GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para...

20
II EXPOGNV PERÚ Capital espanhola comemora o sucesso da conferência De 24 a 26 de setembro deste ano, a cidade peruana de Lima celebrará dois grandes encontros internacionais simultâneos: a I Cumbre Latinoamericana de GNV e a ExpoGNV Perú. Convocado pela Câmara Peruana do GNV e com a Organização do NGV Communications Group. SUDESTE EM FOCO GNV 2009 MADRID Durante três dias, protagonistas da indústria mostraram ao mundo os produtos desenvolvidos e àqueles que marcarão tendência. O evento contou também com conferências e mesas redondas, onde reconhecidos especialistas, empresários e autoridades analisaram o mercado e deram as pautas do rumo que este segmento tomará no restante de 2009 e nos próximos anos. Publicação mensal do gás veicular do Brasil Junho de 2009 Ano IX Nº 99 Rio de Janeiro / República do Brasil ® ® [email protected] www.ngvgroup.com INMETRO - Portaria nº 155/2009 O presidente do Inmetro, João Jornada, aprovou no início do mês de junho a norma que tem como objetivo criar um padrão, no âmbito do Mercosul, para os equipamentos, códigos e procedimentos dos veículos automotores que utilizam gás natural veicular, como combustível. LEGISLAÇÃO Evolução e crescimento Os executivos das empresas do setor mostram que a região continua em franca expansão, falam de seus projetos e de suas expectativas para o segundo semestre de 2009.

Transcript of GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para...

Page 1: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

II EXPOGNV PERÚ

Capital espanhola comemorao sucesso da conferência

De 24 a 26 de setembro deste ano, a cidade peruana de Lima celebrará dois grandes encontros internacionais simultâneos: a I CumbreLatinoamericana de GNV e a ExpoGNV Perú.Convocado pela Câmara Peruana do GNV e coma Organização do NGV Communications Group.

SUDESTE EM FOCOGNV 2009 MADRID

Durante três dias, protagonistas da indústria mostraram ao mundo os produtos desenvolvidos eàqueles que marcarão tendência. O evento contou também com conferências e mesas redondas,onde reconhecidos especialistas, empresários e autoridades analisaram o mercado e deram aspautas do rumo que este segmento tomará no restante de 2009 e nos próximos anos.

Publicação mensal do gás veicular do Brasil

Junho de 2009

Ano IX Nº 99Rio de Janeiro / República do Brasil

®

®

[email protected]

INMETRO - Portaria nº 155/2009O presidente do Inmetro, João Jornada, aprovou noinício do mês de junho a norma que tem comoobjetivo criar um padrão, no âmbito do Mercosul,para os equipamentos, códigos e procedimentos dosveículos automotores que utilizam gás natural veicular, como combustível.

LEGISLAÇÃO

Evolução e crescimentoOs executivos das empresas do setor mostramque a região continua em franca expansão, falamde seus projetos e de suas expectativas para o segundo semestre de 2009.

Page 2: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 20092

a quarta-feira 17, aconteceu aprimeira jornada de seminários emesas redondas, convocada pelaAssociação Européia do Gás

Natural Veicular (NGVA Europe), nomarco da GNV 2009 Madrid. Em formasimultânea, se desenvolveu uma exibiçãode produtos e serviços, que se estendeuaté o dia 19 de junho.

O encarregado em inaugurar oficialmenteo evento, através do simbólico corte defita, foi Antonio de Guindos Jurado,Coordenador Geral da Área de MeioAmbiente da Prefeitura de Madrid. Emsuas palavras, o funcionário destacouinteresses e os logros ecológicos da capital espanhola: “Fomos capazes dereduzir os níveis de contaminação e desituar as emissões de contaminação veicular de C02 em Madrid a 50 porcento da média espanhola”.

Mesmo assim, destacou que só no correspondente a frota municipal, já existemais de 1.900 veículos circulando comtecnologias alternativas, desde a propulsãoelétrica, os híbridos, o bioetanol até o gásnatural e ressaltou que este último foi umdos combustíveis que mais se destacouem Madrid, nesse contexto. “Bastaressaltar que, por exigências municipaistoda a frota de caminhões de lixo dacidade – que são mais de 400 unidades -funciona a GNV.

“Esta linha de ação é a que tem levandonosso prefeito a assumir o compromissopara que em 2011, toda a frota municipale das empresas que prestam serviços paraa comunidade se mobilizem com combustíveis alternativos”, concluiuAntonio de Guindos Jurado.

Richard Kolodziej, presidente da IANGV(Associação Internacional do Gás Veicular)em suas palavras de boas-vindas, enfatizou:“Em 2003 havia 2,8 milhões de veículos aGNV, em 2007 eram 7 milhões e hoje jásão 10 milhões que circulam em todo omundo”. Para este crescimento consideroufundamental o impulso dos países asiáticos,especialmente nos últimos anos.

Em seu discurso mencionou quatrofatores chave para o desenvolvimentodesta indústria: a preocupação dos governos e dos usuários pela contaminação do ar, o impacto damudança climática, o deslocamento dopetróleo para outras fontes de energiaseguras no abastecimento e a necessidadede reduzir custos. Por último, Kolodziejremarcou a importância de orientar açõesde comunicação e marketing desde ascâmaras vinculadas ao GNV para os distintos governos e entidades comoNações Unidas para seguir promovendoeste segmento.

Em representação ao principal patrocinador da mostra, Joseph MoragasFreixas, diretor de negócios minoritário

N

Protagonistas e atores da indústria participam das conferências e mesas redondas

do Grupo Gas Natural, disse que suaempresa foi incentivadora e suporte dodesenvolvimento do GNV não só naEspanha, como também na Argentina,Colômbia, Brasil e Itália. De fato, estesúltimos países reúnem 45 por cento domercado mundial do gás veicular.

Também ressaltou que este carburanteforma parte do programa madrilenho deAr Limpo, que impulsiona a cidade comocandidata a sede dos Jogos Olímpicos de2016. Neste sentido, comentou que “naEspanha já existem 2.000 veículos e 42postos de abastecimento que atendem asfrotas públicas de veículos pesados, ônibuse caminhões”. Mesmo assim, destacou que“em Madrid, Barcelona e Valência já circulam táxis a gás e que cerca de 10cidades do país vão dispor de postos deabastecimento para táxis, veículos comerciais e particulares”.

Outro dois oradores da jornada, PeterBoisen (presidente da NGVA Europe)destacou a crescente oferta de veículos aGNV, diretamente de fábrica. “Quasetodas as montadoras da Europa oferecemestas unidades. Além disso, a investigaçãoe desenvolvimento deste segmentoseguem em marcha”, disse.

Presença ativa no 2º dia daConferência Internacional

Na quinta-feira 18, teve lugar o segundodia de seminários e mesas redondas convocado pela Associação Européia doGás Natural Veicular (NGVA Europe), quese desenvolveu no marco da GNV 2009Madrid. Em forma simultânea, uma mostrade produtos e serviços completa a agendado evento.

Na segunda sessão de Conferências foramabordados temas relevantes para o

mercado, como o rol das distribuidoras degás e o GNV. Sobre esta base, foi abordado especialmente o desenvolvimento e potencialidade do mercado ibérico e a possibilidade da Itáliacrescer perante a crise.

Para a primeira dessas dissertações, oorador foi Jaume Miró, Responsável peloDesenvolvimento de Gás Natural Veicularna Espanha do Grupo Natural. Para exporsobre o mercado italiano, o encarregadofoi Flavio Mariani, Comercial BusinessGNV da ENI & Power.

Outra conferência destacada do dia girouem torno dos veículos de passageiros: oGNV e suas vantagens no atual mercadoautomotor. Sobre este assunto expuseramsuas apreciações Carlos Nieto, Chefe deProduto Veículos Industriais Leves daMercedes Benz; Carlos de Luis Díaz,Chefe de Produto da Volkswagen Espanha;Margarita Rodríguez, Chefe de Produto eJosé Valdeolivas, de Vendas Especiais da

Fiat Group- Automobiles Spain.

Começa o balanço

Os organizadores da mostra receberam asprimeiras conclusões sobre o evento.Neste sentido, Enrique García-Poggio,diretor GNV do Grupo Gas Natural,Principal Patrocinador da GNV 2009Madrid, agradeceu tanto aos expositorescomo conferencistas por sua presençaativa no encontro.

Mesmo assim, transmitiu seu reconhecimento as autoridades daPrefeitura de Madrid pela representatividade internacional e a altaqualidade e nível do evento. “Queremosdestacar, assim, o compromisso e profissionalismo do NGVCommunications Group na organizaçãodo encontro”, acrescentou.

De 17 a 19 de junho, foi realizada a GNV 2009 Madrid. Com o lema "Por uma mobilidade limpa e sustentável" os representantes mundiais, protagonistas do setor e especialistas analisaram os assuntos que regem a atualidade do segmento, assim como os desafios e aspectos que marcarãoo futuro do metano, o biogás e o hidrogênio no transporte.

Cobertura especial da exposição e conferências

A Espanha recebe a nata do gás natural veicularno evento mais importante da indústria

Os visitantes puderam assistir uma exibição de produtos e serviços do setor

Continua na página 4

Page 3: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.
Page 4: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 20094

Antes de concluir seu discurso, García-Poggio reiterou as palavras deAntonio de Guindos, Coordenador Geralda Área de Meio Ambiente da Prefeiturade Madrid, ao declarar inaugurada amostra: "...Apesar das dificuldades atuais,seguimos trabalhando conjuntamente com as administrações e empresas destacadas; podemos olhar para o futurocom otimismo".

Crise e oportunidade

Peter Boisen, presidente da NGVAEurope, se referiu a atualidade da indústriaautomotriz, os preços do petróleo e suarelação com o mercado de GNV no atualcontexto da crise, sendo ainda otimistasobre o futuro.

“A indústria automotriz se viu seriamenteprejudicada durante estes últimos 9 mesesde recessão. Até o momento em 2009–no que faz a algumas empresas- as vendas de veículos pesados foram reduzidas em60 % com respeito ao anoanterior. É evidente que em uma recessãotão grave, a tendência é ser mais prudentena hora de incidir em gastos”.

“O preço do petróleo está em constantealta –agora encontra-se entre 70 e 75dólares o barril- é um significado muitobom, que demonstra que a confiança estáretornando. Por tanto, temos boas expectativas, acreditamos que o setormelhorará e tudo indica que a situação senormalizará antes do final do ano. Do

indústria terá excelentes níveis de atividade. Não só os fornecedores comotambém outros tipos de organismos queapóiam o segmento do GNV, como é ocaso dos organizadores deste encontro,NGV Communications Group, sofreramas consequências desta recessão, pelo queestamos muito agradecidos por seurespaldo e acreditamos que verãorecompensados os esforço e trabalhosrealizados”, concluiu.”

mesmo modo, é razoavel sustentar que acrise financeira dos últimos 9 meses é amais grave recessão que a Europa experimentou desde a década de 30”,enfatizou.

