GrandeLitoral - gazetanossa.com.brgazetanossa.com.br/download/GrandeLitoral5baixa.pdf · mais...

12
BARREIROS/PE – CIRCULA NO LITORAL SUL E MATA SUL DE PERNAMBUCO – [email protected] GrandeLitoral ANO 1 NÚMERO 5 JUNHO 2013 DIRETOR: MISSO MELO 8554.8679 DIRETOR GERAL: PAULO ROCHA 9222.2122 www.gazetanossa.com.br 8554.8679 8659.6654 Governador entrega mais 450 casas em Barreiros Governador Eduardo Campos promete a conclusão das pontes para agosto deste ano. Detalhes na Página 3 ORLA POETAS DOS PALMARES Orla do Rio Una deverá servir como área de lazer para os palmarenses. Foto: Divulgação Governo de Pernambuco Governador entrega chave de uma casa nos novos conjuntos Baeté I e II. Foto: Misso Melo Atleta de Barreiros vai treinar na Alemanha Aysllan Rocha fará testes em clubes de futebol de Berlim Página 12 Trilha Ecológica Amigos do Meio Ambiente Trilheiros se divertem e divulgam a ecologia pelas estradas de lama dos engenhos de Barreiros e de São José da Coroa Grande. Página 6 SÃO J OÃO Veja um pouco da festa no Litoral e na Mata Sul Pátio de Eventos em Barreiros. Veja mais nas páginas 4 e 5 Alana representa Ribeirão no Miss Pernambuco Foto: Divulgação Concurso será no Recife, em 18 de julho. Página 09 Audiência Pública sobre o Projeto Costa de Guadalupe pode ser pedida até dia 15 SIRINHAÉM Projeto habitacional de João Carlos Paes Mendonça pode ser discutido Página 12 gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:57 1

Transcript of GrandeLitoral - gazetanossa.com.brgazetanossa.com.br/download/GrandeLitoral5baixa.pdf · mais...

BARREIROS/PE – CIRCULA NO LITORAL SUL E MATA SUL DE PERNAMBUCO – [email protected]

GrandeLitoral ANO 1NÚMERO 5JUNHO 2013

DIRETOR:MISSO MELO8554.8679DIRETOR GERAL:PAULO ROCHA9222.2122

www.gazetanossa.com.br

8554.86798659.6654

Governador entrega mais450 casas em Barreiros

Governador Eduardo Campos promete a conclusão das pontes para agosto deste ano. Detalhes na Página 3

ORLA POETAS DOS PALMARES

Orla do Rio Una deverá servir como área de lazer para os palmarenses. Foto: Divulgação Governo de Pernambuco

Governador entrega chave de uma casa nos novos conjuntos Baeté I eII. Foto: Misso Melo

Atletade Barreirosvai treinarna AlemanhaAysllan Rocha fará testesem clubes de futebol deBerlim Página 12

Trilha Ecológica Amigos do Meio AmbienteTrilheiros se divertem e divulgam a ecologia pelas estradas de lama dos engenhosde Barreiros e de São José da Coroa Grande. Página 6

SÃO JOÃOVeja um pouco da festa no Litoral e na Mata Sul

Pátio de Eventos em Barreiros. Veja mais nas páginas 4 e 5

Alana representaRibeirão no

Miss PernambucoFoto: Divulgação

Concurso será no Recife, em 18 dejulho. Página 09

Audiência Pública sobre o Projeto Costade Guadalupe pode ser pedida até dia 15

SIRINHAÉM

Projeto habitacional de João Carlos Paes Mendonça pode ser discutido Página 12

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:571

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 2

Mitos e verdades sobre diabetes

SAÚDEDELÁ DECÁ&

A notícia comentada por Paulo Rocha e por Misso Melo

Sirinhaém – A Escola Universo do Saber foi a campeã geral dosJogos Escolares de Sirinhaém. Na foto recebe troféu das mãos doPrefeito Franz Hacker. (Colaboração de Alfredo Ferraz)

Ecologia emalta – Parabéns aoamigo Ronaldo Ri-beiro pela iniciativade plantar árvoresao longo da calçada.Uma iniciativa eco-logicamente corretaque a Prefeitura deBarreiros muitobem poderia copiar,deixando a cidademais verde, maisbonita e mais fres-ca. No bom sentido,é claro.

Redação – Vem aí o concur-so de redação a ser realizado pelojornal Grande Litoral e alguns par-ceiros.

PE-64 – Quem entra na PE-64, no sentidoRibeirão/Sirinhaém, não entende nada. Uma mon-tanha de barro obstrui a cabeceira da ponte hátantotempo que o mato já cresceu. Tudo que oDER fez foi colocar uma placa de “Perigo”.

E por falar em PE-64, o trecho de Sirinhaémcontinua uma calamidade pública. Se não podemconservar a estrada, pra que fazê-la?

Ponte da Prainha – Ja fo-ram publicados no Diário Oficialdo Estado, dia 6 de junho, os avi-sos de licitação para a construçãoda Ponte da Prainha.

Calçamento – no mesmo diaforam publicados também os edi-tais para tomada de preços do cal-çamento da Avenida Maria Amáliaaté a PE-60, e do asfaltamento dasprincipais ruas do centro de Bar-reiros. A expectativa é que no iní-cio do próximo semestre as obrasjá estejam começando.

10 dúvidas comunssobre o tratamentodo diabetes

A desinformação é um dosmaiores entraves para o contro-le do diabetes. Atrasa a detec-ção, interrompe o tratamento,penaliza o organismo. Quem es-clarece suas dúvidas pode cuidarmuito melhor da saúde. Confiraabaixo 10 dúvidas comuns sobreo tratamento do diabetes:

Diabetes é o fim da li-nha?

De modo algum. O diagnós-tico precoce e o controle adequa-do possibilitam ao portador dediabetes uma vida saudável e li-vre de complicações.

O tipo 1 é mais graveque o tipo 2?

