Grupos pesquisa 2014

24
Grupos de Pesquisa FAU-Mack 2014 a. D. REVISão 03- APÓS BRONCAS & puxões de orelha

description

Grupos de Pesquisa na Arquitetura Mackenzie, São Paulo

Transcript of Grupos pesquisa 2014

Grupos de Pesquisa FAU-Mack

2014 a. D.REVISão 03- APÓS BRONCAS & puxões de orelha

A Paisagem da cidade sustentável

- Arquitetura,Ambiente

e Tecnologia

Pérola F. [email protected]

Atualizado em nov/2013

Pesquisadores

Cássia Regina MarianoOlair Falcirolli De Camilo

Ivana Aparecida BedendoMaria Pronin

Valter Luis Caldana JuniorMarília Aldegheri do ValVera Cristina Osse

Monica Machado Stuermer

Este grupo de pesquisa destina-se a estudar a paisagem da cidade sustentável, considerando as questões ecossistêmicas e os novos modelos de arquitetura que surgirão para atender uma cidade que precisa desenvolver-se a partir de tecnologias adequadas as necessidades contemporâneas.

As pesquisas desenvolvem-se principalmente na área meio ambiente, planejamento urbano, acessibilidade, arquitetura, tecnologia e paisagem, buscando dar suporte de fundamentação e critica aos assuntos abordados.

1

ArquiteturaEnsino

eProfissão

Eunice H. S. [email protected]

Atualizado em mai/2013

Verificar status

Pesquisadores

Celso Lomonte MinozziMaria Teresa de Stockler e Breia

Rafael ManzoMarcel Mendes

O grupo estuda a formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (fundada em 1947), relacionando-a aso antecedentes do Curso de Arquitetura da Escola de Enegenharia do Mackenzie College, fundado em 1917.Relaciona essa formação e os principios e procedimentos nela existentes à produção arquitetônica de seus ex-alunos. Principais produções: Foram finalizadas duas pesquisas, com entrega de relatório técnico: Arquitetura Mackenzie: os egressos e suas obras na cidade de São Paulo Arquitetos mackenzistas na modernidade: qualidade projetual Encontra-se em curso, com apoio do Fundo Mackpesquisa de fomento à pesquisa: Arquitetura moderna mackenzista: a obra do Arqo. Francisco Petracco.

2

Arquitetura e

Construção

Maria Augusta J. [email protected]

Atualizado em dez/2013

Pesquisadores

Erica Lemos GilPaulo Roberto Corrêa

Juan VillàValter Luis Caldana Junior

Aprofundar os conhecimentos pertinentes à materialização da Arquitetura e estudar as relações entre arquitetura e construção a partir de uma compreensão ampla do que seja o seu fazer desde a concepção do projeto até o pós-obra.Linhas de pesquisa do Grupo:Posturas projetuais sustentáveis: ventilação e iluminação natural em edifícios; materiais e técnicas; aproveitamento de águas pluviais; lajes jardim e energia solar.Avaliação de projetos de Habitação Social no Brasil: trabalho intergrupo que avalia os aspectos de implantação, gestão das águas, gestão da energia, flexibilidade do projeto, acessibilidade, materiais e técnicas. Projetos de urbanização de favelas e estudo das áreas de risco para ocupação urbana: associados a escorregamentos e inundações.Resultados:2011 -  11 artigos Anais e dois em periódicos. Um livro publicado.2012 – 10 artigos publicados – sendo dois em periódicos. Projeto de pesquisa aprovado Mackpesquisa.2013 – 10 artigos – Capítulo de livro 1 - da coletânea Mãos a Obra Pro da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP. Projeto de ´pesquisa sobre HIS aprovado no Edital Universal 2012- do CNPq. Entrega de Relatório de pesquisa – Mackpesquisa. Exposições na FAUUSP, FAAP, Instituto Federal de São Paulo e UNIFOR.2012 a 2015. Coordenação do MINTER FAU Mackenzie- FAU UNIFOR2012 a 2015. Orientações concluídas: 5 iniciações científicas, 24 TFGs, um doutorado e 7 mestrados. Orientações em andamento: 6 mestrados e 4 doutorados.

3

Arquiteturaprocesso

de projeto e análise

digital

Wilson Fló[email protected]

