Guia Informativo 2016

47
Educação de qualidade e formação integral com base nos valores judaicos. Guia Informativo 2017

Transcript of Guia Informativo 2016

Educação de qualidade e formação integral com base nos valores judaicos.

Guia Informativo 2017

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”2

Família Liessin,Inicialmente quero dividir minha alegria de estar como Presidente do Diretório de Pais da Escola. Já faço parte do Diretório de Pais há mais de quatro anos, e é um prazer colaborar para fazer do Liessin uma Escola cada vez melhor para nossos filhos e as futuras gerações.

O ano de 2016 foi muito importante para nossa Escola. Dentre muitas conquistas, ressalto a consolidação da nossa Unidade Leblon (que começou o ano de 2017 com mais de 40 alunos) e o início da 1ª série do Ensino Médio na Barra. Com isso, conseguimos oferecer uma Educação Judaica de excelência acadêmica a um número cada vez maior de famílias de nossa comunidade.

Iniciamos 2017 com muitas novidades. Liderada pela diretora Célia Saada Filomeno, a área Pedagógica continua se modernizando e oferecendo uma experiência cada vez melhor aos nossos alunos:

• Judaísmo - Sempre nos baseamos nos princípios e valores judaicos. A área judaica é integrada cada vez mais a outras áreas do conhecimento e nossos profissionais são capacitados, constantemente, para que estejam sempre preparados e atualizados. • Investimentos em tecnologia – Queremos ter a certeza de que nossos alunos estão preparados para um mundo cada vez mais digital. Para estimular a criatividade e o pensamento inovador, adotamos o conceito STEM (Science, Technology,

Mathematics e Engineering), que estimula os nossos alunos do Fundamental II a pensarem “fora da caixa” e a terem ideias inovadoras. Aumentamos as opções e a carga horária das oficinas de Programação e Robótica, pois entendemos a importância de nossos alunos se familiarizarem e desenvolverem conceitos de programação. Em 2017, começamos a utilizar a plataforma Google for Education, que trará muitos benefícios para a Comunidade Escolar, melhorando a comunicação entre professores e alunos, escola e pais, automatizando vários processos.

• Ensino da língua Inglesa – Com o projeto English Day by Day, os estudantes do Infantil têm 8 aulas de inglês, o que corresponde a 20% das horas-aula. Nos demais segmentos, oferecemos 5 tempos de inglês (por enquanto!) e continuamos a trabalhar com a Certificação de Cambridge, uma importante credencial para os nossos alunos, cujos desempenhos são acompanhados nas provas e os resultados comprovam que estamos no caminho certo: alunos que fazem Inglês fora da Escola apresentam resultados iguais aos que só fazem Inglês no Liessin.

• Formação de “pessoas”, e não só de bons alunos - O projeto de Inteligência Socioemocional, que abrange todos os segmentos, ajuda na formação de crianças e jovens, para que estejam cada vez mais preparados para se integrar à Sociedade. Além disso, há vários projetos em andamento que demonstram valores contemporâneos importantes aos nossos alunos, como Diversidade e Sustentabilidade.

Mensagem do Presidente do Diretório De Pais

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 3

Muito obrigado,Daniel Szwarcwald

Presidente do Diretório de Pais

• Horário Complementar – Reforçamos as atividades do Horário Complementar, para oferecer mais opções de qualidade aos nossos alunos. Incluímos várias atividades ligadas às Artes (Kineret, Yoga, aulas de violão), mais cursos de programação como o MadCode e outras opções como o Lego Education; e, finalmente, fizemos uma parceria com a Escola de Vôlei do Bernardinho, um sucesso nas unidades Botafogo e Barra.

Do ponto de vista Administrativo, estamos focados em eficiência e efetividade, cortando custos e fazendo “mais com menos”: tentar onerar menos as nossas famílias, mas investir para manter o Liessin entre as principais Escolas do Rio de Janeiro. Podem ter certeza que esse esforço continuará sendo a base dessa gestão. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todo o Corpo Pedagógico, um grupo de profissionais qualificados e comprometidos a oferecer o melhor aos nossos filhos.

A vocês, pais e responsáveis pelos alunos, agradeço pela parceria e confiança no Liessin. Espero que, ao longo dos anos, possamos ouvi-los cada vez mais para termos a certeza de que estamos no caminho certo. Faremos uma pesquisa para entender as opiniões dos Pais sobre vários aspectos da Escola e contamos com a participação de todos.

Obrigado aos membros do Conselho, pela valiosa orientação às nossas bem-sucedidas atividades. Igualmente preciosa a contribuição de todos os pais (mais de 50) que voluntariamente nos ajudam

para que o Liessin continue sendo uma Escola de referência, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o continente Sul-Americano.

Que tenhamos em 2017 muitas conquistas!

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”4

www.liessin.com.brwww.facebook.com/Liessin

Unidade Barra da TijucaEstrada do Joá, 3597 - CEP: 22611-021Tel.: 2495-5403/2495-7444 – Fax: [email protected]@liessin.com.br

Unidade BotafogoRua Sorocaba, 80/90 - CEP: 22271-110Tel.: 2539-1845 [email protected]@liessin.com.br

Unidade LeblonRua Prof. Arthur Ramos, 140 - CEP: 22271-110Tel.: 3439-3081 [email protected]@liessin.com.br

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 5

Compromisso

É de suma importância que os pais ou responsáveis, por constituir parte essencial do trabalho do Colégio Liessin, tomem conhecimento das orientações presentes neste Guia Informativo.

Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois seu conhecimento implica na aceitação integral das normas nele contidas e seu consequente cumprimento. Para que nosso projeto educativo seja cumprido, na íntegra, é relevante seguir todas as normas contidas neste Guia, para que não haja dúvidas em relação aos procedimentos

essenciais estabelecidos por esta Instituição de Ensino.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”6

Mensagem da Direção Geral

Mais um ano letivo se inicia... com ele, novas expectativas. É uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isso se faz necessário dedicação e, acima de tudo, planejamento estratégico.Ao refletir sobre minha trajetória como diretora, sinto-me orgulhosa por estar à frente da Direção Geral do Colégio Liessin e, gostaria de compartilhar essa alegria com vocês, queridos alunos, familiares, professores e funcionários. Estar como diretora é, constantemente, vencer desafios, ter atitudes ousadas e ser determinada. É com essa garra que pretendo, ao lado da equipe técnico pedagógica, ini-ciar uma nova etapa, novos caminhos com a preocupação de formar pessoas mais humanas e comprometidas com o conhecimento.Em 2017, os alunos da Educação Infantil do Colégio Lies-sin terão uma verdadeira imersão na Língua Inglesa, com o projeto English Day by Day: haverá um acréscimo de 100% nas aulas do segmento, onde os alunos terão acesso a um conteúdo em um foco bilíngue, a partir das matérias do Núcleo Comum. Através de vários recursos, os alunos aprenderão a se comunicar em Inglês de forma lúdica e dinâmica. Com o intuito de sempre renovar e atender o maior núme-ro de alunos, o Horário Complementar fez novas parcerias e oferecerá diversas atividades em 2017, como a Escola de Vôlei do Bernardinho, Yoga, MadCode, Kineret, teatro e vio-lão, além das atividades já oferecidas.O Projeto Inteligência Socioemocional será institucional da Ed. Infantil ao Ensino Médio, com o objetivo de desenvol-ver nos alunos competências como autogestão, empatia, tomadas de decisões e habilidades sociais ao longo da vida escolar, contribuindo para a formação de laços de amizade permanentes.Diante do avanço das novas tecnologias, o professor terá como auxílio um novo recurso para tornar suas aulas mais estimulantes e diferenciadas: o Google for Education – uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel

conectado à internet. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os alunos e as famílias.A grande novidade da área Tecnológica é a adoção do con-ceito STEM (Science, Technology, Mathematics and Engi-neering), que visa envolver disciplinas da matriz curricular oficial do Ensino Fundamental II e tecnologias de ponta para o desenvolvimento de projetos inovadores. Através da ideia “Faça você Mesmo” e suas tecnologias diferencia-das, o Liessin traz esta nova forma de pensar, que será a base da futura relação entre empresas e consumidores: é o futuro chegando mais perto do dia a dia das crianças. Estas tecnologias dialogarão com o conteúdo curricular das Ma-térias Oficiais do Núcleo Comum, através de projetos espe-cíficos que serão desenvolvidos ao longo do ano.A sociedade no século XXI é diferente. Assim sendo, é ne-cessário integrar a educação e o conhecimento em uma linha o mais experimental possível, mudar metodologias, renovar espaços de aprendizagem, onde haja novas dinâ-micas no modelo educacional. Deste modo, tornaremos o contexto de sala de aula dinâmico, em ambientes inovado-res pedagógicos, com o objetivo de tornar a aprendizagem significativa. Acreditamos que educar é guiar o aluno para que alcance o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, e que a educação é um processo permanente, que leva o indiví-duo à sua realização como sujeito e como ser social.Mas, só podemos afirmar que tudo isso será possível com a colaboração da comunidade educativa da qual fazemos parte: famílias, alunos, educadores, gestores e colaborado-res.Bem-vindos e que 2017 seja um ano de realizações, que saibamos preservar a tradição, mantendo uma educação de excelência com valores judaicos.

