Guia de ProGramação Escola do Professor · na infância” e um curso sobre a “Formação para...

60
Escola do Professor 2º SEMESTRE 2018 GUIA DE PROGRAMAÇÃO

Transcript of Guia de ProGramação Escola do Professor · na infância” e um curso sobre a “Formação para...

Escola do Professor

2º SEMESTRE2018

Guia de ProGramação

“A Formação em Transpsicomotricidade vem aceitar o desafio da Com-plexidade e transcender à questão do dualismo corpo-mente, realizando uma ampliação poliocular nas leituras psicomotoras existentes, incluindo o ecológico, o espiritual, o artístico, além de outros múltiplos fatores que compõem a ‘unitas multiplex’, que é o ser humano.”

(Eduardo Costa)

Desde 2000, a Formação em TransPsicomotricidade Educacional vem formando psicomotricistas a fim de se prepararem para os desafios da contemporaneidade

junto à educação através da arte do corpo em potência.

Junte-se a nós e faça parte desse movimento de sensibilização dos corpos!

Por uma cidadania plena e crítica!Por uma identidade planetária!Pela reforma do pensamento!Por uma sociedade inclusiva!

Pela equidade de gênero!

TURMAS iniciAndo EM 2020RESERVE SUA VAGA!www.transpsicomotricidade.com.br

E-mail: [email protected] (21) 99959-8377 e (21) 99860-6666

Escola do Professor

Guia de ProGramação

2º SEMESTRE2018

Prezados professores e professoras,

Em tempos de resistência, é preciso ter esperança para continuar lutando e acreditando que mudar é difícil, mas possível, como dizia Paulo Freire. Foi com esse pensamento que idealizamos o guia do 2º semestre, com o desejo de transformar através da conscientização e da valorização das diversas classes sociais , o reconhecimento das diferentes linguagens que se expressam através da música, poesia, religião, escrita, artes plásticas e outras tantas. Neste semestre, pensamos em trazer para nossa categoria múltiplas atividades que contemplem a mulher e o/a professor/a no seu dia a dia, como sujeito participante crítico e atuante da sociedade.

Iniciamos o nosso guia oferecendo as oficinas “Puxando o fio da memória”, “Contação de Histórias no Tapete” e uma palestra na Barra da Tijuca com o tema “Crianças Agitadas! Como lidar com elas?”, atendendo à demanda dos/as professores/as desta região. Ampliando as atividades, teremos também “A arte para quê?”, “Era uma vez Matemática...”, “Brinquedos Cantados e Cantigas Tradicionais da Infância”, um “Breve Histórico da literatura infantil e juvenil brasileira” – um repeteco –“Educação Matemática e Origami” e “Educação Audiovisual com animação em Stop Motion”.

Nos 15 anos da lei 10.639/03, que trouxe a implantação de “dispositivos legais considerados como indutores de uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas”*, a Escola do Professor

Apresentação

promoverá dois encontros: uma oficina com o tema “A princesa que eu fiz coroar – beleza e diversidade na infância” e um curso sobre a “Formação para a educação das relações étnico-raciais”.

O sucesso alcançado com o curso “Escola de Formação Feminista” originou um desdobramento que acontecerá na regional de Campo Grande, no mês de novembro.

A “Formação de Transpsicomotricidade” e o “Fórum Permanente de Educação Infantil” continuam acontecendo em nossas instalações, solidificando as parcerias.

A homenagem aos/às professores/as no mês de outubro é uma tradição na Escola do Professor! Filmes, teatro e café literário são programações garantidas para este mês. Como culminância, traremos a literatura de Cordel como testemunha cênico-poética de parte da história do Brasil, em valorização a nossa cultura popular.

No Sinpro-Rio(...)diariamente Muita história é contada Educação permanente, Em prosa ou versificada. E cada ano uma vez, Este encontro com vocês, Dá novo brilho à jornada.

(Edmilson Santini)

A Diretoria

*Nilma Lino Gomes, 2011

A Palavra do Mestre rende homenagens àqueles que cul-tivam uma das formas mais espetaculares e originais da

expressão de nossa cultura: os cordelistas. Desde os mais sim-plórios e quase anônimos autores, até os mais renomados e reconhecidos, a literatura de cordel traz na sua simplicidade a marca densa da cultura de nosso povo. O cordel contado, can-tado ou encenado descreve tudo, e o cordelista traz da alma a rima que demonstra em seus folhetos todo tipo de sentimento da nossa gente mais simples.

Um dos grandes nomes da literatura nacional, Ariano Su-assuna, que nos deixou em 2014, aos 87 anos, em entrevista à revista Fórum no ano de 2005, por ocasião de uma palestra durante a 3ª Festa Literária de Paraty, disse:

“Assisti ao primeiro cantador quando ainda era menino lá na minha terra, em Taperoá, sertão da Paraíba. E naquele dia partici-pava um grande cantador, chamado Antonio Marinho, que, além dos improvisos, cantou um folheto, escrito por ele, que me causou grande impressão. Depois, me lembro de um dia na biblioteca de meu pai. Ele era um grande leitor, sabia versos de cor e era amigo de um escritor cearense chamado Leonardo Motta, que foi um dos pioneiros da documentação sobre os poetas populares. E lembro que estava olhando a biblioteca de casa e vi que ele tinha dedi-cado um dos seus livros ao meu pai. Dedicou a seis pessoas, entre as quais o meu pai, que é citado como uma das fontes que comu-nicaram versos a ele. Então, você imagine o orgulho que eu tinha. Eu na biblioteca, pego aquele livro e meu pai está lá como perso-nagem. Foi aí que comecei a ver que aqueles cantadores, que eu tinha ouvido com tanta alegria, eram assunto de livros, que o que eles faziam eram coisas importantes. Ficou sacralizado pra mim o cantador. Não é por acaso, talvez, que quando fui escrever O Auto da Compadecida me baseei em três folhetos. Estão todos os três

OS CORDELISTAS

Fragmentos de xilogravura de J.Borges

PALA

VRA

DO

MES

TRE

REP

ROD

Uçã

O

4

ARIANO SUASSUNA

DIvULGAçãO

citados no livro de Leonardo Motta. Foi O Enterro do Cachorro, de Leão de Gomes de Barros, O Cavalo que Defecava Dinheiro, que também acho que é dele, e o Castigo da Soberba, que é dado como de autoria de dois autores folclóricos, Anselmo Vieira de Souza e Silvinho de Pirauá. Eu me baseei nesses três folhetos para fazer o Auto da Compadecida”.

Perguntado sobre o que poderia ser feito para que a cultura brasileira fosse melhor trabalhada nas salas de aula, na educa-ção formal, Suassuna foi taxativo:

“Olhe, não sou muito bom nisso, não. Esse é mais um assunto de educador e de sociólogo, sou um escritor. Por acaso me interes-so por esse tipo de coisa, mas não sei exatamente o que se pode fazer. Mas uma coisa eu sei, se os meios de comunicação de massa dessem um pouco mais de audição para a nossa cultura isso aju-daria muito.”

Já Francisco Diniz, do “Projeto Cordel na Escola” afirma que :

“Levar a literatura de cordel até a escola significa oferecer um importante e motivador meio de comunicação e formação aos alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Através da poesia popular, o aluno poderá conhecer aspectos da história de nosso povo. O cordel retrata a cultura, o cotidiano, a realidade do povo e suas peculiaridades e pode versar sobre qualquer assunto e ser utilizado como recurso pedagógico para debater temas re-lacionados à educação escolar, como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiri-tualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, 5

condição social da população, amor ao próximo … e que “... ter o cordel nas bibliotecas das escolas pode representar um passo ex-tremamente valioso para o devido reconhecimento e resgate desse tipo de literatura e dar à nova geração a oportunidade de apreciar a riqueza e expressividade da nossa cultura.”

Ele ainda ensina que:

A capa é em xilogravuraTrabalho de artesãoQue esculpe em madeiraUm desenho com ponçãoPreparando a matrizPra fazer reprodução.

Os folhetos de cordelNas feiras eram vendidosPendurados num cordãoFalando do acontecido,De amor, luta e mistério,De fé e do desassistido.

A minha literaturaDe cordel é reflexãoSobre a questão socialE orienta o cidadãoA valorizar a culturaE também a educação.

Mas trata de outros temas:Da luta do bem contra o mal,

Da crença do nosso povo,Do hilário, coisa e talE você acha nas bancasPor apenas um real.

O cordel é uma expressãoDa autêntica poesiaDo povo da minha terraQue luta pra que um diaAcabe a fome e misériaHaja paz e harmonia.

