Guia de Noivos 2013

154

description

Este Guia quer ser uma fonte de orientação espiritual para o importante momento em que duas vidas se tornam apenas uma, a convite de Deus e sob Seus olhos. Aqui você encontra, também, orientações para facilitar os preparativos do casamento. É vontade da Igreja ser parte essencial dessa ocasião. Por isso, apresenta profissionais credenciados pela Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

Transcript of Guia de Noivos 2013

Page 1: Guia de Noivos 2013
Page 2: Guia de Noivos 2013
Page 3: Guia de Noivos 2013
Page 4: Guia de Noivos 2013
Page 5: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 3

Prezados Noivos, Toda a Igreja vivencia atualmente o chamado “Ano da Fé”, inaugurado em outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI, um período em que queremos renovar e fortalecer nossa fé e nossa esperança em Deus, vivenciando-a com vigor e dedicação durante toda a vida. A Paróquia Nossa Senhora do Brasil se alegra muito que vocês, noivos, a tenham escolhido para celebrar o seu Matrimônio e, especialmente neste Ano da Fé, quer ser um instrumento para que vocês estejam cada vez mais próximos de Deus.

Na vida em família que vocês começam a construir a partir do casamento encontrarão momentos de grande alegria, como festas, encontros com os amigos, viagens inesquecíveis. Porém, apenas vivendo num caminho de comunhão com Deus, junto à Igreja, poderão identificar Sua presença em cada uma dessas situações. Como diz o Papa Bento XVI na mensagem para o Ano da Fé, é “o amor de Cristo que enche os nossos corações”.

Ou seja, nossa felicidade se completa apenas na presença de Deus. Nesse contexto, os seus filhos que virão serão sempre frutos de seu amor e de sua generosidade. Vocês formarão uma verdadeira família cristã.

Da mesma forma, ao longo de seu caminho de casal e de família, vocês depararão com desafios, tribulações, dificuldades. Na mesma mensagem, o Papa recorda que “pela fé, Maria acolheu a palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação”. Com a mesma fé, vocês saberão reconhecer a mão de Deus em suas vidas. Somente por meio da fé saberão superar os obstáculos com sabedoria.

Convidamos os noivos, ainda, a praticarem a caridade constantemente, pois “sem a caridade, a fé não dá fruto”, lembra o Santo Padre. Também por esse motivo, divulgamos neste Guia algumas das obras sociais realizadas por esta Paróquia.

Por fim, queremos colocar à sua disposição informações sobre os principais instrumentos práticos para a realização de uma bela e sagrada cerimônia de casamento. Rezamos sempre para que Nossa Senhora e São José, exemplos de toda família, estejam continuamente ao seu lado e intercedam por vocês junto ao Pai.

Cordialmente, Pe. Michelino Roberto

Page 6: Guia de Noivos 2013

4 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 7: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 5

A história da devoção a Nossa Senhora do Brasil vem do início

do século 17, com a existência de uma imagem da Virgem Maria — considerada milagrosa entre uma missão indígena em Pernambuco.

A escultura de 1,5 m, talhada em madeira, era uma peça artística original e, sem dúvida alguma, feita no Brasil — já que a Virgem possuía traços indígenas e o Menino era mestiço, ambos com corações feitos em ouro e cercados por raios luminosos, representando o amor. Alguns historiadores consideram ser do Padre José de Anchieta, um dos fundadores da cidade de São Paulo, a inspiração para a criação da imagem. Conta uma antiga tradição que foi ele mesmo quem encomendou a um índio artesão a confecção, durante a sua estada em Pernambuco.

A imagem teria permanecido em uma aldeia até 1630 e desaparecido no período dos ataques dos holandeses calvinistas no Nordeste. Em 1710, foi redescoberta pelos padres da Ordem dos Frades Capuchinhos e, em 1725, escolhida padroeira da prefeitura apostólica de Recife, com o nome de Nossa Senhora dos Divinos Corações, tendo seu altar na igreja de Nossa Senhora da Penha.

Na época, Frei Joaquim d’Afragola tinha muito carinho pela imagem e, secretamente, enviou-a com todos os seus adornos para o seu convento de origem em Nápoles, na Itália. A imagem foi entronizada em 1929 na igreja de Santo Efrém e, desde que

chegou ao porto italiano, muitos milagres foram atribuídos a ela, que, por sua origem brasileira, foi saudada pelo povo como a Madonna del Brasile e Virgem Mãe de Deus Brasileira.

A madrugada de 22 de fevereiro de 1840 tornou a santa ainda mais conhecida, ao sobreviver ilesa a um violento incêndio na igreja. Tudo ao redor da imagem foi destruído pelo fogo e ela se manteve intacta. O prodígio espalhou-se pela Itália, a igreja foi reconstruída e o local tornou-se ponto de peregrinação. Por causa dos inúmeros milagres que se multiplicavam a cada dia e ao milagre do incêndio, o Vaticano recomendou à diocese local que coroasse a santa com o título oficial de Nossa Senhora do Brasil. Em 1867, por conta de uma mudança no convento dos capuchinos, a imagem foi transferida a outra igreja de Santo Efrém, na mesma cidade.

Em 1923, Dom Frederico Benício de Souza Costa, bispo brasileiro, conheceu de perto a famosa imagem originária do Brasil e tentou de todas as formas levá-la de volta ao país de origem, mas sem sucesso. Anos depois, o então cardeal do Rio de Janeiro, Dom Joaquim Arcoverde, decidiu erguer uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Brasil no recém-criado bairro da Urca. Em São Paulo, Dom José de Afonseca e Silva criou, em 1940, uma paróquia também com esse título.

Fonte consultada: Niha Botelba Megale, 112 invocações da Virgem Maria no Brasil, Editora Vozes, Petrópolis, 1986.

Page 8: Guia de Noivos 2013

6 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 9: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 7

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil foi fundada em 1940, pelo

segundo arcebispo de São Paulo, Dom José de Afonseca e Silva, no bairro Jardim América.

A construção da igreja matriz foi decidida em reunião no Banco Comercial do Estado de São Paulo. A comissão executiva era presidida pelo então deputado P. João Batista de Carvalho, tendo como secretário Emanuel Whitaker e como tesoureiro Alcides Vidigal. A comissão de honra era integrada por figuras ilustres como o Dr. Cásper Líbero, Nadir Figueiredo, Dr. Gabriel Monteiro da Silva e outros. A comissão de senhoras reunia figuras da alta sociedade como Adelina Lara Bueno, Ester Cardoso de Almeida, Luiza de Assunção Machado, Amélia Piza de Lara e outras.

A autoria do projeto inicial da igreja, em estilo colonial brasileiro modernizado, era de autoria do engenheiro George Przirembel, integrante da comissão de honra. Porém, o projeto que foi efetivamente executado é do arquiteto e professor Bruno Simões Magro, catedrático da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

As obras tiveram início em 1942, por iniciativa do vigário Monsenhor João Batista de Carvalho — também deputado estadual e jornalista —, em local cedido pela Prefeitura Municipal, numa área planejada para jardim pela Companhia City. Sua execução ficou a cargo da empresa Tavares Pinheiro S.A., sob direção do engenheiro Breno Tavares. Os trabalhos se

prolongaram por 14 anos, quando uma empresa especializada começou a belíssima decoração interna.

Antônio Paim Vieira, pintor e ceramista, definiu a decoração dos interiores. A identidade nacional foi característica marcante da temática e da técnica que empregou. É de sua autoria a pintura no teto da capela -mor que mostra o céu estrelado como no dia da Natividade de Maria, festa da Padroeira, celebrada no dia 8 de novembro. Ao centro, a Virgem e o Menino estão cercados de representantes das diversas regiões brasileiras, vestidos com roupas típicas. Essa “brasilidade” da igreja, que está em seu nome e em sua arquitetura, foi bem expressada pelo orador sacro Monsenhor Castro Nery, que, por ocasião da inauguração do templo, em 1958, disse as seguintes palavras: “Tu não és italiana, nem francesa, nem grega. És brasileira. Bem brasileira assim como teu moreno de cuia…”.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil é um dos templos mais elegantes da capital de São Paulo, com inspiração nos templos mineiros e com um interior que recorda belas igrejas portuguesas. Possui painéis de pastilha cerâmica que lembram a Igreja de São Basílio, em Moscou, e a balaustrada de suas torres remete a minaretes muçulmanos. No seu interior encontra-se o altar-mor de madeira entalhada que pertenceu à Igreja de Sant’Ana de Mogi das Cruzes, com data estimada de 1740, de acordo com o escritor francês Germain Bazin na obra L’architecture religieuse baroque au Brésil.

Page 10: Guia de Noivos 2013

8 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 11: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 9

Page 12: Guia de Noivos 2013

10 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 13: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 11

Page 14: Guia de Noivos 2013

12 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Docu

men

tos e

Pro

cedim

entos

Reserva de dataAntes de começar a organizar o casamento, a primeira coisa que os noivos devem fazer é marcar na igreja, com antecedência, a data e o horário do evento. Essa reserva pode ser providenciada até 1 ano e meio antes. Para o agendamento, é necessário que os noivos tragam os documentos de identidade (RG e CPF). Cancelamentos só podem ser feitos na presença de pelo menos um dos noivos, que deve trazer toda a documentação do dia da reserva de data, com no mínimo 1 ano de antecedência da data marcada.

A igreja da Paróquia Nossa Senhora do Brasil tem capacidade para acomodar até 300 convidados e dispõe de ar-condicionado.

Uma única empresa de valet está habilitada a prestar serviços para a Paróquia. Favor consultar na lista de Indispensáveis na página 111.

Horários para celebraçãoOs casamentos são celebrados nos seguintes horários: de segunda a quinta -feira, às 20 e 21 horas; sexta-feira, às 19h30, 20h30 e 21h30; e sábados, às 17, 18, 19, 20, 21 e 22 horas. Aos domingos, dias santificados e feriados não são realizadas cerimônias de Matrimônio. Mesmo assim, caso haja interesse em marcar outro dia, deve-se verificar na secretaria a possibilidade.

Processo matrimonialPara evitar imprevistos e transtornos, o processo deve ser iniciado pelo menos 6 meses antes da cerimônia de casamento, na paróquia de domicílio de um dos noivos, ou seja, a igreja responsável pelo território que envolve a residência do noivo ou da noiva. Esse documento de abertura deve ser entregue na Paróquia Nossa Senhora do Brasil pelo menos 1 mês antes do casamento, assim como a lista de profissionais contratados (anexa ao contrato).

Documentos necessários para o processo matrimonialCertidão de batismo atualizada do casal. Para atualizá-la, deve-se procurar a paróquia em que os noivos foram batizados. Caso os noivos não saibam onde foram batizados, devem se dirigir ao arquivo da Cúria Metropolitana da cidade. Em São Paulo, fica na Av. Nazaré, 993, aberta das 13 às 16h30. Informações pelos telefones (11) 2272 3644/2272 3726. Se a certidão de batismo não for encontrada, a arquidiocese fornece uma “certidão negativa”, que deve ser completada na presença de um dos pais, dos padrinhos de batismo ou de duas pessoas que conheçam a vida dos noivos e testemunhem sob juramento a respeito de seu batismo e estado livre.

Page 15: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 13

Comprovante de residência de ambos.

Transferência de paróquia. Se os noivos não moram no bairro da igreja onde será o casamento, devem providenciar a transferência junto à paróquia de domicílio. O documento deve ser entregue pelo menos 30 dias antes do matrimônio.

Instrumento Canônico, isto é, um documento de transferência para os casos de noivos que residem em dioceses diferentes. O Instrumento Canônico deve ser entregue pelo menos 1 mês antes do casamento.

Esclarecimentos necessáriosCatólicos e não católicosÉ possível o casamento de católico(a) com outra(o) cristã(ão) não católica(o), o chamado matrimônio misto, ou de um(a) católico(a) com uma(um) não batizada(o), a chamada disparidade de culto. Para isso, é necessário haver autorização expressa do bispo local. De modo geral, compete ao bispo a dispensa de outros impedimentos eventualmente existentes. O processo jurídico-canônico nesses casos deve ter início na própria paróquia de origem.

Ascendência orientalSe ambos os noivos forem de ascendência oriental, mesmo que nascidos no Brasil ou batizados na Igreja Católica de rito Romano, devem providenciar seu processo na igreja responsável pelo respectivo rito (Melquita, Maronita, Armênio, Ucraniano ou Russo-Católico). No entanto, se um dos noivos pertencer ao rito Latino, o processo poderá ocorrer em Igreja Católica Romana.

MenoresSe um dos noivos tiver menos de 18 anos, deve obter consentimento formal dos pais ou responsáveis, comparecendo ao momento de abertura do processo acompanhado de um deles. Pelo Código de Direito Canônico, o homem com menos de 16 anos completos e a mulher com menos de 14 não podem contrair matrimônio válido sem a dispensa do impedimento, ou seja, sem autorização expressa dos responsáveis legais.

Casamento religioso com efeito civilOs noivos devem procurar o Cartório de Registro Civil mais próximo de onde residem com pelo menos 60 dias de antecedência com relação à data da cerimônia religiosa a fim de se iniciar o processo de casamento civil.

Page 16: Guia de Noivos 2013

14 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Docu

men

tos e

Pro

cedim

entos

Nessa ocasião, deverão decidir onde se dará a cerimônia civil: se no próprio cartório, no buffet ou na celebração religiosa (nesta última hipótese, trata-se do casamento religioso com efeito civil).

