Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi...

6
Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014 O Governo do Espírito San- to instituiu o regime de pre- vidência complementar, por meio da Lei Complementar nº 711, publicada no Diário Ofi- cial de 04/09/2013. Além dis- so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo ( PREVES), por meio do Decre- to nº 3395-R, publicado em 26/09/2013. A Fundação tem como finalidade administrar e executar o plano de benefícios de caráter previdenciário. Em função disso, todos os servidores nomeados para cargos efetivos depois de 05/02/2014 tiveram que com- parecer à Fundação para op- tar ou não pela previdência complementar. É importante ressaltar que esses servido- res não terão mais direito à aposentadoria integral, ou seja, ao benefício equivalente a 100% do subsídio do último mês de trabalho durante o período da atividade laboral. O valor máximo a que a apo- sentadoria desses servidores pode chegar é o valor do teto do INSS que, atualmente, é de R$ 4.390,24. É preciso lembrar que continuará havendo o des- conto de 11 % do salário do servidor para o IPAJM, que garantirá a ele o valor de sua aposentadoria. Caso o servi- dor queira receber um valor maior, deverá complemen- tá-lo. Os percentuais de des- conto para complementar a aposentadoria serão infor- mados pela PREVES. Aposentadoria complemen- tar para outros servidores. Os servidores que ingres- saram no serviço público an- tes de 05/02/2014 poderão, mediante livre, prévia e ex- pressa opção, aderir ao regi- me de previdência comple- mentar até o dia 03/08/2014. Eles continuam com a apo- sentadoria integral, apenas optarão por um acréscimo no valor da aposentadoria se assim desejarem. Nesse caso, eles deverão procurar a PREVES, que fica lo- calizada na Avenida Governa- dor Bley, nº 236, Edifício Fabio Ruschi, 10º Andar, Ala Mar, no Centro de Vitória. O telefone de contato é ( 27) 3636-5305. Se o servidor não tiver interesse na opção, deverá obrigatoriamente preen- cher, assinar e encaminhar, até o dia 28 de julho de 2014, o formulário disponibilizado pelo Departamento de Re- cursos Humanos. Havendo dúvidas, o servi- dor deve entrar em contato diretamente com a PREVES. Você sabia? Em 05/02/2014, foi publi- cada a Portaria nº 43 da Su- perintendência Nacional de Previdência Complementar, pela qual foi aprovado o Re- gulamento do Plano de Be- nefícios da PREVES, ficando a Fundação autorizada a agre- gar os servidores públicos do Estado do Espírito Santo ao regime de previdência com- plementar. Governo institui regime de Previdência Complementar

Transcript of Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi...

Page 1: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

O Governo do Espírito San-to instituiu o regime de pre-vidência complementar, por meio da Lei Complementar nº 711, publicada no Diário Ofi-cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES), por meio do Decre-to nº 3395-R, publicado em 26/09/2013. A Fundação tem como finalidade administrar e executar o plano de benefícios de caráter previdenciário.

Em função disso, todos os servidores nomeados para cargos efetivos depois de 05/02/2014 tiveram que com-parecer à Fundação para op-tar ou não pela previdência complementar. É importante ressaltar que esses servido-res não terão mais direito à aposentadoria integral, ou seja, ao benefício equivalente a 100% do subsídio do último

mês de trabalho durante o período da atividade laboral. O valor máximo a que a apo-sentadoria desses servidores pode chegar é o valor do teto do INSS que, atualmente, é de R$ 4.390,24.

É preciso lembrar que continuará havendo o des-conto de 11% do salário do servidor para o IPAJM, que garantirá a ele o valor de sua aposentadoria. Caso o servi-dor queira receber um valor maior, deverá complemen-tá-lo. Os percentuais de des-conto para complementar a aposentadoria serão infor-mados pela PREVES.

Aposentadoria complemen-tar para outros servidores.

Os servidores que ingres-saram no serviço público an-tes de 05/02/2014 poderão, mediante livre, prévia e ex-pressa opção, aderir ao regi-

me de previdência comple-mentar até o dia 03/08/2014. Eles continuam com a apo-sentadoria integral, apenas optarão por um acréscimo no valor da aposentadoria se assim desejarem.

Nesse caso, eles deverão procurar a PREVES, que fica lo-calizada na Avenida Governa-dor Bley, nº 236, Edifício Fabio Ruschi, 10º Andar, Ala Mar, no Centro de Vitória. O telefone de contato é (27) 3636-5305.