Matriz xilográfica

REPRODUçãO

PALA

VRA

DO

MES

TRE

Diniz nos lembra que “no Brasil o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como “folhas soltas”, mas que foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comer-cializar, no final do século XIX, o folheto na forma tal como temos atualmente, por isso ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel”. Com o passar do tempo, o Cordel ganhou espaço e expressão também na encenação teatral, como destacou Edmilson Santini, criador da “Companhia de Teatro de Cordel”, em recente entrevista a revista RIF, onde revelou quais são as características do teatro de cordel em relação à literatura: “É o verso em cena. Depende do sujeito, da pessoa. Sendo ator, contador de histórias, o ator está em cena e influencia a estrutura da história, sem fugir à métrica e 6

PALA

VRA

DO

MESTR

E

à rima, seja sextilha ou quadra, ou seja, o formato que queira para dar uma cara teatral a estas histórias. E a literatura está presen-te ali. O teatro é levar o verso para cena. Uma peça, com começo, meio e fim, também pode ser feita no universo rimado. Isso não é novidade. Às vezes pode ficar chata, mas se dosar bem o contar com o cantar e se o universo poético que você vai desenvolver está considerando o ritmo, este ritmo é que deve estar presente numa peça que é transformada em cordel para que cumpra seu objetivo.”

E é com um de seus inúmeros folhetos que encerramos essa Palavra do Mestre, deixando aqui desde já, um convite a todas as professoras e todos os professores para o Café Literá-rio desse semestre, onde Edmilson Santini estará nos brindan-do com sua obra nas Comemorações do Dia do/a Mestre, no mês de outubro. Até lá!

“Você sabe o que é rima?

Rima é como estou falando:

Um verso embaixo, outro em cima,

A gente vai arranjando...

Se por exemplo, eu digo:

Que a paz conte comigo.

Eu aqui já estou rimando.

O digo comigo rima

Já que a sílaba final

Da palavra, dá um clima

De sonoridade que igual.

Rima bem no fim do verso.

Fazendo rima, eu converso

Com vocês e coisa e tal.

Nisso já tem poesia.

Poesia é natureza,

E natureza daria

Boa rima com beleza!

Daí se forma o poema,

Que desenvolve o tema.

Agora, por gentileza...

Vejam este pequenino

Folheto na minha mão,

Que brincando igual menino,

Voa dando explicação:

É folheto de Cordel.

Tudo escrito em bom papel.

Na capa a ilustração.”(...)

Fragmentos de xilogravura de J.Borges

Livretos de Cordel

REP

ROD

Uçã

O

ESPEcIAL MêS DO(A) PROfESSOR(A)

Espetáculo teatral 1 a 30/out “A Exceção e a Regra” de Bertolt Brecht 14 Cine Pipoca 06/out Filme na Subsede Campo Grande 15 Café Literário26/out De Machado a Gonzagão - uma viagem em cordel 16

OfIcINAS cURSOS DEbATE PALESTRAS

Oficina Literária 7/ago a 27/nov Criação de textos literários - poemas,

contos e crônicas 18 Oficinas18/ago Puxando os fios da memória 1925/ago a 1/set A arte de contar histórias com tapetes 2022/set Arte pra quê? A colaboração da Arte na Educação 2129/set Era uma vez na Matemática - Matemática e

literatura no Ensino Fundamental 226/out Brinquedos cantados e cantigas tradicionais

da infância 2320/out A princesa que eu fiz coroar: beleza e

diversidade na infância 2410/nov Educação Matemática e Origami 2524/nov Educação Audiovisual - Oficina de animação

em Stop Motion 26 Cursos16/ago a 8/nov Filosofia Política Moderna e Contemporânea 271 a 29/set Formação para educação das relações

étnico-raciais 321 a 29/set A arte do espectador -

A cena teatral contemporânea 345/out a 9/nov A influência britânica na cidade do Rio de janeiro 356/out Breve histórico da literatura infantil

e juvenil brasileira 3710 a 24/nov Escola de Formação Feminista 38 Debate13/ago A luta sindical também é feminista! Entendendo o

patriarcado e a luta feminista no sindicalismo 40 Palestras11/ago Crianças agitadas! Como lidar com elas? 4129/set Transtorno Opositivo Desafiador – TOD 42

sum

ári

o ATIVIDADES

Início Turmas

9 /ago Cursos de Alemão 45 6 e 8/ago Cursos de Espanhol 463, 7 e 8/ago Cursos de Francês 476, 7, 8 e 9/ago Cursos de Inglês 486/ago Curso de Italiano 50

cursos de LÍNGUAS ESTRANGEIRASsum

ário

SindTur Roteiro Cultural 1/9 A Belle Époque Carioca 51

Passeio Cultural 24/11 Visita guiada à Ilha Fiscal 52

Copap Programação 53Agosto Passeio ao Quilombo do Grotão

Setembro Visita ao Instituto Moreira Salles Viagem à Expoflora

Outubro Visita guiada à ABL: Chá opcional Ilha da Gigóia

Novembro Passeio a Penedo Feijoada do Salgueiro

Dezembro Aula de artesanato Encerramento das atividades: “Encontro de Natal”

Fórum Permanente de educação InFantIlToda 1ª terça-feira do mêsÀs 14h, na Sede-Centro Rua Pedro Lessa, 35 - Auditório do 2º andar

Venha participar!

REGRAS GERAIS

INScRIÇÕES

• Preferencialmente, as vagas serão oferecidas para professores(as) sindicalizados(as) e dependentes. • Atividades gratuitas: é necessário se inscrever por e-mail e aguardar confirmação.• Atividades pagas e cursos: as informações sobre inscrições e pagamento estão detalhadas na programação referente a cada atividade, contida nesse guia, em sua respectiva página.

fORMAS DE PAGAMENTO

• À vista ou parcelado em até 3 vezes (cheque ou cartão visa e MasterCard). • Grupos: Pagamento por boleto bancário somente para gru-pos, após contato prévio com a Escola do Professor para confir-mação de vagas.

VALORES DOS cURSOS DE LíNGUAS

• No início da sessão Curso de Línguas Estrangeiras deste guia, há uma tabela com os valores de cada curso, que correspondem ao pagamento da semestralidade (com a possibilidade de parcelamento mencionada acima).

A Escola do Professor é um patrimônio da categoria. Precisamos, juntos, garantir a sua sustentação financeira e política.

A Diretoria

11

OfIcINAScURSOSDEbATE

PALESTRAS

atividades

Ati

vid

ad

es

14

O Sinpro-Rio oferece atividades culturais

ESPETácULO TEATRAL

“A Exceção e a Regra” de Bertolt Brecht

}Durante o mês de outubro, desconto de 50% para o professor/a sindicalizado*

Horário a ser definido | Armazém da Utopia Orla Conde s/n– (Boulevard Olímpico) – Armazém nº 6 - Praça Mauá (Temporada: de setembro a outubro de 2018)

A Companhia Ensaio Aberto completa 25 anos de trabalho ininterrupto em 2018, ano em que se comemora os 200 anos de nascimento de Karl Marx. Em celebração ao “Ano Marx”, apresenta o espetáculo “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht, com direção de Luiz Fernando Lobo.

Sinopse: Brecht, quando escreveu A Exceção e a Regra, na Alemanha dos anos 30, buscava uma nova forma de comunicação direta com os trabalhadores. O dramaturgo via em Marx uma ferramenta fundamental para a análise do mundo contemporâneo.

Na peça, um comerciante contrata um guia e um carregador para atravessar o deserto. Durante o trajeto, exige demais dos dois contratados e com medo de que esta cobrança incite um motim, demite o guia e força o carregador a seguir em frente, ao que se perdem e ficam sem água. O carregador oferece seu cantil para o comerciante, que não consegue compreender o gesto depois dos abusos que cometeu e, desconfiado, pen-sa que o carregador vai matá-lo com uma pedrada e, então, mata-o com um tiro. No julgamento, o comerciante é absol-vido por um tribunal que entende que ele agiu em legítima defesa já que, pela regra, o carregador mataria o comerciante e, portanto, ele não poderia acreditar na exceção.

O desejo do autor é que o espectador estranhe sempre os mí-nimos e mais cotidianos gestos.

* Mediante apresentação da carteirinha do Sinpro-Rio.

Especial mês do/a Professor/a

Ativid

ad

es

15

Especial mês do/a Professor/a

Filme 1: EDUcAçãO EM cHAMASDireção: Diego Felipe Queiroz e Luiz Claudio Lima. Duração: 4 min.

O documentário mostra um pouco da greve dos professores das Redes municipal e estadual do Rio de Janeiro, no ano de 2013. O curta é parte integrante do filme “Rio em Chamas”.

Filme 2: RiO EM cHAMAS Direção: Diego Felipe Queiroz. Duração: 59 min.

Um documentário que trata sobre o processo de ocupações estudantis secundaristas no Rio de Janeiro em 2016. Um lon-ga totalmente produzido em meio ao levante estudantil: com imagens do cotidiano das ocupações, de manifestações e en-trevistas com os estudantes dentro do movimento.

