(GRADUAÇÕES DO GRAFITE)

4
Desenho Entre riscos e rabiscos... quinta-feira, 24 de dezembro de 2009 Graduações de Grafite Pessoal, encontrei um material interessante falando sobre as graduações de grafite: Normalmente, os fabricantes de lápis de grafite produzem lápis de 20 graduações: TABELA DE GRADUAÇÕES DE GRAFITE

Transcript of (GRADUAÇÕES DO GRAFITE)

Desenho Entre riscos e rabiscos...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Graduações de Grafite

Pessoal, encontrei um material interessante falando sobre as graduações de grafite:

Normalmente, os fabricantes de lápis de grafite produzem lápis de 20 graduações:

TABELA DE GRADUAÇÕES DE GRAFITE

DE GRADUAÇÕES DE GRAFITE

9H

8H

7H

6H

5H

4H

3H

2H

H

F

HB

B

2B

3B

4B

5B

6B

7B

8B

9B

Lápis H: Nessa graduação o grafite é mais duro. O H vem de hard, do inglês, que quer dizer duro.

Lápis B: Nessa graduação o grafite é mais macio, o B vem de black, preto pois o grafite, por ser mais macio, deixa o traço mais escuro.

Nesses dois casos, o número que segue a letra, por exemplo 2H ou 6B, é o índice diferenciador do grau da dureza ou maciez do grafite do lápis.

Para os lápis que apresentam a letra H, quanto maior o número ao lado do H, maior a dureza do grafite, ou seja, mais esforço será necessário para fazer o traço.

Para os lápis que apresentam a letra B, quanto maior o número ao lado do B, mais macio é o grafite.

O lápis F, de for fine poit, apresenta um grafite que permite manter a ponta do lápis fina por mais tempo.

O lápis HB, o HB vem de hard/brand, dureza média, é o lápis normalmente usado para escrita.

Existe uma outra escala de 0 a 5 usada para numerar os lápis para escrita, sendo 0 (zero) o lápis mais macio. Nessa escala, o 2 corresponde ao HB. Por isso quando compramos um lápis para escrita na papelaria, ele vem com o número 2.

Bacana, não é? Em breve postarei também algumas informações importantes sobre o papel a ser escolhido para o desenho. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Minas de Grafites - Graduação

Para orientar na escolha de minas de grafites para alpiseiras apresenta-se a seguir a sua graduação e os usos recomendados por fabricantes e especialistas no assunto.

De forma geral as graduações que vão do B ao 8B são indicadas para desenho artístico. Seu grafite macio possibilita a criação de traços com espessuras difrentes criando efeitos de volume, luz e sombra podendo ser combinado com o uso de esfuminhos. Recomenda-se que o B e o 2B sejam usados para esboços; o 3B para definição de meio tom, ideal para representação da textura da pele; o 4B para representação de pelos, penas, cabelos, etc.; o 5B para sombras; o 6B a 8B para sombras absolutamente escuras ou negro absoluto. As graduações que vão de H a HB são ideais para a realização de esboços, pois seu grafite de dureza mediana proporciona um traçado leve e firme e recomenda-se seu uso em desenhos gráficos. As graduações que vão de 2H a 10H são indicadas para desenho técnico, pois seu gr afite é mais duro e oferece maior controle dos traços. Fonte – Catálogo da Keramik Art @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Os lápis e lapiseiras (minas ou grafites) são classificados por meio de letras ou números segundo o seu grau de dureza. Quanto maior for o seu número ou classificação de sua letra maior será a sua rigidez. A série B compreende de forma geral, os lápis macios e a série F os lápis duros. Para o desenho preliminar pode se usar o lápis HB ou grafite equivalente para uso em lapiseira. Existe no mercado uma grande variedade de tipos de lapiseiras.

Classificação alfabética para tipos de grafite (macios e duros) Lápis macios: 7B, 6B, 5B, 4B, 3B, 2B Lápis rijos: H, 2H, 3H, 4H, 5H, 6H. Lápis de dureza intermediária: B, HB, F. Classificação numérica Número 1 equivalente à 3B; Número 2 equivalente à B; Número 3 equivalente à F; Número 4 equivalente à 2H; Número 5 equivalente à 4H; Número 6 equivalente à 6H;