Célia Saada FilomenoDiretora Geral

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 7

ÍndiceEste informativo registra as normas do dia a dia da nossa instituição, possibilitando uma convivência harmônica.

2

6

8

9

10

11

12

15

16

19

21

28

32

42

44

44

45

46

46

Mensagem do Presidente

Mensagem da Diretora Geral

Missão e Visão

Princípios

Linha Educativa

Diretório de Pais

Conselho Pedagógico

Comemorações Judaicas

Calendário Escolar

Comunicação Família-Escola

Normas de Funcionamento

Processo Disciplinar

Avaliação Escolar

Premiação Orientações da Secretaria

Refeições

Parceria Família-Escola Transporte

Papelaria / Uniformes

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”8

O Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin - Scholem Aleichem é um estabelecimento de ensino sem fins lucrativos, fundado em 05 de agosto de 1945, mantido pela Associação Israelita de Ensino e Cultura.É um colégio judaico, pluralista, autônomo, que oferece formação integral, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Missão Nossa missão é oferecer aos alunos qualidade, seriedade e eficiência em Educação; uma educação de excelência para enfrentar o mundo em transformação, desenvolvendo a identidade brasileira e judaica, a consciência crítica baseada em valores e atitudes de compromisso e respeito para com o outro e a sociedade.

Visão

Sermos reconhecidos como referência em educação, preservando nossa herança judaica e assegurando a formação intelectual do nosso aluno.Sermos uma comunidade de investigação e aprendizagem permanentes que desenvolva nos alunos autonomia, criatividade, responsabilidade e compromisso social.Sermos referência para as famílias que priorizam a educação e o conhecimento, desenvolvendo o espírito científico-humanista, aliados à cultura, tradição e valores judaicos.

Missão e Visão do Colégio A. Liessin Scholem Aleichem

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 9

Nascemos dentro do judaísmo, somos parte dele e cremos que sua ética e filosofia nos dão um sentido existencial e ajudam o desenvolvimento espiritual.

Temos uma atuação forte e efetiva para o cresci-mento e fortalecimento da comunidade judaica. Acreditamos no judaísmo como unidade indis-solúvel entre povo, sua religião, cultura e o Estado de Israel. Consideramos Israel como centro da vida judaica, reconhecendo a importância vital de sua existência e o hebraico como idioma de nosso povo e expressão de nossa cultura.

Acreditamos no respeito às diferentes cor-rentes de pensamento judaico que manifes-tam seu interesse pela nossa continuidade.

O Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Scholem Aleichem segue uma linha pedagógica inde-pendente de tendências político-partidárias ou de uma corrente religiosa determinada.

Acreditamos em nossa religião como um laço de união do povo judeu, base de nossa essência es-piritual e fonte inesgotável de conhecimento e valores éticos.

Nesse sentido, nosso trabalho como escola é ensinar e transmitir os costumes, valores e

tradições, sendo a prática religiosa uma decisão de cada família.

Acreditamos que, como brasileiros, devemos conhecer, valorizar e respeitar a história e a cultura de nosso país, conciliando-as com as nossas ricas raízes culturais judaicas, de forma a desenvolver em nossos alunos o sentimento de orgulho de sua identidade brasileira e judaica.

Acreditamos que é através do conhecimento, nos aspectos históricos e filosóficos, que forma-mos alunos conscientes e preparados para posi-cionarem-se perante a comunidade maior.

Acreditamos que, como escola, devemos for-mar cidadãos que possam contribuir para o progresso e crescimento de nosso país, for-mando lideranças que possam perpetuar to-dos estes princípios.

Acreditamos que a convivência entre os alunos, gerada no ambiente escolar, contribui para a formação de laços de amizade permanentes.Acreditamos que educar é guiar o aluno para que alcance o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, e que a educação é um processo permanente, que leva o indivíduo à sua realização como sujeito e como ser social.

Princípios

Princípios

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”10

Linha EducativaO Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Scholem Aleichem leva em consideração as características individuais dos educandos e norteia-se pelas correntes pedagógicas que contemplam o aluno como ator prioritário de sua aprendizagem.

Metas educativas

Criar hábitos de reflexão e estudo como tarefa constante;

Estimular no aluno o desenvolvimento do espírito de investigação e a formação de um pensamento lógico e analítico;

Proporcionar ao aluno educação acadêmica do mais alto nível nas áreas científica, tecnológica, humanista, artística e desportiva, que o capacitem para seu desenvolvimento como cidadão útil e produtivo;

Priorizar o ensino dos idiomas, além do Português: Hebraico e Inglês como base para a comunicação e estudo;

Desenvolver o sentido comunitário que, através das vivências, gere os princípios de solidariedade, honestidade, justiça, lealdade, respeito e responsabilidade;

Preparar com eficácia o aluno para que tenha sucesso nos concursos para as melhores universidades, instrumentalizando-o para integração e êxito nos estudos e na vida profissional;

Educar para a abertura, curiosidade e diversidade de ideias, pontos de vista e culturas, manifestando-se contra qualquer tipo de intolerância, discriminação ou preconceito.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 11

Diretório da Associação Israelita de Ensino e CulturaO Diretório de Pais é constituído por pais voluntários. Esse grupo é responsável pelas áreas financeira, patrimonial, jurídica, comissão de bolsas, arrecadação de fundos e pela definição de políticas nas áreas de: Segurança, Comunicação e Marketing, Ex-alunos, Eventos, Alimentação, Tecnologia e Inovação. A eleição para escolha dos membros do Diretório, conforme disposição estatutária, acontece a cada dois anos.

Membros do Diretório de Pais

Presidente Daniel SzwarcwaldVice-Presidente Jacques Malka Y Negri

Diretores Voluntários

Betty Cohen

Carlos Eduardo Alves

Celso Balaciano

Claudio Hermolin

Daniel Bassan

Fabio Gorodicht

Fabio Messer

Flavio Kelner

João Carlos Chachamovitz

Marcel Sapir

Marcelo Wajnberg

Renato Schaimberg

Ronaldo Redenschi

e-mail: [email protected]

Diretório de Pais

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”12

Conselho PedagógicoO Conselho Pedagógico é composto por todos os profissionais da direção e coordenação da escola. Tem por finalidade elaborar o projeto de ação da Instituição, atuar no processo de trabalho, capacitar a equipe docente, acolher os educandos e suas famílias, criar e avaliar os indicadores, sugerir e elaborar projetos educacionais.

As reuniões desse grupo são permanentes e promovem espaço institucional para o diálogo e a troca de experiência entre diretores e representantes dos diferentes segmentos e unidades da escola.

Unidade Barra

Coord. Pedagógica Ed. Infantil e Ensino Fund. I .......... Maria do Carmo Iff Coord. Pedagógica do Ensino Fund. II - 6º ao 8º ano Regina Orenbuch

Coord. Pedagógico do Ensino Fund. II - 9º ano e E. M. Patrick Goltsman Moreno

Unidade Leblon

Coord. Educação Infantil ...................................... Juliana Alves de Lima

Direção

Direção Geral ...................................... Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica Ed. Infantil e Ensino Fund. I Célia Saada Filomeno Direção Pedagógica Ensino Fund. II e Ensino Médio Sand Jorge Moysés Luiz Direção Barra........................... Sand Jorge Moysés Luiz

Direção Leblon.. Furtune Cohen Grynberg Diretor de Matérias Judaicas Rafael Bronz Superintendente Administrativo e Financeiro Guilherme Galper

Conselho Pedagógico

Conselheira: Edith Napchan

Unidade Botafogo

Coord. Educação Infantil .................................. Miriam Hallake Supervisora Pedagógica Educação Infantil ......................... Rosane Szuster Coord. Pedagógica do 1º ano Juliana Alves de Lima Coord. Pedagógica do 2º ao 5º ano .................... Daniela Magalhães Coord. Pedagógica do 6º ao 8º ano ........ Roberta de Barros do R. Macedo Coord. Pedagógica do 9º ano a 2ª série E.M................. Luzia Azevedo Morais Coord. Pedagógico do Vestibular ......... Sandro Vinícius Lopes de Araújo

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 13

Departamento de Psicologia

Unidade Barra Educação Infantil e Ensino Fundamental I.......... Esther Fialho Barbosa Ensino Fundamental II e Ensino Médio .................... Gisele de Oliveira Baptista

Unidade Botafogo Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fund. I... Miriam Hallake Do 2º ao 5º ano ................................................... Ligia S. Araújo Do 6º ao 8º ano .......................................................... Aline Bittencourt Do 9º ao Ensino Médio .................................................... Mônica Seixas de Aguiar

Unidade Leblon Educação Infantil .......................................................... Miriam Hallake

Departamento de Estudos Judaicos

Unidade Barra

Coord. Educação Infantil ao 5º ano................ Nathalie Nudel Velmovitsky

Coord. Ensino Fund. II . ................ Ana Carolina Leider

Unidade Botafogo

Coord. Ed. Infantil ao 1º ano Ensino Fund. I Rosane Szuster

Coord. do 2º ao 5º ano ................................................ Sonia Federman