Inscrições: No local, por ordem de chegada Entrada Franca

cINE PIPOcA

filme na subsede Campo Grande }6 de Outubro

Sábado | 14h | Subsede campo Grande Rua Manaí, 180 – próximo à faculdade Moacyr Bastos

FOTO

S/RE

PRO

DU

çãO

Ati

vid

ad

es

16

O Sinpro-Rio oferece atividades culturais

cAfÉ LITERáRIO

De Machado a Gonzagão - Uma Viagem em Cordel

}26 de outubroSexta-feira | 18h30 | Sede-centro

Edmilson Santini Escritor, ator e cordelista. Projetos educacionais e de cidadania tendo como base a Literatura em Cordel. www.teatroemcordel.com.br

Contar histórias em forma de cordel, dando ação à palavra rimada que, aliada à graça e dinâmica do ritmo, mantém vivo o interesse no espetáculo, do primeiro ao último verso. Transmitir de forma dinâmica, o que há de mais fascinante, múl-tiplo e genuinamente nosso: A Poética do Cordel, cuja essência narrativa, aliada ao poder de síntese de sua linguagem, possibi-lita ao narrador/brincante abordar os mais diversos temas, can-tando, contando, encenando, ao som de instrumentos – levado pelo prazeroso ritmo, na cadência de seus versos e rimas.O espetáculo começará pela Pessoa do velho-Chico – Rio São Francisco. Nossa Cantoria/Encantaria logo deságua na figura de Machado de Assis que, Pé no Chão, Cuca na Lua, desce o Morro do Livramento... Cruza as veredas Em Cordel; logo ancora em Terras de Assaré, onde Patativa e Gonzagão cantam o Sertão que é Nosso; um sertão que nos leva à

Especial mês do/a Professor/aRE

PRO

DU

çãO

/IN

TERN

ET

Ativid

ad

es

17

Especial mês do/a Professor/a

peleja de João Grilo e Chicó (numa singela homenagem a Ariano Suassuna). Como encerramento, o mote do Galope-à-Beira-Mar, que contará com a participação do público, com um desfecho em grande roda.Contar e cantar trechos de biografias desses personagens – misturando-os com algumas Lendas – é manter viva uma Tradição: o Cordel como testemunha cênico-poética de parte da História do Brasil.

Inscrições: [email protected] Entrada Franca

DIvU

LGAçãO

REPROD

Uçõ

ES

Ati

vid

ad

es

18

OfIcINA LITERáRIA

Criação de Textos Literários - poemas, contos e crônicas

}7 de agosto a 27 de novembroTerças-feiras | 9h30 às 12h | Sede-centro

Marcus Vinicius QuirogaEscritor, doutor em Literatura Brasileira, poeta, contista e ensaísta.

ObjetivosDespertar e exercitar a capacidade de escrever textos literários.

conteúdosA criação de textos literários, observando as diferenças entre o texto literário e o não literário, o sentido real e o figurado da lin-guagem; o verso livre (sem métrica) e o verso branco (sem rima), as figuras de linguagem; a maior ou menor comunicação dos textos, o lugar comum e a mudança de sentido; as diferenças temáticas e as ideias. Leitura de poetas e prosadores da literatura brasileira; análise crítica e produção de textos literários.

Inscrições: Sinpro-Rio 40 horas Vagas: 20

Valores:Sindicalizado/a e dependente: R$ 440Não sindicalizado/a: R$ 800Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 600

LIVRO

A primeira vez e outras histórias é uma reunião de poemas, crônicas e contos feitos pela turma da Oficina Literária do SINPRO, organizada por Marcus Vinicius Quiroga.

Na primeira parte da antologia, todos os textos abordam o tema da primeira vez em diferentes situações; já, na segun-da, os textos exibem uma liberdade de temas e variedade de formas, com a inclusão de alguns trabalhos realizados como exercícios em aula. Quem ler com atenção o livro, perceberá que não se tra-ta de uma antologia heterogênea e dispersa, mas de uma apresentação, ainda que pequena, de autores com voz própria e com estilo literário definido. A escrita constante e a bagagem cultural dos escritores desta oficina garan-tem a qualidade desta obra que, sem dúvida, provocará reflexões em quem se dedicar a sua prazerosa leitura.

REPRODUçãO

Ativid

ad

es

19

OfIcINA

Puxando os Fios da Memória Oralidade na Educação Infantil

}18 de agostoSábado | 9h às 13h i Sede-centro

Maria Lúcia LaraPedagoga, trabalha no CECIP e na Escola EDEM.

Objetivos: Promover reflexões sobre a importância das narrativas, a ex-pressão de sentimentos e ideias no processo de construção da identidade pessoal e do grupo.

conteúdos: Os direitos de aprendizagem expressos na Base Nacional Comum Curricular estarão evidenciados nas atividades pro-postas, de modo que seja possível reconhecer o valor das narrativas na constituição de sujeitos e seu processo de per-tencimento num grupo social.1º momento: lembranças, revelando sua identidade pessoal e conhecendo o grupo.2º momento: exploração das “caixas misteriosas”, construção de narrativas pessoais e coletivas a partir dos elementos con-tidos nas caixas.3º momento: jogos de percurso com o foco na afetividade.4º momento: sessão de vídeo para inspirar a produção do álbum: Fios das Memórias.5º momento: com o apoio de ferramenta metodológica, construir com os participantes a sistematização das reflexões sobre a importância das narrativas no processo de construção das identidades.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga Horária: 4 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

Ati

vid

ad

es

20

OfIcINA

A Arte de Contar Histórias com Tapetes

}25 de agosto e 1 de setembroSábado | 9h às 13h | Sede-centro

Daniela FossaluzaGraduada em Artes Cênicas, Mestre em Educação e atriz. Especialista em literatura e Educação Infantil e coordenadora do Projeto Costurando Histórias. Foi uma das responsáveis pela introdução da linguagem com os tapetes contadores de histórias no Brasil.

Objetivos:Constituir cumplicidade através de um momento, onde a sen-sação é a de que o contador revela a sua história de tapete; criar um vínculo de afinidade onde a palavra de um une-se à palavra de todos; apresentar o trabalho em torno dos tape-tes tridimensionais de histórias, de forma histórica, artística e pedagógica; desenvolver uma proposta criativa de interação entre a performance, a escrita, a oralidade, o objeto artístico, o mundo das imagens e das ideias.

conteúdos: Literatura (contos autorais e de domínio público); performan-ce da contadora de histórias; criação de materiais lúdicos e artísticos que contam histórias, fomentando a leitura e esti-mulando o imaginário.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 8 horas Vagas: 30

Sindicalizado/a e dependente: R$ 46Não sindicalizado/a: R$ 90Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 68

DIv

ULG

AçãO

Ativid

ad

es

21

OfIcINA

Arte pra quê? A Colaboração da Arte na Educação

}22 de setembroSábados | 9h às 13h i Sede-centro

Helio RodriguesArte-educador

Objetivos: Levar os profissionais participantes a refletirem sobre o que pensam e como utilizam, se o fazem, a arte em suas práticas educacionais.

conteúdos:Abordagem 1 - Teoria: "Arte pra quê?". Práticas relacionadas: "O que eu desven-do, o que eu descubro" • Duas camadas sobrepostas de papel. Os alunos abrem

com palitos um espaço na camada superior e em seguida trabalham com materiais gráficos nas duas camadas."A partir de um rejeito", o pedaço de papel que foi retirado da camada superior, na proposta anterior, é colado em uma outra folha de papel e passa a ser o ponto de partida para uma nova composição.

Abordagem 2 - Teoria: "A colaboração da Arte na Edu-cação" Prática relacionada: "Olhar e interpretação" ou "Informação e conhecimento"• O professor "desenha" um traço, uma forma e um ponto

no espaço e os alunos "copiam", reproduzindo o que viram no papel. A partir desses 3 elementos, desenvolvem com materiais gráficos uma composição.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 30

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

DIv

ULG

AçãO

Ati

vid

ad

es

22

OfIcINA

Era uma vez na Matemática...Matemática e Literatura no Ensino Fundamental

}29 de setembroSábado | 9h às 12h e 13h às 16h | Sede-centro

Andréa Nivea Neves SantosPedagoga, especialista em Tecnologia da Educação e em Supervisão Escolar com experiência, estudo e investigação em Matemática, Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental I.

Objetivos: Apresentar atividades que, a partir do trabalho literário, en-volvam os personagens e os cenários das histórias em jogos, desafios e situações-problema e conhecer projetos e ativida-des matemáticas possíveis, a partir dos desdobramentos das obras da literatura infantil.

conteúdos: Obras literárias infantis - critérios para apreciação, atividades interdisciplinares - quais as vantagens? e reflexão sobre o ensino/aprendizagem em matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Livros utilizados: Problemas da Família Gorgonzola (Eva Furnari), As Cento-peias e seus Sapatinhos (Milton Camargo), As Três Partes (Edson Luiz Kozminski), Os Dez Amigos (Ziraldo), Espaguete e Almôndegas para Todos! (Marilyn Burns e Debbie Tilley), entre outros.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 6 horas Vagas: 30

Sindicalizado/a e dependente: R$ 35Não sindicalizado/a: R$ 60Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 51

REPRODUçõES

Ativid

ad

es

23

OfIcINA

Brinquedos Cantados e Cantigas Tradicionais da Infância

}6 de outubroSábado | 9h às 13h | Sede-centro

Fabrícia Machado de carvalhoContadora de histórias, brincante, produtora cultural e educadora nas instituições: Quintal de Estrelas, Jangada e Nosso Quintal.