Não, ambos podem ser gra-ves. Embora tenham como deno-minador comum o aumento doaçúcar no sangue, eles decorremde situações diferentes. No tipo1, o pâncreas deixa de produzirinsulina porque as células encar-regadas desta missão foram des-truídas pelo sistema imunológi-co; já no tipo 2, ele produz, mas ohormônio não age como deveria.

Quem tem diabetes nãodigere doces?

O problema não é a digestãodo açúcar, mas a dificuldade deaproveitá-lo. A glicose obtida demassas, doces e frutas é fonte deenergia para as células. Quempossibilita sua chegada ao desti-no é a insulina, produzida pelopâncreas. Se ela faltar ou nãocumprir seu papel, a glicose nãoentra nas células e seus níveisno sangue ficam acima do nor-mal, o que pode comprometervários órgãos.

Diabetes tipo 1 atingeapenas jovens e o tipo 2,só adultos?

A primeira manifestação já foichamada de diabetes infanto-ju-venil e a segunda, de diabetes da

maturidade. Mas isso mudou.Com o avanço da obesidade, otipo 2 tem sido diagnosticadocada vez mais em crianças, ado-lescentes e jovens. E eventual-mente o tipo 1 pode se manifes-tar na idade adulta.

São doenças exclusivasde pessoas obesas?

Nada disso. Um dos sintomasde diabetes tipo 1 é o emagreci-mento. No tipo 2, a obesidade é ofator central, mas algumas pes-soas, apesar de estarem só umpouco acima do peso recomen-dado, concentram esses quilos nabarriga. A gordura armazenada noabdome é justamente a que inter-fere na ação da insulina.

Se houver portadores dediabetes na família, não temcomo escapar?

Em torno de 50% dos pacien-tes com diabetes tipo 2 têm umparente com o distúrbio. Contu-do, os maus hábitos também con-tam, em especial a obesidade e osedentarismo. Dieta e exercíciosfísicos podem reduzir em 60% orisco de desenvolver o quadro.

Quem não tem sintomasnão precisa se preocupar?

Não se iluda. O diabetes tipo2 ataca em silêncio. Quando apa-recem os sinais, órgãos importan-tes, como os rins e o coração, jápodem ter sofrido agressões.

O doce é o pior inimigode quem tem diabetes?

Nem sempre. O vilão pode sera pizza, o purê de batata, o nho-que, enfim, outros alimentos quefazem as taxas de açúcar no san-gue subirem muito rápido. Já osricos em fibras, como cereais in-tegrais e leguminosas, têm absor-ção mais lenta e não provocamesses picos perigosos.

O resto da alimentaçãoé livre?

Não, ela precisa ser equilibra-da para fornecer nutrientes e evi-tar o ganho de peso. Assim, ali-mentos muito calóricos ou gor-durosos devem ser consumidoscom moderação.

Usar insulina é indício deque a doença se agravou?

Não, a medida pode ser ne-cessária para portadores de dia-betes tipo 2 devido à evoluçãonatural da doença. Estudos euro-peus e americanos estimam que25% desses pacientes um dia ne-cessitarão de insulina. Pesquisa-dores têm sugerido a introduçãoprecoce em vez de postergá-la, como objetivo de dar uma espécie de“descanso” ao pâncreas. Há evi-dências de que a estratégia favo-rece o controle da doença emmédio e longo prazo.

(Texto: Revista VivaSaúde es-pecial Diabetes)

O Shopping Sirinhaém iráselecionar meninos e meninasentre 15 e 25 anos para desfi-lar na Semana de Moda.

Os interessados devemdeixar seu nome e idade na fanpage do Shopping Sirinhaém(facebook), e depois passar narecepção do Shopping para dei-xar uma cópia da identidade,uma foto de rosto 10x15, umafoto de corpo 10x15, medidada cintura, busto, altura e ta-manho do calçado.

As inscrições são gratui-tas, haverá um cachê e a sele-ção será feita no dia 06 de ju-lho.

PE 100 – O secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, esteve em Barreiros e emoutras cidades do Litoral Sul de Pernambuco neste mês de junho. Segundo a assessoria da Prefeitura deBarreiros, um dos assuntos tratados foi a pavimentação da PE-100 que liga Barreiros a Jacuípe, emAlagoas. O secretário prometeu para breve a licitação do projeto da obra.

Protestos – Os protestos, que chegaram nascidades do interior, podem ter obviamente menosparticipantes, mas a insidade é a mesma. Em Barrei-ros, a manifestação foi superpacífica e até meio apres-sada. Antes do horário de fechamento do comérciojá tinha feito seu percurso e dado seu recado.

Pauta nacional e local em Barreiros. Foto: Misso Melo

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:572

GRANDE LITORAL JUNHO/20133

Eduardo entrega casas em Barreirose promete pontes para agosto de 2013Governador esteve mais uma vez em Barreiros, fez a entrega de mais 450 casas e prometeu entregar 15 mil habitações até 2014

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA BARREIROS

O Governador Eduardo Cam-pos esteve mais uma vez em Bar-reiros, dia 17 de junho, entregandocerca de 450 casas dos conjuntosBaeté I e II.

Na ocasião, Eduardo garantiuque, até março de 2014, tambémficarão prontas as mais de 15 milunidades habitacionais encomen-das pela Operação Reconstrução -programa do Governo do Estadodeflagrado após as fortes chuvasque acometeram a região da MataSul pernambucana em 2010. “To-das as famílias vão receber suascasas até 2014”, afirmou Eduardo.

Antes da entrega das casas, ogovernador visitou as pontes quedesabaram com as chuvas de 2010,justamente a Baeté e Amália, res-ponsáveis pela ligação das comu-nidades com o centro de Barrei-ros. A promessa do governo do es-tado é que ambas ficarão prontasem agosto deste ano, ao custo deR$ 27 milhões.

A entrega simbólica das cha-ves foi feita em clima de festa ecom presença de muitas autori-dades, mas o governador não es-capou das críticas. Moradores re-clamavam, com cartazes, da faltade segurança em Barreiras e daspéssimas condições da água daCompesa.