Se o servidor não tiver interesse na opção, deverá obrigatoriamente preen-cher, assinar e encaminhar, até o dia 28 de julho de 2014, o formulário disponibilizado pelo Departamento de Re-cursos Humanos.

Havendo dúvidas, o servi-dor deve entrar em contato diretamente com a PREVES.

Você sabia?Em 05/02/2014, foi publi-

cada a Portaria nº 43 da Su-perintendência Nacional de Previdência Complementar, pela qual foi aprovado o Re-gulamento do Plano de Be-nefícios da PREVES, ficando a Fundação autorizada a agre-gar os servidores públicos do Estado do Espírito Santo ao regime de previdência com-plementar.

Governo institui regime de Previdência Complementar

Page 2: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

Relatório Anual de Fruticultura 2013

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Já se encontra disponível, na área restrita do site do Incaper, o Relatório Anual de Fruticultura 2013. Nessa publicação, encontram-se os resultados dos trabalhos de cada um dos 14 Polos de Fru-ticultura do Estado.

Além disso, a publicação apresenta destaques de ações conjuntas da fruti-cultura e avaliação das ati-vidades de 2013; ações de desenvolvimento regional para 2014 em cada Polo de Fruticultura e a síntese dos principais cursos a serem ministrados neste ano.

De acordo com a coorde-nadora de fruticultura do In-caper, Adelaide Santana da Costa, o objetivo do Relató-rio é divulgar para todos os profissionais que atuam de

forma direta ou indireta com a fruticultura no Incaper as ações que estão sendo de-senvolvidas.

“Em 2013, a coordenação de fruticultura passou por uma reestruturação. Devi-do à existência de 14 Po-los de Fruticultura, foram nomeados profissionais responsáveis por cada um deles para que o trabalho fosse feito da melhor for-ma possível. Assim, ocor-reu um fortalecimento do trabalho e as informações passaram a estar mais prontamente disponíveis”, explicou Adelaide.

Ela também disse que os resultados dessa estrutura-ção dos polos podem ser co-nhecidos no Relatório Anual de Fruticultura - 2013.

Coordenadores dos Polos de Fruticultura.

Abacaxi: Ivanildo Schmidt Küster (ELDR de Boa Esperança);

Acerola: Vanderli Miranda (ELDR de Piúma);

Banana: Alciro Lamão Lazzarini (ELDR de Alfredo Chaves);

Cacau: Lucas Calazans Santos (ELDR de Sooretama);

Caju: Marcelino Silva de Melo (ELDR Conceição da Barra);

Coco: Geraldo Mendes da Silva (CRDR Centro Norte);

Goiaba: Dalton Luiz Ribeiro dos Santos (ELDR de Montanha);

Laranja: Marianna Abdalla Prata Guimarães (ELDR de Jerônimo Monteiro);

Manga: Cesar Santos Carvalho (ELDR de Colatina);

Maracujá: João Henrique Trevizani (ELDR de Jaguaré);

Mamão: David dos Santos Martins (DOT/Sede);

Morango: Cintia Aparecida Bremenkamp (ELDR de Santa Maria de Jetibá);

Tangerina: Sebastião Antônio Gomes (CRDR Centro Serrano);

Uva: Maria Elizabete Oliveira Abaurre (CRDR Centro Serrano).

Page 3: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

POR DENTRO DAs uNIDADEs

Por dentro do ELDR de Anchieta

Na área de pesca, desta-cam-se a inclusão social dos catadores de caranguejos e a elaboração do plano de manejo para captura desses crustáceos, em parceria com a Prefeitura. A propósito, a implantação do primeiro pro-jeto de cultivo de mariscos no Estado foi em Anchieta. Tam-bém elaboramos projetos de crédito para modernização da frota pesqueira e para a restruturação física e social da colônia de pesca Z-4.

Realizamos a implantação de uma unidade familiar para beneficiamento e comerciali-zação dos produtos das ati-vidades rurais e pesqueiras. Participamos do projeto que beneficia os pescadores ar-tesanais para reformar suas embarcações, em parceria com a Prefeitura.

O potencial agrícola e pes-queiro de Anchieta é bas-tante aproveitado para o de-senvolvimento de ações da equipe do ELDR de Anchieta. Confira as informações:

Quais os principais tra-balhos desenvolvidos?