Mesmo assim, agradeceu a todos osfornecedores de componentes e tecnologia que aderiram a esta exposiçãocom sua presença em um mercado pordesenvolver-se. “Estamos seguros que a

Continuação da página 2

Modelo de carro que utiliza biogás como combustível

[email protected]

Executivos da indústriamostram suas opiniões

MAIOR ENCONTRO DA AMÉRICA LATINA

I Cumbre Latino Americana deGNV e combustíveis alternativos

De 24 a 26 de setembro, no JockeyPlaza ConventionCenter, em Lima –Peru, acontecerá omaior evento de gás

veicular da América Latina, a II ExpoGNV Perú 2009.Convocado pela Câmara Peruana do GNV,organizada pela NGV Communications Group ecom a participação dos principais protagonistas dosetor, personalidades locais, regionais e internacionais.

COMPRESSORES E DISPENSERS EXPORTAM SEUS PRODUTOS E SUAS TECNOLOGIAS

Setor continua otimista e apostando no cenário desafiador com bastante entusiasmo. Ementrevista ao jornal, os protagonistas das empresas de compressores e dispensers falam do atualmomento do segmento, seus projetos, suas expectativas e atuação no mercado internacional.

GNV 2009 MADRID

Faltam 3 meses Os principais atores da indústria do metano se reunirão naConferência Internacional, convocada pela NGVA Europe. Osprincipais temas relacionados com a atualidade deste combustível,como as suas projeções e tendências, serão analisados por especialistas.O encontro é na capital da Espanha, de 17 a 19 de junho.

Publicação mensal do gás veicular do Brasil

Março de 2009

Ano VIII Nº 96Rio de Janeiro / República do Brasil

®

®

[email protected]

[email protected]

ESPALDARAZO DEL AYUNTAMIENTO DE MADRID

Abril de 2009

Año XX Nº 240 // Buenos Aires // República Argentina

[email protected] // www.prensavehicular.com

Ayuntamiento se fomenta el uso del GNC en eltransporte y se prepara para recibir a la industria internacional del gas vehicular del 17al 19 de junio. "Hacia una movilidad limpia ysostenible" reza el lema del encuentro.

Ana Botella, concejala de MedioAmbiente de la Ciudad deMadrid, brindó su respaldo a laConferencia Internacional y

Exhibición GNV 2009 Madrid. Desde elwww.kioshicompresion.com.ar [email protected]

CAMPAÑA

Una firma cilindrera eligió el transporte público para resaltar laconveniencia económica de andar agas natural. En las partes traseras ylunetas de varios colectivos sepuede apreciar esta campaña dedifusión (ver foto principal). Hasta elcierre de esta edición eran diezunidades de la línea 100, seis de la 22y otras seis de la 37 las que desplegaban el mensaje pro GNC.Una valiosa estrategia publicitariaque beneficiará a toda la industria.

II EXPOGNV PERÚ

Juntamentecon la IIExpoGNVPerú, la ICumbre Latinoamericana de GNV sedesarrollará en Lima del 24 al 26 deseptiembre de 2009, bajo la organización de Prensa VehicularPerú. El encuentro internacional contará con la presencia de referentes locales y regionales delsector, así como con las máximasautoridades de cada país.

REPUNTANN LASS CONVERSIONESS ENN TODOO ELL PAÍSS YY SEE ABREE UNN PANORAMAA ALENTADOR

Persuadida por el ahorro, lapoblación se vuelca al GNCEl Ente Regulador del Gas informó que el mes pasado se registraron más de 4.700 conversiones, casi un20 por ciento más que en el mismo período de 2008, cuando 3.980 conductores habían elegido pasarseal GNC. Al mismo tiempo, Bolivia redujo el precio del gas que compra nuestro país de 7,8 a 4,6 u$s, ygarantizó un abastecimiento de 7 millones de metros cúbicos diarios. Por otra parte, en las estacionesde servicio, los precios de los carburantes líquidos volvieron a experimentar aumentos, esta vez dealrededor del 5 por ciento. En el interior, los valores son aun más altos. Mientras tanto, el gas vehicularse mantiene estable en todos los surtidores y es, comparativamente, cada vez más conveniente.

Também naversão online!

Page 5: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.
Page 6: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 20096

A continuação, as reflexões dos representes de algumas empresas que participaram da mostra:

Franco Zanarini, CEO da Safe CNGTechnology

“Valeu a pena vir.Ampliamos nossa gamade produtos com a incorporação de Cirrus Compresseurs eisso fará com que nossa participação nomercado se amplie. Perante tudo, souotimista porque em um momento de criseé quando se vê se uma empresa sobrevivirá e a Espanha me demonstrouque a nossa sim o fará”.

Juan José Fornaso, gerente de vendas daGalileo

"Estamos vendendomuito bem nossos produtos na Espanha. Contamos com umescritório de representação que vemoperando ativamente neste mercado. Issonos respaldou com uma forte presença namostra e estamos satisfeitos com o evento e sua organização."

Sob o lema “Para uma mobilidade limpa e sustentável”, de 17 a 19 de junho teve lugar estaexposição internacional de produtos e serviços vinculados a indústria do GNV e do biogás.

José Aspromonte, presidente da Aspro

"Estas mostras são sempre interesantes paramedir a evolução daindústria e das idéais do setor. Uma empresa líder deve estar presente.Nosso novo equipamento - estaçãointegral de abastecimento de GNV estáorientado a uma demanda mais amplae moderna e atrai a atenção de distintosvisitantes da Europa e Ásia.A concorrência refletiu a natureza de ummercado que está començando e que,além disso, não escapa a crise econômicageral”.

Attilio Aldini, gerentede Vendas de EmerGroup – Valtek

“Minhas expectativasforam crescendo com opassar das horas. Conhecíamos aslimitações, porém nos interessava estarpresentes em um novo país para o GNV epoder aproveitar este tipo deoportunidade. Se bem que hoje asmaiores alternativas se dão para os que sededicam a infra-estrutura de carga do

Os expositores opinam

sistema, nosso segmento está semeandopara colher frutos em um futuro próximo”.

Carlo Evi, diretor daTomasetto Achille -TA

"É necessário promovera recomposição docrédito para as empresas. Estas devem obter o imprescindível financiamento que permitaadquirir os insumos capazes de revitalizara oferta. A mostra foi uma instância paraexpor nossos produtos e instalar a marcae imagem da TA no mundo".

Gabriele Gozzi, diretor daIdromeccanica

“Estou contente.Obtivemos bons contatos que nos ampliam o horizonte de venda. Estar na Espanha foi um investimento quetrará frutos e foi um acerto ter estadoaqui presente. Devemos por o acento naqualidade dos assistentes perantes suaquantidade.”

[email protected]

Italy

NGV is promoted

by OEMs in all

media

GNV2009 Madrid

NGVA Europe

Conference is

coming up

Volume 8 #2

Number 87

April 2009

Germany car tax

NGVs have

the edgeThe new CO2 tax reduces

significantly the tax burden on NGV

[email protected]

Volume IV Number 26 April 2009

Thailand

Experiences in CNGprogrammes

China

An outlook from theNGV industry

China and South-EastAsian markets

Também naversão online!

Page 7: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Sponsors

AuspiciaSupported by

ConvocaHosted by:

OrganizaOrganized by:

24 al 26 de Septiembre, 2009 September 24-26, 2009Jockey Plaza Convention Center Lima, Perú / Peru

I Cumbre Latinoamericana de GNV y Combustibles Alternativos

I Latin American Summit of NGV and Alternative Fuels

[email protected]

Page 8: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 20098

Brett Jarman

Escrevo este artigo após chegarao fim de uma semana muitoprodutiva em Madrid, onde nossaafiliada NGVA Europe finalizou

sua conferência e exposição, GNV 2009Madrid. Entre todos os eventos da GNVMadrid, nós aproveitamos este encontroda indústria para levar adiante as reuniõesdo Comitê Executivo, do Conselho e doComitê Técnico da IANGV.

Foi particularmente importante para mim,dado que foram os primeiros encontrosdeste tipo desde que assumi o posto deDiretor Executivo da IANVG no início dopresente ano. Além de discutir os temasadministrativos usuais nestas reuniões,passamos algum tempo considerando asmudanças possíveis que permitam que aIANGV ofereça um melhor serviço a nossos membros e a indústria em suatotalidade. Os elementos chaves destasmodificações estão centrados em nossaestrutura e no oferecimento dos serviços.

Grupos temáticos

Enquanto algumas destas mudanças aindatêm que ser finalizadas, uma das iniciativassobre a que já estivemos trabalhando éum portal exclusivo para membros denossa entidade que servirá para diversospropósitos. Uma de suas funções

específicas será a criação de “Grupostemáticos” (Issues Groups, em inglês) quefornecerão aos membros uma via paracolaborar e debater temas de importânciaatual. Algumas das ferramentas queestarão disponíveis são painéis de discussão e acesso a bibliotecas de documentos relevantes aos assuntostratados por cada grupo.

Exemplos dos asuntos que serão abordados incluem normas que estejamem desenvolvimento ou em correção;questões sobre a qualidade do combustível gasoso; intercâmbio de diálogo sobre marketing e muito mais.

Nosso objetivo com estes grupos é proporcionar uma forma de mantermosatualizados sobre o pulso da indústria eao mesmo tempo oferecer aos membrosuma participação ativa nos assuntos pertinentes a Associação sem ter queesperar pelas Assembléias ou ReuniõesTécnicas usuais, que ocorrem no máximoduas vezes ao ano e normalmente emlugares que nem sempre são de fácil acesso para os membros.

Esta é uma tarefa de suma prioridade paranós e será implementada assim que tenhamos a infra-estrutura da páginaonline arrumada para ele.

Benefícios dos membros

Os membros que participarem ativamentee freqüentemente no site receberão benefícios especiais. Se você já é membroda IANGV, esteja atento ao seu correioeletrônico para receber prontamente osdetalhes deste sistema e as formas de participar dele. Se ainda não é membro,este é o momento ideal para tomar seulugar entre os líderes da indústria.

Afiliar-se é simples. Pode fazê-lo diretamente conosco (veja nosso sitewww.iangv.org) ou através de nossas afiliadas, ANGVA (www.angva.org), NGVAEurope (www.ngvaeurope.eu),NGVAmerica (www.ngvamerica.org), NGVSystem Italia (www.ngvsystem.it), ou aAliança Canadense de GNV (www.cngva.org).

A participação nos Grupos temáticos ésomente um dos muitos benefíciosdisponíveis para os membros. Entre osmais destacados se encontra a entrada aodiretório empresarial online da IANGV,descontos em nossas publicações e eventos, publicidade com preços reduzidos,e os benefícios adquiridos graças a nossastarefas de lobby no nível da ONU.

Todos os caminhos levam aRoma em 2010

Rick Kolodziej (presidente daIANGV) e eu, além de visitarMadrid, também percorremosRoma para um tour de inspeçãopara a NGV 2010, que acontecerá lá em 8de junho do próximo ano. Nossosanfitriões para a visita foram a empresa deserviços públicos de gás Eni e ClaudioKohan, Editor do NGV CommunicationsGroup, e organizador da NGV 2010.