Objetivos: Fazer emergir a música ancestral que nos habita, que toca a nossa alma e os nossos corações; cantar e experienciar o en-contro/reencontro com a nossa voz, com o nosso canto, com o nosso corpo e com o cancioneiro popular da infância brasilei-ra. Trocar repertórios, brinquedos cantados, brinquedinhos de mão, rodas de verso e contos acumulativos; cantar os mares, os rios, a chuva, as sereias, os peixes, os pássaros, a terra, o amor, a lua, o sol, as estrelas, os encantos e as lindezas do mundo e criar espaço musical através de jogos de composição.

conteúdos: Sensibilizar os participantes para a vivência de uma Educação através do contato com a música e seus elementos e ampliar uma educação para os sentidos e para a poesia da vida.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 30

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

DIvU

LGAçãO

Ati

vid

ad

es

24

OfIcINA

A Princesa que Eu Fiz Coroar: Beleza e Diversidade na Infância

}20 de outubroSábado | 9h às 13h |Sede-centro

Rosemeri Maria da conceiçãoHistoriadora e Educadora. Mestre em História Social/USP. Foi Docente e Coordenadora Acadêmica no Projeto A Cor da Cultura; Parecerista da ONU Mulheres, Ministério da Cultura e SESC-DN; Professora da UERJ. Atualmente é Professora de Educação e Relações Étnico-Raciais na Escola/UFRRJ.

Objetivos: Refletir como a noção de belo atua, ainda na infância, como definidora de papeis sociais, fator de autoestima ou de este-

reótipos que impactam os/as envolvidos/as nas suas relações de convi-vência social e respeito ao outro.

conteúdos: Uma breve história da be-leza e suas implicações à luz da Diversidade; a Lei 10639/03: uma legislação para a pluralidade estéti-ca; a importância do pro-tagonismo afro-indígena na literatura infantil; au-tores e propostas: quais obras adotar; cadê a nossa boneca: os brinquedos e a construção da afetividade e respeito ao outro; prin-cesas, rainhas e feminismo no universo infantil.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

REPRODUçãO/INTERNET

Ativid

ad

es

25

OfIcINA

Educação Matemática e Origami }10 de novembro

Sábado | 9h às 13h | Sede-centro

Eliane Moreira da costaMestre em Educação, professora aposentada da graduação em matemática/UFF/RJ.

Objetivo: Produzir materiais pedagógicos que possam auxiliar o traba-lho do professor na Educação Infantil, a partir da construção de modelos em origami.

conteúdo: Produção de materiais pedagógicos em Origami (contado-res numéricos, escalas de um a dez, sólidos geométricos, caixas de seriação e classificação, dominó de prismas e ou-tros jogos).

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 25

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

DIvULGAçãO

Ati

vid

ad

es

26

OfIcINA

Educação AudiovisualOficina de animação em Stop Motion

}24 de novembroSábado | 9h às 13h | Sede-centro

Dagmar de Mello e SilvaDoutorado em Educação. Professora da Faculdade de Educação da UFF/RJ.

Objetivo: Promover uma atividade teórico-prática em que a animação pela técnica de Stop Motion ou quadro-a-quadro não se li-mite a um mero recurso didático, mas que se desdobre em novas produções poéticas/tecnológicas que ampliem nossos olhares para a importância de uma educação audiovisual no tempo contemporâneo.

conteúdos:As novas tecnologias e a forma como as imagens interferem em nossas vidas vêm produzindo processos de subjetivação que nos convocam, enquanto educadores, à necessidade de encontrar brechas em nossos currículos para uma educação audiovisual. Essa proposta é um convite para aprofundar-mos questões relacionadas ao discurso áudio-imagético e problematizarmos essas práticas discursivas no sentido de revertê-las em favor de práticas educativas que contemplem esses “novos modos de ler, ver, pensar e aprender”, contri-buindo para potencializar processos de aprendizagem na produção do conhecimento.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

REPRODUçãO/INTERNET

Ativid

ad

es

27

cURSO

Filosofia Política Moderna e Contemporânea

}16 de agosto a 8 de novembroQuintas-feiras | 18h30 às 20h30 | Sede-centro

Roberto Ponciano Gomes de Souza JúniorLicenciado em Letras (UNISUAM) e Mestre em Letras Neolatinas (UFRJ). Mestre em Filosofia/Ética (Universidade Gama Filho). Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo (CESIT/UNICAMP). Formador do coletivo de formadores da CUT-Rio e professor da rede privada.

Marcus Vinícius carvalhoLicenciado, Bacharel e Mestre em filosofia/UERJ. Especialista em Gestão de processos educativos/UERJ. Diretor do Polo CEDERJ Duque de Caxias/RJ, Professor da rede Estadual de Ensino.

Objetivo: Formar politicamente os professores ativistas para as lutas do cotidiano.

Ementa:O curso visa dar aos alunos instrumentais para analisar e trabalhar conceitos e materiais da filosofia contemporânea, através dos autores políticos mais usados, seja na crítica so-

Ati

vid

ad

es

28

cial, seja na crítica acadêmica. Começando por Maquiavel, o fundador do realismo político, e chegando aos autores que influenciam diretamente as universidades e as lutas sociais, como Marx, Foucault, Hannah Arendt e Mészàros.

cONTEúDOS

}16 de agostoMAQUiAVEL (Professor Marcus Vinícius Carvalho)

Maquiavel é considerado por muitos como o iniciador da ciência política. Seu tra-balho é controverso e suscita muita discussão. Nesse curso, daremos ênfase à questão do poder e como ele se articula com as formas de governar. Temas: Maquiavel e a política moderna; O príncipe, técnicas de governo; fortuna e virtú; poder e política. A formação dos estados nacionais; Guerra e política; Ética e política; A função da guerra na política.

}23 de agostoNiETZScHE(Professor Roberto Ponciano)

Nietzsche e a negação das grandes narra-tivas. Ética do ressentimento, Übermensch

– um termo mal entendido, vontade de po-tência. Uma leitura libertária de Nietzsche.

Temas: Explicar como Nietzsche entende a moral cristã como reflexo tardio da decadência do pensamento grego. A moral ressentida, o cristianismo como vingança deliberada contra o forte. A vontade de potência e suas duas interpretações, a reacionária, como dominação (dialética do senhor e do escravo) e a libertária, como de-sejo de fruição. O homem que ainda não nasceu, a supera-ção da moral sofredora.

}30 de agostoHOBBES(Professor Marcus Vinícius Carvalho)

Hobbes é considerado por muitos como o pensador do absolutismo. Teremos como ên-fase nesse curso a perspectiva de Hobbes sobre

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

Ativid

ad

es

29

a guerra, a guerra civil e como o Estado é o contraponto da guer-ra civil, ou a guerra civil como o outro do Estado. Temas: Hobbes e o Leviatã; o absolutismo de Hobbes, For-mação do Estado; da guerra e da não-guerra; a guerra civil.

}6 de SetembroMARX(Professor Roberto Ponciano)

Marx fundador da Modernidade. Tudo que é sólido desmancha no ar. Luta de Classes, democracia de mas-sas, Estado, Socialismo, Comunismo. Emancipação da classe trabalhadora. Temas: Marx como criador da modernidade. A importância do materialismo dialético para a história e as ciências sociais em geral. A fundação da modernidade repousando em Marx, Baudalaire, Nietzsche e Freud. A ideia de uma utopia não utó-pica. Fetiche, Alienação e Reificação.

}13 de SetembroMARX(Professor Roberto Ponciano)

Fetichismo da Mercadoria e alienação. O lugar do marxismo na contemporaneidade. Marx estaria superado? Temas: O marxismo e a contemporaneidade. O mal-estar na civilização e a crise na filosofia. Estaria o marxismo e as grandes narrativas necrosadas? O espaço da Filosofia Política nos tempos modernos. Para além do Capital, a superação da sociedade de classes é possível?

}20 de SetembroHANNAH ARENDT(Professor Marcus Vinícius de Carvalho)

Hannah Arendt inicia sua reflexão sobre a política com um extenso trabalho sobre os totalitarismos, desenvolvendo posteriormente uma profunda reflexão sobre a revolução e a violên-cia como o outro do poder. Temas: Hannah e os totalitarismos; violência e poder; Sócra-tes e a desobediência civil; trabalho, labor e ação; A política como ação humana.

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

Ati

vid

ad

es

30

}27 de SetembroGRAMSci(Professor Roberto Ponciano)

Hegemonia, intelectual orgânico, o mo-derno príncipe (leitura revolucionária de Maquiavel). Papel da imprensa. Papel do in-divíduo no socialismo. Temas: Gramsci e a ideia de hegemonia. Bloco histórico, intelectual orgânica. Relação entre razão e emoção, dispu-ta de corações e mentes. A imprensa como moderno parti-do político. A real politik, leitura revolucionária de Nicolau Maquiavel, o antipríncipe.