No mesmo dia também foramentregues 233 novas casas no

Governador Eduardo Campos faz a entrega simbólica das chaves a um cadeirante. Foto: Misso Melo

município de Água Preta. O Go-verno de Pernambuco destinoucerca de R$ 1 bilhão para a cons-trução das habitações. As mora-dias foram contratadas pelo pro-

grama Minha Casa, Minha Vida. OGoverno do Estado arcou com opagamento do financiamento con-tratado à Caixa, além de ficar res-ponsável pela terraplanagem dos

terrenos e a infraestrutura das re-sistências. As casas possuem 42metros quadrados e têm doisquartos, sala, cozinha, banheiroe área de serviço. Manifestantes erguem cartazes pedindo segurança eágua limpa. Foto: MissoMelo

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:573

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 4

São João para todos os gostosDo Litoral à Mata Sul, o São João não deixou ninguém parado. As opções foram do Forró de plástico às quadrilhas juninas,passando pelo legítimo forró pé-de-serra e até pelas tradicionais brincadeiras de pau-de-sebo e corrida do ovo

PAULO ROCHA GRANDE LITORAL E MATA SUL

O São João 2013 apresentoualgumas surpresas boas ao nor-destino que gosta de suas tradi-ções e aos turistas que se esbal-dam com as festas juninas. Se porum lado se espalharam muitasbandas ditas de forró com dança-rinas seminuas e vocalistas deses-perados, por outro vemos a per-manência das quadrilhas juninasem concursos e apresentações e apreocupação, ainda que parcial, dealgumas administrações munici-pais com o lado tradicional do SãoJoão.

Rio Formoso nomeou seu SãoJoão de “Revivendo as Tradições”.Apesar de a maioria das atraçõesestar abaixo da linha da pobrezacriativa, salientamos a presença naprogramação de Floro Jr. e Quarte-to Nordestino, além das belíssimasapresentações de quadrilhas daregião.

Em Barreiros, que enfeitou suasruas com personagens do São Joãotradicional, inclusive com baca-marteiros, a programação bancada

São João no Abrigo São Miguel, em Barreiros. A terceira idade adora forrozar!

pelo governo estadual seguiu namesma pisada, com ícones tão di-ferentes como Forró das Novinhase Petrúcio Amorim.

Em Palmares, o Polo CulturalMarco Zero (Antiga Estação Ferro-viária de Palmares) recebeu mui-tas tradições juninas, como baca-marteiros, subida no pau-de-sebo,forró pé-de-serra com Santanna,Petrúcio Amorim, Assisão e ou-tros, tudo sob a inspiração da Fun-dação Casa da Cultura Hermilo Bor-ba Filho. Apesar de seu tamanho,Palmares teve cinco pólos com ati-vidades culturais, sendo dois nacidade (Luiz Gonzaga e Marco Zero)e três nos distritos de Serro Azul,Santo Antônio dos Palmares e Pi-rangy.

Os festivais de quadrilhas tam-bém foram muitos, com destaquepara Catende e para São José daCoroa Grande, onde belíssimas re-presentantes fizeram a alegria dopúblico e dos fotógrafos.

Veja nestas duas páginas algu-mas fotos que mostram um poucodo que foi a São João do Litoral eMata Sul de Pernambuco.

Apresentação de quadrilhas e pólo central do São João em Rio Formoso. Fotos: Divulgação Facebook Elizama Naara

Quadrilha Junina Quentão, de Ipojuca. Foto: Divulgação Facebook Ewerton Caik.

São João no Hospital Colônia, em Barreiros. Uma festa de alegria para os internos

BARREIROS

BARREIROS

IPOJUCA

RIO FORMOSO

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:574

GRANDE LITORAL JUNHO/20135

A notícia é anterior ais festejos juninos. A

justiça mandou a Prefeitura de Gameleira cancelar

a realização de festas juninas. A decisão foi toma-

da pela juíza Christiana Brito Caribé, atendendo a

um pedido do Ministério Público de Pernambuco

(MPPE). A administração municipal é acusada de

descumprir um Termo de Ajustamento de Condu-

ta (TAC) firmado com o órgão para o pagamento

de salários atrasados e, pela decisão da Justiça, só

poderá realizar festas quando quitar o débito.

Caso a determinação não seja cumprida, será

aplicada à prefeita Yeda Augusta de Oliveira San-

tos (PDT) multa diária de R$ 5 mil. Foram oficia-

dos os delegados de Gameleira e Regional de Pal-

mares, assim como o comandante do 10º Bata-

lhão da Polícia Militar para que inibam toda e

qualquer festividade realizada pela prefeitura até

segunda ordem.

A iniciativa da promotora de Justiça Rafaela

Carvalho de entrar com ação cautelar inominada,

preparatória à ação de improbidade administra-

tiva, é resultado do patrocínio de festas pelo

município, inclusive com a iminência da do São

João (que caso viesse a acontecer a prefeitura

Gameleira sem São JoãoMinistério Público diz que município só pode promoverfestas depois de pagar os atrasados do funcionalismo

GAMELEIRA

gastaria R$ 781 mil somente no primeiro semes-

tre), em detrimento do cumprimento do TAC

2015 que estabelece, em 24 meses, o pagamento

dos salários atrasados referentes ao mês de de-

zembro e o 13º dos servidores municipais, com

o início da primeira parcela para março passado,

o que de fato não ocorreu.

De acordo com a decisão, há muito que os

servidores municipais de Gameleira vêm sofren-

do com o descaso de seus prefeitos. “Dos cerca

de 2100 processos em tramitação, 25%, ou seja,

em torno de 500 processos envolvem o municí-

pio de Gameleira, e a maioria refere-se a ações de

cobrança de salários, ações de execuções, man-

dado de segurança promovidos pelos servidores

em razão de salários não pagos”, explica a juíza

na liminar e reforça também que é “lamentável

assistir ao descaso com a coisa pública e a utili-

zação indevida dos recursos públicos, ludibri-

ando a população carente, desinformada, aliena-

da, que não consegue enxergar que o dinheiro

das festas deveria receber outra destinação, in-

vestindo-se corretamente para o desenvolvimen-

to do município”.

