sentido do Natal possa aflorar dentro de cada um de nós. E que 2015 traga os

frutos de tudo o que plantamos em 2014.

Feliz Natal e uma excelente virada de ano para todos nós!

Não existe vitória sem percalços que quase te fazem desistir..2014 foi representado por um ano significativamente ruim em todos os sentidos em nosso país, nossa economia, na comunicação visual e até no futebol! Juntando tudo seriam fatores que levam (e realmente levaram alguns..) a desistir, a mudar de país, mudar até de profissão...vi muitos desistirem de suas carreiras em função de um “extra” imediato em suas receitas. Lamentavelmente acho muito triste e tenho pena!Em contrapartida a grande parcela que faz realmente sentido se armou com “unhas e dentes” e decidiu vencer! Ao invés de chorar começou a vender lenços e hoje, mesmo num cenário ruim estão a todo vapor! Maquinas imprimindo 24 horas, faturamento aumentando e sem olhar nem chorar pelo passado me dizem: bola pra frente!Quem esteve presente na cerimonia do Prêmio pode ver isto na prática! As empresas que subiram ao palco e apresentaram seus projetos como finalistas estão chorando pela alta do dólar ou qualquer outra situação ruim? NÃO!!! Estão sim buscando cada vez melhorar dentro do que fazem, buscar mais com ansiedade em fazer acontecer e mudar tudo com as próprias mãos!Estes são os representantes brasileiros da GF! Somos assim em nossa essência e se amamos o que fazemos é por vocês...fonte de inspiração!E assim será 2015! Onde o que predominará é a sua garra de acreditar em seus sonhos e FAZER ACONTECER! Só sonhar não traz nada.Feliz Natal e excelente ano novo com muita alegria!Estaremos cada vez mais juntos!

Beijo no coração

AnDrESSA FOnSECAJornalista

[email protected]

Da redação

EXPEDiENTE

Dezembro 2014 | Ano 8 – nº 98

EDITOrA/DIrETOrA

luciana Cristina Andrade

[email protected]

JOrnALISTA

Andressa Fonseca mTB 9186/Pr

[email protected]

ATEnDIMEnTO AO ASSInAnTE

+55 (41) 3023-4979

ASSInATurAS

[email protected]

[email protected]

AnúnCIOS

liana Andrade

[email protected]

ADMInISTrATIVO/FInAnCEIrO

[email protected]

CrIAçãO

[email protected]

PROJETO E DESENvOLviMENTO GRáFiCO

Paolo malorgio Studio

[email protected]

A revista GF é publicada 11 vezes

ao ano pela GF Editoração ltda

DEZEMBRO DE 2014

GF EDiTORAçÃO LTDA

TODOS OS DIrEITOS rESErVADOS.

Todos os direitos reservados.

A reprodução total ou parcial deste material é

permitida mediante autorização prévia expressa

pela GF Editoração Ltda e desde que tenha citada a

fonte. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade

dos autores, não expressando necessariamente a

opinião da revista. Os informes técnicos são de caráter

informativo, não são comercializados e a revista

é imparcial, não prevalecendo nenhum fabricante

em detrimento de outro. Os anúncios são de total

responsabilidade dos anunciantes.

VISITE nOSSO POrTAL

www.grandesformatos.com

6 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 7: GF Dezembro Ed 98
Page 8: GF Dezembro Ed 98

E-mail: [email protected]: GF Editoração Ltda - Revista GF

Marechal Deodoro, 2413 - SobrelojaAlto da xv - Curitiba/PR - CEP 80045-235

telefone: (41) 3023-4979

Envie suas sugestões,comentários e críticas:

www.facebook.com/revistagf

Twitter: twitter.com/revistaGFSiga a gF no twitter!

SuASimPrESSÕES

* Em razão do espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados

o que você

gostaria de

encontrar nas

próximas edições

da sua revista?

mande sua

sugestão!

DA EDIÇÃO DE NOVEMBROcomentários

Tive o prazer de conhecer a GF em um curso ministrado pelo Professor Vinícius Timi, onde achei de extrema importância das iniciativas da GF em desenvolver o que se propõe. Não conheço outra instituição que leve tão a sério tudo o que se propõe.

giSlENE KARllA, Interlink Campina Grande/PB

8 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 9: GF Dezembro Ed 98

GFNEWS

VinilSul & DurstA vinilSul fechou contrato de distribuição com a mais respeitada fabricante de impressoras digitais do mundo, a Durst Phototechnik AG. Conhecida por oferecer a mais avançada tecnologia em equipamentos de impressão digital industrial, é voltada para quem busca qualidade aliada à alta produtividade, em regime de produção 7 x 24.

Para ficar a frente destes negócios, a vinilSul também contratou o expert em equipamentos Roni Montini, com vasta experiência em impressoras industriais e apaixonado pelo mercado de grandes formatos.

Desta forma a vinilSul vem caminhando para se consolidar na oferta de equipamentos para o mercado de comunicação visual, consoante à sua missão de buscar sempre as melhores soluções para o sucesso dos seus clientes.

A Durst, fundada em 1936, possui fábricas em Lienz, na áustria e em Brixen, na itália, com produção de equipamentos voltados para a indústria de impressão de Grandes Formatos, indústria Têxtil, indústria de Revestimentos Cerâmicos, indústria de Rótulos e Etiquetas e indústria de vidros.

Page 10: GF Dezembro Ed 98

ArTiGoTÉCNiCo

desenhando os fl uxos de trabalho NO ÚLTiMO ARTiGO

TÉCNiCO DE 2014, MARCELO COPETTi Dá MAIS uMA AuLA SOBrE FLuxO DE TrABALHO. iMPERDÍvEL!BOA LEiTURA!

10 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F10 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 11: GF Dezembro Ed 98

A experiência em campo nos mostra as sutilezas da realidade que cada empresa enfrenta no dia a dia. Este artigo foi concebido dentro de uma impressão digital, em que os clientes enviam seus trabalhos para serem impressos de uma forma e a empresa não concorda internamente em como agir. Gerando dúvidas entre os colaboradores.

A situação me acendeu a luz de alerta. Estávamos todos reunidos e me explicavam o problema de impressão interna. Que o cliente enviava os arquivos por um sistema para recepção que é o responsável por direcionar para cada área da empresa, e ser processado e então impresso. Assim, o responsável de cada área falava de seus problemas e dificuldades.

O importante desta situação para mim foi o cenário apresentado. Uma variedade de métodos de impressão. Minilab; sinalização com: lonas, adesivos, canvas, etc; gráfica rápida com impressão a laser em diferentes papeis. E a chegada de arquivos de diferentes origens com resultados da mesma forma, diferentes. O cliente deles com informações diferentes de como mandar os

arquivos, com informações truncadas e em vários casos errôneas.

Estamos tão acostumados a soluções complexas, que levam a diversas formas de agir de acordo com a situação que perdemos a noção do todo. nestas situações temos a visão de cada processo separado. As vezes é necessário se afastar dos processos e olhar de longe. Quando olhamos de longe, conseguimos ver como os processos interagem e assim podemos perceber as similaridades e diferenças de cada um deles.

