Guia Abril 2009

32

description

Guia de programação do SESC Rio Preto do mês de abril.

Transcript of Guia Abril 2009

Page 1: Guia Abril 2009
Page 2: Guia Abril 2009
Page 3: Guia Abril 2009

índ

ice

imagens: chapada dos guimarães e balé de rio preto_divulgação

site oficial:www.sescsp.org.brcríticas e sugestões:[email protected]ção on-line:www.issuu.com/sesc_rp *drops da programação:www.twitter.com/sesc_rp *

* O Issuu.com e o Twitter.com são websites que oferecem serviços gratuitos de compartilhamento e troca de informações e arquivos. Para ter acesso a todo o conteúdo disponível é necessário se cadastrar. O SESC Rio Preto não se responsabiliza por danos ou possíveis transtornos causados pelo acesso à estes sites.

Legenda de Valores: Comerciário matriculado e dependentes Usuário matriculado e dependentes, estudantes, menores de 18 anos, professores da rede pública municipal, estadual e federal, maiores de 60 anos e menores de 18 anos Inteira

Viaje com o SESC!Confira as opções de excursões do programa de Turismo Social na página 16.

A vida é movimento; rápido ou lento pacífico ou violento - a vida é sempre movimento. A vinda também é movimento enquanto a ida já foi movimento...trecho do poema “Teoria Geral dos Movimentos”, de Luiz Magela

ESSÊNCIA DA APARÊNCIA A DITADURA DA BELEZA............................04 saúde...............................................04

artes plásticas e visuais.................05 internet e multimídia.........................05 literatura.........................................05

6º FÓRUM DE DANÇA................................06

DIA MUNDIAL DA SAÚDE............................08

MÚSICA....................................................09

CINEMA E VÍDEO........................................11

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS.......................12

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO..............................12

CRIANÇA...................................................13

INTERNET E MULTIMÍDIA...........................15

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS................17

TURISMO SOCIAL.......................................18

ATIVIDADES FÍSICO-ESPORTIVAS...............21 especial............................................22

torneios e campeonatos....................22aula aberta.......................................22cursos.............................................23recreação.........................................24

INSTITUCIONAL........................................26

GUIA DIA-A-DIA........................................28

Page 4: Guia Abril 2009

4 ess

ênc

ia d

a a

pa

rênc

ia_

imagem ilustrativa

Este ano, uma famosa boneca completa 50 anos. Lançada em 1959, vem, desde então, influenciando culturalmente a sociedade e impondo padrões de beleza em todo o mundo. Aproveitando a ocasião, nos meses de março e abril o SESC Rio Preto convida para uma reflexão: deve a beleza física ser conquistada a todo custo, mesmo prejudicando a saúde e o bem-estar físico, psicológico e social? Homens e mulheres ajustam seus corpos de acordo com padrões estéticos impostos pela sociedade. Desejam fabricar uma silhueta que possa ser exibida, descartando a própria genética e as marcas que o tempo produziu.A busca pela boa aparência tornou-se um sonho massificado e banalizado: remédios milagrosos, cosméticos tec-nológicos e cirurgias plásticas pas-saram a fazer parte do organismo e da identidade dos indivíduos.

Este mês:

_saúde

aula aberta

Yoga para gestantesTécnica corporal alternativa que pode proporcionar bem estar físico e emocional para a gestante e o bebê. 4, sábado, às 16h.Na Sala de Expressão Corporal.

palestras

Eu tenho que emagrecer de qualquer jeito!Com Juliana Moreli, nutricionista; Daniela Penachi, psicóloga e Renata Terruggi, terapeuta corporal.

Os distúrbios alimentares, como Anorexia e Bulimia, são compor-tamentos de risco assumido por muitas mulheres para alcançar um padrão corporal tido como ideal. 2, quinta, às 19h30. Na Sala de Uso Múltiplo.

Práticas corporais, saúde e beleza:O diálogo com a comunidade como contraponto aos padrões vigentesCom Fabiana Fernandes Freitas, mestre em Educação Física na área de Pedagogia do movimento pela Universidade de São Paulo. Diariamente recebemos infor-mações que mostram modelos e padrões sobre o que é ser saudável e bonito. No entanto, muitos fatores e possibilidades são descon-siderados quando pensamos que as pessoas têm condições, interesses e necessidades diferentes. Após o bate-papo participe de uma aula aberta de Danças Circulares.3, sexta, às 19h30.Na Sala de Uso Múltiplo.

Seja feliz do jeito que você é!Retirar ingressos na Central de Atendimento a partir das 19h, no dia da atividade. Com Susan Andrews, biopsicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard (EUA), coorde-nadora do Instituto e do Parque Ecológico Visão Futuro, em Porangaba (SP), coordenadora do FIB no Brasil (Felicidade Interna Bruta, conceito de desenvolvimento social criado em contrapar-tida ao PIB- Produto Interno Bruto).

Uma visão mais profunda do ser humano na tentativa de alcançar saúde, felicidade e bem-estar. 7, terça, às 20h.No Teatro.

grátis

Page 5: Guia Abril 2009

5

imagem: máscaras do mito, moacyr scliar_ilustrativa

ess

ênc

ia d

a a

pa

rênc

ia_

_artes plásticas e visuaisexposição

Máscaras do mitoLivre para todos os públicos.

A artista plástica Patrícia Kaufmann escolheu a Barbie, seduzida pela potência e complexidade desse símbolo, para ser a moldura de sua criação artística. São telas em tinta acrílica, desenhos e instalações cuja proposta principal é a descontextualização de um mito. A Barbie é claramente um boneco, uma articulação da fantasia masculina que as mulheres também compraram. Até 19 de abril.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Área de Convivência.

_internet e multimídiaoficina

Moda coletivaA partir de 12 anos.Confecção de adesivos a partir da combinação de bonecos e acessórios disponíveis em sites da internet, que representam um acervo de diversas concepções de moda. 17, sexta, às 13h45 e 24, sexta, às 17h45. Na Sala de Internet Livre.

grátis

_literatura

palestra

DEVANEIOS LITERÁRIOSAtividades voltadas para reflexão sobre a produção literária e a leitura.

Este mês:

Moacyr ScliarNeste encontro o escritor gaúcho fala do seu livro A Mulher que Escreveu a Bíblia, que recebeu o Prêmio Jabuti 2000. O romance narra a história de uma mulher que, ajudada por um ex-historiador que se converteu em “terapeuta de vidas passadas”, descobre que, no século 10 AC (antes de Cristo), foi uma das setecentas esposas do rei Salomão - a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Encantado com essa habilidade inusitada, o soberano a encarrega de escrever a história da humanidade - e em particular a do povo judeu, tarefa a que uma junta de escribas se dedica há anos sem sucesso. 8, quarta, às 20h. No Teatro.

curso

A imagem feminina na publicidade:Quem é você através do espelho?Com as Professoras Doutoras Maria Cristina Parreira da Silva e Rosimar de Fátima Schinelo.Inscrições na Central de Atendimento. Vagas Limitadas.Curso de interpretação da linguagem publicitária em seis encontros temáticos, que discutem a utilização da imagem da mulher no mercado publicitário.7, 14 e 28, terças, às 19h30. No Auditório.

essência da

aparência

Page 6: Guia Abril 2009

6 6º f

óru

m d

e d

anç

a_

Evento que conta com o envolvimento de 11 companhias de 5 países diferentes, com apresentação de espetáculos de dança e atividades de reflexão sobre esta arte.