Realizamos o atendimento das famílias dos programas Incluir no Campo e Brasil Sem Miséria. Além disso, elabora-mos projetos de barragem para reserva de água na pro-priedade; de adequação am-biental de propriedades ru-rais; de agricultura irrigada; de infraestrutura das comunida-des rurais, em parceria com a Prefeitura; e de adequação da infraestrutura dos grupos or-ganizados, como associações e cooperativas. Executamos os Programas Probores e Re-nova Sul Conilon.

De que maneira o ELDR tem contribuído para o de-senvolvimento rural local?

Nossas ações contribuem para que as comunidades lo-cais tenham seus produtos inseridos no mercado institu-cional. Dessa forma, há opor-tunidade de trabalho nas ati-vidades rurais e pesqueiras, o que possibilita a permanência de jovens e adultos nas comu-nidades de origem. Também incentivamos a organização social em entidades, como associações e sindicatos.

Além disso, participamos efetivamente nos conselhos de desenvolvimento, princi-palmente no Conselho Mu-nicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDER).

Quem é a equipe?Cássio Vinícius de Souza é

engenheiro agrônomo e chefe local. Também integram a equipe o engenheiro de pesca Antônio Carlos Cavalcanti de Souza, o agrônomo Danilo Biancardi Ceccon, o técnico em agropecuária Haroldo Mascarenhas da Silva e o assistente de suporte Francisco de Assis Flores de Barros.

A equipe já foi homena-geada?

Antonio Carlos recebeu a Comenda Municipal São Pedro, pelos relevantes tra-balhos realizados na área de pesca.

Francisco, Cassio, Antônio Carlos, Haroldo e Danilo (da esquerda para a direita) formam a equipe de Anchieta.

Page 4: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

Sementes do Conhecimento realiza entrega em Colatina

a entrega formal foi o ELDR de Colatina. A entrega ocorreu no dia 29/04, na Escola Pro-fessora Luíza Crema, no dis-trito de Baunilha.

De acordo com o chefe do ELDR de Colatina, Euridis Baptista, essa escola funcio-na em regime de alternância, com ensino voltado para o

O projeto Sementes do Co-nhecimento, idealizado pela Biblioteca Rui Tendinha, do Departamento de Comuni-cação e Marketing (DCM) do Incaper, continua no ano de 2014. A partir de agora, as en-tregas serão realizadas pelos escritórios locais.

A primeira unidade a fazer

campo. “A escola congrega mais de 300 alunos das co-munidades rurais no entor-no de Baunilha”, informou Euridis.

Ele também disse que os alunos dessa e de outras três escolas do município, voltadas para a educação no campo, são importantes agentes de mudança nas ati-vidades rurais das proprie-dades de suas famílias.

“Nós, do Incaper, participa-mos como membros do Con-selho Municipal de Educação no Campo e estamos em per-manente contato com esses alunos, proferindo palestras, reuniões e demonstrações de técnicas das diversas ativida-des agrícolas. A entrega dos livros estreitou ainda mais as relações”, disse satisfeito.

BIBLIOTECA RuI TENDINHA

O ELDR de Colatina deu continuidade ao Sementes do Conhecimento

Alimentos que aliviam a enxaquecaQuALIDADE DE VIDA

De acordo com o site Minha Saúde Online, há alguns alimentos que, por serem ricos em ômega 3 ou em ácidos graxos, podem aliviar a enxaqueca, dor de cabeça que atinge cerca de 20% da população. Conheça alguns deles:

- Peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, bacalhau);

- Verduras frescas verdes e feijão, que ajudam o organismo a assegurar a dose adequada de magnésio;

- Gengibre cru, que pode aliviar a náusea e os problemas digestivos; pimentas; azeite de oliva e sardinha, ricos em ácidos graxos;

- Orégano e canela, que ajudam a combater

inflamações, que podem aumentar a dor; granola, rica em triptofano, assim como a banana, maracujá e outros grãos integrais.

Além desses alimentos, não podemos esquecer da importância da ingestão adequada de água ao dia, pois a desidratação desencadeia as crises de enxaqueca.

Page 5: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

Wantuil Cordeiro é o novo chefe do CRDR Extremo Norte

MOVIMENTAÇÃO DE sERVIDOREs

O servidor Wantuil Cordeiro é o novo chefe do CRDR Extremo Norte. Nesta edição do Por dentro do Incaper, ele apresenta um pouco da sua trajetória na Instituição e as perspectivas de gestão para esse regional. Confira:

Quando ingressou no Inca-per e qual a sua formação?