Então é necessário repensarmos a maneira de agir. Algumas soluções podem ser simples, e nós temos a tendência de complicar a solução.Os supervisores não acreditavam como uma solução tão simples poderia ajudar em todo o fluxo de trabalho. Até que fossem convencidos de que aquela era a solução correta para o processo, através das amostras que iam saindo da impressão durante a explicação.

Então estabelecemos regras claras para todo o trabalho. A recepção dos arquivos será feita pelo mesmo sistema que atua hoje com configurações diferentes para

que possa se aplicar os resultados obtidos. O trabalho a frente dos minilabs será feito usando a mesma estrutura, mas com configurações novas. Deixando que o sistema do fabricante possa realizar ajustes necessários para atingir os melhores resultados para os materiais.

Quando aplicados a área de impressão digital, utilizamos as mesmas diretrizes, com o objetivo de termos os mesmos conceitos aplicados a toda produção, facilitando a gerência dos trabalhos e a aplicação das mesmas regras por todos os operadores. Assim é possível que se identifique erros de produção mais facilmente e que os operadores tenham uma produção mais homogênea, evitando que cada operador altere o resultado ao seu próprio gosto. Este tipo de ação do operador acaba trazendo mais problemas do que soluções, pois fica quase impossível rastrear os problemas quando eles aparecem.

Outro fator importante neste processo foi o aumento da produtividade, pois uma vez o fluxo de trabalho trabalhando de forma correta e com todos os envolvidos fazendo suas etapas de maneira acertiva, etapas foram suprimidas e os operadores ganharam

Page 12: GF Dezembro Ed 98

tempo para produzir mais em menos tempo, pois não necessitam mais ficar “corrigindo” problemas que não existem nos trabalhos que chegam a empresa.

A imPorTâNCiA DoS ProCEDimENToSnestas situações nós vemos sempre a importância de se utilizar os procedimentos em cada uma das etapas. Os procedimentos são muito comuns em empresas que utilizam iSO 9000. E justamente por isso temos o “pré” conceito de que não se aplicam as nossas realizades, e sim apenas a grandes empresas, multinacionais, etc. Assim ficamos sem ter os benefícios desta ferramenta.

Os procedimentos são documentos que informam como cada tarefa deve ser realizada, e eles são criados baseados na realidade de cada empresa, em comum acordo entre colaboradores e gerência. Como uma forma de unificar a maneira de realizar a tarefa para qualquer um que a execute.

Assim, com o procedimento, fica mais fácil acertar, pois ele descreve as etapas, os valores que devemos atingir durante o processo, nos casos de medições, e evitar que etapas sejam esquecidas ou ainda realizadas com um critério diferente. E este é um ponto importante, o critério, pois se deixarmos abertos a que cada um tome uma decisão, teremos sempre a produção realizada de formas diferentes. Com o procedimento deixamos claro, para todos, qual o critério utilizar e como analisar se está certo ou errado.

Então não deixe de criar procedimentos na sua empresa. Eles são instrumentos poderosos para construção de uma cultura organizacional organizada e produtiva.

MARcElo copEtti é Especialista em Gerenciamento de Cores, processos gráficos e digitais. Atualmente, é distribuidor de soluções de workflow e economia de tinta para o Brasil. Ministra treinamentos e palestras no Brasil inteiro sobre Gerenciamento de Cores, Colorimetria, Calibração Fotográfica, Calibração Profissional de Monitores, economia de tinta, otimização de fluxos de trabalho, dentre outros. Participou de cursos sobre cores, equipamentos e workflows no Brasil e no exterior. Marcelo também é Professor do Centro de Capacitação da GF.

Skype: mar.coralis

E-mail: [email protected]

Site: www.easycolor.com

Page 13: GF Dezembro Ed 98

ArTiGoGESTÃo Do

TEmPo

9 Sinaisque você está vivendo uma vida que não queria

SABE O QuE MAIS TEM nO MUNDO? GENTE iNFELiZ COM O QUE ESTá FAZENDO DA viDA. GENTE APENAS SOBrEVIVEnDO AO InVéS DE VIVEr DE VErDADE. GENTE QUE NUNCA vAi CONSEGUiR TER TEMPO DE vERDADE, POiS NÃO há uM VErDADEIrO MOTIVO PArA SE TEr MAIS TEMPO. ESSA FOI uMA SEMAnA DE ENCONTRAR GENTE NESSE ESTáGiO DA viDA, DURA rEALIDADE, MAS CADA VEz MAiS COMUM. SERá QUE vOCê ESTá NESSE ESTáGiO? vEJA ALGUNS SiNAiS QUE PODEM InDICAr ISSO.

* por christian Barbosa

13R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 14: GF Dezembro Ed 98

7 Sensação de que está faltando algoPessoas que estão sobrevivendo, vivem com a sensação de que precisam de algo diferente, mudar a vida, dar a guinada, fazer sucesso de verdade. é um pensamento que vai e volta constantemente mas sem muitas respostas práticas.

5 Vive procurando outras oportunidades de empregoVocê vive nos sites de emprego mandando seu currículo e buscando outras oportunidades? Esse é um outro sintoma de que algo está errado com a oportunidade atual. Querer melhorar é natural do ser humano, mas será que você tem um foco específico para isso ou está aleatoriamente buscando algo diferente?

6 Sem tempo pessoal de qualidadehá quanto tempo você não faz algo realmente de qualidade para você mesmo? Seu tempo pessoal é prioridade ou é raridade? Pessoas que sobrevivem não conseguem encaixar muito prazer na agenda, são apenas levadas pelo grupo em eventos sociais, mas algo que goste de verdade fica em segundo plano.

1 Segunda-feira é um martírioQuem acorda na segunda-feira, imaginando que está indo para um velório, sem qualquer disposição de fazer acontecer, tem um dos sintomas clássicos da sobrevivência.

2 Reclama sem saber o porquêTudo tá chato? Tudo é um saco? Sem vontade de fazer muita coisa? você “bufa” várias vezes por hora com aquelas coisas que aparecem no meio do seu dia? Se você está reclamando de tudo, a toda hora, para todo mundo, você está no caminho de se tornar um “walking dead” (zumbi da vida).

3 o dia não acaba com aquela vontade de quero maisSabe quando seu dia termina, você está tão cansado, esgotado e ainda tem um monte de trabalho para ser feito? Será que você sente aquele tesão de fazer um pouco mais, de tanto que gosta do que está fazendo ou não vê a hora de sair pela porta? (eu não estou dizendo que é para fazer cansado, trabalhar mais, estou só perguntando se dá a vontade..)

4 Faz mais coisas pessoais no trabalho que profissionaisvocê chega no trabalho, começa a tocar o dia, daqui a pouco começa uma preguiça e ai você começa a procurar coisas sobre seu TCC, faz coisas do seu trabalho extra, procura da sua próxima viagem, etc. Fazer coisas pessoais durante o trabalho não tem problema, se forem no tempo certo e no tamanho do bom senso. Agora quando toda hora você foge para o pessoal, ai tem algo errado.