_espetáculosPara os espetáculos apresentados no Teatro Municipal e no Teatro SESC, os ingresssos deverão ser retirados no dia da apresentação, a partir das 13h.

Abertura Oficial do 6º Fórum de Dança

GNAWA e SERENADECom São Paulo Companhia de Dança, São Paulo - SP.

13, segunda, às 20h30.No Teatro Municipal.

LA HUIDACom Companhia Agente Libre, Caracas - Venezuela.

14, terça, às 20h.Na Área de Convivência (SESC).

dança comentada

VARIACIONS ALEL-LUIACom Companhia Lanònima Imperial, Barcelona - Espanha.

14, terça, às 20h30.No Teatro (SESC).

AUSÊNCIACom Companhia Agente Libre, Caracas - Venezuela.

15, quarta, às 20h.No Teatro Municipal.

SCRABBLECom Companhia Lux Boreal, Tijuana - México.

15, quarta, às 20h30.No Teatro Municipal.

6º fórum de dança

grátis

LOS ZUECOS VAN HACIA SUS BUENOS HÁBITOSCom Companhia Nómada, Ilhas Canárias - Espanha.

16, quinta, às 20h.Na Área de Convivência (SESC).

dança comentada

ALUMBRAMENTOSCom Balé de Rio Preto, São José do Rio Preto - SP.

16, quinta, às 20h30.No Teatro (SESC).

DECALQUECom Companhia Ballet de Londrina, Londrina - PR.

17, sexta, às 20h30.No Teatro Municipal.

_ensaios abertos

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇASão Paulo - SP.

13, segunda, 16h30 às 17h30.No Teatro Municipal. Para estudantes da rede pública e privada.

COMPANHIA LUX BOREALTijuana-México.

14, terça, às 16h.No Ginásio de Esportes (SESC). Para inscritos no programa Curumim.

COMPANHIA DEMOSantiago - Chile.

15, quarta, às 16h.No Ginásio de Esportes (SESC). Para inscritos no programa Curumim.

imagem: companhia de danças de diadema_divulgação

Este evento foi contemplado com o ProAC e é uma parceria da Virtual Cia de Dança, da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e do SESC SP.

Page 7: Guia Abril 2009

7

imagem: são paulo companhia de dança_divulgação

6º f

óru

m d

e d

anç

a_

6º fórum de dança

grátis

_maratona de dança18, sábado, das 13h às 21h, Em vários espaços do SESC Rio Preto.

workshop

GILSAMARA MOURA Com Companhia Shuffle Trips, Araraquara - SP.

13h às 15h, na Sala de Expressão Corporal.

exibição de vídeo

FIGURAS DA DANÇACom São Paulo Companhia de Dança, São Paulo - SP.

15h e 17h, no Auditório.

espetáculo

ENTRE MIEDOS Y SILLASCom Companhia DEMO, Santiago - Chile.Retirar ingressos a partir de 1h antes da apresentação.

16h, no Teatro.

espetáculo

NINGUÉM VAI SABÊ: 10 MODOS DE TAPEARCom Companhia Shuffle Trips, Araraquara - SP.

18h, na Área de Convivência.

exibição de vídeo

CANTEIRO DE OBRASCom São Paulo Companhia de Dança, São Paulo - SP.

19h, no Auditório.

dança comentada

CRENDICES... QUEM DISSE?Com Companhia de Danças de Diadema, Diadema - SP. Retirar ingressos a partir de 1h antes da apresentação.

20h, no Ginásio de Esportes.

_intervenções13, segunda; 15, quarta e 17, sexta, às 15h.No Terminal Rodoviário.Dia 13: Companhia Lanònima Imperial, Barcelona - Espanha. Dia 15: Balé de Rio Preto.Dia 17: Companhia Shuffle Trips Araraquara - SP.

_atividades formativas

workshop

RICARDO SCHEIR Com São Paulo Companhia de Dança, São Paulo -SP.

12, domingo, 14h às 15h30.Na Sala de Uso Múltiplo (SESC).

palestra

PARA O PROFESSORcom Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança.

12, domingo, 17h às 18h30.No Teatro (SESC).

ARMAZÉM DA DANÇAInscrições a partir de 2 de abril, na Secretaria de Cultura.Dia 14: Encontro de produtores, programadores e artistas. Com Simone Avancini, Gerência de Ação Cultural do SESC São Paulo; Inês Bogéa e Iracity Cardoso, diretoras da São Paulo Companhia de Dança e Fernado Torres, Curador do “Danza Nueva” - Festival Internacional de Lima - Peru.Dia 16: Manutenção de projetos, eventos e companhias. Com Samanta Orihuela, diretora do Festival Andanzas, integrante da Rede de Cidades que Dançam de La Paz - Bolívia; Leonardo Ramos, diretor do Festival de Dança de Londrina - PR; Angel Arámbula, diretor da Companhia Lux Boreal de Tijuana - México; Creuza Arruda, diretora do Balé de Rio Preto - SP e Gilsamara Moura, diretora do Grupo Gestus de Araraquara - SP.14, terça e 16, quinta, 14h às 16h. No Auditório (SESC).

Page 8: Guia Abril 2009

8

6º fórum de dança

grátis

6º f

óru

m d

e d

anç

a_

dia

mun

dia

l da

sa

úde

_

_atividades formativas

workshops

ANGEL ARÁMBULA Lux Boreal, Tijuana - México.

14, terça, 9h às 11h. Na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

FELIX OROPEZA Companhia Agente Libre, Caracas - Venezuela.

15, quarta, 9h às 11h. Na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

FERNANDO MACHADO Balé de Rio Preto, São José do Rio Preto - SP.

16, quinta, 9h às 11h. Na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

LEONARDO RAMOS Ballet de Londrina, Londrina – SP.

17, sexta, 9h às 11h. Na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

ANA BOTTOSSOCom Companhia de Danças de Diadema, Diadema - SP.

18, sábado, 10h às 12h.No Auditório (SESC).

lançamento

DVD COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA Diadema - SP.

17, sexta, às 20h. No Teatro Municipal.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, data indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a programação do SESC SP contempla a temática propondo atividades educativas e culturais que apontam orientações e possibilidades para uma vida saudável.

_ambientaçãoCurta uma vida longa!A linha da longevidade traz informações para uma vida mais saudável e feliz.7 a 30 de abril, terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Área Externa da Convivência.

_oficinaTsuru/GrouConstrução do Tsuru, símbolo oriental da longevidade, por meio da técnica do origami. 7, terça, às 16h, 17h, 18h e 19h.Na Área de Convivência.

_intervençãoDoutores da saúdeCom Duo de Malas Teatrais.

Uma abordagem lúdica a respeito dos cuidados com a saúde para viver bons e longos anos. 7, terça, 15h às 17h, na Praça Rui Barbosa e 18h às 19h30, em vários espaços do SESC.

