GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do...

8
PUBLICAÇÃO MENSAL - ANO II - Nº 23 - DOM SILVÉRIO - JULHO DE 2007 - http://www.domsilverio.mg.gov.br FROTA DA SÁUDE GANHA REFORÇO Dom Silvério ganha mais um reforço no atendimento da saúde. Através dos deputados MauriTorres (Estadual) e Rodrigo de Castro (Federal) que intermediaram os recursos junto à Secretaria Estadual de Saúde, conta agora com mais um confortável e moderno veículo para transportar os pacientes de hemodiálise e aqueles que necessitam efetuar consultas e exames em outros municípios. A Pça. Presidente Vargas, no cen- tro da cidade, foi o local escolhido para a celebração de 3 casamentos de uma só vez. Na noite de 22 de julho, domin- go, o grupo Experiência e Vida fechou com chave de ouro, na melhor e mais contagiante alegria caipira, a última fes- ta junina/julina do ano, depois de uma grande temporada de festejos em hon- ra a São João, Santo Antônio e São Pedro. Ali teve de tudo um pouco: can- jica e caldos diversos para esquentar a noite um pouquinho fria; celebração do casamento de três casais engra- GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na praça çadíssimos, destacando-se o Dr. Nidson como um dos noivos e o Majela que era pura descontração...e gozação! Realmente, uma quadrilha de se tirar o chapéu! É... Esta gostosa época de festas à moda caipira vai deixar saudade, mas tudo bem, no ano que vem com certe- za tem mais! E nós, da equipe do Jor- nal O Pontilhão, gostaríamos de pa- rabenizar todos os integrantes do gru- po da 3ª Idade, que mostraram mais uma vez como a alegria é o melhor re- médio para qualquer tipo de doença.

Transcript of GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do...

Page 1: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

PUBLICAÇÃO MENSAL - ANO II - Nº 23 - DOM SILVÉRIO - JULHO DE 2007 - http://www.domsilverio.mg.gov.br

FROTA DA SÁUDE GANHA REFORÇO

Dom Silvério ganha mais um reforço no atendimento da saúde. Através dosdeputados Mauri Torres (Estadual) e Rodrigo de Castro (Federal) que intermediaramos recursos junto à Secretaria Estadual de Saúde, conta agora com mais umconfortável e moderno veículo para transportar os pacientes de hemodiálise eaqueles que necessitam efetuar consultas e exames em outros municípios.

A Pça. Presidente Vargas, no cen-tro da cidade, foi o local escolhido paraa celebração de 3 casamentos de umasó vez. Na noite de 22 de julho, domin-go, o grupo Experiência e Vida fechoucom chave de ouro, na melhor e maiscontagiante alegria caipira, a última fes-ta junina/julina do ano, depois de umagrande temporada de festejos em hon-ra a São João, Santo Antônio e SãoPedro. Ali teve de tudo um pouco: can-jica e caldos diversos para esquentara noite um pouquinho fria; celebraçãodo casamento de três casais engra-

GRUPO DA TERCEIRA IDADE

Quadrilha e muitaanimação na praça

çadíssimos, destacando-se o Dr.Nidson como um dos noivos e oMajela que era pura descontração...egozação! Realmente, uma quadrilha dese tirar o chapéu!

É... Esta gostosa época de festasà moda caipira vai deixar saudade, mastudo bem, no ano que vem com certe-za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po da 3ª Idade, que mostraram maisuma vez como a alegria é o melhor re-médio para qualquer tipo de doença.

Page 2: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

EDITORIAL

2 ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007

EXPEDIENTEJORNAL O PONTILHÃO

Jornalista Responsavel:

Maria Cecília A. PassosRegistro profissional:

MG07860JP

Diagramação/ Artefinal:

Editora Gráfica Nina

Tiragem:

2.000 exemplares

COLABORADORES:

Carmem Lúcia Moreirade SouzaJosé Tadeu Ferreira JúniorMaria Helena MirandaCordeiroJosé Sérgio GomesLeonardo Martins da Silva

Mariana

Mais uma vez Dom Silvériofoi presenteada com uma das for-mas mais puras da arte, que é amúsica. Através da SecretariaMunicipal de Educação e Cultu-ra, no dia 29 de julho o AnfiteatroAfrânio Guimarães Cordeiro foipalco do belíssimo concerto do“Quarteto de Cordas Opus”, quefaz parte da Orquestra Sinfônicade Minas Gerais.

O Quarteto Opus foi cria-do em 2005 com a intenção dedesenvolver um repertório diver-sificado nas obras eruditas, con-temporâneas e populares, difun-dindo compositores consagradoscomo Mozart, Haydn,Tchaikovsky, Ernani Aguiar, TomJobim, entre vários outros. Des-de a sua recente criação, vematuando em concertos de gala edidáticos pela capital mineira emuitas outras cidades do interiorde Minas..

Além da rica apresenta-ção musical, em que Allegro, Dan-ça Húngara, Brejeiro, Tempo deMaracatu e tantas outras com-posições enlevaram a alma dosouvintes, promoveu-se uma ofi-cina instrumental onde os instru-mentos do grupo foram apresen-tados aos musicistas de nossabanda local.