Coord. Ensino Fund. II e Consultora do Ensino Médio ...............Anita Goldberg

Unidade Leblon

Educação Infantil Rosane Szuster

Conselho Pedagógico

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”14

Departamento de Língua Inglesa

Unidade Barra Coord. Educação Infantil ao 9º ano .................................. Cristina Helena Evelyn Tinoco Teixeira Coord. Ensino Médio ........... ............................. Rosane Alves Thiebaut

Unidade Botafogo Coord. Educação Infantil ao 9º ano................... Ana Beatriz M. de Sousa Coord. Ensino Médio ........... ............................. Rosane Alves Thiebaut

Unidade Leblon Coord. Educação Infantil Ana Beatriz M. de Souza

Secretaria

Unidade Barra Secretária Escolar ............................................ Roseane Martins

Unidade Botafogo e Leblon Secretária Escolar ............................................ Adriana Costa

Departamentos Comuns às Três Unidades

Coord. de Ciências e Tecnologia Patrick Goltsman Moreno Coord. de Informática Educativa...... Andréa Cunha de M. Rodrigues Coord. de Educação Física ............................... Ana Lúcia da Silva Coord. Horário Complementar .......................... Luis Malka Y Negri Gerente de TI ................................................. Gláucio Ferreira Canha Gerente do Departamento Pessoal ...................... Walter Eustáquio Cardoso Relações Públicas ........................................... Furtune Cohen Grynberg Comunicação ................................................................. Raquel da França Fróes Tesouraria ...................... ....................... Gerência Administrativa Operacional Cristina Rodrigues

Conselho Pedagógico

Gracinda Maria Izidoro Bairros e Maria Aparecida Delecrodi

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 15

Comemorações Judaicas e Calendário Escolar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”16

Calendário Escolar

2017

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 17

Calendário Escolar

2017

S T Q Q S SD

Maio

Shavuot

1 Iom Hazicaron / Dia do Trabalho

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 21

S T Q Q S SD

Julho

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 12

S T Q Q S SDAgosto

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 24

S T Q Q S SD

Junho

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 20

2 Iom Haatzmaut14 Lag Baomer24

12

31

Iom Ierushalaim

151

Corpus ChristiShavuot

Tishá BeavOlimpiessin

27 Domingão

30 Véspera de Shavuot

17 a 30 31

Recesso EscolarRetorno às aulas

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”18

Calendário Escolar

2017

S T Q Q S SD

Setembro

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 18

S T Q Q S SD

Outubro

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 18

S T Q Q S SD

Novembro

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 19

S T Q Q S SD

Dezembro

TOTAL DE DIAS LETIVOS: 16

Independência do Brasil Véspera de Rosh Hashaná (saída antecipada) Rosh Hashaná – Ano Novo Judaico – 5778 Véspera de Iom Kipur (saída antecipada)

Shemini Atzeret / N. Sra. Aparecida (Dia das Crianças) Simchat Torá

7

21520

12Sucot5 6

13Dia do Professor / Funcionário Escolar15

FinadosProclamação da RepúblicaDia da Consciência Negra

8 Término das aulas E.F.I11 a 20 Recuperação Final13 a 20 Chanuká15 Término das aulas Ed. Infantil21 Entrega resultado �nal22 Término do Ano Letivo25 Natal31 Véspera de Ano Novo

21 2220

2930 Iom Kipur

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 19

[email protected]

[email protected] [email protected]

[email protected]@liessin.com.br

201 235

220/232

215/223

205

Geral

Direção Secretaria

Educação Infantil

Ramal E-mail

Ramal E-mail

Setor Telefone E-mail

215

200

237

223

Geral

[email protected]

1º ao 5º ano

Direção

Secretaria

[email protected]

[email protected]

225

210/229

6º ao 8º ano

9º ano e Ensino Médio

Educação Infantil

Educação Infantil

226

2331º ao 5º ano

6º ao 8º ano

3439-3081

Setor 2495-5403

Setor 2539-1845

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Setor E-mailAtendimento administrativo

Tesouraria [email protected] às 17h

[email protected]

2309º e Ensino Médio [email protected]

1. Comunicação 1.1 Escola-FamíliaOs profi ssionais do Colégio A. Liessin – Scholem Aleichem estão à disposição dos responsáveis, porém é necessário agendar o encontro.

Unidade Barra

Unidade Leblon

Unidade Botafogo

Comunicação

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”20

1.2 Escola-Família

Comunicações escritas na agenda do aluno;

Circulares (escritas ou virtuais).

Obs.: para receber circulares por e-mail, adicione o domínio “[email protected]” como seguro, e evite que nossas mensagens sejam direcionadas para sua caixa de “Spam”. Em caso de dúvidas entre em contato com o seu provedor de e-mails.

Comunicações escritas pelas Coordenações: atraso, uniforme inadequado, falta de material, não cumprimento de tarefas;

Advertências escritas por indisciplina;

Boletim escolar entregue ao término de cada período letivo, que informa o rendimento do aluno e/ou relatório da evolução do aluno (Educação Infantil);

Portfólio semestral da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I;

Reuniões de pais;

Entrevistas individuais marcadas por iniciativa do Colégio ou dos responsáveis;

Todos os atendimentos individuais às famílias (independente do assunto) geram um documento que deve ser assinado pela família e pela escola e será arquivado na pasta do aluno.

Obs.: a agenda é de uso exclusivo para comunicação escola/família e família/escola.

Circulares, boletins, avisos, etc.

As circulares, boletins, avisos, etc. devem ser assinados pelo responsável e a parte destacável devolvida ao Colégio no dia estipulado pela Coordenação. O não cumprimento desta norma é interpretado como não autorização ou falta de ciência do conteúdo em questão.

Autorização para passeios e atividades externasA confirmação da participação do aluno deverá ser feita até a data solicitada em circular.O aluno que não trouxer a autorização por escrito e a documentação necessária não participará da atividade.A escola não se responsabilizará pelos alunos que chegarem após a hora prevista para a saída do passeio e nem pelos objetos perdidos durante os mesmos.

Autorização de uso de imagemNa propagação da Missão, Visão e Princípios do Colégio, assim como em ações e atividades relacionadas à Escola, são divulgadas imagens e/ou resultados de seus alunos. Qualquer dúvida e/ou restrição em relação a esse assunto, deve ser encaminhada por escrito ao Colégio, aos cuidados da Coordenação do segmento e/ou do setor de Comunicação, pelos Responsáveis a cada ano letivo.

ComunicaçãoComunicação

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 21

2. Normas de Funcionamento

2.1 HorárioOs horários devem ser rigorosamente respeitados, da Educação Infantil ao Ensino Médio, a fi m de que se cumpra com efi ciência a rotina diária específi ca de cada série ou segmento.

As aulas no período da tarde são obrigatórias.

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída

8hDiariamente: 15h

Barra - Educação Infantil ao 8º Ano

Barra - 9º Ano

Horário de Entrada até 7h (1º tempo)

Barra - 1a série do Ensino Médio

Leblon - Educação Infantil

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída

8hDiariamente: 15h

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída

8hDiariamente: 15h

Botafogo - Educação Infantil ao 7º Ano

Saída 1a série2a e 6a feira: 12h55min 3a, 4a e 5a feira: 15h

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída: 2a, 4a e 5a feiraSaída: 3a e 6a feira

7h15h12h55min

Botafogo – 8º Ano

Horário de Entrada

Saída 1a série

até 7h (1º tempo)

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída: 2a, 4a e 6a feiraSaída: 3a e 5a feira

7h12h55min15h

Início da aula / aluno em sala de aulaSaída: 2a, 4a e 6a feiraSaída: 3a e 5a feira

7h12h55min15h

Botafogo – 9º Ano

Botafogo - Ensino Médio

2a e 6a feira: 12h55min 3a, 4a e 5a feira: 15h

Saída 2a série2a feira: 13h40min3a, 4a e 5a feira: 15h6a feira: 12h55min

Saída 3a série 2a feira: 16h30min3a, 5a e 6a feira: 13h40min4a feira: 17h

Normas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”22

Atrasos

Os funcionários da portaria e recepção têm autonomia para fazer cumprir o item Horário das Normas de Funcionamento;

Chegar ao Colégio após o horário determinado para a série é considerado atraso. Neste caso, o aluno aguarda o início do segundo tempo para entrar em sala de aula, mesmo em caso de prova ou apresentação de trabalhos;

Caso o aluno perca a avaliação, deverá realizar 2ª chamada;

Em caso de evento promovido pela escola, poderá ser liberada a entrada dos alunos em horário a ser determinado pela Coordenação. Isso, porém, não impedirá o cumprimento das aulas, normalmente, para os alunos que estiverem em sala;

É proibida a entrada na escola após o início do 2º tempo de aula. No EFI, cabe à Coordenação

do segmento analisar e deferir os casos especiais, devido à idade.

