Grade Atualizada de BDRC

46
Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Considerando a Del CEE nº 86/2009 e a conseqüente necessidade de adequação dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos superiores de Tecnologia, o Curso superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Banco de Dados e Redes de Computadores foi reestruturado e as estruturas curriculares adequadas propõem a formação em um Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. As mudanças introduzidas levaram em conta as conclusões obtidas após reuniões com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) e do conjunto de coordenadores desses cursos em todas as Unidades do Centro Paula Souza. Além da atualização de conteúdos a serem ministrados, percebeu-se a enorme necessidade de aumentar o tempo de ensino de línguas estrangeiras. As várias reuniões realizadas no Centro Paula Souza possibilitaram a discussão dos conteúdos e da matriz curricular também pelos professores envolvidos com o curso, gerando a matriz curricular agora proposta. Esta construção coletiva foi iniciada com a determinação do perfil de egresso que o mercado de trabalho necessita, e das competências e habilidades que se espera desenvolver nos alunos que realizarem essas graduações. Deste modo, a estruturação agora apresentada para a FATEC de São José dos Campos, também será implementada nas demais FATECs que oferecem as graduações tecnológicas em Banco de Dados e em Redes de Computadores. As discussões levaram à conclusão de que há muitos conteúdos básicos, de natureza comum, e com muitas atividades curriculares coincidentes. Por este motivo, ficou decidido que o ingresso para os dois cursos será feito através de entrada única, otimizando as estruturas pedagógicas da Instituição. Essa prática, que já é adotada em outros cursos e Instituições estaduais, possibilita que o ingressante tenha a oportunidade de mudar a sua pretensão inicial ao longo do período em que desenvolve atividades curriculares comuns, diminuindo a evasão e permitindo que o próprio amadurecimento conduza à escolha final do mesmo. A esse respeito, há pesquisas que demonstram que cerca de 75% das evasões que ocorrem no ensino superior são decorrentes da mudança de curso e não da desistência definitiva de uma formação em nível de graduação.

Transcript of Grade Atualizada de BDRC

Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados eCurso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Considerando a Del CEE nº 86/2009 e a conseqüente necessidade de adequação dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos superiores de Tecnologia, o Curso superior de Tecnologia em Informática com ênfase em Banco de Dados e Redes de Computadores foi reestruturado e as estruturas curriculares adequadas propõem a formação em um Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e em um Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

As mudanças introduzidas levaram em conta as conclusões obtidas após reuniões com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) e do conjunto de coordenadores desses cursos em todas as Unidades do Centro Paula Souza. Além da atualização de conteúdos a serem ministrados, percebeu-se a enorme necessidade de aumentar o tempo de ensino de línguas estrangeiras. As várias reuniões realizadas no Centro Paula Souza possibilitaram a discussão dos conteúdos e da matriz curricular também pelos professores envolvidos com o curso, gerando a matriz curricular agora proposta. Esta construção coletiva foi iniciada com a determinação do perfil de egresso que o mercado de trabalho necessita, e das competências e habilidades que se espera desenvolver nos alunos que realizarem essas graduações.

Deste modo, a estruturação agora apresentada para a FATEC de São José dos Campos, também será implementada nas demais FATECs que oferecem as graduações tecnológicas em Banco de Dados e em Redes de Computadores.

As discussões levaram à conclusão de que há muitos conteúdos básicos, de natureza comum, e com muitas atividades curriculares coincidentes. Por este motivo, ficou decidido que o ingresso para os dois cursos será feito através de entrada única, otimizando as estruturas pedagógicas da Instituição. Essa prática, que já é adotada em outros cursos e Instituições estaduais, possibilita que o ingressante tenha a oportunidade de mudar a sua pretensão inicial ao longo do período em que desenvolve atividades curriculares comuns, diminuindo a evasão e permitindo que o próprio amadurecimento conduza à escolha final do mesmo. A esse respeito, há pesquisas que demonstram que cerca de 75% das evasões que ocorrem no ensino superior são decorrentes da mudança de curso e não da desistência definitiva de uma formação em nível de graduação.

Deste modo, as graduações tecnológicas em Banco de Dados e em Redes de Computadores, terão ingressantes através do concurso vestibular em uma carreira denominada “Informática (Banco de Dados ou Rede de Computadores)”, com 4 semestres de disciplinas comuns. Nos dois últimos semestres ocorrerá a opção pelo Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados, ou pelo Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

A escolha por um dos cursos será realizada de modo a possibilitar o atendimento dos interessados sem nenhum tipo de restrição. Para otimizar o desenvolvimento dos dois cursos e melhorar a integralização, a parte comum dos cursos será realizada em dois períodos, conforme o ingresso do interessado: diurno ou noturno. Entretanto, dado que com o tempo a maior parte dos alunos já se engaja num trabalho da área em que desenvolve sua formação e também para aumentar as possibilidades de estágio, os dois últimos semestres serão oferecidos apenas no período noturno.

Atualização Curricular do Curso

A partir das sugestões dos especialistas que participaram das autorizações dos diferentes cursos de Banco de Dados e de Redes de Computadores da Instituição e da necessidade de atendimento à Deliberação CEE nº 86/2009, o Curso superior de Tecnologia em Informática Banco de Dados e Redes de Computadores foi reestruturado, conforme processo já descrito, para Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

Projeto Pedagógico:

Dados Gerais do Curso: Carga horária total do curso: 2.800 (duas mil e oitocentas horas de atividades) Duração da hora/aula: 50 minutos; Período letivo: semestral, mínimo de 100 dias letivos (20 semanas); Prazo de integralização: mínimo: 3 anos ( 6 semestres),

máximo: 5 anos (10 semestres); Vagas Semestrais: 40 para o turno vespertino; 40 para o noturno; Turno de funcionamento: 2ª a 6ª feira

Vespertino: 13:30h às 15:10h e 15:30h às 17:10hNoturno: 19:15h às 20:55h e 21:10h às 22:50h

Regime de Matrícula: Conjunto de disciplinas; Forma de Acesso: Classificação em Processo Seletivo – Vestibular

É realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação.

Normas Legais: A Composição Curricular do Curso, está regulamentada na Resolução

CNE/CP nº 03/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

A Carga Horária estabelecida para o Curso, na Portaria nº 10, de 28 de julho de 2006, que aprova, em extrato, o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

O Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados e o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, pelo novo Catálogo de Cursos de Tecnologia, pertence ao Eixo Tecnológico da Informação e Comunicação e propõe uma carga horária total de 2.000 horas. A carga horária de 2.400 horas/aula corresponde a um total de 2.000 horas de atividades, mais 40 horas de Atividade Acadêmico-Científico-Cultural, mais 440h de Atividade Autônoma de Projetos, mais 240h de estágio, mais 160h de Atividade Autônoma de Trabalho de Graduação, num total de 2.880 horas, contemplando assim o disposto na legislação.

I – Perfis dos Profissionais

Curso Superior de Tecnologia em Banco de DadosO Tecnólogo em Banco de Dados projeta, implementa e gerencia bases de

dados. A partir de recursos técnicos e ferramentas de programação e supervisão, desenvolve métodos de segurança e integridade, aplicativos de dados, administrando ambientes e planejando estratégias de utilização. É responsável também por manter ativos e em operação os sistemas de dados, zelando pelo sigilo sobre as informações. A administração de contas e a documentação técnica também fazem parte das atividades desse profissional.

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

O Tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho desse profissional. Conhecimentos de instalações elétricas, teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança são requisitos à atuação desse profissional.

II – Objetivos Gerais e Específicos:

Gerais: Conduzir Negociações; Desenvolver Relacionamentos Produtivos; Capacidade de Comunicação e Expressão, inclusive em Língua estrangeira; Gerenciar e Liderar Equipes; Desenvolver o Raciocínio Lógico; Gerar Soluções Inovadoras; Gerir a Organização; Utilizar Linguagens de Programação.

Específicos de Banco de Dados: Modelar soluções para problemas em organizações que fazem uso de Banco de

Dados; Especificar Sistemas de Bancos de Dados, em termos de software e hardware; Desenvolver aplicações que fazem uso de Banco de Dados; Manipular e manter Sistemas de Bancos de Dados por meio da geração de

consultas e relatórios bem como a sua manutenção; Gerenciar e executar a implantação de Sistemas de Bancos de Dados; Avaliar Sistemas Gerenciadores de Banco Dados (SGBD) disponíveis com

objetivo de escolher o mais adequado; Especificar e implementar políticas de segurança e integridade para Sistemas de

Banco de Dados; Desenvolver e/ou utilizar Bancos de Dados Dimensionais; Modelar, desenvolver e implementar soluções de Sistemas de Data warehouse; Modelar, desenvolver e implementar soluções de Mineração de Dados (Data

Mining).

Específicos de Redes: Conceber Soluções Envolvendo Redes de Computadores; Projetar Redes de Computadores (LAN, MAN e WAN); Executar Projetos de Sistemas de Computação em Redes; Acompanhar e Fiscalizar Execução de Projetos de Redes; Gerenciar e Administrar Redes de Computadores; Conceber, Projetar, Executar, Acompanhar e Fiscalizar Sistemas de Cabeamento

Estruturado de Redes; Dimensionar e Especificar Equipamentos de Redes (Hardware e Software); Avaliar Tecnologias de Redes Disponíveis, objetivando a escolha da mais

adequada; Conceber, Projetar, Executar, Acompanhar e Fiscalizar a Manutenção e

Atualização de Redes de Computadores; Implantar e Gerenciar Serviços de Internet;

Desenvolver Aplicativos Cliente/Servidor; Instalar e Configurar Sistemas Operacionais de rede; Implementar Políticas Relativas à Segurança de Dados e Redes.