}4 de OutubroFOUcAULT(Professor Marcus Vinícius Carvalho)

Foucault é um dos pensadores contemporâne-os mais conhecidos entre várias áreas de pen-

samento. Sua reflexão sobre o poder, passando pelo poder disciplinar, os melífluos micropoderes até a

concepção de Biopolítica, é fundamental para entender nossa sociedade contemporânea e tem suscitado diversos estudos. Temas: Foucault e o poder disciplinar; Poder e saber; história das punições; história da sexualidade. Discursos e interdições.

}11 de OutubroFOUcAULT 2(Professor Marcus Vinícius Carvalho)

O segundo encontro sobre o pensamento político de Fou-cault é um mergulho sobre a noção de biopolíticas. Iremos abordar as várias concepções de biopolítica que surgem em suas obras e a noção de governamentalidade. Temas: A Biopolítica, conceito e história; biopolítica e o libe-ralismo; biopolítica e a saúde; Biopolítica e a guerra; Revolu-ções, insurreições e resistências.

}18 de OutubroLUKÁcS(Professor Roberto Ponciano)

Ontologia do ser social. Trabalho alie-nado e o ser do homem. Intentio obli-

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

Ativid

ad

es

31

qua e intentio recta, novamente a questão do indivíduo no socialismo. Temas: Gyorg Lukács e o materialismo histórico. Conceito de ontologia, uma ontologia materialista do homem. Imanentis-mo histórico. O lugar da crítica e da representação, realismo. visão materialista e dialética de história. Intentio Oblicqua e intentio recta. O lugar do indivíduo no socialismo, discussão de liberdade. Totalidade e totalitarismo. Última instância e mecanicismo.

}25 de OutubroGiORGiO AGAMBEN(Professor Marcus Vinicius Carvalho)

Agamben é um autor atual com uma obra de grande relevância na atualização dos temas caros à Hannah Arendt e Foucault. Se-gundo ele, o estado de exceção tornou-se norma e cabe ao filósofo perceber e dar conta de entender esse fe-nômeno urgente da política. Temas: Atualização da biopolítica; biopolítica e soberania; a vida nua; homo sacer; o estado de exceção; Carl Schimitt e Benjamin.

}8 de NovembroMÉSZÀROS(Professor Roberto Ponciano)

O século XXI, socialismo ou barbárie. Para além do capital.

Temas: Fetiche e alienação em Lukács. O papel do indivíduo na história. Bloco históri-

co. Educação para além do Capital. Ideologia e vida social. O fim da história. E o capitalismo insuperável? Práxis e Educa-ção. Limites da exploração capitalista. Hierarquia e autorita-rismo, luta de classes. Bolhas e crise no sistema. Crise estrutu-ral e terminal do capitalismo.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 24 horas Vagas: 30

Sindicalizado/a e dependente, estudantes e sindicatos filiados às centrais sindicais: R$ 160Outros/as interessados/as: R$ 200

REP

RO

DU

çãO

REP

RO

DU

çãO

Ati

vid

ad

es

32

cURSO

Formação para Educação das Relações Étnico-raciaisDimensões da cultura Afro-Brasileira

}1º a 29 de setembroSábados | 9h às 13h | Sede-centro

Profª. Drª. Rosalia de Oliveira LemosCoordenadora do NEABI/ IFRJ/ Campus Nilópolis.

Prof. Alexandre do NascimentoProfessor da FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica

do Estado do Rio de Janeiro - Educação e Tecnologias de Informação.

Profª. Mª. Marize conceição de JesusProfessora de História pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e GESTAR - Grupo de Estudos e Ação Racial.

Profª. Andréa da Motta MonteiroEspecialista, Professora do IFRJ - Campus Nilópolis

Objetivos: Capacitar os/as participantes, visando ao desenvolvimento de conteúdos so-bre a relevância, reconhecimento e a va-

lorização da diversidade étnico-cultural existente no contexto nacional, a partir

da efetiva aplicação da Lei No. 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da Histó-

ria e Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo e contexto escolar; estreitar laços

com profissionais da rede de ensino do estado do Rio de Janeiro e demais públicos-alvo, para

contribuir na aquisição de conhecimentos sobre a temática e mapear as diferentes ações, referen-

tes aos conhecimentos, práticas e fazeres destes públicos, em relação às temáticas afro-brasileiras.

Ativid

ad

es

33

conteúdos:

}1 de SetembroA importância das Políticas Públicas para a erradicação do racismo no Brasil Profª. Rosalia de Oliveira Lemos

• Apresentação do curso

}15 de setembroRelações Raciais, Movimento Negro, Políticas de Ação Afirmativa e Educação das Relações Étnico-Raciais Profª Alexandre do Nascimento

}22 de setembroO Movimento Negro e a Ditadura Militar Profª Marize Conceição de Jesus

}29 de setembroAs Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a teoria pós-colonial Profª Andréa da Motta Monteiro

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 16 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a, dependente e estudantes: R$ 144Não sindicalizado/a: R$ 288Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 208

REPR

OD

Uçã

O/I

NTE

RNET

ARTES vETORIAIS/FREEPIK

Ati

vid

ad

es

34

cURSO

A Arte do EspectadorA cena teatral contemporânea

}01, 15, 22 e 29 de setembroSábados | 11h às 14h | Armazém da Utopia Orla Conde s/nº (Boulevard Olímpico) - Armazém 06, Praça Mauá

Realização: instituto Ensaio AbertoOng e Companhia Teatral dedicada à pesquisa de linguagem em artes cênicas e plásticas.

Objetivos: Desenvolver a curiosidade e a capacidade de análise e de crítica; permitir a discussão da estética da cena contemporânea; formar espectadores especializados e capacitar espectadores leigos.

conteúdos:Conhecer alguns diretores contemporâneos, como: Ariane Mnouchkine, Peter Brook, Bertolt Brecht, Tadeuz Kantor, Ro-ger Planchon, Giorgio Strehler, Peter Stein, Patrice Chereau, Klaus Michael Gruber, Mathias Langhoff e outros; o diretor Luiz Fernando Lobo analisará, junto com os alunos, a gramá-tica cênica de cada um destes diretores, suas linguagens, fi-liações estéticas e os respectivos pressupostos teóricos que precederam a criação de cada um destes espetáculos. Anali-sar experiências visuais e perceber diferentes possibilidades óticas; desenvolver a arte de olhar; identificar as principais linhas de força de uma determinada cena; identificar a im-portância do uso de uma certa cor, ou o que determinou uma cenografia, uma luz ou um figurino.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 12 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 108Não sindicalizado/a: R$ 216Associados/as de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 156

DIv

ULG

AçãO

Ativid

ad

es

35

cURSO

A Influência Britânica na Cidade do Rio de janeiro

}5 de outubro a 9 de novembroSextas-feiras | 16h às 18h | Sede-centro

Maria da Glória TuxenBióloga, bacharel em Ecologia/UFRJ, especialista em Gestão da Biodiversidade/Jardim Botânico do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestranda do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia-HCTE da UFRJ.

Regina Maria F. castelo BrancoMestra em História do Brasil/UFF, especialista em Sociologia Urbana/UERJ/ICH. Extensão em Educação: Africanidades (curso a distância/UnB).

Objetivos: Analisar a presença dos britânicos na cidade do Rio de Janei-ro, do século XvI ao início do século XX e refletir sobre a influ-ência britânica nas práticas culturais dos cariocas.

conteúdos:

}5 de outubroNatureza e cidadeO Brasil no contexto internacional, do século XvI ao início do século XX.• A cidade do Rio de Janeiro: da fundação à chegada da corte

portuguesa.• A elaboração do conceito de natureza tropical e a relação

com os ecossistemas locais. • viajantes e naturalistas britânicos.

REPR

OD

Uçã

O

Ati

vid

ad

es

36

}19 de outubroUma cidade que prometeA cidade do Rio de Janeiro, sede da monarquia portuguesa, e a influência britânica.• Contexto histórico: os acordos comerciais e o comércio

inglês na cidade.• Os britânicos e a cidade do Rio de Janeiro: população e

escravidão.• Ciência, Pesquisa e Tecnologia. A criação do Jardim

Botânico, do Museu Real e as Academias.• Fé, ritos e hábitos de higiene no cotidiano.

}26 de outubrocampo fértilA organização do império brasileiro e a influência britânica.• A influência britânica na independência do Brasil e na sua

organização política, econômica, social e cultural.• “vamos produzir e circular”: a questão do trabalho e de

uma nova educação.• Imprensa, literatura e a influência britânica. • “vamos passear”: novos serviços e cotidiano.

}9 de novembroO canto do cisneA redução da influência britânica na cidade do Rio de Janeiro e a República.• O contexto histórico: do Império à República.• “A propaganda é a alma dos negócios”: as exposições

nacionais e internacionais.• As reformas urbanas, as obras do porto do Rio de Janeiro e

a presença britânica. • O canto do cisne e as novas modas: chá das cinco,

dandismo e o inglês norte-americano.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 8 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 72Não sindicalizado/a: R$ 144Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 104

REPROD

UçãO

Ativid

ad

es

37

cURSO

Breve Histórico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira

}6 de outubroSábado | 9h às 13h | Sede - centro

Marisa de Almeida BorbaPedagoga. Trabalha na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil/ FNLIJ, especialista em literatura infantil e juvenil, bibliotecas e formação de leitores.