No cartórioSe o casamento civil for realizado no cartório antes do religioso, deve-se entregar na igreja uma cópia simples da Certidão Civil.

No buffetSe preferirem fazer o casamento civil no buffet, os noivos devem entregar na igreja uma declaração expedida pelo cartório, informando o dia e o local em que o casamento será realizado, por meio de diligência de um juiz de paz.

Com efeito civilSomente com a entrega da habilitação, um documento expedido pelo Cartório de Registro Civil, será realizada na igreja a cerimônia religiosa com efeito civil. Após o casamento, a igreja entregará a ata ao cartório. Para isso, é necessário que os noivos paguem as despesas da entrega e de reconhecimento de firma. A documentação relativa ao casamento civil deverá ser entregue na Paróquia 15 dias antes da cerimônia. A igreja não faz o casamento com efeito civil de forma diferente da citada neste Guia. Lembrando que o padre celebrante deverá ter firma aberta em um cartório da cidade de São Paulo.

Sacerdote convidado

É facultativo convidar um padre amigo de outra comunidade para presidir o casamento, desde que respeitadas as normas desta Paróquia. Pede-se apenas que se confirme com antecedência o nome completo do padre, o telefone, a diocese a que pertence e também o cartório onde ele tem firma aberta, para que seja possível a autenticação dos documentos. No dia do casamento o sacerdote deverá apresentar a carteirinha de identificação ou carteirinha da CNBB.

Confissão e comunhão

O Sacramento do Matrimônio é um ato sagrado. Os noivos recebem a graça de Deus para a constituição de um lar cristão. Sendo um Sacramento, é preciso recebê-lo em estado de graça, ou seja, sem pecados. Por isso, constitui um dever e um verdadeiro bem procurar a confissão sacramental durante a semana que antecede a data do casamento. A cerimônia religiosa do matrimônio pode ser celebrada intramissa (casamento com missa) ou

Page 17: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 15

extramissa (casamento sem missa). Em ambos os casos, é possível e indicado que os noivos comunguem durante a cerimônia.

Curso de noivos (texto: Valdir Reginato)

A realização do casamento compreende uma longa relação de preparativos para que essa data permaneça, para sempre, na vida dos noivos como de especial importância. No entanto, é necessário que nessa hierarquia esteja claro que o casamento é antes de tudo um chamado de Deus para o homem e para a mulher para um caminho de santidade mediante a vida conjugal. Não pode, sendo assim, limitar-se ao evento social do dia, assim como não deverão ser os arranjos festivos de maior significado aos noivos do que o sacramento que se realiza no “sim” de um para o outro. Uma atitude livre, fiel por toda a vida, fecunda à abertura dos filhos e na perseverança na doutrina, que acolhe na intimidade dos corações comprometidos uma morada para Deus testemunhada pelos convidados.

Assim, quer a Igreja, enquanto Mãe e orientadora de seus filhos, cuidar para que os noivos se preparem adequadamente para o recebimento desse Sacramento do Matrimônio. Nesse espírito de colaboração, a Pastoral da Família organiza um curso que procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Evidentemente sem esgotá-los, abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora do Espírito Santo, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.

Portanto, recomenda-se que não só o casamento, mas também o curso de preparação, aconteça nesta igreja.

Programação: consulte na secretaria paroquial as datas para 2013.

Page 18: Guia de Noivos 2013

16 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 19: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 17

Page 20: Guia de Noivos 2013

18 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

O Di

a do

seu

Matri

môn

ioPontualidade dos noivos e padrinhosNo dia da cerimônia religiosa, é extremamente necessário que os noivos sejam pontuais. Por isso, recomenda-se informar no convite horário com 30 minutos de antecedência ao marcado na igreja — ajudando a evitar, inclusive, atraso dos convidados.

O noivo e os padrinhos devem chegar à igreja com 30 minutos de antecedência do horário agendado, dirigindo-se imediatamente à secretaria para assinarem a ata do Matrimônio. A assinatura dos noivos acontecerá no altar, ao término da cerimônia.

Pede-se que a noiva chegue à igreja 10 minutos antes do horário marcado.

A celebração sacramental contará com 1 hora de duração. Porém, caso a noiva se atrase, a cerimônia será abreviada ou até transferida para outra data.

A cerimônia será iniciada no horário marcado, mesmo que alguns dos convidados a ocuparem o altar não estejam presentes.

Devido ao limite de espaço do presbitério, o número de padrinhos para cada noivo limita-se a cinco casais, não incluindo os pais dos noivos.

Durante a cerimônia, os cumprimentos aos padrinhos do noivo e da noiva deverão ocorrer simultaneamente.

O cortejo de saída começará com os noivos.

Somente será permitida a contratação de assessores de eventos ou de cerimonial dentre os profissionais credenciados neste Guia. Eles estão cientes dos procedimentos habituais da Paróquia Nossa Senhora do Brasil e garantirão que não haja interferência no trabalho da equipe da igreja.

Caso os noivos considerem conveniente a presença de outro profissional de eventos ou de cerimonial, ele atuará somente até a chegada da noiva à porta do templo. A partir de então, toda orientação será feita pela equipe da igreja e não serão permitidos comandos, ações ou orientações de terceiros sem o consentimento da igreja.

Page 21: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 19

TrajesEm respeito à casa de Deus e à cerimônia religiosa, não é permitido à noiva e às madrinhas o uso de decotes e fendas. Caso o traje de alguma delas não esteja adequado, a convidada deverá utilizar uma echarpe disponibilizada pela sacristia da Paróquia.

Coral e orquestraPara que a importância e a sacralidade da celebração do Sacramento do Matrimônio sejam realçadas, apenas músicas sacras poderão ser executadas durante o ato litúrgico.

A “sala de espera” tem por finalidade propiciar aos convidados um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, convidativo à elevação da mente e do espírito a Deus por meio da oração. A música sacra e/ou religiosa atinge com facilidade esse fim e por isso é indicada para esse momento.

Músicas não litúrgicas poderão ser tocadas somente após a celebração do Sacramento do Matrimônio, ou seja, a partir do início dos cumprimentos — incluindo os cortejos de saída dos noivos e padrinhos. Exige-se, no entanto, que as letras, melodias e ritmos sejam adequados e não contrariem a dignidade do Sacramento do Matrimônio, da Igreja e do amor humano e respeitem as seguintes normas quanto ao uso de instrumentos e execução musical:

I. A fim de expressar o caráter sagrado da celebração, os teclados devem ser empregados somente com o efeito de órgão;

II. Os instrumentos e vozes, sejam corais ou solistas, devem ser empregados sem amplificação por meio de microfones, para preservar a adequada harmonia e a beleza das obras executadas. A música durante os casamentos será inteiramente acústica;

III. Os instrumentos de percussão serão utilizados somente com efeito sinfônico, sendo vedada a condução de ritmo (bateria).

Solicitamos que o Salmo 127 (128) “Felizes os que temem o Senhor” seja cantado; caso não haja coral, pede-se que ele seja lido.

É necessário que durante a bênção das alianças não seja executada nenhuma música, nem mesmo “fundo musical”, permitindo que as ricas palavras pronunciadas pelo sacerdote sejam ouvidas com mais clareza. Após a troca das alianças, pede-se que seja executada a Ave Maria.

Durante a Comunhão dos noivos, deve ser executado um canto adequado, como o Panis Angelicus ou algum outro igualmente belo e também relacionado à Santíssima Eucaristia.

Page 22: Guia de Noivos 2013

20 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

O Di

a do

seu

Matri

môn

ioConforme citado anteriormente, caso a noiva se atrase, a cerimônia precisará ser abreviada, a fim de se evitarem atrasos nos casamentos seguintes. Sendo assim, caso seja necessário, algumas músicas precisarão ser omitidas ou abreviadas. Os profissionais contratados, cientes das normas habituais, devem manter os noivos informados disso para que seja possível garantir a pontualidade e a tranquilidade da celebração.

O trompetista, se houver, deve posicionar-se antes do início do ato litúrgico, permanecendo no mesmo lugar durante toda a cerimônia. Evitam-se, assim, tumultos e perturbações aos participantes da celebração.

A taxa cobrada dos prestadores de serviços será paga integralmente por estes, e não pelos noivos, antes da cerimônia

Cada coral ou orquestra poderá realizar até dois casamentos por dia, conforme decidido em assembleia.

DecoraçãoCaso aconteça mais de um casamento no dia de sua cerimônia, os casais deverão dividir entre si as despesas de decoração da igreja. De qualquer forma, os fornecedores precisarão respeitar as seguintes regras:

I. É proibido o uso de arames e pregos para fixar enfeites nos bancos;

II. A empresa responsável por decorar a igreja no sábado retirará os arranjos de flores na segunda-feira, das 8h30 às 9h, pois em seguida haverá missa;

III. Aos sábados, o decorador poderá iniciar seu trabalho às 13h30 e encerrá-lo, no máximo, às 15h45, pois às 16h haverá missa;

IV. Não pode ser usado outro tipo de iluminação, a não ser que seja luz de LED à bateria. Portanto, nenhum tipo de iluminação com fios aparentes pode ser utilizado;

V. A contribuição oferecida pelos profissionais de decoração por casamento será feita por eles, e não pelos noivos, antes da cerimônia.

Foto e vídeoCaso haja atraso da noiva, não será autorizado fotografar na porta da igreja.

Os profissionais de foto e vídeo estão autorizados a fotografar e filmar a cerimônia com total liberdade (e com muito profissionalismo), do rito inicial até o início da Liturgia da Palavra. Esta etapa compreende a Primeira Leitura, o Salmo, a Aclamação ao Evangelho e a Homilia. Pede-se que, nesses momentos, as fotos e filmagens sejam realizadas de forma discreta, atrás do

Page 23: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 21

sacerdote. A partir do diálogo, antes do consentimento, não há restrições para aqueles que se portam como pede a ocasião.

Pede-se que haja, no máximo, quatro profissionais.

Para que não haja atrasos, pedimos que os cumprimentos sejam simultâneos.

A contribuição oferecida pelos profissionais por casamento será feita por eles, e não pelos noivos, antes da cerimônia.

As empresas de foto e vídeo deverão apresentar uma cópia do contrato firmado com os noivos, que deverá ser entregue na secretaria da igreja com uma semana de antecedência.

Só será permitido aos profissionais de foto e vídeo fazer um casamento por dia, conforme decidido em assembleia.

Somente os profissionais mencionados neste Guia poderão ser contratados.

GravaçãoRecomenda-se que os noivos não deixem de encomendar a gravação da cerimônia em CD, especialmente se o padre lhes dirigir uma alocução personalizada. Guardar memória desse momento fará bem ao casal espiritualmente.

Observação: os profissionais adiante mencionados estão credenciados a trabalhar em nossa igreja, pois possuem conhecimento das dependências desta Paróquia, da rede elétrica e dos aparelhos, bem como das normas para a realização do casamento. Essas empresas têm um contrato de prestação de serviços com a Paróquia e serão responsabilizadas por qualquer dano que venham a causar. A lista delas não constitui aval qualquer para a contratação do espaço e de tempo da igreja entre terceiros sem a expressa autorização do pároco. Pede-se, portanto, que sejam comunicados com antecedência os nomes dos profissionais que prestarão serviços na celebração.

Importante: a Paróquia Nossa Senhora do Brasil não tem responsabilidade de qualquer natureza, seja ela civil, penal, tributária (fiscal e/ou financeira) ou trabalhista, com relação às empresas anunciadas no Guia, bem como com relação aos serviços por elas prestados.

Aconselhamos que antes de contratar os serviços de uma empresa pesquisem várias, assistam a alguns casamentos, observem como os profissionais se portam. E que também façam um levantamento junto a órgãos competentes sobre a empresa que pretendem contratar.

Page 24: Guia de Noivos 2013

22 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 25: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 23

Page 26: Guia de Noivos 2013

24 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Casamento de princesa- Por Élide Helzel (Nova Noiva) -

C om certeza você já acompanhou pela mídia o casamento de

alguma figura da realeza, não? Príncipes e princesas, jovens, às vezes supermodernos, curvam-se aos rituais do casamento. Você viu como tudo está programado, como as coisas acontecem da forma e no momento previsto? E a grande maioria de nós, “simples mortais”, se apaixona por essas cerimônias.

Você observou como todos os participantes estão vestidos adequadamente para o horário, local e estilo da cerimônia (embora alguns trajes possam até não agradar)? Você viu como cada um sabe o que fazer a cada momento?

E, apesar disso, estão todos descontraídos. Sabe por quê? Porque cerimônias semelhantes a essas se realizam sempre por todo o mundo onde existe realeza. Cada gesto, cada movimento está previsto no protocolo que, em vez de engessar

o comportamento das pessoas, deixa-as mais seguras.

É lógico que não somos príncipes como os noivos, nem nobres como os convidados, acostumados desde o berço a rituais. O que eu quero dizer é que as regras de etiqueta não tornam monótono um evento, mas conferem a ele uma beleza que vem da própria ordem.

Por isso, não busque coisas diferentes para seu casamento quando é a repetição de cada ato que lhe confere beleza.

Quando duas pessoas preparam sua cerimônia de casamento, queiram ou não, estão cumprindo uma formalidade, estão organizando um evento que talvez seja o mais importante acontecimento social da família.

