Grande Desfile De MáScaras IbéRica CóPia

14
Situada no concelho de Lamego, na freguesia de Lazarim representa- se o verdadeiro Carnaval tradicional, vulgarmente conhecido por Entrudo. O Entrudo em Lazarim é conhecido pelas tradicionais máscaras em madeira de amieiro. GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS

Transcript of Grande Desfile De MáScaras IbéRica CóPia

  Situada no concelho de Lamego,

na freguesia de Lazarim representa-se o verdadeiro Carnaval tradicional, vulgarmente conhecido por Entrudo. O Entrudo em Lazarim é conhecido pelas tradicionais máscaras em madeira de amieiro.

GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS GRANDE DESFILE DE MÁSCARAS

  

Na freguesia de Ousilhão, situada no Concelho de Vinhais, celebra-se Os Coretos de Ousilhão, em número de 30 participantes, acompanhados pelos tocadores de gaitas de foles, desfilarão os chocalheiros com os seus trajes coloridos e máscaras de madeira produzidas por artesãos locais.  

Vila Boa de Ousilhão

Ousilhão traz-nos um grupo de 25 “Máscaras e Marafonos”. A festa de Vila Boa de Ousilhão, acontece no Carnaval e nas características dos trajes.

A grandeza do Entrudo de Laza fala por si. O seu resultado é sempre um Carnaval cheio de animação, euforia e grande alegria. Os trajos com o fato de Peliqueiro, a máscara tradicional de Laza.

A tradição do Entrudo de Xinzo de Lima é já muito antiga, mantendo até aos dias de hoje a ideologia desta festa absolutamente intacta. Este Entrudo conquista o coração de todos os habitantes e turistas, de modo que toda esta festa é vivida intensamente a cada minuto. As máscaras típicas do Entrudo de Xinzo de Lima são as Pantallas.

Verín

O Entrudo de Verin traz-nos os “Cigarróns e o Grupo de Gaitas de Foles de Verin”. No dia que farão dançar e cantar todos os que estiverem no Rossio.

Viana do Bolo

Em Viana do Bolo o Entrudo manifesta-se com rituais e tradições diferenciadas de outros Carnavais da região de Oureense. Aqui, as máscaras tradicionais são os Boteiros, máscaras que se destacam pela sua beleza e grandeza.

De Vilanova de Valrojo, em Zamora, teremos Obisparras e Diabos trajados com fatos coloridos e máscaras em pasta de papel. para desta forma mostrarem o quão fascinante é todo este Entrudo.

Sanzoles

Zangarrón é o rei da festa. Veste calças e casaco ligados de quadros castanhos e brancos, meias de 2 cores, avental, sorrão e chocalhos. Nas mãos transporta 2 bexigas que choca para fazer barulho e as suas tradicionais mascaras.

Monta marta

Em Monta marta, a figura principal é o Zangarrón. Monta marta enche-se de alegria, pois são estes os dias de festa, altura em que todos os habitantes e curiosos se juntam nas ruas acompanhando e participando nesta tradição

Rio Frio de Aliste

Em Rio Frio de Aliste a tradição é representada pelos Carochos. Para ser celebrado são necessários onze elementos que são o Diabo Grande e o Diabo Pequeno, os Guapos, o Galam, a Madame o Tamboril; e os dois Filandorros ou Ciganos, constituído pelo Molacillo, o Cego, a Filandorra e o do Linho.

Sarracín de Aliste

Zamora, celebra a tradição. Com um extenso número de personagens, o grupo de Sarracín de Aliste é composto por quinze personagens que tal como Rio Frio de Aliste representam figuras diabólicas ou simplesmente figuras características do dia-a-dia destas terras.

Abejera

A vontade por parte dos habitantes de Abejera fez renascer das cinzas esta tradição que tinha caído já em desuso. A falta de rapazes na festa fez com que as mulheres tomassem as rédeas da festa, tendo agora grande importância.

Trabalho Elaborado por:Paula Mota

Célia Freitas