Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

24
GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO Administração de Empresas Administração Pública Direito Economia fgv.br/vestibular

description

Vestibular FGV | Conheça os Cursos de Graduação da FGV em São Paulo! Visite o site do VestibularFGV: www.fgv.br/vestibular

Transcript of Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Page 1: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

GRADUAÇÃO FGVEM SÃO PAULOAdministração de EmpresasAdministração PúblicaDireitoEconomia

fgv.br/vestibular

Page 2: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Idealismo, Excelência eCredibilidadeA Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo

organizações privadas e públicas que contribuíssem para o desenvolvimento do país. Na época, o Brasil já começava a lançar as bases para o seu crescimento

Antevendo a chegada de um novo tempo, a FGV expandiu seu foco de atuação para outras áreas do conhecimento como Economia, Direito, Ciências Sociais e História.

A instituição extrapolou as fronteiras do ensino e avançou pelas áreas da pesquisa acadêmica e aplicada. Tornou-se um centro de qualidade, excelência e inovação em diversas áreas do conhecimento.

A Fundação Getulio Vargas foi pioneira no oferecimento de cursos acadêmicos

e Administração Pública no Brasil, além de também oferecer mestrados e doutorados de reconhecida excelência em Economia, Direito, História e Ciências Sociais.

Page 3: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

CURSOS

A FGV oferece cursos de graduação, educação continuada, executiva, especialização, MBA, mestrado e doutorado - presenciais ou a distância.

A FGV NO BRASIL e NO MUNDO

A Fundação também conta com uma rede de conveniadas em todo o país e mantém parcerias com tradicionais instituições de ensino superior estrangeiras, como Harvard e Sorbonne.

O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA FGV

A atuação da FGV no estudo, análise e elaboração de políticas públicas faz com que ela seja um reconhecido think tank, contribuindo para a inserção do Brasil no cenário internacional.

Nos últimos anos, a FGV foi considerada um dos 30 melhores think tanks do planeta pelo programa de Relações Internacionais da Universidade da Pensilvânia, e a edição internacional do The New York Times tem colocado a FGV entre as 100 melhores instituições de ensino superior que formam os profissionais preferidos por empresários do mundo todo.

Page 4: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

A FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) foi criada em 1954, com o objetivo de formar profissionais na área de Administração de Empresas, que pudessem contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Ao longo de sua história, a Escola de Administração de Empresas apoiou a industrialização e o desenvolvimento das empresas nacionais. Hoje, no contexto de globalização, prepara cidadãos capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.

O conhecimento teórico e prático oferecido no Curso de Graduação apoia-se em seus Centros de Estudos e Pesquisas, reconhecidos nacional e internacionalmente.

A FGV-EAESP tem hoje como objetivo a formação de lideranças para o desenvolvimento de organizações privadas, com base nos princípios de ética, sustentabilidade, empreendedorismo, visão sistêmica e pensamento crítico.

Como é o curso?O curso responde aos novos desafios enfrentados pelas organizações no mundo contemporâneo e a mudanças recentes no complexo ambiente nacional e internacional.

Enfatiza a interdisciplinaridade, a integração entre a forma técnica e profissional, a formação investigativa e a formação humana e cidadã. O aluno é considerado sujeito do processo de aprendizagem.

Administração de Empresas

EAESP

Page 5: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

A FGV-EAESP é certificada internacionalmente?Qual o resultado das avaliações?Há 60 anos, a GV tem um compromisso com a inovação e a excelência no ensino de Administração. A FGV-EAESP é uma das poucas instituições no mundo com as três certificações: AACSB, EFMD e AMBA.

Por que fazer Administraçãode Empresas na GV?• Porque a maioria dos alunos se emprega em

um período máximo de dois meses após a conclusão da graduação.

• Porque o Administrador formado na GV está preparado para sua vida profissional e não apenas para o seu primeiro emprego.

• Porque ex-alunos da Escola têm ocupado posições-chave no mercado de trabalho, em organizações de todos os setores e portes.

• Porque a GV é uma das mais conceituadas escolas de Administração do mundo.

• Porque a GV forma administradores competentes e socialmente responsáveis.

• Porque o padrão da GV é a excelência.

• Porque a FGV-EAESP é uma das poucas escolas de Administração do mundo que possui, simultaneamente, as três acreditações internacionais AACSB, EFMD-EQUIS e AMBA. Duplo diploma: Northeastern

University e Università Commerciale Luigi BocconiOs alunos, mediante processo de seleção, podem cursar cinco semestres na EAESP e quatro semestres na Northeastern University (em Boston), obtendo, ao final, a diplomação em ambas as instituições.

Também, mediante processo de seleção, podem cursar seis semestres na EAESP e dois semestres na Università Commerciale Luigi Bocconi, obtendo a dupla diplomação.