14 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 15: GF Dezembro Ed 98

christian Barbosa, é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do país e da Fortune 100. Autor dos livros “A Tríade do Tempo”; “você, Dona do Seu Tempo”; “Estou em Reunião”; co-autor do “Mais Tempo, Mais Dinheiro”; e “Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”. Sua mais nova obra: “60 Estratégias práticas para ganhar mais tempo”.

www.triadps.com.br www.maistempo.com.br

8 Ausência de desafiosQuem não tem um grande desafio para sua vida, algo que realmente motive de verdade, acaba entrando nesse ciclo de sobrevivência. Esse objetivo pode ser algo profissional como um novo projeto, uma meta desafiadora ou algo pessoal, como um curso, uma certificação, um empreendimento, etc.

9 Foco no presente, futuro incertoEsse é um conceito para um artigo sozinho, mas o resumo é que muitas pessoas só conseguem enxergar o hoje e nem querem imaginar o que será amanhã. vivem o presente até esgotá-lo sem criar um futuro que permita uma vida plena. A vida está tão no automático que essa construção do amanhã não é muito levada em consideração.

Quantos dos sintomas acima estão na sua vida? Se for mais de três, ligue o farol amarelo. Se for mais de cinco, você está no farol vermelho e precisa fazer algo urgente por você. Estou preparando um conteúdo gratuito para ajudar você a sair do lugar que vou lançar no começo do ano. Se quiser participar, acesse o blog: http://blog.maistempo.com.br/ deixe seu email registrado.

Page 16: GF Dezembro Ed 98

O Palácio Garibaldi fi cou lotado poucos minutos após a abertura do evento. Pessoas de todos os cantos do Brasil estiveram presentes para

prestigiar a tradicional festa que premia os melhores trabalhos de impressão digital em grandes formatos.

A premiação foi como na última edição. Os fi nalistas de cada categoria subiram ao palco e defenderam seus projetos com “unhas e dentes” para

jurados extremamente competentes e atentos a cada detalhe apresentado.

A emoção só aumentava a cada apresentação. As notas eram dadas logo após cada participante defender seu trabalho. E a equipe da GF

na sequencia, já realizava a somatória. Apesar da adrenalina devido à dinâmica da disputa, o clima durante toda a festa, não era de competição,

e sim, de muita descontração. Concorrentes em algumas categorias, chegaram a compartilhar a mesma mesa e passaram a torcer juntos.

Ao fi nal, todos comemoraram o fato de chegarem à grande fi nal, já que foram muitos trabalhos inscritos durante todo o ano.

PBC2014

A Sétima Edição foi um sucesso!

16 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 17: GF Dezembro Ed 98

Já os homenageamos no palco, mas queremos mais uma vez, deixar registrada a nossa alegria em tê-los conosco neste ano como patrocinadores do evento. Sem vocês, nada disso seria possível!nosso agradecimento especial aos jurados EFi, Alphaprint, Fespa, Agfa, Roland, e Alcimar Santos, que de forma brilhante e imparcial, escolheram os vencedores desta edição.

oS ApoiADoRES

17R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

AGFA ALPHAPRINT

Patrocinadores Prêmio Bureau Criativo 2014 FESPA

EFI ALCIMAR SANTOS, jurado técnico

MESA DE JURADOS ROLAND

Page 18: GF Dezembro Ed 98

ESTE AnO TIVEMOS uMA InOVAçãO, AS MESAS DE NEGóCiOS.

AS EMPrESAS QuE ADQuIrIrAM ESTES ESPAçOS, PuDErAM ESTrEITAr LAçOS COMErCIAIS COM OS PArTICIPAnTES DA FESTA, ExPOnDO SuAS nOVIDADES, SERviçOS E MODELOS DE NEGóCiOS.

MESAS DENEgócio

imPrimAX

PloTErTECh

FoCCuS

“Esta iniciativa das mesas de negócios é ótima. Assim, podemos demonstrar um pouco mais os nossos produtos, falar sobre todas as linhas da Imprimax, como a Tunning, Power Revest, Decoração de interiores, etc.”

“Este é um evento de alta qualidade em Curitiba, muito bem organizado. E é claro que nós da Plottertech apostamos na mesa de negócios, como uma maneira de estar mais próximos dos nossos clientes, e também apresentar um novo produto que estamos trabalhando, que é um mesa de corte router CNC de uma empresa alemã.”

“Escolhemos o Prêmio Bureau Criativo, para apresentar ao mercado, nossa empresa, a Foccus.A Foccus vem com novidades no mercado, e por isso decidimos lançá-la no Prêmio, que é o único evento do segmento, que não é feira, e que é capaz de reunir fornecedores e prestadores de serviço, em um clima de muita amizade, uma espécie de “nações unidas” da comunicação visual. Estamos com uma série de propostas, muito calcadas em qualidade de informação. Atuaremos em 3 áreas. A primeira delas é ajudar na contratação de profissionais do mercado, a segunda na venda de máquinas industriais usadas, e a terceira na venda da nossa mesa de corte, a única do mercado que além de cortar os materiais convencionais, corta também tecido.”

18 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 19: GF Dezembro Ed 98

FESPAAKAD

“Achei incrível este evento, e a mesa de negócios nos permitiu fazer uma divulgação maior da empresa como um todo, assim como os produtos da linha Novajet.O público é bem interessante, e esta forma de contato mais próximo, foi ótima para nós.”

“Esta mesa veio em uma hora certa. Apesar de existir vários veículos de comunicação em nosso meio, o mercado ainda é muito carente de informação. Nosso segmento é muito dinâmico, e a melhor forma de obter informações acaba sendo mesmo pessoalmente. Ou seja, a mesa de negócios permitiu isto. Esta troca de informações e novidades com o mercado.”

Page 20: GF Dezembro Ed 98

OsVencedoresA APurAçãO FOI EMOCIOnAnTE.

POuCA DIFErEnçA DE POnTOS

MArCOu A DISPuTA. PArABénS A

TODOS OS VEnCEDOrES.

CATEGORIA

pDV

cHRiS SigNS coMUNicAÇÃo

ViSUAl Embu Guaçu/SP

2ºlugar

20 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 21: GF Dezembro Ed 98

OsVencedores lMg

DigitAlSão Paulo/SP

HB SigNSrio de Janeiro /rJ

3ºlugar

Em algumas categorias

tivemos premiação apenas

até o segundo lugar. Isto se

deve ao fato, de algumas

empresas finalistas não

terem comparecido

ao evento. Esta é uma

regra do Prêmio. Os

finalistas têm o dever de

comparecer, caso contrário,

são desclassificados

automaticamente.

1ºlugar

21R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 22: GF Dezembro Ed 98

CATEGORIA

ADESiVAÇÃo

MW SigNSão Paulo/SP

SUpER DESigN DigitAl

Curitiba/PR

1ºlugar

2ºlugar

22 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 23: GF Dezembro Ed 98

CATEGORIA

pRoJEtoS EXtERNoS

pUBlitEcH lUMiNoSoS Franca/SP

SilVEiRA coMUNicAÇÃo

ViSUAl Camboriú/SC

2ºlugar

1ºlugar

23R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 24: GF Dezembro Ed 98

CATEGORIA

pRoJEtoS DiFERENciADoS

cRoMotElA Olinda/PE

SUpER pRiNt Bento Gonçalves/RS

1ºlugar

MElHoR iMpRESSÃo Birigui/SP

2ºlugar

3ºlugar

24 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 25: GF Dezembro Ed 98

Dtp Ribeirão Preto/SP

cENtRAl pARK pRiNt SHop Brasília/DF

FoRMAS coMUNicAÇÃo

ViSUAl Joinville/SC

3ºlugar

2ºlugar

1ºlugar

CATEGORIA

DEcoRAÇÃo DE AMBiENtES

25R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 26: GF Dezembro Ed 98

CATEGORIA

iMpRESSÃo EM tEciDoS

top coloRS Birigui/SP

1ºlugar

BiRÔ ERRE iMpRESSÃo

DigitAl Camboriú/SC

2ºlugar

26 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 27: GF Dezembro Ed 98

Vencedores das edições anteriores, na calçada da fama do Prêmio Bureau Criativo.