Não só se trataram temas logísticos comoa sede para a exposição, os hotéis, otransporte, entre outros, mas tambémnos dedicamos largamente a desenvolvero assunto e o conteúdo do programa deconferências. Todos nós chegamos a conclusão de que a indústria evoluiu consideravelmente nos últimos anos, masque as conferências do segmento nãoseguiram o mesmo desenvolvimento. ANGV 2010 solucionará isto.

Algo diferente

Enquanto nossas conferências têm sidomuito exitosas em gerar interesse nosveículos a gás natural, nem sempre estamos tendo o mesmo êxito em criaruma demanda conforme para eles. Os argumentos usuais de diversificação daenergia e os benefícios meio ambientais,ainda que importantes e úteis para gerarinteresse, são bem conhecidos dentro daindústria, mas não resultam diretamenteem veículos a GNV nas ruas.

Por isto, a NGV 2010 se concentrará emincluir informação pragmática para permitir aos participantes da indústriaapresentar adequadamente e atrativamente suas soluções de forma talque os veículos metanizados sejam oferecidos como uma opção convincentee irresistível, sem importar o lugar nomundo que sejam colocados em funcionamento. Atualmente, estamos nosaproximando dos mais exitosos vendedores e lobistas da indústria paraque participem nas conferências, e prometemos um programa que inspiraráas partes interessadas em todos os níveis.

Itália – o lugar correto nomomento adequado

Enquanto uma visita a Roma fala por si só,o mercado italiano de GNV oferece umaimagem do que é possível para qualquermercado no mundo. O segmento do gás natural veicular teve um extraordinário êxito em paísescomo Paquistão, Irã, Argentina e Brasil, especialmente em número de veículos convertidos como de postos de abastecimento deste energético.

Sem dúvida, este sucesso é difícil deduplicar na mesma escala, especialmentesem políticas governamentais radicais paraapoiar a mudança da matriz energética.

Por outro lado, o Mercado italiano temum sentimento do “balanço” que poderá

facilmente duplicar-se em quase qualquerpaís no mundo que tenha desejos de triunfar neste segmento. Apesar, o que sepode discutir é que a Itália tem mais de60 anos de experiência e vanguarda emmuitos mercados, foi só nos últimos dezanos que o setor de gás natural realmentecresceu em ritmo acelerado, particularmente no número de postos deabastecimeno. Este país conta na atualidade com uma invejável seleção deveículos a GNV diretamente de fábrica,uma extensa rede de abastecimento destecombustível com uma planificaçãoestratégica para seu crescimento, e umapróspera indústria da metanizaçãoesforçando-se em aumentar o número deautomóveis “verdes” nas ruas locais.

Recuperar o investimento

Por esta razão, estimulo os membros daindústria a vir a Itália e aprender suaexperiência local, com suas listas deautomóveis metanizados de fábrica e seus‘elos perdidos’ para alcançar um programaperfeito de gás natural veicular.

Estamos montando uma coleção deprimeira categoria sobre exemplos das‘melhores práticas’ do setor, para quevocê possa vir e aprender.

Já foram vendidos setenta por cento doespaço da exposição, e estou seguro deque teremos que ocupar mais espaço naexcelente Feira de Roma para acomodartodos os possíveis expositores.

Mesmo sendo uma conferência mais cara do que o usual, por sua localização e pela data de realização,posso prometer uma recuperação doinvestimento sem comparação. Todos os visitantes da NGV 2010 irãocom a segurança de que a indústria doGNV é um raio de sol em um mundo queestá vivendo sob uma nuvem econômicacinzenta.

Mudanças futuras para a IANGV

E

Brett Jarman Diretor Executivo da IANGV

[email protected]

BALANCE CON CIFRAS DEL AÑO 2008

www.kioshicompresion.com.ar www.kioshicompresion.com.ar

Año II Nº 8 - Bogotá // Colombia - Enero de 2009

PERSPECTIVAS

Durante el transcurso del año pasado semetanizaron 45.580 vehículos. Al 31 de diciembre, el total de unidades que circulaban a GNV en la Colombia era de 280.638.

Se construyeron alrededor de 90 gasocentros, y a fin de año se contabilizaban más de 460instalaciones y unos 400 talleres de conversión, mientras que 57 ciudades alcanzaron el acceso al energético gaseoso.

Para 2009En esta edición organismos oficiales y empresas del sector consultadas por PVCtrazan las perspectivas y los desafíos que regirán a laindustria del metano en el corriente año. El Ministerio de Minas yEnergía, en representación deun Estado comprometido con el sector, proyecta aplicar distintos marcos regulatoriosdentro del Programa deMasificación de GNV paraimpulsar las conversiones. El gobierno aspira a metanizar160 mil nuevos rodados para el2010. En tanto, Gazel impulsaráel desarrollo de prototipos deunidades a GNV para el transporte de pasajeros. Por su parte, DeltaGas estima que será imperiosala consolidación de una robusta red de expendio de gas para garantizar el abastecimiento.

EL PANORAMA LATINOAMERICANO ANTICIPA UN GRAN DESARROLLO PARA EL GNV

Informe sobre el mercado regionalEl consumo de metano continúa expandiéndose en el continente, en donde se registran distintos incrementos en el nivel de conversiones, acompañado también por un aumento en la cantidad de estaciones de servicio habilitadas que permiten suministrar el energético en cada vezmás puntos de la región. Alrededor de cuatro millones de vehículos circulan propulsados con gas natural.

[email protected]

ESPAÑA ALBERGARÁ UNA NUEVA CUMBRE MUNDIAL DEL GAS VEHICULAR

�Febrero de 2009

Año II Nº 16Lima // República de Perú

[email protected] // www.ngvgroup.com

La Conferencia Internacional y Exhibición GNV 2009 Madrid se realizará del miércoles 17al viernes 19 de junio de 2009 en el Pabellón 1de la Feria de Madrid. El evento, convocado porla asociación europea, reunirá a protagonistas y

EXPOGNV PERÚ

Cumbre LatinoamericanaDel 24 al 26 de septiembre serealizarán dos eventos simultáneos: la I CumbreLatinoamericana de GNV yCombustibles Alternativos, que proclamará la“Declaración Lima 2009”; y la II ExpoGNV Perú, quealbergará a 60 expositores ymás de 5.000 visitantes de laregión y el mundo. La exposición dispondrá de5,000 m2 cubiertos para stands, 3,000 m2 de área externa y espacios para conferencias y servicios. Se desarrollarán cursos especiales abiertos al público y se ofrecerán exclusivos sistemas de financiación para unidades a 0 km a gas.Se llevarán a cabo conversiones de vehículos ante el público, y se realizarántours técnico a modernas plantas de operación de gasoductos móviles o de gas natural por trailer.

expertos del viejo continente y del mundo paraabordar los temas más actuales y necesariosque hacen al desarrollo del gas natural, el biogas y el hidrógeno en el transporte. El lemaserá “Hacia una movilidad limpia y sostenible”.

EL CRECIMIENTO DEL MERCADO TENDRÁ ESTE AÑO EJES MUY DEFINIDOS

Más crédito, nuevos gasocentros y rodados cero kilómetro a GNVSe otorgarían entre 60 y 80 millones de nuevos soles en créditos, que serán entregados por las 13 entidadesfinancieras participantes. Para este año se espera que el total de vehículos que circule con gas natural lleguea las 100 mil unidades y el número de estaciones a 100. Para alcanzar estas cifras, se estima que la entrada almercado de rodados cero kilómetro a GNV y con garantía del distribuidor será de gran ayuda. Estas medidasacompañan el crecimiento del parque automotor metanizado e impulsan aun más su expansión.

24 al 26 de Septiembre, 2009

www.expognvperu.com

24 al 26 de Septiembre, 2009

www.expognvperu.com

Também naversão online!

Rick Kolodziej, presidente da IANGV

Page 9: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

9Junho 2009

e 17 a 19 de junho aconteceu aGNV 2009 Madrid, com o lema“Para uma mobilidade limpa esustentável”.

Os mais importantes fatos e fotos podemser consultados no site oficial:www.gnv2009madrid.com

Na página estão disponíveis as conclusõesde seus protagonistas (expositores, sponsor principal e membros das câmarasda indústria do metano). Além disso, aConferência Internacional convocada pelaNGVA Europe ofereceu um completo epreciso panorama do setor e contribuiucom ferramentas para a tomada dedecisões. Este valioso material, cedidopelos próprios oradores, pode ser consultado na seção: Apresentações dosoradores e também no site da associaçãoeuropéia.

Junto com isto, uma Galeria de fotos doevento reflete o que foi a exposição -formada por 50 expositores-, o tour técnico que se realizou na véspera doencontro e alguns momentos salientes dasconferências e mesas redondas.

Para reviver este encontro ou saber oque ocorreu lá, não deixe de visitar o siteatualizado:www.gnv2009madrid.com

D

Fotos, conclusões e papers da GNV 2009 Madrid

Page 10: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Gerente Comercial da GasNatural São Paulo Sul, MiguelMarcelo Napolitano

Junho 200910

iguel Marcelo Napolitano,Gerente Comercial da GasNatural São Paulo Sul é quemesclarece alguns tópicos

importantes do trabalho que a empresarealiza no tocante ao gás natural veiculare o meio ambiente.

Atuando desde 2002, como primeiroposto de distribuição de GNV na cidadede Salto (SP), a São Paulo Sul, faz parte doGrupo Gas Natural, e apóia ações quefavoreçam o uso do GNV. Temos a previsão de lançar no segundo semestrede 2009, junto com a CEG, que tambémpertence ao mesmo grupo, uma novacampanha de incentivo ao uso do gás natural em automóveis.

Com relação ao consumo do metano, entrejaneiro a junho de 2009, como ano anterior,pode se dizer que houve uma redução emfunção ao aumento do custo do gás natural, decorrente da alta do petróleo nomercado internacional, com forte impactono mercado doméstico, o que diminuiu acompetitividade do GNV frente ao álcool.Com a redução da tarifa de GNV, a partir

de junho de 2009, a previsão é que o setorvolte a aquecer e haja aumento.Miguel informou que a já são atendidos28 postos com o carburante nas cidadesde Sorocaba (14); Itu ( 2); Salto (1); PortoFeliz ( 1); Boituva (1); Araçariguama (1);Laranjal Paulista ( 1); Mairinque ( 1); SãoRoque (2); Tatuí (2); Votorantim (1) eCesário Lange (1). A expectativa é de

abastecer mais quatro até o final do ano.No que diz respeito à responsabilidadesocial, e meio ambiente, o executivo informou que já existem vários tipos detrabalhos desenvolvidos. O mais recente éo Projeto Tom Natural, que durante todoo ano de 2009, será promovido dentro dalei de incentivo à cultura Rouanet, doMinistério da Cultura, com o apoio daSecretaria da Cultura e da Prefeitura deSorocaba (SP). O programa compreendemúsica instrumental para todos os gostos,sempre privilegiando os artistas da regiãode Sorocaba - área de atuação da empresa. Tudo gratuito e para todos.