Com mais esta importan-te apresentação artística, a cul-tura em Dom Silvério tem se des-tacado pelo alto nível e bom gos-to de eventos que resgatam a qua-lidade e tradição de nossa gente.E vale a pena lembrar o quanto ébom e importante incentivar osnossos jovens a prestigiar estesacontecimentos. Música de qua-

CULTURA E ARTE

Quarteto de CorQuarteto de CorQuarteto de CorQuarteto de CorQuarteto de Cordas Opus in Concertdas Opus in Concertdas Opus in Concertdas Opus in Concertdas Opus in Concert

POEMA

A história daquela cidadeestá na inscrição deixada sobre o barropelas rodas de carroças e patas de cavalos...

A história daquela cidadeestá nas pedras geométricas,que cobrem tudo o que antes era estrada de terra...

A história daquela cidadeestá nas poças de chuvaque enlameiam os pés, Daniel Feres

Comecei este editorial com a intenção de falar um poucosobre o ser mais importante na vida de qualquer criança e,consequentemente, do adulto que ela se tornará: o pai. Nosegundo domingo de agosto comemora-se o seu dia, que naverdade deve ser comemorado todos os dias. Faltaram-mepalavras para descrever esse ser criado à imagem e seme-lhança de Deus. Mas este poema diz tudo...

DEUS É PAI(Pe. Fábio de Melo)

Quando o sol ainda não havia cessado seu brilho,Quando a tarde engolia aos poucosAs cores do dia e despejava sobre a terraOs primeiros retalhos de sombra,Eu vi que Deus veio assentar-sePerto do fogão de lenha da minha casa.

Chegou sem alarde, retirou o chapéu da cabeçaE buscou um copo de água no pote de barroQue ficava num lugar de sombra constante.

Ele tinha feições de homem feliz, realizadoParecia imerso na alegria que é própriaDe quem cumpriu a sina do dia e que agoraRecolhe a alegria cotidiana que lhe cabe.

Eu o olhava e pensava:Como é bom ter Deus dentro de casa!Como é bom viver essa hora da vidaEm que tenho direito de ter um Deus só pra mim.

Cair nos seus braços, bagunçar-lhe os cabelos,Puxar a caneta do seu bolso,E pedir que ele desenhasse um relógioBem bonito no meu braço.

Mas aquele homem não era Deus,Aquele homem era meu pai.E foi assim que eu descobriQue meu pai, com o seu jeito finito de ser Deus,Revela-me Deus com seuJeito infinito de ser homem.

Que todos os PAIS sejam abençoados em sua nobre e difí-cil missão e que seus filhos reconheçam sempre, em qual-quer idade, o seu valor. Parabéns, Pais, pelo seu dia!

as mãos e as almas,deixadas pelas enchentes passadas...

A história daquela cidadeestá em certas censuras,de homens e mulherescom suas faces duras,que ficaram tatuadas na história daquela cidade,como patas de cavalos e rodas de carroças,deixando sua marca mais profunda na memória!!

Page 3: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007 3NEPOTISMO

VVVVVererererereador Joaquim Coura pede mudança na Lei Oreador Joaquim Coura pede mudança na Lei Oreador Joaquim Coura pede mudança na Lei Oreador Joaquim Coura pede mudança na Lei Oreador Joaquim Coura pede mudança na Lei Orgânicagânicagânicagânicagânica

Quem trafega pela estradaque liga Dom Silvério a PonteNova já percebe os primeiros si-nais claros do PróMG, cujo con-vênio foi assinado pelo prefeitomunicipal de Dom Silvério com ogoverno do Estado em abril de2007, numa cerimônia realizadano Palácio da Liberdade que reu-niu centenas de prefeitos, secre-tários e outras autoridades.

Em diversos pontos da es-trada estão visíveis as marcas járealizadas para delimitar no as-falto o início das obras.

Realmente, quando nos lem-bramos de que há apenas dois

RÁPIDAS

Bernadete Amado (DER-MG)

Governador Aécio Neves junto aos secretários, deputados eprefeitos assina convênio no Palácio em abril deste ano

PPPPPróMG – do Ato ao FróMG – do Ato ao FróMG – do Ato ao FróMG – do Ato ao FróMG – do Ato ao Fatoatoatoatoatoanos e meio atrás as crateraspelas nossas estradas de acessotanto a João Monlevade como aPonte Nova quase engoliam nos-sos carros, e chegavam à entra-da da cidade, até a ponte quaseem frente ao 1º posto de gasoli-na, vimos que muito já se avan-çou. E muito ainda está por vir.Quando poderíamos pensar queo asfalto chegasse nessa veloci-dade também a DS-Sem Peixe?Com o processo licitatório con-cluído, também é de se esperar oinício para breve de mais esse im-portante passo para a melhoriados nossos municípios.

O Deputado Federal Rodrigo de Castro(PSDB) destacou em plenário da Câmara Fede-ral o reajuste aos servidores da Educação, cum-primentando o Governador Aécio Neves por terapresentado projeto de lei antecipando, para janei-ro próximo, a implantação do piso remuneratórionacional de R$ 850,00 para os professores da redeestadual de ensino. Trata-se do primeiro estado aadotar a medida, que representará correções deaté de 88,9% no valor da remuneração atual dosprofessores mineiros, por cada 24 horas semanaisde trabalho.