Confira também:- Eu tenho que emagrecer de qualquer jeito! (palestra)2, quinta, às 19h30. Sinopse na página 2.- Práticas corporais, saúde e beleza (palestra)3, sexta, às 19h30. Sinopse na página 2.- Yoga para gestantes (aula aberta)4, sábado, às 16h. Sinopse na página 2.- Seja feliz do jeito que você é! (palestra)7, terça, às 20h. Sinopse na página 2.

dia mundial

da saúdegrátis

imagem: tsuru_ilustrativa

Page 9: Guia Abril 2009

9

imagens: banda mpp, a4vozes, duofel_divulgação

música

mús

ica

_

_shows

SONORAAcima de 14 anos.

Apresentações musicais de estilos diversos. Quartas, às 21h30. Na Lanchonete.

Este mês:

Dona Beja | Forró

Aliando sonoridade a arranjos vocais criativos, o grupo composto por músicos araraquarenses busca, de maneira extrovertida, exaltar as ricas melodias dos grandes compositores nacionais, trazendo ao público a qualidade e a origi-nalidade do forró universitário. Dia 8

Banda MPP - Música Popular Planetária | samba- rock, groove, pop rock

A banda de Ribeirão Preto faz uma homenagem aos músicos brasileiros e traz em seu repertório clássicos da MPB de Djavan, do samba-rock de Jorge Benjor, da soul music de Tim Maia e ainda Mundo Livre SA, Lenine, Farofa Carioca, entre outros.Dia 29

TARDES MUSICAISLivre para todos os públicos.

Intervenções musicais de diferen-tes gêneros.Domingos, às 17h.

Este mês:

a4vozesGrupo criado em 1994, com uma formação especial na qual o vocal base migra entre as quatro integrantes de forma que todas mostrem suas qualidades indivi-duais. No repertório, músicas do CD Interior, que tem como objetivo resgatar a cultura musical popular brasileira por meio das vivências do povo interiorano. Dia 5, na Lanchonete.

Duofel toca BeatlesO duo de violões formado por Luís Bueno e Fernando Mello, apresenta um show elaborado com arranjos especiais para músicas dos Beatles. Dia 19, na Área de Convivência.

grátis

Page 10: Guia Abril 2009

10 mús

ica

_

imagens: pena branca, quarteto nobilis, guns n´roses again_divulgação

música

_shows

CABOCLOS DA TERRALivre para todos os públicos.

Em meio à reprodução de uma “vendinha” do interior de São Paulo, artistas ilustres são convida-dos a fazer uma “Roda de Viola” em homenagem a um nome expressivo da história da música caipira.

Este mês:

Pena Branca homenageia XavantinhoPena Branca e Xavantinho forma-ram uma das mais importantes duplas caipiras da história. Ainda que longe de seu companheiro de estrada, o cantor e violeiro continua exaltando o gênero que o consagrou. O repertório traz interpretações inesquecíveis que marcaram a sua carreira ao lado do irmão, como “O Cio da Terra” (Milton Nascimento/Chico Buarque), “Moreninha Linda” (Tonico/Priminho/Maninho) e “Cabelo Loiro” (Tião Carreiro/Zé Bonito) e a clássica “Cálix Bento”. 17, sexta, às 20h.No Ginásio de Esportes.

grátis

ONDA ACÚSTICA Livre para todos os públicos.

Apresentações comentadas de trabalhos relacionados à música instrumental, do popular ao erudito. Um panorama de épocas e estilos, que possibilita o despertar da curiosidade e do prazer de ouvir música.

Este mês:

Período clássico e romântico:Quarteto NobilisO conjunto, formado em 2002, é integrado por José Quirino (violino), Silvia Velludo (violino), Margareth Yahagi (viola) e Meryelle Maciente (violoncelo), músicos profissionais graduados da Orquestra Sinfônica de Santos, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.30, quinta, às 20h30.No Teatro.

CLONES DO ROCKApresentação de bandas cover de rock, com o objetivo de valorizar a produção cultural alternativa e independente e eternizar clássicos que marcaram épocas ou novos grupos musicais com repertórios nacionais e internacionais.

Guns N´Roses AgainA banda formada por músicos de São Carlos faz um tributo a uma das principais bandas de rock dos anos 80 e 90. O repertório abrange toda a discografia da banda. 26, domingo, às 16h30.Na Lanchonete.

Page 11: Guia Abril 2009

11 cine

ma

e v

íde

o_

imagem: o papel da sua vida, má fé, a esquiva_divulgação

cinema e

vídeo

III PREMIÈRE DE CINEMA FRANCÊSAcima de 16 anos.Em celebração ao ano da França no Brasil, a UNESP, o Consulado da França e o SESC Rio Preto realizam a terceira edição do evento com bate-papo e exibição de filmes que apresentam a atualidade e a singularidade da cinematografia francesa. No Teatro.

_bate-papoO cinema francês e a diversidade culturalCom Marcos Siscar, poeta, tradutor e professor de literatura e Maria Angélica Deângeli, doutoranda em Letras (Poéticas da Identidade), ambos professores da UNESP SJRP.

O cinema francês é um dos mais criativos e variados do mundo,juntando à magia da ficção um interesse muito sensível pela vida cotidiana, num ambiente marcado freqüentemente pela diferença econômica e cultural. 3, sexta, às 19h.

_exibição de filmes

O papel de sua vida Le rôle de sa vie | França, 2004, 100 min. Direção: François Favrat.Free-lancer de um jornal de moda, Claire encontra Elisabet Becker, uma estrela do cinema. Claire fica encarregada de ser a assistente pessoal de Elisabet e pouco a pouco as duas tornam-se amigas. É o que Claire imagina...3, sexta, às 20h.

grátis

Marie-Jo e seus dois amores Marie-jo et ses deux amours | França, 2002,

124 min. Direçao: Robert Guédiguian.

Marie-Jo, casada com Daniel, inicia um caso extraconjugal com Marco, mas não deixa de amar o marido: ela está apaixonada por dois homens. Angustiada, resolve deixar sua casa por um tempo, para morar com Marco. Daniel a espera, não sem dor. Porém, a dor maior é a de Marie-Jo, eternamente indecisa, até que a vida se encar-regue de decidir por ela.4, sábado, às 17h.

Má fé Mauvaise foi | França, 2006, 88 min. Direção: Roschdy Zem.

Clara, judia, e Ismael, muçulmano, são um casal feliz até o dia em que ela engravida. A relação do casal passará, então, por duras provas e terá de achar seu caminho entre o peso das tradições, os reflexos identitários e outras pressões familiares.24, sexta, às 20h.

A esquiva L’Esquive | França, 2004, 117 min. Direção: Abdelattif Kechiche.

Abdelkrim vive na periferia parisiense. Um dia conhece a jovem Lydia, por quem passa a nutrir uma paixão que ele não quer extravasar. Para chegar até ela, ele usa o amigo Rachid, companheiro de cena de Lydia no papel de Arlequim na montagem de “Os jogos do amor e do azar”, de Marivaux. Filme ganhador de 5 César (prêmio anual do cinema francês), incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor.25, sábado, às 17h.

Page 12: Guia Abril 2009

12 cine

ma

e v

íde

o_a

rtes

plá

stic

as

e v

isua

is_

sa

úde

e a

lime

nta

ção_

imagem: o menino maluquinho_divulgação

cinemae vídeo

É DIA DE CINEMALivre para todos os públicos. Vagas limitadas. Retirar ingressos no local a partir de 1h antes da exibição.