Outros projetos como: Reciclagem depapéis jornais e canoplas – parceria firmada com ONG Catares, integrante doprojeto de reciclagem da Prefeitura deSorocaba, para a reciclagem dos papéis ejornais em desuso pelos profissionais daempresa e das canoplas inutilizadas demedidores.Reciclagem de pilhas e bateriasde celular - ponto de coleta de lixoeletrônico em parceria com a ONG Iviso(Instituto Viver de Sorocaba), a empresadestinou, somente durante o ano de 2008,46 Kg entre pilhas e baterias de celularem desuso para reciclagem, evitando osdanos ao meio ambiente e à saúde provocados pelo descarte desse materialna natureza.

Empresa Amiga Solidária - A Gas NaturalSPS foi reconhecida, pelo terceiro anoconsecutivo, em 2009, como “EmpresaAmiga Solidária” pelo auxílio prestado àinstituição de utilidade pública Lar EscolaMonteiro Lobato, em Sorocaba, para aeducação e a formação sócio-cultural decrianças e adolescentes carentes. Doaçãode computadores - Anualmente, a GasNatural SPS realiza a doação de microcomputadores resultantes da renovação de seu parque tecnológico aentidades sociais e órgãos públicos.

Em 2009, a empresa doou nove máquinasà Secretaria da Cultura de Sorocaba, paraencaminhamento à Biblioteca InfantilMunicipal, ao Museu Histórico

Sorocabano, Museu Ferroviário e projetoMais Cultura, desenvolvido junto a crianças e adolescentes da periferia deSorocaba. Campanha do agasalho - participação anual na Campanha doAgasalho do Fundo Social deSolidariedade do Governo do Estado deSão Paulo. Em 2009, a Gas Natural SPSdoará, sozinha, 500 cobertores, além deincentivar a participação de seus funcionários e de toda a população, pormeio da divulgação da campanha nas contas-faturas de gás natural, outdoors erádio. Doação de brinquedos em LaranjalPaulista, Porto Feliz, Boituva e Tatuí - Emparceria com as indústrias de brinquedosclientes Cotiplás, Super Toys e Sid-Nyl e oapoio das Prefeituras de Laranjal Paulista,Porto Feliz, Boituva e Tatuí, em outubrode 2008, a Gas Natural SPS promoveu aentrega de 400 brinquedos às criançascarentes atendidas por diferentes instituições filantrópicas dessas cidades.

A empresa deverá repetir a ação em2009. Doação de cestas de Natal - anualmente, a Gas Natural SPS entregacestas básicas ao Fundo Social deSolidariedade Boituva para a Campanhade Natal. Esses alimentos são destinados afamílias de bairros carentes da cidade.

E Cantata de Natal - Patrocínio, por meioda Lei Rouanet, da Cantata de Natal, umespetáculo de música, teatro e dança realizado pela Secretaria da Cultura deSorocaba no mês de dezembro de cadaano e promovido pelas crianças e adolescentes integrantes de projetossócio-culturais da Prefeitura.

Napolitano completou informando queem Sorocaba (SP), desde 2006, aPrefeitura Municipal e o Governo doEstado de São Paulo mantem um projetopiloto de utilização de gás natural nosônibus do transporte coletivo urbano.A iniciativa, conta com o apoio da GasNatural SPS, consiste na utilização de trêscoletivos zero quilômetro, com motoresoriginalmente a gás natural, e outros trêsconvertidos do diesel para o GNV.

M

Apoiando e icentivando o uso do metano

Preservação, conservação e respeito ao meio ambientemostram o diferencial do Grupo Gas Natural comcompromisso e responsabilidade na prestação de serviçosPresente na região Sul do Estado de São Paulo, em cerca de 53.000 km² a São Paulo Sul atende 93 municípios e abastece com o gás natural, 17cidades do estado paulistano entre Sorocaba e Registro. Atualmente é a terceira maior distribuidora do país em número de clientes e em infra-estru-tura de distribuição de gás natural, operando acima de 1,2 mil km de redes.

Page 11: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

11Junho 2009

Page 12: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

II ExpoGNV 2009 e I CumbreLatinoamericana surge no momento em que o mercadoperuano do metano mostra seu

potencial e desenvolvimento, convocandotoda cadeia produtiva do gás natural a participar deste grande encontro.

Com uma área total de 5.000m², osestandes ocuparão 2.500m², que justificama participação de 60 expositores de todosos cantos do mundo. Cerca 3.000m² deárea externa serão ocupados pelas conferências, inscrições e serviços. A previsão é que aproximadamente 5.000pessoas percorram os espaços entre ostrês dias do encontro.

Entre os vários temas abordados duranteo evento, se destacam: análises sobre as conversões de transporte pesado, emissões de gases poluentes, volume devenda de gás natural, utilização dos gasodutos móveis, novidades das montadoras, normas e regulamentaçõesde GNV, potencial dos combustíveis alternativos, biometano, hidrogênio, GNL,híbridos e as últimas tendências.

Cerca de 60 expositores emais de 5.000 visitantes detodo os cinco continentesvisitarão Lima.

Simultaneamente, acontecerá a I CumbreLatino americana de GNV e CombustíveisAlternativos. As conclusões e os objetivosque marcarão o caminho a seguir farãoparte da “Declaração Lima 2009”, que setornará um documento de consulta

obrigatória para políticos, empresários eespecialistas. Ambas convocatórias acontecerão em um renovado centro deexposições (o Jockey Plaza ConventionCenter), considerado o mais importanteda capital peruana. Com uma infra-estrutura moderna e versátil, o prédio se localiza junto ao Hipódromo deMonterrico, no distrito de Santiago deSurco, estado de Lima.

A Cumbre mundial do metano oferecerávariadas conferências e mesas redondas,com a participação de importantes especialistas e técnicos do setor, queservirão de plataforma para a tomada dedecisões e o aproveitamento das novasoportunidades de negócio.

Entre os temas a abordar, serão apresentados informes do desenvolvimento da indústria por país.Neste sentido, serão reveladas as análisessobre o volume de venda de gás natural eas conversões do transporte pesado, alémde conhecer novidades na utilização degasodutos móveis. Os discursos passarãotambém pelas inovações em matéria deprodutos e serviços, que poderão ser vistas nos estandes das empresas presentes na exposição.

As últimas tendências do mercado doGNC serão comentadas através de umarevisão exaustiva sobre as normas e regulamentos referentes ao gás veicular.Os assuntos se completam com a abordagem de outros combustíveis alternativos como o biometano, ohidrogênio, o GNL e o desenvolvimentodos veículos híbridos.

A

De 24 a 26 de setembro, a capital peruana oferecerá a possibilidade aos visitantes de conhecer os produtos e serviços demais de 60 expositores. Ao mesmo tempo, especialistas e empresários brindarão um completo panorama sobre o setor eapresentarão ferramentas para contribuir para o crescimento do negócio. O evento é convocado pela Câmara Peruana de GásNatural Veicular e conta com a organização do NGV Communications Group.

transformação do veículo em uma unidadea GNC. O programa do evento tambéminclui a possibilidade de realizar um exclusivo tour técnico pelas instalações demodernas plantas de gasodutos móveisem plena operação. Os visitantes terão benefícios, tais comoofertas exclusivas e financiamento paraveículos 0 km a gás. Também, haverá conferências e cursos especiais abertos aopúblico que estiver presente ao JockeyPlaza Convention Center.

O Peru é um dos países latino-americanoscom maior impulso e crescimento nodesenvolvimento do GNC. Também setrata da maior reserva natural de gás natural de todo o continente americano. As autoridades nacionais e governosmunicipais já deram mostras de seu interesse neste negócio, não somentemediante o compromisso político, mastambém nos planos de ação, ao incorporarestímulos e ofertas de créditos, entre outras medidas.

No Peru se encontra amaior reserva de gás natural do continente americano.

A Câmara Peruana de Gás NaturalVeicular (CPGNV) informou que já foramconvertidas mais de 65.000 unidades e aprevisão é de que para o fim de 2009 onúmero supere 90 mil unidades. Tambémserão inauguradas oficinas de conversão epostos de abastecimento.

Participe deste marco na história do gásnatural na América do Sul, visite o site doevento em www.expognvperu.com e marque sua presença. Para mais informações: [email protected].

Indústria presente

As idéias e reflexões discutidas nas conversas terão também sua manifestaçãoprática: os visitantes poderão ver o negócio em cada uma de suas etapas.

Por exemplo, serão realizadas conversõesde veículos na frente do público. Assim,poderão ser observados não só como osespecialistas trabalham com osequipamentos, mas também quais são osmétodos que utilizam para a preparação e

II ExpoGNV Perú e I Cumbre Latino americana de GNV

Lima convoca o mundo para o maior eventoda indústria do metano na América Latina

O Jockey Plaza será a sede do encontro

Junho 200912

Page 13: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

La soluzione attualeper un trasporto miglioreToday's solution

for sustainable transportation

12a Conferenza ed Esposizione Mondiale dell’AssociazioneInternazionale dei Veicoli a Gas Naturale - IANGV12th World IANGV Conference and Exhibition

Dal 8 al 10 giugno 2010June 8-10, 2010Nuova Fiera di Roma New Rome FairPadiglioni 9, 10 e area esterna Pavilions 9, 10 and outdoor areaRoma, Italia Rome, Italy

[email protected]

Un evento diAn event of

Sponsor PrincipaleMain Sponsor

Ospitato da Hosted by

Organizzato da Organized by

Page 14: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 200914

conversor de combustível édesenvolvido pela Exsto, empresaque iniciou suas atividades emjunho de 2001 e está instalada no

pólo tecnológico de Santa Rita doSapucaí, município conhecido como Valeda Eletrônica no estado de Minas Gerais,a região é reconhecida pela constanteevolução tecnológica e grande sucessoempreendedor.

A Exsto Tecnologia conta hoje com trêslinhas de atuação no mercado, LinhaEducacional/Desenvolvimento, Linha deTreinamentos e a Linha Automativa, ajunção de todas elas se transforma noGrupo Exsto.

Existem dois formatos do Ecoflex Auto: oconversor bicombustível e o tricombustível. O primeiro possibilita queum automóvel a gasolina também possacircular com álcool. Já o tricombustívelpermite que um veículo a gasolina funcione com álcool e ainda com o GNV.

O conversor bicombustível foi lançadoem julho de 2008 e o tricombustível

deverá chegar ao mercado ainda este ano. Para que o automóvel possa ter o conversor Ecoflex Auto instalado, énecessário que possua direção hidráulica."Parte significativa de nossa frota poderiautilizar conversores", afirma o engenheiroe diretor administrativo da empresa,César Alckmin.

Segundo Alckmin, ao usar outros combustíveis que não sejam a gasolina,

como o álcool e o GNV, além de economizar, diminui o nível de poluição naatmosfera. "O álcool reduz em até 30% aemissão de gases tóxicos. Com o gás veicular a diminuição é de 70%", informa oengenheiro.

O conversor bicombustível custa cerca deR$ 250 e quem adquirir o produto cobreos gastos em apenas três meses, porconta da economia de combustível.

O

Empresa tem oito anos de presença no mercado

Conversor de combustível paraveículos com direção hidráulicaPermitir o uso de mais de um tipo de combustível, possibilitar a economia e ajudar na preservação do meioambiente são conceitos relacionados ao desenvolvimento do Ecoflex Auto, um dispositivo que adapta um veículopara o uso de dois a três tipos de combustíveis.