Atualizado em ago/2013

Pesquisadores

Ana Maria Tagliari FlorioJulio Cezar Bernardes Pinto

Célia Regina Moretti Meirelles

O grupo investiga aspectos teóricos e práticos sobre a concepção, o desenvolvimento e a construção de edifícios. Baseado nos conceitos de cognição em projeto e de epistemologia da prática projetual, os pesquisadores investigam as ações cognitivas e as práticas operativas de projeto. A reflexão-na-ação e reflexão sobre a prática são realizados a partir do estudo dos artefatos produzidos pelo arquiteto.A arquitetura contemporânea produzida com recursos digitais incorpora uma crescente complexidade formal-espacial decorrente de algumas possibilidades de manipulação e controle por meio de ferramentas computacionais. O objetivo deste grupo é analisar o processo de projeto a partir dos meios e ferramentas analógicos e digitais, de modo a permitir a compreensão das atuais linhas de pensamento arquitetônico. São analisados projetos referenciais produzidos nos últimos dez anos, destacando as peculiaridades, impacto e contribuições do modo de produção de edifícios por recursos de fabricação computacionais.Pesquisas submetidos a Agências de Fomento no último triênio:1) Análise de projetos não construídos de Vilanova Artigas em São Paulo (2012-em andamento) - Aprovado e com apoio do CNPQ - Líder: Prof. Wilson Florio2) Modelagem Paramétrica e Fabricação Digital de componentes não padronizados em Arquitetura (2009-2012) - Aprovado e com o apoio do CNPQ - Líder: Prof. Wilson Florio3) Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Construção de Habitações de Interesse Social (2010-2013) - Aprovado e com apoio da FINEP - Wilson Florio (Participante)4) Documentação Digital de Habitação de Interesse Social em São Paulo (2013-em andamento) - Aprovado e com o apoio da CAPES - Líder: Prof. Wilson FlorioCom apoio da FAPESP, CNPQ, CAPES e FINEP, os membros do grupo têm publicado regularmente em periódicos e participado em eventos científicos nacionais e internacionais -ENANPARQ, SIGRADI, NUTAU, ICGG, P&D, Projetar, GRAPHICA, EREG e ENTAC. Os alunos de Mestrado foram Bolsistas da FAPESP. Livros e capítulos de livros publicados sobre processo de projeto de arquitetos modernos e contemporâneos.

4

Arquitetura:Projeto

& Pesquisa & Ensino

Rafael Antonio [email protected]

Atualizado em mai/2013

Pesquisadores

Abílio da Silva Guerra NetoJulio Luiz Vieira

Ana Gabriela Godinho LimaCecilia H. G. R. dos Santos

Ruth Verde ZeinEdson Lucchini Jr

2013/2014 – Práticas de Projeto de Arquitetas, Arquitetos e Designers - Análise dos instrumentos de prática projetual e possíveis empregos, de forma direta ou não - na pesquisa acadêmica strictu sensu - Projeto de Pesquisa financiado pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa - Mackpesquisa. 2012/2013- Feminino e Plural: Percursos e Projetos de Arquitetas e Designers - Projeto de Pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e Fundo Mackenzie de Pesquisa - Mackpesquisa. PROCAD

2007-2011: PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA PROJETO CONJUNTO PROPAR-UFRGS / PPG-FAU-USP/ PPGAU-MACKENZIE. O OBJETIVO DESTE PROJETO PROCAD É APERFEIÇOAR E CONSOLIDAR AS AÇÕES DE INTERCÂMBIO QUE JÁ VEM OCORRENTO ENTRE AS IES CITADAS ATRAVÉS DE SEMINARIOS E MISSÕES DOCENTES E DISCENTES. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de PESQUISA ACADÊMICA EM ÁREAS DE PRÁTICA PROJETUAL

2010-2011: Projeto conjunto com a University of Hertfordshire, Reino Unido. Financiador(es): Fundo Mackenzie de Pesquisa - Auxílio financeiro / University of Hertfordshire V PROJETAR 2009: Projeto como investigação - Organização e coordenação do evento científico IV PROJETAR 2009 e suas atividades conexas. O grupo de pesquisa integra, por meio de seus projetos de pesquisa, redes nacionais e internacionais de intercâmbio acadêmico que incluem projetos e publicações em conjunto, palestras, conferências, workshops, juris e curadorias junto a IESs brasileiras e estrangeiras (latino-americanas, norte-americanas e européias).

5

Teoria-Projeto:Cultura-Sociedade

Maria Isabel [email protected]

Atualizado em set/2013

Pesquisadores

Lizete Maria RubanoLucas Fehr

Luiz Benedito de Castro TellesVolia Regina Costa Kato

2011 VILLAC, Maria Isabel. Northeast population and their cultural tradition in São Paulo capital. CAVALCANTE, Morgana Maria Pitta Duarte; VILLAC, Maria Isabel. "Cultural mobility anda the [re]construction of identities". In: 9th Annual Contemporary and Historical Archaeology in Theory Conference People and Things in Motion. Promovido pela Boston University Department of Archaeology, November 2011. O projeto: significado e valor. In: 7º Fórum de Pesquisa. Promovido pela Coordenadoria de Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 17 a 20 de outubro de 2011. VILLAC, M. I. Conferência ?Museu e memória. Homenagem a Pierre Chalita - Semana Nacional dos Museus. Maceió: Fundação Pierre Chalita, 16 de maio de 2011. 2012: Apresentação de trabalho. I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura. 09 e 10 de fevereiro no campus da EACH-USP. II Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Natal, 18 a 21 de setembro de 2012. MARÇO 2013: ENTREGA DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Aguardando parecer. SET 2013: PATICIPAÇÃO EM MESA REDONDA NO 1 ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA - EACH USP | ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CONGRESSO INTERNACIONAL "O QUE É UMA ESCOLA DE PROJETO NA CONTEMPORANEIDADE. QUESTÕES DE ENSINO E CRITICA DO CONHECIMENTO EM ARQUITETURA E URBANISMO", FAU Mackenzie, 9, 10 e 11 de setembro.