Dupla graduação: EAESP e DIREITO GVA FGV oferece aos alunos da EAESP e DIREITO GV a dupla graduação em Administração e Direito. Os alunos da EAESP poderão inscrever-se para a seleção do Programa de Dupla Graduação a partir do 5º semestre. Cumprindo a grade obrigatória do curso de sua segunda graduação, dentro do período máximo permitido para integralização curricular, o aluno poderá colar grau em cada curso, obtendo, assim, a diplomação em Administração e Direito.

EFMD

Pensou Administração,pensou GV.

GV tem um compromisso com a

inovação e a excelência no ensino.

Page 6: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

I - Bolsas Reembolsáveis concedidas pelo Fundo de Bolsas da FGV-EAESP

Há financiamento de bolsas para os alunos que precisarem ter um apoio da instituição.As mensalidades podem ser financiadas em até 100% e a restituição destes recursos à FGV iniciará um ano após a formatura regular.

O financiamento de bolsas acontece graças à colaboração de empresas e pessoas físicas (alunos, ex-alunos, ex-bolsistas, professores e funcionários).

Hoje, cerca de 22% dos alunos de graduação são atendidos pelo programa.

Modalidades de bolsas:Estudo (financiamento semestral de 20% a 100% do valor das mensalidades escolares); material escolar; moradia e transporte; alimentação.

II - Bolsas Não Reembolsáveis

a) Bolsas para os primeiros colocados no vestibular: a GV oferece bolsas de estudo não reembolsáveis, por mérito, para os 10 primeiros colocados no vestibular (bolsas integrais e parciais).

b) Bolsas para alunos com dificuldade econômica: a GV concede também bolsas a alunos que comprovem necessidade econômico-financeira.

c) Bolsas do Programa Prosperar (Parceria com o Instituto Grupo Pão de Açúcar), para alunos com dificuldade socioeconômica.

Sim, há dois tipos de bolsas de estudos para alunos do curso de Graduação:

Há possibilidade de bolsas de estudos?

Page 7: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

A GV tem uma grande tradição na área de intercâmbio, enviando, a cada ano, aproximadamente 130 alunos de graduação para estudar em universidades conceituadas de diversos países do mundo. Simultaneamente, a GV recebe 130 alunos estrangeiros para conviverem com os alunos da Escola.

A Coordenadoria de Relações Internacionais da GV oferece diversas atividades internacionais, como:

• Programa regular de intercâmbio de alunos;• Programas internacionais de férias (julho);• Competições de estudos de casos.

Existem programas regulamentados de estágios e colocação profissional?Sim, a Coordenadoria de Estágios e Colocação Profissional identifica oportunidades em organizações (empresas, ONGs e setor público), além de prestar orientações sobre carreira e processos seletivos.

Existem programas de intercâmbio internacional?

Quantas vagas são oferecidas?

22% dos alunos de graduação são

atendidos pelo programa de bolsas

de estudos

É um programa de pós-graduação stricto sensu que prepara o aluno para atuação em empresas de âmbito internacional, no Brasil e no exterior. Utiliza acordos de cooperação e dupla titulação (Double Degree) com escolas parceiras no exterior.

O aluno, além de obter o título de mestre pela FGV, pode também obter o título pela instituição conveniada. Vantagens: oferece aos alunos do curso de Graduação da FGV a oportunidade de iniciar um mestrado profissional após a conclusão do curso; forma profissionais que contribuem tanto para a competitividade das empresas brasileiras atuantes no cenário internacional de negócios como para o apoio e a atração de empresas internacionais no Brasil e na América Latina.

MPGI (Mestrado Profissional em Gestão Internacional). O que é?

São oferecidas 200 vagas por semestre.

Page 8: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Administração Pública

Por que fazer AdministraçãoPública?

• Porque o espaço público no Brasil está cada dia mais dinâmico, mais eficiente e mais atrativo como horizonte profissional aos mais jovens;

• Porque haverá uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar no Estado, em Organizações não Governamentais (ONG’s), fundações empresariais, empreendedorismo social e organismos internacionais.

A Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de ajudar a desenvolver o Brasil. Para isso, foi pioneira na preocupação com a modernização da Administração Pública. A FGV-EAESP tem atuado na área pública, formando gerações de alunos e profissionais. Agora está reformulando o curso de graduação em Administração Pública, para preparar as lideranças públicas brasileiras do século XXI, que atuarão nos governos (e em entidades que prestam serviços a eles), no terceiro setor, em fundações empresariais, em organismos Internacionais e em atividades de empreendedorismo social.

Trata-se de formar lideranças sintonizadas com os grandes desafios contemporâneos, no plano nacional e internacional.

EAESP

Page 9: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

O novo curso de graduação da FGV. Para quem quer transformar o país.

EFMD

• Porque a GV tem um compromisso e uma larga experiência na formação de lideranças capacitadas para atuar na área pública em prol do desenvolvimento do país;

• Porque a GV é uma organização com fortes laços de pesquisa e consultoria com organismos públicos e do Terceiro Setor, no plano nacional e internacional;

• Porque o aluno formado pela GV, sinônimo de excelência acadêmica, é reconhecido pela sua competência profissional e engajamento social;

• Porque muitos de nossos ex-alunos são reconhecidos como lideranças inovadoras na área pública e trabalham hoje como gestores nos diferentes ministérios do Governo Federal, em secretarias de estado e de municípios, em agências reguladoras, em empresas concessionárias de serviços públicos, em ONGs, fundações empresariais e organismos internacionais.