O troféu foi disputado por diferença mínima de votos.

Alessandra Assad, jornalista, escritora e palestrante, prestigiou o evento, e presenteou os vencedores com um de seus livros.

O Palácio Garibaldi tornou-se palco de uma grande confraternização entre empresários do segmento

Os vencedores de cada categoria, afirmaram

categoricamente que voltarão em 2015 para tentar o

bicampeonato. Com exceção de Thiago Ferraresi, da Top Colors, que disse que vai voltar para já

tentar o TRI!

27R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 28: GF Dezembro Ed 98

NO DiA SEGUiNTE AO PRêMiO, RECEBEMOS MUiTOS EMAiLS

E InTErAçõES nAS rEDES SOCIAIS PArABEnIzAnDO O

EvENTO. OBRiGADA PELO CARiNhO DE TODOS, E COM

CERTEZA, EM 2015 TEM MAiS!

Gostaria de parabenizá-los por mais um brilhante evento e pela criatividade na apuração do resultado. Muito bom! Agradeço também a “menção honrosa”. Um abraço a todos que compõem esta brilhante equipe da GF.

Jairo castro, Mídia vitrine/PA

venho por meio deste parabenizar o Evento Bureau Criativo 2014.Dizer que fi quei surpreendido com a estrutura e toda os detalhes do evento.

Agradeço muito pelo convite, pois tive a oportunidade de conhecer diretores de grandes empresas que eu já atendo, e fazer um primeiro contato com empresas que eu nem conhecia.

Aproveito o momento para dizer que vocês estavam lindas,deslumbrantes mesmo.Desejo muito sucesso a vocês, e a revista que tem crescido muito com um conceito que aos meus olhos é muito importante para o nosso mercado “Capacitação”.

De um amigo e parceiro,

Weslei Ferreira, Comercial / Brasil Flex

Gostaríamos de agradecer imensamente pela recepção, e pelo evento extraordinário.

Nosso país precisa de gente como vocês, que trazem benefícios, não somente para o segmento de Comunicação visual, mas para a Sociedade como um todo.

Parabéns, de toda nossa equipe, nos sentimos vitoriosos pela medalha de prata, um honra estar ao lado de tantos profi ssionais grandiosos.

Um abraço enorme,

Deus abençoe cada vez mais este trabalho genial.

christian Viana, Diretor de Projetos da Chris Signs

Day After

AllAN ABADE Maravilha de

evento e receptividade, obrigado

Equipe GF!!!!

luiS CVB Parabéns, sucesso a

todos!!!

mÍDiAViTriNE mV Parabéns

aos vencedores. Parabéns aos

Participantes. Parabéns à GF

por nos promover momentos

de enorme aprendizados e de

valorização do nosso segmento.

Enfi m, parabéns a todos nós...

vida longa àGrandes Formatos.

AlESSANDrA ASSAD As fotos

fi caram muito lindas. Estão todos

de PARABÉNSSS!!!

28 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 29: GF Dezembro Ed 98

paolomalorgio.com

Page 30: GF Dezembro Ed 98

O QuE ESPErAr DO MErCADO DE COMunICAçãO VISuAL E GRáFiCO NO ANO QuE VEM?NO “ANO DA CABRA” EMBArCAMOS nA OnDA DAS PrEVISõES ASTROLóGiCAS, PARA TrAzEr OS PrInCIPAIS PrEnúnCIOS PArA O PRóxiMO ANO.

CAPA

PREVISÕES 2015

30 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 31: GF Dezembro Ed 98

31R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Por Andressa Fonseca

Antes que mais uma vez você pense que a Jornalista da GF está maluca, já vou logo explicando.As previsões contidas nesta matéria, não são astrológicas, e sim, mercadológicas. Os grandes videntes, ou gurus entrevistados para este especial, são grandes fornecedores do mercado, nossos amigos que nos ajudaram durante todo o ano de 2014 contribuindo com nossas matérias.Ao definirmos esta pauta, pensamos em nosso cenário econômico atual: Pouco estável, dólar em alta, e relativa baixa das compras de toda a cadeia no segmento de impressão digital. Ou seja, um grande desafio vem pela frente. O que 2015 nos reserva?

PREVISÕES 2015

31R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 32: GF Dezembro Ed 98

“Será um ano calmo depois do ano energético do cavalo. Um ano para relaxar e fazer as pazes com tudo e todos. As coisas progridem lentamente e nós tenderemos a ser mais sentimentais e emocionais. A infl uência da cabra aproximar-nos-á mais do lar e das nossas famílias. iremos importar-nos mais com aqueles que estão perto de nós e seremos mais liberais com o nosso tempo e dinheiro. As vibrações pessimistas sentidas pela cabra farão com que sejamos mais sensíveis aos pequenos problemas. Nos empreendimentos, podemos desanimar facilmente quando as coisas não correrem do nosso agrado”. Segundo o site de astrologia hoops.com.

Já a numerologia, mostra que 2015 será representado pelo número 8. “Número cármico que indica que será um ano em que precisaremos ter muita responsabilidade sobre nossas decisões. Também diz que é preciso ter muita disposição física (vontade de trabalhar bastante) e autocontrole para não se sentir derrotado logo diante dos primeiros obstáculos”, segundo o site de previsões personare.com.br.

“Governo espera crescimento de 3% para o

PIB de 2015. É bastante realista nossa previsão

de 3% para 2015. Os mercados estão otimistas

em relação à retomada da economia mundial.

Acabo de voltar de vários debates onde é

unânime que a crise está sendo superada.

A dúvida é sobre qual o ritmo da recuperação”, declarou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Acredite você, ou não, em qualquer uma dessas previsões, o ano novo está batendo a porta e temos que nos preparar para enfrentá-lo da melhor maneira possível. E para que ele seja bom, basta fi car atento à todas as oportunidades.

v a m o s s a b e r o q u e o s g u r u s d o m e r c a d o d e c o m u n i c a ç ã o v i s u a l , p r e v e e m ?

Segundo o horóscopo chinês,2015 será o Ano da Cabra.

32 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 33: GF Dezembro Ed 98

33R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 34: GF Dezembro Ed 98

ERNANDE RAMOSviCE-PRESiDENTE PArA A AMérICA LATInA, DA ESKO

As expectativas econômicas para 2015 no Brasil não são realmente as melhores, por isso nosso segmento precisará novamente se reinventar. Não adianta ficar reclamando que o dólar subiu, que a bolsa caiu ou que o Brasil passou a ser um país de especulação. A boa notícia é que nós já vimos esse filme, já passamos por isso antes e ficamos mais preparados para atuar nesse cenário. A má notícia é que se ficarmos parados, apenas observaremos nossos concorrentes passarem à frente.