6

A Construção da Cidade:

Arquitetura, documentação e

crítica

Marcos José [email protected]

Atualizado em ago/2013

Pesquisadores

Alessandro José Castroviejo RibeiroCecilia Helena G. R. dos Santos

Paulo Sergio Barbaro Del NegroGuilherme Antônio Michelin

Devido a ampliação das atividades dos pesquisadores do grupo houve a necessidade da alteração de seu nome. "A construção da cidade: arquitetura, documentação e crítica" passa a ser o novo nome do grupo. "Centro Histórico de São Paulo: documentação e estudos de reabilitação" passa a ser uma atividade de pesquisa em andamento do grupo. O propósito fundamental da atividade de pesquisa sobre o Centro Histórico de São Paulo é a reunião sistemática de informações sobre a área, afim de torná-las acessíveis a pesquisadores e aos demais interessados em sua reabilitação. O tema é amplo e a área objeto de estudo, definida pelo anel central previsto no Plano Prestes Maia, compreende um vasto acervo edificado e uma estrutura urbana resultante de um longo processo de sedimentação. Os objetivos da pesquisa podem ser resumidos nos seguintes itens: - Realizar levantamentos de fontes arquivísticas e de campo do Centro Histórico de São Paulo. - Traçar o perfil da evolução urbana do Centro Histórico de São Paulo desde o início do século XIX. - Constituir um banco de dados da estrutura urbana e do conjunto das edificações do Centro Histórico.

7

Cidade eedifícios

sustentáveis

Gilda Collet BrunaRoberto Righi

Atualizado em fev/2014

Pesquisadores

Angélica Aparecida Tanus Benatti AlvimLuiz Guilherme Rivera de Castro

Arlindo Philippi JrMaria Augusta Justi Pisani

Dominique FretinPaula Raquel da Rocha Jorge Vendramini

Roberto RighiHenrique Dinis

Volia Regina Costa Kato

.Fontes de poluição e gasto energético nas cidades e nos edifícios. Planejamento e Gestão Ambiental Urbana nos níveis local e regional em prol da sustentabilidade.

PROJETOS EM ANDAMENTO: Cidades e Edifícios Sustentáveis: impactos do desenvolvimento e ações de Planejamento e Gestão Urbana Ambiental, resultando: livros, capítulos de livros e textos em congressos como ISUF (International Seminar on Urban Form) em Ouro Preto,MG; ARQUISUR (Associación de Escuelas de Arquitectura del MERCOSUR) em Tucumán, Argentina; Urbenviron em Berlim, Alemanha, Urbenviron São Paulo, Urbenviron Seul, Coréia do Sul, Urbenviron Niterói.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2: - Gilda Collet Bruna. Orientações em andamento, dissertações e teses. Linha de Pesquisa Urbenviron Urban & Environmental Planning & Management que em 2012 ocorreu em Brasília, na UnB. Em 2013 será realizado o IV Workshop Formação e Atuação Profissional em Urbanismo no Brasil e em Portugal, em Setembro.

8

Cidade,Arquitetura

eFilosofia

Igor [email protected]

Atualizado em jan/2014

Pesquisadores

Celso Aparecido SampaioLizete Maria RubanoDaniel Corsi da Silva

Luiz Guilherme Rivera de Castro

Em nov/12, publicou livro intitulado "Arquitetura dos entre-lugares", pelo SENAC, resultado de uma fusão do doutorado com pós-doutorado. Na revista da pós-graduação da FAUUSP, qualis A, número de julho de 2013, publicou artigo intitulado "De agenciamentos programáticos outros: uma abordagem maquínica dos processos de reterritorialização urbana. O Prof. Igor Guatelli concluiu pós-doutorado no Gerphau ENSA-Paris La Villette, laboratório de filosofia e arquitetura urbana, vinculado a École Nationale Supérieure d´Architecture Paris-La Villette e Paris VIII. Atualmente é pesquisador associado da instituição. O Prof.Igor Guatelli ministrou aulas no Gerphau-ENSA Paris La Villette e na Universidade Técnica de Lisboa em início de abril de 2013. A Profa. Lizete Rubano participou de congresso em Lisboa em 2013. Em outubro de 2013, O Prof Luis Guilherme R. Castro participou de um curso oferecido pelo Lincoln Institut em Curitiba O grupo iniciou em fevereiro 2013, pesquisa intitulada "Territórios e Temporalidades", um estudo sobre as diferentes temporalidades territoriais de algumas áreas da cidade de São Paulo, com financiamento do Fundo Mackenzie de pesquisa (R$ 42.000,00), tendo sido convidado a apresentar resultado parcial na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2013. O Prof Igor Guatelli, coordenador da equipe, como pesquisador associado da Université Paris VIII, juntamente com o Prof. Vladimir Bartalini, professor convidado da FAUUSP,tiveram projeto de pesquisa aprovado em Paris, com fomento da instituição MSH Paris Nord- Maison des Sciences de l'Homme. O projeto intitulado "Edifier des Parcs Emparquer la Ville: [re]penser l´ADN et le devenir de la relation architecture et environnement dans la seconde moitié du XXe siècle à partir de deux parcs publics" terá duração de 2 anos..