Por que fazer Administração Pública na GV?

Como é o curso?

O curso tem caráter inovador, tanto no conteúdo quanto na forma. Ele aborda questões fundamentais do mundo contemporâneo, visando formar lideranças com ampla visão das Ciências Sociais, conhecimento em gestão e políticas públicas, com capacidade de negociação e tomada de decisão, além de sólida capacitação para tratar de questões internacionais.

Pretende-se preparar um aluno que tenha, ao mesmo tempo, formação humanista e capacidade gestora, por meio de um ensino multidisciplinar, aberto ao debate, e com experiências de imersão em contextos locais, nacionais e internacionais.

Além da forte formação acadêmica, a estrutura do curso garante flexibilidade curricular, na medida em que considera o aluno sujeito do processo de aprendizagem. São utilizadas diversas metodologias pedagógicas, como o uso de estudos de caso, de debates e oficinas sobre questões contemporâneas, de atividades extraclasse e de trabalho de campo, formando um aluno autônomo e capaz de acompanhar as transformações sociais e profissionais do mundo contemporâneo.

O curso está organizado em quatro anos letivos, tendo aulas na parte da manhã, além de oficinas e atividades extra-aula em três tardes.

Estou formado. Onde posso trabalhar?• Carreiras públicas no Estado, em todos os

níveis de governo;• Cargos de gestão em empresas estatais e

concessionárias de serviços públicos;• Gestores e líderes de organizações do terceiro

setor e de fundações empresariais;• Empreendedores públicos;• Lideranças sociais e políticas;• Profissionais de organizações internacionais;• Consultoria para órgãos públicos, nacionais e

internacionais;• Assessoria para empresas sobre assuntos

governamentais e responsabilidade social.

Formar lideranças sintonizadas com

os grandes desafios contemporâneos,

no plano nacional e internacional.

Page 10: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Qual a relação com outras escolas da FGV?

Haverá a possibilidade de fazer disciplinas nos demais cursos de graduação da FGV-SP (Administração de Empresas, Economia e Direito), e de realizar atividades conjuntas com os cursos de graduação da FGV/RJ (Administração, Ciências Sociais, História e Economia). O intercâmbio entre os vários cursos da Fundação Getulio Vargas será incentivado, com o objetivo de formar um melhor profissional para atuar nos diversos ramos da área pública. O aluno pode ainda fazer dupla graduação em Direito.

Há possibilidade de bolsas de estudos?

Sim, há dois tipos de bolsas de estudos para alunos do curso de graduação em Administração Pública:

I - Bolsas Não Reembolsáveis

Serão oferecidas bolsas integrais não-reembolsáveis, para os primeiros colocados no vestibular e para alunos que apresentem dificuldades socioeconômicas.

No caso das bolsas socioeconômicas, há duas possibilidades: o Fundo de Administração Pública, que oferece 15 bolsas mensalidade anualmente, e o Programa Prosperar, do Instituto Pão de Açúcar (IGPA), que oferece 10 bolsas mensalidade anualmente, mais o pagamento não reembolsável de bolsas moradia, transporte, alimentação e material escolar, além de cada aluno deste programa ser acompanhado e auxiliado por um executivo do Pão de Açúcar ao longo do curso.

II - Bolsas Reembolsáveis

Há financiamento de bolsas para todos os alunos que desejarem ter um apoio da instituição. As mensalidades podem ser financiadas em até 100% e a restituição destes recursos à FGV iniciará um ano após a formatura regular.

Page 11: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Tarde(4 horas)

Bolsas integrais por mérito e por razões

socioeconômicas

Existem programas de intercâmbio internacional?

Sim. A FGV tem uma grande tradição na área de intercâmbio, enviando, a cada ano, aproximadamente 170 alunos de graduação para estudar em universidades conceituadas, localizadas principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Simultaneamente, a FGV recebe 170 alunos estrangeiros para conviverem com os alunos da Escola.

A Coordenadoria de Relações Internacionais da GV oferece diversas atividades internacionais, como:

• Programa regular de intercâmbio de alunos;• Programas internacionais de férias (julho);• Competições de estudos de caso.

Quais são os principais diferenciais do novo curso?

Os dois grandes diferenciais do novo curso são a forte ligação com a prática profissional e, em especial, a dimensão internacional. Há uma série de atividades de imersão profissional, em diferentes tipos de organização. Também há visitas e trabalhos de campo a governos locais, no plano federal e em outros países.