Uma vez na escola, o aluno que chegar atrasado no início das aulas será sinalizado com um atraso interno.

Após três atrasos internos ou externos mensais, o aluno será advertido com uma comunicação;

A partir do 9º ano, após três atrasos internos ou externos no mês, o aluno retorna para casa, não tendo o direito de assistir aulas e/ou fazer provas.

Observações sobre a entrada e saída

Visando a total tranquilidade dos alunos, lembramos que é importante que cada criança encontre à sua espera o seu responsável na hora da saída, pontualmente;

Por questões de segurança, é imprescindível que, em caso de qualquer mudança de portador, antecipação de saída ou condução do aluno, a Coordenação do setor seja informada pela agenda ou e-mail até 30 minutos antes do horário da saída;

É de responsabilidade exclusiva da família informar qualquer alteração de saída aos responsáveis pelo transporte escolar.

O responsável que vier buscar o aluno deverá aguardá-lo na portaria;

A entrada de pais, responsáveis, ex-alunos só será permitida mediante agendamento prévio;

Alunos com uniforme de outras instituições escolares terão permissão de acesso somente até a recepção da escola.

A interrupção de uma aula causa transtorno e prejuízo pedagógico para os alunos. Portanto, não será permitida a entrada ou saída no meio de um tempo de aula.

Normas de Funcionamento

Importante! Será vedada a saída após o início do último tempo de aula, cabendo à Coordenação do

segmento analisar e deferir os casos especiais.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 23

Almoço

Educação Infantil (Leblon)Educação Infantil ao 7º Ano (Botafogo) eEducação Infantil ao 8º Ano (Barra)

Almoço obrigatório no refeitório da escola em horário definido. Não será permitido aos alunos substituir almoço por lanches na cantina.

8º Ano - BotafogoÀs 2as, 4as e 5as feiras, o aluno poderá optar pelo almoço nas cantinas ou no refeitório. Não será permitida a saída da escola.

9º Ano - Botafogo e BarraÀs 3as e 5as feiras, o aluno poderá optar pelo almoço na(s) cantina(s) ou no refeitório. Não será permitida a saída da escola.

Ensino MédioSó será permitida a saída para o aluno nos dias em que permanecer na escola no período da tarde com autorização assinada pelo responsável, no início do ano.

2.2 Uniforme

O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio;O não cumprimento desta norma será considerado uma falta disciplinar, sob condição do retorno do aluno para casa.

Educação Infantil

Camiseta branca com logotipo do Colégio;

Short ou calça de helanca azul-marinho;

Tênis (preferencialmente com velcro);

Avental para as aulas de pintura;

Maiô (meninas), sunga (meninos) e touca de silicone para natação (Unidade Barra);

Blusa branca do uniforme e short (meninos) ou blusa branca do uniforme e saia branca (meninas)

para as 6as feiras (Shabat).

Importante!

Não é permitido fazer encomendas de refeições e bebidas para serem entregues na escola.

Normas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”24

Obs.: todas as peças do uniforme deverão ser marcadas com o nome completo do aluno. Não é permitido o uso de sandálias ou chinelos. A muda de roupa adicional deve ser o uniforme escolar.

Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

Calça comprida ou bermuda azul-marinho lisa;

Camiseta branca com logotipo do colégio;

Tênis;

É obrigatório o uso da camisa do colégio sob o casaco.

Do 6º ano ao 9º ano Blusa do uniforme;

Calça jeans, legging ou bermuda azul-marinho;

Tênis.

Ensino Médio Blusa do uniforme;

Calça jeans, legging ou bermuda nas cores preta ou azul.

Tênis ou sapatilhas.

PROIBIDO: calças com rasgos, chinelos ou “rasteirinhas” e uso de camisas do uniforme cortadas, rasgadas ou com qualquer modificação, assim como o uso de shorts e saias. De acordo com a análise da Coordenação, o aluno voltará para casa se os seus trajes não estiverem de acordo com as normas.

Educação FísicaEducação Infantil ao 5º ano

Camiseta branca com logotipo do Colégio; Short azul-marinho; Tênis (preferencialmente com velcro).

Maiô (meninas) e sunga (meninos), touca para natação (1º ao 5º ano E.F. – Unidade Barra).

6º ano ao Ensino Médio Short (rapazes) e bermuda ou calça de cotton lycra (moças) azul- marinho; Camisa branca com logotipo do Colégio; Tênis.

Obs.: não é permitido o uso de calça jeans, chinelos e sandálias, em todos os segmentos, nas aulas de Educação Física. Logo após a aula de Educação Física, o aluno deverá colocar o uniforme específico de cada segmento.

Normas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 25

2.3 Isenção das Aulas de Educação Física O responsável pelo aluno que, por problemas de saúde ou outro motivo previsto em lei, não puder participar das aulas de Educação Física, deve encaminhar à Coordenação atestado médico ou outro documento descrevendo a natureza do problema e se o mesmo é permanente ou temporário.Nesse caso, por lei, já que Educação Física é disciplina oficial e obrigatória, o aluno deve estar presente às aulas, realizar relatórios e trabalhos para avaliação. As aulas de natação na Unidade Barra compõem a disciplina de Educação Física.

2.4 Material Escolar e Objetos de Uso Pessoal Pedimos aos alunos que não tragam objetos de valor e marquem seus pertences, inclusive seus agasalhos, para facilitar a localização do dono em caso de extravio.O Colégio não se responsabiliza por dinheiro, material ou objetos pessoais perdidos, esquecidos ou danificados nas suas dependências e, muito menos os indeniza;

A agenda deve ser trazida diariamente, seguindo os critérios preestabelecidos na lista de material;

O aluno deve trazer somente o material a ser usado no dia, a fim de evitar o excesso de peso na sua mochila;

O uso dos armários deve ser restrito aos intervalos e/ou recreios (do 6º ano em diante);

Sendo propriedade do colégio, os armários devem ser preservados e entregues em perfeito estado ao final do ano letivo;

Não é permitida a entrada na escola, em finais de semana e feriados, para retirada de material escolar;

É vedado trazer grandes quantias em dinheiro ou objetos de valor.

É vedada a utilização de fotocópia de livros didáticos.

2.4.1. Aparelhos Eletrônicos

É de responsabilidade do aluno o uso correto e a guarda do aparelho eletrônico. O Colégio não se responsabiliza pela perda ou extravio desses aparelhos;

É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico durante os horários de aula, em quaisquer segmentos, sem autorização prévia do professor;

Caso o aparelho venha a ser retirado pelo professor ou inspetor, sua devolução será feita após o horário escolar. Em caso de reincidência, o mesmo será devolvido apenas para o responsável.

É expressamente proibida a realização de qualquer tipo de filmagem, fotografia e gravação no interior do Colégio, sem autorização prévia.

Normas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”26

2.5 Aniversários e Comemorações Institucionais Para os alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental, os aniversários podem

ser comemorados na escola, sempre na última sexta-feira do mês, com os outros aniversariantes, durante o horário de lanche, no espaço da sala, sem a presença dos familiares.

Atenção: a família que quiser enviar os convites, via escola, para festas de aniversário fora do colégio, poderá fazê-lo nos seguintes casos:

a) se o convite for para todos os componentes da turma do aniversariante;b) se o aniversariante for menino, convidar só os meninos da turma;c) se o aniversariante for menina, convidar só as meninas da turma.

Obs.: caso não estiver inserido em nenhum dos itens acima, a família realizará o convite em particular, fora da escola.

Tais medidas são necessárias para que não haja exclusão.

A partir do 6º ano, não é permitido aos alunos ou responsáveis trazerem bolos para comemorações, sem autorização da coordenação;

A escola deve ser informada, com antecedência de no mínimo uma semana, quando a mesma for utilizada como ponto de encontro de saída para festas ou comemorações. O transporte dos alunos é responsabilidade da família anfitriã, bem como o envio das autorizações para as famílias dos convidados. A família responsável pela festa deverá acompanhar e responsabilizar-se pela saída dos alunos convidados. A troca de roupas, se desejada, deverá ser feita pela própria família. Não permitiremos a saída com babás, motoristas ou taxistas;

Não cabe à escola nenhuma responsabilidade em eventos não programados pela mesma;

Nas comemorações institucionais, nenhum aluno poderá participar da festividade que não seja da sua própria turma, no horário de aula, mesmo no caso de irmãos.

2.5.1 Bar-Mitzvá e Bat-Mitzvá

Em dia de Bar/Bat Mitzvá de alunos do Liessin, haverá aula normal após o término da cerimônia. O horário de chegada à escola dependerá da análise da Coordenação;

Só poderão assistir aula devidamente uniformizados e com o material do dia;

Solicitamos aos responsáveis, a fim de evitar coincidências de datas, que, antes de marcarem a data da celebração do Bar-Mitzvá e/ou Bat-Mitzvá, consultem a agenda disponível com a Sra. Rejane (secretária da Direção Geral – Botafogo/ Ramal 235);

Quando alunos de outras escolas convidarem nossos alunos para Bar- Mitzvá ou Bat-Mitzvá, as aulas no Liessin transcorrerão normalmente.

