Gimp2

20
GIMP (GNU IMAGE MANIPULATION PROGRAM) PROGRAMA DE MANIPULAÇÃO DE IMAGEM

description

Esta oficina é para todos que querem aprender a manipular estar ferramenta livre

Transcript of Gimp2

Page 1: Gimp2

GIMP(GNU IMAGE MANIPULATION PROGRAM)

PROGRAMA DE MANIPULAÇÃO DE IMAGEM

Page 2: Gimp2

O QUE É GIMP?

Projeto com o objetivo de criar um sistema operacional

totalmente livre, que qualquer pessoa tem direito de usar.

É um programa para criação e edição de imagens. É um software livre que não requer licença para instalá-lo e pode ser distribuído gratuitamente.

A sigla GIMP significa GNU Image Manipulation Program. Ele é integrante oficial do Projeto GNU.

O GIMP possui os recursos para seremutilizados na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.

Page 3: Gimp2

RASTER E VETORES

As imagens raster (ou bitmap) são baseadas no fato de que cada pixel da tela recebe uma cor, e juntos, esses pixels, formam um desenho.

Imagens vetoriais são desenhos geométricos, obtidos através de uma fórmula matemática. Existem diversos modelos matemáticos. A resolução de um desenho vetorial é limitada unicamente pelo dispositivo de saída, permitindo ampliação ilimitada sem perda de qualidade. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos.

RESUMINDO

•Desenho vetorial, se baseia em vetores matemáticos;

•Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;

Page 4: Gimp2

RASTER VETOR

Page 5: Gimp2

CONHECENDO O GIMP E SUAS FERRAMENTAS

Para abrir o Editor de Imagens GIMP o caminho é o seguinte: Menu Aplicativos > Gráficos > Editor de Imagens Gimp.

A Interface Gŕafica do GIMP é única. Ao abri-lo você verá três janelas:

Page 6: Gimp2

BARRA DE FERRAMENTAS

SELEÇÃO

SELEÇÃO ELÍPTICA

SELEÇÃO LIVRE

SELEÇÃO CONTÍGUA

SELEÇÃO POR COR

SELEÇÃO C/ TESOURA

SELEÇÃO DE FRENTE

VETORES

SELEÇÃO DE CORES

ZOOM

MEDIDAS

MOVER

ALINHAM.

CORTE

ROTACIONAR

REDIMENSIONAR

INCLINAR PREENC.ESPELHAR LÁPIS BORRACHA TINTARESTAUR. DESFOCAR

SUB/SUPEREXPOSIÇÃO

PERSPECT. TEXTO MISTURA PINCEL AEROGRÁFO CLONAGEMCLONAGEM EM PERSP.

BORRAR

Page 7: Gimp2

BARRA DE MENUS

Essa barra já é bastante conhecida, pois encontramos ela em vários programas que já estamos acostumados a utilizar. Os mesmos menus disponíveis nessa barra podem ser acessados através do botão direito do mouse. Para isso, basta clicar sobre a imagem e escolher a opção desejada.

Arquivo – Nesse menu você encontrará dentre muitas opções, as principais são: criar um arquivo em branco, abrir um arquivo existente e salvar.

Editar – Como padrão esse menu traz opções de desfazer ou refazer alguma ação, copiar e colar.

Page 8: Gimp2

São usadas para se trabalhar partes de uma imagem individualmente, não afetando outras partes da mesma. Fazendo uma analogia, camadas são como folhas de papel transparentes, colocadas umas sobre as outras, onde cada folha de papel representa uma camada.

Podemos então, mover, criar efeitos, redimensionar, alterar matiz/saturação enfim, alterar como quisermos cada parte de uma imagem que esteja em uma determinada camada, sem alterar o resto da imagem/desenho.

CAMADAS

Page 9: Gimp2

Adicionando Camadas:Para adicionar uma nova camada à imagem que você está trabalhando, vá à Barra de Menus > Camada > Nova Camada;

Ou utilize o atalho CTRL + SHIFT + N.