Se é assim, vamos então proceder comme il faut, como é da tradição do casamento. Pra não errar e fazer um

Page 27: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 25

belo evento, opte por uma cerimônia clássica:

• Comece por definir o estilo do seu casamento: simples, íntimo, sofisticado...;

• Como você provavelmente não terá nem o espaço nem a pompa de um palácio, convide não mais que cinco casais de padrinhos e quatro crianças ou jovens. Sem bonecas nos braços. Cachorrinho com as alianças, nem pensar!;

• Por mais que você goste e queira homenagear suas avós, não as faça entrar como damas de honra. Há outras formas de valorizá-las na cerimônia;

• Esqueça aquele convite “criativo”, a menos que ele seja criativo mesmo. E nada de exageros;

• Escolha uma decoração sem modismos e músicas que tenham a ver com vocês, mas escolha as que tenham a ver também com a cerimônia. Procure conhecer para que elas foram criadas, para não “pagar o mico” de escolher uma elegia ou uma música que fale de traição, de amores mal resolvidos;

• Pense num traje adequado para você e seu noivo, compatível com a importância do evento, hora, local e estilo;

• Padronize os trajes dos padrinhos e reúna as madrinhas para que escolham modelos adequados;

• Entre com seu pai, padrasto, padrinho, irmão, primo. Ou entre sozinha. Nada de entrar com sogro, mãe, metade da nave com o pai,

metade com o padrasto;

• Nada de decotes vertiginosos, nem beijos de não acabar mais;

• Abrevie o tempo dos cumprimentos dos padrinhos: o restante dos convidados agradece;

• Não demore tanto nas fotos externas, deixando seus convidados cansados de esperar;

• Não dê início à festa muito tarde, a menos que idosos, gestantes ou pais com filhos pequenos não sejam bem-vindos;

• Seja educada com seus convidados. Afinal, eles não estão aí como parte da decoração: receba cumprimentos de cada um e agradeça sua presença. Isso também é “curtir” a festa;

• Não se “acabe” na festa, não exagere na bebida e não fique descalça nem de rasteirinha para acompanhar um noivo sem gravata, mangas arregaçadas e camisa para fora das calças;

• Não promova o corte, nem deixe cortar a gravata do noivo; não faça passar o sapato da noiva numa bandeja, arrecadando “doações;

• E, por favor, não se atrase! Nenhuma noiva atrasada é chique!

Compensando esse casamento “quadrado”, vocês noivos e seus convidados terão registradas memórias de alto nível.

Afinal, é uma festa única, especial. Balada você pode promover sempre que quiser.

Page 28: Guia de Noivos 2013

26 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 29: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 27

Page 30: Guia de Noivos 2013

28 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Asses

sori

a e

Ceri

mon

ial

BR EVENTOS Organização e AssessoriaAv. Giovanni Gronchi, 4.720, conj. 172São Paulo, SPTel.: (11) 4786 3282Cel.: (11) 7875 [email protected]

Fatima LeonhardtRua Tucumã, 141 - Jardim EuropaSão Paulo, SPTel.: (11) 3032 6922Cel.: (11) 99941 [email protected]

Flavia Gurgel Organização de Eventos Ltda.Rua Domingos Lopes da Silva, 890,conj. 1.007 - MorumbiSão Paulo, SPTel.: (11) 3744 9914Fax: (11) 3746 5928Cel.: (11) 7834 [email protected]

Jah! Eventos Rua São Benedito, 1.931 Alto da Boa VistaSão Paulo, SPTel.: (11) 5673 2339Cels.: (11) 97268 4034 / (11) 99751 [email protected]

Miguel Kanashiro — AssessoriaRua Enrico de Martino, 304 - MorumbiSão Paulo, SPTels.: (11) 3085 4214 / (11) 99466 2234Cel.: (11) 7881 6486miguel@mkassessoriadeeventos.com.brwww.mkassessoriadeeventos.com.br

Múltipla Eventos — Produção e AssessoriaRua Eleonora Cintra, 960 - Hotel Blue Tree Anália FrancoSão Paulo, SPTel.: (11) 2440 7837Fax: (11) 2440 7837Cels.: (11) 7810 0002 / (11) 7715 0001multiplaeventos@multiplaeventos.com.brwww.multiplaeventos.com.br

Sofisticari Assessoria de Eventos Avenida Moaci, 395, conj. 52 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 3438 9375Cels.: (11) 7813 1130 / (11) 9838 [email protected]

Sylvia Queiroz Organização de Casamentos e RecepçõesMoema - São Paulo, SPAtendimento com hora marcada.Tel.: (11) 2309 6711Cel.: (11) 9582 [email protected]

Page 31: Guia de Noivos 2013
Page 32: Guia de Noivos 2013
Page 33: Guia de Noivos 2013
Page 34: Guia de Noivos 2013

32 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Uma formação paratoda a vida

No curso de noivos, o casal se prepara para viver integralmente o matrimônio

M ais essencial do que preparar a cerimônia e a festa de

casamento é garantir que o próprio casal esteja pronto para viver integralmente o Matrimônio. Por esse motivo, uma das etapas mais importantes antes do casamento é o curso de noivos, que, felizmente, não é apenas uma etapa burocrática exigida pela Igreja. É, isso sim, um momento especial, no qual homem e mulher começam a pensar juntos em como será essa nova vida a dois. Por meio do curso de noivos, o casal é estimulado a refletir sobre os mais diversos aspectos da mudança de vida que está prestes a realizar. Uma transformação que deve envolver alegrias e dificuldades. Porém, todos os momentos podem ser vividos com diálogo e cumplicidade, numa verdadeira união entre o homem e a mulher.

No curso de noivos, os casais podem trocar ideias entre si e perceber que estão passando pelo mesmo momento. Também casais mais experientes participam dos encontros e transmitem o testemunho sobre as mais diversas fases do matrimônio. Assim, os noivos saberão que algumas situações inicialmente vistas como ruins são, na verdade, naturais e podem ser facilmente resolvidas.

De acordo com Alessandra de Angelis Oliveira, casada com Evandro Rodrigues, ambos da Pastoral da Família na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, após o casamento os esposos devem saber, por exemplo, equilibrar as amizades, o trabalho, a sua família anterior... “Precisam saber que, após o casamento, eles construirão uma nova família.”

Para isso, diversos temas são discutidos ao longo do curso. Algumas palestras são mais práticas e outras servem mais para reflexão. É necessário ter em mente, por exemplo, que homens e mulheres têm um jeito diferente de encarar a mesma situação. Além disso, entre os temas abordados estão “Casar no mundo atual”, “Interferência dos parentes na vida do casal”, “O milagre da vida”, “O dia do casamento”, “O casal na intimidade” e “O Sacramento do Matrimônio”. Segundo Alessandra, os noivos querem sempre discutir temas atuais, do dia a dia, além de trocar experiências.

De acordo com Marco Ruiz, que também faz parte da Pastoral da Família e é casado com Mariana Mazo Ruiz, o principal objetivo do curso de noivos é fazer com que o casal possa refletir sobre como

Page 35: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 33

o Sacramento do Matrimônio se manifestará em suas vidas. “Muitos pontos importantes nem sempre são discutidos pelo casal antes do casamento”, explica, mencionando que alguns casais se esquecem de conversar, por exemplo, sobre a possibilidade de ter filhos. Segundo Ruiz, a maior dificuldade dos casais atualmente é a ausência de um bom conhecimento recíproco, algo que ele define como “falta de intimidade”, que pode ser superada ao longo do tempo.

Em outras palavras, o curso de noivos procura transmitir uma mensagem positiva sobre a vida a dois, com exemplos práticos para a rotina do casal. “É importante que os noivos saibam que casar é muito

bom e construir uma nova família é maravilhoso”, diz Alessandra. “Todos sabem que problemas e pequenas discussões existirão, mas a partir do momento em que o casal está fortalecido, sempre com Jesus presente em seu lar, os problemas serão resolvidos mais facilmente”, acrescenta, destacando também o auxílio espiritual oferecido nos encontros.

Em média, 65 casais participam de cada edição do curso de noivos da Paróquia Nossa Senhora do Brasil. Conforme Alessandra, muitas vezes os noivos “chegam com a impressão de que estão apenas fazendo o curso para se casarem na Igreja e deparam com temas maravilhosos, que fazem toda a diferença”.

Alessandra de Angelis Oliveira e Evandro Rodrigues

Page 36: Guia de Noivos 2013

34 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 37: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 35

Page 38: Guia de Noivos 2013

36 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Banq

uetei

ro, B

uffe

t e E

spaç

oBuffet ActuelAv. Cotovia, 484 - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 5042 0942 / (11) 5092 4988Cel.: (11) 7883 [email protected]

Buffet América JardinsRua Oscar Freire, 1.593 - JardinsSão Paulo, SPTels.: (11) 2068 1432 / (11) 2068 8273Cel.: (11) 98473 [email protected]

Buffet Center Ltda.Av. Professor Alceu Maynard de Araújo, 177 - Granja JulietaSão Paulo, SPTels.: (11) 5642 0454 / (11) 5642 1075Fax: (11) 5642 0454 ramal 211Cel.: (11) 7731 [email protected]

Buffet Charlô Rua Quitanduba, 168 - CaxinguiSão Paulo, SPTel.: (11) 3723 [email protected]

Buffet Dell’OrsoRua Tuim, 1.041 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 5042 0200Cel.: (11) 7892 [email protected]

Buffet MorenosAv. Dr. Arnaldo, 1.844 - SumaréSão Paulo, SPTel.: (11) 3803 [email protected]

Buffet PalaceAv. Brigadeiro Faria Lima, 1.912 - piso superior do Ed. Cal Center (com estacionamento no subsolo)Jardim PaulistanoSão Paulo, SPTels.: (11) 3819 0123 / (11) 3813 0411Fax: (11) 3819 [email protected]

Buffet TorresAv. Imarés, 182 - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 5041 2244 / (11) 3168 [email protected]

Buffet Quality PitaRua Artur Sabóia, 47 - ParaísoSão Paulo, SPTels.: (11) 5573 3041 / (11) 5572 9484Cel.: (11) 7701 [email protected]

Contemporâneo 8076Av. Morumbi, 8.076 - BrooklinSão Paulo, SPTel.: (11) 5535 4530Cel.: (11) 99948 [email protected]

Page 39: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 37

Espaço Nobre EventosRua Tangará, 45 - Vila MarianaSão Paulo, SPTels.: (11) 5083 8594 / (11) 5081 4266Fax: (11) 5083 8594 ramal 23comercial@espaconobreeventos.com.brwww.espaconobreeventos.com.br

Espaço Rosa RosarumRua Francisco Leitão, 416 - PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3897 4900Fax: (11) 3897 [email protected]

Espaço VivaldiAv. das Nações Unidas 12.551, 2° andarBrooklinSão Paulo, SPTels.: (11) 5505 1319 / (11) 3043 7210atendimento @espacovivaldi.com.brwww.espacovivaldi.com.br

Grupo Leopolldo (Itaim e Jardins)Rua Tabapuã, 1.353 - Itaim BibiSão Paulo, SPTel.: (11) 3702 [email protected]

Quatrocentos Av. Queiroz Filho, 400 - Vila LeopoldinaSao Paulo, SPTels.: (11) 3642 1267 / (11) 3641 [email protected]

Saint Morit’s Buffet & EventosAlameda Aicás, 1.331 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 5535 7170Cel.: (11) 7808 [email protected]

Spaço Quatá Eventos & BuffetRua Quatá, 804 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTels.: (11) 3045 4588 / (11) 3845 [email protected] www.spacoquata.com.br/blog

Terraço ItáliaAv. Ipiranga, 344, 41º andar - CentroSão Paulo, SPTels.: (11) 2189 2929 / (11) 2189 [email protected]

Vila Über Rua Quatá, 1.071 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTel.: (11) 3845 [email protected]

Villa Bisutti — Espaço para Eventos Rua Casa do Ator, 642 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTel.: (11)3044 [email protected]

Page 40: Guia de Noivos 2013

38 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Villa NoahRua Castro Verde, 266Chácara Santo AntônioSão Paulo, SPTel.: (11) 2179 3488Cel.: (11) 99441 [email protected]

Villa VéricoRua Santa Justina, 329 - Itaim BibiSão Paulo, SPTel.: (11) 3578 [email protected]

Banq

uetei

ro, B

uffe

t e E

spaç

o

Page 41: Guia de Noivos 2013
Page 42: Guia de Noivos 2013
Page 43: Guia de Noivos 2013
Page 44: Guia de Noivos 2013
Page 45: Guia de Noivos 2013
Page 46: Guia de Noivos 2013
Page 47: Guia de Noivos 2013
Page 48: Guia de Noivos 2013
Page 49: Guia de Noivos 2013
Page 50: Guia de Noivos 2013
Page 51: Guia de Noivos 2013
Page 52: Guia de Noivos 2013
Page 53: Guia de Noivos 2013
Page 54: Guia de Noivos 2013

52 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 55: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 53

Page 56: Guia de Noivos 2013

54 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Chec

klist

Nome da empresa CoNtato telefoNe email CoNtrato Valor data de eNtrega

Page 57: Guia de Noivos 2013
Page 58: Guia de Noivos 2013

Asse

ssoria

ou ce

rimon

ial

Bu� e

t (ca

tering

)

