GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito...

4
INFORMAÇÃO TÉCNICA 01 PREPARAÇÃO DO TERRENO 02 SEMENTEIRA 03 REGA 04 ADUBAÇÃO 05 CORTES 06 ESCARIFICAÇÃO E AREJAMENTO 07 RESSEMENTEIRA UCANORTE XXI Av. Augusto Ferreira Moutinho Ramos, 25 4425-307 Folgosa, Maia – Portugal Tel. +351 229 865 010 | Tlm. +351 969 508 734 Email [email protected] Antes da sementeira é conveniente dedicar algum tempo à preparação do terreno. Este deve ser de textura arenosa, bem drenado e com uma boa estrutura. Deve estar livre de pedras e elementos grosseiros, ervas e raízes e para isso é recomendável fazer uma lavoura em profundidade (30 cm) para elimi- nar todos os elementos indesejáveis. Depois passar um ancinho para nivelar o terreno. GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado com sobreposição entre os aspersores e com a pluviometria correta. Antes da sementeira é recomendável regar o terreno para provocar a germinação de ervas daninhas. Depois de estas sementes terem germinado deve-se aplicar um herbicida total mas não residual sobre a vegetação em fase de crescimento para as eliminar. Ao fim de 10 dias devem passar novamente o ancinho para deixar o terreno uniforme e livre de elementos grossos, ervas daninhas e outros detritos vegetais. PREPARAÇÃO DO TERRENO Lavrar em profundidade. Remover pedras, ervas daninhas e raízes. Cama firme de plantio. Terreno nivelado.

Transcript of GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito...

Page 1: GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado ... altura

INFORMAÇÃOTÉCNICA

01PREPARAÇÃO DO TERRENO

02SEMENTEIRA

03REGA

04ADUBAÇÃO

05CORTES

06ESCARIFICAÇÃO E AREJAMENTO

07RESSEMENTEIRA

UCANORTE XXIAv. Augusto Ferreira Moutinho Ramos, 254425-307 Folgosa, Maia – Portugal

Tel. +351 229 865 010 | Tlm. +351 969 508 734Email [email protected]

Antes da sementeira é conveniente dedicar algum tempo à preparação do terreno. Este deve ser de textura arenosa, bem drenado e com uma boa estrutura. Deve estar livre de pedras e elementos

grosseiros, ervas e raízes e para isso é recomendável fazer uma lavoura em profundidade (30 cm) para elimi-nar todos os elementos indesejáveis. Depois passar um ancinho para nivelar o terreno.

GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS

Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado com sobreposição entre os aspersores e com a pluviometria correta.Antes da sementeira é recomendável regar o terreno para provocar a germinação de ervas daninhas. Depois de estas sementes terem germinado deve-se aplicar um herbicida total mas não residual sobre a vegetação em fase de crescimento para as eliminar.Ao fim de 10 dias devem passar novamente o ancinho para deixar o terreno uniforme e livre de elementos grossos, ervas daninhas e outros detritos vegetais.

PREPARAÇÃO DO TERRENO

Lavrar em profundidade.

Remover pedras, ervas daninhas e raízes.

Cama firme de plantio. Terreno nivelado.

Page 2: GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado ... altura

Regar com frequência e de forma suave.

A sementeira de um relvado faz-se a lanço, fazendo passes cruzados para evitar deixar zonas por semear. É muito importante aplicar a dose de semente recomendada e na época favorável ao crescimento. Em jeito de conselho recomenda-se semear em primeiro lugar o perímetro do terreno para evitar buracos nos extre-mos.

A semente deve ser enterrada de forma ligeira (0,5 – 1 cm de profundidade) com um ancinho de dentes separados ou misturada com areia ou turfa, assegurando em qualquer dos casos um bom contacto desta com o terreno.Imediatamente após a sementeira deve-se passar o rolo para assentar e compactar bem a semente ao solo.

Depois da sementeira deve-se regar de forma suave e fre-quente (cerca de 4-6 vezes por dia), com o objetivo de evitar a seca da capa superficial até que ocorra a emergência total do relvado, evitando encharcamentos.Uma vez que temos o relvado nascido, podemos espaçar as regas, aumentado a dose por aplicação.