Objetivos: Conhecer a literatura infantil e juvenil brasileira e alguns de seus grandes escritores.

conteúdos:O surgimento da literatura infantil e juvenil e seu con-texto histórico. A impor-tância da leitura literária. A qualidade do livro de literatura para crianças e jovens. A obra de alguns escritores: Lygia Bojun-ga, Ana Maria Machado, Roger Mello, Bartolomeu Campos de Quei-rós e Marina Colasanti.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 20

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

MONTAGEM SOBRE REPRODUçõES

REPRODUçàO

Ati

vid

ad

es

38

cURSO

Escola de Formação Feminista }10 e 24 de novembro

Sábados | 9h às 14h | Subsede – campo Grande Rua Manaí, 180 – próximo à Faculdade Moacyr Bastos

O Núcleo Rosa dos ventos, da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), vem realizando a construção das Escolas de Formação Feminista e essa é a quarta etapa, desta vez com a parceria do Sinpro-Rio. Nessa Escola, de 7 módulos (5 noturnos e 2 sábados), o objetivo central é fazer a interlocução da luta feminista, auto-organizada, e seus caminhos de

resistência à atualidade neoliberal, com os desafios que as mulheres vivem nos seus cotidianos.

parceria!

Objetivos: • Formar mulheres no campo do feminismo popular

socialista; • fortalecer as professoras em temas que perpassam seu

trabalho como educadoras; • estimular a auto-organização como instrumento central

na luta das mulheres por sua emancipação; • promover a interlocução entre mulheres de vários campos

de atuação e militância; • construir entendimentos comuns nas lutas de resistência

ao neoliberalismo e conservadorismo e na indicação de alternativas.

Ativid

ad

es

39

Para desenvolver cada módulo, foram convidadas mulheres com formação acadêmica e militantes feministas, que pos-sam mediar os espaços e a formação.

conteúdos:

}10 de novembroMódulo 1: Patriarcado, gênero e a luta feminista

}24 de novembroMódulo 2: Educação não sexista e resistência ao conser-vadorismo

coordenadoras:

Miriam StaroskyMestre em sociologia/IESP e militante da MMM.

Maria Eduarda Quiroga (Duda)Especialista em Economia Política UFES, especialista em gênero e sexualidade pelo CLAM/IMS/UERJ, especialista em Educação Infantil pela PUC-RIO, especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Pró-Saber.

Maria Marta de Andrade cerqueira Diretora do Sinpro-Rio.

Yara Maria PereiraDiretora do Sinpro-Rio.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 10 horas Vagas: 30

Valor: R$ 46,00

ARTE SO

BRE FOTO

/CLEM O

NO

JEGH

UO

/UN

SPLASH

Ati

vid

ad

es

40

DEbATE cOM A cONVIDADA:

A Luta Sindical também é Feminista!Entendendo o patriarcado e a luta feminista no sindicalismo

}13 de agostoSegunda-feira | 18h30 às 21h | Sede-centro

Míriam StaroskyMestra em sociologia, psicóloga e militante do Movimento Mundial das Mulhres/MMM.

Objetivos: Apresentar o conceito de patriarcado e entendê-lo no nó ca-pitalismo/racismo. Apresentar o panorama da luta feminista e do feminismo construído nos espaços mistos, principalmente no sindicalismo. Estimular a auto-organização das mulheres sindicalistas e a luta feminista no sindicato.

conteúdos:Patriarcado e gênero; nó patriarcado/capitalismo/racismo; rá-pido histórico da luta feminista e das ações das sindicalistas; quais são as pautas feministas.

Inscrições: [email protected] Entrada Franca

DIv

ULG

AçãO

Ativid

ad

es

41

PALESTRA cOM:

Crianças Agitadas! Como Lidar com Elas?Compreendendo e agindo através da Transpsicomotricidade

}11 de agostoSábado, | 9h às 13h | colégio Anglo Americano/BarraRua Almirante Heráclito da Graça Aranha, 234 - Cond. Nova Ipanema -Barra

Eduardo costaPsicomotricista clínico e educacional. Doutor e mestre em Ciências: Saúde da Criança - IFF/FIOCRUZ – M.S. Criador e Formador da TransPsicomotricidade Educacional e Clínica.

Objetivos: Dialogar sobre o tema, a partir do olhar da TransPsicomotrici-dade – Psicomotricidade com base no pensamento complexo e transdisciplinar, contribuindo com a compreensão e formu-lação de estratégias dos educadores que enfrentam o desafio de lidar com a chamada “Criança Agitada” e suas necessidades.

conteúdos:O que é uma criança?; os limites entre normal e patológico; o que é Transpsicomotricidade?; compreendendo a infância e suas necessidades; agitação e hiperatividade, semelhanças e diferenças; como lidar com crianças chamadas agitadas e pen-sar estratégias Transpsicomotoras para acolher o movimento.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 4 horas Vagas: 100

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

FOTO

/FRE

EPIK

Ati

vid

ad

es

42

PALESTRA cOM:

Transtorno Opositivo DesafiadorTOD - Aspectos Teóricos e Práticos

}29 de setembroSábado | 9h às 13h | Subsede - campo GrandeRua Manaí, 180 – próximo à Faculdade Moacyr Bastos

Osmar Rivieri LupePsicopedagogo institucional e clínico, coordenador pedagógico e professor de língua portuguesa.

Objetivos: Informar os educadores sobre a identificação dos sinais do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e orientá-los na dinâ-mica em sala de aula com as crianças do TOD.

conteúdos: Histórico; definição e alteração no comportamento da criança e orientação para os/as professores/as.

Inscrições: Sinpro-Rio Carga horária: 04 horas 30 vagas

Sindicalizado/a e dependente: R$ 23Não sindicalizado/a: R$ 45Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos: R$ 34

ART

E SO

BRE

FOTO

/FRE

EPIK

ALEMãOESPANhOL

INGLêSfRANcêSITALIANO

línguas estrangeiras

bye

Heyhej

Hi!

Salut adios

HOLA

HALLO

Líng

uas

Estr

ang

eira

s

44

VínculoSemestralidade

Mínimo de 10 alunos p/ turma

Sindicalizado/a e dependente R$ 375

Não sindicalizado/a R$ 713

Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos

R$ 488

TURMAS cOM MENOS DE 10 ALUNOS

• Havendo interesse dos inscritos, poderemos formar turmas com o mínimo de 7 alunos, o que acarretará acréscimo no valor a ser pago, conforme quadro abaixo.

Carga horária: 30 horas Vagas: 15 (cada turma)

Vínculo

SemestralidadeMínimo de alunos p/ turma

9 8 7

Sindicalizado(a) e dependente R$ 405 R$ 443 R$ 491Não sindicalizado R$ 743 R$ 781 R$ 829Associado/a de outra entidade de professor/a ou professor/a maior de 60 anos

R$ 518 R$ 556 R$ 604

regras e valores• Os preços dos cursos de línguas tiveram, em seus cálculos, como número base, turmas com 10 alunos ou mais e correspondem ao pagamento da semestralidade (com a possibilidade de parcelamento mencionada na pág. 11). • A taxa de material está incluída nos valores

TURMAS DE 10 ALUNOS OU MAIS

Carga horária: 30 horas Vagas: 15 (cada turma)

POLíTIcA DE cANcELAMENTO

• Em caso de desistência antes do início do curso, será cobrada multa de 10% do valor pago.

Língua

s Estrang

eiras

45

Cursos de Alemão Regular

Objetivo: Desenvolver as habilidades oral e escrita em ale-mão.

conteúdos: Exercícios e atividades de compreensão auditiva e de leitura, comunicação oral e escrita, utilizando situações do cotidiano e da cultura alemã.

QUiNTAS-FEiRAS, DE 9 DE AGOSTO A 29 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL LiVRO HORÁRiO

C Básico Menschen A1.2 10h às 12h

A Básico Menschen A1.2 14h às 16h

B Básico Menschen A1.1A partir da lição 7

16h às 18h

Livro: Menschen: Kursbuch (livro texto) + Arbeitsbuch (livro de exercícios).

Selma QuintanilhaProfessora graduada pela UERJ com curso de extensão em alemão como língua estrangeira pela Universidade Landau-Koblenz na Alemanha. Atualmente, leciona no ICG – Instituto Cultural Germânico.

LíNGUAS ESTRANGEIRAS

SEDE-CENTRORua Pedro Lessa, 35 - 3º andar

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha

REPR

OD

Uçã

O

Líng

uas

Estr

ang

eira

s

46

Cursos de EspanholConversação

Objetivos: Motivar os alunos para o aprendizado da língua espanhola através de atividades comunicativas e expositivas que versam sobre hábitos, costumes e traços culturais de na-tivos de espanhol, com o desenvolvimento gradual das regras gramaticais; desenvolver as capacidades de comunicação es-crita e, principalmente, oral, compreensão auditiva e leitora. conteúdos: Textos de compreensão auditiva e de leitura; diálogos; jogos; dramatizações; músicas e vídeos, enfocando aspectos das culturas que formam os universos espanhol e latino-americano; trechos ilustrativos da literatura em língua espanhola.