Além das atividades de intercâmbio com universidades, principalmente americanas e europeias, os alunos são obrigados a fazer um estágio supervisionado em países do eixo Sul-Sul, incluindo aí a América Latina, as nações africanas de língua portuguesa, a China e a Índia, atuando em ONGs, governos, organismos internacionais e centros de estudo. Conhecer esta nova realidade geopolítica é fundamental para a formação de nosso aluno.

Vestibular

A ênfase do vestibular está nas disciplinas de humanas que têm maior peso, sobretudo as redações do módulo discursivo.

Quantas vagas são oferecidas?

São oferecidas 50 vagas por semestre.

Manhã(4 horas)Módulo Objetivo

4 provas – 15 questões cada:• Humanidades: Atualidades, História e Geografia (peso 2)• Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação

de Textos (peso 2)• Matemática (peso 1)• Língua Inglesa e Interpretação de Textos (peso 1)

Módulo Discursivo

3 provas:• História e Geografia (peso 3)• Interpretação do Brasil Contemporâneo

(peso 4)• Dissertação em Língua Portuguesa (peso 2)

Page 12: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

DIREITO GV

Que profissional a DIREITO GV quer formar?Além das carreiras jurídicas tradicionais, a DIREITO GV prevê a formação de outros três tipos de profissionais: o advogado empresarial, o formulador de políticas públicas e o professor/pesquisador em Direito. Estes são três perfis abertos, que indicam a gama de habilidades que o aluno adquirirá durante o curso. O advogado empresarial é aquele capaz de construir juridicamente operações complexas, tanto na advocacia privada quanto na pública. O formulador de políticas públicas possui ferramentas para compreender a estrutura dos problemas sociais brasileiros e, a partir daí, imaginar e aplicar soluções alternativas. A DIREITO GV forma também o professor/pesquisador, pois a produção científica de qualidade é fundamental à inovação contínua no ensino e no conhecimento na área jurídica.

Como está organizado o currículo?O currículo foi construído com base numa premissa: não é necessário transmitir ao aluno um conteúdo exaustivo e enciclopédico nas várias áreas do Direito. O aluno deve ser ensinado a caminhar com as próprias pernas e, para tanto, é importante selecionar um conjunto de problemas relevantes e discuti-los com grau máximo de profundidade. Assim, o currículo foi organizado em ciclos, nos quais o aluno se defrontará constantemente com os mesmos dilemas jurídicos, mas, a cada etapa, será levado a enxergá-los sob perspectiva e enfoque diferentes. Outro elemento importante é a possibilidade de cursar disciplinas na Escola de Administração.

O que se espera do profissional do Direito de hoje?Para responder às demandas do mercado atual os profissionais precisam estar preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

Os profissionais que ocupam hoje posições de liderança nas áreas da prática jurídica pública e privada possuem algumas qualidades comuns: facilidade de dialogar com profissionais de outras ciências humanas; coragem de propor soluções criativas para problemas jurídicos complexos; capacidade de trabalhar em grupo; completo domínio de sua área de especialização sem perder de vista uma visão abrangente do Direito e perfil empreendedor. A DIREITO GV surgiu a partir da constatação de que o mercado e o Estado brasileiros sentiam falta deste tipo de jurista, completo.

Page 13: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

A DIREITO GV firmou programas de intercâmbio

com instituições de renome no exterior.

Dire

ito Qual é o método de ensino?

A DIREITO GV vê o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento, e não como depósito de informações recebidas do professor. Um método participativo exige que o aluno prepare-se previamente, sob orientação do professor, e nas aulas possa debater temas e interagir com seus colegas e professores. Desta maneira, estimula-se o aluno a resolver problemas por conta própria de maneira criativa, sem precisar recorrer à opinião de autoridade do professor. Espera-se que o aluno aprenda a aprender, e não apenas acumule dados que se tornam descartáveis com grande velocidade. A autonomia intelectual despertada por este método é valorizada em qualquer profissão que venha a exercer.

InternacionalizaçãoA DIREITO GV aposta em uma inserção internacional ativa envolvendo seus alunos e professores, pois acredita que a vivência internacional é fundamental para formar profissionais preparados para atuar em um mundo cada vez mais dinâmico, onde a compreensão do fenômeno jurídico ultrapassa fronteiras nacionais. Para poder propiciar alternativas à altura de seu curso, a DIREITO GV firmou programas de intercâmbio com instituições de renome no exterior. Por meio desses programas incentiva-se o relacionamento com outros ordenamentos jurídicos nacionais, bem como com um crescente conjunto de normas internacionais. Esse conhecimento é essencial para qualquer advogado que pretenda ter uma atuação internacional.

Por que período integral nos três primeiros anos?A Escola tem uma convicção: o bordão “Direito se aprende no estágio” é um óbvio sintoma da grave crise do ensino jurídico brasileiro, que acabou por distorcer as prioridades do aluno na sua fase mais importante de formação. O objetivo da DIREITO GV é propiciar uma experiência acadêmica intensa que corresponda a um regime de imersão semelhante às principais escolas de Direito do mundo. Isto não significa que o aluno estará distante da prática. A prioridade de todo o currículo do curso é envolver o aluno permanentemente com as questões jurídicas concretas e cotidianas. Ele se defrontará com elas nas aulas, nas oficinas de prática jurídica e também nos estágios de férias em instituições privadas e governamentais com as quais a Escola firmou convênio.