III. Organização Curricular

Curso Superior de Tecnologia em Banco de DadosDisciplinas Comuns aos dois cursos Disciplinas Profissionalizantes Específicas:

Banco de DadosDisciplinas Básicas Disciplinas Profissionalizantes

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre

Algoritmos

4

Linguagem de Programação I4 + 4 de AAP

Linguagem de Programação II 4

Linguagem de Programação III4+ 6 de AAP Administração de

Banco de Dados 4

Projeto de Data Warehouse 4

Fundamentos da Computação 4

Engenharia de Software4

Estrutura de Dados4

Sistemas Operacionais 4

Ling. de Manipulação de Banco de Dados 4

Tópicos Avançados em Bancos de Dados 4

Matemática Discreta

4

Fundamentos de Cálculo

2

Análise e Projetos de Sistemas

4 + 4 de AAP

Fundamentos de Banco de Dados 2

Projeto de Aplicativos com Banco de Dados

4+ 4 de AAP

Projeto de Aplicativos com Banco de Dados para Internet 4+ 4 de AAP

Comunicação e Expressão 4

Matemática Financeira

2

Estatística

2

Fundamentos de Redes de Computadores

2

Arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados 2

Otimização e Balanceamento de Banco de Dados 2

Fundamentos de Administração 2

Tecnologia e Ambiente2

Gerência de Projetos e Processos 4

Gestão de Tecnologia da Informação 2

Modelagem de Dados2

Banco de Dados Distribuídos 2

Tecnologia e Inovação2

Legislação aplicada à Tec. da Informação 2

Proj.Trab. de Graduação2+ 4 de AATG*

Trabalho de Graduação2+ 4 de AATG*

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 2

Planejamento Estratégico 2

Metodologia da Pesquisa 2

Inglês I 2 Inglês II 2 Inglês III 2 Inglês IV 2 Inglês V 2 Inglês VI 2

Aulas semana 22(semestre) 440

Aulas semana 24(semestre) 480

Aulas semana 24(semestre) 480

Aulas semana 26(semestre) 520

Aulas semana 24*(semestre) 480

Aulas semana 24*(semestre) 480

AACC - Atividades Academico-Científico-Culturais (iniciadas no primeiro semestre e com possibilidade de realização ao longo do curso) – 40 horas

AAP - Atividades Autônomas de Projetos ligados a disciplinas (a partir do 2º semestre)

EC - Estágio Curricular (último ano do curso, podendo ser antecipado a critério da Unidade, para a metade do curso) – 240 horas mínimas

AATG - Atividades Autônomas de Trabalho de Graduação – (5º e 6º semestres). * - atividades que não entram no cômputo da carga horária mínima prevista para a área. LEGENDASAAP – Atividade Autônoma de ProjetoAATG – Atividade Autônoma do Trabalho de Graduação

Eixos formativos

Específico de Banco de DadosComputação e InformáticaMatemática e EstatísticaComunicação em Língua EstrangeiraMultidisciplinarAtividades AutônomasGestão

RESUMO DE CARGA HORÁRIA

Atendimento ao CNCST:2400 aulas = 2000 horas + 40 horas de ATIVIDADES ACADEMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS + 440 horas de

AAP = 2480 Horas

Outros componentes+ 240 horas de ESTÁGIO CURRICULAR + 160 horas de

AATG = 2880 Horas

LEGENDAS: Eixos FormativosEspecífico de Banco de DadosComputação e InformáticaMatemática e EstatísticaComunicação em Língua EstrangeiraMultidisciplinarAtividades AutônomasGestão

RESUMO: CARGA HORÁRIA: Atendimento ao CNCST e às DCN:

2.880 aulas em diferentes atividades curriculares – 2400 horasOutros componentes

2.400 horas + 240 horas de EC + 160 horas de AATG = 2.800 Horas

Curso Superior de Tecnologia em Redes de ComputadoresDisciplinas Comuns aos dois cursos Disciplinas Profissionalizantes Específicas:

Redes de ComputadoresDisciplinas Básicas Disciplinas Profissionalizantes

1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre 4º Semestre 5º Semestre 6º Semestre

Algoritmos

4

Linguagem de Programação I

4 + 4 de AAP

Linguagem de Programação II

4

Linguagem de Programação III

4+ 6 de AAPAdministração de Redes de Computadores

4+4 de AAP

Tecnologias de Interligação de Redes Remotas 2

Fundamentos da Computação 4

Engenharia de Software4

Estrutura de Dados4

Sistemas Operacionais4

Protocolos de Com. em Redes 4

Tópicos Avançados em Redes 4

Matemática Discreta

4

Fundamentos de Cálculo

2

Análise e Projetos de Sistemas

4 + 4 de AAP

Fundamentos de Banco de Dados

2

Sistemas Operacionais de Redes

4

Projetos de Redes de Computadores

4+4 de AAP

Comunicação e Expressão 4

Matemática Financeira2

Estatística2

Fundamentos de Redes de Computadores 2

Redes sem Fio2

Segurança em Redes de Computadores 4

Fundamentos de Administração 2

Tecnologia e Ambiente2

Gerência de Projetos e Processos 4

Gestão de Tecnologia da Informação 2

Cabeamento Estruturado2

Serviços em Redes de Computadores 2

Tecnologia e Inovação2

Legislação aplicada à Tecnologia da Informação 2

Projeto de Trabalho de Graduação 2+ 4 de AATG*

Trabalho de Graduação2+ 4 de AATG*

Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 2

Planejamento Estratégico 2

Metodologia da Pesquisa 2

Inglês I 2 Inglês II 2 Inglês III 2 Inglês IV 2 Inglês V 2 Inglês VI 2

Aulas semana 22(semestre) 440

Aulas semana 24(semestre) 480

Aulas semana 24(semestre) 480

Aulas semana 26(semestre) 520

Aulas semana 24*(semestre) 480

Aulas semana 24*(semestre) 480

AACC - Atividades Academico-Científico-Culturais (iniciadas no primeiro semestre e com possibilidade de realização ao longo do curso) – 40 horas

AAP - Atividades Autônomas de Projetos ligados a disciplinas (a partir do 2º semestre)

EC - Estágio Curricular (último ano do curso, podendo ser antecipado a critério da Unidade, para a metade do curso) – 240 horas mínimas

AATG - Atividades Autônomas de Trabalho de Graduação – (5º e 6º semestres). * - atividades que não entram no cômputo da carga horária mínima prevista para a área. LEGENDASAAP – Atividade Autônoma de ProjetoAATG – Atividade Autônoma do Trabalho de Graduação

Eixos formativos

Específico de Banco de DadosComputação e InformáticaMatemática e EstatísticaComunicação em Língua EstrangeiraMultidisciplinarAtividades AutônomasGestão

RESUMO DE CARGA HORÁRIA

Atendimento ao CNCST:2400 aulas = 2000 horas + 40 horas de ATIVIDADES ACADEMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS + 440 horas de

AAP = 2480 Horas

Outros componentes+ 240 horas de ESTÁGIO CURRICULAR + 160 horas de

AATG = 2880 Horas

LEGENDAS: Eixos FormativosEspecífico de Redes de ComputadoresComputação e InformáticaMatemática e EstatísticaComunicação em Língua EstrangeiraMultidisciplinarAtividades AutônomasGestão

RESUMO: CARGA HORÁRIA: Atendimento ao CNCST e às DCN:

2.880 aulas em diferentes atividades curriculares – 2400 horasOutros componentes

2.400 horas + 240 horas de EC + 160 horas de AATG = 2.800 Horas

Quadro de Equivalência de Disciplinas

Matriz Atual Matriz Proposta

1º Semestre AulasSemestre /

AulasAdministração Geral I 2 Fundamentos de Administração I - 2Comunicação Empresarial 2 Comunicação e Expressão I - 4Fundamentos da Computação 2 Fundamentos da Computação I - 4Humanidades no Contexto Global 2 Tecnologia e Inovação II - 2Informática 4 -----------Inglês I 2 Inglês I I - 2Introdução a Linguagem de Programação 4 Linguagem de Programação I II - 4Matemática 2 Matemática Discreta I - 4

2º SemestreAdministração Geral II 2 ----------Estatística I 2 Estatística III -2Gestão de Tecnologia da Informação 2 Gestão de Tecnologia da Informação IV - 2Geopolítica 2 ----------Inglês II 2 Inglês II II - 2Linguagens de Programação 4 Linguagem de Programação II III - 2Metodologia da Pesquisa Tecnológica 2 Metodologia da Pesquisa IV - 2Sistemas Operacionais 4 Sistemas Operacionais IV - 4

3º SemestreEconomia de Negócios 2 --------Estatística II 2 ---------Estrutura de Dados 4 Estrutura de Dados III - 4Fundamentos de Engenharia de Software 4 Engenharia de Software II - 4Fundamentos de Redes de Computadores 2 Fundamentos de Redes de Computadores IV - 2Gestão de Negócios 2 Planejamento Estratégico II - 2Matemática Financeira 2 Matemática Financeira II - 2Relações Humanas no Trabalho 2 -----------

4º SemestreAnálise e Projeto de Sistemas 4 Análise e Projeto de Sistemas III - 4Fundamentos de Banco de Dados 2 Fundamentos de Banco de Dados IV - 2Fundamentos de Computação Gráfica 2 ------------

Fundamentos de Direito 2Legislação aplicada à Tecnologia da Informação

IV - 2

Fundamentos de Inteligência Artificial 2 ------------Fundamentos de Marketing 2 --------------Gestão Ambiental 2 Tecnologia e Ambiente II - 2Gestão de Recursos Humanos 2 ------------Sistemas de Apoio ao Trabalho Cooperativo

2 ------------

Quadro de Equivalência de Disciplinas

Formaçao Tecnológica Específica para Banco de DadosMatriz Atual Matriz Proposta

5º Semestre AulasSemestre /

AulasAdministração de Banco de Dados 4 Administração de Banco de Dados V - 4Banco de Dados I 4 Modelagem de Dados V - 2Laboratório de Banco de Dados 2 ----------

Linguagem de Consulta de Banco de Dados 4Linguagem de Manipulação de Banco de Dados

V - 4

Projeto de Sistemas de Banco de Dados I 4Projeto de Aplicativos com Banco de Dados

V - 2

Projeto de Trabalho de Formatura 2 Projeto de Graduação V - 26º Semestre

Banco de Dados II 4

Arquitetura de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados+ Otimização e Balanceamento de Banco de Dados

V - 2 +

VI - 2

Banco de Dados Distribuídos 2 Banco de Dados Distribuídos VI - 2

Projeto de Sistemas de Banco de Dados II 4Projeto de Aplicativos com Banco de Dados para internet

VI - 4

Segurança de Dados e de Informações 4 -------

Tópicos Avançados em Bancos de Dados 4Tópicos Avançados em Bancos de Dados

VI - 4

Trabalho de Formatura 2 Trabalho de Graduação VI - 2

Formaçao Tecnológica Específica para Redes de Computadores5º Semestre Aulas

Administração de Redes de Computadores 4 Administração de Redes de Computadores

V - 4

Cabeamento Estruturado de Redes 2 Cabeamento Estruturado V - 2Teleprocessamento e Redes 2 ----------Protocolos de Comunicação 2 Protocolos de Comunicação em Redes

de ComputadoresV - 4

Sistemas Operacionais de Rede 2 Sistemas Operacionais de Rede V - 4Projeto de Redes de Computadores I 4 Projeto de Redes de Computadores VI - 4Laboratório de Teleprocessamento e Redes 2 ------------Projeto de Trabalho de Formatura 2 Projeto de Graduação V - 2

6º Semestre

Sistemas Distribuídos 4-----------

Redes Remotas de Computadores 2Tecnologias de Interligação de Redes Remotas

VI - 2

Segurança de Redes de Computadores 4 Segurança em Redes de Computadores VI - 4Tópicos Avançados em Redes de Computadores

4Tópicos Avançados em Redes de Computadores

VI - 4

Projeto de Redes de Computadores II 4 -----------Trabalho de Formatura 2 Trabalho de Graduação VI - 2

Novas disciplinas sem equivalentes na estrutura atual Algorítmos, Gerência de Projetos e de Processos, Projeto de Data Warehouse, Resdes sem fio, Serviços em Redes de Computadores, Atividades acadêmico-científico culturais e Inglês 3, 4, 5 e 6

IV. Ementas e Bibliografia

PRIMEIRO SEMESTREALGORITMOS

Carga Teórica 60 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: analisar problemas, e projetar, validar soluções computacionais para os mesmos, através do uso de metodologias, técnicas e ferramentas de programação envolvendo elementos básicos da construção de algoritmos e programas de computador.