SEGUNDAS-FEiRAS, DE 6 DE AGOSTO A 12 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO PROF.(A)

A Básico 2 14h às 16h Rachel

QUARTAS-FEiRAS, DE 8 DE AGOSTO A 14 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO PROF.(A)

B Avançado 11h às 13h Rachel

D Intermediário 14h às 16h Vera

C Básico (iniciante) 14h às 16h Rachel

Rachel Ribeiro couto Rodrigues Licenciada em Letras Português/Espanhol/UFRJ, Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pelo CEFET/RJ. Professora de Espanhol do Ensino Médio.

Vera Regina de Almeida couto Professora de Espanhol com curso superior da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade de Lancaster, Inglaterra.

Catedral de Barcelona, Espanha

REPR

OD

Uçã

O

Língua

s Estrang

eiras

47

Cursos de FrancêsConversação - “Le plaisir de parler” Objetivo: Motivar a aprendizagem da língua francesa em si-tuações do cotidiano e lúdicas.

SEXTAS-FEiRAS, DE 3 DE AGOSTO A 7 DE DEZEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

F Avançado 10h às 12h

G Avançado 13h30 às 15h30 (turma de teatro)*(* Preparação do espetáculo teatral a ser apresentado em 13 de dezembro)

TERçAS-FEiRAS, DE 7 DE AGOSTO A 13 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

C Intermediário 10h às 12h

A Intermediário 13h30 às 15h30

B Avançado 15h30 às 17h30

Ana Sylvia FernandesFormada pela Alliance Française de Paris, graduada em Literatura Francesa pela Sorbonne.

Regulares Objetivos: Propiciar ao aluno um estu-do simples, claro e interessante da língua francesa.Permitir ao aluno, através de situações cria-das em aula, a utilização de um vocabulário direcionado ao cotidiano. Dar subsídios para que o aluno construa seu vocabulário, permitindo, assim, uma comunicação mais espontânea, mais compreensível, com as regras gramaticais sendo assimiladas naturalmente.

QUARTAS-FEiRAS, DE 8 DE AGOSTO A 14 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

C Básico 3 10h às 12h

A Básico 4 13h30 às 15h30

D Básico 2 15h30 às 17h30

Ana Sylvia FernandesFormada pela Alliance Française de Paris, graduada em Literatura Francesa pela Sorbonne.

Museu do Louvre, Paris, França

REPR

OD

Uçã

O

Líng

uas

Estr

ang

eira

s

48

Cursos de InglêsConversação – Let’s sing and speak EnglishObjetivos: Motivar os alunos para o aprendizado da língua in-glesa através de dramatizações de situações do cotidiano - “Si-tuational English” e Travel Situations. Serão destacados aspectos funcionais e gramaticais da língua inglesa, incentivando o aluno a participar na criação e na improvisação de novos diálogos.

conteúdos: Apresentação de musicais, Standards, Pop songs e Play Reading para que esse aprendizado se faça de maneira prazerosa e eficaz, facilitando a pronúncia, ritmo e entonação. Textos autênticos de jornais, revistas e séries de Tv serão usados a fim de facilitar e melhorar a capacidade de compreensão e expressão.

SEGUNDAS-FEiRAS, DE 6 DE AGOSTO A 12 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

A Avançado 1 14h às 16h

TERçAS-FEiRAS, DE 7 DE AGOSTO A 13 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

B Intermediário 2 14h15 às 16h15

C Intermediário 16h15 às 18h15

QUARTAS-FEiRAS, DE 8 DE AGOSTO A 14 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

E Básico 2 11h45 às 13h45

Márcia KrengielEspecialista em Língua Inglesa/UERJ. Diploma Cambridge University. Diploma University of Michigan–Ann Arbor. Certificate -Teachers of English as a Second Language (University of Southern California – USC). Certificate – Distance Learning – Bowling Green State University/ BG – OHIO.

Inglês regularObjetivos: Desenvolver habilidades de comunicação na lín-gua inglesa (listening, speaking, reading, writing), com ênfa-se na fala. As atividades incluem o uso de diálogos e vídeos em situações típicas do dia a dia, utilização de música para aprimoramento da pronúncia e da fluência, assim como ou-tras formas de estímulos em sala, visando à desinibição no uso de uma segunda língua.

Língua

s Estrang

eiras

49

TERçAS-FEiRAS, DE 7 DE AGOSTO A 13 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

B Intermediário 3 10h às 12h

D Básico 3 14h30 às 16h30

QUiNTAS-FEiRAS, DE 9 DE AGOSTO A 29 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

A Básico 1 10h às 12h

C Básico 2 14h às 16h

João TatitProfessor de Inglês; Cultura Inglesa (cursos para Adultos); Certificate Overseas Teachers of English C.O.T.E.; T.T.C.; Diploma Cambridge University. Especialização Cultura e Instituições Britânicas (Bell Schools, London). Cursos Universidade Brasília: Treinamento Inglês Corporativo para Empresas (Petrobrás, Banco Central).

Inglês com fins acadêmicos I

Objetivos: Identificar os elementos linguísticos que forne-cem suporte à compreensão textual de textos acadêmicos em língua inglesa; reconhecer e usar adequadamente as es-tratégias de leitura; reconhecer gêneros textuais e sua rele-vância para o desenvolvimento da capacidade leitora.

conteúdos: Leitura e análise dos componentes linguísticos de textos acadêmicos para professores, pesquisadores, alu-nos de iniciação científica, alunos de pós-graduação lato sen-su e stricto sensu.

QUiNTAS-FEiRAS, DE 9 DE AGOSTO A 29 DE NOVEMBRO

TURMA HORÁRiO

A 15h às 17h

Flávio Souza Especialista e Mestre em Linguística/ UERJ. Ensina Língua Inglesa, com ênfase em Léxico, Gramática, Escrita, Produção Oral, Inglês com Fins Acadêmicos, além de desenvolver cursos com fins específicos e preparatórios para provas de certificação (TOEFL, IELTS, TOEIC). Leciona inglês com fins acadêmicos, no Centro de Extensão da UERJ. Professor e tradutor do The Boston School of English (BRASAS).

FREE

PIK

Líng

uas

Estr

ang

eira

s

50

Curso de Italiano Conversação - “L’italiano in pratica”

Objetivos: Desenvolver o aprendizado do italiano e motivar a prática da língua, através de um curso rico em atividades lúdicas e culturais (música, vídeos, jogos, histórias em quadri-nhos, textos, etc).

conteúdos: Desenvolvimento das quatro habilidades (lei-tura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral), com enfoque na prática comunicativa em situações do cotidiano, exercícios e discussão de textos.

SEGUNDAS-FEiRAS, DE 6 DE AGOSTO A 12 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

D Intermediário 3 14h às 16h

C Básico 2 16h às 18h

QUARTAS-FEiRAS, DE 8 DE AGOSTO A 14 DE NOVEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

E Intermediário 2 10h às 12h

A Avançado 14h às 16h

SEXTAS-FEiRAS, DE 3 DE AGOSTO A 7 DE DEZEMBRO

TURMA NíVEL HORÁRiO

B Intermediário 1 16h às 18h

Aline LealProfessora de italiano, certificato di Italiano come Lingua Straniera, Universidade de Siena, Itália.

Coliseu, Roma, Itália

REPR

OD

Uçã

O

SindTur

51

SindTur

SETEMBROROTEIRO cULTURAL

A Belle Époque Carioca }1 de setembro

Sábado | 9 às 13h

Percurso: Como um flâneur, percorreremos os seguintes pontos do centro da cidade: Praça Paris; Passeio Público (Cassino e Teatro); Coluna Bernardelli; Mesbla; Cinelândia (Bairro Serrador); Prédios no entorno: Centro Cultural da Justica Federal, Teatro Municipal, Museu Escola de Belas Artes, Biblioteca Nacional; Monumento Floriano Peixoto; Palácio Pedro Ernesto; Avenida Rio Branco (Obelisco); Clube Naval; Largo da Carioca – Relógio; Confeitaria Cavé; Busto de Januzzi; Galeria dos Empregados do Comércio; Confeita-ria Manon; Confeitaria Colombo.Ponto de Encontro: Praça dos Professores, às 8h45min.

Maria da Glória TuxenBióloga, bacharel em Ecologia/ UFRJ, especialista em Gestão da Biodiversidade/Jardim Botânico do Rio de Janeiro/ UFRJ.

Regina Maria F. castelo BrancoMestra em História do Brasil/UFF, especialista em Sociologia Urbana/UERJ/ICH. Extensão em Educação: Africanidades (curso a distância/UnB).