É preciso inovar. Esse é um dos core value drivers da ESKO/Danaher “inovação defi ne nosso futuro”. E inovar passa por fazer tudo de forma mais produtiva e com melhor aproveitamento dos recursos que já

possuímos hoje. Passa também por gerenciar nossos recursos humanos de forma mais inteligente. Assim, nosso segmento precisa investir em duas frentes: automação dos processos e ter os melhores colaboradores possíveis.

O maior gargalo de uma empresa pode não ser a impressão ou o acabamento, mas sim como fazer com que os arquivos dos clientes cheguem mais rápido até a impressora. Pode ser o tempo de intervenção do operador no arquivo ou o tempo necessário para colocar o maior número de imagens dentro de uma placa. hoje possuimos o equipamento de corte mais rápido do mundo, mas como alimentar um equipamento faminto por cortar se a pré-impressão leva horas para preparar um arquivo? Como aumentar a produtividade de impressoras de altíssima velocidade se o arquivo ainda está sendo trabalhado? A resposta para essas perguntas chama-se automação.

hoje já é possível receber um arquivo e automaticamente analisar a qualidade das imagens, fontes, enviar um e-mail de agradecimento ao cliente pelo pedido e confi rmar seu recebimento, defi nir a maior quantidade de imagens a ser colocada em uma placa, aplicar linhas de corte ou pontos de leitura de registro, incluir código de barras, enviar para a impressora, gerenciar sobras de corte e muito mais. E o melhor de tudo, com baixíssima intervenção

OS GURUSdos operadores. Tudo isso gera maior controle de gastos, alta produtividade, redução de erros e de custos e, consequentemente, aumento de sua competitividade no mercado.

Outro core value da ESKO/Danaher é que o “melhor time vence”. O autor americano Jim Collins em seu livro “Good to Great”, em português “Empresas feitas para vencer” da editora Campus, diz que estamos na direção de um ônibus e nesse veículo temos muitos assentos. Collins afi rma que “precisamos defi nir primeiro quem deve estar em nosso ônibus e depois que lugares essas pessoas ocuparão”. Ou seja, ter a equipe certa ocupando os lugares certos. Pode ser que você tenha pessoas muito boas em sua equipe, mas que estão em assentos errados ou ainda no ônibus errado. E vamos concordar que pegar ônibus errado não é uma boa ideia. Investir em seu capital humano é sem sobra de dúvidas uma das receitas para enfrentar um ano de incertezas como vem adiante. Por isso, invista no conhecimento de sua equipe, coloque como meta ter os melhores profissionais que

34 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 35: GF Dezembro Ed 98

LUIS OTÁVIO PALÁCIOSDIrETOr DE MARKETiNG E VEnDAS PArA IMPrESSOrAS DE GRANDES FOrMATOS HP BrASIL.

Apesar do cenário econômico pouco estável em 2015, acreditamos que alguns segmentos do mercado de impressão digital tem expectativa de crescimento e desenvolvimento em 2015. Para o mercado puramente de comunicação visual, a concorrência e a pouca diferenciação de produtos e serviços oferecidos são um entrave ao crescimento. Mas há outros segmentos, tais como decoração – tanto de residências como comerciais, material de ponto de vendas, brindes entre outros – que cresceram em 2014 e tem excelentes perspectivas para 2015.

Um outro fator importante para o sucesso em 2015 é poder oferecer produtos diferenciados e acreditamos que a versatilidade é fundamental. O nosso grande destaque é a tecnologia de impressão Látex, uma tecnologia de impressão ecologicamente correta que utiliza tintas a base de água para produzir impressos de alta qualidade para ambientes internos e

de alta durabilidade para ambientes externos. A tecnologia foi lançada em 2009 e desde então já temos mais de 19.000 impressoras instaladas no mundo. impressos imediatamente após a impressão aumentando, consequentemente, ainda mais sua produtividade.

A facilidade de operação também tem feito sucesso entre nossos clientes. As rotinas de manutenção automáticas, sensores de monitoramento de qualidade e cabeças de impressão substituíveis pelo próprio usuário minimizam os custos e o tempo com chamados técnicos.

A versatilidade das impressoras Látex tem conquistado o mercado e possibilitado que os clientes diversifi quem suas ofertas. Em 2014 foi instalada a primeira Látex para produção industrial e novos clientes estão avaliando a possibilidade de investir em 2015.

puder e, sem medo, tenha pessoas melhores que você nas áreas onde você apresenta mais limitações. Com isso, seu time poderá buscar outros mercados pouco explorados e ajudar a sair da guerra de preços por metro quadrado.

Ter o melhor time buscando por novos mercados e inovar seu processo de produção com novos equipamentos e sistemas de automação que aumentem sua produtividade signifi cam seguramente aumentar suas vendas e elevar sua margem de lucro. Em 2015, nossa aposta é que as empresas que investirem em automação de processos e qualifi cação de capital humano estarão no caminho certo para o sucesso. Faça a coisa certa, certa!

35R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 36: GF Dezembro Ed 98

RICARDO PIDiRETOR GERAL DA DurST

Efetivamente, não há dúvidas de que as oscilações cambiais infl uenciam na economia como um todo, e isso não é válido somente para o Brasil. Mas minhas perspectivas para 2015 são bastante otimistas, mesmo porque, 2014 foi um grande ano para a Durst.

A área de Comunicação Visual vem passando, já há alguns anos, por um processo de depuração. Anos atrás, muitas empresas foram criadas com base em tecnologias econômicas e de baixa qualidade. Hoje, o que observamos é o mercado passar por uma seleção natural, e as empresas vencedoras são aquelas que apostam em qualidade, atendimento, prazo e confiabilidade. Essas são quatro regrinhas de ouro.

Por outro lado, o perfi l dos trabalhos mudou. Ações do poder público, como aquela de determinou a retirada dos outdoors de São Paulo, em um primeiro momento criou um cenário de crise para o setor. Contudo, logo, percebeu-se que essa crise trouxe oportunidade, mas que era necessário investir. Essa oportunidade estava e ainda está ligada aos impressos para ponto de venda, ou materiais de sinalização criativos e fora do padrão para produtos especiais. E, nesse campo, você vê de tudo: desde uso de mídias inusitadas, até novos processos de recorte, iluminação etc. A criatividade parece ser o único limite, porque o mercado já dispõe de tecnologia para produzir com diferenciação e valor agregado.

Especifi camente para nós, esse novo cenário também foi vantajoso. Atuamos no segmento de comunicação visual de alta qualidade, ou seja, no qual resolução e defi nição são efetivamente importantes, ao contrário das aplicações de plotagem, por exemplo, onde as mídias são observadas à distância e a qualidade, muitas vezes, é deixada para segundo plano. As novas demandas para comunicação em gôndolas, pontos de venda, ou mesmo utilizando novos e diferenciados substratos, foram as bases para nosso crescimento este ano.

Mês passado, na SGiA e fi quei feliz com o número de visitas de países latino-americanos que tivemos. Isso mostra que os mercados da América Latina, e o Brasil é o principal deles, estão procurando alternativas para fugir das commodities e inovar.