DIREITO GV obtém nota máxima na avaliação do MEC De acordo com o índice geral de cursos do MEC, a DIREITO GV é a nota máxima dentre todos os cursos de Direito avaliados no município de São Paulo e faz parte do seleto grupo de 11% das faculdades privadas do País que obtiveram conceitos de destaque.

O IGC é calculado a partir do desempenho dos alunos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), da avaliação dos programas de pós-graduação pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e também leva em consideração a titulação do corpo docente, recursos didáticos e pedagógicos, planos de ensino e a percepção dos alunos em relação à infraestrutura.

São oferecidas 50 (cinquenta) vagas anuais para uma turma em turno integral (manhã e tarde), podendo ser disponibilizadas até o máximo de 80 (oitenta) vagas, respeitadas a ordem de classificação, as condições de oferta do curso e a autorização específica do Ministério da Educação.

Quantas vagas são oferecidas?

Um modelo inovador que propõe o ensino do Direito integrado à Administração, à Economia e a outras ciências humanas, orientado para os desafios da inserção do Brasil no cenário Global.

Page 14: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

O que o aluno pode fazer nos dois últimos anos do curso?

Nos dois últimos anos, por já ter cumprido uma grande carga horária nos três primeiros, o aluno terá grande liberdade para trilhar o caminho que lhe for mais atraente: vir à GV para cursos específicos de tempo parcial e fazer estágio; participar de um projeto de pesquisa e realizar sua iniciação científica. Poderá fazer intercâmbio com instituições estrangeiras ou, ainda, cursar a Escola de Administração da FGV, obtendo, assim, a dupla graduação.

Como foi montado o quadro docente?O quadro docente é composto predominantemente por professores doutores em dedicação exclusiva à vida acadêmica. Desta maneira, têm tempo e infraestrutura para dar atenção integral e individualizada aos alunos, desempenhando um papel ativo na formação de cada um.

Como é o vestibular?O processo seletivo da DIREITO GV segue princípios semelhantes aos que orientaram a montagem do curso. Não se adotou prova de múltipla escolha e foram excluídas as disciplinas física, química e biologia. Em contrapartida, é exigido conhecimento em artes plásticas, cinema, música e literatura estrangeira, além de redação, língua portuguesa, história, geografia, raciocínio lógico-matemático e inglês. A segunda fase do vestibular corresponde a um exame oral, realizado em pequenos grupos de alunos que devem debater o tema proposto pelos examinadores, onde se pretende avaliar habilidades, tais como a capacidade de trabalhar em grupo, de expressar-se oralmente, de argumentar de maneira fundamentada, propor soluções consistentes, entre outras.

O tempo a seu favor: dupla graduação em Direito e Administração A DIREITO GV e a Escola de Administração da GV (EAESP) oferecem aos seus alunos a possibilidade de dupla graduação, sem a necessidade de se submeterem a um novo processo seletivo. A grande vantagem é que os alunos poderão se formar pelas duas faculdades, Direito e Administração, em um prazo mais curto se comparado com aqueles que optaram em fazer uma faculdade e, sucessivamente, a outra. Isso ocorre em virtude da proximidade das grades curriculares das Escolas, que se preocuparam em garantir alguns conteúdos disciplinares comuns, em favor do necessário diálogo entre estas áreas do conhecimento.

Empregabilidade Para auxiliar o processo de colocação profissional dos alunos, a DIREITO GV organiza anualmente a Feira de Estágios DIREITO GV. Esse evento proporciona aos alunos o contato profissional com diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de São Paulo num ambiente propício e exclusivo, intermediado pela Escola, além de permitir com que ampliem a visão sobre o mercado de trabalho no que se refere a empregadores e áreas de atuação. A sétima edição do evento, ocorrida em 2013, contou com a participação de representantes do mercado jurídico paulistano que esclareceram dúvidas sobre processos seletivos e perfis de carreira aos alunos. Os estudantes inscritos no processo de capacitação da Feira de Estágios passaram, ao longo do segundo semestre do ano, por palestras sobre carreira, testes de português e inglês, entrevistas simuladas e revisões de currículo. A ampla adesão de representantes do mercado jurídico, conceituados em suas áreas de atuação, dá a dimensão do reconhecimento do projeto pedagógico da DIREITO GV e de suas ações de formação e inserção profissional. As pesquisas realizadas sobre os egressos da DIREITO GV demonstram que os profissionais formados na Escola tem sido reconhecidos no mercado pela sua capacidade de buscar novas soluções jurídicas, resultado de uma formação diferenciada e de excelência. Confirmando esse reconhecimento, destaca-se a ampla inserção profissional, nas mais diversas áreas do universo jurídico.

Page 15: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Existe a possibilidade de bolsas de estudo?