Exibição de filmes e curtas nas praças e centros comunitários de Rio Preto, com o objetivo de proporcionar entretenimento para toda família e aproximar a comu-nidade desta linguagem artística.

Este mês:

No espelho do céuMéxico, 1998, 10 min. Direção: Carlos Salces.

Luis, um garoto que vive em uma região agrícola, tem a fantasia de pegar um avião que sempre vê refletido em poças nos arredores de uma plantação. Depois de várias tentativas, consegue fazer uma arapuca com uma caixa de madeira. Na manhã seguinte, o avião está se mexendo.

Menino Maluquinho Brasil, 1994, 82 min. Direção: Helvécio Ratton.

Maluquinho é um garoto brincalhão, esperto e levado. Junto com sua turma: o gordinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina, ele curte sua vida e cresce realizando fantasias e muitas travessuras daquelas que tiram qualquer família do sério.

26, domingo, às 17h. No Centro Comunitário Novo Mundo (rua Luis Figueiredo Filho, 1234, no Parque Estoril).

grátis

artes plásticas

e visuais

grátis

ATELIÊ ABERTOEspaço para expressão a partir das linguagens plástica e visual inde-pendente da idade e conhecimentos anteriores. Compartilhamento de idéias e expressões também são propostas do espaço.11 e 25, sábados, às 14h30. Na Sala de Uso Múltiplo.

ARTÍFICESA partir de 16 anos. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento. Oficinas de produção artesanal como estímulo ao conhecimento e a prática de diversas técnicas.

Este mês:

Customização de roupas Com Silvia Regina Murcia, professora de moda.

Dois encontros em que o partici-pante aprende a personalizar peças do seu próprio vestuário, a partir de costuras, aplicações e bordado.18 e 25, sábados, às 16h30.Na Sala de Uso Múltiplo.

R$2,50 R$5,00 R$10,00

saúde e

alimentaçãoMESA BRASIL SESCCriado em 1994, o Programa Mesa Brasil SESC São Paulo tem como objetivo minimizar o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional, principalmente por meio da ação educativa. Segunda a sexta, 8h às 17h.Informações 0800 7700640

Page 13: Guia Abril 2009

13 cria

nça

_

imagens: o tal do quintal, o ovo ou a galinha? e frankenstein_divulgação

criança

_espetáculos e narração de históriasLivre para todos os públicos.Retirar ingressos a partir de 1h antes do iní-cio do espetáculo na Central de Atendimento.

Domingos e feriados, às 16h.No Teatro.

Este mês:

O tal do quintal Com Balangandança Cia. de Dança, Campinas - SP. 50 min.

Espetáculo de dança que faz um passeio pelas brincadeiras, medos e sonhos do universo da criança. Um simples quintal transforma-se em um universo mágico onde tudo pode acontecer.Projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura-Programa de Ação Cultural.

Dia 5.

O ovo ou a galinha? O mito da criaçãoNarração de histórias com A Hora da História, São Paulo - SP.45 min.

O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Por que o gato e o rato são inimigos? Como o sol foi parar lá no céu? Como se formaram as ilhas e os continentes? E como era antes de tudo isso? São tantos porquês que a gente fica até confu-so. E também, curioso! Conheça as respostas criadas pelos cientistas e inventadas pelo povo para estas e tantas outras perguntas.Dia 12.

Histórias de índioNarração de histórias com Daniel Munduruku, Wasiry Guará e Cristino Wapixana, São Paulo - SP. 40 min.

Contar histórias das origens das coisas e do universo faz parte da tradição oral dos povos indígenas. Nesta narração, os índios dos povos Munduruku, Guará e Wapixana contam as lendas e tradições de seus povos, como a lenda do Guaraná, do Curupira, entre outras. Dia 19.

Frankenstein Com Polichinelo Teatro de Bonecos, Araraquara - SP. 50 min.

Era uma vez um homem muito curioso, que gostava de inventar muitas geringonças até que um dia inventou um monstro. Depois de ser atingido por um raio, o monstro ganhou vida e começou a assustar todo mundo porque era muito feio. E o que o monstro mais queria era só ter amigos e família. Dia 26.

A ESCOLA NO SESCApresentações artísticas para alunos das escolas públicas e privadas de São José do Rio Preto e região. Para participar é necessário fazer agendamento na Central de Atendimento.

Este mês:

O tal do quintal Veja a sinopse acima.3, sexta, às 14h30.No Teatro.

grátis

Page 14: Guia Abril 2009

14 imagem: dança contemporânea_divulgação

cria

nça

_

criança

HISTÓRIAS E LETRINHASEspaço para leitura, contação de histórias e brincadeiras literárias.

Este mês:

Brincadeiras LiteráriasCom Rafael Sertori e Poliana.

Descubra o universo fantástico da literatura com brincadeiras de recontar o que foi narrado, utilizando outras linguagens artísticas.18 e 25, sábados, às 16h.Na Sala de Uso Múltiplo.

SESC CURUMIM7 a 12 anos. Informações na Central de Atendimento.

Programa gratuito de desenvolvimen-to infantil com atividades integradas em diversas áreas.Terças e quintas ou quartas e sextas,14h às 17h.

Este mês:

Vivência de circoPara inscritos no Programa Curumim. Com Grupo Rosa dos Ventos, Presidente Prudente - SP.

Cambalhotas, saltos, pirâmides, estrelas, paradas, duas alturas, reversão, flic, volta da ponte e contorcionismo, pernas de pau, malabarismo e tecido acrobático. Tudo isso de forma lúdica e recreativa para crianças.2 e 3, quinta e sexta, às 14h30. No Ginásio de Esportes.

Encontro de paisPara inscritos no Programa Curumim.

Encontro dos pais das crianças inscritas no programa Curumim.O objetivo do encontro é a reflexão sobre questões relacionadas à relação pais e filhos na atualidade, bem como a apresentação da programação deste semestre. Neste mês, bate-papo com a psicóloga Ana Carolina Portilho, sobre a importância da relação pais e filhos. 1 e 2 , quarta e quinta, às 19h30. No Auditório.

Brincadeiras literáriasPara inscritos no Programa Curumim. Com Rafael Sertori.

Atividades lúdicas para incentivar a leitura e a narração de histórias, utilizando diversas linguagens artísticas.16 e 23, quintas; 17 e 24, sextas, às 14h30.

Tem Curumim na rede!Para inscritos no Programa Curumim.

Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. 2 e 3, quinta e sexta, às 15h15.Na Sala de Internet Livre.

Aniversariantes do mêsPara inscritos no Programa Curumim.

Preparo de um delicioso prato para comemorar os aniversariantes do mês.28 e 29, quinta e sexta, às 14h30.Na Externa.

grátis

Page 15: Guia Abril 2009

15

internet e

multimídiagrátis

_especialFESTIVAL DO MINUTO Lançamento do Canal Rio PretoInscrições na Sala de Internet Livre.

Agora a cidade conta com um canal exclusivo no Portal do Festival do Minuto. Para participar basta ter uma boa idéia a partir dos temas apresentados, produzir um vídeo de 60 segundos e enviar pela internet. O primeiro tema proposto é: “Beleza é...”. Programação de lançamento:Mostra Minuto: Corpo Bate-papo: Como participar do Festival do Minuto Rio Preto?Com Marcelo Masagão, criador e curador do Festival do Minuto, cineasta e diretor dos filmes “Nós que aqui estamos por vós esperamos” e “Otávio e as letras”.