Modelo do conversor bicombustível da exsto

o início do mês, o Inmetropublicou a portaria 50/2009,que padroniza equipamentos,códigos e procedimentos

para abastecimento de veículos comGNV nos países do Mercosul.

A portaria estabelece também as entidades responsáveis pela fiscalização,inspeção e habilitação do veículo emcada um dos países signatários.

A legislação vinha sendo discutidapelos países do bloco desde 2006. “A medida vai facilitar o trânsito deturistas e até o transporte de cargaentre os países”, afirma R. Fernandes,presidente da ALGNV e coordenadordo Comitê de GNV do IBP.

N

GNV padrão noMercosul

Serviço Público Federal

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO

Portaria nº 50, de 18 de fevereiro de 2009

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E

QUALIDADE INDUSTRIAL - INMETRO, no uso de suas atribuições, conferidas no § 3º do artigo 4º

da Lei n.º 5.966, de 11 de dezembro de 1973, no inciso I do artigo 3º da Lei n.º 9.933, de 20 de

dezembro de 1999, e no inciso V do artigo 18 da Estrutura Regimental da Autarquia, aprovada pelo

Decreto n° 6.275, de 28 de novembro de 2007;

Considerando a alínea f do subitem 4.2 do Termo de Referência do Sistema Brasileiro de

Avaliação da Conformidade, aprovado pela Resolução Conmetro n.º 04, de 02 de dezembro de 2002,

que atribui ao Inmetro a competência para estabelecer as diretrizes e critérios para a atividade de

avaliação da conformidade;

Considerando a importância de harmonizar, no âmbito do Mercosul, os requisitos técnicos

essenciais de segurança dos veículos automotores que utilizam Gás Natural Veicular – GNV, como

combustível, nos Estados Partes dos quais não são originários;

Considerando a necessidade de propiciar, ao consumidor dos países do Mercosul, a

implementação adequada dos esquemas de controle dos veículos que utilizam GNV como

combustível; Considerando os compromissos assumidos pela República Federativa do Brasil como signatária

do Tratado de Assunção e do Protocolo de Ouro Preto, de internalizar os requisitos técnicos contidos

no Esquema Único de Controle da Utilização de Gás Natural como Combustível Veicular no

Mercosul, estabelecidos pelo Mercado Comum, resolve baixar as seguintes disposições:

Artigo 1º Aprovar o Regulamento Técnico da Qualidade para o Esquema Único de Controle da

Utilização de Gás Natural como Combustível Veicular no Mercosul, disponibilizado no sitio

www.inmetro.gov.br ou no endereço:

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro

Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac

Rua Santa Alexandrina nº 416 – 8º andar – Rio Comprido

20261-232 Rio de Janeiro/RJ

Artigo 2º Determinar que os veículos automotores que utilizam gás natural veicular como

combustível, para entrarem e circularem nos Estados Partes do Mercosul dos quais não são originários,

deverão estar em conformidade com os requisitos estabelecidos no Regulamento ora aprovado.

Artigo 3º Cientificar que a fiscalização do cumprimento das determinações contidas nesta

Portaria no território nacional será realizada pelas autoridades de trânsito competentes.

Artigo 4º Cientificar que a fiscalização do cumprimento das determinações contidas nesta

Portaria nos demais Estados Partes do Mercosul obedecerá às regras estabelecidas nos documentos

legais específicos de cada País.

posto de gás veicular inaugurado em Concórdia, cidade doestado de Santa Catarina, é resultado da parceria entre aCoopercarga e a MIME Distribuidora.

A negociação para trazer o gás natural para a cidade vem há poucomais de um ano e meio. Dagnor Schneider, presidente daCoopercarga, ressalta que não foi realizada nenhuma pesquisa arespeito da demanda inicial. “Nossa intenção é servir a comunidade, oferecendo uma alternativa.

A viabilidade econômica não é critério e deve vir a médio e longoprazo”, destaca Schneider.De acordo com o coordenador do posto, Fernando Zanotti, oobjetivo é comercializar cerca de 100 mil metros cúbicos de gásnatural até o fim do ano. “A demanda deve crescer em poucotempo, pois o consumo do gás gera uma economia de 50% a 60%.Além de aliviar no bolso, o gás é ecológico e estimula a preservação do meio ambiente”, disse Zanotti.

O coordenador acredita que dependendo da quilometragem percorrida pelos motoristas, o investimento pode ser recuperadoem pouco mais de meio ano, somente com a economia no abastecimento. “O rendimento do automóvel que usa gás naturalcomo combustível é praticamente o mesmo do que usa gasolina. É quase impercebível”, afirma.

Fernando diz que na primeira semana de funcionamento foram apli-cados preços promocionais tanto para o gás natural com para agasolina, o álcool e o diesel. No total são 12 bicos para atendimen-tos, sendo dois exclusivos para o gás.

O

GNV chega a Concórdia

Posto de abastecimento oferece gás veicularcomo alternativa de economia e preservação No fim do mês de maio, o Posto da Coopercarga iniciou os abastecimentos com o energético. O serviço é uma opção para comunidade, e oferecevantagens econômicas, por custar menos, além de praticamente eliminar as agressões ao meio ambiente.

Caminhão leva o GNV à cidade catarinense

Page 15: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

m maio passado, Beijing Qifa Exhibition ServicesCo.,Ltd assinou um acordo com a Asian NGVCommunications para coordenar a venda e comercialização no exterior da NGV China 2010.

O evento, também denominado 11th China InternationalNGV and Gas Station Equipment Exhibition andSummit, acontecerá no China National AgriculturalExhibition Center de 13 a 15 de maio de 2010.

Beijing Qifa, organizador do encontro, estima a presençade mais de 260 expositores e milhares de visitantesprovenientes de 20 países do mundo. As empresasexibirão seus equipamentos e últimas tecnologias. A NGVChina 2010 é realizada anualmente desde 2000.

Durante os últimos dez anos, 1.300 empresas expositorase 112.860 visitantes e delegados da conferência vindos daChina e do exterior aderiram a este evento, que é promovido pela Associação de Gás Natural Veicular daÁsia Pacífico (ANGVA) e respaldada pela ComissãoNacional de Desenvolvimento e Reforma, pela ChinaNational Petroleum Corporation, National CleanerOffice, e pela Sinopec.

No próximo ano, a Asian NGV Communications sedesempenhará como agente de vendas e comercializaçãono exterior da NGV China 2010. Os expositores interna-cionais podem reservar diretamente sua participação naexposição e na conferência através da Asian NGVCommunications.

Para reservas e maiores informações:[email protected] Tel. +31 20 420 1076http://www.chinaggsshow.com/newsShow.aspx?nid=43

E

Asian NGV Communications é designada AgenteOficial da NGV China 2010

15Junho 2009

o mês de julho, se completa mais uma etapade nossa trajetória neste mercado promissor, rico em informação, tecnologia ebenefícios naturais.

E mais uma vez estamos aqui para manter estepadrão e transmitir ao setor o que há de mais novo,moderno e importante para nosso dia-a-dia. Uma excelente ferramente para consulta e divulgação de produtos e serviços.

Para festejar este especial, a Folha do GNV publicará esta edição biingue, com tiragem especial,alcançando todos os continentes.

Participe divulgando seus produtos e serviços nojornal mais destacado do gás natural automotivo.Consulte nossa pauta publicitária e seja você também parte dessa história.

Contato: [email protected] de fechamento: 16/07/2009.

N

Especial: A Folhado GNV completa100 edições

Madrid se transforma na capital do GNVMadrid becomes the capital of the natural NGV

REGIÃO SUL

Crescimento e destaque As distribuidoras do sul do país falam de suas metas,expectativas e seus projetos para a expansão desuas redes.

TODOS OS PROTAGONISTAS DO SETOR ESTARÃO NA EXPOSIÇÃOALL THE PROTAGONISTS OF THE SEGMENT WILL ATTEND THE EXHIBITION

A NGVA Europe e o NGV Communications Group recebe os atores da indústria do gás veicular,biogás e hidrogênio, sob a ordem de conduzir o planeta para uma mobilidade limpa e sustentável.NGVA Europe and NGV Communications Group receive the actors of the NGV, biogas and hydrogen segment, with the purpose of leading the planet to a clean and sustainable mobility.

CAMINHÕES A GNV JÁ RODAM EM CIDADES DO BRASILNGV TRUCKS ALREADY PLY ACROSS THE CITIES OF BRAZIL15 veículos em teste 15 vehicles in test Cerca de 6 cidades brasileiras já contam com veículos urbanos de carga circulando com gás veicularpor ruas e estradas. O projeto conta com apoio de três importantes empresas do setor gasífero.Almost 6 brazilian cities have freight transport vehicles running with natural gas vehicles around their streetsand roads.The project is supported by three important companies of the natural gas industry.

Publicação mensal do gás veicular do Brasil

Maio de 2009

Ano IX Nº 98Rio de Janeiro / República do Brasil

®

®

[email protected]

Page 16: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

Junho 200916

Manutenção dos cilindros garante a segurança do usuário

requalificação consiste em umasérie de testes para detectar apossibilidade dos cilindros continuarem sendo usados por

um período de mais cinco anos, até quenovos testes sejam realizados. Segundoespecialistas, o teste hidrostático duradois dias.

Segundo eles, durante o teste, é injetadauma pressão superior a que o cilindrotrabalha normalmente. Assim, a pressão de200 bar que o cilindro é sujeito quando oconsumidor o enche de gás veicular passaa ser de 300 bar durante o teste. Com isso o cilindro se expande e se essaexpansão for superior a 10%, é reprovado.

Além da expansão, durante a requalificação é verificado a corrosão, desgaste das paredes, situação da rosca eda válvula. Na analise do desgaste, que nãopode ultrapassar 10%, a medição é feitacom o auxílio de um ultra-som. Para passar no teste, o cilindro tambémdeve ter a marcação original.

Na última etapa, o cilindro é jateado paraque a tinta antiga seja retirada e a nova

pintura realizada. Segundo especialistas, acor mundial para indicar que o cilindroarmazena GNV é amarela. Mais de 99%dos cilindros são aprovados nos testes e amaioria dos reprovados até agora foramrejeitados devido a marcações irregularesno corpo do cilindro.

O desgaste seria a segunda causa maisrecorrente. Os cilindros reprovados são entreguescortados aos proprietários, que são informados de que deverão instalar umnovo. Após a requalificação, o cilindro precisa passar pela inspeção de um organismo acreditado pelo Inmetro.

De acordo com Evandro Luis SegalaMartins, engenheiro responsável pelasinspeções na Carseg Inspeções deSegurança Veicular, o consumidor deveficar atento na hora de procurar oserviço. Segundo ele, o usuário deve saberque oficinas mecânicas não estão habilitadas para retirar o cilindro a serrequalificado.