Devemos procurar regar preferencialmente nas primeiras horas da manhã ou pelo fim da tarde, adaptando a pluviome-tria dos aspersores à velocidade de infiltração e inclinação do terreno.

Atenção: um sintoma visual de falta de água é a coloração escura com que fica o relvado, ficando as nossas solas marcadas sobre a superfície ao pisá-lo.

SEMENTEIRA

REGA

Semeie o perímetro. Distribua as sementes em duas direções cruzadas.

Enterre levemente as sementes (0-1m).

Passe o rolo gentilmente.

Page 3: GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado ... altura

Cortar quando a relva atingiros 10 cm de altura.

Cortar.

Adubar.

É recomendável fazer o primeiro corte depois da sementeira assim que o relvado atinja os 10 cm. Nos cortes posteriores devemos ter o cuidado de não cortar mais do que 1/3 da altura da planta apesar de termos sempre em conta que dependerá da variedade que tivermos escolhido. A uma maior frequência de corte corresponderá uma maior densidade de cobertu-ra vegetal.

Atenção: Nunca cortar a relva húmida e recolher sempre que seja possível, os restos do corte.

Os relvados devem ser fertilizados todos os anos, paradevolver ao solo todos os nutrientes que são extraídospela erva e todos que são perdidos com os cortes. As necessidades variam conforme a textura e composiçãodo terreno, os meses de crescimento ativo das misturas

do uso desta pelo que é recomendável seguir as recomenda-ções técnicas. O Principal elemento é o Azoto que deve ser disponibilizado preferencialmente em forma de libertação lenta durante o crescimento ativo do relvado.

Atenção: Se se optar por uma adubação de forma sólida superficial deve se regar ime-diatamente após a sua aplicação ao terreno. Também é possível incorporar fertilizantes utilizando a fertirrigação.

ADUBAÇÃO

CORTES

FEV. - OUT.2 -> 10

FEV. - NOV.2 -> 11

1/3

Page 4: GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS - Ucanorte XXI · GUIA DE SEMENTEIRA DE RELVAS Atenção é muito importante que o terreno disponha de um sistema de rega bem dimensionado ... altura

Retirar as folhas mortas.

Finalmente alguns cuidados que se devem ter anualmente com os relvados são:A escarificação, consiste em cavar de forma vertical o terreno para romper e eliminar a “manta morta”. A “manta morta” é uma capa fina de 1 ou 2 cm de espessura formada por terra, restos de raízes e de folhas mortas, que se acumularam e impedem a passagem para as raízes de água, fertilizantes e ar, e favorece o desenvolvimento de fungos. É recomendável

realizar esta tarefa na Primavera ou no Outono em caso de relvados de clima frio, e no Verão em caso de espécies de clima quente.O arejamento consiste em “picar” o terreno fazendo muitos buracos, para poder oxigenar o solo em profundidade (10cm). É recomendável realizar – lo 2 vezes por ano preferencial-mente na primavera e outono.

Atenção: após a escarificação e o arejamen-to é aconselhável introduzir na superfície uma capa de areia ou de turfa. Pode-se aproveitar este trabalho para ressemear com uma fórmula repovoadora para que o relvado cresça mais forte e saudável.

As melhores épocas de Ressementeira são a primavera ou o final do verão.Antes de a fazer é conveniente deixar o relvado sem fertilizar nem regar durante uns dias, dar um corte baixo e escarificar, eliminando a máxima quantidade possível de restos vegetais.

Em relação à semente, podemos utilizar a mesma fórmula inicial ou usar uma variedade repovoadora ou de resse-menteira baseada em azevém. Realizamos a ressementeira seguindo os mesmos passos que a sementeira.

ESCARIFICAÇÃO E AREJAMENTO

RESSEMENTEIRA

Arejar e escarificar.

MAR. - MAI.3 -> 5

SET. - OUT.9 -> 10

OUT. - NOV.10 -> 11