Sim, há diversos programas de bolsas de estudos que têm por objetivo a qualificação de seu corpo discente, bem como a criação de oportunidades para que a condição social e financeira do aluno não constitua um empecilho para sua permanência na instituição.

Bolsas de Estudos não reembolsáveis

• Bolsa de Estudo da Presidência da FGV – Isenção da mensalidade escolar Nº de bolsas: até 10/ano.Quem tem direito: alunos bem sucedidos no vestibular e que preencherem os critérios socioeconômicos estabelecidos pela DIREITO GV.Valor: a bolsa de estudo pode ser de isenção total (100%) ou parcial (50%) da mensalidade escolar. Período: durante os 5 anos da graduação.Critério utilizado para avaliação socioeconômica: renda familiar e histórico educacional.

• Bolsa manutenção concedida pela Associação Endowment DIREITO GV

A Associação Endowment DIREITO GV é uma instituição privada, fundada por ex-alunos, seus pais e pessoas interessadas a fornecer meios de subsistência a alunos carentes. A bolsa destina-se a cobrir custos de transporte, moradia e livros, sendo no valor de R$ 850,00 por mês, pagas até o final do 3º ano, ou antes no caso de cessar a necessidade do aluno.A concessão das bolsas dependerá da aprovação pela própria Associação Endowment DIREITO GV.

• Bolsa mérito Dr. Luiz Lopes Simões Nº de bolsas: 15/ano.Quem tem direito: alunos que se destacarem nos estudos.Valor: 100%, 70% e 30% da mensalidade escolar, conforme tabela abaixo.Período: um ano.

Bolsa de estudo reembolsável – financiamento da mensalidade escolar

Quem tem direito: todo aluno aprovado no vestibular e que comprovar necessidade de financiar o curso total ou parcialmente.Valor: de 20% a 100% do valor da mensalidade escolar.Restituição: as bolsas devem ser restituídas sem juros, somente com correção pelo IGP-M, de acordo com as regras da DIREITO GV. A restituição tem início 6 (seis) anos após o ingresso no curso.

Obs: O financiamento de material escolar, moradia, transporte e alimentação também pode ser solicitado.

Valor 1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano

1º colocado Maior média Maior média Maior média 1º colocado no concurso no vestibular no 1º ano no 2º ano no 3º ano de monografia do 4º ano

2º colocado 2ª maior 2ª maior 2ª maior 2º colocado no no vestibular média no média no média no concurso de 1º ano 2º ano 3º ano monografia do 4º ano

3º colocado 3ª maior 3ª maior 3ª maior 3º colocado no no vestibular média média média concurso de no 1º ano no 2º ano no 3º ano monografia do 4º ano

CICLOS

Dedu

ção

na M

ensa

lidad

e

70%

100%

30%

Page 16: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

ECONOMIA

A Economia é uma ciência que tem como objeto de

estudo tudo que se refere à geração e gestão da

riqueza material, portanto, eficiência na produção,

equidade e justiça na sua distribuição, e bem-

estar da sociedade e dos indivíduos no consumo.

O desenho de políticas, estratégias, decisões,

instituições e organizações, e mensuração de seus

resultados e impactos para as organizações e para

a sociedade são tarefas típicas de um economista.

Cabe também ao economista a análise e organização

de informações para tomada de decisões nas mais

variadas atividades. Portanto, a Economia requer

uma forte formação quantitativa. É, sem dúvida, a

mais exata das Ciências Humanas.

Onde trabalham os economistas?Dada a aplicação universal dos princípios da Economia e seu instrumental analítico, os economistas têm um amplo e diversificado campo de trabalho. Podem trabalhar:

• Em bancos e instituições financeiras;• Em empresas e organizações sem fins lucrativos; • Em consultorias; • No governo;• Em organizações multilaterais (Banco Mundial, ONU,

Organização Mundial do Comércio, FMI);• Em atividades de ensino e pesquisa.

O que é economia?

EESP

Page 17: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Um centro de excelência em economia orientado para o interesse nacional.

Os talentos valorizados pelo mercado.

A FGV/EESP busca recrutar os jovens talentosos e criativos que se destacam nos colégios, para dar um profundo e abrangente domínio das Ciências Econômicas e demais ciências instrumentais e auxiliares, a fim de desenvolver uma disciplina mental e capacidade cognitiva que lhes permitam:

• Raciocinar lógica e criticamente;

• Apreender, de forma substantiva e rápida, absorvendo o conhecimento e as informações de forma crítica, aplicando-os a realidade;

• Desenvolver a capacidade de pensar com conceitos e modelos para compreender a realidade nas suas particularidades e apresentar soluções inovadoras;

• Pensar estrategicamente e comunicar sintética e convincentemente;

• Enfrentar situações variadas e novas, e exercer múltiplas funções;

• Desenvolver iniciativa, liderança, credibilidade, responsabilidade ética e capacidade de trabalhar em grupo, características pessoais mais demandadas pelo mercado.