Outro ponto importante é o custo. Tipicamente, o mercado de sinalização é muito sensível ao preço de equipamento, mídia e consumíveis. Sobre isso, acho necessário entender que esse mercado é uma pirâmide, na qual há estratos que oferecem divisões entre segmento e valor. Os equipamentos são conceituados como produtos de alto rendimento, mas isso não signifi ca que não temos soluções de entrada.

Resumindo, 2014 foi um ano de expansão para a nós no Brasil, com importantes mudanças comerciais e estruturais. Para 2015, mais mudanças virão (e já estão em curso). A Durst não apostaria no mercado brasileiro se ele não tivesse um enorme e comprovado potencial, e esse potencial vem se tornando real.

36 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 37: GF Dezembro Ed 98

EDUARDO SOUSAGERENTE DE MARKETiNG DA AMérICA LATInA DA AGFA

Realmente o cenário macroeconômico deste ano e para início de 2015 é complicado e pouco favorável para uma retomada ou inversão de conjuntura no médio prazo.

Isso com certeza influencia no que tange ao investimento do empresário e volume de trabalho repassado ao nosso setor, ou seja, investimentos devem ser muito criteriosos e ainda mais pesquisados (qual tecnologia? que fornecedor? reputação do fornecedor, base instalada, atendimento técnico e pós-venda, tipo de aplicação e benefícios que este investimento agregarão à minha empresa, etc.)

Mas, não é de hoje que falamos que nas difi culdades surgem as oportunidades, e em base nisso temos visto alguns clientes se destacarem em momentos “turbulentos” utilizando e se planejando com uma série de ações:

iDENTiFiCAr novos mercados, segmentos, nichos de atuação que sejam menos “’óbvios” para a concorrência e até menos afetados pela crise.

DESENVolVEr produtos e aplicações que sejam diferenciadas e associadas à minha marca, ou empresa e que poucos tenham capacidade de fazer.

GESTÃo DE CuSToS e operacional ainda mais controlada e monitorada.

ESColhA miNuCioSA do fornecedor, parceiro que ajudará a empresa a lucrar e não só pagar o investimento como proporcionar lucro e segurança total!

37R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

ANDERSON CLAYTON nEW BuSInESS & MARKETiNG MANAGER DA ROLAND DG BrASIL

Somos privilegiados com as demandas de 2014 e acreditamos que, em momentos difíceis para economia, ações diferenciadas e regionais podem valorizar a marca contribuindo para que ela ganhe mercado das empresas que se retraem, fato que pode colaborar com o crescimento ou até mesmo com a estabilidade financeira da companhia em momentos de crise. Quando existe pouco dinheiro em caixa, mas uma necessidade de adquirir novos equipamentos, os compradores esperam pela ocasião ideal para a compra. Já estamos nos movimentando para que em 2015, a Roland DG esteja presente nestes momentos, oferecendo o melhor custo x benefício.

Para facilitar ainda mais a aquisição da nossa tecnologia pelo mercado fechamos uma parceria com o Governo de São Paulo, que por meio do Programa Desenvolve SP, subsidia a compra de nossos equipamentos para as empresas paulistas, além de termos diferentes opções de fi nanciamento para empresas de outros Estados. Esta parceria ajudou a aquecer as vendas da Roland DG e com certeza contribuirá da mesma forma no próximo ano.

As nossas apostas estão centradas nas ações de relacionamento com o mercado e também com a certeza que a tecnologia oferecida pela Roland DG e a amplitude das formas de pagamento farão a diferença em 2015.

Page 38: GF Dezembro Ed 98

RICARDO LIEGERENTE DE COMérCIOExTErIOr DA AMPLA

Acredito em um ano de fortes ajustes, como já tem sido amplamente divulgado na mídia com a nova composição da equipe econômica do governo reeleito.

Estes fortes ajustes signifi cam que para mercados de impressão digital consolidados a exemplo da sinalização e comunicação visual, a venda de itens consumíveis como tintas, lonas e demais insumos, deverá ter um ano no máximo igual a 2014.

Já a venda de novos equipamentos dependerá muito das novas políticas de concessão de créditos para investimentos. Neste ponto a expectativa não é excelente, mas também não é das piores, pois a nova equipe econômica tem falado frequentemente em aumento da competitividade, e isso passa obrigatoriamente por investimentos em máquinas e equipamentos novos, que no caso de pequenas e médias empresas, ainda deverá ter apoio do BnDES.

RONIMONTINIGERENTE COMErCIAL DE MáQUiNASVInILSuL

Cresci ouvindo e vendo pseudo tragédias financeiras sendo anunciadas e plantadas em nosso país. Este cenário em que vivemos nada mais é do que mais um desses momentos. Gosto de descrevê-los como “divisores de águas”, já que separaram os empresários realmente criativos e que tem como base de suas empresas um planejamento estratégico, daqueles que simplesmente agem conforme a direção do vento dos pessimistas. Digo isso, pois acredito que não será um ano fácil, mas tais dificuldades irão, mais uma vez, aguçar a criatividade de muitos e com isso nascerão novas formas, mais inteligentes, de fazer o mesmo. Além do novo.

Dentro dessa visão, decidimos oferecer uma linha de equipamentos e produtos com diferenciais competitivos, que auxiliarão nossos clientes a passar essa fase tranquilamente. Além disso, continuamos buscando novos produtos e iniciamos 2015 mostrando para o mercado brasileiro que nossas soluções são reais e pensadas para os mais diversos tamanhos de negócios.

38 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 39: GF Dezembro Ed 98

VICTOR FIGUEIREDOGERENTE nACIOnAL DE COMunICAçãO VISuAL DA BELMETAL

Em todo momento de crise, instabilidade ou difi culdade, nada mais lógico do que pensar em inovação. Mas como inovar mediante um cenário tão reticente às próprias novidades onde os clientes não querem nem mesmo aquelas soluções baratas e comumente já conhecidas?

Bem, vencer esse impasse requer da mesma forma a tal da inovação, mas não no sentido literal da palavra, procurando novos produtos e serviços, mas sim inovar na forma em como os serviços ou produtos de hoje serão fornecidos nesse futuro breve. Teremos que fazer mais por menos, e com menos (mão de obra / custos / materiais e etc.). outras opções de substratos, novas formas de executar, fazer e principalmente pensar e agir, também serão saídas interessantes para viabilidade econômica entre outras alternativas.

Uma coisa é certa, o mercado não vai parar em 2015, a saída vai ser encontrar caminhos para lidar com a situação até ele voltar a normalidade. Quem souber se diferenciar em relação a atuação dos concorrentes com certeza manterá sua fatia nesta época difícil.

CARLOS HENRIQUE DE PAULA LEÃO SALES DEVELOPMEnT MANAGER BRASiL DA EFI

Em 2014 a EFi concretizou 5 aquisições de empresas de tecnologia na área de impressão digital em diferentes lugares do mundo. Essas conquistas evidenciam a visão otimista da empresa, mesmo diante das adversidades econômicas.

