GRELHA 01 -BRESSER PREREIRA, L. C. A verdade e seus objetos

3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Teoria da Pesquisa Docentes: JOMARIA DA MATA LIMA ALLOUFA, Dra DINAH DOS SANTOS TINÔCO, Dra Discente: Fernando André Tavares de Menezes GRELHA DE LEITURA BRESSER PREREIRA, L. C. A verdade e seus objetos IDÉIAS-CONTEÚDO TÓPICOS PARA A ESTRUTURA DO TEXTO Inicio da discursão sobre a verdade A discussão sobre a verdade é tema central dos filósofos desde os gregos. Com o estudo crítico do conhecimento. Através do campo filosófico desenvolve-se o conhecimento e no século dezenove, Marx e depois Freud, com suas teorias da ideologia e do inconsciente, estabelecem as condicionantes sociais e psíquicas da descoberta da verdade; mas isto não impediu que, com o enorme avanço da ciência, à verdade fosse atribuída certeza, desde que estivesse aplicado o ‘método científico’. A verdade passava a ter dois critérios, a verdade empírica (método empírico, indutivo-dedutivo) e a consistente (hipotético- dedutivo). No desenvolvimento de novos métodos da descoberta da verdade, gera a “crise da razão” aonde tudo é relativo. Ao tentar abrir novos caminhos para o

description

BRESSER PREREIRA, L. C. A verdade e seus objetos

Transcript of GRELHA 01 -BRESSER PREREIRA, L. C. A verdade e seus objetos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTECENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADASPROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO

Disciplina: Teoria da PesquisaDocentes: JOMARIA DA MATA LIMA ALLOUFA, DraDINAH DOS SANTOS TINCO, Dra

Discente: Fernando Andr Tavares de Menezes

GRELHA DE LEITURA

BRESSER PREREIRA, L. C. A verdade e seus objetos

IDIAS-CONTEDOTPICOSPARAAESTRUTURADOTEXTO

Inicio da discurso sobre a verdadeA discusso sobre a verdade tema central dos filsofos desde os gregos. Com o estudo crtico do conhecimento. Atravs do campo filosfico desenvolve-se o conhecimento e no sculo dezenove, Marx e depois Freud, com suas teorias da ideologia e do inconsciente, estabelecem as condicionantes sociais e psquicas da descoberta da verdade; mas isto no impediu que, com o enorme avano da cincia, verdade fosse atribuda certeza, desde que estivesse aplicado o mtodo cientfico. A verdade passava a ter dois critrios, a verdade emprica (mtodo emprico, indutivo-dedutivo) e a consistente (hipottico-dedutivo). No desenvolvimento de novos mtodos da descoberta da verdade, gera a crise da razo aonde tudo relativo. Ao tentar abrir novos caminhos para o conhecimento se adquiri um carter critico aonde impera a impacidade do ser humano em progredir. No se consegue definir claramente a verdade, mas a busca pela verdade se torna contaste.

Desenvolvimento o objeto a vaivel fundamental A relatividade impera, de acordo com a teoria mais realista, a mais prxima da verdade, ou a mais relativa, esta diretamente ligada a natureza do objeto a ser estudado. Todas as cincias possuem mtodos diferenciados e so passvel de mutabilidade e os elementos possuem liberdade de elementos. Ento ha de se respeitar cada individualidade do objeto de estudo, ao no se considerar a liberdade, ou restringir menor ser o aprendizado com a busca da verdade no estudo.

Avaliando as dificuldadesPara alcanar a verdade, apenas verificar a natureza do objeto no resolve o problema, o problema esta nas variveis como: emoes, interesses e condicionamentos pr-estabelecidos. H de se considerar o sujeito e o objeto de a ser estudado, mas o objeto permanece o elemento chave a ser estudo e determinante para a busca da verdade no estudo realizado, ressalvando a particularidade de cada campo de estudo, como cincias humanas e exatas que apresentam variveis distintas e mtodos particulares de estudo.

Consideraes finaisPara se obter sucesso na busca pela verdade em estudo cientifico se faz necessrio reconhecer as particularidades do campo de estudo e objeto, determinando assim as varivel a serem aplicadas no campo da pesquisa. A relatividade algo presente em todos os estudos e os fatores externos e internos podem influenciar na busca pela verdade.