GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

15
Agência de Comunicação Guia de Estudos DIRETORIA: Amanda Mascarenhas, Marcela de Melo, Carolina Gomes e Cora Silberschneider ASSESSORA: Salma Assumpção 1

Transcript of GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

Page 1: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

Agência de Comunicação

Guia de Estudos

DIRETORIA: Amanda Mascarenhas, Marcela de Melo, Carolina Gomes e Cora Silberschneider

ASSESSORA: Salma Assumpção

1

Page 2: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

SUMÁRIO

1. Apresentação2. Relação de Cargos3. Regras de Conduta 4. Vestimenta5. Links Importantes6. Carta da Direção

2

Page 3: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

1. Apresentação da Mesa Diretora

Meu nome é Amanda Mascarenhas e estou cursando o 1º período de Jornalismo, na PUC Minas. Esta será minha quarta SIA, na qual novamente atuarei na Agência de Comunicação, como diretora. O que mais me agrada nesse projeto, e o que me motivou a participar em 2010, é o fato de ele se aproximar muito da realidade vivida pelos diplomatas e jornalistas nas reuniões da ONU. Tal característica permitiu que eu me apaixonasse pelas Ciências Humanas e inclusive me fez decidir qual carreira profissional eu seguiria. Hoje eu vejo como o evento foi fundamental para tal escolha, já que estou muito satisfeita com o curso. Assim, espero que como eu, você também visualize a SIA não apenas como uma grande oportunidade de aprender mais sobre história e política, mas como uma chance de se redescobrir como aluno e pessoa.

Sou Marcela de Melo e participei da SIA nas edições de 2011 e 2012. Quando resolvi me envolver com o evento estava em dúvida entre dois cursos no vestibular: Direito ou Jornalismo. Atuando como jornalista nas simulações, tive a oportunidade de estar em contato com as duas áreas porque o papel que assumi me permitia assistir aos debates e, também, ver como era o mundo da imprensa. Além disso, a Agência de Comunicação é a única que permite um diálogo entre os comitês, ou seja, o jornalista tem uma visão global de toda a simulação, podendo, portanto, aprender mais. E foi assim, simulando uma imprensa, cobrindo reuniões e escrevendo para os jornais internos, que tive certeza do que queria cursar na Universidade: Comunicação Social – Jornalismo, já que não me identifiquei muito com a diplomacia ou com a vertente jurídica do evento, que se assemelha ao Direito. Tudo isso contribuiu para meu ingresso no curso de Jornalismo na UFMG neste ano de 2013, sendo esta a realização de um sonho: estudar o que gosto, na instituição que sempre quis, e tudo isso com o “empurrãozinho” da SIA. Por isso, posso dizer que aprendi muito com esta e recomendo a todos entrarem para o mundo das simulações, afinal, trata-se de uma experiência enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico, quanto no pessoal.

Sou Salma Freua Assumpção, estou na 1ª Série do Ensino Médio e participo da SIA e da Agência de Comunicação desde 2012. Interessei-me por esse comitê, pois além de me proporcionar a oportunidade de fazer o que gosto, escrever, pude me sentir verdadeiramente parte da imprensa. Entrevistar as pessoas, acompanhar os debates, estar sempre de olho em cada acontecimento e cobrir o evento em geral são atividades muito legais e enriquecedoras para quem gosta da área!

Sou Carolina Gomes Teixeira Cabral e estou na 2ª Série do Ensino Médio. Participo da SIA desde 2011 e sempre fui integrante da Agência de Comunicação.

3

Page 4: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

Interessei-me por esse projeto, pois gosto muito de escrever. O lado bom de participar da SIA como parte da imprensa é poder ter uma visão ampla da simulação e participar, ainda que não fisicamente, de todos os comitês simultaneamente. Espero que todos vocês gostem do evento assim como eu!

Meu nome é Cora Silberschneider e estou cursando a 2ª série do Ensino Médio. Participo da SIA desde 2011. Primeiramente, fiquei interessada no projeto pelo fato de poder fotografar as pessoas em diversas situações, algo que eu adoro fazer. Como não gosto muito de participar de debates, simplesmente observo as pessoas e fotografo seus momentos marcantes. Além disso, é um ótimo momento para você se sentir uma verdadeira jornalista, no qual você se emociona com os acontecimentos dos comitês e se envolve muito facilmente. Se você também gosta de escrever e fotografar, aproveite essa grande oportunidade para, além de fazer grandes amizades, viver uma experiência inesquecível!

EQUIPE DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO (da esquerda para a direita): Marcela de Melo (vice-diretora; Salma Assumpção (assessora); Amanda Mascarenhas (diretora); Carolina Gomes (vice-diretora) e Cora Silberschneider (vice-diretora).

4

Page 5: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

2. Relação de cargos

Repórteres

1. Comitê

Função: Faz a cobertura de um comitê específico durante todas as sessões da simulação, através de reportagens e recolhe pérolas (falas engraçadas e/ou irreverentes) dos delegados.

Veículos: Jornal (O Diplomata) e internet (Tumblr O Diplomata Online).

Requisitos: Gostar de escrever, entender bem sobre o tema do comitê, ter conhecimentos básicos do Word e Publisher.