Queremos formar profissionais para uma longa carreira de sucesso e não treiná-los para o primeiro emprego.

Page 18: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

O que vou aprender no curso de Economia da FGV?

As disciplinas que compõem o currículo do curso de Economia estão agrupadas de acordo com sua função específica de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

• Raciocínio lógico e abstrato, capacidade analítica e crítica, e pensamento estratégico: Matemática, Estatística, Econometria, Programação, Metodologia, etc.

• Formação econômica, instrumental teórico de Economia, englobando as áreas básicas para desenvolver a sua capacidade analítica específica: Macroeconomia, Finanças, Microeconomia, etc.

• Formação geral e humanística, ampla base cultural e histórica, entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-cultural: História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil, Grandes Economistas, História do Pensamento Econômico e Interpretações do Brasil, etc.

• Disciplinas eletivas: permitem o aprofundamento de algumas áreas de interesse do aluno, que poderá escolher entre uma grande gama de disciplinas oferecidas pela Escola de Economia, especialmente para a graduação ou mesmo entre os cursos mais avançados da pós graduação; bem como das Escolas de Administração (Administração de Empresas e Pública) e de Direito, para completar sua formação.

Page 19: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

A Escola de Economia oferece bolsas de estudos?

A FGV em São Paulo possui um Fundo de Bolsas que possibilita ao aluno sem condições financeiras estudar na Escola. Na história da FGV em São Paulo, nenhum aluno deixou de estudar por falta de recursos. Para os cinco melhores classificados no vestibular, a Escola de Economia oferece 100% de gratuidade, e para o sexto ao décimo colocados, a escola oferece bolsa de estudos de acordo com a deliberação da diretoria.

Qual é o método de ensino da Escola de Economia da FGV?

O método de ensino da Escola de Economia de São Paulo baseia-se no PBL - Problem Based Learning - Aprendizagem Baseada em Problemas, que coloca o aluno como o agente do aprendizado, desenvolvendo autonomia na busca de conhecimento.

O PBL parte do princípio que o aprendizado é um processo que se inicia a partir de conhecimento prévio, sendo diversificado e ampliado com a discussão colaborativa com outras pessoas baseada em problemas contextualizados.

Com o PBL, os alunos da Escola de Economia trabalham em tutoriais em grupos de 15, no máximo, sempre com a supervisão de um professor.

Estágios e outras atividades

Considerando apenas as vagas divulgadas para a Escola de Economia de São Paulo em 2013, cada aluno teve, em média, 14 vagas de estágio.

Para que o estágio seja uma experiência profissional de aprendizagem e desenvolvimento, ele só é permitido no 4º e último ano. Enquanto o aluno não chega no 4º ano, ele pode desenvolver atividades extracurriculares na própria Escola, como monitorias, assistências de pesquisa, iniciação científica, além de cursos, no Brasil e no exterior, e estágios, ambos durante as férias.

Intercâmbio

A Escola de Economia de São Paulo tem acordos com escolas entre as mais conceituadas do mundo.

Com dois diferentes tipos de acordos, free mover e bilateral, os alunos podem estudar em universidades do mundo todo.

Na avaliação do MEC que inclui todas as áreas do

ensino superior,a Escola de Economia de

São Paulo ficou em primeiro lugar no Brasil.

Quer saber mais?

Conversas com Economistasfgv.br/eesp

Page 20: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

DEPOIMENTOS

Page 21: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

“No momento de escolher a minha graduação, não considerei apenas a tradição que a FGV-EAESP possui no mercado de trabalho. Além desse reconhecimento como uma das melhores instituições de ensino superior para formação de gestores, também fui influenciado por todas as oportunidades extra-acadêmicas que a escola oferece. Entidades estudantis, iniciação científica, programas culturais com renomadas escolas europeias, intercâmbio, tudo ao alcance do aluno! Além disso, a diversidade de conhecimento que a FGV-EAESP proporciona aos alunos é incrível - um ensino que abrange conhecimentos de todas as áreas, de finanças até sustentabilidade. Um aluno formado na FGV possui uma bagagem acadêmica diversificada que poucas escolas oferecem. Isso, sem dúvida, foi um grande diferencial no momento de minha decisão.”

André Martins Takaki Ex-aluno • Administração de Empresas (FGV-EAESP)

“A GV sempre foi um sonho almejado por mim e por minha família por diversos motivos. Dentre eles, ser formado pela mesma escola que formou personalidades que fazem parte da história deste país. Fui bolsista durante todo o meu curso, onde minha única obrigação para ter esse grande privilégio era ser um bom aluno. Com essa oportunidade, a GV conseguiu mudar minha vida, abrindo novos horizontes, não só profissionais, como também de vida. Atualmente, atuo como gestor em uma empresa multinacional. A GV é o lugar que permite que seus sonhos tomem o rumo que você desejar, desde que esteja disposto a trabalhar por eles.”