Espa

ço re

cepç

ão

Igrej

a12

Conv

ite do

casa

mento

/”Sav

e the

date”

Band

a — so

m, ilu

mina

ção,

projeç

ão, te

las

Deco

ração

— re

cepç

ão

DJ —

som,

ilumi

naçã

o, pro

jeção

, telas

Film

agem

Fotóg

rafo

Ilumi

naçã

o amb

iente

Paisa

gismo

(via

deco

rador)

Alian

ças (

noiva

do/ca

same

nto)

Loca

ção m

obiliá

rio, ta

petes

, lustr

es

Vesti

do de

noiva

/véu

Deco

ração

— ig

reja

Enxo

val

Igrej

a — ce

rtidã

o de b

atism

o atua

lizad

a/en

trega

docu

menta

ção

Igrej

a — cu

rso de

noivo

s

Lua d

e mel

— ag

ência

de tu

rismo

Padri

nhos

Aces

sório

s noiv

a — sa

patos

(para

pri

meira

prov

a do v

estid

o)

Conv

ite —

agrad

ecim

ento,

tag c

arro,

vale-

sand

ália

Conv

ite —

cartã

o soc

ial, c

ardáp

ios, p

rog.

cerim

ônia

Coral

para

cerim

ônia

Lista

s pres

entes

— ca

same

nto e

chá b

ar

Show

extra

(jazz,

percu

ssão,

esco

la de

sa

mba)

Site

dos n

oivos

(se f

or co

nstar

do co

nvite

)

Anim

ação

extra

(ator

es pe

rsona

lizad

os)

Autom

óvel

— lo

caçã

o/mo

torist

a

Barte

nders

Bem-

casa

dos

Bolo

ceno

grá� c

o

Bolo

para

servi

r

Dia d

a noiv

a/no

ivo

Doce

s

Trajes

— da

minh

as, pa

jens

Trajes

— m

ães (

de� n

ir cor)

e ma

drinh

as

Trajes

— no

ivo, p

adrin

hos

Noiv

inhos

— to

po bo

lo

Sand

álias

(brin

de)

Aces

sório

s para

a no

iva —

arran

jos, jo

ias

Calíg

rafa

Celeb

rante

cerim

ônia

Civil

— en

trada

docu

menta

ção n

o cart

ório

Cobe

rturas

/tens

ionad

os (ly

cra)/p

alco/

pista

Fotor

retros

pecti

va, cli

pping

, dese

nho a

nimad

o

Gerad

or igr

eja

Gerad

or rec

epçã

o

Hotel

conv

idado

s

Lemb

rancin

has —

conv

idado

s

Lemb

rancin

has —

padri

nhos

Livro

assin

atura

conv

idado

s + ca

netas

Mús

icas —

esco

lha tr

ilha (

cerim

ônia

e rec

epçã

o)

Núp

cias —

rese

rva ho

tel

Alian

ças —

grav

ação

e po

limen

to

Almo

fada,

cesti

nha p

ara al

iança

s

Bebid

as co

mprad

as

Bebid

as co

nsign

ação

Bebid

as —

cham

pagn

e esp

ecial

para

o bri

nde

Buqu

ês, la

pelas

, péta

las

Conv

ites —

entre

ga

Efeit

os esp

eciais

(sky

light,

fogo

s indo

or,

pétal

as)

Doce

s — fo

rminh

as e

trave

ssas

Foto

lembra

nça c

onvid

ados

Ling

erie (

dia, n

úpcia

s, lua

de m

el)

Loca

ção a

r-con

dicion

ado,

aque

cedo

res

Loca

ção s

ousp

lats

Loca

ção t

oalha

s

Mon

itores

— pa

ra rec

reaçã

o das

crian

ças

Segu

rança

s extr

as

Sorve

te (ca

rrinh

o com

pico

lés)

Ambu

lância

Chás

— co

zinha

, bar

Doce

s — co

peira

para

mesa

ECA

D (co

ntribu

ição s

em ap

resen

tação

mu

sical)

Kits-

confo

rto —

banh

eiros

Lemb

rancin

has (

adere

ços p

ista)

Limp

eza (

MO ex

tra)

Mas

sage

m pa

ra os

pés (

spa d

os pé

s)

Rece

pcion

istas

extra

s (pa

ra a i

denti

� caç

ão

de co

nvida

dos)

RSVP

(pas

sivo)

+ co

n� rm

ação

“ativ

a”

Segu

ro pa

ra o e

vento

Trans

porte

de co

nvida

dos o

u pad

rinho

s

Valet

— ig

reja

Valet

— re

cepç

ão

MES

ES

8 3 2 1

MESES MESES MESESMÊS

10

MESES

6MESES

5MESES

4MESES

Checklist

Por S

ylvi

a Q

ueiro

z

Page 59: Guia de Noivos 2013

Asse

ssoria

ou ce

rimon

ial

Bu� e

t (ca

tering

)

Espa

ço re

cepç

ão

Igrej

a12

Conv

ite do

casa

mento

/”Sav

e the

date”

Band

a — so

m, ilu

mina

ção,

projeç

ão, te

las

Deco

ração

— re

cepç

ão

DJ —

som,

ilumi

naçã

o, pro

jeção

, telas

Film

agem

Fotóg

rafo

Ilumi

naçã

o amb

iente

Paisa

gismo

(via

deco

rador)

Alian

ças (

noiva

do/ca

same

nto)

Loca

ção m

obiliá

rio, ta

petes

, lustr

es

Vesti

do de

noiva

/véu

Deco

ração

— ig

reja

Enxo

val

Igrej

a — ce

rtidã

o de b

atism

o atua

lizad

a/en

trega

docu

menta

ção

Igrej

a — cu

rso de

noivo

s

Lua d

e mel

— ag

ência

de tu

rismo

Padri

nhos

Aces

sório

s noiv

a — sa

patos

(para

pri

meira

prov

a do v

estid

o)

Conv

ite —

agrad

ecim

ento,

tag c

arro,

vale-

sand

ália

Conv

ite —

cartã

o soc

ial, c

ardáp

ios, p

rog.

cerim

ônia

Coral

para

cerim

ônia

Lista

s pres

entes

— ca

same

nto e

chá b

ar

Show

extra

(jazz,

percu

ssão,

esco

la de

sa

mba)

Site

dos n

oivos

(se f

or co

nstar

do co

nvite

)

Anim

ação

extra

(ator

es pe

rsona

lizad

os)

Autom

óvel

— lo

caçã

o/mo

torist

a

Barte

nders

Bem-

casa

dos

Bolo

ceno

grá� c

o

Bolo

para

servi

r

Dia d

a noiv

a/no

ivo

Doce

s

Trajes

— da

minh

as, pa

jens

Trajes

— m

ães (

de� n

ir cor)

e ma

drinh

as

Trajes

— no

ivo, p

adrin

hos

Noiv

inhos

— to

po bo

lo

Sand

álias

(brin

de)

Aces

sório

s para

a no

iva —

arran

jos, jo

ias

Calíg

rafa

Celeb

rante

cerim

ônia

Civil

— en

trada

docu

menta

ção n

o cart

ório

Cobe

rturas

/tens

ionad

os (ly

cra)/p

alco/

pista

Fotor

retros

pecti

va, cli

pping

, dese

nho a

nimad

o

Gerad

or igr

eja

Gerad

or rec

epçã

o

Hotel

conv

idado

s

Lemb

rancin

has —

conv

idado

s

Lemb

rancin

has —

padri

nhos

Livro

assin

atura

conv

idado

s + ca

netas

Mús

icas —

esco

lha tr

ilha (

cerim

ônia

e rec

epçã

o)

Núp

cias —

rese

rva ho

tel

Alian

ças —

grav

ação

e po

limen

to

Almo

fada,

cesti

nha p

ara al

iança

s

Bebid

as co

mprad

as

Bebid

as co

nsign

ação

Bebid

as —

cham

pagn

e esp

ecial

para

o bri

nde

Buqu

ês, la

pelas

, péta

las

Conv

ites —

entre

ga

Efeit

os esp

eciais

(sky

light,

fogo

s indo

or,

pétal

as)

Doce

s — fo

rminh

as e

trave

ssas

Foto

lembra

nça c

onvid

ados

Ling

erie (

dia, n

úpcia

s, lua

de m

el)

Loca

ção a

r-con

dicion

ado,

aque

cedo

res

Loca

ção s

ousp

lats

Loca

ção t

oalha

s

Mon

itores

— pa

ra rec

reaçã

o das

crian

ças

Segu

rança

s extr

as

Sorve

te (ca

rrinh

o com

pico

lés)

Ambu

lância

Chás

— co

zinha

, bar

Doce

s — co

peira

para

mesa

ECA

D (co

ntribu

ição s

em ap

resen

tação

mu

sical)

Kits-

confo

rto —

banh

eiros

Lemb

rancin

has (

adere

ços p

ista)

Limp

eza (

MO ex

tra)

Mas

sage

m pa

ra os

pés (

spa d

os pé

s)

Rece

pcion

istas

extra

s (pa

ra a i

denti

� caç

ão

de co

nvida

dos)

RSVP

(pas

sivo)

+ co

n� rm

ação

“ativ

a”

Segu

ro pa

ra o e

vento

Trans

porte

de co

nvida

dos o

u pad

rinho

s

Valet

— ig

reja

Valet

— re

cepç

ão

MES

ES

8 3 2 1MESES MESES MESES

MÊS

10

MESES

6

MESES

5

MESES

4

MESES

Checklist

Por S

ylvi

a Q

ueiro

z

Nossa homenagemà Clara Soares Pacheco,

filha do Brás, sacristão da Paróquia,que se casou em novembro de 2012na Igreja Nossa Senhora do Brasil.

Page 60: Guia de Noivos 2013

58 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 61: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 59

Page 62: Guia de Noivos 2013

60 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Cora

l e O

rque

stra

A. A. A. Toccata Coral e OrquestraAv. Pompeia, 2.073/2.018 - PompeiaSão Paulo, SPTels.: (11) 3023 4292/ (11) 3871 [email protected]

A. Ferreira dos Santos MERua Juquis, 287, sala 01 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 2092 4163Cels.: (11) 7880 9770 / (11) 8122 [email protected]

Allegro Coral e OrquestraAlameda dos Tupiniquins, 647 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 5055 [email protected]

Baccarelli Interartes Ltda.Rua Maestro Chiaffarelli, 392Jardim PaulistaSão Paulo, SPTels.: (11) 5575 2134 / (11) 5549 2841Cels.: (11) 99130 3144 / (11) 98960 [email protected]

Bevilacqua — Coral e OrquestraRua Ourânia, 253 - Alto de PinheirosSão Paulo, SPTels.: (11) 3816 4768 / (11) 3814 [email protected]

Carla Coral e OrquestraRua Plínio Negrão, 208 - Granja JulietaSão Paulo, SPTels.: (11) 5686 2085 / (11) 5522 8383Cel.: (11) 99978 [email protected]

Conjunto Cidade JardimRua Pessegueiros, 106 - Cidade JardimSão Paulo, SPTel.: (11) 3031 6884Fax: (11) 3031 6884Cel.: (11) 9134 [email protected]

Coral Del ChiaroAvenida Jamaris, 616 - MoemaSão Paulo, SPTels.: 0800 702 8020 / (11) 5051 [email protected]

Coral Héctor Pace Alameda dos Nhambiquaras, 596, ap. 42MoemaSão Paulo, SPTel.: (11)5052 [email protected]

Coral Madrigal R. Dr. Mário Vicente, 1.579 - IpirangaSão Paulo, SPTel.: (11) 5068 3272Cel.: (11) 97294 [email protected]

Coral MagnificatRua Haroldo Pacheco e Silva, 107Alto da LapaSão Paulo, SPTels.: (11) 3673 5890 / (11) 3672 [email protected]

Page 63: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 61

Coral PrelúdioRua Apinagés, 1.100, conj. 1.102 - PerdizesSão Paulo, SPTels.: (11) 3672 9005 / (11) 3676 0799Fax: (11) 3672 9005Cel.: (11) 98411 [email protected]

Coral SanctusRua Kansas, 779 - Brooklin PaulistaSão Paulo, SPTel.: (11) 2081 0815Cels.: (11) 7866 1686 / (11) 97486 [email protected]

Coral TanusAv. Chibarás, 446 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 5051 2017Fax: (11) 5051 [email protected]

Gênesis Coral e OrquestraAvenida Angélica 672 - conj. 115/117 HigienópolisSão Paulo, SPTels.: (11) 3667 9173 / (11) 3667 7506Cels.: (11) 7865 3160 / (11) 99124 4061contato@genesiscoraleorquestra.com.brwww.genesiscoraleorquestra.com.br

Ione Costa Coral e OrquestraAv. 9 de Julho, 5.049, 8º andar, conj. 8D Itaim BibiSão Paulo, SPTel.: (11) 3167 3385 Cels.: (11) 99651 8547 / (11) 99651 [email protected]

Mater Dei — Coral e OrquestraAlameda dos Nhambiquaras, 1.770,conj. 208 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 2206 0433Cel.: (11) 99940 [email protected]

One Coral e Orquestra e Eventos Ltda.Rua Paulo Orozimbo, 962 - AclimaçãoSão Paulo, SPTel.: (11) 3277 6539Fax: (11) 3208 1710Cels.: (11) 7826.0115 / (11) 9927 [email protected]