2. Geral

Função: Faz a cobertura de outras áreas do evento, como a Cerimônia de Abertura, os coffee breaks e o que mais em geral está acontecendo. Também escreve a sessão de pérolas dos delegados.

Requisitos: Gostar de escrever, se interessar por entretenimento, ter conhecimentos básicos em Word e Publisher.

Fotógrafos

Função: Registra os momentos importantes da simulação, tanto dentro quanto fora dos comitês, através de fotografias.

Requisitos: Gostar de fotografar, ter conhecimento básico em edição, possuir uma câmera de boa qualidade.

Cinegrafistas

Função: Registra os momentos importantes da simulação, através de vídeos e reportagens.

Requisitos: Gostar de filmar, ter conhecimento básico em edição.

Editores

Função: Edita as reportagens, seleciona as fotos e vídeos, monta o jornal impresso e virtual e posta nas redes sociais.

Requisitos: Ter conhecimentos em Gramática, edição, Word, Publisher e blog (tumblr) e SER VETERANO DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO.

5

Page 6: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

Escrivão

Função: Digitar e imprimir documentos, tratados e comunicados para os comitês, auxiliar na diagramação e impressão.

Requisitos: Saiba digitar rápido, ter conhecimentos em Word e impressão.

6

Page 7: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

3. Regras e Conduta

1) É proibida a entrada de qualquer membro da Agência de Comunicação nos comitês em caso de:

-CRISE-VOTAÇÃO PARA A SAÍDA DA IMPRENSA

Em ambos os casos, a liberação da entrada será feita apenas pelos diretores responsáveis pelo comitê. Os repórteres não podem entrar na sala quando ocorrerem tais situações, entretanto, têm permissão para tirar fotos e filmar do lado de fora da sala e tentar entrevistar os delegados que saírem do comitê durante os períodos de exceção.

2) Os repórteres devem sempre respeitar os horários estabelecidos para a entrega de reportagens e auxílio na montagem final dos jornais impressos.

3) Os repórteres devem sempre atender às solicitações da diretoria quanto à sua presença em algum comitê ou na redação da Agência de Comunicação.

4) Os repórteres que fizerem a cobertura nos comitês não devem atrapalhar o andamento das sessões, ou seja: não podem se manifestar a respeito das discussões, nem fazer perguntas ao delegado em voz alta, ou pedir questões ou moções. Todo e qualquer contato deve ser feito por escrito, discretamente.

5) Os repórteres responsáveis por escrever as pérolas, devem manter os delegados ou componentes da mesa citados em completo anonimato.

6) Os repórteres devem ler todos os Guias de Estudos dos comitês da simulação.

7) Os repórteres sempre deve chegar à redação 30 minutos antes do início da primeira sessão do dia.

O REPÓRTER QUE DESCUMPRIR ALGUMA DAS REGRAS ACIMA, ESPECIALMENTE A NÚMERO 1, PODERÁ SER PUNIDO COM O DESLIGAMENTO IMEDIATO DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO. ·.

7

Page 8: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

4. Vestimenta

A roupa usada pelos repórteres, assim como pelos delegados é traje formal, porém no caso dos jornalistas há uma flexibilização maior quanto à vestimenta. Eles podem usar trajes que estão mais na área do esporte fino que do formal em si. ¹

Para as mulheres, recomenda-se o uso de camisas sociais, tanto com saia como com calça social. Também o Tailleur (terninho com calça ou saia) é uma boa opção. A calça jeans sem detalhes e de cor escura também pode ser usada. Como calçado, use sapatilhas ou saltos confortáveis.

¹ http://modelandomocs.wordpress.com/2012/03/17/mundi-press/

8

Page 9: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

9

Page 10: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

Já os homens podem usar terno, mas recomendam-se roupas mais confortáveis, como apenas a camisa com calça e sapato social. A calça jeans sem detalhes e de cor escura também pode ser usada. A gravata é opcional.

10

Page 11: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

5. Links Importantes

Padrões e Convenções da Escrita

http://www.carloskuntzel.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=53

Manuais de Redação

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/index.htm

http://g1.globo.com/principios-editoriais-das-organizacoes-globo.pdf

http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_redacao.htm

Dicas:

http://www.merkatus.com.br/10_boletim/255.htm

Guias de Estudos de outras simulações

http://www.ri.pucminas.br/2010/ominionu/arquivo/gui69.pdf

http://www.sinus.org.br/2011/press/downloads/ac.pdf

11

Page 12: GUIA DE ESTUDOS AC SIA 2013

6. Carta da Direção

Caro aluno,

É recomendável, independente do cargo pelo qual você se interesse, que você faça pelo menos uma breve leitura dos Guias de Estudos dos outros comitês da Simulação. Procure também sobre tais assuntos na internet, em revistas e jornais (impressos, online e televisivos) e procure relacioná-los com os debates que ocorrerão durante a cobertura das sessões. Um jornalista deve estar sempre bem informado sobre o assunto que aborda em suas reportagens para que a finalidade de informar o leitor com clareza seja alcançada.

Para finalizar, esperamos que você aproveite nossas dicas e faça um excelente trabalho na Agência de Comunicação! Torcemos para que você, aluno, seja um ótimo repórter, aprenda muito e se divirta participando conosco da Simulação!

Até lá!

A Direção.

12