GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS -...

10
GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no www.franquia.com.br APOIO TENDÊNCIAS DO MERCADO QUAIS OS CUIDADOS PARA INVESTIR TERMÔMETRO DOS SETORES Dicas para quem não pode errar na escolha do seu próximo negócio PERSPECTIVAS DOS SEGMENTOS

Transcript of GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS -...

Page 1: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

GUIA DOINVESTIDOR

EM FRANQUIAS

Leia na íntegra no www.franquia.com.br

APOIO

TENDÊNCIASDO MERCADO

QUAIS OS CUIDADOS PARA INVESTIR

TERMÔMETRO

DOS SETORES

Dicas para quem não pode errar na escolha do seu próximo negócio

PERSPECTIVAS DOS SEGMENTOS

Page 2: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

Acompanhe aqui um breve raio X das ten-dências dos diversos segmentos onde você pode investir em franquias. Sua escolha parte, inicial-mente, da análise destes segmentos de mercado, para definir qual é o que mais se adequa às suas expectativas para ser seu próximo negócio.

Diversificação dos canais de venda como: ven-da direta, quiosques e e-commerce. Essa é uma tendência clara na estratégia de ‘sobrevivência’ das marcas do segmento de PRODUTOS DE BELE-ZA. As redes possuem diversas maneiras de levar seu produto até o consumidor e estão investindo na estrutura para fidelizar o cliente. Os investido-res interessados no segmento ganham amplitude em sua atuação no mercado e opções de investi-mento mais enxutos.

Onde investir no franchising que está vencendo a ‘crise’

2

GUIA DOINVESTIDOR

EM FRANQUIAS

Leia na íntegra nowww.franquia.com.br

APOIO

Dicas para quem não pode errar na

escolha do seupróximo negócio

TENDÊNCIASDO MERCADO

QUAIS OS CUIDADOS PARA INVESTIR

TERMÔMETRO

DOS SETORES

PERSPECTIVAS DOS SEGMENTOS

Page 3: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

www.revistafranquia.com.br 3

TERMÔMETRO

3º DO MUNDOÉ a posição do Brasil em

relação ao mercado mundial de HIGIENE PESSOAL,

PERFUMARIA E COSMéTICOS. O brasileiro destina 2% do seu orçamento

à compra de produtos de higiene e beleza.

118,3%É quanto deve crescer a venda de ROUPAS E SAPATOS na internet brasileira até 2019

33,1%A ALIMENTAçãO fora do

lar representa 33,1% dos gastos das famílias. Na região Sudeste,

essa taxa sobe para 37,2%

89%É a porcentagem de

consumidores acima de 60 anos bebem CAFé diariamente. Os jovens de 16 a 20 anos tomam,

em média, 3,7 xícaras/dia.

Especialização em alta. Esta é uma tendência no ni-cho das ACADEMIAS, hoje existem academias de ginástica para todo tipo de público, para idosos, para mulheres, para praticantes de crossfit ou para atividades funcionais. Depen-dendo do local, investir focando em um público específico, é a melhor maneira de se destacar da concorrência. Isso vale também para o segmento de CAFETERIAS E CONFEITA-RIAS. Cada vez mais, surgem redes de franquia que elegem um único doce como destaque do cardápio. É o caso das lojas de brigadeiros, de bolos, de bombas doces, etc. No ano passado, essa tendência se ampliou para o ramo de BEBI-DAS: franquias de sucos, de milkshakes e de chás ganharam espaço no mercado.

Personalização do cardápio e foco na ‘experiência do cliente’ como diferencial. O design do ambiente, a facilidade para fazer pedidos, a personalização de cardápios e a melhoria no atendimento, são pontos que estão fazendo a diferença para conquistar a clientela no segmento ALIMENTAçãO. Os clien-tes desejam customizar seus pratos e lanches. Oferecer porções em tamanhos variados e permitir acréscimo de ingredientes sem cobrança extra são práticas cada vez mais adotadas pelas redes. Além disso, investir em novos produtos para que famílias ou amigos possam compartilhar é uma maneira de aumentar as vendas. Para escolher uma marca, é fundamental que estes pontos estejam na pauta.

A desvalorização do real e a instabilidade do dólar são fatores que inibem a compra dos brasileiros no exterior e tra-zem insegurança para quem trabalha com materiais importa-dos. Por isso, marcas de ACESSóRIOS, óTICAS, BIjUTERIAS & CALçADOS estão aproveitando o momento para investir em fornecedores nacionais e conquistar novos consumidores locais. Muitas marcas têm crescido com o modelo de quios-ques. Mas em vez de instalá-los apenas em shoppings, miram também galerias comerciais e até mesmo supermercados.

Investir nas marcas que vieram da indústria para expandir seu negócio e divulgar seus produtos, no ramo de CASA E DECO-RAçãO é uma tendência. Cada vez mais o consumidor procura por redes, hoje, somente 36% das vendas do setor ainda são feitas por lojas independentes – ou seja, lojas que não fazem parte de nenhuma rede, e este número vem diminuindo a cada ano.

A grande indústria no segmento de VESTUáRIO, por mais que esteja investindo nas vendas pela internet precisa da presen-ça de marca com unidades físicas. Por esse motivo, quem quer comprar uma franquia neste ramo tem mais opções de marcas e praças para escolher.

Proficiência e EDUCAçãO à distância. Aliar aulas presen-ciais e à distância é uma maneira de conquistar mais alunos e

A compra de objetos de DECORAçãO é feita por impulso, a localização do

ponto é fundamental para o bom desempenho da loja. Isso vale também para o segmento

de VESTUáIO.