Prof.ª Maria Helena PradoSão Paulo, SPTel.: (11) 3721 1158 Cels.: (11) 99888 6866 / (11) 98285 2958

Sinfonia Coral e OrquestraRua Estado de Israel, 181, ap. 11 - Vila ClementinoSão Paulo, SPTels.: (11) 5573 6525 / (11) 5571 3791Cel.:(11) 98327 [email protected]

Page 64: Guia de Noivos 2013
Page 65: Guia de Noivos 2013
Page 66: Guia de Noivos 2013

64 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 67: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 65

Page 68: Guia de Noivos 2013

66 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Deco

raçã

oAndré Pedrotti FloresRua Alvarenga, 780 - ButantãSão Paulo, SPTels.: (11) 3813 8207 / (11) 3032 6745Fax: (11) 3813 1500atendimento@andrepedrottiflores.com.brwww.andrepedrottiflores.com.br

Biana Melo Decorações e CenografiaRua Albion, 649 - LapaSão Paulo, SPTels.: (11) 2924 0531 / (11) 2924 [email protected]

Carlos F. Produções e Eventos Ltda.Rua Bárbara Heliodora, 275 - Vila RomanaSão Paulo, SPTel.: (11) 3672 5199Fax: (11) 3672 [email protected]

Cláudia Magalhães Paisagismo e Decorações Rua Oscar Freire, 1.546, ap. 104Cerqueira CésarSão Paulo, SPTel.: (11) 2855 9808Cels.: (11) 97668 6243 / (11) 7891 [email protected]

Lahóz Decorações e EventosSão Paulo, SPAtendimento com hora marcada.Tel.: (11) 7800 1463 ID 121*[email protected]

Márcio e Celso DecoraçõesRua Manuel da Nóbrega, 796 - IbirapueraSão Paulo, SPTels.: (11) 3889 7374 / (11) 3889 0193Fax: (11) 3889 7374Cel.: (11) 7811 [email protected]

Néctar DecoraçõesRua Engenheiro Mesquita Sampaio, 166 Chácara Santo AntônioSão Paulo, SPTel.: (11) 5645 [email protected]

Oficina de Arte FloralSão Paulo, SPAtendimento com hora marcada.Tel.: (11) 3021 9105Cel.: (11) 7839 4848 ID: 2* [email protected]

Rinaldo DecoraçõesRua Cuiabá, 994 - MoocaSão Paulo, SPTels.: (11) 2601 8610 / (11) 2604 8546rinaldodecoracoes@rinaldodecoracoes.com.brwww.rinaldodecoracoes.com.br

Rose Eventos Rua Padre Carvalho, 371 - PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3714 4665Cel.: (11) 9285 [email protected]

Page 69: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 67

Rubens Decorações e Comércio Ltda.Rua Cunha Gago, 687 - PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3815 [email protected]

Silvio Rabelo e Rosangela Moregola DecoraçõesAv. Prof. Alcebiades Delamare, 145Cidade JardimSão Paulo, SPTels.: (11) 3813 8469 / (11) 3082 5604Cel.: (11) 7838 [email protected]

Zezinho DecoraçõesAvenida Valdemar Ferreira, 468 - ButantãSão Paulo, SPTels.: (11) 3814 3298 / (11) 3037 [email protected]

Page 70: Guia de Noivos 2013
Page 71: Guia de Noivos 2013
Page 72: Guia de Noivos 2013
Page 73: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 71

A nova estrela da festaEmpresa cria novo estilo de bar de café para eventos

O café é uma bebida secular, apreciada em todo o mundo.

Uma simples pausa para o café pode se tornar um momento único, carregado de história e tradição.

Como de costume, em eventos e festas servir um cafezinho para os convidados ao final é um hábito, mas os convidados quase sempre deparam com o mesmo cenário: aquela mesinha com café de samovar, geralmente sem muita novidade, que às vezes até passa despercebida.

Agora, já pensou chegar ao final da festa e encontrar um belíssimo bar de café repleto de minidoces, trufas, biscoitinhos, apresentados em peças e acessórios que criam uma atmosfera de glamour, servindo drinques quentes e gelados elaborados com o mais fino blend de café, fazendo com que você se sinta em uma verdadeira cafeteria europeia? Pois é, isso já é possível!

A Blend Spirit, empresa especializada em bar de café para eventos, criou uma nova maneira de servir “aquele cafezinho”. Com criatividade, charme, sabores, aromas especiais, a mesa de café passa de coadjuvante para a estrela da festa!

O bar de café pode ser realizado em encontros empresariais, festas de casamentos, entre outros. A empresa oferece cardápios elaborados de acordo com o objetivo do cliente. O bar se encaixa perfeitamente com a decoração desejada e proporciona um charme a mais ao evento.

As opções de cartas de café oferecem café expresso, capuccino, chocolate quente, macchiato, submarino (delicioso leite quente com pedaço de chocolate), café bombom, afogatto de café, delícia de caramelo, preparado gelado, milk shake, chocolate gelado, chás gelados, águas aromatizadas, licores de chocolate, limão e amêndoa, trufas de chocolate, minixícara de chocolate, brigadeiros, laranjinhas cristalizadas, minissuspiros, etc. Além disso, a Blend Spirit apresenta o delicioso waffle originário da Holanda, o stroopwafel. É uma receita artesanal impecável, que é passada de geração em geração. Os biscoitos são assados e recheados de caramelo e podem ser aquecidos sobre a xícara de chá. Imperdível, não?

Mais informações acesse www.blendspirit.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

Page 74: Guia de Noivos 2013

72 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 75: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 73

Page 76: Guia de Noivos 2013

74 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Dia

da N

oiva

JJ CabeleireirosAv. Cidade Jardim, 1.013 - Jardim EuropaSão Paulo, SPTel.: (11) 3079 9042noivas@jjcabeleireiros.com.brwww.jjcabeleireiros.com.brwww.amauridomingos.com.br

Persil Hair & BeautyAlameda Casa Branca, 720 - Jardim PaulistaSão Paulo, SPTels.: (11) 3088 4832 / (11) 3081 [email protected]

Yushô Hair Spa EstéticaRua Diogo Jacome, 831 - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 5051 5007 / (11) 5052 6169Cel.: (11) 99105 [email protected]

Page 77: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 75

Page 78: Guia de Noivos 2013
Page 79: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 77

Page 80: Guia de Noivos 2013

78 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Como acertar no grande diaPaulo Persil, cabeleireiro expert em beleza da noiva, dá as dicas

Com quanto tempo é necessário oficializar o dia da noiva?

Decida sobre o item beleza no checklist do seu casamento com pelo menos 3 meses de antecedência. É importante que o profissional escolhido seja especializado no assunto, pois não é interessante para uma mulher arriscar o dia mais importante da sua vida nas mãos de aventureiros. No meu salão, como tenho agenda concorrida, costumo receber as aspirantes à beleza Persil até 1 ano e meio antes.

Como escolher o cabeleireiro ideal para o dia do “sim”?

Penteado de noiva é uma especialização. Sem medo, procure um profissional expert na área, que tenha indicações e referências de atendimento a outras noivas. É fundamental fazer o teste, fotografar e se olhar algumas vezes para ter certeza de que o penteado está correto. Casamento é um espetáculo com estreia e encerramento no mesmo dia. Não pode haver erros!

Evite mudanças radicais!

A ansiedade com os preparativos para o casamento leva uma mulher a ações impensadas, entre elas a de mudar radicalmente o visual. Isso não é o ideal. O corte da moda

elimina comprimento para o penteado... Já a cor do momento não pode ser experimentada na véspera do grande dia. Muitas vezes, decisões assim levam ao não reconhecimento da noiva pelos convidados na cerimônia e festa. O ideal é construir a mudança de visual, se assim desejar, com 1 ano de antecedência do casamento para que noiva e pessoas de seu relacionamento se familiarizem com isso.

Com que cabelo ir?

Preso, semipreso ou totalmente solto, desde que com acabamento, textura e brilho... Simples assim! Mas, fique alerta: 80% dos cabelos soltos caem durante a festa; se optar por um assim, relaxe e curta o momento. Já para os penteados presos, esqueça o excesso de spray e aspecto de dureza; os rasgados descontraídos suavizam a expressão. Evite colocar cabelo sobreposto em tecidos. Como regra básica, se a gola for alta, prenda o cabelo; se os ombros forem expostos, fios soltos são permitidos.

Indecisa quanto ao acessório?

Não há regras para horário, altura, traços físicos... O que predomina é o bom senso para a escolha correta. Rendas funcionam melhor com flores,

Page 81: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 79

fitas e plumas. Já os vestidos de tecido liso e/ou com brilho podem ter broches, tiaras, pontos de luz, etc.

O penteado tem relação com a maquiagem, sim!

Os dois devem estar na mesma linguagem, definida pela personalidade da mulher. Uma noiva romântica terá o penteado e o make com esse efeito; a que é moderna terá essa mesma linguagem... É necessário equilibrar formas, adequando uma técnica à outra. As imagens desse grande momento serão eternizadas em um álbum; modismo não é adequado, nem no penteado, nem na maquiagem.

Atraso nunca! Em quanto tempo a noiva deve ficar pronta?

Em algumas regiões do país é comum casais posarem para uma sessão fotográfica antes da cerimônia e isso demanda mais tempo, decidido entre noivos e a equipe de foto e vídeo. Em São Paulo, e como regra geral, deixamos a noiva pronta pelo menos 1 hora antes da saída para que ela possa sair do salão com tranquilidade, evitando atrasos. Fique de olho na logística do dia da noiva escolhido para não correr riscos.

Para as convidadas, nada?

Assim como é absolutamente permitido a uma noiva casar sem adereço algum no cabelo, a convidada pode, sim, usar qualquer acessório que tenha uma relação direta com o gosto pessoal dela e o estilo da festa para a qual foi convidada, tomando cuidado apenas para não ser deselegante com a noiva, usando uma peça parecida.

Mais informações acesse www.paulopersil.com.br

Page 82: Guia de Noivos 2013
Page 83: Guia de Noivos 2013
Page 84: Guia de Noivos 2013

82 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Atelier de Bolos e Doces Alessandra TonisiRua Paracatu 616 - SaúdeSão Paulo, SPTel.: (11) 4508 [email protected]

Nininha SigristRua Quitanduba 168 - ButantãSão Paulo, SPTel.: (11) 3726 [email protected]

Doce

s

Page 85: Guia de Noivos 2013
Page 86: Guia de Noivos 2013
Page 87: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 85

Q uando atendi minha primeira noiva, há 11 anos, percebi

que tinha entrado em um negócio peculiar. Ao sentar com ela em meu ateliê, frente a frente, entendi que não estava ali oferecendo apenas bolos e doces, mas, sim, uma noite de sonhos realizados. Hoje, muitas e muitas noivas depois, noto que, embora tudo se trate de sonhos, cada noiva é uma história diferente. Tem aquelas que desde pequenas sonham com bolos de muitos andares, as que desejam um bolo mais simples, as que preferem docinhos tradicionais, como o superclássico camafeu, as que optam por doces novos e feitos com ingredientes naturais, como o brigadeiro com cacau orgânico. Mesmo assim, depois de tantos anos nesse mercado, já posso eleger alguns campeões de popularidade,

como a pirâmide de gianduia e o bolo de chocolate e de frutas com nozes. Cada sonho, um sonho.

O importante, e que buscamos fazer a todo instante, é oferecer nossa opinião e conhecimento com base no desejo de cada noiva, adequando nossa linha, aprimorada ao longo dos anos, e modernizada com o que há de mais atual e natural, ao sonho de cada uma delas. Adoçar uma das noites mais memoráveis da vida de duas pessoas é tarefa de enorme responsabilidade e para a qual nos preparamos todos os dias. Mas, de verdade, não há muito segredo para fazer o que fazemos. O único ingrediente que nunca pode faltar em uma cozinha é aquele que também não pode faltar em uma relação: amor. Para todo o resto há alternativa.