9

Design de comunicação:

formas visuais de narração,

interação e representação

Luiz G. F. MartinsAtualizado em set/2013

Pesquisadores

Antonio Vicente Seraphim PietroforteMarcos Aurélio Castanha Junior

Estudar e realizar experimentos com as formas visuais de representação, interação e narração, tais como a fotografia, o desenho, a história em quadrinhos, o vídeo, o cinema, a animação, a informática. Compreender suas similaridades e intersecções enfocando-os teoricamente e utilizando-os como objeto e ferramenta experimental e de realização de produtos gráficos e audiovisuais. Entre os resultados do trabalho do grupo destacam-se a implantação do primeiro curso de pós graduação da Faculdade na área de DI, Produção e criação em cinema, animação e história em quadrinhos, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de linguagem narrativa interativa em meio analógico como estrutura para o hipermidiático, a tese de doutorado : A escrita plástica, desenho, pensamento, conhecimento e interdisciplinaridade, o livro Análise textual da história em quadrinhos, uma abordagem semiótica da obra de Luiz Gê, a tese O Pensamento Visual no cinema, a orientação de dois TGIs publicados em livro (Ed. Devir) O Circo de Luca, de Jozz e Assim falou Zaratustra, Dos céus aos quadrinhos, de Thaís A. Rezende. Outras experiências importantes são a adaptação literária de O Guarani, de José de Alencar, para história em quadrinhos, além de diversos artigos sobre a criação de trabalhos crossmidiaticos.

10

Design, arte,linguagens

eProcessos

Ariane Daniela [email protected]

Atualizado em set/2013

Pesquisadores

Ana Paula CalvoCélio Martins da Matta

Andrea de Souza AlmeidaLeila Maria Reinert do Nascimento

Regina Lara Silveira MelloArthur de Toledo Verga

Zuleica SchincariolArtur Ferreira Cole

O grupo desenvolve atualmente pesquisas em suas duas linhas: Design, arte, linguagens e processos A arte de documentar e o processo de criação Profas. Ariane Cole e Regina Lara

Resultados: projeto de pesquisa aprovado pelo Mackpesquisa, artigos publicados em revistas científicas, curadoria de exposição, artigos apresentados em eventos, produção de vídeo documentário, realização de vídeo experimental, desenhos, pinturas, participações, apresentações e publicações, em anais de eventos, Organização de eventos científicos, palestras, mesas redondas, orientações de Pibic. -Estilos gráficos no Design e suas relações com a Arte Profa. Nara Martins, Arthur de Toledo Verga, Andréa De Souza Almeida Resultados: artigos em eventos, publicações de capítulo de livro, orientações de pibic. Tipografia, imagem, comunicação -Desdobramentos da Articulação entre Design Gráfico e Poesia Concreta. Profas. Zuleica Shincariol, Leila Reinert, Ana Paula Calvo. Resultados: realização de vídeo, participação, apresentação e publicação em anais de evento, orientações de Pibic.

11

DesignTeoria

eProjeto

Nara Silvia Marcondes MartinsAtualizado em out/2013

Pesquisadores

Aessandra Márcia de Freitas StefaniLuís Alexandre Fernandes Ogasawara

Alex MazziniMarco Antonio Dresler Hovnanian

Andrea de Souza AlmeidaMauro Claro

Djalma Barros GonçalvesNara Sílvia Marcondes MartinsEliana Zaroni Lindenberg Silva

Neide Antonia Marcondes de FariaGrace Kishimoto

Teresa Maria RiccettiIvo Eduardo Roman Pons

Neste ano a pesquisa "Design, sustentabilidade e suas relações com a certificação e as tecnologias sociais" foi apresentada ao edital CNPq e está em processo de aprovação. A pesquisa "Do Moderno ao Contemporâneo - usos e percepções de ambientes e objetos no espaço físico doméstico" está sendo desenvolvida com a participação de alunos de PIBIC CNPq, Pibic Mackpesquisa e PIVIC. Foram publicados com frequência artigos nos últimos anos em congressos nacionais e internacionais: 65a Reunião da SBPC, Congresso Nacional de Pesquisa em Design, Fórum de Mackpesquisa e 8 Fórum de Arquitetura e Design, no Fórum de Extensão do Mercosul, no Congresso y Encontro di Disño da Universidad de Palermo em Buenos Aires e no Congresso ANPAP. A Pesquisa A Rede Design Possível e a multiplicação da tecnologia social no espaço brasileiro foi premiada Secretaria da Economia Criativa e indicada para publicação na Série Pensamentos devido à qualidade técnica da documentação reunida. Relatórios finais das pesquisas das desenvolvidas durante os últimos 2 anos na área de Design e sustentabilidade e design e cultura foram entregues às agencias de fomento, com pareceres positivos e indicando a publicação. Projetos de extensão e pesquisas desenvolvidas em parceria com a ONG Design Possível entre outras foram indicados para prêmios Planeta Casa, finalista na categoria Ação Social. Professores participaram do juri do Prêmio Museu da Casa Brasileira. Foram pareceristas de diversos congresso.