A escola não se responsabiliza por sobreposição de datas.

Normas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 27

2.7 Adaptação Escolar

Todos os alunos da Educação Infantil têm direito a um processo de adaptação ou readaptação escolar, com a presença dos responsáveis nas dependências da Escola, se necessário;

O processo de adaptação dos alunos novos dos BERÇÁRIO II, MATERNAL I e MATERNAL II segue uma rotina especial que é detalhada em circular específica;

A escola reserva-se o direito de trocar o aluno de turma, sempre que julgar necessário.

2.8 Biblioteca O aluno pode frequentar a Biblioteca para trabalhos, pesquisas, etc., segundo as normas

específicas da mesma.

ATENÇÃO: os trabalhos realizados em casa ou na Biblioteca não poderão ser impressos na escola.

2.9 Horário ComplementarO Uniforme do Horário Complementar será de uso obrigatório, devendo o mesmo ser adquirido na Sevivon. Todas as atividades esportivas possuem seus respectivos uniformes.

2.6 Acidentes, Enfermidades e Remédios

A enfermaria escolar tem como função o atendimento inicial e consequente comunicação às Coordenações de qualquer acidente ou sintoma de enfermidade, que ocorra com o aluno durante o período de aula;

É de fundamental importância o preenchimento da ficha de enfermaria do aluno. Nenhum medicamento é ministrado antes da Coordenação se comunicar com a família (Infantil e Fundamental I). A enfermaria deverá entrar em contato com a família para ministrar o medicamento (Ensino Fundamental II e Ensino Médio);

Os remédios que, exclusivamente, necessitem ser dados ao aluno durante o horário de aula, devem vir de casa marcados com o seu nome completo e a dosagem, horários e cuidados específicos e anexada cópia da receita médica e entregues pessoalmente à professora de turma ou Coordenação;

Pedimos que a Escola seja avisada no caso de qualquer impedimento de comparecimento do aluno às aulas. Os alunos com doenças contagiosas não devem vir ao Colégio, bem como as crianças com febre ou piolhos;

É proibida a presença de alunos com doenças infectocontagiosas no Colégio, ficando a sua volta condicionada à apresentação de Atestado Médico;

Não será permitido administrar nebulização com medicamento, na escola.

Normas de FuncionamentoNormas de Funcionamento

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”28

3. Processo Disciplinar

3.1 PPPB – Projeto Permanente de Prevenção ao Bullying Convivência e Construção da Cultura da Paz

O Colégio A. Liessin, através de sua equipe pedagógica, lançou um Programa Institucional de prevenção ao bullying e cyberbullying, com o objetivo de gerar ações significativas no contexto escolar que:

Busquem aprimorar a capacidade de resolução de conflitos;

Ampliem os recursos de comunicação através do diálogo e da empatia; Canalizem a agressividade e a capacidade de liderança para fins construtivos;

Desenvolvam a assertividade e a escuta respeitosa, entre outros.

Nas estratégias e ações para o programa de prevenção envolvemos os pais no papel que lhes cabe no trabalho com a rede de relacionamento, ampliando a parceria família-escola.Considerando todas as ações, o envolvimento de toda a equipe escolar é de suma importância, pois o bullying não ocorre somente nas salas de aula, no ambiente escolar, mas também nos meios de transporte.

A discussão sobre o tema deve envolver todos os personagens da comunidade escolar: alunos, professores, gestores, funcionários da escola e comunidade, pois cada um tem um papel decisivo para a redução do bullying.

O trabalho da equipe é sensibilizar todas as pessoas que trabalham na escola sobre a importância do seu olhar e de suas ações para prevenir os comportamentos de bullying.É importante olhar o conflito como oportunidade para gerar soluções satisfatórias para todos os envolvidos, aprendendo a atacar os problemas sem atacar as pessoas.Assim, reescrever uma nova história, com a contribuição de cada um é reforçar uma escola forte e vitoriosa.

3.2 Compromisso

O aluno, ao se matricular, assume, automaticamente, com seus pais e/ou responsáveis, o compromisso de acatar as normas do Regimento Escolar, disponível para consulta na secretaria da escola, assim como as determinações estabelecidas por informativos, circulares e outros instrumentos de comunicação do colégio com as famílias, elaborados pela Direção e/ou equipe pedagógica;A discordância das normas do Colégio, contidas neste Guia, poderá levar a escola a não aceitação da matrícula para o próximo ano.

Processo Disciplinar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 29

3.3 Normas Disciplinares

O Colégio Liessin adota uma disciplina rigorosa, mas compreensiva e respeitosa. Consequentemente, as normas disciplinares não são um fim em si, mas instrumentos a serviço da educação, que procura:

a) desenvolver no educando o respeito a si mesmo e aos outros;b) possibilitar ao educando experimentar, na prática, o sentimento de justiça e

solidariedade como valores sociais e judaicos;c) levar o educando a entender que vive em um mundo globalizado, que deve ser

compartilhado por todos, em uma convivência social civilizada e solidária.

Cabe à Coordenação e/ou Direção o direito de aplicar, se necessário, sanções que levem à reflexão sobre a falta cometida, bem como avançar etapas do processo disciplinar perante faltas graves; O aluno que prejudicar o ambiente do Colégio, infringir as normas de convivência estabelecidas no Regimento, no Informativo e na Legislação Escolar de Ensino em vigor, sujeita-se aos seguintes procedimentos e/ou sanções disciplinares:

1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

A aplicação do procedimento disciplinar, como descrito abaixo, dependerá da análise da Coordenação sobre o ocorrido.

1a etapa: conscientização - através de conversa do professor com o aluno, a fim de levá-lo à reflexão e a autoavaliação;

2a etapa: comunicação aos responsáveis - o professor comunica ao responsável o ocorrido em formulário próprio;

3a etapa: advertência oral - deverá ser registrada em formulário próprio e assinada pelo responsável. Após três registros, o(a) aluno(a) avança para a 4ª etapa;

4a etapa: advertência escrita com comunicação aos pais– após comunicações na agenda e advertência oral, o(a) aluno(a) será advertido(a) formalmente através de formulário próprio, sendo obrigatória a devolução do canhoto assinado pelo responsável, no dia letivo seguinte;

5a etapa: suspensão interna – após 3 (três) advertências escritas formais, o aluno ficará impedido de permanecer em aula;

6a etapa: suspensão externa – após 3 (três) suspensões internas e/ou uma indisciplina grave. A definição da quantidade de dias de suspensão, ocorrerá caso a caso, conforme deliberação da Coordenação e/ou Diretoria;

7a etapa: desligamento.

Obs.: O aluno poderá ser afastado do ambiente de sala de aula sempre que a Coordenação julgar necessário. A família deverá comparecer ao Colégio sempre que for solicitada pela equipe pedagógica.

Processo Disciplinar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”30

6º ano ao 8º ano

A aplicação do Processo Disciplinar, como descrito abaixo, dependerá da análise da Coordenação sobre o ocorrido.

1a etapa: conscientização e advertência oral – conversa com o(a) aluno(a), a fim de levá-lo(a) à reflexão e à auto avaliação, cabendo à Coordenação a decisão de comunicar à família;

2a etapa: advertência escrita com comunicação aos responsáveis – após três advertências orais, o(a) aluno(a) é advertido(a) formalmente, por escrito, sendo obrigatória a devolução do canhoto assinado pelo responsável, no dia seguinte. Sem o documento assinado, o(a) aluno(a) não poderá assistir aula;

3a etapa: suspensão externa – ocorre após três advertências escritas ou uma indisciplina grave. A definição da quantidade de dias de suspensão ocorrerá caso a caso, conforme deliberação da Coordenação e/ou Diretoria; etapa:

desligamento.

9º ano ao Ensino Médio A aplicação do Processo Disciplinar, como descrito abaixo, dependerá da análise da Coordenação sobre o ocorrido.

1a etapa: conscientização e advertência oral – conversa com o(a) aluno(a), a fim de levá-lo(a) à reflexão e à auto avaliação, cabendo à Coordenação a decisão de comunicar à família.

2a etapa: advertência escrita com comunicação aos responsáveis – após três advertências orais, o(a) aluno(a) é advertido(a) formalmente, por escrito, sendo obrigatória a devolução do canhoto assinado pelo responsável, no dia seguinte. Sem o documento assinado com a ciência do(s) responsável(eis), o(a) aluno(a) não poderá assistir aula;

3a etapa: suspensão externa – ocorre após três advertências escritas ou após indisciplina grave. A definição da quantidade de dias de suspensão ocorrerá caso a caso, conforme deliberação da Coordenação e/ou Diretoria;

4a etapa: desligamento.

Importante!

1) Em todos os segmentos, a aplicação das medidas citadas depende da gravidade das faltas e da frequência com que aconteçam. Cada caso é avaliado individualmente.

2) Em todos os segmentos, em caso de dano ao patrimônio do Colégio e de outros, é de responsabilidade da família o ressarcimento.

3) Passeios: a participação dos alunos nos passeios e viagens estará atrelada a sua conduta e cumprimento das normas disciplinares do Colégio, ficando a cargo da Direção da escola a decisão final.