Luiz Basílio Costa Soares Ex-aluno • Administração de Empresas (FGV-EAESP)

Nina Rentel Scheliga • aluna do 3º semestre • Administração Pública (FGV-EAESP)

DEPOIMENTOS

Michael Cerqueira de Oliveira • aluno do 5º semestre • Administração Pública (FGV-EAESP)“Acordar motivado todos os dias para ir para a faculdade é um indicativo que fiz a escolha certa. Estar em Administração Pública da FGV é uma oportunidade ímpar, pois me coloca em constante desafio e me dá espaço para empreender e transformar minha realidade. Com uma preocupação de estar em contato constante com a prática. São viagens de campo, palestras, projetos com instituições parceiras que abrem portas e multiplicam as oportunidades dos alunos.Agora me preparo para viajar pela primeira vez ao exterior, onde estudarei seis meses em Londres. Sonhos que estão se concretizando e que sem o suporte da FGV não aconteceriam. Atualmente faço estágio junto ao Gabinete do prefeito da cidade de São Paulo e percebo, na prática, a importância do aprendizado que o curso me proporciona. Sei que os desafios são constantes, mas confio na preparação que estou tendo, me dando ainda mais vontade de procurar novos espaços para conquistar.”

“Poder cursar Administração Pública da FGV-SP pra mim é um privilégio. Ter aula com professores extremamente respeitados nesse campo, participar de programas de pesquisa e ter espaço para exercer o pensamento crítico, é extremamente motivante. Escolhi o curso, pois senti que, seria perfeito para a carreira que estou buscando. Eu sinto que cada vez estou mais preparada não para resolver todos os problemas, mas para entender, de maneira crítica, os desafios em diversos níveis do governo no terceiro setor, ou em organismos internacionais como o que eu já trabalho: a ONG TETO, organização que se faz presente em países da américa latina e caribe, empreendendo ações para a redução da pobreza. É extremamente gratificante poder fazer parte dessa nova geração, com colegas que, tenho certeza, vão fazer coisas incríveis pelo nosso país.”

Page 22: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo
Page 23: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

força e na tradição da Fundação Getulio Vargas, que escolhi a DIREITO GV como escola e base primordial de minha formação.Ao ingressar no curso, me deparei, pela primeira vez na vida, com a possibilidade de questionar o professor sem medo e sem constrangimento, o que é extremamente importante para uma ampla formação. Um jurista precisa aprender a pensar e a agir por conta própria. Foi na DIREITO GV que descobri um direito muito mais amplo do que

seus códigos e leis: um direito capaz de interferir e transformar ativamente a realidade que o cerca.Na DIREITO GV, venho aprendendo que nós, futuros juristas, devemos não apenas entender de outras áreas do conhecimento, mas de fato aplicá-las cada vez mais em nosso cotidiano e em nossa realidade.

da nossa escola, o Brasil, antes país do futuro, passa a ser o país do presente.”

Tomaz AribiDireito • 5º ano

“Dizem que fortes convicções precedem grandes ações. É esta a relação que me trouxe para a

de estabelecer novas perspectivas do que se quer no futuro. É neste sentido, portanto, que a Escola se dedica à formar pessoas integralmente preparadas. Quem participa deste projeto compartilha da certeza de que está sendo

nos horizontes do Direito, mas transcendendo seus limites; e humanamente, enquanto não abandona o valor e a força do questionamento, acreditando ser este o caminho para transformar o hoje em amanhã.A interdisciplinaridade, o domínio de conhecimento em Economia e Administração, a preocupação em aproximar o estudo da realidade da prática jurídica garantem a formação de pessoas conscientes e compromissadas com o

a DIREITO GV torna-se muito mais do que uma instituição de ensino, ao desempenhar uma parceria de desenvolvimento mútuo que começa desde o primeiro dia de aula.”

René Neme NetoEx-aluno de Direito • 5ª Turma

“A GV te dá as bases teórica e prática necessárias para entrar no mercado de trabalho. Além disso, a maturidade que você adquire te diferencia em relação aos demais concorrentes. Hoje,

com diversas carreiras e faculdades, e percebo que poucos conseguem unir a habilidade de lidar com diferentes públicos, dos mais juniores aos mais seniores, e o conhecimento técnico e de mundo como os alunos da EESP.”

Marina Corrêa Lemos • Ex-aluna de Economia

“Entrar na EESP foi a concretização de todos os meus esforços e a realização de um de meus desejos: o de ter uma formação acadêmica sólida. Porém, a vivência na faculdade me proporcionou muito mais do que isso: foco, perspectiva, relacionamentos, exemplos, formação não só acadêmica, mas como cidadão. Hoje sei que o aluno da EESP tem a oportunidade de encontrar o melhor de si, ao mesmo tempo que tem acesso ao melhor do mundo, dos

enriquecedoras.”

Rafael Cervelli • Ex-aluno de Economia

Page 24: Graduação FGV | Cursos de Graduação da FGV de São Paulo

Atendimento Vestibular

0800 770 0423 fgv.

br/v

estib

ular