Inscrições: Sinpro-Rio

Valor R$ 30

Sind

Tur

52

NOVEMBROPASSEIO cULTURAL

visita guiada à ilha fiscal e Passeio marítimo pela Baía de Guanabara

}24 de novembroSábado | 12h30*

A ilha fiscal: celebrizou-se por ter abrigado o famoso baile da Ilha Fiscal, a última grande festa do Império an-tes da Proclamação da Re-pública, em 15 de Novembro de 1889. Atualmente abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil.

O Passeio marítimo: Realizado a bordo do Rebocador Lau-rindo Pitta ou da Escuna Nogueira da Gama, esse passeio é um dos mais belos do Rio de Janeiro, permitindo ao visitante avistar os principais pontos turísticos e históricos da Cidade. Uma guia turística apresentará as curiosidades e histórias, in-teragindo a todo momento com os visitantes.

Ponto de encontro:* Espaço Cultural da Marinha (Boulevard Olímpico, Praça Xv, às 11h30).O ingresso será entregue no local ou quem preferir, pode pe-gar na véspera do passeio, na Escola do Professor/Sinpro-Rio.

ReservasPara garantir a vaga, é necessário efetuar o pagamento até 10 dias antes.

Inscrições: Sinpro-Rio Vagas: 20

Valor R$ 30

*Regulamento da Marinha: Por ser um passeio público, a embarca-ção cumpre rigorosamente o seu horário programado e não haverá retardo do horário para esperar grupo em atraso. Caso ocorra a perda do passeio, seja por qualquer motivo, o pagamento realizado não será devolvido e nem haverá o reagendamento, pois a embarcação saiu com os lugares vazios. O embarque inicia vinte minutos e termina cinco minutos antes do horário do passeio agendado.

DIv

ULG

AçãO

Ilha Fiscal, RJ

CO

PAP

53

programaçãoAGOSTO

}11 de agostoSábado | 10h | Van saindo do Largo do Machado

cOMEMORAçãO DiA DOS PAiS: Passeio ao Quilombo do GrotãoValor para associados R$ 50,00Não associados e associados de outra entidade R$ 60,00

}24 de agostoSexta-feira | 10h | Sede-centro

TROcANDO iDEiAS: Filme com debate

}31 de agostoSexta-feira | 10h | Sede-centro

TROcANDO iDEiAS: Lanche + Museu de Artes Sacras, na catedral

SETEMbRO

}14 de setembroSexta-feira | 13h | Saída da Sede-centro

ViSiTA AO iNSTiTUTO MOREiRA SALLES Sessão de cinema, visita à exposição e lanche na Cafeteria.

cOPAPatendimentoTerças, à tarde - professora Deyse Coutinho

Quartas, pela manhã - professor Fernando Di Giorgio

Quintas, das 10 às 16h - professora Zuleide Sant’Anna

TELEFONE: 3262-3471

Co

pap

54

}21 a 23 de setembroEXPOFLORA - FESTA DAS FLORES E MORANGOSida: Holambra, Atibaia e Aparecida do Norte.Paradas: Jardins temáticos e de lazer, mini sítio para co-nhecimento e apreciação de diversidades botânica e ani-mal, passeio pelos campos de produção de flores, chuva de pétalas, dança holandesa, shows regionais, danças cul-turais e japonesas.

}28 de setembroSexta-feira | 10h | Sede-centro

TROcANDO iDEiAS: Sugestões para a programação do primeiro semestre de 2019

OUTUbRO

}05 de outubroSexta-feira | 13h30 | Saída da Sede-centro

ViSiTA GUiADA À ABL: chá Opcional

}19 de outubro Sexta-feira

cOMEMORAçãO: Dia do Mestre

}26 de outubroSexta-Feira | 10h | Sede-centro

TROcANDO iDEiAS: Programação para o 1º Sem/2019 + Lanche + ilha da Gigóia

Flores de Holambra

DIvU

LGAçãO

/PREFEITURA

DE H

OLA

MBRA

CO

PAP

55

NOVEMbRO

}09 de novembroSexta-feira | 8h às 16h | Van saindo do Largo do Machado

PASSEiO A PENEDOProgramação: Passeio pela Pequena Finlândia com suas fá-bricas de chocolates, construções em estilo enxaimel, visita à casa do Papai Noel, almoço em restaurante típico finlandês, cujo prato principal é a truta cultivada na região. Pode-se também optar pelo Mineirinha de Penedo, que serve comida caseira a quilo, com muita variedade de comidas e saladas. visita ao Museu Finlandês Dona Eva e às Cachoeiras de Deus ou Três Bacias. Valor para associados R$ 65,00Não associados e associados de outra entidade R$ 70,00

}23 ou 24 de novembro FEiJOADA DO SALGUEiRO

}31 de novembroSexta-Feira | 10h | Sede-centro

TROcANDO iDEiAS: Programação para o 1º Sem/2019

DEzEMbRO

}07 de dezembro AULA DE ARTESANATOZuleide Sonia de Sant'AnnaProfessora e artesã.

}14 de dezembroENcERRAMENTO DAS ATiViDADES:“Encontro de Natal"

Penedo, RJ

DIv

ULG

AçãO

56

DiretoriaYara Maria Pereira

Maria Marta de A. CerqueiraLuiz Edmundo Vargas de Aguiar

Assistente de ProduçãoMarilac Castor

AssistentePaula Parente

RevisãoMaria José Lourenço

Projeto gráfico e diagramaçãoFernanda Precioso

Tiragem: 7.000

www.sinpro-rio.org.brfacebook.com/sinprorio1931

Escola do Professor

Guia de ProGramação

Sede Centro do Sinpro-RioRua Pedro Lessa, 35 - 3º andar

Tel: (21) [email protected]

Versão online:

DIReToRIA execuTIvAPresidenteOswaldo Luís Cordeiro Teles1º vice-presidenteAfonso Celso Teixeira2º vice-presidenteJoão Jorge de Araújo Armênio1ª Secretaria Geral Marcelo Pereira2ª Secretaria GeralArnaldo Borba Jr.1ª Secretaria de FinançasAntonio Rodrigues2ª Secretaria de Finanças Leila dos Santos Azevedo1ª Secretaria Jurídica Elson Simões de Paiva2ª Secretaria Jurídica Fábio Conde1ª Secretaria de educação e culturaYara Maria Pereira2ª Secretaria de educação e cultura Maria Marta Cerqueira1ª Secretaria de comunicação Sindical Márcio Franco Xavier Vieira2ª Secretaria de comunicação Sindical Izabel Cristina Costa1ª Secretaria de Relações Políticas e Sindicais Hélio Maia2ª Secretaria de Relações Políticas e Sindicais Fátima R. da Silva

DIReToRIA ReGIoNALRegional SulAntonio César PereiraClarissa LimaNeide HananRicardo Lourenço (Pardal)Vanusa Maria de MeloRegional oeste / Base estendidaAndrea TeodoroDilson RibeiroFábio LinharesValéria LoboGerson SeabraRegional Barra / JacarepaguáAndré Jorge MarinhoBruno MüllerIreni FelizardoIvano Costa SouzaJayram Uchôa

fILIADO à fETEERJ - cONTEE - cUT

DIRETORIA DO SINPRO-RIO 2017-2021Regional centro / TijucaDeyse CoutinhoLeonardo FortesPaulo LealLuan AraújoLuciano ZarurRegional central / NorteAndré Luiz de AzevedoEliza BarbosaIzabela MendesLuiz Henrique BandeiraOrlando FalsettRegional Leopoldina / IlhaAurino CostaMarcelo Sant´AnnaNewvone Ferreira Vera Lúcia NeriSheila Melo

coNSeLho FIScALTitularesJoão Paulo CâmaraMario MaturoGustavo CornélioSuplentesWellington FreitasRicardo CarvalhoAna Lúcia Guimarães

DeLeGADoS(AS) SINDIcAISAdalgiza Burity da SilvaAmanda Villar GuerraAnniely Damião NascimentoArthur Luiz S. MartinsCamila de Melo DomingosCarlos Alberto AbsalãoFernando Di GiorgioHeloisa Helena A. TavaresJoão CrispimLaio LopesLuís Augusto B. de LeãoLuiz Edmundo V. de AguiarMarco Tulio PaolinoMarcos Antônio R. da CostaMaria Eduarda QuirogaMaria José da C. LourençoMarina Job V. Do Espírito SantoSolange José DiasValdeci BorgesValéria de AlbuquerqueVania BretasWladimir Ceveira de Alencar

Sinpro-Rio – Sindicato dos Professores do Município do Rio de janeiro e Região

Filiado à FETEERJ - CONTEE - CUT

Sede CentroRua Pedro Lessa, 35 – 2º, 3º, 5º e 6º andares – Centro CEP: 20030-030 [email protected] do Professor: Tel: (21) 3262-3440 [email protected]

Subsede Campo GrandeRua Manaí, 180, Campo Grande CEP: 23052-220 Tel.: (21) 2415-4686 e (21) [email protected]

www.sinpro-rio.org.brfacebook.com/sinprorio1931