No Concurso de Quadrilhas de São José da Coroa Grande, a Unidos da Roça (Foto), de Catende, foi a vencedora, seguida pelaBalançar-Te, de Tamandaré e a Xodó Pernambucano, também de Catende.

SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE

tações no

A Equipe Xapadões e a Litoral FM de Barreiros circulando em todaregião e fazendo a cobertura do São João 2013. Na foto o Dj Gibson como vocalista Alejandro, da Pisada Sertaneja, em Palmares. Foto divulgaçãoXapadões/Litoral FM.

Guga Galdino e Michele Andrade , vocalista daBanda Santropê, em Barreiros. Foto divulgaçãoXapadões/Litoral FM.

A quadrilha Junina Sanfonear, de Tamandaré, ganhou o terceiro lugar noConcurso de Quadrilhas Juninas da cidade de Catende. A Sanfonear tambémparticipou do Festival de Quadrilhas da Rede Globo, sempre tendo comotema a Festa do Milho. Foto: Divulgação

Juventude de Ribeirão em peso na praça. Foto: Prefeitura de Ribeirão

Palmares no clima do São João Popular. Foto:Divulgação Fundação Casa da Cultura HermiloBorba Filho

PALMARES

BARREIROS

TAMANDARÉ

PALMARES

RIBEIRÃO

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:575

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 6

PAULO ROCHA BARREIROS

Diversão, aventura, amizade euma pitada de ecologia. Além demuita lama, é claro. Foi a misturaque acompanhou todo o percursoda 4a Trilha Ecológica Amigos doMeio Ambiente, realizada em Bar-reiros dia 02 de junho.

Saindo do Posto Ipiranga, a tri-lha passou por engenhos de Bar-reiros e de São José da Coroa Gran-de, envolvendo mais de 50 moto-ciclista e vários quadriciclos noscaminhos de lama, onde muitasvezes só se passava empurrandoas motocicletas. Eventualmente,uma parada para fixar a muda deuma plantinha no solo.

A organização foi de Irmão Li-nho e amigos. As fotos são de Mis-so Melo, que acompanhou de qua-driciclo toda a viagem.

Trilha Ecológica Amigos do Meio AmbienteTrilheiros se divertem e divulgam a ecologia pelas estradas de lama dos engenhos de Barreiros e de São José da Coroa Grande

Saindo de Barreiros. Quando a lama vira diversão pura

Parada básica para o plantio de uma mudaNada aderroya a disposição e alegria.

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:576

GRANDE LITORAL JUNHO/20137

A assistência social em Barrei-ros foi iniciada pelo poder munici-pal, em 1945, no primeiro governode José Canuto Santiago Ramos(1940/1946), com o Abrigo de Me-nores Santo Antônio, administra-do então pelo sargento do exércitoJosé Medeiros Valença.

Situava-se o abrigo onde atual-mente funciona o Colégio São José.Em princípios de 1951, foi fundadauma instituição particular deno-mindada Dispensário Santa Inês,cujo objetivo era socorrer idososdesamparados, visando diminuir onúmero de pedintes que circulavana cidade.

O contribuinte era identifica-do por uma placa posta na paredeexterna da residência. Talvez a re-sidência do Sr. Darrude Salomãoseja a única casa em que ainda exis-ta a placa.

A filantrópica entidade barrei-rense tinha como presidente funda-dor o exmo. Sr. Juiz de Direito daComarca, o Dr. Epaminondas Carlosde Albuquerque, secundado pelosSrs. Luiz de França Lins de Andrade,Adolfo Aluísio de Rocha e outros.Pela falta de apoio damunicipalidade e dasociedade local, oDispensário entrouem recesso, sendodissolvido pela ação do tempo.

A semente cristã, entretanto,continiuou germinando e, no mêsde agosto de 1971, o Dr. Aníbal Ca-valcanti Wanderley fundou a Ligade Assistência Social de Barreiros,objetivando amparar o menor aban-donado. A diretoria, além do pró-prio juiz, era composta por KringerAntônio de Araújo, Comissário deMenores, Antônio Gerônimo Nobre,Guarda Vigilante, e as professoras

IVON ANDRADE

A assistência social em Barreiros

Lourdes Wanderley e Constância.Posteriormente, a Liga foi ex-

tinta como abrigo de menores, ce-dendo espaço para a AssociaçãoBarreirense de Assistência, desti-nada especificamente ao amparo deidosos.

A ABA regou a semente em 16de agosto de 1974, em memorávelreunião presidida pelo Padre Gian-franco Arnellins, na Casa Paroqui-al. Os primeiros integrantes foramJaime Galdino Silva, Padre Gian-franco, José Ferreira de Queiroz,Antônio Bezerra de Sousa, Mariada Conceição de Moraes Corrêa, Gu-mercinda Gomes de Lyra, EmersonBuarque Gusmão, Amara Rosa Reis,Maria de Lourdes Silva, AntônioPereira de Almeida, José Morato,Constança Angelina de Queiroz,Maria Soares dos Santos, AntônioGonçalves Corrêa, Maria José daSilva Damasceno e Irene Cabral daSilva.

Posteriormente, a diretoria fi-cou assim constituída: Raquel deSousa Leão, Gildécio VasconcelosSilva, Amara Albanita da Silva, Jai-me Galdino Silva, Antônio Bezerra

de Sousa, José Geral-do de Sousa Leão eJosé Ferreira de Quei-roz, os quais, contan-do com a boa vonta-

de de cidadãos integrados no espí-rito da filosofia cristã e com a co-laboração da Usina Central Barrei-ros (representada pelos irmãos Air-son e Airon Belo Lopes), consegui-ram conseguir o almejado objeti-vo: a construção de uma sede pró-pria, na hoje avenida PresidenteKennedy.