18, sábado, às 15h.Na Sala de Internet Livre.

_oficinaA concepção do curta-metragemA partir de 14 anos. Inscrições na Sala de Internet Livre.Com Alexandre Estevanato, cineasta, diretor do longa-metragem “Quando o Céu Era Azul”, selecionado no Cine-PE 2009, em Recife.

A atividade visa à troca de experiên-cias teóricas e práticas a respeito da roteirização, produção e direção de curtas metragens. Os alunos recebem informações que vão desde a situação do audiovisual em nosso país, até orientações técnicas, dentre outros itens que compõem a construção de vídeos. 22 de abril a 25 de junho, quartas e quintas, 17h às 20h. Na Sala de Internet Livre. cr

ianç

a_

inte

rne

t e m

ulti

míd

ia_

imagem ilustrativa

criançagrátis

_oficinas7 a 12 anos.Vagas limitadas. Inscrições no local.

Dança contemporâneaCom Balangandança Cia. de Dança, Campinas - SP.

Aula aberta para experimentar, brincar e inventar a dança. 4, sábado às 14h30. Na Sala de Uso Múltiplo.

Salame de chocolatePreparo de um delicioso doce feito de chocolate e enrolado como se fosse um salame.4 e 5, sábado e domingo, às 14h30.Na Sala de Uso Múltiplo.

Caça ao coelhoBrincadeira da caça ao tesouro, adaptada ao tema da páscoa. 11 e 12, sábado e domingo, às 14h30. Na Externa 2.

Caixa de presentesConfecção de embalagem de papel utilizando a técnica da dobradura.18, 19 e 21, sábado, domingo e terça, às 14h30.Na Externa 2.

Na toca do coelhoBrincadeiras recreativas para encon-trar a toca do coelho. 26, domingo, às 14h30.No Ginásio de Esportes 1.

Page 16: Guia Abril 2009

16

internet emultimídia

grátis _ exposições

Na teia: MulherLivre para todos os públicos.

Exposição com imagens que retratam acontecimentos marcantes na história das mulheres: o voto, o trabalho, a igualdade, entre outros. Até 30, quinta.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sába-dos, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Sala de Internet Livre.

A mulher no mundoExposição virtual que apresenta algumas personalidades femininas que se destacaram em vários segmentos da sociedade.Até 30, quinta. Quartas, às 13h15 e quintas, às 16h45. Na Sala de Internet Livre.

_ambientação sonora

ELETRÔNICALivre para todos os públicos.

Ambientação sonora voltada para a divulgação e informação sobre os vários estilos de música eletrônica. Sextas, às 17h45. Na Sala de Internet Livre.

Este mês:

Música IndustrialEBMUma junção do synthpop (estilo de música em que os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes) com a música industrial, auxiliada por novas tecnologias musicais/digitais mais acessíveis, surgidas nos anos 80.Dia 3

FuturepopSurgido em meados dos anos 90, é uma mistura de synthpop oitentista, trance europeu e EBM tradicional.Dia 17

Dark AmbientJunção da música ambiente com a industrial “original”. Os primeiros discos do gênero datam do início dos anos 80. Dia 24

sala de

internet livregrátis

Espaço aberto ao público de todas as idades, com 22 computadores ligados à rede mundial. Oferece oficinas, cursos e intervenções com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre o universo digital.AgendamentoMediante apresentação do cartão de matrícula do SESC é possível realizar até 3 agendamentos de 30 min. Aos não matricu-lados é permitido até 2 agendamentos de 30 min. Há também um computador exclusivo para uso rápido de 15 min.Terça a sexta, 13h15 às 21h45, sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.

inte

rne

t e m

ultim

ídia

_

imagem: sala de internet livre_arquivo sesc

Page 17: Guia Abril 2009

17 tra

ba

lho

so

cia

l co

m id

oso

s_

trabalho social com idosos

O SESC Rio Preto desenvolve o programa de Trabalho Social com Idosos desde 1993. São realizadas atividades multidisciplinares que estimulam a socialização, a prática de habilidades, a reflexão sobre o envelhecimento, a atualização de conhecimentos e os projetos de vida, em um ambiente de integração. Destinado ao público maior de 60 anos.

_encontro

Encontro mensalEspaço aberto para diálogo, troca de idéias, propostas de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos. Apre-sentação da proposta de trabalho para o ano 2009.28, terça, às 15h30. No Auditório.

_curso

Passos e compassosVagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

A dança é uma das linguagens que acompanha o homem desde a Antigüidade. É a arte do movi-mento que se traduz em gestos, sentimentos e idéias. Terças ou quintas, 14h30 às 16h. Na Sala de Expressão Corporal.

grátis

_aula abertaDanças circularesCom Luisa Sant’anna, professora.

A partir da consciência corporal é possível envelhecer com saúde e qualidade de vida. As danças cir-culares são praticadas em grupos. São desenvolvidas visando ampliar o conhecimento, em direção ao bem estar físico, mental, emocio-nal, energético e social. 7, terça, às 16h.Na Sala de Expressão Corporal.

_oficinas

3ª na webOrientações básicas voltadas ao público da terceira idade sobre o uso do computador e navegação na internet.7, 14 e 28, terças, às 15h15. Na Sala de Internet Livre.

CORES DA VIDAO fazer artístico como processo de expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões.

Este mês:

Pintura em tecidoCom Paula Gonçalves de Souza, artista plástica. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Desenvolvimento da linguagem da pintura em três encontros. 3, 17 e 24 de abril, sextas, às 14h.Na Sala de Uso Múltiplo.

imagem: trabalho social com idosos_arquivo sesc

Page 18: Guia Abril 2009

18turismo social

VIAJE COM O SESC! A rede SESC oferece aos seus matriculados a possibilidade de provar novas e inesquecíveis experiências. Todas as viagens incluem acompanhamento de um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, transporte em ônibus padrão turismo, seguro viagem e passeios conforme o roteiro. Informe-se sobre nossas excursões e programe suas férias com qualidade e segurança. Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. Na Central de Atendimento.

_abril

Caldas Novas (GO)22 a 27Hospedagem no SESC Caldas Novas, com pensão completa.A cidade tem como atrativo suas águas quentes e terapêuticas que fluem de um dos maiores mananciais hidrotermais do mundo, extensa área verde, parque aquático e quadras poliesportivas. R$ 405,00 (Duplo – Comerciário).

_maio

Araxá (MG) 1 a 3Hospedagem no SESC Pousada de Araxá, com

meia pensão.

A estância hidromineral de Araxá é famosa por suas águas radioativas, seus doces caseiros e seus bordados e crochês artesanais. Conhecida como terra da Dona Beja, famosa e influente cortesã da época do Império, a cidade oferece ainda lindas paisagens, clima ameno, e excelente receptividade.

Bertioga (SP) 21 a 25Hospedagem no SESC Bertioga, com pensão completa.

Localizada entre o oceano e a Mata Atlântica, a cidade ainda conserva as características de um verdadeiro santuário ecológico, com mangues e praias de águas límpidas. É neste cenário que o SESC possui um dos maiores centros de férias do país, com completa infra-estrutura de lazer e recreação.