Segundo ele, “o Governador está quitandouma dívida histórica do executivo estadual comos servidores da educação, através de uma pro-gressiva reposição de perdas. Em Minas seprioriza o ensino básico, cuja revolução, no Esta-do, se dá através do aprimoramento da qualida-de logística e do aumento do tempo de perma-nência do aluno na escola”.

O deputado também elogiou a atuação da se-cretária de Educação, Vanessa Guimarães, acres-

Deputado Federal Rodrigo de Castro

Deputado na tribunaRRRRReajuste aos servidoreajuste aos servidoreajuste aos servidoreajuste aos servidoreajuste aos servidores da educaçãoes da educaçãoes da educaçãoes da educaçãoes da educação

centando que ...”com trabalho, dedicação e méto-dos qualificados, os dirigentes e o corpo docente ediscente das escolas consolidam Minas na posiçãode liderança e vanguarda da educação de qualida-de no Brasil”.

Assessoria de Comunicação doDeputadoFederal Rodrigo de Castro (PSDB-MG)

Apesar de não haver práti-ca de nepotismo nem no PoderExecutivo (Prefeitura) e nem noLegislativo (Câmara) de DomSilvério, o vereador JoaquimCoura (PMDB), seguindo a ten-

dência nacional, enviou à MesaDiretora um requerimento soli-citando modificação na Lei Or-gânica do Município para coibiresse tipo de atitude. Muito co-mum no país, o nepotismo é cada

vez mais condenado pela socie-dade e o vereador visa prevenirações futuras, cortando o malpela raiz.

Como não consta na lei mu-nicipal que rege a organização

do município impedimento legalà essa prática, se no dia de ama-nhã autoridades quiserem con-tratar ou nomear parentes paraexercer cargos na administraçãopública municipal, isso é permi-tido. A partir do momento emque se cria esse mecanismo deproibição, tal fato se torna im-praticável. Como disse o própriovereador à nossa reportagem, osmunicípios devem se unir e daro exemplo, para que no Brasil aprática de colocar parentes emcargos ou empregos de confian-ça na administração pública setorne coisa do passado, a exem-plo do que já acontece em mui-tos países.

E preserva o direito do ci-dadão comum de competir emcondições de igualdade pelo seuemprego, levando-se em contanão seu parentesco com quem

está no poder, mas sua compe-tência e responsabilidade. Esserequerimento foi aprovado porunanimidade na última reuniãodo mês de junho e agora ficaaguardando sua execução pelaMesa Diretora.

Page 4: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

4 ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007

Uma consta-tação que tem deixa-do a administraçãoda Biblioteca Públi-ca Municipal “Ma-ria Cotta de Figue-iredo” bastante sa-tisfeita é a de que ossilverienses, de ummodo geral e de to-das as faixas etárias,gostam muito de ler.Inaugurada em mar-ço desse ano, a bi-blioteca tem provo-cado esse saudávelhábito na vida da cidade. Surpre-ende a média bem representati-va de empréstimos de livros: umtotal de 350 por mês, de váriosestilos, desde os infantis, passan-do pela culinária, aos de literatu-ra e pesquisas.

Outro fato também interes-sante é que nos primeiros mesesde seu funcionamento, a Biblio-teca recebeu a visitação dirigidade alunos de todas as séries daEMNSS. Ação que, com certe-za, despertou imediatamente umgrande interesse nas crianças,que incluíram em sua rotina o há-bito da leitura. E são os visitantesmais assíduos.

Eduardo, o auxiliar de biblio-teca responsável pela mesma, re-centemente participou de um cur-so de capacitação em BH, apri-morando ainda mais os serviçosprestados à população. É ele quemnos fala: - “Trabalhar aqui na bi-blioteca está sendo muito inte-ressante e bom para mim. Tam-bém muito prazeroso, uma vezque eu gosto muito de ler. Paratrabalhar num local como este ésempre imprescindível: ‘Gostarde ler e gostar de gente’”.

SILVERIENSES DE TODAS AS IDADESFREQÜENTAM A BIBLIOTECA MUNICIPAL

CULTURA

Eduardo, amor e dedicação ao que faz.

Atualmente a Biblioteca estáem fase de cadastramento do seuacervo de acordo com a Classifi-cação Decimal de Dewey parauma maior organização e facilida-de na pesquisa dos visitantes. Elatambém conta com um aparelhode TV 29", um DVD, um vídeo eum aparelho de som, além de com-putador com internet banda largae impressora, para facilitar pesqui-sas. Outra novidade colocada a ser-viço da comunidade é o acesso aoDiário Oficial do Estado on-line.Mais informações podem ser ad-quiridas pelo telefone 3857-1822.

Encerrando, o Eduardo tam-bém nos conta da felicidade de re-ceber muitas doações. Conter-râneos e visitantes de outras cida-des aparecem para uma visitinhae trazem consigo mais livros paraenriquecer o acervo recebido, aten-dendo, num gesto de nobreza, àcampanha defla-grada pela secre-taria municipal de educação. E ter-mina a entrevista contando, orgu-lhoso, que até o poeta maior deDom Silvério, o Mário RobertoFerreira, já passou por ali, gostoumuito do que viu e também fez uma

GIRO

DrDrDrDrDr. Nidson: silveriense de coração!. Nidson: silveriense de coração!. Nidson: silveriense de coração!. Nidson: silveriense de coração!. Nidson: silveriense de coração!Nascido em Conselheiro

Lafaiete, criado em Porto Firme,filho de Ademar Sena Maia eMarilda Rodrigues Maia, o Dr.Nidson não apenas é o médico doPSF local, mas também parte inte-grante da cidade.