12

Arquitetura:Projeto

eCrítica

Maria Isabel [email protected]

Atualizado em mai/2013

Pesquisadores

Celso Lomonte MinozziLuiz Benedito de Castro Telles

Flavio Marcondes

Capítulos de livros 1. VILLAC, M. I. Comunidade política no espaço público, In ANDRADE, P. de; MARQUES, C. A.; BARROS, J. da C. Arte Pública e cidadania: novas leituras da Cidade. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, ISBN 978-989-658-075-9 2.VILLAC, M. I. Sistema e criação do artefato abstrato. In: CANEZ, A. P.; SILVA, C. A. (Org.). Composição, partido e programa: uma revisão crítica de conceitos em mutação. Porto Alegre: UniRitter. Trabalhos completos publicados em anais de congressos 1. VILLAC, M. I.; TELLES, L. B. C.; MARCONDES, F.; MINOZZI, C. L. VI Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie. 18 a 21 de outubro.ISSN: 2176-1809 Resumos publicados em anais de congressos nacionais [01] 1. VILLAC, M. I.; TELLES, L. B. C.; MARCONDES, F.; MINOZZI, C. L.

I Enanparq. Rio de Janeiro: 29 de novembro a 03 de dezembro. Participação em Congressos, Seminários e Eventos científicos no biênio (de todos os integrantes do grupo) VII ENCUENTRO INTERNACIONAL CIUDAD IMAGEN Y MEMORIA. Patrimonio y vulnerabilidad. Santiago de Cuba, Cuba, de 16 a 19 de maio de 2011. 02. Seminário Internacional Urbicentros: Morte e vida dos centros urbanos II. 27 de setembro e 1° de outubro de 2011, Maceió, Universidade Federal de Alagoas. 03. VI Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie Pesquisa em Arquitetura e Design: interlocuções e perspectivas. 18 a 21 de outubro de 2010, São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 04. I Enanparq. I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e prospectivas. Rio de Janeiro: Palácio Gustavo Capanema 29 de novembro a 03 de dezembro de 2010.

13

Metrópole contemporânea,

projetos urbanos,patrimônioe inclusão:

Um Manual didático.

Nádia [email protected]

Atualizado em nov/2013

Pesquisadores

Angélica A. Tanus Benatti AlvimJosé Geraldo Simões Junior

Denise AntonucciLuiz Guilherme Rivera de Castro

Eunice Helena Sguizzardi Abascal

O objetivo principal dessa pesquisa é contribuir para formulação de um modelo de projeto urbano para São Paulo a partir do balanço crítico da experiência internacional de projetos urbanos em cidades Contemporâneas. Foram realizados dois Colóquios Internacionais - 2007 e 2008 - com participação de diversos pesquisadores renomados. A pesquisa foi escolhida para o Workshop em Londres e para ser apresentado na Conferência Internacional para a América Latina do Urban Age (London School of Economics) a ser realizada em dezembro de 2008. Como principal resultado os participantes publicaram um artigo no livro Philipp Rod;Ricky Burdett; Richard Brown; Frederico Ramos; Kay Kitazawa; Antoine Paccoud; Natznet Tesfay. (Org.). London: LSE, London School of Economics and Policical Sciences; Alfred Herrhausen Society (Deutshe Bank), 2009, v. único.

14

Paradigmas para o estudo de Cidades

Iberoamericanas no Século XXI

Eunice H. S. [email protected]

Atualizado em dez/2013

Pesquisadores

Claudia Virginia StincoRicardo Hernán Medrano

Volia Regina Costa KatoGilda Collet Bruna

Objetivo deste grupo:Proporcionar parâmetros para avaliação crítica e histórica relacionadas ao desenho urbano e arquiteturas contemporâneas, por meio de casos selecionados estudados quanto aos processo de formação urbanas e arquitetura. Estudar esses parâmetros recortando casos de cidades ibero-americanas de interesse, abordando-os à luz da história comparada. Realizar projetos de análise histórico-crítica comparada entre casos de interesse, recortando o amplo universo de cidades ibero-americanas. Em janeiro de 2008, foi concluído o projeto "Reconfigurações espaciais: um estudo de cidades iberoamericanas em perspectiva comparada, São Paulo e Cidade do Mexico" , com linha de fomento do Fundo Mackpesquisa do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

15

Projeto, produção e

gestão da habitação social no

Brasil.

Denise [email protected]