Obs: Os valores das excursões podem ser divididos em até 8 parcelas, dependendo do total. Informações na Central de Atendimento.

imagem: bertioga_divulgação

turis

mo

soci

al_

Page 19: Guia Abril 2009

19 turis

mo

so

cia

l_

turismo social

_junho

Poços de Caldas (MG) 11 a 14Hospedagem no SESC Poços de Caldas, com meia pensão.

A cidade, construída sobre a cratera de um vulcão extinto, está numa região cercada de montanhas, vales, lagoas e cachoeiras. Suas águas, conhecidas internacionalmente por propriedades alcalinas, sulfurosas, radioativas e medicinais, chegam à superfície a uma temperatura de 45 graus e apresentam diversas qualidades terapêuticas. Outra característica do local é artesanato, com destaque aos cristais fabricados com a técnica trazida da Ilha de Murano, na Itália.

Caldas Novas (GO) 24 a 28Hospedagem no SESC Caldas Novas, com pensão completa.

Leia a sinopse na página 16.

_julho

Grussaí (RJ) 6 a 12Hospedagem no SESC Mineiro Grussaí.

Junto a uma bela e tranqüila praia, o SESC Mineiro Grussaí recebe os seus visitantes com uma completa estrutura de hospedagem e lazer que inclui restaurantes, campos de futebol, quadras esportivas, piscina com toboágua, biblioteca, boate, parque infantil, salões sociais e de jogos. Além das inúmeras opções para lazer e descanso, o visitante pode fazer um inesquecível passeio de Trem Maria Fumaça, para conhecer as belezas da região.

São Paulo (SP)9 a 12Hospedagem no Normandie Design Hotel, com meia-pensão.

São Paulo é considerada uma das cidades mais ricas do Brasil, não só financeiramente mas também culturalmente, tendo se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX, além disso, possui uma ampla rede de teatros, casas de show e espetáculo, bares, instituições de ensino, museus e galerias de arte.

imagem: são paulo_divulgação

Page 20: Guia Abril 2009

20turismo social

_julho

Pantanal com Chapada dos Guimarães (MT) 19 a 28Hospedagens nos hotéis Indaiá Park (Campo Grande), Taiamã Plaza (Cuiabá) e SESC Porto Cercado (Poconé), com pensão completa.

Um santuário ecológico único, o Pantanal é uma das mais significativas reservas naturais e possui a maior área alagadiça de água doce do mundo, alimentada pelos afluentes do rio Paraguai. Suas terras inundáveis, com vegetação típica do cerrado, servem de habitat para uma densa população de animais e mais de 650 espécies de aves. Terra rica também em lendas e histórias. Passeios pelas cidades de Campo Grande e Cuiabá, ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e na Estância Ecológica SESC Pantanal.

CALENDÁRIO DO SESC BERTIOGASolicitações para estada sem transporte. Mais informações pela internet: www.sescsp.org.br .

_junhoFérias coletivas do SESC Bertioga

_julhoInscrições de 1 de março a 12 de maio de 2009

3 a 5 - 2 diáriasFinal de semanaAcréscimo de 10% sobre a diária

7 a 12 - 5,5 diárias

7 a 13 – 6,5 diárias

7 a 14 – 7,5 diárias

13 a 19 – 6,5 diárias

13 a 20 - 7,5 diárias

14 a 21 - 7,5 diárias

15 a 22 - 7,5 diárias

21 a 28 - 7,5 diárias

imagem: chapada dos guimarães_divulgação

turis

mo

soci

al_

Obs: Os valores das excursões podem ser divididos em até 8 parcelas, dependendo do total. Informações na Central de Atendimento.

Page 21: Guia Abril 2009

Corpo IntegradoAtividades com objetivo de promoção da saúde e do lazer, a partir da integração de movimentos do dia-a-dia com a cultura corporal.

Corpo EsporteCultura esportiva que alia a ação educacional à cidadania e ao esporte, utilizando o movimento e as práticas esportivas para o aprendizado, o desenvolvimento motor e o condicionamento físico geral.

Corpo ÁguaDesenvolvimento do lazer, da saúde e da cultura corporal, utilizando o potencial lúdico e educacional do meio aquático.

SESC EmpresaIncentivo à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e serviços. Conscientização corporal, estímulos à participação em atividades físico-esportivas, culturais e de educação para a saúde.

atividades_

físico-esportivas

imagens: arquivo sesc

Page 22: Guia Abril 2009

22 imagem: clube do pedal_ilustrativa

torneios ecampeonatos

grátis

TORNEIO SESC DE FUTSAL FEMININOAcima de 16 anos. Para a comunidade de Rio Preto e região.

Jogos: domingos, às 10h30. No Ginásio de Esportes 2.

TORNEIO SESC EMPRESA DE FUTSAL/SUPERMERCADOS Acima de 16 anos. Para trabalhadores das empresas do comércio de bens e serviços.Reunião Técnica: dia 15, às 19h30, no Auditório.Início dos Jogos: 23, quinta.Terças, quintas e sextas, às 19h30.No Ginásio de Esportes 1.

aula abertagrátis

CICLO ALTERNATIVOA partir de 12 anos.

A busca pela qualidade de vida ultrapassa as técnicas tradicionais da medicina. Equilíbrio, energia e bem-estar são algumas das linhas que guiam as técnicas alternativas. Este ciclo possibilita o contato com algumas delas.

Este mês:

Mat pilates (Pilates de chão) Método que trabalha a consciência corporal de forma global, enfatizando respiração, alongamento, força e controle corporal. Além do próprio peso do corpo, são utilizados materiais de apoio como bolas, rolos e bastões. 18 e 25, sábados, às 17h.19 e 26, domingos, às 10h30.Na Sala de Expressão Corporal.

especial

CLUBE DO PEDALAtividades voltadas para a prática e difusão do ciclismo como esporte e da bicicleta como meio de transporte alternativo.

Este mês:

Pedalando na cidadeAcima de 12 anos. Informações e Inscrições na Central de Atendimento.

Passeio ciclístico de aproximadamente 20km, por ruas da cidade. 26, domingo, às 8h30.Saída em frente ao SESC.

grátis

ativ

ida

de

s fís

ico-

esp

ortiv

as_

Page 23: Guia Abril 2009

23

Hidroginástica Acima de 12 anos. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Atividade que possibilita o condicionamento cardiovascular e muscular por meio de exercícios que envolvem a coordenação mo-tora, a agilidade e o alongamento. Além destes benefícios, a prática física no meio aquático é agradável e reduz os impactos. Terças e quintas, 16h30 às 17h30.

Ginástica multifuncional Acima de 12 anos. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Prescrição individualizada de exercícios aeróbios e integrados de força, equilíbrio e agilidade, a partir de acessórios alternativos. O aluno também pode participar de aulas em grupo, com diferentes temas e horários a cada mês. Terça a sexta: 7h às 9h / 9h às 12h / 16h às 17h30 / 17h30 às 19h30 / 19h30 às 21h30. Sábados: 10h às 13h.