Formado em medicina pelaUFMG, Nidson Rodrigues Maiaexerceu suas primeiras experiên-cias na área da saúde em clínicasde BH. Algum tempo depois pas-sou a realizar plantões no HospitalNossa Senhora da Saúde de DomSilvério. Convidado a assumir oPSF do município, desde o dia 02de janeiro deste ano ele exercecom muita competência, serieda-de e zelo esse cargo.

Carismático, não só conquis-tou seus pacientes que o retratamcomo “...um doutor fácil de con-

versar, que dáatenção e trataa gente com ca-rinho” comotambém incorpo-rou o estilo devida silveriense,participando ati-vamente das tra-dições e festas lo-cais. Assíduofreqüentador dasc e l e b r a ç õ e seucarísticas noSantuário deNossa Senhora da Saúde, já seapresentou em shows promovidospela paróquia, foi jurado no desfileGlamour Girl, dançou vestido “acaráter” na festa julina do Grupoda 3ª Idade, enfim, não só adotounossa cidade como foi também

adotado por ela.Para alegria de todos, o Dr.

Nidson diz gostar muito de DomSilvério e da sua população que oacolheu com muito carinho, tor-nando assim o seu trabalho cadadia mais satisfatório e prazeroso.

Glamour Girl IntermunicipalGlamour Girl IntermunicipalGlamour Girl IntermunicipalGlamour Girl IntermunicipalGlamour Girl Intermunicipal– versão 2007– versão 2007– versão 2007– versão 2007– versão 2007

om Silvério viveumomentos de mui-ta beleza, brilho,delicadeza e, claro,glamour, no dia 30de junho, com a

versão 2007 do Glamour GirlIntermunicipal, realizado no Clu-be Campestre Saudense.

Com a organização e coor-denação do Padre AntônioPádua da Silva, a festa foi umgrande sucesso. O desfile foi en-saiado por Andréa Possati e con-tou com a colaboração deValmeire Rossi, responsável pelacoreografia das garotas na pas-sarela. O jornalista MarcusLessa e Flaviane Nascimento, aPê da Rádio Nossa Terra FMforam os mestres de cerimônia.

Foram 19 municípios parti-cipantes: Abre Campo,Alvinópolis, Barra Longa, BeloHorizonte, Catas Altas,

Congonhas, DomSilvério, Diogo deVasconcelos, JoãoM o n l e v a d e ,Jequeri, PonteNova, Raul Soares,Rio Casca, RioDoce, Rio Piraci-caba, Santa Bárba-ra, Santos Dumont,

São Pedro dos Ferros e Sem Pei-xe, e 29 jovens desfilaram (algunsmunicípios tinham mais de umarepresentante).

As participantes chegaramno dia 29 e fizeram o primeiroensaio coletivo na passarela, de-pois foram para a “Fazenda daCampanha” onde pernoitaram.No dia 30, logo de manhã, fize-ram um vídeoclipe para ser apre-sentado no evento. Elas conhe-ceram os principaispontos turísticos deDom Silvério – e porsinal adoraram – eem seguida passa-ram pelo último en-saio.

A noite de sá-bado foi de enormeexpectativa. Depoisde apresentaçõesem dois trajes, 13 ju-rados tiveram a difí-

cil missão de escolher dentre tãolindas candidatas. Resultado: 5°lugar com 589 pontos – IsabelaFerreira (Barra Longa); 4°lugarcom 612 pontos – Suiane Silveira(Rio Casca); 3° lugar com 614pontos – Fernanda Morais (RaulSoares); 2º lugar com 640 pon-tos – Thaisa Aparecida Cotta(Rio Piracicaba) e primeiríssimolugar com 692 pontos – CamilaRibeiro, da cidade de SantosDumont.

Também houve a coroaçãoda Garota Social, aquela quemais angariou fundos, sendo elaa Celyse da cidade deCongonhas.

Abrilhantando a noite e en-cerrando essa festa de gala, aBanda Primeira Classe coman-dou o resto da noite!

As 5 finalistas, tendo ao centro a grande vitoriosa da noite

Marcus Lessa e Pê foram os mestres de cerimônia

DCandidatas posam para foto debaixo do

Pontilhão, bem histórico da cidade

Page 5: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007 5

Um ateu estava passeando num bosque, admirando tudo o que aquele “acidenteda evolução” havia criado. -”Mas que árvores majestosas! Que poderosos rios! Quebelos animais!”, ia ele dizendo consigo próprio. À medida que caminhava, ao longo dorio, ouvia um ruí-do nos arbustos atrás de si. Ele virou-se para olhar. Foi então que viuum corpulento urso-pardo caminhando na sua direção. Ele disparou a correr o maisrápido que podia.

Olhou, por cima do ombro, e reparou que o urso estava demasiado próximo. Eleaumentou mais a velocidade. Era tanto o seu medo que lágrimas lhe vieram aos olhos.Foi, então, que tropeçou e caiu desamparado. Rolou no chão rapidamente e tentoulevantar-se. Só que o urso já estava em cima dele, procurando pegá-lo com a suaforte pata esquerda e, com a outra pata, tentando agredi-lo ferozmente.