Ementa: Método para desenvolvimento de algoritmos. Modularidade e abstração. Tipos de dados básicos e representações gráficas dos principais comandos nas linguagens procedurais. Expressões aritméticas, lógicas e literais. Estruturas básicas de programas (seqüência, iteração, seleção simples e múltipla). Algoritmos para manipulação de estruturas básicas.

Bibliografia Básica:

ARAUJO, E C. DE. Algoritmos – Fundamento e Prática. Visual Books, 2007.

ASCENCIO, A. F. G, CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores: algoritmos, Pascal e C/C++ e Java. 2ª Ed. São Paulo: Longman, 2007.

FORBELLONE, L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados, 3ª ed.- São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Bibliografia Complementar:

DOWNEY, A., ELKNER, J., MEYERS, C. Como Pensar como um Cientista da Computação, GNU free documentation Licence.

DOWNEY, A., Think Python, 2008, GNU free documentation License.

FEOFILOFF, P., Algoritmos em Linguagem C, São Paulo: Campus, 2009.

FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender a natureza dos sistemas de computação desde a elaboração do algoritmo até a saída dos dados e desenvolver a percepção das tendências da área de TI.

Ementa: Caracterização e histórico da computação. Arquitetura e organização de computadores. Conceitos básicos da teoria da computação. Algoritmos. Sistemas operacionais. Compiladores. Programas. Linguagens de programação. Software Básico para Computadores. Armazenamento de informações. Redes de comunicação de dados. Virtualização. Software como Serviço (SAS). Colaboração massiva.

Bibliografia Básica:

HENNESSY, J. L., PATTERSON, D. A. Organização e Projeto de Computadores, RJ, Campus, 3ª ed., 2005.

SILBERSCHATZ. Sistemas operacionais com Java, 7ª ed., Campus, 2008.

TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores, 5ª Edição, São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Bibliografia Complementar:

FEDELI, R. D., POLLONI, E. G. F., PERES, F. E. Introdução à Ciência da Computação, Thomson Pioneira, 2003.

MARÇULA, M., FILHO, P. A. B. Informática: Conceitos e Aplicações. São Paulo: Érica, 2005.

MATEMÁTICA DISCRETACarga Teórica 80 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: utilizar conceitos fundamentais da matemática e aplicar tais conceitos em situações reais, assim como, resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos e operar calculadoras financeiras e planilhas.

Ementa: Teoria dos conjuntos. Lógica Proposicional. Tabelas Verdade. Equivalências Lógicas (Leis de Morgan). Teoria dos Números. Relações e Funções. Matrizes e Determinantes. Álgebra Linear. Funções.

Bibliografia:

IEZZI, G., MURAKAMI, C. Fundamentos da matemática elementar. 8ª ed. São Paulo: Atual. 2004.

SCHEINERMAN, E.R., Matemática Discreta: Uma Introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SULLIVAN, Michael; MIZRAHI, Abe. Matemática Finita – Uma abordagem aplicada. LTC Editora, 2006.

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Carga Teórica 80 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os processos lingüísticos específicos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos e seu funcionamento na produção escrita; identificar os fatores de coesão na estruturação do texto escrito; identificar os fatores de coerência no processamento cognitivo do texto; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.

Ementa: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

Bibliografia Básica:

CINTRA, Lindley, CUNHA, Celso. Nova gramatica do portugues contemporaneo de acordo com a nova ortografia. Lexikon, 2009.

KUNSCH, M M K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. SP: Summus, 2003.

MARTINS, D S; ZILBERKNOP, L S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. SP: Atlas, 2007.

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: ter uma visão geral da ciência administrativa e de sua importância para as organizações de todos os tipos.

Ementa: Teoria geral da administração: conceitos e métodos. Processos de gerência. Técnicas de análise administrativa. A empresa e os sistemas administrativos. As estruturas das funções de produção, de marketing, de finanças e de recursos humanos na indústria, comércio e prestação de serviços. Princípios de organização e métodos. Cultura organizacional.

Bibliografia:

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2004.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração, 7ª ed., São Paulo: Atlas, 2007.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração, 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

INGLÊS I Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de se apresentar, dar informações pessoais e profissionais; entender números em contextos diversos; fazer perguntas simples e responder sobre vida cotidiana e comunicação empresarial, tais como escrita de e-mails e atender uma ligação telefônica; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.

Ementa: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia Básica:

LONGMAN. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.

Bibliografia Complementar:

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

SEGUNDO SEMESTRE

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ICarga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas + 80h de AAP

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: analisar problemas, projetar, implementar e validar soluções computacionais para os mesmos, através do uso de metodologias, técnicas e ferramentas de programação implementando programas de computador em uma linguagem de programação.

Ementa: Conceitos básicos de Linguagens de Programação. Visão geral de linguagens. Paradigmas de Linguagens de Programação. Implementação de algoritmos por meio de uma linguagem de programação.

Bibliografia Básica:

SCHILDT, H. C: Completo e Total. Makron, 1997.

SEBESTA, R. W. Conceitos de Linguagem de Programação, Edição 5, Bookman Companhia Ed, 2003.

SILVA, F. S. C. da; MELO, A. C. Princípios de Linguagens de Programação, São Paulo, Edgard Blucher, 2003.

Bibliografia Complementar:

DOWNEY, A., ELKNER, J., MEYERS, C. Como Pensar como um Cientista da Computação, GNU free documentation Licence.

DOWNEY, A., Think Python, 2008, GNU free documentation License.

FEOFILOFF, P., Algoritmos em Linguagem C, São Paulo: Campus, 2009.

FRIEDMAN, D.; Wand, M.; Haynes, C. Fundamentos de linguagem de Programação, Berkeley, Edição 2, 2001.

ENGENHARIA DE SOFTWARE Carga Teórica 80 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Aplicar os princípios e conceitos da Engenharia de Software na implementação do componente software que faz parte dos Sistemas de Informação. Deverá utilizar métodos e técnicas existentes para o desenvolvimento de software. Conhecer as principais técnicas e métodos que apóiam as diferentes fases de desenvolvimento de um software.

Ementa: Fases do ciclo de vida de um software. Introdução à Gerência de projeto. Introdução à análise e especificação de requisitos. Modelagem de dados. Técnicas de modelagem para projeto e implementação: arquitetura de projeto, projeto de interface. Gerenciamento de versões e configurações. Verificação e validação: testes, revisões e inspeções. Garantia de qualidade de Software. Manutenção. Documentação. Ferramentas para desenvolvimento de software: engenharia de software auxiliada por computador (CASE). Estudo de caso de um aplicativo.

Bibliografia:

PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software,São Paulo: McGraw Hill, 2006.

SOMERVILLE, I. Engenharia de Software, Sao Paulo: Prentice Hall Brasil, 2007.

FUNDAMENTOS DE CÁLCULO Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: utilizar os conceitos fundamentais do cálculo.

Ementa: Limites e derivadas. Integrais de funções de uma variável.

Bibliografia:

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo, Volume I, LTC, 5ª ed., 2001.

STEWART, J. CALCULO Volume I, São Paulo: Cengage, 2005.

MATEMÁTICA FINANCEIRACarga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas.Ementa: Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.Bibliografia:ASSAF NETO, A., Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. 2008.

FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. São Paulo: Saraiva, 2009.

HUMMEL, Paulo Roberto Vampre, PILÃO, Nivaldo Elias.Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.

TECNOLOGIA E AMBIENTECarga Teórica 40 aulas

Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: desenvolver idéia da sustentabilidade, discutir o papel da Tecnologia da informação na questão da sustentabilidade, em particular, o conceito de TI Verde.

Ementa: Conceitos e instrumentos da Gestão Ambiental. Gestão Ambiental como uma questão econômica e de estratégia de negócios. Desenvolvimento Sustentável: Econômico, Social e Ambiental. Contexto brasileiro e mundial sobre meio ambiente. Lixo tecnológico e suas destinações. Gestão Ambiental e a responsabilidade social no contexto das organizações. Avaliação de Impactos Ambientais como um dos principais instrumentos de gestão ambiental. Leis, normas e padrões sobre impactos ambientais. Certificação ambiental, Interpretação e aplicação da ISO 14000. Conceitos e tendências para atingir a certificação ambiental ISO 14000 nas organizações.

Bibliografia:

SEIFFERT, Mari E. Bernardini. Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2007.

TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Coorporativa, 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VALLE, Cyro Eyer do. Qualidade ambiental ISSO 14000. São Paulo: Senac, 2009.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃOCarga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de discutir e desenvolver raciocínio crítico sobre impactos da tecnologia para a sociedade. Deverá conhecer também a importância dos mecanismos de criatividade para a inovação tecnológica e o desenvolvimento de negócios de forma a se buscar o bem comum das pessoas.