Atualizado em ago/2013

Pesquisadores

Paulo Emilio Buarque FerreiraPaulo Ricardo Giaquinto

O objetivo do grupo é promover pesquisas que subsidiem uma reflexão contínua e consistente sobre a questão da habitação social no Brasil, um problema premente e de grande atualidade no contexto da arquitetura e urbanismo. A produção de conhecimento sobre esse tema, que se liga tanto à compreensão das experiências passadas e sua contextualização histórica, quanto aos aspectos atuais das políticas públicas de habitação, pode ser de grande valia para a elaboração de soluções efetivas para a questão da habitação. Mackpesquisa - 2011-2012: "Avaliação urbanística e arquitetônica da produção habitacional social no bojo do Programa Minha Casa Minha Vida: análise comparativa a partir de estudos de caso dentre da Região Metropolitana de São Paulo". Mack Pesquisa - 2006-2007: "Impactos da implantação dos instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade na área central de São Paulo sobre as dinâmicas de valorização fundiárias e imobiliárias". Mack Pesquisa - 2008-2009: "Impactos da implantação dos instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade na área central de São Paulo sobre as dinâmicas de valorização fundiárias e imobiliárias“Seminário organizado: "Arquitetura em debate: Projetos de centros urbanos: Nova Luz e a questão habitacional", com José Magalhães Jr. e Marco Antonio Almeida, coordenação Nádia Somekh, Auditório Benedito Novaes, FAU-Mack, 08 de fevereiro de 2006. Debates: "Os excluídos do Centro", 1º Fórum de Pesquisa da FAU-Mack, São Paulo, outubro de 2005. Solo Criado: desafios de gestão, Seminário Solo Criado: balanço e perspectivas, FAU-Mackenzie e Lincoln Institute of Land Policy LILP, Auditório Benedito Novaes Garcez da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 4 de outubro de 2005. Publicação: Impactos da implantação dos instrumentos urbanísticos do Estatuto da Cidade nas dinâmicas de valorização fundiária e imobiliária da área central de São Paulo?, trabalho apresentado no 1º Fórum de Pesquisa da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, outubro de 2005.

16

Reestruturaçãoprodutiva,

projetos urbanos e desenvolvimento

Sustentável - Megacidades,

indicadores e territórios informais

Carlos Leite de [email protected]

Atualizado em nov/2013

Pesquisadores

Juliana Di Cesare Margini MarquesDaniela Cristina Vianna Getlinger

No 1. estágio de trabalho realizamos: 1. Série de palestras temáticas na U. P. Mackenzie, Grupo Clusters Urbanos; 2. Cooperação técnica junto à EMURB ; 3. "Working Papers": ver os CV Lattes dos membros. 4. Workshop Clusters Urbanos, UPM, 2/3-08-2004 [ver:http://www.leitebrooke.com.br/clusters_workshop_2004.htm]; 5. Aprovamos Auxílio à Pesquisa junto a FAPESP para as viagens de estudos de caso no Brasil; 6. Aprovamos Bolsa de Estágio Pós-doutoral junto a CAPES para estudos de caso nos EUA [prof. Carlos Leite/Cal Poly University, Fall Term 2004]. No segundo estágio do trabalho, desde 2005, iniciamos dois Projetos de Pesquisa complementares: 1. Territórios em Processo de Reestruturação Produtiva: Novas Possibilidades de Desenvolvimento Econômico Local Através de Clusters e Ambientes Inovadores. O caso da Orla Ferroviária na Área Central de São Paulo. Os estudos de caso no exterior: projetos urbanos contemporâneos . 2. Análise dos Sistemas produtivos Locais e Rebatimentos urbanísticos Regionais no Estado de São Paulo . No terceiro estágio do trabalho, desde 2007/8, iniciamos dois Projetos de Pesquisa complementares: 1. Megacidades e Desenvolvimento Sustentavel 2.NEW FORMS OF METROPOLITAN GOVERNANCE: INSTRUMENTING THE REGENERATION I DIAGONAL SUL URBAN OPERATION TERRITORY . No quarto estágio do trabalho, desde, 2009, temos 2 Projetos de Pesquisa em andamento: 1. Megacidades e Desenvolvimento Sustentavel: com foco atual no desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade urbana; 2. LCCTI: Laboratório de Co-criação em Territórios Informais. No quinto estágio do trabalho, desde 2012, temos o Projeto de Pesquisa em andamento: Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, derivado do Livro "Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes" (Carlos Leite, Bookman, 2012).

17

Signagem contemporânea da

Arquitetura

Carlos Egídio [email protected]

Atualizado em mai/2013

Pesquisadores

Affonso Celso OrciuoliMyrna de Arruda Nascimento

Nelson Carlos Lauson DupréClaudio R. Pirovics S. Pereira

Nieri Soares de AraujoGiorgio Giorgi Junior

Silvio Stefanini Sant'AnnaLuís Antônio Jorge

São realizadas reflexões sobre os diversos sistemas de signos praticados nos meios acadêmicos e profissionais das áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design. O grupo atua efetivamente nos currículos dos cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação através das ementas disciplinares, realizando exposições de desenhos e projetos abrangendo diversos suportes sígnicos que envolvem a concepção, a produção e a fruição do artefato arquitetônico. São questionadas as relações entre as experiências individuais, o desenho de concepção, os modelos de objetos arquitetônicos e a realização do artefato projetado em escala real. Trabalhos parciais foram apresentados em Congressos Científicos, como nas CLEFAS do Equador, Guatemala, Bolívia, Argentina e México. Dissertações e Teses foram concluídas, envolvendo temas como "arquitetura efêmera", "conceitos em Vilanova Artigas", "sistemas de montagem", "habitat em ambientes complexos", "mídia eletrônica e significados no design e na arquitetura" e "o diagrama na arquitetura contemporânea". São privilegiadas questões sobre a utilização dos sistemas computacionais, enquanto representação e nos seus impactos enquanto concepção do artefato espacial. Tais questões deverão gerar publicações contendo textos de vários autores pesquisadores. Atualmente, membros do grupo organizam na FAU-Mackenzie a "CLEFA Intermedia" da Unión de Escuelas y Facultades de Arquitectura Latinoamericanas, com o tema "Representaciones en la génesis de la Arquitectura y sus influencias en el acto conceptivo de los espacios arquitectónicos y urbanos", através de quatro exposições sobre o assunto, seguidas de Conferências. Participantes do grupo foram renovados, tanto professores como estudantes de graduação e de pós-graduação, ao serem concluídas pesquisas individuais ou com o início de outras.