Nesse preciso momento, o ateu clamou: “Oh meu Deus!”. Então o tempo pa-rou... O urso ficou sem reação. O bosque mergulhou em silêncio. Até o rio parou decorrer. À medida que uma luz clara brilhava, uma voz vinda do céu dizia: Tu negastea minha existência durante todos estes anos, ensinaste a outros que eu não existia, ereduziste a criação a um acidente cósmico. Esperas que Eu te ajude a sair desseapuro? Devo Eu esperar que tenhas fé em Mim?”. O ateu olhou diretamente para aluz e disse: “Seria hipócrita da minha parte pedir que, de repente, me passes a tratarcomo um cristão, mas, talvez, possa tornar o urso um cristão?”.

“Muito bem”, disse a voz. A luz foi embora. O rio voltou a correr. E os sons dafloresta voltaram. E, então, o urso recolheu as patas, fez uma pausa abaixou a cabeçae falou: “Senhor, abençoe este alimento que agora vou comer. Amém”.

PARA REFLETIR

RÁDIO NOSSA TERRA FMSITE NOVO E FUTURA CASA EM ANDAMENTO

Funcionários municipais já trabalham na construção da nova sede

A turma que trabalha na NossaTerra FM tem motivos pra estar rindoà toa!

Além do novo site da 94,5, o amorde Dom Silvério no ar, que ficou umabeleza, também em breve estará sendoentregue a nova sede da Rádio, cujas

obras se encontram iniciadas. O ende-reço é em frente ao local onde está ins-talada a antena, no loteamento Francis-co Egydio, bairro São Geraldo, ao ladodas casas da Cohab.

Só está faltando cuidar do visual,mas cadê a logomarca, hein, Pê???

Aconteceu nos dias 23 de junho e 02de julho de 2007 no Anfiteatro Afrânio Gui-marães Cordeiro, a I Conferência Munici-pal dos Direitos da Criança e Adolescente,realizada pelo Conselho Municipal dos Di-reitos da Criança e Adolescente e o Setorde Assistência Social da Prefeitura Muni-cipal de Dom Silvério.

Com o tema: “Concretizar DireitosHumanos de Crianças e Adolescentes;Investimento Obrigatório”, a Conferên-cia teve como objetivos avaliar o serviçoprestado pela rede de atendimento, definiras prioridades de ações e investimentos naárea da criança e adolescente em DomSilvério, propor diretrizes e normas que ve-nham a concretizar direitos a eles e por fimeleger Delegados para participarem da VIConferência Estadual. A palestra sobre otema foi proferida pela Prof.ª MariaAuxiliadora de Fátima Costa Souza(Dodora Costa) Conselheira Estadual dosDireitos da Criança e Adolescente.

William Sedimar Trindade da Cruz,presidente do Conselho Municipal, apre-sentou os indicadores do município comdados referentes à oferta de serviços eprojetos, tanto de ordem pública quantoda iniciativa privada, em relação à crian-ça e adolescente.

A conselheira tutelar Ângela Maria deOliveira Repolês apresentou dados acercados 402 atendimentos realizados pelo Con-selho Tutelar no período de janeiro de 2006a maio de 2007, que representa uma médiade 23,6 atendimentos por mês, sendo qua-

I conferência municipal dosI conferência municipal dosI conferência municipal dosI conferência municipal dosI conferência municipal dosdirdirdirdirdireitos da criança e do adolescenteeitos da criança e do adolescenteeitos da criança e do adolescenteeitos da criança e do adolescenteeitos da criança e do adolescente

se um caso por dia.Foram realizadas também apresenta-

ções culturais com o Grupo de Capoeira eDança Afro do Projeto Espaço Cidadão“Sampoeira”, sob o comando do Prof.Tatá.

Na segunda parte da Conferência, nodia 02 de julho, foram organizados gruposdistintos com os participantes jácredenciados, para discutir e elaborar pro-postas de Ações, com as quais formularãoum Plano de Ação para a Política de Aten-dimento à Criança e ao Adolescente nomunicípio de Dom Silvério. Todas as pro-postas elaboradas pelos participantes foramapresentadas à Plenária Final e aprovadasapós calorosas discussões.

Finalizando, foram eleitos 5 Delega-dos que representarão o Município de DomSilvério na VI Conferência Estadual dosDireitos da Criança e do Adolescente emBelo Horizonte, sendo eles: William SedimarTrindade da Cruz representando o Conse-lho Municipal de Direitos (Governamental)e Geralda Majela Barcellos (titular Socie-dade Civil), e José Geraldo dos Santos (su-plente Sociedade Civil); Selma AraújoFerreira, titular e Elizete da Silva NunesCordeiro, suplente representado ConselhoTutelar; Luiz Afonso Cotta, titular e MariaJosé Kneipp Gomes, suplente representa-do entidades governamentais e não gover-namentais da cidade, e, Mateus Henriquede Carvalho, titular e Glayciane TolentinoMendes, suplente se apresentando comodelegados adolescentes.

EMNSSPPPPPrimeiro Semestrrimeiro Semestrrimeiro Semestrrimeiro Semestrrimeiro Semestre Letivo Te Letivo Te Letivo Te Letivo Te Letivo Termina com a Fermina com a Fermina com a Fermina com a Fermina com a Família na Escolaamília na Escolaamília na Escolaamília na Escolaamília na Escola

O encerramento do 1º se-mestre do ano letivo de 2007 daEscola Municipal “Nossa Senho-ra da Saúde” reuniu na tarde dodia 14/07 (sábado) alunos, fun-cionários e familiares, além decontar pelo 2º ano consecutivocom a parceria da famíliaApaeana.