A retirada do cilindro deve ser feita poruma convertedora e a requalificação, por

A

cilindro. Além de retirar o cilindro paraencaminhar a uma requalificadora, arecolocação dele no automóvel após oteste hidrostático também deve ser realizada por uma convertedora.

uma empresa homologada para realizar otrabalho. A requalificadora não precisa necessariamente ser uma convertedora,basta ser homologada para requalificar o

A vida útil é de 20 anos

A importância dos testes em cilindros quearmazenam gás natural veicular O cilindro que armazena o GNV tem prazo de validade. Sua vida útil é de 20 anos, mas a cada- cinco anos, a partir da data de fabricação, devepassar pelo teste hidrostático e assim, ser requalificado para garantir a segurança do usuário. A requalificação é regulamentada pelo Inmetro, e é considerada como de fundamental importância para evitar acidentes como explosão e rompimento do cilindro.

oda a experiência acumulada por NGVCommunications Group na difusão da indústria do metano e na organização de eventos sobre este setor foi capitalizada

também no Brasil. A Folha do GNV nasceu como umsuplemento em português de Prensa Vehicular(Argentina), mas o potencial do novo mercado feznecessário que se transformasse em uma publicaçãoautônoma.

Desde abril de 2001 se publica de forma regular eindependente e oito anos depois, em julho de 2009 aencontra cumprindo 100 edições ininterruptas. Semdúvidas, se trata de um marco que merece ser celebrado.

É por isso que o próximo número será de coleção:uma edição bilíngüe (português e inglês), que serádistribuído gratuitamente nos cinco continentes,através de uma tiragem especial. Na Folha do GNV Nº100, poderá encontrar:

® A informação mais completa e atualizada sobre o mercado local e mundial;® As tendências para este semestre;

® Estadísticas sobre o mercado brasileiro e mundial deGas Natural Veicular;® Avanços tecnológicos;® Virtudes sobre este nobre combustível;® Os mais importantes eventos do momento nomundo do metano como: ExpoGNV Perú (setembro2009); ANGVA 2009 (outubro 2009) e NGV 2010Roma (junho 2010).

Além de sua versão em papel, que chega a uma extensalista de distribuição, no site oficial de nosso grupo editorial (www.ngvgroup.com), é possível fazer o download gratuitamente da última versão eletrônicadesta publicação e também suas edições anteriores.Assim, o leitor conta com informação completa e atualizada sobre o mercado brasileiro e também poderealizar uma análise das mudanças ao longo do tempo,o que a converte em uma valiosa ferramenta de consulta.

Por tudo isto, suas 100 edições são um acontecimentoe um motivo de celebração. Os anunciantes têm aliuma oportunidade única para mostrar a imagem de suaempresa nesta vitrine do mercado brasileiro do GNV,com projeção para o mundo.

T

Celebração com um número especial e bilíngüe

Outro marco do NVG Communications Group:Folha do GNV comemora 100 ediçõesEsta publicação, direcionada ao mercado brasileiro, teve sua primeira aparição em abril de 2001. Desde então, com presença ininterrupta acompanhou o crescimento desta potência latino-americana e mundial do metano. Há alguns anos, além de sua clássica versão em papel, é possível acessar sua edição eletrônica, que é baixada gratuitamente e completa sua chegada a um grande universo. Para celebrar a centena deedições, a revista será distribuída gratuitamente e a todos os continentes. Além disso, seus artigos serão publicados em português e em inglês.Sem dúvidas, para os leitores será um número de coleção. Para os anunciantes, uma oportunidade única para chegar ao Brasil e ao mundo inteiro.

Page 17: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

17www.ngvgroup.com • Acesse o maior portal de GNV do mundo

Acesse a lista completa e detalhadade postos em www.ngvgroup.comAccess the completed and detailedstations list in www.ngvgroup.com

As estatísticas do gás veicular - NGV´s Statistic

GNV - Resumo EstatísticoNacional Principais Indicadores Domestic Statistics of NGV - Main Indicators

Postos: distribuição no litoral atlânticoStations: distribution per state

Fontes consultadas - Fonts••Inmetro •• Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás

•• Assessoria Comunicação da ABEGÁS •• Associação Brasileira de GNV •• Companhias Petrolíferas e

Empresas de Bandeira •• Fornecedores de Cilindros •• The GasVehicles Report •• Prensa Vehicular •• Elaboração própriaAssociação Brasileira das Distribuidoras de Gás Canalizado

Alagoas - 36Arapiraca 2Atalaia 2Maceió 25Maragogi 1Palmeira dos Índios 1Penedo 1Pilar 1Rio Claro 1São Miguel dos Campos 2Amazonas - 1Manaus 1Bahia - 68Alagoinhas 2Camaçari 6Candeias 2Catú 1Feira de Santana 9Itaberaba 1Salvador 42Santo Antônio de Jesus 1Simões Filho 3Valença 1Ceará - 80Aracati 2Canindé 1Caucáia 4Fortaleza 60Horizonte 2Itapajé 1Itapipoca 1Limoeiro do Norte 1Maracanau 3Pacatuba 1Quixada 1Russas 1São Gonçalo do Amarante 1Sobral 1Distrito Federal - 2Brasilia 2Espírito Santo - 30Aracruz 1Cariacica 5Colatina 1Iburaçu 1Linhares 1Serra 7Venda Nova do Imigrante 1Viana 1Vila Velha 6Vitória 6Goiás - 1Goiânia 1Mato Grosso - 5Cuiabá 3Várzea grande 1Rondópolis 1Mato Grosso do Sul - 11Campo Grande 9Três Lagoas 2Minas Gerais - 93Barbacena 2Belo Horizonte 45Betim 3Confins 1Congonhas 2

Contagem 17Juiz de Fora 10Matozinhos 1Pedro Leopoldo 2Ribeirão das Neves 1Santa Luzia 2São Brás do Suacuí 1Sete Lagoas 4Vespasiano 2Paraíba - 42Bayeux 6Cabedelo 5Caldas Brandão 1Campina Grande 4Guarabira 1João Pessoa 19Mamanguape 2Patos 1Remígio 1Santa Rita 2Paraná - 31Campo Largo 1Colombo 1Curitiba 23Londrina 1Parananguá 1São José dos Pinhais 2Pernambuco - 68Abreu e Lima 3Cabo de Santo Agostinho 5Camaragibe 2Caruarú 1Goiana 2Igarassú 4Jaboatão dos Guararapes 11Olinda 4Paulista 4Recife 30Vitória de Santo Antão 2Piauí - 1Teresina 1Rio de Janeiro - 500Arraial do Cabo 1Barra do Piraí 5Barra Mansa 8Belford Roxo 5Cabo Frio 11Campos dos Goytacazes 16Casemiro de Abreu 3Duque de Caxias 30Engº Paulo de Frontin 1Guapimirim 1Itaboraí 16Itaguaí 7Macaé 7Mesquita 2Magé 1Nilópolis 1Niterói 13Nova Iguaçú 18Paracambi 3Petrópolis 8Piraí 1Queimados 1Resende 7Rio das Ostras 3Rio de Janeiro 276São Gonçalo 27São João de Meriti 11São Pedro d'Aldeia 10Seropédica 2Teresópolis 1Volta Redonda 4Rio Grande do Norte - 72

Caico 1Ceará-Mirim 1Currais Novos 1Goianinha 3Itajá 1Macaíba 6Mossoró 8Natal 35Parnamirim 10São Gonçalo do Amarante 6Rio Grande do Sul - 65Bento Gonçalves 1Cachoeirinha 3Canoas 7Caxias do Sul 7Charqueadas 1Eldorado do Sul 1Esteio 2Farroupilhas 2Garibaldi 2Gravataí 3Igrejinha 1Lajeado 1Osório 2Novo Hamburgo 1Pantano Grande 1Passo Fundo 1Pelotas 1Porto Alegre 18Santa Cruz do Sul 2Santa Maria 1São Leopoldo do Sul 2Sapucaia do Sul 3Torres 1Vacaria 1Santa Catarina - 112Araquari 3Araranguá 1Barra Velha 1Biguaçu 2Blumenau 11Braço do Norte 1Brusque 5Chapecó 1Cocal do Sul 1Criciúma 11Florianópolis 7Forquilinha 1Gaspar 2Guaramirim 1Içara 1Indaial 3Itajaí 4Itapema 1Jaguaruna 2Jaraguá do Sul 4Joinvelle 9Lajes 1Morro da Fumaça 1Navegantes 2Orleans 1Palhoça 2Piçarras 1Porto União 1Rio do Sul 1Rio Negrinho 1Sangão 1Santo Amaro da Imperatriz 1São Bento do Sul 1São Francisco do Sul 1São José 16Tijucas 3Timbó 2Tubarão 3Urussanga 1São Paulo - 480Americana 2Araçariguama 1Araçatuba 2Araraquara 3

Araras 1Atibaia 2Barueri 1Baurú 2Boituva 1Botucatu 1Cabreuva 1Caçapava 2Caieiras 2Cajamar 1Campinas 17Cesário Lange 1Cordeirópolis 2Cruzeiro 1Cubatão 2Diadema 7Guaratinguetá 3Guarujá 1Guarulhos 17Hortolândia 2Indaiatuba 3Itaquaquecetuba 1Itatiba 3Itú 3Itupeva 1Jacareí 4Jaguariúna 1Jundiaí 9Laranjal Paulista 1Lençóis Paulista 1Limeira 5Lorena 1Louveira 1Mairinque 1Matão 1Mauá 2Miracatu 1Mogi das Cruzes 6Mogi-Guaçú 2Mogi-Mirim 2Osasco 12Pariquera-Açu 1Paulínea 1Pindamonhangaba 3Piracicaba 4Poá 2Porto Feliz 1Porto Ferreira 1Praia Grande 2Ribeirão Preto 2Rio Claro 4Salto 2Santo André 12Santos 1São Bernardo do Campo 16São Caetano do Sul 6São Carlos 2São José dos Campos 18São Paulo 230São Roque 1São Vicente 1Sorocaba 15Sumaré 2Suzano 3Taboão da Serra 1Taubaté 5Tatuí 2Valinhos 4Várzea Paulista 1Votorantim 1Sergipe - 37Aracajú 23Carmópolis 1Estância 4Itabaiana 1Itaporanga D' Ajuda 1Nossa Senhora da Glória 1Nossa Senhora do Socorro 4Propriá 1São Cristóvão 1

Brasil: cidades com GNVBrasil: Towns with NGV

A coluna Distrib. N° indica a empresa distribuidora de gás a que pertence o abastecimento. 1 Algás - 2 Bahiagás - 3 BR - 4 Cebgás - 5 Ceg - 6 Ceg Rio - 7 Cegás- 8 Comgás - 9 Compagás - 10 Copergás - 11 Gás Brasiliano - 12 Gasmig - 13 Gaspisa -14 Msgás - 15 Mtgás - 16 Pbgás - 17 Potigás 18 São Paulo Sul - 19Scgás - 20 Sergás - 21 Sulgás. Para maior informação sobre este quadro: (21) 2215-0799 / 2232-6798

Postos de Abastecimento - Últimos postos inaugurados / Refueling Stations - Last opened stations

Quantidade de veículos convertidosEstimated converted vehicles

1.596.511 (Março/March)

Quantidade média de conversões mensaisAverage amount of monthly conversions

2.726 (Março/March)

Quantidade de Postos de AbastecimentoAmount of fueling stations

1.735 (Maio/May)