No Brasil, o governo acaba de anunciar a escolha do novo Ministro da Fazenda que demonstra uma postura ortodoxa, criando uma expectativa de ações importantes como enxugamento dos gastos do governo e reestruturação dos investimentos, o que são bons indicativos de estabilidade. A EFi acredita no potencial de crescimento do país e que os períodos mais tensos podem se tornar uma grande oportunidade para as empresas que diversifi cam seu portfólio e buscam tecnologias avançadas, oferecendo produtos diferenciados da concorrência, e controlam cuidadosamente toda a cadeia de produção.

39R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 40: GF Dezembro Ed 98

40 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 41: GF Dezembro Ed 98

nosso amigo de longa data, Flavio Hirata, CEO da Foccus, também contribuiu com suas

previsões. E optamos por deixar seus prenúncios por

último, justamente para fazer o encerramento da matéria.

Suas palavras resumem tudo o que foi dito por nossos

entrevistados, e transmite também o nosso sentimento,

como veículo de comunicação, que durante onze edições neste ano, trouxe dicas e

informações valiosas para o sucesso do seu negócio.

Que venha 2015!

EM 2015, O VOO SERÁ POR

INSTRUMENTOS

41R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 42: GF Dezembro Ed 98

Dê a sua opinião!Envie suas impressões sobre esta matéria para

[email protected], com seu nome,empresa, Cidade e Estado, ou ligue para: (41) 3023-4979

Twitter.com/RevistaGFFacebook.com/revistagf

FLÁVIOHIRATACEO DAFOCCuS

Existe sim um cenário de pouca visibilidade, uma certa neblina, como quando uma avião vai pousar ou decolar e não encontra o chamado teto. Só que existe o voo por instrumentos.

no caso das empresas e empresários, o que são estes “instrumentos”?

A meu ver são:

• instinto

• Criatividade

• Flexibilidade

• Coragem

• Bom senso

Não podemos mudar as condições de voo, ou seja, não podemos alterar a taxa do dólar,não podemos fazer com que fatores negativos, que geram descrédito, como a questão da credibilidade no governo e nos políticos mudem. Mas, podemos trabalhar duro, acreditar em nós mesmos, no Brasil, na imensa maioria que é honesta e competente.

E, quer crescer e aspirar a um futuro melhor.

Pessoalmente incluo a mim e a FOCCuS neste grupo de brasileiros lutadores.

Enfrentarei grande concorrência, as adversidades que conhecemos para quem deseja trabalhar bem e certo. Acredito em inovação, em trazer um sangue novo ao mercado, em revitalizar.

Penso que dividir conhecimentos adquiridos ao longo de muitos anos neste mercado, é na verdade, somar.

Por isso, mesmo neste momento mais complicado, a FOCCuS vê oportunidades e traz propostas inéditas tais como, venda de máquinas industriais semi novas, classifi cados grátis tipo “ Precisa-se de” , Mesa de Corte industriais, com inédito cabeçote laser.

Minha mensagem aos leitores e a equipe da GF é: Sigamos Em Frente!

42 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 43: GF Dezembro Ed 98
Page 44: GF Dezembro Ed 98

EFI, LÍDEr MunDIAL EM iNOvAçÕES TECNOLóGiCAS PARA A iNDÚSTRiA GRáFiCA, AnunCIA QuE A PArTIr DE 15 DE DEZEMBRO, O PREMiADO MóDULO iQUOTE, DO SISTEMA EFI METrICS, SERá iNTEGRADO AO ESKO ArTIOSCAD, A FErrAMEnTA DE CAD MAIS uTILIzADA nO SEGMENTO DE EMBALAGENS EM TODO O MunDO. A ferramenta faz parte do portfólio da Esko, empresa com mais de 35 anos de experiência, líder como provedora e integradora de soluções para as áreas de embalagens, impressão comercial e editoração profi ssional. Com esta integração, os orçamentistas poderão receber as solicitações de produção e fazer alterações de tamanho dentro do próprio IQuote, que, automaticamente, se encarrega de comunicar o Esko ArtiosCad para que este refaça os cálculos de tamanho e encaixe, enquanto escolhe o melhor roteiro de produção para a demanda.

Alguns destaques desta integração inédita são: automatização de processos, aumento da produtividade, agilidade e precisão na elaboração de orçamentos, melhor aproveitamento do papel e simulações do melhor tipo de encaixe do produto de acordo com os materiais e equipamentos da empresa.

rECoNhECimENTo iNTErNACioNAlum dos sistemas em maior evidência do momento, o módulo IQuote, vêm conquistando também o mercado internacional. Com seu excelente desempenho na automação de empresas da área gráfi ca e de embalagens, a solução recebeu destaque em duas importantes premiações mundiais do setor gráfi co, o interTech Technology e, pela segunda vez consecutiva, o MUST SEE ‘EMS.

WEBiNAr GrATuiToPara apresentar esta inédita tecnologia aos seus clientes, no dia 18 de novembro, às 10h, a EFi promoverá um Webinar gratuito com o tema “Nova integração iQuote com Esko - Sistema de Orçamentos como nenhum outro!”, as inscrições já estão abertas no site: http://inform.efi .com

Esse lançamento ofi cial acontecerá durante o EFi Connect 2015, conferência promovida pela EFi, que reúne anualmente clientes e executivos da empresa do mundo inteiro para discutir as tendências do setor, em Las Vegas, de 20 a 23 de janeiro de 2015.

Mais informações sobre a linha EFi Metrics e esta nova integração, pelo site www.metrics.com.br ou pelo e-mail [email protected].

EFi CoNNECT 2015De 20 a 23 de janeiro, empresários e a imprensa do mundo inteiro se reunirão em Las Vegas, para mais uma edição do EFI Connect.

na ocasião, os participantes poderão

ver de perto o excelente desempenho do Metrics Printware, sistema desenvolvido pela equipe brasileira da EFi, que automatiza processos da indústria gráfi ca e de embalagens, desde o pedido até a entrega ao cliente.

“o EFi iQuote elimina a necessidade de especialistas para a elaboração das tarefas. com ele, calcular orçamentos, controlar propostas, emitir ordens de produção, gerenciar clientes e acompanhar a rentabilidade da empresa fica muito mais fácil e ágil”, diz osmar Barbosa, gerente geral da linha Metrics printware. A solução é capaz de indicar a melhor forma de produzir os trabalhos, aponta rotas alternativas e faz a listagem dos insumos necessários, de maneira simples, organizada e detalhada. Ao fi nal da produção, os operadores podem avaliar a rentabilidade de cada pedido, para criar orçamentos futuros. “O sistema se diferencia dos demais, pois insere as especifi cações com base nos elementos e propriedades dos produtos fi nais”, explica o executivo.

O EFI Connect acontecerá no hotel The Wynn, em Las vegas, entre os dias 20 e 23 de janeiro e as inscrições para o evento já estão abertas no site w3.efi .com/connect. no portal, os interessados encontram a programação completa, além de vídeos das edições anteriores.

Efi integra módulo IQuote ao Esko Artioscad

44 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 45: GF Dezembro Ed 98
Page 46: GF Dezembro Ed 98

46 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 47: GF Dezembro Ed 98

thomaz caspary é consultor de

empresas, Coach e diretor da Printconsult.