18

Sistemas construtivos na

Arquitetura Contemporânea

Célia Regina M. [email protected]

Atualizado em out/2013

Pesquisadores

Renato Carrieri JuniorFlavio Marcondes

Silvio Stefanini Sant'AnnaHenrique Dinis

Sunao KishiMario Lasar SegallVera Cristina Osse

O grupo pesquisa: as tecnologias aplicadas aos sistemas dos edifícios -o desenvolvimento dos materiais, sua evolução e o comportamento estrutural: como argamassa estruturada com fibra de vidro ou GRC, concreto, metálica, madeira etc... - construção racionalizada nos meios internacionais e sua aplicação a realidade brasileira- técnicas construtivas e a sustentabilidade na arquitetura. - Revestimentos; Estruturas; Instalações.

19

Teoria e Projeto na era Digital

Eduardo Sampaio [email protected]

Atualizado em ago/2013

Pesquisadores

Charles de Castro VincentJoão Tales da S. Oliveira

Palestra na 38a.Assembléia Anual da AsBEA, 22/05/2010, tema "BIM - Tecnologia e Arquitetura";Palestra no I Congresso Internacional de Boas Práticas Sócio - Ambientais, 28/07/2010, tema "T.I. - Verde, Tecnologia e Resultados";Palestra na 12a. Semana de Atividades Integradas CEATEC-PUCCAMP, 16/09/2010, tema "O Software como Ferramenta de Criação e Inovação";Palestra no 9o. Encontro Regional da AsBEA,24/09/2010, tema "BIM e Norma de Desempenho". NARDELLI, E. S. . Tecnologia digital avançada na produção de Habitações de Interesse Social - HIS no Brasil. In: XIV - Congresso da Sociedad Iberoamericana de Grafica Digital - SiGraDi 2010, 2010, Bogotá. SiGraDi 2010 - Disrupción, modelación y construcción: diálogos cambiantes. Bogotá : Ediciones UNIANDES, 2010. p. 403-406. VINCENT, Charles de Castro ; NARDELLI, E. S. ; NARDIN, Lia Raquel . Parametrics in Mass Customization. In: XIV Congresso da Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital - SiGraDi 2010, 2010, BOGOTÁ. SiGraDi 2010 - Disrupción, modelación y construcción: diálogos cambiantes. Bogotá : Ediciones UNIANDES, 2010. p. 236-239.; NARDELLI, E. S. ; VINCENT, Charles de Castro . Generative and parametric design in Brazilian social housing production. In: eCAADe 2011 - Respecting Fragile Places, 2011, Ljubiliana. Respecting Fragile Places. Ljubljana : eCAADe and Ljubljana Faculty of Architecture, 2011. p. 93-98.;NARDELLI, E. S. ; Mavatari, Amaury Mavatani ; CAMBIAGHI, H. ; DELATORRE, J. P. M. ; ADDOR, M. R. A. ; CASTANHO, M. D. A. ; SANCHES, M. M. . Teste de assertividade da biblioteca de componentes BIM do MDIC. In: XV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital, 2011, Santa Fe. Cultura Aumentada. Santa Fé, Argentina : FADU-UNL., 2011. p. 187-195.;Workshop da rede FINEP/TICHIS na UNICAMP, em 22 e 23/07/2013 para apresentação dos resultados parciais da pesquisa que está em andamento.

20

Urbanismo Brasileiro e

Íberoamericano

José Geraldo Simões [email protected]

Atualizado em nov/2013

Pesquisadores

Anna Paula Moura CanezCandido Malta Campos Neto

Ricardo Hernán MedranoCarla C. G. Albuquerque

Roberto RighiCarlos G. S. Serôa da Mota

O grupo propõe aprofundar os estudos urbanísticos ibero-americanos através de uma visão mais abrangente e comparada. A pesquisa inicial, com financiamento da Capes, foi desenvolvida entre 2002 e 2004 e deu origem á publicação "A Cidade Ibero-americana: o espaço urbano brasileiro e hispano-americano em perspectiva comparada". A evolução destes estudos conduziu a uma pesquisa complementar, desenvolvida a partir de 2005, sobre a concepção da urbanística de colina, como paradigma da fundação de cidades portuguesas em territórios de ultramar (financiamento Mackpesquisa e Fapesp). O grupo recebeu subsídio do CNPq (bolsa PQ) para o estudo comparativo dos fundamentos do urbanismo e das práticas de intervenção em cidades brasileiras no período do início da República. A partir de 2009 a ênfase da pesquisa passou a ser a compreensão do cenário urbanístico internacional no período1870-1914, centrando o foco na formação e difusão desse ideário, através da Alemanha, Grã-Bretanha, França. Estados Unidos, até chegar ao Brasil. Entre setembro e dezembro de 2010 o pesquisador líder realizou estágio pós-doutoral junto á Universidade Técnica de Viena, local onde se situa o melhor arquivo documental sobre o assunto, acrescido pelo acervo de Camillo Sitte. Ao longo de 2010 e 2011 também três pesquisas correlatas, lideradas por outros membros do grupo: Candido Malta, Roberto Righi e Anna Canez desenvolvem temas associados á compreensão da urbanística ibero-americana, com as pesquisas "A Cidade Ibero-Americana: história, cultura e urbanismo" , "Avaliação comparativa da formação e atuação profissional do urbanista no Brasil e em Portugal" e "Lucio Costa: obra completa" contando com financiamento do Fundo Mackpesquisa e do CNPq. Nessas pesquisas há o envolvimento de docentes e alunos da graduação e pós, além interfaces com universidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Buenos Aires e Lisboa.