Ementa: Ciência e Tecnologia. Visão Sistêmica da Tecnologia. A Tecnologia Como Geradora de Riquezas. Impactos da Inovação Tecnológica. A Inovação Tecnológica como Componente da Gestão Estratégica. Análise do Ciclo de Inovações (Curva S). Modelos de Gestão Tecnológica. Medidas e definições de criatividade. A criatividade como técnica de resolução de problemas. Criação individual e relacionamento com outros. A inovação e seu processo sistemático.

Bibliografia Básica:

PREDEBON, J. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Atlas, 2006.

REIS, D. Gestão da Inovação tecnológica. São Paulo: Manole, 2007.

TAPSCOTT, D., WILLIANS, A.D. Wikinomics, Nova Fronteira, 2007.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Relacionar as tecnologias e a visão de negócios ao potencial estratégico das organizações e apresentar soluções para gestão de organizações por meio da construção de cenários.

Ementa: Definição de negócio. Análise dos ambientes de negócios. Definição de estratégia e metodologia para análise estratégica. Planejamento estratégico e fatores críticos de sucesso. Elaboração do plano de negócios. Gestão de mudanças. Gestão de conflitos. Identificação de oportunidades, e desenvolvimento de novos negócios. Análise de viabilidade. Empreendedorismo. Marketing de serviços.

Bibliografia:

BESANKO, D. et. Al. Economia da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINTZBERG, H. et. Al. O Processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2006.

TACHIZAWA, T, CRUZ JR., J B, ROCHA, J A O. Gestão de Negócios: visões e dimensões empresariais da organização. Atlas, 2006.

INGLÊS II

Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de dar informações pessoais (fazer perguntas simples e responder sobre a vida cotidiana), falar sobre preferências e planos para o futuro; dar informações profissionais, descrever habilidades e responsabilidades (fazer perguntas simples e responder num contexto empresarial);

usar números em contextos de compras; fazer comparações; fazer agendamentos; lidar com problemas e negociar soluções; pedir e dar permissão; agendar e gerenciar compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia:

LONGMAN. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Básico. Curitiba, 2007.

Complementar

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

TERCEIRO SEMESTREESTRUTURA DE DADOS

Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: selecionar as estruturas de dados e as respectivas representações que sejam mais adequadas a uma dada aplicação, implementando-as com uso dos recursos de linguagem de programação mais apropriados ao caso; compreender o conceito de abstração de dados, sua importância para os princípios de modularidade, encapsulamento e independência de implementação; reconhecer e manipular as estruturas de dados clássicas, suas características funcionais, formas de representação e operações associadas.

Ementa: Estruturas abstratas de dados e encapsulamento. Arrays. Listas ligadas: listas simples, duplas e circulares. Pilhas e filas. Árvores: binárias e balanceadas. Métodos de ordenação e busca.

Bibliografia:

CELES, W. et al., Introdução à Estrutura de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2ª ed., 2004.

LAUREANO, Marcos. Estrutura de dados e algorítmos e C. Brasport, 2008.

PREISS, B. R. Estrutura de Dados e Algoritmos, São Paulo: Campus, 2001.

SILVA, O. Q. da. Estrutura de Dados e Algoritmos usando C, Ciência Moderna, 2007.

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II

Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: analisar problemas, projetar, implementar e validar soluções computacionais para os mesmos, através do uso de metodologias, técnicas e ferramentas de programação orientada a objetos.

Ementa: Conceitos de orientação a objetos: abstração, classe, objeto, método, mensagem e encapsulamento. Herança simples e múltipla. Polimorfismo. Tratamento de erros. Entrada e saída de dados. Construção de Interface Gráfica.

Bibliografia:

DEITEL, H. M., DEITEL, P.J. Java Como Programar, 6a. edição, Porto Alegre: Bookman, 2007.

SEBESTA, R. W., Conceitos de Linguagem de Programação. Bookman Companhia Ed, 2003.

SIERRA, K. ,BATES, B. Use a Cabeça! Java, Alta Books, 2007.

ANÁLISE E PROJETOS DE SISTEMAS Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas + 80 h de AAP

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender, interpretar e aplicar a metodologia de orientação a objetos para as fases de análise e projeto de sistemas e de elaborar uma especificação de sistemas de informação por meio da modelagem com UML com orientação do docente.

Ementa: Estudo de técnicas de planejamento, desenvolvimento e acompanhamento de sistemas. Levantamento de requisitos. Estudo de viabilidade. Metodologia orientada a objetos com UML: Casos de uso e diagramas estáticos, diagramas dinâmicos, diagramas de implantação e componentes. Uso de ferramenta CASE. Criação de uma especificação completa de um sistema modelando-o e representando suas funcionalidades por meio da UML.

Bibliografia Básica:

BALZERT, Heide, UML 2. Campus, 2007.

GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2. Novatec, 2007.

LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: uma introdução à análise e ao projeto orient. a objetos. Bookman, 2007.

MEDEIROS, E. Desenvolvendo Software com UML 2.0 Definitivo. Pearson, 2004.

Bibliografia Complementar:

GAMMA, E., JOHNSON, R., VLISSIDES, J., Padrões de Projeto, São Paulo: Bookman, 2005.

SILVA, Ricardo Pereira E. UML 2 - Modelagem Orientada A Objetos. Visual Books, 2007.

WEST, David, MCLAUGHLIN, Brett, POLLICE, Gary. Use A Cabeça Analise & Projeto Orientado ao Objeto. Alta Books, 2007.

ESTATÍSTICA Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Reconhecer e aplicar os conhecimentos básicos sobre distribuição de freqüências; construir e analisar gráficos estatísticos; analisar o afastamento de dados numéricos em relação a um valor médio; utilizar os procedimentos estatísticos para tomadas de decisões e como ferramentas da qualidade; efetuar cálculos de probabilidades e analisar os fenômenos probabilísticos; obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais; interpretar o significado da curva obtida; obter dados por amostragem e inferir.

Ementa: Dados Estatísticos - Formas de Apresentação de Dados. Medidas de Tendência Central. Medidas de Dispersão. Probabilidade. Distribuição Binomial e Normal. Amostragem. Testes de Hipóteses. Regressão. Modelos de Regressão. Representação Gráfica de Resultados.

Bibliografia Básica:

GONZALEZ, Norton. Estatística Básica. Ciência Moderna, 2009.

RIBEIRO, Osni Moura. Estatística Fácil. Saraiva, 2009.

TRIOLA. M. F. Introdução à Estatística. 10ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Bibliografia Complementar:

BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A., Estatística Básica. 5. Ed. São Paulo; Saraiva. 2007

GERÊNCIA DE PROJETOS E PROCESSOS Carga Teórica 60 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: fazer estimativas dos recursos necessários para o desenvolvimento de software. Gerenciar o processo de desenvolvimento do projeto verificando as atividades encadeadas logicamente de modo a permitir que o acompanhamento e controle sejam precisos. Conhecer gestão de processo.

Ementa: Processos e projetos. Planejamento de projetos. Elaboração de cronogramas. Gestão de riscos. Acompanhamento e controle da execução dos projetos. Subcontratação. Acompanhamento e controle de contratos. Modelagem de processos com utilização de ferramentas de software. Níveis de qualidade dos serviços.

Bibliografia Básica:

BARBARÁ, S. Gestão por processos Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. Qualitymark, 2008.

PHILIPS, J., PMP – Project Management Professional: Guia de Estudo. Ed. Campus, 2004.

SORDI, J O. Gestão por Processos. Saraiva, 2008.

Bibliografia Complementar:

ARAUJO, L. Organização, Sistemas e Métodos e as modernas ferramentas de gestão organização. Atlas, 2008.

DUFFY, M., Gestão de Projetos, Rio de Janeiro: Campus, 2006.

HELDMAN, K., Gerência de Projetos. Campus. 2006.

MUTO, C. A., PEREIRA, B. T. Exame PMP - a Bíblia. Brasport, 2008.

PHILLIPS, J. Gerencia de Projetos de Tecnologia da Informação. Campus, 2003.

INGLÊS III Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais, descrevendo experiências, propondo soluções e sugestões e dando opiniões; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade em reuniões de trabalho; preparar-se para uma apresentação oral; usar números para descrever dados\gráficos; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia:

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.

Complementar

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

QUARTO SEMESTRE

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO III Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas + 120 h de AAP

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: aplicar conceitos de desenvolvimento de sistemas para internet e para dispositivos móveis.

Ementa: Tecnologias e Padrões de navegadores. Programação do lado Cliente e seus padrões. Construção de páginas dinâmicas e interativas. Programação assíncrona para web e seus padrões. Intercâmbio e manipulação de dados. Desenvolvimento de aplicações para Dispositivos Móveis.

Bibliografia Básica:

KURNIAWAN, B. Java para Web com Servlets, JSP e EJB. Ciência Moderna, 2002.

MCLAUGHLIN, Brett. Java and XML. Oreilly & Assoc, 2006.

MORRISON, Michael. Use a cabeça Javascript. Alta Books, 2008.

Bibliografia Complementar:

GOODMAN, D. Javascript - A Bíblia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

SISTEMAS OPERACIONAIS Carga Teórica 60 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender os conceitos e mecanismos presentes nos Sistemas Operacionais, possibilitando ao profissional de informática utilizar, dimensionar, configurar e otimizar o uso dos Sistemas Operacionais e de seus componentes.

Ementa: Introdução a arquiteturas: convencionais, multiprocessadores, paralelas com memória distribuída e redes. Multiprocessamento e multiprogramação. Gerenciamento de memória: memória real vs virtual, paginação e segmentação, memória cache. Processos: estados, contexto, gerenciamento pelo kernel, escalonamento, sinais e interrupções. Comunicação local: pipes, FIFOs, message queues, memória compartilhada. Comunicação remota: síncrona, assíncrona, sockets, chamada remota de procedimentos (RPC). Threads: gerenciamento, sincronização, semáforos, regiões críticas, condicionais, monitores. Entrada e saída: aspectos de hardware e software, dispositivos de bloco e caracteres (terminais, discos, relógio, rede), independência de dispositivo, drivers. Sistemas de arquivos. Tipos de arquivos: seqüenciais, de acesso indexado, de acesso direto, diretórios hierárquicos, organização física e acesso a arquivos, mecanismos de proteção distribuída. Segurança.

Bibliografia:

OLIVEIRA, R. S. de, CARISSIMI, A. da S., TOSCANI, S. S. Sistemas Operacionais, Sagra-Luzzato, 2008.