[email protected]

Por Thomaz Caspary*

Uma das formas mais fáceis de atingir sucesso é ter muito prazer naquilo que fazemos. Lá se vai o tempo em que ser Vendedor era sinônimo de uma atividade de oferecer serviços ou produtos, na qual apenas existiam pessoas com baixas capacidades de exercer outra atividade. Dizia-se até, imagine, que “quem não sabe fazer mais nada vai para vendedor”.

Atualmente o Vendedor assume um posicionamento próprio e diferenciado no mercado de trabalho. Especializou-se, e recorre à formação específica onde adquire competências que vão desde o estudo e treino de técnicas de abordagem e vendas, até à utilização de meios e recursos altamente complexos e variados de tecnologia digital.

O Vendedor de alto rendimento tem ainda a preocupação de treinar e melhorar as suas competências de relacionamento. As atitudes e comportamentos diferenciados e ajustados a um bom atendimento são fatores decisivos para o sucesso de um vendedor e estão definitivamente associados ao perfil requerido para esta profissão.

Desta forma, somos atualmente confrontados com uma nova geração de vendedores. Trata-se de profissionais altamente motivados, muito bem preparados e com níveis de rendimento muito acima da média.

São especialistas com uma postura e atitude altamente positivas, com uma fortíssima capacidade de resiliência e bastante persistentes e focados em alcançar as suas metas.

O elevado nível de desempenho destes profissionais é determinado por um conjunto de características diferenciadoras, entre as quais destaco:

• AuTonomIA Uma maior liberdade de ação no desempenho das suas funções. Um Profissional de vendas, gosta e sabe ser autónomo no seu dia-a-dia, não necessitando de controle ou apoio permanente do gerente de vendas.

• GAnhoS Apesar de não ser o único elemento motivador, a maioria dos Vendedores vê esta questão como o fator de atratividade da profissão, pois normalmente é uma atividade comissionada. Assim sendo, o vendedor é quem faz o seu salário, ou seja, quanto mais vende mais ganha.

• DESAFIoS conSTAnTES Para quem é acomodado e não gosta de percalços, ser vendedor não é a atividade ideal. é própria para quem tem um espírito desafiador, dinâmico e gosta de superar obstáculos.

• nETwoRk A própria atividade propicia a oportunidade de uma extensa rede de relacionamentos, úteis em todos os sentidos. A Internet e os programas de CrM são o seu maior aliado.

• ATIVIDADE ExTERnA Para quem gosta de fazer visitas, de “estar fora” e de se relacionar com os outros, esta é atividade ideal DESDE QuE APrESEnTE rESuLTADOS. Se, no entanto, a sua vocação é ficar no escritório, ele DEVE SE TrAnSFOrMAr EM uM ExCELEnTE PrOFISSIOnAL DE ATEnDIMEnTO InTErnO AO CLIEnTE, absorvendo grande parte do trabalho do orçamentista.

Neste caso o nível de conhecimentos deve ser muito alto e seu treinamento constantemente reciclado. O retorno para a empresa e para o próprio profissional de atendimento é significativo e terá que ser entendido pela direção da empresa.

Os bons vendedores têm todas estas características e ainda outras que serão delineadas nos respectivos desempenhos, porque a garra e criatividade associada a todas as outras características farão com certeza toda a diferença.

A nova geração de vendedores nas gráficas

47R E V I S TA G F • D e z e m b r o 2 0 1 4

Page 48: GF Dezembro Ed 98

SErIGrAFIA SIGn FUtUrE tExtIL

21 a 24 de Julho

Expo Center Norte - Pavilhão Anhembi, SP

www.serigrafi asign.com.br

ISA IntErnAtIonAL SIGn Expo 2015

09 a 11 de abril

Las Vegas, nevada

www.signexpo.org

SIGn & dIGItAL UK24 a 26 de março

nEC, Birmingham

www.signuk.com

FESpA ALEMAnHA18 a 22 de março

www.fespa.com

dIGItAL SIGnAGE Expo10 a 13 de março

Las Vegas Convention Center

www.digitalsignageexpo.net

SIGn Expo cHInA6 a 9 de março

Guangzhou

www.chinasignexpo.com

GoA - GrApHIcS oFtHE AMErIcAS

De 26 a 28 de fevereiro

Miami Beach Convention Center

www.goaexpo.com

Calendário deFeiras 2015

FESpA brASIL18 a 21 de março

Expo Center Norte, Pavilhão Branco, SP

www.fespabrasil.com.br

A GFESTArá

PrESENTE

48 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 49: GF Dezembro Ed 98

SGIA Expo04 a 06 de novembro

Atlanta, GA

www.sgia.org

FESpA MéxIco

21 a 23 de agosto

www.fespa.com

SIGnS nordEStE18 a 21 de agosto

Centro de Eventos do Ceará

www.maquintex.com.br

FEbrAtEx09 a 12 de agosto

Parque vila Germânica - Blumenau - SC

www.febratex.com.br

pAnAMá Expo GráFIcA22 a 24 de Julho

ATLAPA Convention Center

www.panamaexpografica.com

FESpA AFrIcA22 a 24 de Julho

www.fespa.com

Page 50: GF Dezembro Ed 98

50 N o v e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

PArCEiroSGF

• J-TECKwww.j-teck3.com.br

(47) 3267-8400

[email protected]

** Solução em impressoras, substratos e tintas

• ESKOwww.esko.com

(11) 5078-1311

[email protected]

**Solução em Mesas de Corte

• ROLANDwww.rolanddg.com.br

(11) 3500-2600

[email protected]

** Solução em Impressoras, recortadoras, tintas

• METALNOXwww.metalnox.com.br

(47) 2107-4959

[email protected]

** Solução têxtil, equipamentos, calandras

• SAi(11) 2951-6228

[email protected]

** Software

• AJORS(41) 4063-7140

[email protected]

** Sistemas de Gestão Empresarial

• GRAND PLOTTERSwww.grandplotters.com.br

(15) 3034-0002

[email protected]

** Especializados em vendas de plotters e painéis de led.

• EFIRua Cincinato Braga, 340 - 14 andar - São Paulo SP

(11) 2199-0100

www.metrics.com.br/www.efi .com

[email protected]

** Impressoras uV industriais

• WAY COLORR: Prates, 878 Bom Retiro - São Paulo/SP

(11) 3337-6120

www.waycolor.com.br

** Distribuidora de produtos e equipamentos para comunicação visual

• CAPITAL TECHR: SCRN, 716 Bl. B - Lj 422Asa Norte Brasília/DF

(61) 3447-6420

[email protected]

www.capitaltech.com.br

** Distribuidor hP e soluçõesem TI

• GRÁFICA MALIRESwww.malires.com.br

(41) 3346-6498

[email protected]

** Soluções gráfi cas.

• CONECTADOS ASSESSoRiADE iMpRENSAwww.conectadosassessoria.com

(41) 3503-7177(41) 9611-7729

[email protected]

** Criação de conteúdo nas redes sociais e assessoriade imprensa

• PAOLOMAloRgioStUDiowww.paolomalorgio.com

[email protected]

(41) 9659-1567

50 D e z e m b r o 2 0 1 4 • r E V i S TA G F

Page 51: GF Dezembro Ed 98
Page 52: GF Dezembro Ed 98