21

Urbanismo contemporâneo,

redes,sistemas e processos

Angélica A. T. AlvimLuiz G. R. de Castro

[email protected]

Atualizado em fev/2014Pesquisadores

Silvana Maria ZioniJosé Paulo de Bem

Volia Regina Costa Kato

Objetivos: desenvolvimento de pesquisas sobre as realidades da urbanização e do urbanismo contemporâneos. Temas em estudo: avaliação de políticas públicas urbanas; planos de urbanismo; políticas urbanas e ambientais; interpretações de processos urbano-regionais; espaços públicos, forma urbana e ambiente construído; mobilidade, adensamento, localizações e centralidades; redes e sistemas. Pesquisas desenvolvidas: a) "Políticas Públicas e Planos de Urbanismo na Escala Local Intra-urbana: instrumentos e metodologias de avaliação e acompanhamento" - 2005 / 2006 - Fundo Mackpesquisa; b) Políticas Públicas e Planos de Urbanismo: elementos de avaliação - Fundo Mackpesquisa, b) 30 anos de Habitat - Fundo Mackpesquisa;. Em desenvolvimento: a) Urbanismo e Redes; b) Das Políticas Urbanas e Ambientais às intervenções: os casos das sub-bacias Guarapiranga e Billings na RMSP - CNPq Edital Universal dez 2007; Espaços públicos e urbanismo contemporâneo: processos sociais, formas espaciais (Mackpesquisa 2009). Pesquisa "Espaços públicos: relações e articulações entre campos disciplinares - teorias e projeto" (MCT/CNPQ Edital 14/2010 - UNIVERSAL / Mackpesquisa Edital 2010). Projeto de Extensão – São Paulo Calling (2012); POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS URBANOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA: limites e perspectivas para a recuperação de assentamentos precários localizados em áreas protegidas no meio urbano. (CNPq 2008-2010, Mackpesquisa 2011, 2012 , CNPq Bolsa Pq 2 2013 - atual).

Repercussões: Pesquisas acadêmicas: iniciações científicas, dissertações de mestrado e doutorado vêm contribuindo para as nossas atividades. Organização de eventos: Seminário "Avaliação de Políticas Urbanas: desafios e experiências" (2006); I, II e III Colóquios Brasil - Portugal: Novas estratégias de Intervenção na metrópole contemporânea (2008 e 2012); 4º; 5º, 6º e 7 º Forum de Pesquisa FAU - Mackenzie (2008 a 2011), MESA REDONDA - MOBILIDADE URBANA E CIDADE LEGÍVEL. 2013; MESA REDONDA AMBIENTE E PROJETO ATRAVÉS DAS ÁGUAS (2012) . Livros publicados: Avaliação de políticas urbanas: contexto e perspectivas em 2010 pela Editora Mackenzie; Mackpesquisa e Romano Guerra. Artigos em periódicos recentes: 1) ALVIM, Angélica T. Benatti . SÃO PAULO MÉTROPOLE FRAGMENTÉE. L' Architecture d' Aujourd' hui, v. 396, p. 34-37, 2013. 2) AGUILAR, C. B. D. ; ALVIM, Angélica T. Benatti . Espaço urbano, circulação e preservação ambiental: impasses e perspectivas na área de influência do Rodoanel em São Bernardo do Campo, SP. Cadernos Metrópole (PUCSP), v. 15, p. 193-218, 2013. Disponível em Homepage: http://www.cadernosmetropole.net/download/cm_artigos/cm29_257.pdf; Série: 29; ISSN/ISBN: 15172422. 3) ALVIM, Angélica T. Benatti ; CASTRO, L. G. R. . Bringing theory and practice closer together: FAU-Mackenzie at São Paulo Calling. Domus (Milano), v. 963, p. 44-47, 2012. 4) ALVIM, Angélica T. Benatti . Direito à cidade e ao ambiente.na Metrópole Contemporânea. O projeto Cantinho do Céu na Represa Billings, São Paulo. Arquitextos (São Paulo), v. 135, p. 1/135.03-22/135.03, 2011. Disponível em: http://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.135/4015; ISSN/ISBN: 18096298.

Denise AntonucciMarcelo de Mendonça Bernardini

Gilda Collet Bruna

22

Grupos de Pesquisa FAU-Mack

2014 a. D.REVISão 03- APÓS BRONCAS & puxões de orelha