A vendedora de sonhos- Por Nininha Sigrist -

Page 88: Guia de Noivos 2013

86 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 89: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 87

Page 90: Guia de Noivos 2013

88 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Foto

e Ví

deo

1ª Arte Visual EstúdioRua João Soares, 115 - MoocaSão Paulo, SPTels.: (11) 2605 5756 / (11) 2605 9256Fax: (11) 2604 2384atendimento@1aartevisualestudio.com.brwww.1aartevisualestudio.com.br

4GP VideojornalismoRua Cubatão 587, conj. 53 - Vila MarianaSão Paulo, SPTel.: (11) 3571 0544Cel.: (11) 7826 [email protected]

About2 Atelier de FotografiasRua Oscar Freire, 1.493 B - JardinsSão Paulo, SPTel.: (11) 3032 7109Cel.: (11) 7748 [email protected]

Alliança Foto & VideojornalismoAv. Brig. Faria Lima, 1.572, conj. 411 - Jd. PaulistanoSão Paulo, SPTels.: (11) 3816 2876/ (11) 3034 0844Cels.: (11) 7872 6716 / (11) 7863 [email protected]

Alpha Styllus ProduçõesAlphaville - São Paulo, SPTels.: (11) 3654 2197 / (11) 3681 5849Fax: (11) 3654 2197Cels.: (11) 7872 7215 / (11) 7872 [email protected]

Amauri Domingos — Fotojornalismo e Vídeo DSLR HDRua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 301, conj. 51 - ItaimSão Paulo, SPTel.: (11) 3044 6016www.amauridomingos.com.br

Anna Quast Fabio Laub FotografiaRua Turi, 200 - Vila MadalenaSão Paulo, SPTels.: (11) 3798 3356 / (11) 3814 4078Fax: (11) 3798 3358Cel.: (11) 7872 [email protected]

Apple ProdutoraAlameda dos Nhambiquaras, 2.095 - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 5533 7711 / (11) 5093 [email protected]

Aquarella DigitalRua Cantagalo, 31 - TatuapéSão Paulo, SPTels.: (11) 3892 3118 / (11) 2296 [email protected]

Atitude Expressão ImagemR. Tabapuã - Itaim Bibi São Paulo, SPAtendimento com hora marcadaTel.: (11) 3926 4631Cel.: (11) 99565 [email protected]

Page 91: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 89

Brasil Foto e VídeoAv. Angélica, 2.491, 4º andar, conj. 45 -HigienópolisSão Paulo, SPTels.: (11) 3129 9844 / (11) 3159 4106Cels.: (11) 7816 1988 ID 2*24984 / (11) 7819 [email protected]

Cissa Sannomiya e Flavia Vitoria FotografiaRua Professor Carlos de Carvalho, 28, sala 24 - Itaim BibiSão Paulo, SPTels.: (11) 3079 7459 / (11) 3168 2185Fax: (11) 3168 2185Cels.: (11) 9127 0179 / (11) 8335 [email protected] ; flaviavitoria@flaviaecissafotografia.fot.brwww.cissaeflaviafotografia.fot.br

Click EventoAv. Angélica, 501, conj. 506 - HigienópolisSão Paulo, SPTels.: (11) 3822 4161 / (11) 3663 4422Cels.: (11) 8999 9484 / (11) 8999 [email protected]

Cristiano Ferrari FilmesPerdizes - São Paulo, SPTels.: (11) 3862 8447 / (11) 3675 9201cristianoferrari@cristianoferrari.com.brwww.cristianoferrari.com.br

EduFederice Foto e FilmeRua Turiassu, 127 - PerdizesSão Paulo, SPTel.: (11) 2409 1343Cel.: (11) 7734 [email protected]

Elder Buck Fotografia e Vídeo JornalísticosRua Safira, 339 - AclimaçãoSão Paulo, SPTels.: (11) 3341 2320 / (11) 3275 3083Cel.: (11) 99945 [email protected]

Everton Rosa FotografiaSão Paulo, SPTel.: (51) 3035 1042Cels.: (11) 7887 0022 / (11) 7887 [email protected]

Flavio Sullas Fotografias e Filmes Rua Cônego Eugênio Leite,1.126 ap.122 - PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3815 7019Cel.: (11) 7884 [email protected]

Foca Foto e VídeoSão Paulo, SPTel.: (11) 5092 [email protected]

Foto Azul — Fotografia / DVD / Blu-rayAv. Brigadeiro Faria Lima, 2.631, 8º andar, conj. 804São Paulo, SPTels.: (11) 3093 3131 / (11) 3032 [email protected]

Page 92: Guia de Noivos 2013

90 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Foto

e Ví

deo

Foto Studio EquipeRua Andréa Paulinetti, 406 - BrooklinSão Paulo, SPTels.: (11) 5183 9229 / (11) 5183 [email protected]

Gabriela Quinália FotoRua João Mafra, 361 - Jardim da SaúdeSão Paulo, SPTel.: (11) 3473 7659Cels.: (11) 98181 7659 / (11) 97659 [email protected]

Gerson FilhoR. Pássaros e Flores, 349 - BrooklinSão Paulo, SPTels.: (11) 5543 5448 / (11) 5096 [email protected]

Gonçalo Produções — Foto — Cinema / HDSLRRua Cunha Gago, 750 - PinheirosSão Paulo, SPTels.: (11) 3812 0465 / (11) 2693 [email protected]

IRIT © fotografia criativaR. José Batista Pereira, 51 - Campo BeloSão Paulo, SPTel.: (11) 5542 9574Cel.: (11) 99765 [email protected]

Kali Marina Foto e VideojornalismoAv. Ibirapuera, 2.907, conj. 923 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 5042 2550Cel.: (11) 98218 [email protected]

Klick & Zoom Foto e Vídeo JornalismoAv. Iraí, 79, conj. 154b - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 3467 3839 / (11) 5622 1352Cels.: (11) 7896 3160 / (11) 7896 [email protected]

Lan Rodrigues FotografiasRua Bento de Andrade, 238 - Jardim PaulistaSão Paulo, SPTel.: (11) 3887 [email protected]

Life Film & Milena Jordão Jardins - São Paulo, SPAtendimento com hora marcada.Tels.: (19) 3035 9232 / (19) 2533 0558Cels.: (11) 98877 1550 / (11) 98919 [email protected] / [email protected] / www.milenajordao.com.br

Manuk Fotojornalismo Vídeo HDAv. Chibarás, 546 - MoemaSão Paulo, SPTels.: (11) 5051 1604 / (11) 5052 [email protected]

Marcia Piveta & Vladimir NacciSão Paulo, SPTel.: (11) 2896 5142Cel.: (11) 99708 [email protected]

Page 93: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 91

Marco Costa PhotoRua Domingos Lopes da Silva, 890, conj. 404 - MorumbiSão Paulo, SPTels.: (11) 3507 5871 / (11) 2507 5871Cel.: (11) 8382 [email protected]

Milton Mada Produtora DigitalRua Moreira Cardoso, 155 - Jardim AeroportoSão Paulo, SPTels.: (11) 2533 5190 / (11) 2532 5190Cels.: (11) 98371 1814 / (11) 7885 [email protected]

Multimagem Foto e VídeoRua Bagé, 264 - Vila MarianaSão Paulo, SPTels.: (11) 5573 2129 / (11) 5084 [email protected]

Narciso Souza Fotografias e FilmesRua Deputado Lacerda Franco, 300, conj. 56 - PinheirosSão Paulo, SPTels.: (11) 3562 9614 / (11) 3805 9614Cel.: (11) 99802 [email protected]

Nilson VersattiRua Oscar Freire, 1.363 - JardinsSão Paulo, SPTels.: (11) 3872 0707 / (11) 3872 4466Fax: (11) 3062 8999Cels.: (11) 7748 6434 / (11) 7748 [email protected]

Nova ProdutoraRua Jorge Tibiriçá, 459 - Vila MarianaSão Paulo, SPTels.: (11) 5078 7760 / (11) 7888 [email protected]

Pastore Fotos e FilmesRua Santa Justina, 463 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTels.: (11) 3849 1263 / (11) 3846 6945Cels.: (11) 7817 0406 / (11) 99402 [email protected]

Premiere DigitalAv. 9 de Julho, 4.428 - JardinsSão Paulo, SPTel.: (11) 2843 4762Cel.: (11) 7762 [email protected]

Ricardo Hara FotografiaAv. Paes de Barros, 529 - MoocaSão Paulo, SPTels.: (11) 3062 1633 / (11) 2081 1700Cels.: (11) 7743 0722 / (11) 7743 [email protected]

Roberto Vilela Videojornalismo Rua Quitanduba, 73 - CaxinguiSão Paulo, SPTels.: (11) 3816 3234 / (11) 3034 1056Fax: (11) 3816 3234Cels.: (11) 98192 3547 / (11) 98480 [email protected]

Page 94: Guia de Noivos 2013

92 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Foto

e Ví

deo

Sony / Produtora 7Rua Antônio Cardoso, 76 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTels.: (11) 2539 1325 / (11) 96555 [email protected]

StudioF Imagem | Fotografia e Produção de Filmes de CasamentoRua Joaquim Lopes, 50 - MorumbiSão Paulo, SPTels.: (11) 3522 5598 / (11) 3320 [email protected]

Studio KarinnaRua Heitor de Moraes, 713 - PacaembuSão Paulo, SPTels.: (11) 3871 2139 / (11) 3871 1992Cel.: (11) 98388 [email protected]

Tempo DigitalAlameda dos Guaramomis, 1.006 - MoemaSão Paulo, SPTel.: (11) 3051 3367Cels.: (11) 7720 3633 / (11) 7764 [email protected]

Vicente Piserni FilmesRua dos Três Irmãos, 62, conj. 506 - Jardim GuedalaSão Paulo, SPTel.: (11) 3722 [email protected]

VideoartRua Ministro Ferreira Alves, 48 - PerdizesSão Paulo, SPTels.: (11) 3872 7715 / (11) 3672 2099Fax: (11) 3672 2099Cel.: (11) 99603 [email protected]

Vinicius CredidioRua Álvaro Rodrigues, 182 - BrooklinSão Paulo, SPTel.: (11) 5542 1149Cel.: (11) 7807 [email protected]

Page 95: Guia de Noivos 2013
Page 96: Guia de Noivos 2013
Page 97: Guia de Noivos 2013
Page 98: Guia de Noivos 2013
Page 99: Guia de Noivos 2013
Page 100: Guia de Noivos 2013
Page 101: Guia de Noivos 2013
Page 102: Guia de Noivos 2013
Page 103: Guia de Noivos 2013
Page 104: Guia de Noivos 2013
Page 105: Guia de Noivos 2013
Page 106: Guia de Noivos 2013
Page 107: Guia de Noivos 2013
Page 108: Guia de Noivos 2013
Page 109: Guia de Noivos 2013
Page 110: Guia de Noivos 2013

108 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 111: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 109

Page 112: Guia de Noivos 2013

110 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Indispen

sáve

isAluguel de CarroRTS TransporteRua João Batista Pereira, 312 - ButantãSão Paulo, SPCels.: (11) 98221 4253 / (19) 8193 [email protected]

BandaBanda New TimesRua Claudio Mendonça, 63 – Parque JabaquaraSão Paulo, SPTels.: (11) 5034 4810 / (11) 5034 4595Fax: (11) 5034-4810Cels.: (11) 99998 8139 / (Nextel) 7810-4471 ID: 7*[email protected]

BarBrothers Bar Eventos São Paulo, SPTels.: (11) 5542 4288 / (11) 5041 [email protected]

Bar de Café Blend SpiritAv Moaci, 395, conj. 52 - MoemaSão Paulo, SPCels.: (11) 7813 1130 / (11) 7813 8263www.blendspirit.com.br

CalígrafoWagner Calígrafo Rua Flamboyant, 101 - Vila CarmenSão Paulo, SPTels.: (11) 2916 9350 / (11) 2851 1690Cel.: (11) 98707 6418 (TIM)[email protected]

ConvitesDivino DetalheRua Pascal, 1.400 - Campo BeloSão Paulo, SPTels.: (11) 2589 1036 / (11) 2589 [email protected]

Papel & EstiloRua Cunha Gago, 637 - PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3032 7752Cel.: (11) 99319 [email protected]

DJ, Som e Iluminação Audiobahn DJs Som e LuzRua Angelina Maffei Vita, 725, 15º andar - Jardim EuropaSão Paulo, SPTel.: (11) 3812 1042Cels.: (11) 99734 5864 / (11) 99981 [email protected]

Page 113: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 111

JoiasVerithá JoiasRua José Bonifácio, 93, 4º andar, sala 44 - CentroSão Paulo, SPTels.: (11) 3112 1356 / (11) 3241 [email protected]

LembrancinhasNazareth Bittencourt Lembranças EspeciaisRua Havaí, 771 - SumarezinhoSão Paulo, SPTels.: (11) 3673-2062 / (11) 2339-5163Cels.: (11) 96427-0072 / (11) 99436-7341mariliamiguel.lembrancasespeciais@hot-mail.comwww.nazarehbittencourt.com.br

ValetParkStarRua Coronel Joaquim Ferreira Lobo, 152 - Vila OlímpiaSão Paulo, SPTels.: (11) 3842 6950 / (11)3044 [email protected]

Page 114: Guia de Noivos 2013
Page 115: Guia de Noivos 2013
Page 116: Guia de Noivos 2013
Page 117: Guia de Noivos 2013
Page 118: Guia de Noivos 2013
Page 119: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 117

Drinques especiais no casamento- Por Maurício Moser (Brother’s Bar/Luxury Bars) -

P resente nos mais luxuosos casamentos, o serviço de bar

é indispensável para quem quer oferecer aos convidados uma ampla e interessante possibilidade de bebidas. A coquetelaria traz para a festa um conceito diferenciado de drinques, explora sabores, além de brincar com texturas e cores, proporcionando assim uma experiência diferenciada a todos os presentes.

Atualmente, o tradicional e já ultrapassado bar de caipirinhas cedeu espaço para coquetéis mais sofisticados e elaborados sob medida para cada ocasião, com a carta de drinques feita conforme a estação do ano, estilo da festa e gosto dos noivos. Tudo elaborado e pensado para que haja uma perfeita harmonia com a gastronomia e as outras bebidas que serão servidas durante a festa. Isso sem contar que a alta coquetelaria, aliada a ingredientes gourmet e marcas de bebidas superpremium, eleva o serviço de bar a outro patamar.

Outro ponto importante dentro das superproduções que os casamentos se tornaram é integrar o bar ao cenário e à decoração do evento, criando assim um estilo único e, ao mesmo tempo, diferenciado. Segundo Maurício Moser, diretor da Brother’s Bar/Luxury Bars, isso torna o evento ainda mais exclusivo e personalizado. “Nossos balcões projetados sob medida, com revestimentos especiais e retroiluminados, criam um destaque incrível ao já consagrado serviço de barmen”, diz.