Estados Abastecidos com GNVStates supplied with NGV

20 (Maio/May)

Cidades abastecidas com GNVTowns with NGV280 (Maio/May)

M³ de gás vendidos por mêsCM of gas sold monthly172.400.300 (Maio/May)

Consumo diário por veículoDaily vehicle consumption

3,48 (Maio/May)

Consumo mensal por veículoMonthly vehicle consumption

108,0m³ (Maio/May)

Preço médio nacional do GNVAverage domestic price for NGV

R$ 1,54 (Maio/May)

Preço médio nacional da gasolinaAverage domestic price for Gasoline

R$ 2,65 (Maio/May)

Preço médio nacional do álcoolAverage domestic price for Alcohol

R$ 1,68 (Maio/May)

Preço médio do dieselAverage price for diesel

R$ 2,10 (Maio/May)

N° Bandeira Tipo de Endereço Estado Município Dist. DataPosto operação

Trade Station Adress State County Nª OpenType date

Junho 2009

Economia de R$ 765,00 / mêsSaving of R$ 765,00 / month

GNVNGV

ÁlcoolAlcohol

GasolinaGasoline

Custo por m3 (ou litro) R$/ m3´s cost (or litre) R$ 1.54 1,68 2,65

Gasto por dia (170km) R$/ Cost by day (170km) R$ 25.5 40,80 56,10

Custo por km R$ / Cost by km R$ 0.15 0,24 0,33

Gasto em 25 dias R$/ Cost in 25 days R$ 637,50 1020,00 1402,50

Média de consumo R$/ Average consumption R$ 10 km/m3 7 km/l 8 km/l

Gasto a mais em 25 dias/ Extra cost in 25 days ... 382,50 765,00

VeículoVehicle

Rodando 100Km / Running 100Km Rodando 3000 km / Running 3000 km

Gasolina / Gasoline Álcool / Alcohol GNV / NGVEconomia com GNV / NGV´s saving

Gasolina / Gasoline Álcool / Alcohol

KM R$ KM R$ KM R$ R$ R$

Popular 10 26,50 8.5 19,80 12 12,80 411,00 210,00

Kombi 7.5 35,00 6.5 25,85 9 17,10 537,00 262,50

F000/ C20 5.5 48,00 4.5 37,30 7 22,00 780,00 459,00

S-10/Ranger V6 6 44,00 5 33,60 8 19,25 742,50 430,50

Astra/Santana 8 33,00 7 24,00 10 15,40 528,00 258,00

Auto 6 cil 5 53,00 4 42,00 6 25,60 822,00 492,00

Gasolina 1 litro / R$ 2,65 Álcool 1 litro / R$ 1,68 GNV 1m3 / R$ 1,54

AM 1CE 80DF 2RN 72PB 42PE 68PI 1AL 36SE 37BA 68MG 93ES 30RJ 500SP 480SC 112RS 65PR 31MT 5MS 11GO 1

1.722 BRANCA Dual Estrada do Monteiro s/nº Lt 38 dp PAL 34941 Rio de Janeiro Rio de Janeiro 05 Abr.20091.723 IPIRANGA Dual Av. das Torres, 2.511 - Vl. Palmira Paraná São José dos Pinhais 09 Mai.20091.724 IPIRANGA Dual Av. Cristóvão Colombo, 1.867 - Floresta Rio Grande do Sul Porto Alegre 21 Mai.20091.725 BRANCA Dual Rua Julio Groth Elias, 1011 - Jd. Samambaia Paraná Parananguá 09 Mai.20091.726 BRANCA Dual Av. Chaceler Osvaldo Aranha, 3090 Olaria Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.727 BRANCA Dual Rua Urquiza Leal, 118 Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.728 BRANCA Dual Av. Alcides Fonte, 2.900 Nova Veneza Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.729 BRANCA Dual Av. Rotary, 20 Bairro Atalaia Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.730 BRANCA Dual Av. Tancredo Neves, 3322-A Ponto Novo Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.731 BRANCA Dual Av. Beira Mar, 770 Sergipe Aracajú 20 Mai.20091.732 BRANCA Dual Av. José Raimundo Silveira Souza, 3.996 Sergipe Estância 20 Mai.20091.733 BRANCA Dual Rod. BR 235 Km 04 Sergipe Nossa Senhora do Socorro 20 Mai.20091.734 SHELL Dual Av. Marechal Tito, 1.195 São Paulo São Paulo 08 Mai.20091.735 BRANCA Dual Av. Expedicionário Edmundo Arrabar, n° 2897 Santa Catarina Porto União 19 Mai.2009

TOTAL 1.735

Page 18: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

www.ngvgroup.com • Acesse o maior portal de GNV do mundo Junho 200918

Número de conversões por estado. Março 2009Convertion numbers per state. March 2009

Oficinas de ConversãoConversion workshops

Inst. Registradas (RTQ 33Portaria 102 / 2002) País

Country

GasolinaAditivada(litro) U$S

PremiumGasoline

(litre)

GasolinaComum

(litro) U$S

RegularGasoline

(litre)

Diesel(litro)U$S

Diesel(litre)

GNV(Nm3)U$S

NGV(N.m3)

EconomiaGNV/

Gasolina%

SavingNGV

Gasoline

EconomiaGNV

Diesel %

SavingNGVDiesel

Fonte / Source: The GVR

Fonte / Source: Abegás - www.ibp.org.br

Preços dos combustíveis no mundoWorldwide fuel prices

Frota Nacional de GNV / Domestic NGV Fleet

Conversões anuais / Annual Convertions

Consumo de GNV por RegiãoNGV Consumption per Regio

Fonte / Source: IBP - www.ibp.org.br

Fonte / Source : IBP - www.ibp.org.br

Alagoas 18.386 1.2Amazonas 164 0Bahia 68.697 4.2Ceará 45.725 2.9Distrito Federal 314 0Espírito Santo 37.449 2.7Goiás 497 0Mato Grosso 1.659 0.1Mato Grosso do Sul 6.020 0.4Minas Gerais 63.375 5.3Pará 60 0Paraíba 17.633 1.1Paraná 27.300 1.7Pernambuco 46.091 3.3Piauí 218 0Rio de Janeiro 695.273 40.5Rio Grande do Norte 38.094 2.6Rio Grande do Sul 38.191 2.5Santa Catarina 67.696 3.7Sergipe 20.966 1.2São Paulo 381.701 24.7Cilindros Importados 21.002 1.8TOTAL 1.596.511 100

Alagoas (AL) 6Amazonas (AM) 0Bahia (BA) 27Brasília (DF) 6Ceará (CE) 4Espírito Santo (ES) 12Goiás (GO) 1Mato Grosso ( MT) 4Mato Grosso do Sul (MS) 9Minas Gerais (MG) 24Paraíba (PB) 8Paraná (PR) 14Pernambuco (PE) 14Piauí (PI) 0Rio de Janeiro (RJ) 160Rio Grande do Norte (RN) 10Rio Grande do Sul (RS) 47Santa Catarina (SC) 77São Paulo (SP) 127Sergipe (SE) 6TOTAL 556

EmpresasCompanies

Dezembro-08December-08

Janeiro-09January-09

Fevereiro-09February-09

Março-09March-09

Abril-09April-09

Maio-09May-09

Algás 119,4 109,2 108,7 106,1 104,1 100,1Bahiagás 262,2 241,9 250,9 245,0 238,2 232,3BR-Espírito Santo 132,0 111,1 125,4 109,8 121,3 118,8Cebgás 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0Ceg 2283.5 2027.1 1736.3 2146.4 1942.8 2100.6Ceg Rio 436,2 430,6 364,0 405,5 375,9 395,3Cegás 204,1 205,9 200,0 189,5 185,6 182,2Comgás 1374.5 891.4 1172.3 1077.6 1056.2 967Compagás 87,9 77,2 80,4 82,1 82,7 80,7Copergás 202,4 184,2 184,1 181,6 182,9 187,0Sergás 126,1 118,3 115,7 116,2 111,5 117,6Gás Brasiliano 28,0 24,3 23,8 23,2 22,4 21,0Gasmig 142,4 163,7 149,0 140,9 146,7 138,7Gaspisa 1,8 1,0 1,4 1,2 1,1 1,0Msgás 30,6 31,0 28,0 28,5 27,6 27,2Mtgás 3,7 7,3 10,1 9,7 9,1 8,8Pbgás 123,9 114,8 111,7 109,6 106,7 105,9Potigás 202,0 190,3 184,1 178,4 181,7 174,9São Paulo Sul 66,9 55,5 56,7 58,3 53,7 50,4Scgás 307,0 351,6 363,3 362,9 352,0 344,1Sulgás 159,5 208,4 199,7 209,0 206,9 207,7TOTAL 6294.1 5544.8 5465.6 5781.5 5509.1 5561.3

Vendas de gás automotivo das distribuidoras - Sales of NGV from distributorsÚltimos seis meses (em mil m3/dia) - Last six months ( in thousand m³/day)

Média Nacional de Venda/Posto: 136.821 m³/mês 1.000 m³/diaDomestic Average Sales/Station: 136.821 m³/month 1.000 m³/day

Argentina 0.79 0.62 0.60 0.28 65 53Alemanha 2.20 1.62 2.06 0.87 60 58Armênia 1.23 1.13 1.10 0.42 66 62Áustria 1.42 1.41 1.40 1.13 20 19Bangladesh 0.69 0.65 0.45 0.13 81 71Bélgica 1.79 1.77 1.39 0.66 63 53Bielorrússia 0.97 0.77 0.77 0.38 61 51Bolívia 0.66 0.50 0.22 67 58Bósnia & H. 1.07 0.85 0.98 0.42 61 57Brasil 1.41 1.31 1.05 0.76 46 28Bulgária 1.24 1.16 1.17 0.74 40 37Canadá 0.52 0.40 0.26 50 35Chile 0.71 0.71 0.42 0.27 62 36China 0.79 0.75 0.67 0.46 42 31Colômbia 0.67 0.53 0.34 0.28 58 18Coréia 1.37 1.36 0.55 60 60Croácia 1.13 1.12 1.16 0.46 59 60Egito 0.32 0.16 0.20 0.08 75 60Eslováquia 1.37 1.32 1.45 1.06 23 27Espanha 1.32 1.18 1.22 0.78 41 36Estados Unidos 0.98 1.16 0.51 48 56Filipinas 1.30 1.27 0.32 75 75Finlândia 1.96 1.91 1.61 1.05 46 35França 2.02 1.87 1.57 0.79 61 50Holanda 1.91 1.81 1.40 0.75 61 46Índia 1.21 1.11 0.77 0.39 68 49Indonésia 0.70 0.56 0.78 0.29 59 63Irã 0.14 0.10 0.015 0.019 86Islândia 2.17 2.05 2.08 1.32 39 37Itália 1.90 1.78 1.72 0.87 54 49Japão 1.78 1.68 1.53 0.87 51 43Kirjiquistão 0.77 0.90 0.33 57 63Latvia 1.05 1.09 0.30 71 72Liechtenstein 1.45 1.36 1.48 0.71 51 52Luxemburgo 1.44 1.41 1.16 0.76 47 34Malásia 0.65 0.62 0.62 0.24 63 61México 0.62 0.57 0.45 0.26 58 42Maldova 0.66 0.57 0.24 64 58Noruega 1.97 1.90 1.76 0.60 69 66Nova Zelândia 0.89 0.85 0.55 0.49 45 11Paquistão 2.22 0.79 0.57 74 28Polônia 1.04 1.06 0.99 0.67 36 32Portugal 1.49 1.41 1.35 0.72 52 47Reino Unido 1.33 1.28 1.48 0.91 32 38República Checa 1.59 1.64 0.81 49 51Rússia 1.03 0.89 0.90 0.28 73 69Sérvia & M. 1.26 1.13 0.88 30 22Singapura 1.50 1.34 1.26 0.76 49 40Suécia 1.27 1.28 1.27 0 0Suíça 1.28 1.24 1.46 1.16 9 21Tailândia 0.66 0.63 0.65 0.24 64 63Tajiquistão 0.72 0.59 0.22 61 52Trinidad & Tobago 0.47 0.43 0.24 0.18 62 25Turquia 2.67 2.52 1.98 1.23 54 38Ucrânia 0.58 0.53 0.53 0.25 57 53Uzbequistão 0.69 0.48 0.48 0.15 78 69Venezuela 0.110 0.068 0.002 98 97