Foi uma tarde muito espe-cial que proporcionou aos parti-cipantes momentos de reflexão,descontração e união.

Iniciando o encontro comuma celebração ecumênica,

membros de três entidades reli-giosas de Dom Silvério fizeramreflexões com todos os presen-tes, em uma bela tarde onde aunião das famílias se fez reali-dade. Crianças fizeram umaapresentação de uma belíssimamúsica em um coral super ale-gre e animado. Aconteceu tam-bém uma bela apresentação dedança, ambos com temas volta-dos à família na sociedade.

E esta grande tarde de sá-bado não parou por aí... Para aalegria e diversão da garotada,

estavam disponíveis vários brin-quedos infláveis: piscina de boli-nhas, escorregador e cama elás-tica, além de muita pipoca, can-jica e pescaria com direito amuitos brindes!

A Escola Municipal “Nos-sa Senhora da Saúde” deu umgrande exemplo de como conci-liar a família e a escola de for-ma tão divertida e cheia dedescontração, o que aumenta emuito a aprendizagem de nossascrianças e a conseqüente satis-fação de seus pais. Parabéns!

Page 6: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

6 ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007

Passarela em 3 tempos: antes do início das obras...,estado já avançado...,Euler (secretário) e Marcílio (encarregado geral da PMDS) vistoriando os trabalhos.

A Prefeitura Municipal deDom Silvério entregará mais umagrande e importante obra à popu-lação: a Passarela de Pedestrescom o Mirante da Usina do Jagodeanexo. Com extensão de aproxi-madamente 330m e orçada emcerca de setenta e quatro mil re-ais, essa é a primeira etapa de umaobra que objetiva ligar a Rua JoséAntônio Nascimento até a ponteno entorno do Pontilhão, interligan-do os bairros centro e pontilhão eos dois bens tombados pelo Con-selho do Patrimônio Histórico. Va-lorizando a beleza destes bens eresgatando seus valores históricospara a cidade de Dom Silvério, o

prefeito José Maria executa essaobra com recursos advindos doICMS cultural, repassados para omunicípio mensalmente e que vemsendo usados com planejamentoe critério. Na elaboração do pro-jeto houve a preocupação com aharmonia dos estilos destes benshistóricos e de épocas diferentes,sendo que o Pontilhão é de 1887 ea Usina de 1925. Assim estão sen-do utilizados nesse projeto, elemen-tos e matérias condizentes.

Inicialmente foi implantadomeio-fio de concreto para delimi-tar a via asfaltada e também o ou-tro bordo da passarela, mantendo-se uma largura uniforme de 2m,

que está sendo calçada em pedra“granito madeira”. Próxima ao iní-cio da passarela será criada umaárea de convivência (pracinha),também em piso de pedra “grani-to madeira”, em placas de 4 cmde espessura de formas quadra-das e/ou retangulares encaixadas.No contorno desta área será feitauma mureta em balaústres de con-creto, sobre base de concreto ar-mado de 20x20cm, e cinta arma-da de topo de 5x15cm. Será cria-do um estacionamento defrontedesta área, pavimentado com pa-ralelepípedos de formas regulares,sobre base nivelada e compactadae rejuntamento com areia. CURTAS

Maria Eterna Soares despede-se da vida pública municipal, à qualse dedicou por mais de 30 anos.Servidora da Prefeitura Municipal,Terninha se afasta para usufruir suamerecida aposentadoria por tempode serviço. Dedicou-se nesses anostodos ao seu trabalho sempre de ma-neira cordial, voz meiga, com muitaeducação no trato com as pessoase responsabilidade para com suasfunções. Há bastante tempo vinhadesempenhando atividades na Se-cretaria Municipal de Administração

e Finanças, auxiliando o secretário Luiz Afonso. Também cuidava daparte relacionada à justiça eleitoral, emitindo títulos e acompanhando asdiversas fases das eleições.

Terninha deixa muita saudade e boas recordações a todos que con-viveram com ela durante tantos anos. E fica aqui registrado o apelo doscolegas de serviço para que sempre apareça, nem que seja para ocafezinho, viu Terninha?

TTTTTerninha se despedeerninha se despedeerninha se despedeerninha se despedeerninha se despededa Pda Pda Pda Pda Prrrrrefeituraefeituraefeituraefeituraefeitura

A equipe do jornal O Pontilhão cumprimenta essas duas mulheresque tão bem desempenharam suas funções. Aquele abraço!

A educadora Maria Helena Miranda Cordeiro, que também exer-ceu o cargo de Secretária Munici-pal de Educação e Cultura de 1997a 2004 e desde 2005 trabalhavacomo orientadora na Escola Muni-cipal Nossa Senhora da Saúde, tam-bém se despediu nesse mês de julhode suas funções, tendo requeridosua aposentadoria.

Todos os seus colegas e com-panheiros da prefeitura municipal en-viam votos de muitas felicidades nes-sa nova etapa de sua vida. MariaHelena, como exímia artesã, dedi-cará agora mais tempo à sua habili-dade de criar lindas bijouterias.