Isso sem contar que o serviço de bar em alto padrão, além de deixar a festa mais sofisticada e atraente, auxilia os garçons e gera uma redução significativa no serviço do clássico trio champagne, uísque e vinho. Um atrativo que tira os convidados do tradicional e possibilita a experiência de degustar os mais variados e luxuosos coquetéis.

Mais informações acesse www.brothersbar.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

Page 120: Guia de Noivos 2013
Page 121: Guia de Noivos 2013
Page 122: Guia de Noivos 2013

120 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Lista

de

Prese

ntes

Roberto Simões Casa Av. Cidade Jardim, 911 - Jardim Europa - Loja ConceitoSão Paulo, SPTels.: (11) 3071 1963 / (11) 2692 6094 (depto. noivas)Cel.: (11) 9993 9584 (consultora Christiane)[email protected]

Page 123: Guia de Noivos 2013
Page 124: Guia de Noivos 2013

122 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

No exterior:

1 New York International Bridal Week De 20 a 22 de abril de 2013Nova York, EUAwww.newyorkbridal.com

2 3 Unveiled — Bridal Style RevealedAbril e agosto de 2013*Los Angeles e São Francisco, EUAwww.unveiledevent.com

4 Engage!12 — Mandarin Oriental Junho de 2013*Las Vegas, EUAwww.mandarinoriental.engage12.com

5 Miami Bridal WeekDe 22 a 24 de março de 2013Miami, EUAwww.miamibridalweek.com

6 Paris Bridal FairDe 27 a 29 de abril de 2013Paris, Françawww.parisbridalfair.com

7 Italy Bridal ExpoDe 10 a 13 de maio de 2013Roma, Itáliawww.italybridalexpo.it

8 Madrid NoviasDe 24 e 25 de maio de 2013Madrid, Espanhawww.ifema.es/web/ferias/madridnovias

9 Barcelona Bridal WeekDe 30 de abril a 5 de maio de 2013Barcelona, Espanhawww.moda-barcelona.com

10 Hochzeitswelt BerlinNovembro de 2013*Berlim, Alemanhawww.hochzeitswelt-berlin.de

Feiras de NoivasConfira a agenda de algumas das principais feiras de noivas do mundo

Page 125: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 123

No Brasil:11 Casar 2013

Maio de 2013*São Paulo, SPwww.eventocasar.com.br

11 CasaModa NoivasMarço de 2013*São Paulo, SPwww.casamodanoivas.com

11 Checklist NoivasOutubro de 2013*São Paulo, SPwww.checklistnoivas.com.br

11 12 Expo Noivas & FestasJaneiro, maio e outubro de 2013São Paulo, SP, e Rio de Janeiro, RJwww.exponoivas.com.br

11 Feira da NoivaNovembro de 2013*São Paulo, SPwww.feiradanoiva.com.br

11 Cheers OffPrimeiro semestre de 2013São Paulo, SPInformações: [email protected]

*Data estimada com base na edição de 2012 do evento.

1

10

98

6

7

342

5

1211

Page 126: Guia de Noivos 2013
Page 127: Guia de Noivos 2013
Page 128: Guia de Noivos 2013

126 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Megtur Agência de Viagens e TurismoAlameda Santos, 2.326, conj. 113 - JardinsSão Paulo, SPTel.: (11) 3065 5900www.megtur.com.br

Sonhos A2Avenida 9 de Julho, 4.877, térreo, sala 1B - Jardim PaulistanoSão Paulo, SPTel.: (11) 3383 [email protected]

a de

Mel

Page 129: Guia de Noivos 2013
Page 130: Guia de Noivos 2013

128 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Quem casa... viaja.- Por Élide Helzel (Nova Noiva) -

Q uando um casal decide iniciar os preparativos do seu casamento

deveria colocar como primeira pergunta: o que é mais e o que é menos importante para nós dentre os itens que o compõem?

Para alguns casais o mais importante é a festa, com todos os itens implícitos; para outros, nada supera uma casa bem decorada; e, para outros, ainda, a viagem de núpcias é insuperável.

Page 131: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 129

Se eu me casasse hoje, não sei qual desses itens privilegiaria, talvez procurasse equilibrá-los.

Mas reconheço que, se viajar é bom, viajar para um lugar há muito sonhado, com o amor da sua vida, com status de mulher casada, dona total do próprio nariz e podendo curtir a vida e relaxar depois de meses de corre-corre, é a glória!

E como essa decididamente não é uma viagem qualquer, não improvise. Planeje. Quanto tempo antes? Pelo menos 6 meses. Mesmo porque nesses 6 meses vocês já vão viajando...

Prepare a documentação, verifique a necessidade de vistos e vacinas, conheça um pouco da história, dos costumes, das atrações, das melhores compras, da gastronomia, do clima. Isso vai fazer com que vocês curtam integralmente os lugares para onde vão.

E não há um roteiro melhor ou pior: há o roteiro que tem a ver com vocês, desde o romântico ao radical. Atualmente há grandes facilidades para viajar, praticamente você pode ir a qualquer lugar sem grandes traumas financeiros: praia, montanha, aqui mesmo ou fora do país. De avião, de navio...

Preparando com antecedência, você descobrirá roteiros maravilhosos, às vezes menos explorados turisticamente, e que vão encantá-los. Para quem não está muito acostumado a viajar, um agente de viagens pode ser uma boa pedida.

E quanto à bagagem? É lógico que deve ser adequada a cada tipo e duração de viagem, mas deve ter a ver principalmente com seu estilo de vida: dia ou noite, esporte ou balada, restaurantes ou concertos...

Mas, de qualquer forma, corte sempre pela metade o que pretendia levar. Mesmo assim, com certeza muita roupa vai voltar sem uso. Analise o clima e a partir daí defina peças e cores-chaves e em torno delas monte sua bagagem. A menos que viaje de navio, ou que curta muito a vida noturna, leve apenas um traje de noite, que permita variações.

Para 15 dias, por exemplo, vocês não necessitam mais do que duas malas grandes, leves e resistentes — sempre com rodinhas que giram 360° — e duas malas de mão, cuidando para que, se forem de avião, seu peso não ultrapasse o estabelecido para cada tipo de voo.

Levem remédios a que vocês estão acostumados, principalmente se vão para o exterior, e lembrem-se de que há uma regulamentação bem exigente quanto ao transporte de frascos.

Cheguem sempre com antecedência aos locais de embarque. Aeroportos, estações e portos são lugares excelentes para observar gente de todo tipo e procedência. E, para que sua viagem de núpcias seja realmente inesquecível, registre-a para sempre levando um ótimo equipamento fotográfico.

Page 132: Guia de Noivos 2013

130 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 133: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 131

Page 134: Guia de Noivos 2013

132 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Núpc

ias

George V Alto de PinheirosPraça Roquete Pinto, 9 - Alto de PinheirosSão Paulo, SPTel.: (11) 3030 [email protected]

Transamérica Hospitality GroupSão Paulo, SPTels.: (11) 5547 1166 / 0800 012 [email protected]

Page 135: Guia de Noivos 2013
Page 136: Guia de Noivos 2013
Page 137: Guia de Noivos 2013

Quando a fé vira tradiçãoU m casal que se ama busca

unir-se por toda a vida sob a proteção de Deus e, no Matrimônio, vivenciar esse amor desde o primeiro momento. Para algumas famílias, celebrar o casamento na Paróquia Nossa Senhora do Brasil é, além de uma tradição, uma forma de manifestar esse amor. Por isso, são muitos os casos em que mais de um casal da mesma família demonstra grande afeto por esta igreja. Muitas vezes, a fé cristã e o carinho pela Nossa Senhora do Brasil passam dos pais para os filhos.

É o caso de Maisa Tucci Alves, cujo casamento com José Alves Filho foi celebrado aqui em 1977. O belo exemplo dos pais fez com que, dos quatro filhos do casal, três também se casassem nesta Paróquia: João Ricardo Alves, de 30 anos, casado

com Flavia Niero Alves; Stephanie Alves, de 25 anos, esposa de George Altmann; e José Alves Neto, de 33 anos, marido de Sabrina Rhoden.

“Era uma vontade minha que eles se casassem na Nossa Senhora do Brasil, mas eles também gostavam”, conta Maisa. “Partiu deles naturalmente”, revela, contente com a forma como Deus conduziu a vida dos filhos. Todos os três casamentos ocorreram num intervalo de 1 ano. O primeiro foi em junho de 2010 e o último em junho de 2011. A proximidade da família com a Paróquia foi despertada principalmente pela mãe. Maisa vivia no Jardim América na década de 1970, quando ainda era solteira, e aos poucos começou a se sentir feliz quando estava nesta igreja. Tamanho interesse levou um dos filhos, José, a buscar o curso de Crisma, nos sábados à tarde. “O compromisso dele com a religião me chamou a atenção”, recorda a mãe, orgulhosa.

George Altmann e Stephanie Alves

José Alves Filho e Maisa Tucci Alves

João Ricardo Alves e Flavia Niero Alves

José Alves Neto e Sabrina Rhoden

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 135

Page 138: Guia de Noivos 2013

136 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Esse compromisso de fé também se manifestou na família de Maria Paula Righi Conde, que se casou na Nossa Senhora do Brasil com Augusto Conde há 28 anos. Para ela, nossa Paróquia é como parte de seu próprio lar. “Minha mãe sempre morou no Jardim Europa e nunca pensei em me casar em outro lugar”, afirma. “Sempre frequentei a Paróquia como se fosse uma extensão da casa da gente.”

O carinho à Paróquia fez com que as duas filhas dessem os primeiros passos na fé em nossa comunidade: as duas foram batizadas e crismadas aqui. Além disso, o casamento da filha mais velha, Maria Paula Conde, de 27 anos, foi celebrado na Nossa Senhora do Brasil. A mãe recorda que a filha queria se casar aqui

de qualquer jeito. “Ela chorava porque não queria outra igreja, mas não encontrava data.” Porém, no fim das contas encontrou um horário adequado. “Agora fico perguntando para a filha mais nova (Maria Beatriz) quando ela vai se casar, para marcarmos com antecedência”, brinca.

A família de Maria Gisela Trussardi Rudge passou por situação parecida. Sua filha, Maria das Graças de Fátima Aparecida Trussardi Rudge, queria muito se casar com Olavio Piva Albuquerque na Nossa Senhora do Brasil, mas não encontrava as datas que desejava. E, novamente, a Divina Providência conduziu o casal para a Paróquia de que eles tanto gostam. “Na manhã do dia em que iam marcar o casamento em outra igreja, nos ligaram dizendo que havia surgido

Augusto Conde e Maria Paula Righi Conde

Page 139: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 137

uma sexta-feira livre”, conta Gisela, muito alegre, pois também celebrou aqui o matrimônio com José Rudge, 32 anos atrás.

Na família de Gisela, todas as sete irmãs se casaram em nossa Paróquia, e também um irmão. Ou seja, oito entre dez irmãos, além de todos os sobrinhos e suas duas filhas — a outra é Maria Imaculada da Penha Trussardi Rudge, que se

casou com Luigi Roberto Cardoso Alves Rititelli, em outubro de 2012. “A casa da minha bisavó era em frente à igreja e ela sempre ajudava na Paróquia”, recorda Gisela, mencionando a fé da família e o amor pela igreja. “Meu casamento foi lindo. Também por isso criamos um vínculo.” Essa relação com a Paróquia permanece e se fortalece em cada etapa de suas vidas.

Casamento de Maria Paula Conde

Page 140: Guia de Noivos 2013

138 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 141: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 139

Page 142: Guia de Noivos 2013

140 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Traje

EsposarRua Groenlândia, 44 - Jardim PaulistanoSão Paulo, SPTels.: (11) 3120 6161 / (11) 99980 [email protected]

Nova NoivaAv. Rebouças, 2.983São Paulo, SPTels.: 0800 164 156 / (11) 3081 3014www.novanoiva.com.br

TiyomiRua Bruxelas,178 - SumaréSão Paulo, SPTels.: (11) 3872 7206 / (11) 3872 4037Cel.: (11) 98426 [email protected]

Page 143: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 141

Page 144: Guia de Noivos 2013
Page 145: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 143

Como arrumar a mesapara diversas ocasiões

- Por Roberto Simões -

Esquenta “pré-balada”

Juntar os amigos para o “pré-balada” pede música, drinques festivos e comidinhas fácies de servir e preparar. Uma dica é usar a criatividade em comidas triviais e a apresentação em copos para coquetel, copinhos coloridos, travessinhas diversas em cristal e porcelana, guardanapos, garfinhos e um arsenal de taças e copos. Outra dica bacana é colocar as bebidas em algum lugar de boa circulação.

Clássico e formal

Para receber os amigos para um jantar formal na hora de montar sua mesa nada mais clássico do que um serviço completo em ouro acompanhado pelo faqueiro completo do mesmo material, finalizado com baixela de pratos e porcelana, sousplats, taças em cristal para cada tipo de bebida, guardanapos de linho, castiçais e um belo arranjo de flores.

Pizza lá em casa

Arrumar os talheres, copos, pratos especiais para pizza e guardanapos de maneiras diferentes do tradicional e servir os acompanhamentos em porções para que cada um faça sua própria pizza dá um charme especial.