Estado / State Total %

Page 19: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.

www.ngvgroup.com • Acesse o maior portal de GNV do mundo 19Junho 2009

Postos por Bandeira - Stations per trademark

Resumo Latino americano - Latin American summary

PaísCountry

Médiamensal devendas em

N/m3

N/m³monthly

salesaverage

Total

VeículoslevesCars-LDVs

ÔnibusBuses

OutrosOther

CaminhõesTrucks Total

UsoPúblicoPublicUse

UsoPartic.PrivateUse

Mang.

Mang. Total PúblicoPublic

PrivadoPrivate

Compress.

ÚltimaAtualização

LastUpdate

Veículos a Gás NaturalNatural Gas Vehicles

Postos de AbastecimentoRefueling Stations

Postos em construção

Stations underconstruction

Estatísticas Mundiais do GNV - Worldwide NGV statistics

(a) O total geral não equivale ao número acumulado de veículos leves+ônibus+caminhões já que alguns países só registram a população veicular a GNV total. Mesmo assim, posto que outros países/fontes deixaram de contabilizar os veículos convertidos em base ao tipo de unidade, o total em cada país pode diferir da soma de leves+ônibus+caminhões. Sem embargo, continuamos publicando as cifras fornecidas com antecedência sobre cada tipo de veículo para oferecer ao leitor um panorama geral de cada mercado. Isto também é aplicável no caso dos postos de abastecimento.

Folha do GNV é uma publicação da NGV CommunicationsGroup, editora e organizadora de feiras e congressos. No Brasil publica além do Guia Brasileiro de GNV, mapas,posters e outros. Na Argentina edita a Prensa Vehicular,Guia Argentino de GNV, mapas, livros e folhetos. Na Europa produz The Gas Vehicles Report e Guia deGNV Europeu. Na Peru edita a Prensa Vehicular Peru.Na Ásia publica Asian NGV Communications.

Registro de marca (Registry of trade marks) nº 1698214 -Registro da propriedade intelectual(Registry of copy -right) nº 223200.Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seusautores, assim como os anúncios publicados são de responsabilidade de suas empresas e agências anunciantes, nãocomprometendo a opnião editorial.Fica proibida a reproduçãototal ou parcial do material que integra essa edição.

300-5 ■ Changchon-Ri ■ Namsan-MyunChuncheon-Si ■ Kangwon-Do ■ 200-911Tel.: (82-33) 260-3419 Fax: (82-33) 260-3419 [email protected]

BrasilAv. Rio Branco, 131 Sala 1.701CEP: 20040-006 Rio de Janeiro - RJTel: + (55 21) [email protected]

Coréia

Peru

Itália

Argentina

Vicolo Gonzaga 1346045 Marmirolo (Mn) ■ ItaliaTel.: +39 0376 [email protected]

Uspallata 7111268 Capital Federal ■ ArgentinaTel: +54 11 43074559/5201/[email protected]

Av. Brasil 3222 Oficina 403A Magdalena del MarCP: Lima [email protected]

PaísesCountries

Cidadescom GNVCities with

NGV

Postos deAbast.Operac.Operat.

Gás vendidopor m3 mensalGas sold m³ monthly

Conversõesveículos

ConversionsVehicles

Argentina 324 1.815 218.956.032 1.763.751Bolivia 6 123 24.784.428 99.657Brasil 280 1.735 172.400.300 1.596.511Colômbia 59 431 45.000.000 291.360Chile 5 15 3.200.000 8.064México 2 3 20.000 3.037Peru 2 69 6.910.698 66.124Trinidad & Tobago 11 13 1.800.000 4.000Venezuela 26 124 8.152.054 4.200Total 715 4.328 481.223.512 3.836.704

1.815

431

1.735

123

124

EmpresaCompany

QuantidadeAmount

EmpresaCompany

QuantidadeAmount

BR 461 Shell 114Ipiranga 206 Repsol 38Texaco 109 Iqara 37Esso 87 Alvo 47Forza 27 Outros 609

Total 1.735

69

Alemanha 77.191 71.910 1.513 3.297 471 10.760.000 804 804 823 Dez.'08Argélia 125 125 3 Out.'04

Argentina 1.763.751 1.763.751 218.956.032 1.815 Abr. '09Armênia 101.352 69.971 9.831 19.626 1.924 23.800.000 214 9 205 8 Mar. '08Austrália 2.453 130 1.263 1.060 146 127 19 130 Mar. '07Áustria 4.041 4.010 25 6 420.000 181 133 48 58 Dez. '08

Bangladesh 180.000 117.229 3.233 8.355 51.183 21.361.029 296 6 290 13 13 Nov. '08Bélgica 300 300 9 4 5 60 Nov. '05

Bielorrússia 5.500 5.500 3.000.000 25 25 Dez. '07Bolívia 99.657 24.784 123 Ago. '08

Bósnia & H. 7 7 3 3 2 Fev. '07Brasil 1.596.511 1.596.511 172.400.300 1.735 60 Mai. '09

Bulgária 60.261 60.000 206 20 35 12.500.000 74 73 1 Dez. '08Burma 22.821 2.902 18.290 4 1.625 37 37 Out. '08Canadá 12.140 9.500 240 2.400 101 85 16 3.745 Dez. '07Chile 8.064 8.055 9 3.200.000 15 15 Dez. '07China 400.000 231.685 112.755 1.100 54.460 1.336 920 416 230 9 Fev. '09

Colômbia 291.360 45.000.000 431 Abr. '09Coréia 20.283 776 19.078 429 43.940.000 130 130 2 13 Abr.'09Croácia 152 151 1 17.000 1 1 Dez. '08Egito 106.212 103.559 1.206 707 740 34.400.000 119 115 4 16 Abr. '09

Emirados A. U. 305 305 2 1 1 Mar. '07Eslováquia 564 228 305 31 750.000 7 5 2 4 Abr. '09Espanha 1.863 213 847 760 43 2.000.000 42 1 41 21 Dez. '08

Estados Unidos 100.000 86.500 11.000 2.500 55.000.000 816 816 4.347 Set. '08Equador 1 1 Fev. '09Filipinas 36 11 25 3 1 2 7 Fev. '06Finlândia 472 350 105 15 2 400.000 13 12 1 6 10 Dez. '08França 12.450 9.500 2.100 850 125 15 110 1.290 Dez. '08Georgia 3.000 3.000 4 4 Dez. '07Grécia 416 416 1 1 Dez. '07Holanda 1.502 1.235 162 105 34 24 10 32 558 Mai. '09Hungria 122 30 92 3 3 Dez. '07Índia 700.000 315.200 12.000 715 372.085 52.000.000 500 181 319 Abr. '09

Indonésia 2.550 1.755 335 210 250 9 9 Dez. '08Irã 1.215.593 1.209.381 6.200 12 764 703 61 1003 Fev. '09

Irlanda 2 2 1 1 1 Out. '08Islândia 122 108 2 12 30.000 2 2 1 Dez. '08Itália 580.000 576.500 2.334 1.166 49.000.000 700 630 70 80 199 Ago. '08Japão 35.720 13.778 1.417 19.312 1.213 327 294 33 674 Set. '08

Kirjiquistão 6.000 6.000 600.000 6 6 Dez. '07Latvia 500 30 10 187 273 4 4 11 Dez. '07

Liechtenstein 101 72 28 1 3 3 Dez. '08Lituânia 17 2 15 8.000 1 1 10 Set. '08

Luxemburgo 179 141 38 60.000 7 4 3 Dez. '08Macedônia 50 7 43 20.000 1 1 Mar. '07Malásia 40.248 40.067 170 11 101 99 2 10 Jan. '09Maldova 5.000 5.000 1.000.000 14 14 Dez. '07México 3.037 3.037 20.000 6 6 22 Out. '05

Montenegro 6 6 1 1 Mar. '06Mozambique 4 4 1 1 Mai. '07

Nigéria 60 60 2 2 Mai. '05Noruega 180 70 110 9 4 5 Dez. '07

Nova Zelândia 283 180 66 37 14 14 Mar. '07Paquistão 2.000.000 1.949.960 40 50.000 2.718 2.718 Abr. '09

Peru 66.124 6.910.698 69 Abr. '09Polônia 1.700 900 300 500 30 29 1 43 Dez. '08Portugal 407 44 334 29 5 1 4 Dez. '08

Reino Unido 294 4 217 73 400.000 33 12 21 115 Dez. '08Rep. Dominicana 1 1 1 Mai. '07República Checa 1.394 1.100 240 14 40 450.000 33 17 16 68 Mai. '09

Rússia 103.000 18.000 8.000 35.000 42.000 26.790.000 226 201 25 12 8 Dez. '08Sérvia & M. 326 320 6 15.000 5 4 1 Abr. '09Singapura 3.609 3.570 30 9 3 3 Abr. '09Suécia 16.900 15.650 850 400 122 92 30 21 Dez. '08Suiça 7.122 6.877 131 54 60 850.000 112 109 3 15 117 Dez. '08

Tailândia 140.038 114.758 9.066 14.541 1.673 305 280 25 72 Fev. '09Taiwan 4 4 1 1 Abr. '05

Tajiquistão 10.600 10.600 4.130.000 53 53 Dez. '07Tanzânia 3 3 Jul. '07

Trinidad & Tobago 3.500 800.000 10 10 Dez. '06Tunez 34 32 2 1 1 Out. '07Turquia 3.056 2.564 492 400.000 9 5 4 1 Jul. '08Ucrânia 120.000 7.000 30.500 29.500 53.000 46.000.000 224 204 20 Dez. '07

Uzbequistão 47.000 47.000 4.250.000 43 43 Dez. '07Vietnã 500 500 1 1 Jan. ´09

Page 20: GNV 2009 MADRID SUDESTE EM FOCO Capital espanhola comemora o … · 2009-07-08 · petróleo para outras fontes de energia seguras no abastecimento e a necessidade de reduzir custos.