Entrei no Incaper em 12 de maio de 1986. Minha forma-ção é de técnico em agrope-cuária. Também sou bacharel em Administração de Empre-sas e possuo especialização em Gestão do Agronegócio pela UFES e em Gestão Públi-ca Municipal pelo IFES.

Quais os principais trabalhos que assumiu no Incaper?

Assumi a chefia do ELDR de Vila Pavão em 1987 e permaneci até a data em que assumi a chefia do re-gional.

No Incaper, atuei na for-mação e assessoramento das associações de produ-tores familiares e na elabo-ração de projetos de crédi-tos rurais. Também estive na coordenação do Conse-lho Municipal de Desenvol-vimento Rural Sustentável e contribuí para o projeto de formação do centro de co-mercialização de Vila Pavão.

Wantuil afirmou que sua gestão irá priorizar o diálogo aberto e sincero com os servidores do Extremo Norte

Como pretende desempe-nhar sua função de chefe regional?

Minha atuação será pau-tada pelo diálogo aberto e sincero com os colegas ex-tensionistas dentro da éti-ca profissional. Minha atu-ação será direcionada para alcançar melhorias para a agricultura familiar com de-senvolvimento sustentável e implementar parcerias com as instituições afins, como secretarias de agricultura, sindicatos e movimentos de agricultores familiares.

Espero contribuir com a ex-periência adquirida nestes 28 anos de extensão rural e em

consonância com os progra-mas de governo das esferas federal, estadual e municipal e o Planejamento Estratégico do Incaper.

Quais os principais desa-fios desse regional?

O CRDR Extremo Norte é composto por 16 municípios, alguns com grande dimensão territorial, além de aspectos climáticos bem definidos. Nosso desafio é trabalhar, por meio de metodologias participativas, a diversificação agrícola, a organização dos agricultores familiares e a ge-ração de renda, respeitando o tripé da sustentabilidade.

QuALIDADE DE VIDA

Page 6: Governo institui regime de Previdência Complementar · cial de 04/09/2013. Além dis-so, foi criada a Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (PREVES),

Por dentro do Incaper - Ano 2 - Número 47 - 12 de maio de 2014

TALENTOs DO INCAPER

Movimentação de ServidoresConcessão de férias-prêmio:

Raimundo Coelho da Silva (ELDR de Governador Lindenberg).

Nova composição da Comis-são Permanente de Promo-ção por Seleção:

Titulares:Marissol Passos Corrêa

(Presidente);Beatriz de Souza Costa (Re-

11/05: Cassio Vinicius de Souza (ELDR Anchieta)/ Dalton Luis Ribeiro dos Santos (ELDR Montanha).

12/05: Amazildo de Souza Barros (FE Linhares)/ Antonio Sergio Gobbo (ELDR Baixo Guandu).

13/05: Luana Gomes Gobbo Binda (ELDR Itaguaçu).

14/05: Andre Guarçoni Martins (CRDR Centro Serrano)/ Valdir Alves Chanca (FE Monte Líbano).

16/05: Claudionor Francisco da Silva (ELDR Guaçuí).

17/05: Alvim Bedas (CRDR Centro Serrano)/ Raiza Rainha Dorzenoni (CRDR Centro Serrano)/ Rogério Durães de Oliveira (ELDR Vila Pavão).

Aniversariantespresentante do Incaper).

Katarina Ratzke Oliveira (Representante da ASSIN);

Suplentes:Raphaela Effgen Koelher

(Representante do Incaper);Monique Lopes Ribeiro (Re-

presentante do Incaper);Janaina Odhara Oliveira

Paulino (Representante da ASSIN).

Agenda

Data: 14 de maio, às 9 horas.Local: Fazenda Experimental de Pacotuba, em Cachoeiro

de Itapemirim.

13/05: Capacitação de am-bientação de novos servido-res na Esesp.

15 e 16/05: Fórum de In-tegração Pesquisa e Ater, na Fazenda Experimental de

Marilândia.20 e 21/05: Fórum de In-

tegração Pesquisa e Ater, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Venda Nova do Imigrante.

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Maxwel Assis de SouzaDiretor-Técnico: Aureliano Nogueira da CostaChefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim FerrãoAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre / Carla EinsfeldRevisão: Marcos Roberto da CostaDiagramação: Cristiane Silveira / Rafael Teixeira (estagiário) Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Fernando Almeida