Grécia antiga

17

Transcript of Grécia antiga

Page 1: Grécia antiga
Page 2: Grécia antiga

A assembléia ateniense (Eclésia) podia votar a expulsão de um cidadão da cidade quando desconfiava da sua lealdade ou honestidade. Para isso, se usavam a s ostraka, pedaços de cerâmica onde se escrevia o nome do cidadão a ser expulso. O exílio, ou seja, o tempo de permanência da pessoa fora da cidade, durava 10 anos.

Page 3: Grécia antiga
Page 4: Grécia antiga

Representação de uma luta em um dos vasos. Era muito comum os gregos representarem a vida cotidiana em esculturas e pinturas. Esses vasos representam vestígios materiais importantíssimos para os estudiosos, pois revelam muitas informações de como era a vida na Grécia Antiga.

Page 5: Grécia antiga
Page 6: Grécia antiga

Era uma grande praça pública onde se encontrava o mercado e onde os atenienses se reuniam para passear, conversar e participar das assembléias.

Page 7: Grécia antiga
Page 8: Grécia antiga
Page 9: Grécia antiga

Parte mais elevada da cidade. O local tinha a função de proteger os habitantes da pólis contra a ameaça externa, além de servir de centro religioso. Na acrópole ateniense estava o Parthenon, templo dedicado à deusa Atena, protetora da cidade.

Page 10: Grécia antiga
Page 11: Grécia antiga
Page 12: Grécia antiga
Page 13: Grécia antiga
Page 14: Grécia antiga
Page 15: Grécia antiga

Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo. Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita. Do latim legenda (aquilo que deve ser lido), as lendas inicialmente contavam histórias de santos, mas ao longo do tempo o conceito se transformou em histórias que falam sobre a tradição de um povo e que fazem parte de sua cultura.

Page 16: Grécia antiga

Mitos: são narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

VER LEITURA COMPLEMENTAR LIVRO PÁG. 169

Page 17: Grécia antiga

http://www.infoescola.com/redacao/mito-ou-lenda/ http://sobregrecia.com/2008/05/30/la-acropolis-de-esparta-el-

templo-de-atenea-y-el-antiguo-teatro/ http://universodahistoria.blogspot.com/2010/03/esparta.html http://www.filosofix.com.br/blogramiro/?p=740 http://picasaweb.google.com/114763305498883712707/

Monumentos http://www.davidgill.co.uk/attica/ostraka.htm http://decordidesign.blogspot.com/2011/03/vaso-grego.html http://www.coresprimarias.com.br/ed_4/vasos_gregos_p.php http://imagohistoria.blogspot.com/2011_05_01_archive.html http://imagohistoria.blogspot.com/2011/04/os-gregos-antigos-2-

de-5.html http://greciantigaeatual.blogspot.com/2010/09/acropole.html