SILBERSCHATZ, A., Sistemas Operacionais com Java. São Paulo: Campus, 2008.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. São Paulo: Prentice Hall (Pearson), 2ª Edição, 2007.

FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: modelar dados, implantar e manipular sistemas de bancos de dados simples.

Ementa: Arquitetura geral de um sistema gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Introdução aos conceitos de modelagem. Modelo Entidade Relacionamento. Modelo relacional. Mapeamento do modelo E-R para o modelo relacional. Introdução à Linguagem SQL (comandos básicos DDL e DML). Uso de ferramenta CASE.

Bibliografia Básica:

HEUSER, C.A. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2004.

LEITE, Mario. Acessando Bancos de Dados com Ferramentas RAD. Brasport, 2009.

MACHADO, F. N. R. Banco de Dados – Projeto e implementação. São Paulo: Érica, 2004.

Bibliografia Complementar:

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

SILBERSCHATZ, A., KORTH, H. F. SUDARSHAN, S., Sistema de Banco de Dados. 5 ed. RJ: Campus, 2006.

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os tipos de redes, cabeamentos e protocolos.

Ementa: Tipos de rede: ponto-a-ponto e cliente-servidor. Tipos de processamento: centralizado e distribuído. Topologias. Cabeamento estruturado: conceitos e tipos de cabos. Fibra Ótica: tipos e padrões. Redes sem fio. Sistemas operacionais de rede. Introdução modelo de referência ISO/OSI. Principais protocolos de uso corrente.

Bibliografia:

ROSS, K W. e KUROSE, J F. Redes de computadores e a Internet. São Paulo: Addison Wesley, 2007.

MAIA, L P. Arquitetura de redes de computadores. LTC, 2009.

TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Tradução da 4º edição, Editora Campus, 2003.

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: caracterizar o papel estratégico que a tecnologia da informação desempenha nas organizações e participar do processo de definição, execução e avaliação de estratégias de tecnologia da informação adotadas pelas organizações para o alcance dos objetivos de negócio.

Ementa: O Gestor de Negócios e da Informação; Alinhamento de Tecnologia de Informação com os Negócios; Auditorias; Técnicas de Análise de Custos e ROI; Plano de Recuperação (contingências); Infra-estrutura de TI; Instalações Físicas, Avaliação de Sistemas e Recursos Computacionais; Métodos de Governança. Estudos de caso.

Bibliografia:

LAHTI, C e PETERSON, R. Sarbanes-Oxley COBIT e ferramentas open source. Alta Books, 2006.

MAGALHAES, I L e PINHEIRO, W B. Gerenciamento de serviços de TI na pratica: uma abordagem com base na ITIL. Novatec, 2007.

TURBAN, E., RAINER JR., R. K., POTTER, R. E. Administração de Tecnologia da Informação. Campus, 2005.

WEILL, P.; ROSS, J. W. Governança de TI – Tecnologia da Informação. São Paulo: Makron Books, 2006.

LEGISLAÇÃO APLICADA À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOCarga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: compreender os aspectos legais do uso da tecnologia da informação. Compreender o ordenamento jurídico.

Ementa: Introdução ao Direito. Código de propriedade intelectual. Consolidação das leis do trabalho e legislação específica. Estudo dos impactos na sociedade trazidos pelo computador. Estudo dos princípios éticos na área de informática. Noções de perícia forense computacional. Aspectos legais de contrato de serviços de TI.

Bibliografia:

FARMER, D; VENEMA, WI. Pericia forense computacional – teoria e prática aplicada. Prentice Hall Brasil, 2005.HIMANEN, Pekka. Etica dos hackers e o espirito da era da informação a diferença entre o bom e o mau hacker. Campus, 2001.

PAESANI, L. M., Direito de Informática: comercialização e desenvolvimento internacional do software. 4a. ed., São Paulo: Atlas, 2006.

METODOLOGIA DA PESQUISACarga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: Identificar os elementos e etapas necessárias para o estudo produtivo; estabelecer um roteiro de estudo adequado às suas necessidades e objetivos; diferenciar os diversos tipos de leitura; elaborar diferentes análise; identificar as várias formas de conhecimento; reconhecer as características da ciência; desenvolver as diversas atividades acadêmicas; diferenciar os diversos tipos de pesquisa; compreender e aplicar o método científico; pensar e elaborar um projeto de pesquisa; estruturar metodologicamente uma monografia; utilizar as diversas técnicas de pesquisa; redigir textos de forma acadêmica.

Ementa: O Papel da ciência e da tecnologia. Tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

Bibliografia:

GONSALVES, E. P., Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2007.

LAKATOS, E. M., MARCONI, A. A., Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

SEVERINO, J. S., Metodologia do trabalho científico. Cortez, 2007.

INGLÊS IV Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos mais complexos, em contextos acadêmico-profissionais, tais como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego presenciais e por telefone; construir e sustentar argumentos; descrever projetos e participar de negociações, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; usar linguagem apropriada de polidez e formalidade; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia:

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Intermediário. Curitiba, 2007.

Complementar

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

ESPECÍFICAS DE BANCO DE DADOS

QUINTO SEMESTRE – Banco de Dados

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOSCarga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: administrar, manter e configurar os dados de um SGBD corporativo.

Ementa: Segurança de dados em sistemas operacionais. Sistemas de cópia e recuperação. Políticas de segurança e integridade de banco de dados: controle de acesso, usuários e seus privilégios, criptografia, gargalos. Uso da DCL. Administração via terminal. Auditoria de sistemas e de banco de dados. Ferramentas de administração de banco de dados. Criação e manutenção de dicionários de dados. Análise comparativa dos SGBD’s existentes.

Bibliografia:

LONEY, K. Oracle 10g: o Manual do DBA. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

RAMAKRISHNAN, R; GEHRKE, J. Sistemas de Gerenciamentos de Bancos de Dados. Mcgraw Hill Brasil, 2008.

SILBERSCHATZ, A., KORTH, H. F. SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. 5 ed. RJ: Campus, 2006.

LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE BANCO DE DADOSCarga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: definir procedimentos para implementação das regras de negócio no Banco de Dados.

Ementa: Criação, implementação e utilização de procedimentos armazenados (stored procedures), gatilhos (triggers), funções, cursores, visões (view).

Bibliografia:

COSTA, R. L. de C. SQL: Guia Prático. São Paulo: Brasport 2004.

DAMAS, L. M. D. SQL – Structured Query Language. 6 ed. Lisboa: FCA, 2005.

PRICE, Jason, Oracle Database 11g SQL, 1ªED. Bookman 2009.

PROJETO DE APLICATIVOS COM BANCO DE DADOSCarga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas + 80 h APP

Objetivos: Ao final desta disciplina o aluno será capaz de: implementar soluções computacionais que façam acesso ao Banco de Dados através de uma linguagem de programação.

Ementa: Acesso a banco de dados através de uma linguagem de programação; estudo dos mecanismos de acesso a banco de dados (drivers ODBC, JDBC). Construção de uma GUI (Graphical User Interface) para um aplicativo de banco de dados. Construção de relatórios.

Bibliografia:

OTEY, M., OTEY, D. Microsoft SQL Server 2005: Guia do Desenvolvedor. São Paulo: Ciência Moderna, 2007.

SIERRA, K., BATES, B. Java - Use a Cabeça. Rio de Janeiro: Alta Books, 2005.

SILVA, R. S., Oracle Database 10g Express Edition - Guia de Instalação, Configuração e Administração com Implementação PL/SQL Relacional e Objeto-Relacional. São Paulo: Érica, 2007.

ARQUITETURA DE SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS Carga Teórica 40 aulas

Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: entender rotinas e mecanismos de otimização, proteção e recuperação de falhas em um SGBD.

Ementa: Projeto físico de banco de dados: uso de indexação e estruturas de arquivos. Álgebra e cálculo relacional. Otimização de consultas. Conceitos e definições de: transações, controle de concorrência, mecanismos de proteção e recuperação em caso de falhas, segurança e integridade do Banco de Dados.

Bibliografia:

ELMASRI, R., NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. Pearson, 2005.

SILBERSCHATZ, A., KORTH, H. F., SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Campus, 2006.

MODELAGEM DE DADOS Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: modelar de forma abstrata os dados do mundo real e transformar estes modelos abstratos em um projeto que possa ser implementado em computador.

Ementa: Modelo entidade-relacionamento e suas extensões. Normalização. Mapeamento de modelo entidade-relacionamento para modelo relacional. Modelagem de banco de dados orientados a objetos e objeto-relacional. Utilização de ferramentas case para modelagem.

Bibliografia Básica:

HEUSER, C.A. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2004.

MACHADO, F. N. R. Banco de Dados – Projeto e implementação. São Paulo: Érica, 2004.

TEOREY, T; LIGHTSTONE, S; NADEAU, T. Projeto e modelagem de bancos de dados. Campus, 2006.

Bibliografia Complementar:

NASSU, E. A., SETZER, V. W. Banco de Dados Orientados a Objetos. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

PROJETO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 80 h de AATG

Objetivo: Definir o projeto do Trabalho de Graduação e iniciar a redação da monografia sobre o tema escolhido.

Ementa: Definir tema da monografia, realizar revisão bibliográfica, definir a estrutura do trabalho monográfico.

Bibliografia:

LAKATOS, E. M., MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica, 6ª ed. Editora Atlas, 2006.

SEVERINO, J. S. Metodologia do trabalho científico. Cortez, 2007.

INGLÊS V Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia Básica:

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.

Bibliografia Complementar:

CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

SEXTO SEMESTRE – Banco de Dados

PROJETO DE DATA WAREHOUSE Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: modelar, desenvolver e utilizar banco de dados dimensionais e implementar soluções de sistemas de data warehouse.

Ementa: Sistemas inteligentes. Modelagem entidade-relacionamento em soluções de negócios. Data warehouse: conceitos, modelagem e operadores. Modelagem dimensional. Mapeamento de banco de dados relacional para dimensional. Projeto de data warehouse no planejamento de soluções de negócios empresariais.

Bibliografia:

KIMBALL, R et al. The Data Warehouse Lifecycle ToolKit. John Wiley Professional, 2008.

MACHADO, F. N., R. Tecnologia e Projeto de Data Warehouse. São Paulo: Érica, 2008.

TURBAN, E, KING, D, ARONSON, J E. Business Intelligence: enfoque gerencial para a inteligência do negocio. Bookman, 2008.

TÓPICOS AVANÇADOS EM BANCO DE DADOS Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno terá conhecimento do estado da arte na área de Banco de Dados.