Ali, os velhinhos eram abriga-dos, tinham carinho e proteção.

Em 05 de julho 1979, o então

prefeito José Lívio Tenório sancio-nou lei considerando a AssociaçãoBarreirense de Assistência de utili-dade pública.

Em suas quase quatro décadasde existência, a ABA enfrentou inú-meras dificuldades, como a enchen-te de 2010, mas devido à dedicaçãode seus diretores de pessoas dota-das de espírito de solidariedade, asituação foi paulatinamente rever-tida. Nos dias atuais, o que se ob-serva na atitude dos internos é asatisfação de ter um cantinho ondeviver.

A atual diretoria, eleita em 22/09/2011 é composta por Rosiene Ne-ponucemo Carnaúba (presidente),Amara Albanita da Silva (vice-pre-sidente), Antônio Bezerra de Sou-sa (tesoureiro), Valdeni Manoel daSilva (vice-tesoureiro), Jaime Gal-dino da Silva (secretário), MarceloFerreira do Nascimento (vice-secre-tário). Conselho fiscal: Raquel deSousa Leão e Edileuza Martins Sil-vestre; Suplentes: Padre José Gus-mão Calado e José Geraldo de Sou-sa Leão. Sócios Voluntários: joãoNeves de Andrade Filho, José pe-trônio Neves, Luzinete de Paula,Vilma Correia e Maria de LourdesIzidoro. Administradora: SeverinaZélia dos Santos Neves.

A Casa José Ferreira de Quei-roz, denominação dada como re-conhecimento a um dos fundado-res, emanada do Abrigo São Miguele da Associação Barreirense deAssistência, superou as adversida-des e atingiu níveis de progressoantes inimagináveis graças ao es-forço coletivo, da dinâmica dire-toria e do estímulo vindo do Alto,fundamentado na prática doutriná-ria do cristianismo, ensinada pelofilho do Criador.

Casa José Ferreira de Queiroz (Abrigo São Miguel) nos dias atuais, preparada para o São João. Foto: Paulo Rocha

A MEMÓRIA VIVA DE BARREIROS

Em 1979 a ABAfoi consideradade utilidade pública

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:577

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 8

PAULO ROCHA BARREIROS

A quadrilha junina barreiren-se Xamego de Menina participoudo Festival de Quadrilhas da RedeGlobo, tendo se apresentado noCabo de Santo Agostinho, local dacompetição, dia 13 de junho. Aquadrilha levou o tema “bem mequer, mal me quer”, onde os noi-vos precisam vencer vários obs-táculos até se casar no final.

Além da apresentação noCabo, a Xamego de Menina apre-sentou-se dia 20 de junho na aber-tura do São João em Barreiros edia 22 em Olinda, onde participoudo Campeonato Pernambucano deQuadrilhas Juninas.

A Quadrilha Xamego de Meni-na já existe há 17 anos, é compos-ta por 44 componentes e temcomo presidente Ernande Franco,coreógrafo Epaminondas Alves, eprodutor Marcones Marroquim.

Na foto ao lado, presença daXamego de Menina na recente vi-sita do governador do estado aBarreiros.

JULIANA COSTA IFPE BARREIROS

O Campus Barreiros do Insti-tuto Federal de Pernambuco (IFPE)vai realizar os Exames de Seleçãoneste mês de julho, a fim de preen-cher vagas remanescentes disponí-veis nas turmas que terão início nosegundo semestre de 2013. Estãoprevistas oportunidades para oscursos técnicos em Agricultura,Agroindústria, Zootecnia, Hospeda-gem e Instrumento Musical; paraos cursos superiores de Licencia-tura em Química e Tecnologia emAgroecologia; e para o curso deOperador de Computador, oferta-do na modalidade de Educação deJovens e Adultos (PROEJA).

Para Diego Paixão, diretor de

IFPE Barreiros abre processoseletivo para cursos técnicosEstão previstas oportunidades também para cursos superiores da instituição

Ensino da unidade, com o desen-volvimento crescente das ativida-des de Extensão e Pesquisa aliadoa já reconhecida qualidade do En-sino da instituição, o ingresso noscursos ofertados traz a possibili-dade não apenas da qualificaçãoprofissional, mas também do co-nhecimento associado à responsa-bilidade social.

Sobre a realização dos Examesde Seleção 2013.2, ele recomendaatenção por parte dos interessados:“Nossa previsão é que tanto inscri-ções quanto provas sejam realiza-das no mesmo mês (julho) e, porisso, é muito importante que oseventuais candidatos fiquem aten-tos às informações que serão colo-cadas no site do Campus Barreiros,

a fim de que não percam prazos nemdatas”, salientou Paixão.

Os interessados em participarda seleção devem se preparar: asinscrições serão feitas pela inter-net, através do site http://barreiros.ifpe.edu.br. Todas as in-formações referentes ao conteúdodas provas, período de realização,datas previstas para divulgação deresultados e matrículas poderãoser conferidas no edital que vai re-gulamentar o processo seletivo,que também será disponibilizadono endereço. Para tirar dúvidas ousaber mais detalhes, os interessa-dos podem ligar para (81) 3675.1117ramal 2449.

Confira abaixo as modalidadese tempo de duração dos cursos:

CURSO MODALIDADE DURAÇÃO QUEM PODE FAZER

Téc. em Agricultura Subsequente ao Ensino Médio 1 ano e meio Quem concluiu o Ensino Médio

Téc. em Agroindústria Subsequente ao Ensino Médio 1 ano e meio Quem concluiu o Ensino Médio

Téc. em Zootecnia Subsequente ao Ensino Médio 1 ano e meio Quem concluiu o Ensino Médio

Téc. em Hospedagem Subsequente ao Ensino Médio 1 ano e meio Quem concluiu o Ensino Médio

Téc. Instrum. Musical Subsequente ao Ensino Médio 2 anos Quem concluiu o Ensino Médio

Op. de Computador Qualificação Profissional 2 anosIntegrada ao Ensino Médiona modalidade de Educaçãode Jovens e Adultos (PROEJA)

Licenciatura em Química Superior 4 anos Quem concluiu o Ensino Médio

Tecnologia em Agroecologia Superior 3 anos Quem concluiu o Ensino Médio

Quem tem o EnsinoFundamental completo, masnão concluiu o Ensino Médio eé maior de 18 anos.