Processo Disciplinar

4a etapa:

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 31

3.4 É Considerada Indisciplina Entrar ou sair da sala de aula sem a permissão do professor;

Comer em sala de aula;

Vestir-se de modo inadequado, conforme item 2.2 deste Guia;

Não será permitida a venda de quaisquer produtos nas dependências da escola;

Promover excursões e atividades, passar rifas e vender quaisquer tipos de produtos em nome do Colégio, sem autorização prévia da Direção;

Fazer divulgações, fotografar, gravar ou filmar dentro do espaço escolar sem autorização da Direção ou Coordenação;

Fazer uso de celular e aparelhos eletrônicos ou qualquer outro material não relacionado às atividades escolares, durante as aulas, sem autorização do professor.

Fazer uso de qualquer tipo de recurso (cola) para obter informações, durante as avaliações, podendo ser atribuída a nota zero.

3.5 Indisciplina GraveSão consideradas indisciplinas graves para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio:

Constranger ou agredir de forma moral, virtual, verbal ou física, qualquer pessoa do Colégio (funcionários e alunos) ou a Instituição;

Ter atitudes agressivas, verbais, virtuais ou físicas, intencionais e repetitivas que ocorram sem motivação evidente exercidas por um ou mais alunos, com objetivo de intimidar, excluir ou agredir outro aluno, interpretadas ou não como bullying (*);

Desrespeitar professores e/ou funcionários, não reconhecendo sua autoridade;

Danificar, propositadamente, ou pichar o patrimônio do Colégio – mobiliário, equipamentos e instalações;

Ausentar-se do Colégio sem autorização;

Não assistir aula, estando no Colégio, durante o horário regular;

Assinar, pelo seu responsável, canhoto ou documento;

Violar, falsificar, rasurar material ou documento ou apossar-se dele, sem autorização da pessoa competente;

Apossar-se de pertences alheios;

Fumar, utilizar-se de bebida alcoólica ou substância tóxica, nas dependências do Colégio, em seus arredores e em atividades promovidas pelo mesmo;

Comportar-se de maneira inadequada, desrespeitando os colegas e monitores e/ou professores responsáveis, danificando mobiliário e/ou instalações em passeios e visitas externas promovidas pela escola;

Promover e/ou participar de brincadeiras que possam machucar o outro ou a si próprio, mesmo que acidentalmente.

(*) O bullying manifesta-se por meio de insultos, piadas, gozações, apelidos depreciativos, boatos cruéis, fofocas, difamações ou agressões físicas, intimidando ou ofendendo a vítima.

Processo Disciplinar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”32

4. Avaliação Escolar

4.1 O Processo de IngressoAo ex-aluno reprovado em qualquer série/ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio no Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” que cursar em outro estabelecimento a série/ano posterior àquela em que foi reprovado, ou for reprovado em outra escola, de acordo com a legislação em vigor que recomenda o aproveitamento de estudos, o Colégio adota, no seu processo de matrícula por transferência, a Reclassificação nos seguintes casos:

a) Para alunos independentemente da escolarização anterior, mediante reavaliação feita pela escola que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

b) Para alunos provenientes do estrangeiro, quando couber.

§ 1º) Toda e qualquer implicação que altere a posição do aluno quanto ao ano que deverá cursar será registrada, fundamentada e fará parte da documentação escolar do aluno.

§ 2º) Para que a Reclassificação tenha validade, o aluno deverá cursar todo o ano letivo nesta Instituição de Ensino.

§ 3º) Qualquer aluno poderá participar da Reclassificação no Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” apenas uma vez, tanto no Ensino Fundamental como no Médio.

4.2 Prática de Avaliação

A avaliação do rendimento escolar é feita de forma contínua e progressiva, durante três (3) períodos letivos.

4.2.1 Educação Infantil

A avaliação do desenvolvimento dos alunos é registrada no relatório de Evolução no Contexto Escolar, preenchido pelos professores, submetido à supervisão da Equipe Pedagógica e apresentada no portfólio.

4.2.2 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental

A cada período, o aluno é avaliado através de provas, realizadas no horário normal de aula;

Ao final de cada período, os conteúdos trabalhados são avaliados durante uma semana de provas, previamente comunicadas à família;

Após cada período letivo são realizadas as provas de recuperação nas disciplinas em que o aluno obteve nota inferior a seis (6,0).

Não é permitido ao aluno deixar de fazer uma avaliação estando na escola, mesmo com a solicitação do responsável;

Avaliação Escolar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 33

Avaliação Escolar

Não é permitido ao aluno chegar à escola somente no horário dos testes ou provas;

É permitido ao professor retirar a avaliação do aluno que apresentar postura inadequada. Cabe à coordenação, após análise de cada caso, tomar as medidas cabíveis, de acordo com as normas da escola;

Trabalhos e pesquisas avaliativas só são aceitos no prazo fixado pelo professor, mesmo que o aluno esteja ausente. Em casos excepcionais, o aluno poderá entregar o trabalho até uma semana depois do prazo estipulado, valendo 70% da nota. Passando deste prazo, o aluno ficará com zero nesta tarefa;

As viagens em dias letivos devem ser evitadas. Em caso de viagem da família, a responsabilidade do resgate do conteúdo fica a cargo desta;

No período de testes, provas, trabalhos avaliativos, o aluno terá direito à 2ª chamada mediante a apresentação de atestado médico;

Não há 2ª chamada para as provas de recuperação.

O resultado final de cada período é expresso pela fórmula abaixo:

Obs.: as aulas são normais nos dias de avaliação.

4.2.3 6º ano a 2ª série do Ensino Médio

Na grade de horário há um tempo semanal destinado às avaliações, previamente marcado no Calendário Escolar;

A cada período, o aluno é avaliado nas disciplinas através de testes, trabalhos, baterias de exercícios, provas e trabalho de campo;

Os testes e provas são realizados durante o horário normal de aulas, semanalmente;

Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no 3º período, os conteúdos dos períodos anteriores poderão ser cobrados nas avaliações;

A partir da 1ª série do Ensino Médio, os conteúdos dos períodos anteriores poderão ser cobrados nas avaliações;

Nota da Provamensal (10)

2

MP+

=Nota da Provatrimestral (10)

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”34

Avaliação Escolar

Na semana de provas, com 2 ou 3 avaliações a cada dia, não é permitido ao aluno escolher a que fará. É obrigatória a realização de todas as provas do dia;

Após cada período letivo, são realizadas as provas de Recuperação nas disciplinas em que o aluno obteve nota inferior a 6,0;

Não é permitido ao aluno deixar de fazer uma avaliação estando na escola, mesmo com solicitação do responsável. Uma vez de posse da prova, o aluno perde o direito à 2ª chamada;

Não é permitido ao aluno chegar à escola somente no horário da avaliação semanal;

É permitido ao fi scal de provas retirar a avaliação do aluno que apresentar postura inadequada, intenção de cola, ou cola comprovada. Após análise de cada caso, cabe à coordenação tomar as medidas cabíveis, de acordo com as regras da escola;

Exercícios e trabalhos para avaliação só são aceitos no prazo fi xado pelo professor, mesmo que o aluno esteja ausente. Caso o aluno entregue o trabalho até uma semana depois do prazo estipulado, sua nota valerá menos 50%. Passando deste prazo, o aluno fi cará com zero nesta tarefa;

Em caso de viagem durante o ano letivo, a reposição de conteúdo é de inteira responsabilidade do aluno e da família;

Só são consideradas válidas as notas geradas através do Sistema Acadêmico da escola. Qualquer comunicação aluno/professor não é considerada informação ofi cial;

Não há 2ª chamada para as Provas de Recuperação.

6º ano à 2a série do Ensino Médio

PROVA

(10.0)TESTE(5.0)

ATV(5.0)+ +

2MP =

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 35

Avaliação Escolar

3a série do Ensino Médio

Em redação, a nota objetiva será a média das notas atribuídas às redações realizadas em sala de aula.

S – Média dos simuladosO – Média das provas objetivas

N3 – Nota 3MP – Média do Período

4.3 Sistema de Promoção

4.3.1 Educação InfantilA promoção do aluno nesta faixa etária está condicionada a uma avaliação da equipe pedagógica.

4.3.2 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental

Será promovido à série seguinte o aluno que atender às condições abaixo:

Frequência igual ou superior a 75% dos dias letivos;

Média anual igual ou maior que 6,0 (seis).

Será aplicada a fórmula abaixo:

Fórmula da Média Anual:

(Nota do 3º período x 2)

Nota do 1º período Nota do 2º período +

4

≥ 6,0MA+

=

S(10.0)

O(5.0)

N3(5.0)+ +

2MP =

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”36

RecuperaçãoA recuperação é um conjunto de atividades que completam ou retifi cam conhecimentos, levando o aluno a dominar conteúdos que sejam pré-requisitos para novas aprendizagens.