TRABALHANDO COM CAMADAS

Page 10: Gimp2

Explicando cada um dos campos:Nome da Camada: É o nome que você dará à camada criada. É importante que você identifique cada camada pela sua função específica na imagem. Por exemplo, se você estiver retocando uma foto, você poderia criar camadas chamadas “Camada de Brilho”, “Camada de Cor”, etc.Largura e Altura: Aqui você define qual a largura e a altura da camada criada. Por padrão, as novas camadas têm o mesmo tamanho da imagem que está sendo trabalhada.Tipo de preenchimento de Camada: A nova camada pode ser preenchida de 4 maneiras diferentes: com a cor de frente, com a cor de fundo, em branco ou com transparência(a nova camada fica invisível).

COMO TRABALHAR COM CAMADAS

Page 11: Gimp2

Após ajustar as configurações da nova camada, clique em OK. A imagem atual será coberta pela camada criada – note que se a nova camada for transparente, você não conseguirá vê-la. Para visualizar e gerenciar as camadas criadas existe o diálogo “Camadas”. Para abri-lo, vá à Barra de Menus: Janelas > Diálogos de Encaixe > Camadas.

TRABALHANDO COM CAMADAS

Page 12: Gimp2

Será criada a seguinte janela:Nela você verá todas as camadas existentes naquela imagem com nomes e posições. No exemplo há 3 camadas: A camada Texto,; a camada 1° plano, disposta abaixo da camada Texto ; e, por último, a camada Fundo, que se encontra abaixo de todas as outras.Na parte superior, encontramos as seguintes opções:

CAMADAS

Page 13: Gimp2

Modo: é a maneira como a camada será aplicada à imagem. Opacidade: permite ajustar o nível de transparência da camada. Quanto menor o nível de opacidade, mais transparente a camada ficará.Na parte inferior há alguns botões auxiliares. Eles são atalhos para opções que são encontradas no Menu Camadas, como Criar nova Camada, Subir Camada, Abaixar Camada, etc.

OPACIDADE

Page 14: Gimp2

Para ilustrar os conceitos de camadas, mudaremos a cor dos olhos de uma pessoa

Trabalharemos sobre a seguinte imagem:

ATIVIDADE

ANTES DEPOIS

Page 15: Gimp2

Antes de tudo, vamos abrir a imagem no Gimp. Vá à Barra de Menus > Arquivos > Abrir (ou Ctrl+O) e escolha o arquivo da imagem.

ABRINDO UM ARQUIVO

Page 16: Gimp2

Em seguida, escolha a ferramenta Seleção Elíptica

Após clicar na Seleção Elíptica, selecione com o mouse a região que mudará de cor na figura – no caso, a íris:

SELEÇÃO ELÍPTICA

Page 17: Gimp2

Abra o diálogo de camadas. Vá até a barra de Menus > Janelas > Diálogos de Encaixe > Camadas ou pelo atalho Ctrl+L. Após selecionar a região que deseja modificar a cor, use Ctrl+C para copiar a área selecionada e depois use Ctrl+V para colar a região copiada anteriormente. Note que, ao colar a região, é criada no Diálogo de Camadas uma nova camada chamada Seleção Flutuante. Essa é uma camada temporária criada toda vez que você cola um objeto sobre a imagem.

DIÁLOGOS DE ENCAIXE

Page 18: Gimp2

Para torná-la permanente, basta ir na Barra de

Menus > Camada > Nova Camada. Após fazer isso, ela será fixada e receberá o nome de “camada colada”.Clique com o botão direito do mouse sobre essa camada e selecione a opção Editar atributos da Camada. Mude seu nome para: Nova Cor.

Note que, ao lado de cada camada do Diálogo de Camadas, há um pequeno olho. Esse olho indica quais são as camadas visíveis naquele momento. No nosso exemplo, todas as camadas estão visíveis. Clique sobre o olho ao lado da camada Fundo para que esta se torne invisível e você possa visualizar apenas o conteúdo da camada Nova Cor.

CORES DE CAMADAS

Page 19: Gimp2

Para mudar a cor do olho primeiro, certifique-se de que a camada Nova Cor está selecionada no Diálogo de Camadas. Isso fará com que as alterações feitas surtam efeito apenas sobre essa camada, deixando intacta a camada Fundo. Em seguida, vá na Barra de Menus > Cores > Equilíbrio de Cores.

Para mudar a cor, basta ajustar os valores das cores na aba “Ajustar níveis de Cor”. Para obter o resultado final que foi mostrado

EQUILÍBRIO DE CORES

Page 20: Gimp2

Obrigado pela atenção e até a

Próxima Oficina!