Quadrilha Xamego de Meninarepresenta Barreiros em festivaisQuadrilheiros barreirenses participaram do Festival da Rede Globo, no Cabo de SantoAgostinho, e do Campeonato Pernambucano de Quadrilhas Juninas, em Olinda

EXPRESSAS

PAULO ROCHA BARREIROS

O produtor J. Dias vem reali-zando o Concurso de Talentos Gos-pel “Sonho de um Adorador”. Nes-te dia 04 de julho apresentam-se os10 classificados da primeira etapa,no Clube Caiadores de Barreiros, nafase semi-final, a partir das 19 ho-ras, com a presença de cantoresconvidados; Miriam Santos, de Ala-goas, As Filhas da Promessa Kallya-

ne e Keilla, de Escada, o cantor Is-mael Ismael Silva e o conjunto demúsica eletrônica Embaixadores doRei. O Presbítero Josivaldo José faráuma preleção.

Os 10 finalistas do ConcursoSonho de um Adorador são: We-llington, José Isaías, Michele, Lei-la, Reneide, Thaís, Fabiana, Edson,Fábio e Sansão.

O concurso tem o patrocínioda Litoral FM, Prefeiatura de Bar-

reiros, Secretaria de Eventos e Tu-rismo, Mariazinha Bordados, Mis-so Foto e Vídeo, Casa das Essênci-as Junior, O Boticário e Litograf,com o apoio de Miguel Foto e Ví-deo, Paulinho do Conselho Tute-lar, Max Variedades, Studio Art,Henrique Produções, Mário Foto eVídeo, Rosa de Saron Eletro, Desig-ner Comunicação, Secretaria de Es-portes, Barbosa Magazine, Dis-neylândia e Auto Som Equipadora.

Sonho de um Adoradorapresenta os 10 selecionadosSemi final é dia 04 de julho no Caiadores. Ingressos na Safira Joias

Foto: Misso Melo

Corpus Christi em Barreiros – Registramos a procissão deCorpus Christi, realizada em Barreiros, organizada pelo Pe. José Gus-mão Calado, saindo da Igreja da Matriz, na Paróquia de São Miguel,pelas principais ruas da cidade.

Foto: Jacione Melo

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:578

GRANDE LITORAL JUNHO/20139

Recife estará sediando, em 18 de julho, o concurso Miss Pernambuco2013. Dentre as participantes, estará a representantes de Ribeirão, AllanaCavalcante. A Secretaria de Cultura e a Prefeitura Municipal do Ribeirãoapoiam o evento, cujo coordenador municipal é Evandro Oliveira.

DA ASSESSORIA GOVERNO PE

Depois de ser destruída pelasenchentes de 2010, Palmares vai,aos poucos, se transformandonuma nova cidade. Depois dos no-vos conjuntos residenciais, a cida-de ganha um novo equipamentode lazer. O secretário da Casa Mili-tar, Cel Mário Cavalcanti, junta-mente com o prefeito João Bezer-ra, assinou a ordem de serviço paraa construção da Orla Poeta dos Pal-mares na Avenida José Américo deMiranda, principal entrada de Pal-mares. O investimento na obra seráde R$ 2.378.730,18 e a previsão deentrega é dezembro deste ano.

“Esta Orla é um sonho tambémpara nós. Fizemos 113 negociaçõesamigáveis com os comerciantesque tiveram seus imóveis atingi-dos pelas enchentes aqui. Semuma demanda judicial. Para quemnão acreditava que íamos fazer estaobra queremos dizer que estamostrabalhando há 3 anos, não só aquiem Palmares, para reconstruir oque a chuva levou, e vamos conti-nuar até o fim para recuperar ascidades da Mata Sul”.

Ele lembrou que em tragédiassemelhantes, no passado, as pes-soas estavam acostumadas a ve-rem o Governo chegar fazer o aten-dimento de emergência, distribuircolchões e cestas básicas, e depoisir embora deixando a populaçãorecuperar suas vidas sozinhas.“Isso acabou. O governador Eduar-do Campos assumiu a missão dereconstruir, com apoio do entãopresidente Lula e com a confiançada população tão ludibriada no pas-sado, e está cumprindo a promes-sa. Não é fácil. Basta uma noite dechuva forte para destruir uma ci-dade. Para reconstruir com hospi-tais, escolas e novas casas melho-res e em locais seguros se levamais tempo. Com essas medidas ea construção das barragens quemmora na Mata Sul vai poder dormirno inverno sem o tormento de an-tes.”, disse Mário Cavalcanti.

O prefeito João Bezerra Caval-canti entregou ao secretário da CasaMilitar a Lei Nº 1968/13, aprovadapela Câmara e sancionada por ele,que dá o nome de Orla Poetas dosPalmares e torna o espaço de utili-dade pública e de preservação am-biental. José Bezerra anunciou con-vênio com a Compesa para execu-tar as obras de saneamento nosconjuntos Quilombo 1 e 2 que per-

MATA SUL RIBEIRÃO

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ribeirão

Alana representa Ribeirãono Miss Pernambuco 2013Bonita e educada, Alana vai representarà altura a Princesa da Mata Sul

MATA SUL PALMARES

Iniciada construção daorla Poetas dos Palmares

MARIA JULIA SETTE DA ASSESSORIA

O presidente do PT de

Pernambuco, deputado fede-

ral Pedro Eugênio, encami-

nhou, em 17 de maio, um

ofício ao presidente da Com-

pesa, Roberto Cavalcanti Ta-

vares. Ele solicitou provi-

dências relativas ao abaste-

cimento de água em diver-

sas localidades do municí-

pio de Ipojuca.