MARIA HELENA TAMBÉM EM RITMO NOVO!Na noite do dia 09 de junho, o Shine pro-moveu mais uma super festa: a “BioCelebration”, no Clube Campestre Saudense,com um público recorde. Muita gente bonita,

AGITOShine promove mais uma super festaShine promove mais uma super festaShine promove mais uma super festaShine promove mais uma super festaShine promove mais uma super festa

EM FOCO

Construção da passarConstrução da passarConstrução da passarConstrução da passarConstrução da passarela e do mirante do jagode:ela e do mirante do jagode:ela e do mirante do jagode:ela e do mirante do jagode:ela e do mirante do jagode:Segurança, beleza, lazer, valorização do Patrimônio Histórico e de toda cidade

Próximo ao final do trechoobjeto da obra há duas entradas/saídas que serão pavimentadas emparalelepípedos. Ao longo de todoo trecho será feita uma sarjeta deconcreto com largura de 40cm eespessura de 6cm, concordandocom o nível da pista asfaltada.

A construção desta passa-rela é uma antiga reivindicaçãotanto da população, principalmen-te dos residentes do bairroPontilhão (que também será con-templado com uma ermida paraabrigar seu santo padroeiro, o São

Luís), quanto do Conselho Muni-cipal do Patrimônio Cultural e daSecretaria de Educação e Cultu-ra. Todos têm contribuído, junto àadministração pública, para a boaaplicação dos recursos culturais navalorização dos bens tombados.Fazendo um parêntese, cabe des-tacar também que a imagem ori-ginal de Nossa Senhora da Saúdefinalmente receberá a restauraçãoque tanto necessita. O trabalho,orçado em cerca de cinco mil re-ais, será executado por peritos daUFMG.

uma super decoração, 800 drinks gratuitos e umsuper DJ tocando os hits do momento mostra-ram, mais uma vez, que o Shine é sinônimo desucesso.

Com o patrocínio exclusivo da Bio Extratus,representada por Renato Moreira e Kakau, esteevento foi mais um enorme sucesso, ou no dizerda galera, “bombou”!

E a festa mais esperada do ano já tem datacerta: 03 de novembro.

Vem aí o 7º SHINE HALLOWEN!!!Você vai se surpreender de novo...

Page 7: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

ANIVERSARIANTES DE JULHO

ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007 7

Marina Cotta de Moura - dia 03

A equipe de O PO PO PO PO Pontilhãoontilhãoontilhãoontilhãoontilhão envia umcaloroso abraço a todos os aniver-

sariantes desejando-lhes muita felici-dade, saúde e paz. Parabéns!

Nilza Custódia Reis - dia 07 Janser Araújo- dia 09

Margarida MartinsCoura - dia 16

José FernandoCoura - dia 10

Leonardo MartinsSilva - dia 17

Selton (8 anos) dia 15e Samara (7 anos) dia 16

Afrânio GuimarãesCordeiro Júnior - dia 21

Sandro NardiRocha - dia 21

Renato Cotta - dia 24Miguel dos

Anjos - dia 27

Herbert JoséCoura - dia 29

Euler Márcio CunhaSoares - dia 31

Maria EduardaSantos Ribeiro - dia 23

Ana SuelenTossige Gomes -

dia 24

PARABÉNS

Concluiu o curso técnico de Enferma-gem a simpática Cristiane das GraçasBarcellos, que trabalha na Farmácia

Sagrado Coração de Jesus (Totocha). Acolação de grau foi em junho (PonteNova), em meio a muita alegria dos

formandos e seus familiares. Cristiane,dona de um largo sorriso e muitasimpatia, com certeza terá muito

sucesso na carreira profissional queabraçou. Com muita animação, já está

fazendo estágio no PSF.

Rosalina TossigeGomes filha, filhade Samuel eRozana, foi apro-vada no vestibularda UniversidadeFederal dos Valesdo Jequitinhonha eMucuri (UFVJM)da cidade deDiamantina - MG,para o curso de fi-sioterapia. Seus

pais, os irmãos Samuelzinho, Ana Suelen e Rosaninhaestão vibrando com o sucesso dessa menina. Suces-so, garota!

A jovem Fabíola, filha deAlmiro e Enide, tem motivo de

sobra pra estar feliz da vida.Recém formada em Direito,

também faturou no concursoda OAB e garantiu sua

carteirinha. Seus tios Leléu eToledo, além de toda a família,

não cabem em si de tantaalegria. Seja feliz na profissão

que abraçou, Fabíola!

Qual é a festa mais característica de Dom Silvério?

CARNAVAL

ENQUETES

FESTASAGROPECUÁRIAS(CAVALGADAS EFESTA DO PEÃO)

Escreva a sua opção, seu nome, endereço e telefone em um papel,dobre-o e coloque em uma das urnas espalhadas nos seguintes locais:

- Padaria Guadalajara- Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde- Escola Estadual Presidente Tancredo NevesO sorteio será realizado na sede da rádio Nossa Terra FM no final

de agosto, durante o programa “Alta Tensão” com Flaviane Nascimento,Pê. Ela divulgará o resultado da pesquisa e o nome do ganhador doprêmio, que receberá um KIT com produtos da HASKELL. Participe!!!

