Grandezas físicas escalares e vetoriais

5
CIEP 257 – FÍSICA – 2º BIMESTRE – Profª Luciana Siqueira – Texto 1 Grandezas Físicas Escalares E Vetoriais Grandeza é um conceito fundamental na ciência. Mas o que é uma grandeza? O conceito científico para grandeza é tudo o que pode ser medido. E, o que é medir? Medir uma grandeza é atribuir-lhe um valor numérico e uma unidade. Para isso é necessária a escolha de um padrão: como o quilograma, o metro, o segundo, etc. Definido este padrão que permite a medida da grandeza, define-se a unidade de medida, seus múltiplos e submúltiplos e, a ele se ajustam os instrumentos de medida. A partir daí, a medida passa a ser um processo de comparação entre o que se quer medir e o padrão. Medidas de comprimento, tempo e massa Para melhor conhecer as grandezas envolvidas num fenômeno, a Física recorre a medidas. Medida de comprimento => Para medir o comprimento a unidade padrão fundamental do Sistema Internacional de Unidades (SI)* é o metro (m). Seus múltiplos e submúltiplos mais usados são: o Quilômetro (Km) => 1 km = 1000 m = 10³ m o Centímetro (cm) => 1 cm = 0,01 m = 10 – 2 m o Milímetro (mm) => 1 mm = 0,001 m = 10 – 3 m Medida de tempo => Para medir o tempo a unidade padrão fundamental do SI* é o segundo (s), além do segundo, as unidades também utilizadas são: o Hora (h) => 1 h = 60 min = 3600 s o Minuto (min) => 1 min = 60 s o Dia (d) => 1 d = 24 h = 1440 min = 86400 s Medida de massa => para medir a massa dos corpos a unidade padrão fundamental do SI* é o quilograma (kg). Além dele também utilizamos o grama e o miligrama: o Grama (g) => 1 g = 0,001 kg = 10 – 3 kg o Miligrama (mg) => 1 mg = 0,001 g = 10 – 3 g Grandezas escalares e vetoriais É o sistema de unidades oficialmente adotado no Brasil, estabelecido em 1960, durante a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, com base no Sistema Métrico Decimal

Transcript of Grandezas físicas escalares e vetoriais

Page 1: Grandezas físicas escalares e vetoriais

CIEP 257 – FÍSICA – 2º BIMESTRE – Profª Luciana Siqueira – Texto 1

Grandezas Físicas Escalares E Vetoriais

Grandeza é um conceito fundamental na ciência. Mas o que é uma grandeza? O conceito científico para grandeza é tudo o que pode ser medido.

E, o que é medir? Medir uma grandeza é atribuir-lhe um valor numérico e uma unidade. Para isso é necessária a escolha de um padrão: como o quilograma, o metro, o segundo, etc. Definido este padrão que permite a medida da grandeza, define-se a unidade de medida, seus múltiplos e submúltiplos e, a ele se ajustam os instrumentos de medida. A partir daí, a medida passa a ser um processo de comparação entre o que se quer medir e o padrão.

Medidas de comprimento, tempo e massa

Para melhor conhecer as grandezas envolvidas num fenômeno, a Física recorre a medidas.

Medida de comprimento => Para medir o comprimento a unidade padrão fundamental do Sistema Internacional de Unidades (SI)* é o metro (m). Seus múltiplos e submúltiplos mais usados são:

o Quilômetro (Km) => 1 km = 1000 m = 10³ mo Centímetro (cm) => 1 cm = 0,01 m = 10 – 2 mo Milímetro (mm) => 1 mm = 0,001 m = 10 – 3 m

Medida de tempo => Para medir o tempo a unidade padrão fundamental do SI* é o segundo (s), além do segundo, as unidades também utilizadas são:

o Hora (h) => 1 h = 60 min = 3600 so Minuto (min) => 1 min = 60 so Dia (d) => 1 d = 24 h = 1440 min = 86400 s

Medida de massa => para medir a massa dos corpos a unidade padrão fundamental do SI* é o quilograma (kg). Além dele também utilizamos o grama e o miligrama:

o Grama (g) => 1 g = 0,001 kg = 10 – 3 kgo Miligrama (mg) => 1 mg = 0,001 g = 10 – 3 g

Grandezas escalares e vetoriais

Grandeza escalar é aquela que fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número ou um número e uma unidade.

Exemplos: massa, intervalo de tempo, temperatura, volume, etc.

Grandeza vetorial é aquela que somente fica caracterizada quando conhecemos, pelo menos, uma direção, um sentido, um número e uma unidade.

Exemplo: O deslocamento de uma pessoa entre dois pontos é uma grandeza vetorial. Para caracterizarmos perfeitamente o deslocamento entre a sua casa e a sua escola precisamos conhecer direção (Leste-Oeste), um sentido (indo para Oeste), um número e uma unidade (10 km).

Obs.: as grandezas vetoriais são representadas pelos vetores.

É o sistema de unidades oficialmente adotado no Brasil, estabelecido em 1960, durante a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, com base no Sistema Métrico Decimal

Page 2: Grandezas físicas escalares e vetoriais

CIEP 257 – 2º Bimestre – Física – Texto 1 – Professora Luciana

Vetores

 Vetor pode ser definido como o ente matemático que representa o conjunto dos segmentos orientados de reta que têm o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.

Representação de um vetor: Ele pode ser representado por um segmento de reta orientado. Veja:

O A

Sendo: O = origem do vetor A = extremidade do vetor

= vetor

As características gerais que definem um vetor são sua intensidade (=valor numérico ou módulo), direção e sentido.

Define-se direção de um vetor como sendo a reta suporte do segmento orientado que o representa. Para saber a direção de um vetor, basta saber a direção de sua reta suporte.

O sentido de um vetor é para onde aponta sua extremidade.O módulo do vetor é o comprimento do segmento de reta que define um vetor.

Representa-se o módulo de um vetor por:

ou simplesmente v .

Operações com vetores

Adição de vetores

Sejam os vetores e , o vetor soma ou resultante ( ou , ou ainda ) será definido assim:

= +

Observe na figura ao lado que o vetor soma tem origem coincidente com a origem do primeiro vetor e a extremidade coincidente com a extremidade do segundo vetor.

Obs.: As regras para adição de vetores estão em anotações complementares no seu caderno.

Page 3: Grandezas físicas escalares e vetoriais

CIEP 257 – 2º Bimestre – Física – Texto 1 – Professora Luciana

Page 4: Grandezas físicas escalares e vetoriais

CIEP 257 – 2º Bimestre – Física – Texto 1 – Professora Luciana