No documento, Pedro

Eugênio pede que seja im-

plantado um sistema de

abastecimento de água no

Bairro Novo, distrito de Ca-

noas, onde residem cerca de quinhentas famílias. O parlamentar

cobra ainda a ampliação da oferta de água em Camela, além da

garantia de que o sistema de fornecimento de água em Maracaípe

funcione.

O deputado federal pediu uma audiência com o presidente da

Compesa para acompanhar as demandas e pedirá também informa-

ções sobre o sistema de esgotamento de toda a região.

“Construímos essa pauta de reivindicações baseada no relato da

população de Ipojuca. É urgente que se organize o sistema de forne-

cimento de água em todo município. Em muitos bairros e ruas, é

possível enxergar o drama das famílias que não tem acesso à água

encanada”, diz Pedro Eugênio. “Estamos falando do segundo maior

PIB de Pernambuco”, lembra o presidente do PT Pernambuco.

Pedro Eugênio quer melhorias noabastecimento d´água em Ipojuca

Moradores do Alto da Compesa mostram a qualidade da água

Pedro Eugênio

mitirá a entrega de novas casas atéoutubro. “Tenho respeito com opovo de Palmares, tenho que res-ponder à população com trabalhoe obras e não vou me desvirtuar.Quem dizia que o Governador nãoia fazer as casas e a orla está vendoque ele também tem compromis-so com o povo de Palmares e nãodeixa nada pela metade”.

Na ocasião o Cel Mário e o Pre-feito exibiram a maquete da OrlaPoetas dedos Palmares que ficará

em exibição no Cineteatro Apolo.O projeto que será executado porempresa contratada pela Secreta-ria da Casa Militar prevê a cons-trução de um calçadão, ciclovia,pista de cooper e jardins. A obraterá 1,1 quilômetro de extensão eaproximadamente sete metros delargura.

Segundo o coordenador de en-genharia da Casa Militar (CTEA),Mj Fábio Rosendo, ao final do talu-de haverá um guarda-corpo, depois

Cel. Mário Cavalcanti. Foto Sandro Al-meida/Caiga Toda

Prefeito João Bezerra. Foto: Sandro Al-meida/Caiga Toda

Previsão da entrega das obras é em dezembro de 2013

terá início o calçadão, que será depiso intertravado. A ciclovia serádo mesmo piso, mas de outra cor.Entre o calçadão e a ciclovia have-rá um jardim ao longo de toda aorla. A nova orla de Palmares tam-bém vai recuperar a mata ciliar eprecisamos de todos os morado-res para serem fiscais da obra jun-to conosco”, disse Rosendo.

As duas faixas da Avenida JoséAmérico de Miranda permanecemno mesmo local. À margem do riotambém serão construídos bancosde concreto para contemplação doRio Una. Do outro lado da avenida,haverá estacionamentos com va-gas para deficientes.

Estiveram presentes no even-to o secretário das Cidades, DaniloCabral, os vereadores de Palmares,os deputados estaduais João Fer-nando Coutinho e Clodoaldo Ma-galhães, o secretário Executivo deDefesa Civil da Casa Militar, CelCarlos Alberto D’Albuquerque, ocoordenador de Defesa Civil, TenCel Cassio Sinomar, o Comandantedo Batalhão de Palmares, Cel JoãoBosco, e prefeitos da região.

Obras na Avenida José Américo de Miranda. Foto: Divulgação Prefeitura de Palmares

IPOJUCA

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:579

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 10

GRANDE LITORAL E MATA SULSociais

Mariano e Itanaíra – Felicitamos Mariano e Itanaíra pelo casa-mento ocorrido dia14 de junho de 2013.

Dona Zezé – Quem aniversariou recentemente foi Dona Zezé, doRestaurante Frente de Quintal, em Tamandaré.

Luciana – Nossos parabénsà simpática Luciana Moraes pormais um ano de vida. Feliz Aniver-sário!

Em Tamandaré – Prestigiando o Restaurante Frente de Quintal,em Tamandaré, os turistas Carlos, Salete, Roberto e Maria de Lourdes, deSão Paulo e de Santa Catarina,

Melissa – Os pais Igor e Bru-na, Vovó Waneide e demais famili-ares parabenizam a pequena Melis-sa Antonella pelo seu 1º aninho.

Cauê – registramos o 1º ani-nho de Cauê. Os pais são Flávio eThyala.

Zinha –"Zinha", querida de-mais por familiares e amigos, com-pletou mais um feliz aniversário.

Elenilda – Elenilda Estêvãocomemorou mais um aniversário.

Oziel e Dira – Parabéns ao Casal Oziel e Dira, pelos 26 anos decasados!

Kauã – Parabéns ao jovemKauã por mais um aniversário!

Agradecimentos – Florisvaldo da Compesa e Joseane Maria daSilva agradecem sensibilizados a disposição dos muitos amigos em aju-dar a família neste momento tão importante. Na foto, Florisvaldo com asfilhas Shandalla Patrícia e Jackeline.

No Recanto da Mata – Júnior, da Clínica Dom Luiz, come-morando o São João junto aos familiares e amigos em seu sítioRecanto da Mata.

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:5810

GRANDE LITORAL JUNHO/201311

GRANDE LITORAL E MATA SULociais

Paula Lima – Na residência de Paula de Lima, em Ribeirão, descontraída reunião de familiaresneste São João.

Guga – Completando seus 23 anosGuga Galdino, neste 29 de junho. Parabénsao integrante da Equipe Xapadões, de Bar-reiros.

Multicultural – Gravado em 2011, mas atualíssimo, este CD de ZéLinaldo, artista palmarense que pode ser ouvido sempre, ao vivo, ali noPastel Dom Paulista, de Palmares. O repertório do CD é eclético, como onome já indica, mas preserva uma linha nobre de qualidade das composi-ções, que ganham vigor na interpretação personalíssima de Zé Linaldo.

S

ABRIGOSÃO MIGUELAGRADECE

Agradecemos a comunidadede Caruaru, através do Sr.Luiz Bernardino Carvalho,

seus faliares e amigos,a ajuda valiosa para nossos

abrigados.