Ementa: A disciplina aborda os tópicos mais avançados e recentes da área de banco de dados com ênfase nas técnicas e conhecimentos existentes no momento do oferecimento dessa disciplina. Possíveis temas: Data Mining e aplicação de Inteligência artificial nos mecanismos de inferência em grandes bancos de dados disponíveis na Internet.

Bibliografia:

A ser apresentada juntamente com o plano de ensino da disciplina.

PROJETO DE APLICATIVOS COM BANCO DE DADOS PARA INTERNETCarga Prática 80 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: implementar soluções computacionais que façam acesso ao Banco de Dados usando o ambiente Web.

Ementa: Arquitetura de aplicações para Internet. Padrões de Projeto. MVC (Model View Controller) e outros. Programação do lado cliente: conhecimento de uma linguagem e padrões envolvidos. Programação do lado servidor: conhecimento de uma linguagem e padrões. Controle de sessões, cookies, request/response e conexão com BD. CMS (Content Management System).

Bibliografia Básica:

BASHAN, B., SIERRA, K. Use a cabeça! Servlets e JSP. São Paulo: Alta Books, 2005.

GONÇALVES, E. Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, Servlets, JavaServer Faces, Hibernate, EJB 3 Persistence E AJAX. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

KURNIAWAN, B. Programando em JavaServer Faces. São Paulo: Ciência Moderna, 2004.

Bibliografia Complementar:

MONSON-HAEFEL, R. BURKE, B. Enterprise Javabeans 3.0. São Paulo: Pearson, 2007.

OTIMIZAÇÃO E BALANCEAMENTO DE BANCO DE DADOS Carga Teórica 10 aulas - Carga Prática 30 aulas

Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: analisar e otimizar o desempenho de Bancos de Dados.

Ementa: Monitoramento diário de banco de dados. Metodologia de otimização. Ferramentas de otimização de desempenho. Reestruturação de arquivos para desempenho. Identificação e solução de problemas de I/O. Armazenagem de dados e configuração de banco de dados para desempenho. Configuração de recursos de memória e de disco para otimizar operações em servidores compartilhados. Metodologia de otimização de banco de dados. Problemas comuns de otimização e desempenho. Ferramentas para DBA. Dimensionamento de pool de compartilhamento. Processamento de consultas e otimização.

Bibliografia:

ENGLAND, K., POWELL, G. Microsoft SQL Server 2005 Performance Optimization and Tuning Handbook. Elsevier Digital Press, 2005.

NIEMIEC, R., Oracle Database 10g - Performance Tuning Tips & Tech. Mc-graw Hill, 2007.

SHASHA, D., BONNET, P., Database Tuning: Principles, Experiments, and Troubleshooting Techniques. San Francisco, CA-USA: Morgan Kaufmann, 2003.

BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDOS Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final do curso o aluno será capaz de: Administrar, manter, configurar e projetar um sistema de banco de dados distribuídos.

Ementa: Comunicação entre processos. Sistemas forte e fracamente acoplados. Sistemas distribuídos. Banco de Dados distribuídos: características e processamento de dados distribuídos. Técnicas de distribuição, execução de consultas e gerência de transações no ambiente distribuído. Exemplos de uso. Arquitetura de SGBDD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados Distribuídos) e seus principais componentes. Banco de dados heterogêneos e interoperabilidade. Banco de Dados para Internet. Projeto e implementação de banco de dados distribuídos.

Bibliografia:

COULOURIS, G., DOLLIMORE, J., KINDBERG, T. Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto. Bookman, 2007.

SETZER, V W; SILVA, F S C. Bancos de dados. Edgard Blucher, 2005.

TANENBAUM, A. S., STEEN, M. V. Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas. Prentice-Hall, 2007.

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 80 h de AATG

Objetivo: Elaboração de uma monografia com base no projeto de Trabalho de Graduação apresentado no 5º semestre, visando à síntese criativa da absorção dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.

Ementa: O estudante elaborará, sob a orientação de um professor orientador, uma Monografia (Trabalho de Graduação) cujo tema já foi definido anteriormente e apresentará o trabalho perante uma banca examinadora.

Bibliografia:

MARTINS Junior, Joaquim. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. Vozes, 2008.

MENDES, G; TACHIZAWA, T. Como fazer monografia na pratica. FGV, 2008.

SCHLITTLER, Jose Maria Martins. Como fazer monografias. Servanda, 2008.

INGLÊS VI Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de se comunicar com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva, em contextos acadêmico-profissionais; discutir planejamento; lidar com conflitos em negociações; lidar valores e dados numéricos; interagir em contextos de socialização e entretenimento; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia Básica:

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.

Bibliografia Complementar:

CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

ESPECÍFICAS DE REDES DE COMPUTADORES

QUINTO SEMESTRE – Redes de computadores

ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORESCarga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas + Carga Prática 80 h de AAP

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: utilizar ferramentas e utilitários para gerenciamento de uma rede de computadores.

Ementa: Arquitetura de gerência de redes de computadores; grupos funcionais; gerência SNMP; protocolos; MIB; RMON; padronização; arquitetura física e arquitetura informacional; gerência OSI – princípios; gerência TMN – princípios; gerência e administração de redes; conceitos básicos de segurança; utilitários e ferramentas. Equipamentos gerenciáveis.

Bibliografia Básica:

MORIMOTO, C., E. Linux Redes e Servidores. Sul Editores, 2006.

TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Tradução da 4º edição, Editora Campus, 2003.

VIANA, E R C. Virtualização de Servidores Linux para Redes Corporativas: Guia Pratico. Ciência Moderna, 2008.

Bibliografia Complementar:

LIMONCELLI, T.A., HOGAN, C. The Practice of System and Network Administration, Addison Wesley, 2007.

MAURO, D R., SCHMIDT, K. Essential SNMP. Oreilly & Assoc, 2005.

STALLINGS, W., SNMP, SNMPv2, SNMPv3, and RMON1 and 2. 3ª ed. Addison-Wesley, 1998.

PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORESCarga Teórica 60 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar o modelo ISO/OSI e TCP/IP, sua utilização em redes, bem como suas vantagens e desvantagens.

Ementa: camadas OSI, camadas TCP/IP, funções, comunicação entre camadas, pacotes, tráfego na rede. Comutação de pacotes, comutação de circuitos virtuais. Algoritmos de Roteamento. Programação (sockets).

Bibliografia:FOROUZAN, B, FEGAN, S C. Protocolo TCP/IP. Mcgraw Hill Brasil, 2009.

KUROSE, J. F. Redes de Computadores e a Internet: Uma Nova Abordagem, São Paulo: Addison Wesley, 2007.

TANENBAUM, A. S., Redes de Computadores, 4ª edição,Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES

Carga Teórica 20 aulas - Carga Prática 60 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar os principais sistemas operacionais de redes de computadores e suas características. Reconhecer as vantagens e desvantagens de cada sistema operacional de redes de computadores de acordo com o cenário.

Ementas: Instalação e configuração de Sistemas Operacionais de redes de mercado. Comparativo entre estes sistemas. Administração de usuários e grupos. Instalação e configuração de ferramentas e serviços.

Bibliografia:

MINASI, M.Dominando o Windows Server 2003 - A Bíblia, Editora Makron, 2003.

NEMETH, E .HEIN, T., SYNDER, G. Manual Completo do Linux Guia do Administrador. Prentice Hall, 2007.

NEMETH, E.Unix System Administration Handbook. Prentice Hall, 2008.

REDES SEM FIO Carga Teórica 30 aulas - Carga Prática 10 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: instalar, configurar e dar manutenção em redes sem fio.

Ementas: Tecnologias conhecidas: infravermelho, rádio, laser. Topologias, protocolos. Padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.15.4 (ZigBee), IEEE 802.11s (Mesh), IEEE 802.15.1 (Bluetooth), Wireless óptica. Segurança: criptografia, WEP (Wired Equivalent Protection), WECA (Wireless Ethernet Compatibility Alliance). Antenas e pontos de acesso. Hotspot, Site Survey.

Bibliografia:

BENSKY, A., CHANDRA, P., DOBKIN, D. M. Wireless Networking, Butterworth Heineman, 2007.

LAU, V. K. N, KWOK, Y. R. Wireless Internet and Mobile Computing, John Wiley, 2007.

RUFINO, N. M. Segurança em Redes sem Fio, Novatec, 2007.

CABEAMENTO ESTRUTURADOCarga Teórica 20 aulas Carga Prática 20

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar os tipos de cabeamento disponíveis no mercado, reconhecendo as vantagens do cabeamento estruturado, e principais características, bem como desenvolver projetos de Cabeamento Estruturado.

Ementa: Tipos de cabo de rede: coaxial, par trançado e fibra ótica; topologias físicas e lógicas de redes; equipamentos: racks, canaletas, conectores, jacks; interligação; LAN e WAN; padrões IEEE e EIA/TIA; certificação de cabeamento de redes.

Bibliografia:

ELIOTE, B. Fiber Optic Cabling. Newnes, 2002.

PINHEIRO, J. M. Guia completo de cabeamento de redes, Campus, 2003.

RUSCHEL, A. G. Do cabeamento ao servidor. Brasport, 2007.

PROJETO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Carga Teórica 40 aulas + 80 h de AATG

Objetivo: Definir o projeto do Trabalho de Graduação e iniciar a redação da monografia sobre o tema escolhido.

Ementa: Definir tema da monografia, realizar revisão bibliográfica, definir a estrutura do trabalho monográfico.

Bibliografia:

LAKATOS, E. M., MARCONI, A. A. Fundamentos de metodologia científica, 6ª ed. Editora Atlas, 2006.

SEVERINO, J. S. Metodologia do trabalho científico.Cortez, 2007.

INGLÊS V Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas, em contextos acadêmico-profissionais, com maior espontaneidade e confiança; aperfeiçoar as estratégias argumentativas; escrever relatórios; preparar-se para conduzir reuniões; comparar metas e objetivos alcançados; organizar eventos; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia Básica:

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.

Bibliografia Complementar:

CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper- Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

SEXTO SEMESTRE - Redes de computadores

TECNOLOGIA DE INTERLIGAÇÃO DE REDES REMOTAS

Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar as tecnologias de interconexão de redes (LAN e WAN) utilizando os diversos protocolos e tecnologias existentes no mercado.

