Guerra fria

21
Professora Elaine Bogo Pavan Professora Elaine Bogo Pavan

description

Aula com imagens sobre a Guerra Fria

Transcript of Guerra fria

Page 1: Guerra fria

Professora Elaine Bogo PavaniProfessora Elaine Bogo Pavani

Page 2: Guerra fria

Podemos definir Guerra Fria como um confronto ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética. Não houve um conflito militar direto entre as duas superpotências, mas ocorreram intensas lutas econômicas e diplomáticas além de confrontos indiretos.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

Page 3: Guerra fria

Os Estados Unidos intervieram nos conflitos internos russos e até 1933 não reconheceram o Estado soviético. Embora aliados contra a Alemanha nazista, a aliança se desfez após a vitória sobre a própria Alemanha, por causa de insuperáveis diferenças ideológicas.

Entretanto, a natureza ideológica da luta e a ameaça de um holocausto nuclear colaboraram para esconder as tensões políticas.

Os diferentes interesses pós-1945 levaram a suspeitas e hostilidades mútuas em meio a uma rivalidade crescente.

Page 4: Guerra fria

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros.

Já o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Em 1947, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo 17 bilhões de dólares através de empréstimos, para a reconstrução dos países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Com base na Doutrina Truman, o Plano Marshall fazia parte da estratégia dos Estados Unidos de não medirem esforços para conter o expansionismo soviético.

Esta organização extinguiu-se em 1991.

Page 5: Guerra fria

A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.

Alguns países membros da OTAN :

Estados Unidos, Canadá, Itália,

Inglaterra, Alemanha Ocidental, França,

Suécia, Espanha, Bélgica, Hol

anda, Dinamarca, Áustria e Grécia.

Imediatamente após a Segunda Guerra Mundial as duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.

Page 6: Guerra fria

O Pacto de Varsóvia (1955) surgiu como resposta à OTAN. Era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental,

Albânia, Tchecoslováquia

e Polônia.

Page 7: Guerra fria

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi partilhada inicialmente entre os vencedores. Quatro ações prioritárias foram propostas para a reorganização da Alemanha: desnazificar, desmilitarizar, descentralizar a economia.

Em 20 de junho de 1948, os aliados ocidentais decidiram unir suas três zonas de ocupação, implantar uma reforma monetária e criar um Estado provisório sob seu controle.

Foram investidos 1,4 bilhões de dólares para combater "fome, a pobreza, o desespero e o caos“ e foi implantado o marco alemão para substituir o reichmark.

Page 8: Guerra fria

No dia 23 de maio de 1949, os aliados ocidentais promulgaram a Lei Fundamental, elaborada por um conselho parlamentar, dando origem à República Federal da Alemanha (RFA). Essa lei deixava evidente o seu caráter provisório, pois somente depois que o país voltasse a ser uma unidade deveria ser ratificada uma Constituição definitiva. O novo Estado tinha Bonn por capital.

Stalin reagiu à reforma monetária na Alemanha Ocidental ordenando que o lado ocidental de Berlim fosse bloqueado (Bloqueio de Berlim). Todas as comunicações por terra foram interditadas. Isolado das zonas ocidentais e de Berlim Oriental, o oeste de Berlim ficou sem luz nem alimentos de 23 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949.

Page 9: Guerra fria

Em outubro de 1949, Stálin anunciou a fundação da República Democrática Alemã (RDA), tendo Berlim Oriental como capital. O Partido Socialista Unitário (SED) passou a ser a única força política na "democracia antifascista" alemã-oriental.

Em 13 de agosto de 1961, guardas da RDA começaram a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim, bem como Berlim Ocidental do território da Alemanha Oriental.

Sob a coordenação de Erich Honecker e com a bênção da União Soviética, o Muro de Berlim ocupou 155 Km, interrompendo estradas e linhas férreas e separando famílias.

Page 10: Guerra fria

Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo.

Entre 1950 e 1956, os EUA promoveram o "Terror vermelho" (Red Scare), que também ficou conhecido como Macartismo ou ainda "Caça às Bruxas“. Eram comuns as delações provocadas pelo clima de histeria causado pelo senador McCarthy e seus seguidores.

Nesse período, muitas pessoas foram perseguidas, ameaçadas e tiveram suas vidas destruídas, inclusive algumas sendo levadas ao suicídio. Entre os artistas e intelectuais perseguidos estavam Einstein, Chaplin, Brecht, Lillian Hellman, Dashiell Hammett, Robert Taylor e Dalton Trumbo.

Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

Page 11: Guerra fria

Macartismo

Dalton Trumbo

Charles Chaplin

Page 12: Guerra fria

Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

Page 13: Guerra fria
Page 14: Guerra fria
Page 15: Guerra fria
Page 16: Guerra fria
Page 17: Guerra fria

Contracultura

Page 18: Guerra fria
Page 19: Guerra fria

EUA e URSS travaram uma acirrada disputa no que se refere aos avanços espaciais. Ambas as potências demonstravam a preocupação em mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado.

No ano de 1957, a URSS lançou o primeiro satélite: o Sputinik 1. No mesmo ano, foi lançado o foguete Sputnik 2 com a cadela Laika dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço.

Page 20: Guerra fria

Em 1958, os EUA reagiram com a criação da Nasa (National Aeronautics & Space Administration), reponsável pelo programa espacial do país. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1.

A partir de 1960, o principal objetivo das viagens espaciais passou a ser o envio do homem ao espaço. Novamente a União Soviética sai na frente, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1. A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra numa única órbita. Em 1962, os americanos enviaram John Glenn para o espaço.

O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegarem na superfície lunar em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou no solo e o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong. A famosa fala do astronauta tornou-se célebre na História do século XX: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade".

Page 21: Guerra fria

Em 1969, os EUA (NASA) chegaram à

lua.

                                                                    

                       

Explorer - 1958