Av. Dona Maria Amália BritoBezerra de Melo, 233Barreiros / PEFone:

81 3675.3125

Péricles e Bárbara – Registramos ocasamento de Péricles Souza e Bárbara AraújoSouza, dia 17/06/2013. Felicidades ao casal!

No Sítio de Vovô – No Sítio de Vovô Melo, em Barreiros, algumas mulheres da família Melodivertem-se no São João: Priscilla, Danúbia, Natalie, Clézia, Christina e Pollyana

Laninha – Laninha Mathias festejoumais um aniversário dia 30 de junho. A elanossos parabéns.

Inauguração – Na inauguração da Erck Calçados, a presença de Carlos Arthur, Bruno, oproprietário Péricles e Lázaro. Foto Jacione Melo

Grande Litoral é um jornal mensa voltado a divulgar e promover os muni-

cípios do Litoral Sul e da Mata Sul de Pernambuco. – Administração Bar-

reiros: Misso Melo: Fones 8554.8679/8659.6654 – e-mail:

[email protected]. – Editor Geral: Paulo Rocha. E-mail:

[email protected] – Jornalista resp: Maria do Carmo – Reg.

3181. Uma publicação Bagaco Design Ltda. Loteamento Estrada da Taba-

tinga, 336 Igarassu/PE. CNPJ 04.320.640/0001-30. Edição de textos e Editora-

ção: Paulo Ricardo castro da Rocha ME – CNPJ 00.399.266/0001-59 Impres-

são: Edições Bagaço. – Tiragem desta edição: 4.500 exemplares. Não nos

responsabilizamos pelo teor de artigos assinados.

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:5811

GRANDE LITORAL JUNHO/2013 12

Audiência pública sobre o Projeto Costade Guadalupe pode ser pedida até dia 15

PAULO ROCHA BARREIROS

Aysllan Vitor é um jovem de15 anos, recifense morador deBarreiros que está prestes a re-alizar um sonho típico de jovensjogadores brasileiros: ir para ofutebol da Europa.

Este sonho está cada dia maisperto. Descoberto num “penei-rão” feito recentemente em Bar-reiros, Aysllan, de apenas 15anos, está escalado para viajardia 16 de julho e passar umatemporada em Berlim, Alema-nha, onde fará testes em vários

De Barreiros para Alemanha,o sonho possível de Aysllan

clubes, entre eles o Hertha BSCe o Babelsberg 03. O teste podesignificar a permanência no Clu-be, numa categoria de base, eum treinamento impossível dereproduzir por aqui.

Segundo o jovem Aysllan, omesmo já treinou no Corínthi-ans de Alagoas, e passou nestepeneirão juntamente com ou-tros jogadores da região. Suaexpectativa é grande para pas-sar nos testes, pois só assimpoderá se fixar na Europa emudar não apenas a sua vida,mas de toda a família.

Segundo seu descobridor,Nildo da Silva, no início Aysllanficará no alojamento de suaempresa, e embora no início nãotenha como estudar na Alema-nha, se passar nos testes tudoisso muda, e diz acreditar nopotencial do jopvem, que estátendo uma oportunidade única.

Nildo é um empresário par-ticular, descobridor de jovenstalentos, que mora na Alemanhamas nasceu próximo a Barreiros,na vizinha cidade de Maragoji,Alagoas, o que facilitou a “des-coberta” de Aysllan.

Aysllan Rocha entre os pais Alan e Vilma Rocha. Foto: Misso Melo

Jovem jogador, de 15 anos, vai para Alemanha fazer teste em clubes de BerlimDA ASSESORIA CPRH

Os interessados em esclarecerdúvidas ou expor opiniões sobre oprojeto Costa de Guadalupe, dogrupo JCPM, têm até o dia 15 dejulho para solicitar a realização deuma audiência pública à AgênciaEstadual de Meio Ambiente(CPRH). De acordo com a instru-ção normativa Nº. 01/2008, que dis-põe sobre a realização deste tipode evento, a CPRH poderá realizaruma audiência pública dos empre-endimentos submetidos ao proces-so de licenciamento ambiental,sempre que julgar necessário ouquando solicitada por entidade ci-vil; Ministério Público ou por 50ou mais cidadãos.

O Relatório de Impacto Ambi-

Empreendimento em Sirinhaém vai ocupar uma das últimas áreas do litoral pernambucano

Praia de Guadalupe. Foto:maispe.blogspot

prevê a realização de obras na infra-estrutura da região de Sirinhaém e,na própria área do empreendimen-to, incluindo abertura de novasvias, ligação com a rede pública deabastecimento de água, esgotamen-to sanitário e energia elétrica.

No estudo apresentado, o pro-jeto mostra-se com investimentototal estimado em R$ 325 milhões,com destaque para os setores depreservação - locais que não terãouso de ocupação, resguardandoassim, espaços como a Reserva Flo-restal do Morro do Bonito, a Re-serva Mineral do Salgado e a Reser-va Verde da Foz do Rio Mariassu.

*A reportagem do Grande Li-toral tentou acessar dia 26 o Rela-tório de Impacto Ambiental, semsucesso.

ental (Rima) do Costa de Guadalu-pe pode ser acessado no portal daAgência (www.cprh.pe.gov.br)*. Odocumento destaca as etapas deimplantação da obra do Condomí-nio que tem como objetivo aten-der parte da demanda hoteleira doEstado cada vez mais crescente noLitoral Sul.

O empreendimento está loca-lizado na praia de Guadalupe, en-tre a foz do rio Formoso e a praiade Gamela, no distrito de Barra deSirinhaém, município de Sirinhaém.O Relatório apresenta, de formasimples e linguagem direta, o resu-mo do Estudo de Impacto Ambi-ental (EIA) elaborado, para quetodos os interessados possam en-tender o estudo.

O Projeto Costa de Guadalupe

gaz163Barreiros.pmd 26/6/2013, 19:5812