Ementa: Modems: xDSL, RDSI. Padronização IEEE; comutação de quadros – switching; ATM; Frame Relay; X.25; SDH/SONET; tecnologias de interconexão: bridging e roteamento.

Bibliografia:

TANENBAUM, A. S. Redes de computadores. Tradução da 4º edição, Rio de Janeiro: Campus, 2003.

COMER, D. E. Interligação de Redes com TCP-IP, V.1. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus. 2006.

TÓPICOS AVANÇADOS EM REDES CargaTeórica 80 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno terá conhecimento do estado da arte na área de Redes de Computadores.Ementa: A disciplina aborda os tópicos mais avançados e recentes da área de redes de computadores com ênfase nas técnicas e conhecimentos existentes no momento do oferecimento das disciplinas. Possíveis temas: Asterix VOIP e Wimax.Bibliografia: A ser apresentada juntamente com o plano de ensino da disciplina.

PROJETOS DE REDES DE COMPUTADORES

Carga Teórica 40 aulas Carga Prática 40 aulas + 80 de AAP

Objetivos: ao final desta disciplina o aluno será capaz de planejar e implantar uma rede de computadores, com base nos estudos feitos em laboratório usando casos fictícios ou reais.

Ementa: Desenvolvimento de um projeto de rede local de grandes dimensões, que envolva interligação de prédios, utilizando fibras ópticas; e interligação de duas LANs no esquema matriz/filial, com intercomunicação utilizando tecnologias de interligação de redes remotas com um plano de contingência utilizando tecnologias de internet com VPN. O projeto de rede local deve envolver todos os componentes de uma rede, desde os servidores, o cabeamento estruturado, setores wireless, e equipamentos como concentradores, gateways, roteadores, etc, abrangendo segurança física e lógica. Definição da tecnologia de equipamentos e cabeamento a ser utilizada. Dimensionamento dos gabinetes, concentradores, servidores e cabos. Produção de documentação com layouts.Bibliografia:DIMARZIO, J. F., Projeto e Arquitetura de Redes: um guia de campo para profissionais de TI. Rio de Janeiro: Campus, 2001. TORRES, G., Redes de Computadores – Curso Completo, Axcel Books. Litec, 2001.

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORESCarga Teórica 40 aulas - Carga Prática 40 aulas

Objetivo: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: identificar soluções e protocolos para implementar e testar mecanismos de segurança em redes.

Ementa: Gerência e mitigação de riscos. Política de segurança. Plano de contingência. Segurança física. Segurança lógica: ferramentas básicas de segurança; criptografia; firewall; kerberos; SSL; segurança de transações – SET; segurança de correio – PEM, PGP. Gerenciamento de segurança. Sistemas de distribuição de chaves públicas e secretas. Assinatura digital e autenticação. DMZ. Sistema de detecção de Intrusão. Segurança em Wireless.

Bibliografia Básica:

HORTON, M., MUGGE, C. Hack Notes – Segurança de Redes, Rio de Janeiro: Campus, 2003.

NAKAMURA, E. T., GEUS, P. L. Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos, Novatec, 2007.

STALLINGS, W. Criptografia e segurança de redes. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Bibliografia Complementar:

STALLINGS, W. Network Security Essentials: Application and Standards. Prentice Hall, 3ª edição, 2006.

SERVIÇOS EM REDES DE COMPUTADORESCarga Teórica 20 aulas - Carga Prática 20 aulas

Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de disponibilizar e identificar serviços de rede e reconhecer servidores de serviços.

Ementa: Servidor de: e-mails, internet, impressão, aplicação, arquivos, backup, comunicação, DHCP, DNS, FTP, TELNET.

Bibliografia:

NEMETH, E., HEIN, T., SYNDER, G. Manual Completo do Linux – Guia do Administrador. Prentice Hall, 2007.

TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Carga Teórica 40 aulas - Carga Prática 80 h de AATG

Objetivo: Elaboração de uma monografia com base no projeto de Trabalho de Graduação apresentado no 5º semestre, visando à síntese criativa da absorção dos conhecimentos proporcionados pelas disciplinas do curso.

Ementa: O estudante elaborará, sob a orientação de um professor orientador, uma Monografia (Trabalho de Graduação) cujo tema já foi definido anteriormente e apresentará o trabalho perante uma banca examinadora.

Bibliografia:

MARTINS Junior, Joaquim. Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso. Vozes, 2008.

MENDES, G; TACHIZAWA, T. Como fazer monografia na pratica. FGV, 2008.

SCHLITTLER, Jose Maria Martins. Como fazer monografias. Servanda, 2008.

INGLÊS VI Carga Teórica 40 aulas

Objetivos: O aluno deverá ser capaz de se comunicar com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva, em contextos acadêmico-profissionais; discutir planejamento; lidar com conflitos em negociações; lidar valores e dados numéricos; interagir em contextos de socialização e entretenimento; ler textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

Ementa: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades lingüístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

Bibliografia Básica:

LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2007.

MURPHY, Raymond. Advanced Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007.

OXFORD. Dicionário Oxford Escolar para Estudantes Brasileiros de inglês. Português-Inglês/Inglês-Português com CD-Rom. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

POSITIVO INFORMÁTICA. Tell Me More – Nível Avançado. Curitiba, 2007.

Bibliografia Complementar:

CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Third Edition. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2007.

DUCKWORTH, Michael. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper-Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

MICHAELIS. Moderno Dicionário Inglês-Português, Português-Inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

OXFORD. Oxford Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

OXFORD. Oxford Business English Dictionary with CD-Rom. Seventh Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

OUTROS COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES COMUNS AOS DOIS CURSOS

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAISCarga Prática 40 h de AACC

Objetivos Gerais: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural. Objetivos Específicos: Facilitar o desenvolvimento das capacidades de: decidir sobre o próprio desenvolvimento intelectual. Facilitar o posicionamento do estudante nas interações com a sociedade de maneira a desenvolver cidadania e o saber conviver. Facilitar o desenvolvimento da autonomia na construção do seu conhecimento. Ementa: Os estudantes deverão cumprir 40 (quarenta) horas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADOCarga Prática 240 h de Estágio

Objetivos Gerais: Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional e societário; complementar o processo ensino-aprendizagem e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o estágio deve servir como "mapeamento" da realidade profissional, aproximando os conhecimentos acadêmicos das práticas de mercado; criar oportunidades para o estudante, por meio do estágio, conhecer as organizações e saber como elas funcionam; incentivar as potencialidades individuais, proporcionando o surgimento de profissionais empreendedores; promover a integração da Faculdade/Empresa/Comunidade; servir como meio de reconhecimento das atividades de pesquisa e docência, possibilitando ao estudante identificar-se com novas áreas de atuação; buscar colocação profissional junto ao mercado de trabalho, de acordo com a área de interesse do estudante.

Objetivos Específicos:: Adquirir uma complementação a sua formação, como um instrumento prático indispensável ao perfeito desempenho de sua futura atividade profissional. Aperfeiçoar a formação profissional de acordo com as exigências do mercado de trabalho, através de um canal retro-alimentador entre a teoria e a prática, desenvolvidas pela Faculdade e comunidade.

Ementa: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na vivência de situações reais de desempenho da futura profissão. Atividades práticas, relacionadas com a área profissional, desenvolvidas em empresas da comunidade, sob orientação e supervisão da Faculdade.

Bibliografia

OLIVO, S; LIMA, M C. Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso. Thomson Pioneira, 2006.

Laboratório Básico (1º e 2º Semestres)

Qtd Tipo Configuração

41 Desktop

Processador Intel Core 2 Duo 3 GHz, 2 GB RAM DDR2, HD 160 GB SATA2, Mouse Óptico, Teclado, Unidade de DVD-RW, 1 (uma) interface de rede Ethernet 10/100/1000, Som Compartilhada, Placa de Vídeo 128MB compartilhada.

41 Monitor LCD LCD 17"41 Estabilizador41 SO Sistema Operacional Windows XP SP341 SO Ubuntu Linux 8.041 Aplicativo Pacote Microsoft Office 200341 Aplicativo Editor Gráfico WinPlot (Freeware)41 Aplicativo Editor Gráfico Origen41 Aplicativo BlueJ (Freeware)41 Aplicativo Jcreator (Freeware)41 Aplicativo Netbeans 6.1 (Freeware)41 Aplicativo AntiVir Ant-Vírus (Freeware)41 Aplicativo Acrobat Reader (Freeware)41 Aplicativo Microsoft Project 200341 Aplicativo Microsoft Visio 200341 Aplicativo MySQL 5.141 Aplicativo Packet Tracer41 Aplicativo SQL Yog41 Aplicativo DB Designer41 Aplicativo PostgreSQL41 Aplicativo FilZip2 Switch Switch 10/100/1000 24 Portas - Gerenciavel

1Ar

Condicionado Sistema de Ar Condicionado

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

Laboratório Intermediário (3º e 4º Semestres)

Qtd Tipo Configuração

41 DesktopProcessador Intel Core 2 Duo 3 GHz, 4 GB RAM DDR2, HD 160 GB SATA2, Mouse Óptico, Teclado, Unidade de DVD-RW, 1 (uma) interface de rede Ethernet 10/100/1000, Som Compartilhada, Placa de Vídeo XFX Geforce 8500GT 256M.

41 Monitor LCD LCD 17"41 Estabilizador41 SO Sistema Operacional Windows XP SP341 SO Ubuntu Linux 8.041 Aplicativo Pacote Microsoft Office 200341 Aplicativo Editor Gráfico WinPlot (Freeware)41 Aplicativo Editor Gráfico Origen41 Aplicativo BlueJ (Freeware)41 Aplicativo Jcreator (Freeware)41 Aplicativo Netbeans 6.1 (Freeware)41 Aplicativo AntiVir Ant-Vírus (Freeware)41 Aplicativo Acrobat Reader (Freeware)41 Aplicativo Microsoft Project 2003

41 Aplicativo Microsoft Visio 200341 Aplicativo MySQL 5.141 Aplicativo Packet Tracer41 Aplicativo SQL Yog41 Aplicativo DB Designer41 Aplicativo PostgreSQL41 Aplicativo FilZip41 Aplicativo Corel Draw X441 Aplicativo PhotoShop CS32 Switch Switch 10/100/1000 24 Portas - Gerenciavel

1Ar

Condicionado Sistema de Ar Condicionado

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

Laboratório Avançado – Redes de Computadores(5º e 6º Semestres)

Qtd Tipo Configuração

21 Desktop

Processador Intel Core 2 Duo 3 GHz, 4 GB RAM DDR2, HD 160 GB SATA2, Mouse Óptico, Teclado, Unidade de DVD-RW, 2 (duas) interfaces de rede Ethernet 10/100/1000, 1 (uma) interface Wireless, Som Compartilhada, Placa de Vídeo XFX Geforce 8500GT 256M.