FESTA DAPADROEIRA

(15 DE AGOSTO)

Page 8: GRUPO DA TERCEIRA IDADE Quadrilha e muita animação na … · za tem mais! E nós, da equipe do Jor-nal O Pontilhão, gostaríamos de pa-rabenizar todos os integrantes do gru-po

8 ANO II - Nº 23 - JULHO DE 2007

EEPTN

TTTTToda escola pode fazer a diferoda escola pode fazer a diferoda escola pode fazer a diferoda escola pode fazer a diferoda escola pode fazer a diferença!ença!ença!ença!ença!

A Secretaria de Estado daEducação, através da SecretáriaVanessa Guimarães Pinto, está to-mando algumas medidas no senti-do de melhorar o ensino nas esco-las públicas mineiras; assim, reuni-ram-se no dia 04 de julho de 2007professores, diretores e especialis-tas de todas as escolas da rede es-tadual de ensino de Minas Gerais,para analisar os resultados das ava-

liações externas (SIMAVE) feitasno final de cada ano letivo, e elabo-rar um Plano de Intervenção Pe-dagógica com base nos resultadosobtidos pelos alunos.

Em Dom Silvério, como édo conhecimento de todos, o dia04 de julho de 2007 foi um dia deestudos e reflexões, quando forampreparados pelos professores edemais funcionários da Escola Es-

tadual “Presidente Tancredo Ne-ves” o plano de ação da Escolapara tentar resolver os problemasda mesma.

A meta do governo estadu-al é que toda criança de 8 anosesteja lendo e escrevendo, pois osalunos com baixo desempenho nosanos iniciais dificilmente conse-guem melhorar seu desempenhonos anos seguintes. Se o aluno nãoaprende conceitos básicos no iní-cio de seu processo de aprendiza-gem dificilmente completará seusestudos mais tarde.

No dia 07 de julho de 2007foi apresentado a todos os profes-sores o resultado das propostas ela-boradas em todos os turnos. De-pois houve uma reunião com paise alunos da EEPTN para que pu-desse ser feito uma análise e aapresentação das demais propos-tas e aprovações do Plano. A pre-sença e a participação de pais eseus respectivos filhos foi muito sig-nificativa tanto em número de pre-sentes quanto em relação aosquestionamentos e sugestões fei-tas por eles.

A nossa Escola pode fa-zer a diferença? Sim! Convivercom insucesso é frustrante e nosdesestabiliza. Fazer a diferençapara nossas crianças, adoles-centes e jovens vai depender danossa determinação, envolvi-mento e principalmente de nos-sas ações. E para conseguirmoscumprir esta tarefa, precisamoscontar com todos vocês, no nos-so dia-a-dia, incansavelmente,para construirmos uma cidada-

Titina(diretora), Soninha(vice), Maúde(supervisora), Célia(secretária)

nia ensinado a ler, escrever econtar, fazendo a diferença! –

MUITO BOM HUMOR MARCAENCERRAMENTO DO SEMESTRE

O encerramento do semestre letivo na Escola Estadual “Pre-sidente Tancredo Neves” no dia 12 de julho de 2007 foi de puraalegria e descontração.

A platéia se fez presente e um grande espetáculo come-çou! Mais uma vez Maúde mostrou que em matéria de fazer rirela é nota 10, aliás, não só ela, mas também a sua grande novacompanheira Ana Coura, que juntas fizeram de tudo para com-bater qualquer mau-humor ou tristeza. O placar foi imbatível: 10para a alegria e 0 para a tristeza!

Ensaiadas pelo nosso descobridor de talentos, o ProfessorKarran, Maúde e Ana Coura encenaram uma belíssima e ani-

mada peça teatralintitulada: “Coisasda Vida” (peçamontada poreles). Uma comé-dia que conta a his-tória de uma“rica” que seapresentava emmaus lençóis porestar cheias de dí-vidas, mas nempor isso perdia a

sua magnífica pose de ricaça e poderosa, e de sua fiel domésticaque de início tentava controlar as obssessões da patroa, masacaba se deixando levar pelo consumismo e se vê endividadatambém!

As nossas atrizes deram um show pra ninguém botar defei-to. Com uma grandiosa atuação, muito fiel à vida real, elas setornaram as “Estrelas da Noite”! Sem dúvida a satisfação foienorme – aplausos – e todos adoraram!

A nossa cidade tem muitos talentos e cabe a cada um denós reconhecê-los e prestigiá-los, valorizando o que é da terra!

Palavras da Escola Estadual “Pre-sidente Tancredo Neves”.

Maúde e Ana Coura em cena

RESULTADO DA ENQUETE DE JUNHO

O Jornal O Pontilhão perguntou: “Qual desses bens repre-senta melhor Dom Silvério?”

As urnas que estavam depositadas na Prefeitura, Câmara esede da Rádio Nossa Terra foram abertas no dia 25 de julho, du-rante o programa Alta Tensão, comandado pela apresentadoraPÊ e o resultado você confere:

A ganhadora do Kit de produtos da Bothânico Hair, entregue pelojovem jornalista Tadeu, foi a professora Rosilaine de Oliveira.

Parabéns!!!!!!!!!

Total de votos: 303

OPÇÃO A o Pontilhão = 160 votos (53%)

OPÇÃO B o Santuário de Nossa Senhora da Saúde = 112 votos (37%)

OPÇÃO C a Usina do Jagode = 31 votos (10%)