R$ 40,00 (usuário matricula-do no SESC e dependentes); R$ 27,00 (MIS);R$ 20,00 (trabalhador no co-mércio e serviços matriculado no SESC e dependentes); R$ 10,00 (maiores de 60 anos)

imagem: arquivo sesc

cursos

R$ 44,00 (usuário matricula-do no SESC e dependentes); R$ 28,00 (MIS);R$ 22,00 (trabalhador no co-mércio e serviços matriculado no SESC e dependentes); R$ 11,00 (maiores de 60 anos)

Basquete mistoA partir de 12 anos.

Terças e quintas, 18h30 às 20h.No Ginásio de Esportes 2.

Tênis mistoA partir de 12 anos.

Terças e quintas, 20h às 21h30.Na Quadra Externa 2.

Futsal mistoA partir de 12 anos.

Quartas e sextas, 18h30 às 20h.No Ginásio de Esportes 1.

Badminton mistoA partir de 12 anos.

Quartas e sextas, 20h às 21h30.No Ginásio de Esportes 1.

ESPORTE CRIANÇA Jogos de raquetes e esportes de quadra7 a 12 anos.

Atividade que integra as capacidades e habilidades básicas de diversas modalidades esportivas. Combinadas na forma do jogo propriamente dito, possibilitam vivenciar e explorar os conteúdos da cultura corporal.Terças e quintas ou quartas e sextas, 17h às 18h30.No Ginásio de Esportes 1 e no Parque Aquático.

grátis para matriculados

ativ

ida

de

s fís

ico-

esp

ortiv

as_

Page 24: Guia Abril 2009

24 imagem: arquivo sesc

Futsal infantilGinásio de Esportes 2:Terça a sexta, 13h15 às 15h.

FutsalQuadra Externa 1:Terças e quintas, 17h às 21h30Quartas e sextas, 13h15 às 17h Sábados, 10h15 às 14h30Domingos e feriados, 10h15 às 14h30

Ginásio de Esportes 1:Sábados, 14h30 às 18h30Domingos e feriados, 14h30 às 18h30

Ginásio de Esportes 2:Quartas e Sextas, 17h às 18h30

Tênis de mesaEspaço Lúdico:Terça a sexta, 13h15 às 21h30Sábados, 10h15 às 18h30Domingos e feriados, 10h15 às 18h30

Tênis Quadra Externa 2:Terças e quintas, 17h às 20hQuartas e sextas, 13h15 às 17hSábados, 14h30 às 18h30Domingos e feriados, 10h15 às 14h30

recreaçãográtis

ativ

ida

de

s fís

ico-

esp

ortiv

as_

Arena esportiva infantil 7 a 12 anos Espaço integrado com diversas modalidades esportivas como futebol caixote, mini-vôlei, esportes com raquetes e outros.Sábados, domingos e feriados, 12h30 às 14h30.No Ginásio de Esportes 1.

BadmintonGinásio de Esportes 1:Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 12h30

BasqueteQuadra Externa 2:Terças e quintas, 13h15 às 17hQuartas e sextas, 17h às 21h30Sábados, 10h15 às 14h30Domingos e feriados, 14h30 às 18h30

Ginásio de Esportes 2:Terças e quintas, 17h às 18h30Sábados, 12h30 às 18h30Domingos e feriados, 16h30 às 18h30

Escalada esportivaPrática da escalada esportiva, com orientação. Parede de Escalada:Sábados, 14h às 16hDomingos e feriados, 13h às 15h

Page 25: Guia Abril 2009

25

VôleiQuadra Externa 1:Terças e quintas, 13h15 às 17hQuartas e sextas, 17h às 21h30Sábados, 14h30 às 18h30Domingos e feriados, 14h30 às 18h30

Ginásio de Esportes 2:Sábados, 12h30 às 18h30Domingos e feriados, 14h30 às 16h30

Hidro animação *

Acima de 12 anos.

Aula aberta de hidroginástica com componentes lúdicos e recreativos. Na Piscina Semi Olímpica:

5 e 19, domingos, às 16h30

Jogos aquáticos *

Acima de 12 anos. Jogos coletivos aquáticos como biribol, basquete e pólo aquático. Na Piscina Semi Olímpica:4, 11 e 25, sábados, às 15h30

ativ

ida

de

s fís

ico-

esp

ortiv

as_

recreaçãográtis

* Para participar das recreações no Parque Aquático é preciso estar com o exame dermatológico atualizado.

Recreaçãoaquática infantil * 4 a 12 anosRecreação aquática voltada ao público infantil.5 e 19, domingos, às 15h30

Na Piscina Infantil:4 a 7 anos

Na Piscina Redonda:7 a 12 anos

Empréstimo de materialBolas de futsal, futebol society, basquete, vôlei e raquetes de badminton, tênis de mesa e de quadra. Mediante apresentação do cartão de matrícula.Terça a sexta, 13h15 às 21h30Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

imagem: arquivo sesc

Page 26: Guia Abril 2009

26serviços

inst

ituc

iona

l_se

rviç

os_

Assessoria técnica para eventos esportivosPara empresas do comércio de bens e serviços. Informações no Setor de Programação.Terça a sexta, 13h30 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

Exame dermatológicoExame de pele, realizado por um médico, que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada 3 meses. A taxa de exame dermatológico será cobrada para crianças a partir de 4 anos. Adquira seu ticket nos caixas da Lanchonete ou Central de Atendimento. Dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável.Terças, quintas e sextas, 17h30 às 19h30.Sábados, domingos e feriados 10h15 às 12h30 e 13h30 às 16h45.R$ 5,00 comerciário e terceira idadeR$ 7,00 usuário MISR$ 10,00 usuário

Lanchonete Oferece produtos variados com o objetivo de contribuir para uma alimentação saudável. Opções de lanches quentes e naturais, saladas e pratos.Terça a sexta, 13h15 às 21h45.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h45.

Locação de Ginásio e Campo SocietyPara práticas de futebol society, futsal, vôlei, basquete, badminton e handebol.Informações na Secretaria Geral.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

OdontologiaClínica Odontológica equipada com 4 consultórios e aparelho de Raio-X Panorâmico. Serviços de clínica geral com enfoque para prevenção das doenças bucais, tratamento restaurador, tratamento de canal, extrações simples e alguns tipos de prótese. Todos os procedimentos são executados por profissionais qualificados, seguindo os padrões de higienização e biossegurança.Atendimento exclusivo a comerciários matriculados e seus dependentes, maiores de 6 anos.Segundas, 8h às 12h e 13h às 17h.Terça a sexta, 13h às 17h e 17h30 às 21h30.

imagem: arquivo sesc

Page 27: Guia Abril 2009

27 inst

ituc

iona

l_e

spa

ços_

espaços

Central de Atendimento Informações, confecção de cartão de matrícula, inscrições para cursos, atendimento em Turismo Social e venda de ingressos para shows e espetáculos.Terça a sexta, 13h15 às 21h30.Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30.

Espaço Lúdico Área externa ao Ginásio de Esportes. Destinada à pratica recreativa de tênis de mesa, oficinas de artes plásticas e visuais.

Externa 1 Área externa à Lanchonete, em que acontecem apresentações musicais, intervenções artísticas e oficinas.

Externa 2Espaço de uso múltiplo, equipado com pias, destinado a oficinas de artes plásticas e visuais.

Sala de Ginástica Multifuncional Para exercícios monitorados com apoio de diversos tipos de equipa-mentos funcionais. Subdivide-se em: equipamentos aeróbios, equipamentos integrados e área de equilíbrio.