21 Monitor LCD LCD 17"

1 Servidor

02 Processadores (instalados) 604 pinos ou superior - freqüência de clock real igual ou superior a 3.4 Ghz, SLOTS PCI - incluindo PCI-X e PCI Express, 8 Gb de Memória RAM - DDR2 - 400 ECC, Controladora Padrão ULTRA SCSI com 02 canais - capacidade de 6 HD Internos e Suporte para no mínimo 1 Tb - capacidade de implemento RAID 0,1,1+0 e 5, 04 Unidades de Disco Rígido 72 Gb de 10.000 RPM - Padrão ULTRA SCSI - Hot Plug,

Possibilidade de conexão e desconexão sem parada de sistema – sistema “Hot Plug” e “Hot Swap”, Controladora de Vídeo padrão PCI ou AGP SVGA 1024 x 768 Graphics – mínimo de 8 Mb RAM, Unidade de Disco Flexível de 3 1/2" - 1.44 Mb, Teclado padrão ABNT2 - 104 teclas compatível com Windows, Mouse Scroll – 2 botões – compatível com Windows, 01 Drive de CD-ROM velocidade mínima de 48.X, Monitor tipo SVGA Color de 15” - com botões de ajustes frontais - resolução gráfica de 1024x768 - Dot Pitch 0.28, 02 Placas de Rede 10/100/1000 Mbps - RJ 45, Gabinete com capacidade para 6 HD internos – suporta Hot Plug e CD-ROM, Conversão para montagem em rack de 19”, Garantia mínima de 36 meses On Site - 24 horas / 7 dias por semana - 6 horas para atendimento.

21 Estabilizador

3 Rack´s

Rack Piso Padrão 19" e no mínimo 40 U de alturaPosicoes em U numeradasPrevisao para aterramento e protecaoPortas e paineis laterais trancaveis

6 Roteadores

Roteador modular com 2 portas Fast Ethernet, 4 slots WAN/Voz, 1 slot para modulos de rede (CISCO 2811) com:- 6 modulos de 2 portas Assincronas/Sincronas com Interface Serial WAN (para cada roteador);- 6 cabos V.35, DCE Macho/Serial Smart, 3,048 m;- 6 cabos V.35, DCE Femea/Serial Smart, 3,048 m.

6 Switch 24 portas autonegociaveis 10/100 Mbps, 2 portas 10/100/1000BASE-T, Imagem

avancada1 Controladora Controladora com Suporte a HD SCSI3 HD HD compatíveis com RAID5 Ferramenta Ferramenta de Insercao Punch Down TOOL 115 Ferramenta Alicate Decapador e Cortador de Cabo para Cabos Coaxiais UTP / FTP1 Equipamento Certificador de Cabeamento DTX CableAnalyzer - Fluke1 Material Caixa de cabo CAT.5e - LAN UTP 4 PARES RIGIDO (caixa)1 Material Caixa de cabo CAT.5e - LAN UTP 4 PARES FLEXiVEL (caixa)

100 Material Conectores RJ45 cat.5e, Macho 8 posicoes - fabricante: AMP100 Material Keystone RJ45 cat 5e (conector RJ45 femea)

1 Material Caixa de superficie20 Material Adapter cable CAT.5e - 1,5 m

100 Material Kit porca gaiola50 Material Patch cord RJ/RJ 10 ft cat 5e com boot - AMP50 Material Patch cord RJ/RJ 20 ft cat 5e com boot - AMP20 Material Caixas de superfície 2 portas - AMP10 Material Patch panel 24 portas cat 5e - AMP20 Material Rolos de Velcro com 3 metros azul

100 Material Abraçadeira T50R (20 cm) - Hellermann21 SO Sistema Operacional Windows XP SP321 SO Ubuntu Linux 8.021 Aplicativo Pacote Microsoft Office 200321 Aplicativo Editor Gráfico WinPlot (Freeware)21 Aplicativo Editor Gráfico Origen21 Aplicativo BlueJ (Freeware)21 Aplicativo Jcreator (Freeware)21 Aplicativo Netbeans 6.1 (Freeware)21 Aplicativo AntiVir Ant-Vírus (Freeware)21 Aplicativo Acrobat Reader (Freeware)21 Aplicativo Microsoft Project 200321 Aplicativo Microsoft Visio 200321 Aplicativo MySQL 5.121 Aplicativo Packet Tracer21 Aplicativo SQL Yog21 Aplicativo DB Designer21 Aplicativo PostgreSQL21 Aplicativo FilZip21 Aplicativo Corel Draw X421 Aplicativo PhotoShop CS31 Aplicativo ArcServer ferramenta p/ Backup

21 Aplicativo Mcafee AntiVírus Compatível2 Switch Switch 10/100/1000 24 Portas - Gerenciavel1 Kit Conectorização Fibra Ótica

1Ar

Condicionado Sistema de Ar Condicionado

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

Laboratório Avançado - Banco De Dados(5º e 6º Semestres)

Qtd Tipo Config

21 Desktop Processador Intel Core 2 Duo 3 GHz, 4 GB RAM DDR2, HD 160 GB SATA2, Mouse Óptico, Teclado, Unidade de DVD-RW, 2 (duas) interfaces de rede Ethernet

10/100/1000, 1 (uma) interface Wireless, Som Compartilhada, Placa de Vídeo XFX Geforce 8500GT 256M.

21 Monitor LCD LCD 17"

1 Servidor

02 Processadores (instalados) 604 pinos ou superior - freqüência de clock real igual ou superior a 3.4 Ghz, SLOTS PCI - incluindo PCI-X e PCI Express, 8 Gb de Memória RAM - DDR2 - 400 ECC, Controladora Padrão ULTRA SCSI com 02 canais - capacidade de 6 HD Internos e Suporte para no mínimo 1 Tb - capacidade de implemento RAID 0,1,1+0 e 5, 04 Unidades de Disco Rígido 72 Gb de 10.000 RPM - Padrão ULTRA SCSI - Hot Plug, Possibilidade de conexão e desconexão sem parada de sistema – sistema “Hot Plug” e “Hot Swap”, Controladora de Vídeo padrão PCI ou AGP SVGA 1024 x 768 Graphics – mínimo de 8 Mb RAM, Unidade de Disco Flexível de 3 1/2" - 1.44 Mb, Teclado padrão ABNT2 - 104 teclas compatível com Windows, Mouse Scroll – 2 botões – compatível com Windows, 01 Drive de CD-ROM velocidade mínima de 48.X, Monitor tipo SVGA Color de 15” - com botões de ajustes frontais - resolução gráfica de 1024x768 - Dot Pitch 0.28, 02 Placas de Rede 10/100/1000 Mbps - RJ 45, Gabinete com capacidade para 6 HD internos – suporta Hot Plug e CD-ROM, Conversão para montagem em rack de 19”,Garantia mínima de 36 meses On Site - 24 horas / 7 dias por semana - 6 horas para atendimento.

21 Estabilizador41 SO Sistema Operacional Windows XP SP341 SO Ubuntu Linux 8.02 Aplicativo MS SQL Server2 Aplicativo Oracle 11 Server

41 Aplicativo Pacote Microsoft Office 200341 Aplicativo Editor Gráfico WinPlot (Freeware)41 Aplicativo Editor Gráfico Origen41 Aplicativo BlueJ (Freeware)41 Aplicativo Jcreator (Freeware)41 Aplicativo Netbeans 6.1 (Freeware)41 Aplicativo AntiVir Ant-Vírus (Freeware)41 Aplicativo Acrobat Reader (Freeware)41 Aplicativo Microsoft Project 200341 Aplicativo Microsoft Visio 200341 Aplicativo MySQL 5.141 Aplicativo Packet Tracer41 Aplicativo SQL Yog41 Aplicativo DB Designer41 Aplicativo PostgreSQL41 Aplicativo FilZip41 Aplicativo Corel Draw X441 Aplicativo PhotoShop CS32 Switch Switch 10/100/1000 24 Portas - Gerenciavel

1Ar

Condicionado Sistema de Ar Condicionado

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

Laboratório Arquitetura de Computadores(Todos os Semestres)

Qtd Tipo Config4 Ferramenta Jogo de Ferramentas p/ manutenção de computadores.

41 Pulseiras Pulseiras Anti-estática.4 Solda Aparelho de solda simples + Solda.4 Multímetros4 Parafusos Jogo de parafusos para manutenção de computadores.

10 ComputadorComputadores usados em funcionamento com configuração variada (desde 486 até pentium IV)

10 Pasta Pasta Térmica p/ Processador1 Aspirador10 Bateria Bateria de Lítio5 Borrachas Borrachas Brancas e Macias p/ limpeza de memória.1 Alcool Alcool Isopropilico2 Bancada Bancadas de 5 m x 1 m p/ manutenção dos equipamentos

1Ar Condicionado Sistema de Ar Condicionado

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

Laboratório Móvel(Todos os Semestres)

20 Notebook Notebook AMD Athlon 64 X2 dual-core móbile TK-57, 1.9 GHz, Memória RAM: 2 GB, Tela: 17" WXGA com tecnologia Crystal Brite, Chip gráfico: Intel NVIDIA GeForce 7000M com 256 MB de memória dedicada, HD: 250 GB WebCam Integrada, Modem V.92, LAN: 10/100/1000, DVD/RW Dual Layer, Wireless: Sim (802.11b/g), Leitor de Cartões 5 em 1, Portas: ExpressCard /54 slot, 4 USB, Fone, Microfone, Line-out, IEEE 1394 e VGA, Bluetooth.

1 Datashow

Compatível com HDTV, Contraste: 400:1, Controle Remoto, Distância de Projeção (m): 0.9 a 12.1, Luminosidade 2000 ANSI Lumens, Lâmpada 170W UHE, Peso (Kg): 2,6, Resolução Nativa SVGA (800 x 600), Resolução RGB SVGA (800 x 600), Tecnologia de Projeção: 3 LCD, Tela (Polegadas): 30 a 300.

3 AP Access Point Wireless 54 Mbps p/ transmissão de Internet a longo alcance.