130 MILHõESÉ o número previsto da

frota brasileira de veículos leves até 2050

Page 4: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

GUIA DOINVESTIDOR

EM FRANQUIAS

Leia na íntegra nowww.franquia.com.br

APOIO

Dicas para quem não pode errar na

escolha do seupróximo negócio

Passo a passo para investirPara o investidor focado em adquirir um novo ne-

gócio, o processo de escolha de uma franquia, em média, pode levar de 60 a 90 dias. Isso mesmo, tendo foco em seu comportamento e em sua pesquisa você pode ser bem objetivo e não ficar anos planejando e programando aque-le novo negócio que parece tão difícil de encontrar.

Digamos que você, nosso leitor, começou sua pes-quisa hoje. Seu primeiro filtro, selecione dentre todos os segmentos de negócios que existem dentro do sistema de franquias, um, dois ou três segmentos de seu interesse. Esqueça os outros segmentos.

Na segunda filtragem, você vai listar as marcas que atuam nesses segmentos, depois vai cruzar com os valores que você está disposto a investir e com a disponibilidade de território de seu interesse que estas marcas também tenham o interesse e a possibilidade de abrir novas unidades.

A partir dessas filtragens, o que vai sobrar normal-mente, são três a cinco marcas para escolher. Com esse resultado, chegou a hora de focar em alguns pontos, segundo os especialistas:

se destacar da concorrência. E não foi apenas a busca por cursos rápidos e baratos que cresceu nos últimos anos. A demanda por profissionais que se comuniquem bem em outras línguas, fez com que a qualidade do ensino e a proficiência dos alunos também ganhassem mais espaço no mercado.

Enquanto as franquias das redes HOTELEIRAS estão espalhadas por todo território nacional, as agências de TURISMO e intercâmbio seguem concentradas nas prin-cipais capitais. Por isso, as cidades do interior passam a ser a principal aposta de expansão dessas redes. E a tendência de instalação de unidades em shopping é evidente.

No ramos de SERVIçOS, um dos maiores desafios é a baixa qualidade da mão-de-obra. Para driblar o proble-ma e conseguir mais consistência e padronização, é cada vez maior o uso de tecnologia e novos equipamentos que garantem qualidade e ajudam a reduzir custos. Analise se a marca de seu interesse oferece esse diferencial.

As vendas de VEíCULOS novos no país despenca-ram. Com essa queda o investimento com a manutenção, lavagem ecológica, rastreamento, monitoramento, reparos tecnológicos e funilaria são exemplos de serviços que ainda tem muito potencial a ser explorado.

4

Page 5: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

www.revistafranquia.com.br 5

COMO SABER SE ESTA é MESMO A FRANQUIA CERTA PARA VOCê?Para ter a certeza de que você vai escolher a marca certa para

seu investimento, a consultora e sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, aconselha: “Primeiro, converse com o máxi-mo de franqueados que já atuam na rede que você quer investir. Entenda o momento atual da franquia, de onde vieram e quais os planos para o futuro dessa marca. Além de saber quais as estraté-gias que essa marca está colocando em prática para atingi-los. Um segundo ponto é ‘escolha pela paixão’. Faça uma reflexão e tenha claro qual foi a marca e o modelo de negócio que ‘fez seus olhos brilharem’! Porque para se ter sucesso em um negócio o impor-tante é realmente gostar do que se faz.

COMO AVALIAR A SUSTENTABILIDADE DA REDE?Para a escolha de seu novo negócio a avaliação da sustentabilidade da marca é um ponto crucial. Uma forma de medir isso é avalian-do o quanto a rede investe em treinamento contínuo. Hoje, 75% da quebra de vendas e fidelização de clientes no varejo, por exem-plo, estão diretamente ligadas a problemas de falta de personali-dade da loja. O restante cabe aos vendedores. Para Américo José, diretor da Cherto/ ATCO esse é um fator decisivo para longevida-de de uma marca. Use esse termômetro em sua pesquisa.

QUAIS OS CUSTOS PARA ABRIR UMA FRANQUIA?O investimento inicial que você pode ou está disposto a colo-

car nesse seu novo negócio tem de ser muito bem planejado. Existe uma taxa inicial que vai lhe dar o direito de usar a marca

da franquia. A taxa de franquia remunera os custos do franqueador.Os royalties, valor mensal baseado em um percentual de

suas compras junto ao franqueador, ou em suas vendas mensais, depende de cada modelo de negócio. Essa taxa remunera o uso da marca, dos sistemas, do apoio e suporte que a rede vai te dar. Algumas marcas também estipulam um percentual também para o fundo de marketing e propaganda.

Além desses custos, muitas vezes você vai ter que comprar ou alugar um ponto comercial, pagar luvas e fazer uma refor-ma, comprar equipamentos, estoque, contratar uma equipe que normalmente começa a ser remunerada antes do próprio negócio começar a funcionar. Você e essa equipe serão treinados com o apoio do franqueador. Por esse motivo, você tem de ter tempo livre para isso e uma reserva para suprir seu sustento nesse período. E, você tem que ter um capital de giro, pois existe um período para que o negócio comece a se sustentar, chegue ao ponto de equilíbrio e comece a dar lucro. O franqueador tem de informar qual é esse prazo, dentro da rede dele.

Marcelo Cherto, sócio-fundador da Cherto Consultoria aler-ta que normalmente você deve contar com o imprevisto. Portanto, é importante que você entenda quais são os custos envolvidos na compra da franquia e tenha muito claro esse seu planejamento.

Page 6: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias
Page 7: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias
Page 8: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias
Page 9: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias
Page 10: GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS - agildoc.comagildoc.com/.../07/GUIA-DO-INVESTIDOR-EM-FRANQUIAS.pdf · GUIA DO INVESTIDOR EM FRANQUIAS Leia na íntegra no APOIO ... DAS: franquias

Leia online no issu.com/revistafranquia

Apoio

Edição invErno 2016

Realização