Sala de Expressão Corporal Espaço para aulas em grupo, nas dife-rentes formas de linguagem do corpo.

Parque AquáticoDurante o horário de funcionamento é mantido o serviço de guarda-vidas, com a função de orientar sobre os procedimentos de utilização do espa-ço. Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Uso exclusivo para matriculados no SESC. Exame derma-tológico obrigatório. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsá-vel maior de 18 anos.

Sala de Uso MúltiploEquipado com pias, destinado à atividades ligadas às artes plásticas e visuais.

Ginásio de Esportes, Quadras Externas e Campo de SocietyRecreação esportiva, mediante apresentação do cartão de matrícula. Os trajes permitidos para a prática esportiva são: camiseta, bermuda, shorts ou calça esportiva, tênis e meia. Os pertences podem ser guardados nos armários dos vestiários ou do Ginásio, durante a prática esportiva, protegidos por um cadeado que pode ser trazido ou adquirido no caixa da Lanchonete. Não é permitido fumar ou portar alimentos ou bebidas dentro das quadras.

imagem: arquivo sesc

Page 28: Guia Abril 2009

guia_dia-a-dia1 QUARTA• Sesc Curumim- Encontro de pais, 19h30

• exposições- Máscaras do mito, até dia 19 - Na teia: Mulher, até dia 30- A mulher no mundo, até dia 30 2 QUINTA• Sesc Curumim- Vivência de circo, 14h30- Tem Curumim na rede!, 14h30- Encontro de pais, 19h30

• palestra- Eu tenho que emagrecer de qualquer jeito, 19h30

3 SEXTA• Trabalho social com idosos- Pintura em tecido, 14h

• Sesc Curumim- Vivência de circo, 14h30- Tem Curumim na rede!, 14h30

• A Escola no SESC- O tal do quintal, 14h30

• ambientação sonora- Eletrônica: EBM, 17h45

• bate-papo O cinema francês e a diversidade cultural, 19h

• palestra- Práticas corporais, saúde e beleza, 19h30

• filmeO papel da sua vida, 20h

4 SÁBADO• oficinas- Dança contemporânea, 14h30- Salame de chocolate, 14h30

• aula aberta- Yoga para gestantes, 16h

• filme- Marie-Jo e seus dois amores, 17h

5 DOMINGO• oficina- Salame de chocolate, 14h30

• teatro para crianças- O tal do quintal, 16h

• show- a4vozes, 17h

6 SEGUNDA • FECHADO

7 TERÇA• ambientação- Curta uma vida longa, até 30 de abril

• oficinaTsuru/Grou, 16h, 17h, 18h e 19h

• Trabalho social com idosos- 3ª na web, 15h45- Danças circulares, 16h

• intervenção- Doutores da saúde, 15h (Praça Rui Barbosa), 18h (SESC)

• curso- A imagem feminina na publicidade, 19h30

• palestra- Seja feliz do jeito que você é, 20h

8 QUARTA• palestra- Devaneios literários: Moacyr Scliar, 20h

• show- Dona Beja|forró, 21h30

9 QUINTA

10 SEXTAimagem: o tal do quintal

Page 29: Guia Abril 2009

11 SÁBADO• recreação- Ateliê aberto, 14h30

• oficinaCaça ao coelho, 14h30

12 DOMINGO• narração de histórias- O ovo ou a galinha? O mito da criação, 16h

• oficinaCaça ao coelho, 14h30

• 6º Fórum de Dança- Workshop com Ricardo Scheir, 14h- Palestra para o professor com Inês Bogéa, 17h

13 SEGUNDA • FECHADO

14 TERÇA• 6º Fórum de Dança- Armazém da dança, 14h- Ensaio aberto Cia. Lux Boreal, 16h- La Huida, 20h- Variacions Alel-luia, 20h30

• Trabalho social com idosos- 3ª na web, 15h15

• curso- A imagem feminina na publicidade, 19h30

15 QUARTA• 6º Fórum de Dança- Companhia DEMO, 16h- Ensaio aberto Cia. DEMO, 16h

16 QUINTA• Sesc Curumim- Brincadeiras literárias, 14h30

• 6º Fórum de Dança- Armazém da dança, 14h- Los Zuecos Van Hacia Sus Buenos Hábitos, 20h- Alumbramentos, 20h30

17 SEXTA• oficina- Moda coletiva, 13h45

• Trabalho social com idosos- Pintura em tecido, 14h

• Sesc Curumim- Brincadeiras literárias, 14h30

• ambientação sonora- Eletrônica: Futurepop, 17h45

• show- Pena Branca homenageia Xanvantinho, 20h

18 SÁBADO• 6º Fórum de Dança- Maratona de dança, 13h às 21h- Workshop com Ana Botosso, 10h

• oficinas- Caixa de presente, 14h30- Brincadeiras Literárias, 16h- Customização de roupas,16h30

• multimídia- Festival do Minuto Lançamento do canal Rio Preto:Mostra Minuto: Corpo e bate-papo Como Participar do Festival do Minuto Rio Preto?, 15h

• aula aberta- Mat pilates, 17h

19 DOMINGO• aula abertaMat pilates, 10h30

• oficinaCaixa de presente, 14h30

imagem: alumbramentos

Page 30: Guia Abril 2009

guia_dia-a-dia19 DOMINGO

• narração de históriasHistórias de índio, 16h

• showDuofel toca Beatles, 17h

20 SEGUNDA • FECHADO

21 TERÇA• oficinas- Caixa de presente, 14h30

22 QUARTA• oficinas- A concepção do curta-metragem, 17h

23 QUINTA• Sesc Curumim- Brincadeiras literárias, 14h30

• oficina- A concepção do curta-metragem, 17h

24 SEXTA• Trabalho social com idosos- Pintura em tecido, 14h

• Sesc Curumim- Brincadeiras literárias, 14h30

• oficinas- Moda coletiva, 17h45

• ambientação sonora- Eletrônica: Dark Ambient, 17h45

• filme- Má fé, 20h

25 SÁBADO• recreação- Ateliê aberto, 14h30

• oficinas- Brincadeiras literárias, 16h- Customização de roupas, 16h30

• filme- A esquiva, 17h

• aula aberta- Mat pilates, 17h

26 DOMINGO• ciclismo- Pedalando na cidade, 8h30

• aula aberta- Mat pilates, 10h30

• oficina- Na toca do coelho, 14h30

• teatro para crianças- Frankenstein, 16h

• show- Guns N´Roses Again, 16h30

• filme- No espelho do céu / O Menino Maluquinho, 17h (Centro Comunitário Novo Mundo)

27 SEGUNDA • FECHADO

28 TERÇA• Sesc Curumim- Aniversariantes do mês, 14h30

• trabalho social com idosos- Encontro mensal, 15h30- 3ª na web, 15h45

• curso- A imagem feminina na publicidade, 19h30

29 QUARTA• Sesc CurumimAniversariantes do mês, 14h30

• showBanda MPP | rock, 21h30

• oficina- A concepção do curta-metragem, 17h imagem: o ovo ou a galinha?

30 QUINTA• show- Quarteto Nobilis, 20h30

• oficina- A concepção do curta-metragem, 17h

Page 31: Guia Abril 2009
Page 32: Guia Abril 2009