Churrasco à americana

Pratos, taças, copos e um belo faqueiro para churrasco junto com saladeiras, tábuas, molheiras de bambu, jogo americano e guardanapos coloridos em uma mesa no jardim ou na varanda, enfeitada com arranjo de ervas, isso dá um toque todo especial a uma tarde para receber os amigos.

Mais informações acesse www.robertosimoes.com.br

Page 146: Guia de Noivos 2013

144 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Page 147: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 145

Page 148: Guia de Noivos 2013

146 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Segundo São Tiago, “assim como o corpo sem o espírito está morto, é morta a fé sem obras” (Tg 2,26). A fé sem obras de caridade é vazia, não faz sentido, já que o espírito de solidariedade é sinal de quanto o cristão está ligado a Cristo e por isso se importa com os seus semelhantes.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil, desde sua fundação, dá testemunho e mantém-se comprometida com aqueles que mais precisam, desenvolvendo e apoiando iniciativas sociais para ajudar crianças, idosos, mães solteiras, pessoas com necessidades especiais e comunidades carentes. Por meio dos fundos recolhidos pela veiculação de anúncios, o Guia de Noivos também colabora com a Paróquia no suporte a essas obras. Nos anos de 2008 e 2009, o Guia ajudou especificamente na compra e construção da Paróquia Nossa Senhora dos Espinhos; em 2010, reformou o Centro de Pastorais Sociais da Região Sé; e, em 2011, parte de sua arrecadação foi destinada à reforma da Creche Nossa Senhora do Brasil e outra parte foi repassada à Cáritas, entidade internacional da Igreja Católica que dá suporte a milhares de projetos sociais pelo mundo. Em 2012, a arrecadação apoiou a reforma da Paróquia Santa Mônica e aos trabalhos sociais da Fraternidade O Caminho. Neste ano, a Paróquia Santa Mônica continuará sua reforma, graças à ajuda do Guia, e a Paróquia Nossa Senhora do Brasil prosseguirá com o suporte a suas obras sociais próprias e às assistidas.

Nossas Obras Casa Nossa Senhora do Brasil — Creche São Judas TadeuRua Fradique Coutinho, 956 - Vila MadalenaSão Paulo, SPTel.: (11) 3812 6848Esta unidade existe há 13 anos. Foi inteiramente reformada e foi reinaugurada no mês de fevereiro de 2012. É destinada ao atendimento da população de baixa renda, de 108 crianças que moram no entorno ou em bairros distantes e cujos pais trabalham próximo, com faixa etária de 3 a 6 anos. Oferece alimentação, alfabetização, evangelização, aula de música, artes e computação.

Obra

s soc

iais

Page 149: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 147

Paróquia e Centro Social Nossa Senhora dos EspinhosRua Marcondes Machado, 38 - Vila IndustrialSão Paulo, SPResponsável: Pe. Geraldo DomeviTel.: (11) 7044 2733

Paróquia São Vito MártirRua Polignano A Mare, 51 - BrásSão Paulo, SPResponsável: Pe. Michelino RobertoTel.: (11) 3227 2296Oferece atendimento espiritual e material para a população de baixa renda da região, com distribuição de cestas básicas. Cursos gratuitos de informática, curso profissionalizante de panificação e aulas de teclado.

Paróquia Santa MônicaRua Felício Botino, 95 – Jardim Sta. MônicaSão Paulo, SP Apoio financeiro na construção da nova igreja, que antes estava interditada por causa de rachaduras nas paredes e queda da terra do solo de base.

Fraternidade O CaminhoSite: www.ocaminho.org.brResponsável: Pe. Gilson SobreiroInspirada em São Francisco de Assis, a Fraternidade O Caminho atua diretamente junto aos moradores de rua, aos encarcerados, às mulheres em situação de prostituição e às famílias carentes, oferecendo assistência social e espiritual. Presente em 14 Estados do Brasil.

Imagem da igreja anterior. O local encontra-se em obras atualmente.

Page 150: Guia de Noivos 2013

148 Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil

Obras sociais assistidas comdistribuição mensal de cestas básicas

Casa de Formação S. José e Berçário das Irmãs DominicanasAv. Mascote, 888 - Vila MascoteSão Paulo, SPResponsável: Irmã Rosa PintoTel.: (11) 3798 5637

Centro Comunitário da Criança e do Adolescente — CCCAAv. Liberdade, 345 - LiberdadeSão Paulo, SPResponsável: Francisco Roberto da SilvaTel.: (11) 3207 3530Atende crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. Acolhe 253 crianças, sendo 170 em período integral.

Centro Comunitário Nossa Senhora de FátimaRua São Lucas, 98 - Jardim das GaivotasCocaia, SPResponsável: Irmã GisaniaTel.: (11) 5528 0686Atende crianças de 6 a 14 anos em reforço escolar.

Centro Educacional Comunitário TABOREstr. da Colônia, 120 - Jardim São GonçaloSão Mateus - São Paulo, SPResponsável: Irmã AdrianaTels.: (11) 2731 2119 / 2731 4455Creche de 0 a 6 anos com 517 crianças.

Centro Promocional Dino BuenoAl. Dino Bueno, 475 - Campos ElíseosSão Paulo, SPResponsável: Irmã RosinaTels.: (11) 3221 0147 / 3222 9817Atende 700 crianças de 2 meses a 15 anos de idade (creche), em período integral. Auxilia 240 crianças de 7 a 14 anos (reforço escolar) e 350 idosos carentes.

Comunidade Jardim da ConquistaTrav. Pé de Manacá, 57 - Jardim da Conquista São Mateus - São Paulo, SPResponsável: Pe. Edmar José Lopes MendesTel.: (11) 2736 2248Atende 60 famílias com doação de 60 cestas básicas.

Obra

s soc

iais

Page 151: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 149

Lar Divina MisericórdiaRua Fonte Nova, 23 - Jardim das FontesParelheiros - São Paulo, SPTel.: (11) 5975 2404Acolhe crianças com deficiências física e mental. Santuário São José OperárioPraça Prof. Mário dos Santos, 32 - Jardim São José Capão Redondo - São Paulo, SPResponsável: Mons. João Batista de CarvalhoTel.: (11) 5873 2009Atende crianças desnutridas da comunidade.

Seminário Bom Pastor

Seminário Nossa Senhora da Assunção

Outras obras

Diocese de Porto VelhoManutenção de 8 missionários.

Reforma do Centro das Pastorais Sociais da Região Episcopal SéRua Rodolfo Miranda, 249 - Bom RetiroSão Paulo, SPResponsável: Irmã SôniaTels.: (11) 5549 7216 / (11) 9975 2206Voltado à inclusão social de crianças, mulheres marginalizadas e operários. Abriga a Pastoral do Menor e as atividades das Pastorais Sociais — Criança, Cáritas e Moradias. Usado para as reuniões das Pastorais do Povo de Rua e Carcerária.

Obras apoiadas

AVAPE Uma instituição filantrópica beneficente de assistência social que atua no atendimento de pessoas com todos os tipos de deficiência, em um trabalho completo que, além do aspecto clínico, envolve o desenvolvimento das condições necessárias para reabilitação e capacitação profissional e para inclusão social. Cedemos o espaço para esses cursos em nossa Paróquia.

Page 152: Guia de Noivos 2013
Page 153: Guia de Noivos 2013

Guia de Noivos 2013 — Paróquia Nossa Senhora do Brasil 151

Lista das empresas credenciadas para prestação de serviços na Paróquia Nossa Senhora do Brasil

ASSESSORIA E CERIMONIAL Amici Eventos Boutique de TrêsBR EVENTOS Organização e Assessoria Cheers Eventos Fatima LeonhardtFlávia Gurgel Organização de Eventos Ltda.Jah! EventosMarriages — Organização de Casamentos Miguel Kanashiro — Assessoria Miorins Eventos AssessoriaMúltipla Eventos — Produção e Assessoria Raro Carmim Evento — Eventos Únicos Romy GodoySofisticari Assessoria de Eventos Sylvia Queiroz Organização de Casamentos e Recepções

CORAL E ORQUESTRAA. A. A. Toccata Coral e OrquestraA. Ferreira dos Santos MEAllegro Coral e OrquestraBaccarelli Interartes LtdaBevilacqua — Coral e OrquestraCarla Coral e OrquestraConjunto Cidade JardimCoral Del ChiaroCoral Héctor Pace Coral Madrigal Coral MagnificatCoral Prelúdio Coral RapsódiaCoral SanctusCoral Tanus Flávia Rafele OrquestraGênesis Coral e OrquestraIone Costa Coral e OrquestraMater Dei — Coral e OrquestraOne Coral e Orquestra e Eventos Ltda Profª Maria Helena PradoSinfonia Coral e Orquestra

DECORAÇÃO André Pedrotti Flores Biana Melo Decorações e Cenografia

Carlos F. Produções e Eventos Ltda Cláudia Magalhães Paisagismo e Decorações Lahóz Decorações e Eventos Márcio e Celso DecoraçõesNéctar DecoraçõesOficina de Arte FloralRinaldo DecoraçõesRose EventosRubens Decorações e Comércio Ltda.Silvio Rabelo e Rosangela Moregola DecoraçõesZezinho Decorações

FOTO E VÍDEO1ª Arte Visual Estúdio4GP VideojornalismoAbout2 Atelier de FotografiasAlliança Foto & VideojornalismoAlpha Styllus ProduçõesAmauri Domingos — Fotojornalismo e Vídeo DSLR HDAnna Quast & Fabio Laub FotografiaApple ProdutoraAquarella DigitalAtitude Expressão ImagemBrasil Foto e VídeoCarola Montoro FotografiaCélia Thomé Cissa Sannomiya e Flávia Vitória FotografiaClaudia Mifano Click Evento Criativy Filmagens e Fotos Cristiano Ferrari Filmes Daniela Picoral Dani Pacces Della Photo Drops Video EduFederice Foto e Filme Elder Buck Fotografia e Vídeo Jornalísticos Eliana Waissmann Estúdio das Meninas Estúdio Medina Everton Rosa Fotografia

Fernanda ScuracchioFlávio Sullas Fotografias e Filmes Foca Foto e Vídeo Foto Azul - Fotografia / DVD / Blu-ray Foto Studio Equipe Gabriela Quinália FotoGerson Filho Gonçalo Produções — Foto-Cinema — HDSLR IRIT © fotografia criativa J.Ohanes Foto e Filmagem J.R. Studios Kali Marina Foto e Videojornalismo Klick & Zoom Foto e Vídeo Jornalismo Lado de DentroLan Rodrigues Fotografias Laser Vídeo Layla EloáLife Film & Milena Jordão Lux Produção, Vídeos de Cinema Maíra PretoManuk Fotojornalismo Vídeo HDMarcia Piveta & Vladimir NacciMárcio Norris Marco Costa PHOTO Milton Mada Produtora DigitalMultimagem Foto e Vídeo Narciso Souza Fotografias e Filmes Nellie Solitrenick Fotografia Nilson VersattiNova ProdutoraPastore Fotos e FilmesPaty VilelaPremiere DigitalRenata e Yuri Fotografia Ricardo Hara Fotografia Roberto Vilela Videojornalismo Sony / Produtora 7 StudioF Imagem | Fotografia e Produção de Filmes de Casamento Studio KarinnaTaty Gonini Foto e VídeoTempo DigitalVicente Piserni FilmesVideoartVinicius Credidio

PARA FAzER PARTE DA LISTA DE PROFISSIONAIS CREDENCIADOS DA PARóQUIANOSSA SENHORA DO BRASIL ACESSE O SITE guiadenoivos.nossasenhoradobrasil.com.br

Page 154: Guia de Noivos 2013

Agradecimento

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Brasil e a equipe do Guia de Noivos agradecem a participação de todas as famílias que se dispuseram a contribuir com a elaboração desta edição, oferecendo parte de seu tempo

e relatando fatos de suas vidas pessoais. Seu apoio e sua compreensão se tornam, por meio deste Guia, instrumentos de evangelização. Por isso,

colocamos todas as suas intenções em nossas orações.

Expediente

Conselho editorialPe. Michelino Roberto

Diretora responsável

Déia Guimarães [email protected]

Projeto gráficoLuciana Rocha

[email protected]

DiagramaçãoMinha Paróquia

minhaparoquia.com.br

Textos de abertura dos segmentosFilipe Domingues

MTB 56.276

RevisãoMarcus Facciollo

marcusrevisor.com.br

ImpressãoPancrom Indústria Gráfica

[email protected]

Tiragem: 5.000 exemplaresPeriodicidade: anual

Colaboradores — fotos

Anna Quast Fábio Laub FotografiaCissa Sannomiya e Flávia Vitoria

FotografiaElder Buck

Foto Studio EquipeLan Rodrigues FotografiaManuk FotojornalismoRoberto Simões Casa

Rogério AraújoSaint Morit’s Buffet

Shutter Stock Photos

Colaboradores — editoriais

Casamento de princesa — Élide Helze (Nova Noiva)

A nova estrela da festa — Blend SpiritComo acertar no grande dia — Paulo

Persil (Persil Hair & Beauty)A vendedora de sonhos — Nininha

SigristDrinques especiais no casamento —

Maurício Moser (Brother’s Bar Eventos)Como arrumar a mesa para diversas ocasiões — Roberto Simões CasaQuem Casa .... viaja — Élide Helze

(Nova Noiva)Checklist — Sylvia Queiroz (Sylvia

Queiroz Organização de Casamentos)