A escola oferece duas modalidades de recuperação

1ª) Recuperação Paralela

Ao fi nal de cada período letivo, a escola oferece Estudos de Recuperação para os alunos que obtiverem resultados menores que 6,0 (seis). O aluno realizará uma Prova de Recuperação nas disciplinas em que obteve média inferior a 6,0 (seis). Essa prova avalia todo o conteúdo desenvolvido no período. É, então, calculada a média aritmética entre a nota do período em questão e a nota da prova de Recuperação paralela. Se a nova média for superior à média do período, substituirá a anterior.

Observação

O aluno estará reprovado, sem direito à recuperação fi nal, se tiver média anual inferior a seis (6,0) em mais de 4 (quatro) disciplinas.

2ª) Recuperação Final

Consta de aulas de revisão, orientação de estudo e avaliações que são realizadas após a média anual. Será considerado aprovado o aluno que, durante a Recuperação Final, demonstrar melhoria de aproveitamento e média fi nal igual ou superior a 5,0 (cinco), observando-se o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência. A revisão da prova de recuperação fi nal poderá ser efetivada no prazo de 24 horas após a divulgação ofi cial dos resultados com a Coordenação.

Após a Recuperação fi nal:

Obs.: as avaliações da Recuperação Final fi cam arquivadas na escola.O aluno não poderá permanecer na escola repetindo dois anos consecutivos o mesmo ano.O aluno não poderá permanecer na escola repetindo duas vezes no mesmo segmento.

2

Média do Período Nota da Recuperação Paralela+

10

(Média Anual x 6) (Média da Recuperação Final x 4) +≥ 5,0MF =

Avaliação Escolar

Média após Recuperação Paralela:

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 37

4.3.3 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

Será promovido à série seguinte, sem recuperação, o aluno que atender às condições abaixo:

Frequência igual ou superior a 75% dos dias letivos; Média anual igual ou maior que 6,0(seis).

Será aplicada a fórmula abaixo:

Fórmula da média anual:

RecuperaçãoA escola oferece duas modalidades de recuperação:

1ª) Recuperação ParalelaApós cada período letivo, o aluno poderá fazer Prova de Recuperação nas disciplinas em que obteve média inferior a 6,0 (seis). Essa prova avalia todo o conteúdo desenvolvido no período. É, então, calculada a média aritmética entre a nota do período em questão e a nota da prova de Recuperação Paralela. Se a nova média for superior à média do período, substituirá a anterior.

Observação Para participar da Prova de Recuperação Paralela o aluno deve se inscrever, utilizando o formulário específi co, com a Auxiliar de Coordenação, assinado pelos responsáveis.Nas disciplinas compostas, o aluno somente fará a prova na(s) subdisciplina(s) que não atingiu 60% (média 6,0).

4º e 5º anos

Disciplina: Cultura Judaica Subdisciplinas: Tanach e História Judaica

2

Média do Período Nota da Recuperação Paralela+

Avaliação Escolar

Disciplinas Compostas:

(Média do 3º período x 2)

Média do 1º período Média do 2º período +

4

≥ 6,0MA+

=

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”38

6º e 7º anos Disciplina: Cultura Judaica

Subdisciplinas: Tanach, História Judaica e Israelidade 8º ano

Disciplina: Cultura Judaica Subdisciplinas: Tanach, História Judaica e Israelidade

Disciplina: Matemática Subdisciplinas: Matemática I e Matemática II

9º ano Disciplina: Matemática

Subdisciplinas: Matemática I e Matemática II

Disciplina: Ciências Subdisciplinas: Física, Química e Biologia

Disciplina: Cultura Judaica Subdisciplinas: Tanach e História Judaica

1ª e 2ª séries Ensino Médio Disciplina: Biologia

Subdisciplinas: Biologia I e Biologia II

Disciplina: Matemática Subdisciplinas: Matemática I e Matemática II

Disciplina: Química Subdisciplinas: Química I e Química II

Disciplina: Física Subdisciplinas: Física I e Física II

O aluno será reprovado sem direito à recuperação final se tiver média anual inferior a seis (6,0) em mais de quatro (4) disciplinas até o 9º ano e no Ensino Médio em mais de cinco (5) disciplinas.

2ª) Recuperação Final

Consta de aulas de revisão, orientação de estudos e avaliações que são realizadas após a média anual.É considerado APROVADO o aluno que, durante a Recuperação Final, demonstrar melhoria de aproveitamento e obtiver média ≥ 5,0 (vide fórmula em Sistema de Promoção) observando-se o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e será REPROVADO, se não alcançar média final 5,0 (cinco) em qualquer disciplina.

Avaliação Escolar

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 39

10

(Média Anual x 6) (Média da Recuperação Final x 4) +≥ 5,0MF =

Observação O aluno que alcançar média anual inferior a 6,0 em até 4 (quatro) disciplinas no Ensino

Fundamental II ou em até 5 (cinco) disciplinas no Ensino Médio estará em Recuperação Final.

A revisão da prova de Recuperação Final poderá ser efetivada mediante solicitação, por escrito, do responsável através de requerimento, no prazo de 24h, após a divulgação ofi cial dos resultados.

Obs.: as avaliações da Recuperação Final fi cam arquivadas na escola. O aluno não poderá permanecer na escola repetindo consecutivamente dois anos. O aluno não poderá permanecer na escola repetindo duas vezes no mesmo segmento.

4.4 Segunda ChamadaO aluno que faltar às provas marcadas pela Coordenação, obrigatoriamente, deverá fazer as de segunda chamada; No 9º ano e Ensino Médio, a 2ª chamada será única para teste semanal, prova do período e ATV (minitestes).

Obs.: não há 2ª chamada para as Provas de Recuperação; não há nova avaliação para quem perder a 2ª chamada; as avaliações de 2ª chamada e recuperação serão realizadas após o horário normal de aulas.

Avaliação Escolar

4.5 Revisão de Prova – Ensino Médio Nos 1º e 2º períodos, os professores fazem a análise da correção dos testes e provas em sala de aula e, se o aluno desejar revisão de nota, ao fi nal da aula, deve entregar à Coordenação o requerimento específi co junto com a avaliação.A revisão de prova do 3º período ocorre no dia e horário divulgado pela Coordenação. A revisão da Prova de Recuperação poderá ser efetivada mediante solicitação por escrito, do responsável, através do formulário próprio, no prazo de 24 horas após a divulgação ofi cial dos resultados.

4.6 Conselho de ClasseO Conselho de Classe é constituído por todos os professores da turma, Diretores, Coordenadores, Orientadores Educacionais e Psicólogos.

As decisões tomadas em Conselho de Classe são de responsabilidade de todos os profi ssionais que participam do mesmo.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”40

4.7 Intercâmbio no Exterior

Os responsáveis devem comunicar, com antecedência, à Direção do segmento e ao setor financeiro da escola, o período do intercâmbio;

Aluno procedente de intercâmbio cultural no exterior é avaliado durante o semestre que estiver cursando no Colégio;

Cabe ao aluno, ao retornar do intercâmbio, inteirar-se dos conteúdos, atividades e projetos realizados e em andamento no Colégio Liessin durante a sua ausência;

Aluno que participou de intercâmbio perde o direito, neste ano, à premiação;

O pagamento da mensalidade será feito da seguinte forma: contribuição social normal e 50% de todas as mensalidades durante o período de intercâmbio,

Aluno deverá apresentar documentação que comprove a frequência na escola do exterior.Histórico Escolar expedido pela escola estrangeira, com o reconhecimento do Consulado Brasileiro, que respondapela cidade de origem da Instituição que emitiu o histórico, (exceto os pertencentes ao Mercosul);

Tradução juramentada do documento para o Português, exceto os de língua espanhola (de acordo com aDeliberação CEE 240/2013) .

Avaliação Escolar

4.8 Avaliação das Disciplinas Judaicas

1º ano ao 5º anoHebraico - somatório de notas das atividades realizadas no trimestre, dividido pelo número de notas lançadas.Cultura Judaica - (Cultura Judaica e Tanach) = média aritmética das disciplinas envolvidas.

6º ano ao 8º ano Hebraico – média das avaliações do período.Cultura Judaica (Tanach + História Judaica + Israelidade) = média aritmética das disciplinas envolvidas.

9º anoHebraico – média das avaliações do período.Cultura Judaica (Tanach + História Judaica) = média aritmética das disciplinas envolvidas.

1a e 2a série do Ensino MédioAvaliações ao longo do desenvolvimento do módulo, que são definidas de acordo com a linha de atuação do professor.

4.9 Avaliação da Língua Inglesa

Leva em consideração o desenvolvimento das quatro habilidades (oral, compreensão oral, escrita e leitura) para que haja uma compreensão e comunicação eficaz.Aluno novo no Colégio: este aluno terá até 1 (um) ano de adaptação na disciplina. Neste período, o aluno deverá organizar o seu estudo de maneira que consiga, o mais rápido possível, adquirir o conteúdo já dado. O Colégio oferecerá aulas de apoio, se necessário, até o 9º ano.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 41

1º ano ao 8º ano

9º ano

Ensino Médio

4.10 Avaliação QualitativaA Escola, por estar permanentemente preocupada com a formação do nosso aluno quanto aos valores e princípios éticos, sistematizará a avaliação qualitativa, enfatizando o desenvolvimento da responsabilidade, a conquista da autonomia e o senso crítico.

Avaliação Escolar

[Teste Prova (2 x Aval. Oral) ]+ +(Trabalhos + +Avaliação Qualitativa)2 X

4

3

MP =

Teste (4,0) Nota 3 (6,0)Prova (10,0)+ +2

MP =

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”42

Premiação

5.3 Critérios de EnquadramentoOs critérios de Enquadramento são diferentes para cada fase acadêmica dos alunos.

5.3.1 Do 6º ao 9º ano do Ensino FundamentalSerá premiado o aluno que obtiver média anual por disciplina ≥ 8,0 em todas disciplinas e se enquadrar em um dos critérios abaixo.

A) Médias ≥ 8,0 em todas as disciplinas, em todos os períodos letivos. OUB) Serão toleradas até 2 (duas) médias nas disciplinas entre 7,0 (sete) e 8,0 (oito) no 1º período e 2 (duas) médias nas disciplinas entre 7,0 (sete) e 8,0 (oito) no 2º período.

5.3.2. Ensino Médio Ao ingressar no Ensino Médio o aluno traz o seu IDA obtido do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir de então, ao fim de cada trimestre o seu IDA é recalculado segundo os critérios abaixo:

A) O aluno adiciona o seu IDA em 10% (0,1), limitado a 100%, se obtiver média trimestral ≥ 8,0 (oito) em todas as disciplinas. Será tolerada apenas 1 (uma) média entre 7,0 (sete) e 8,0 (oito) nas disciplinas do 1º trimestre e uma média entre 7,0 (sete) e 8,0 (oito) nas disciplinas do 2º trimestre.

Obs.: no Ensino Médio não serão consideradas no cálculo desta média as disciplinas Estudos Judaicos e Inglês. No 3º trimestre, o aluno não poderá ter média entre 7,0 e 8,0 em nenhuma disciplina. B) Caso o aluno não tenha atingido o critério do item (A) acima, o seu IDA sofrerá um decréscimo de 50% do percentual obtido anteriormente (0,5 x IDA antigo) a partir do trimestre seguinte.

5.4. Benefício FinanceiroA partir do IDA conquistado o aluno terá direito a um desconto financeiro na anuidade segundo os critérios a seguir:

5. PremiaçãoO Liessin, dentro de seus princípios de excelência acadêmica, incentiva e reconhece o esforço e dedica-ção dos seus alunos para obterem expressivos resultados pedagógicos. Dessa forma há muitos anos foi criado em nossa escola um programa de premiação para alunos por seu desempenho.Em 2017, com intuito de tornar o processo mais atrativo e incentivar os nossos alunos a permanecer sempre em busca da excelência, algumas mudanças foram incluídas no programa que é descrito a seguir.

5.1 Público AlvoConcorrem a esse programa alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio que tenham frequentado o ano letivo integralmente no Liessin.

5.2. Forma de CálculoDo 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental cada aluno passa a ter um Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) relacionado a cada ano: 6º ano - 25%, 7º ano - 25%, 8º ano - 25% e 9º ano - 25%. Este índice servirá de base para a premiação anual, bem como para o valor inicial do prêmio a partir do Ensino Médio.

Obs.: no 3º período, o aluno não poderá ter média entre 7,0 e 8,0 em nenhuma disciplina.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 43

5.4.2. Ensino MédioA partir do Ensino Médio o aluno passa a ter o desconto correspondente ao seu IDA aplicado em todas as parcelas da anuidade exceto a mensalidade de janeiro e as 3 parcelas pagas no ano anterior referentes à antecipação da anuidade. O valor do IDA, avaliado e recalculado ao fi m de cada trimestre, possibilita que o aluno melhore seu índice durante todo o período escolar servindo ainda como fator motivacional. Abaixo um quadro exemplo tomando por base alunos hipotéticos.

PremiaçãoPremiação

No exemplo acima o IDA para início do Ensino Médio desse aluno é de 75%.

* Neste caso, o desconto da mensalidade de fevereiro não se aplica, pois o aluno já está cursando o E.M. usufruindo o percentual do IDA no 1º trimestre.

5.4.1. 7º ano ao 9º ano do Ensino FundamentalA partir do 7º ano será concedido ao aluno um desconto na mensalidade de fevereiro igual ao valor do seu IDA acumulado. Vale ressaltar que apenas os alunos premiados ao fi nal do ano em curso terão direito ao desconto. Este, não se aplica na mensalidade de janeiro e nas três parcelas pagas no ano anterior referentes à inscrição. Abaixo um quadro exemplo tomando por base um aluno hipotético.

Obs: Sim (+10%) Não (IDA x 0,5)

Disposições Gerais:Não concorrerão à premiação por mérito os alunos que: possuam qualquer tipo de assistência pegagógica especializada; participem do grupo de apoio ou alfabetização de Hebraico (Ens. Fund II); participem de qualquer tipo de recuperação; obtenham alguma média abaixo de 7,0 (sete) em qualquer disciplina durante o ano letivo.

Obs.: os alunos que forem transferidos da escola e retornarem terão seu IDA zerado ao iniciar o novo ano acadêmico. O benefício fi nanceiro por mérito não é cumulativo caso o aluno já tenha outro desconto ou bolsa. Vale o benefício

que tiver maior percentual.

25%

50%

75%

50%

25%

0%

Não se aplica

50%

Sim

Sim

Sim

Não

6º Ano

7º Ano 8º Ano

9º Ano

Setor Critério Atingido IDA Acumulado aoFim do Ano Letivo

Desconto em fevereirodo próximo ano

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”44

6. Orientações da SecretariaA Direção do Colégio Liessin não autoriza ninguém a fornecer telefone e/ou endereço de aluno, professor ou funcionário.

6.1 Renovação da Inscrição O Colégio garante vaga para a série seguinte a todos os alunos devidamente aprovados. No entanto, se, apesar de aprovado, outros fatores inviabilizarem sua continuação no Estabelecimento, a inscrição ficará sujeita à aprovação da Direção, podendo ser cancelada em qualquer época do ano, por motivos sérios, graves e suficientes.

São considerados motivos sérios, graves e suficientes:

Indisciplina grave e de conduta social; Inaceitação da linha educacional por parte do aluno ou de seus responsáveis; Reprovação.

7. Refeições

Na unidade Botafogo, o serviço de fornecimento de refeições e lanches é terceirizado.

Nas unidades Barra e Leblon, o serviço de fornecimento de refeições e lanches é da escola.

As nutricionistas da escola são responsáveis pela elaboração do cardápio e pelo atendimento aos pais em seus pedidos, críticas e sugestões, bem como em atender e supervisionar pedidos de dietas especiais, quando necessárias (Barra, Leblon e Botafogo), com prescrição médica e com validade máxima de 2 meses.Os cardápios estão disponíveis no site da escola.

Homenagem

5.5. HomenagemAlém da recompensa financeira, o Liessin faz questão de homenagear os alunos premiados.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem” 45

Parceria Família-Escola

8. Parceria Família-Escola8.1 Por uma cultura colaborativa no WhatsApp e na escola É com frequência que nos deparamos com a escassez do tempo diante das tarefas diárias. Desejamos dar conta de tudo com sucesso e definir o que é prioridade é algo bastante delicado na atualidade onde tudo se torna urgente, para ontem. A certeza seguramente que temos é que família é prioridade e acompanhar o desenvolvimento pessoal e escolar dos filhos é de primeira ordem. Gerenciar as tarefas do dia a dia com as prioridades que elegemos passa a ser tarefa difícil, mas somos gratos às novas tecnologias que nos ajudam a otimizar o tempo, facilitando a troca de informações importantes em canais como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Indiscutivelmente tais recursos facilitam a comunicação ajudando a articular uma carona, a organizar uma festa, favorecendo de modo colaborativo a aproximação entre as pessoas. Mas estas mesmas ferra-mentas também podem fomentar discórdia e ansiedade, assim como juízo de valor de situações que, de longe, representam a realidade.

Na Era da Informação, discussões indesejáveis e informações aleatórias que se tornam boatos e invadem grupos de WhatsApp geram interpretações indesejadas. Tal fato nos chama atenção para reflexões importantes, pois não nos damos conta do quanto a tecnologia penetra na vida das pessoas, com consequências por vezes desastrosas.

Para minimizar tal problema, um grupo de pais de uma escola em Buenos Aires criou, recente-mente, um manual de recomendações com o objetivo de eliminar fofocas, discussões e mensa-gens sem sentido, no grupo do WhastApp criado para compartilhar informações sobre a escola. Algumas instituições escolares brasileiras também publicaram circulares e informativos que re-fletiam sobre o uso inadequado desta ferramenta.

Nós, profissionais do Liessin, sabemos da importância do uso desta ferramenta pelas famílias, mas, assim como diariamente ensinamos para os nossos estudantes sobre a necessidade do di-álogo e da conversa para o equilíbrio do coletivo, compreendemos que os grupos do WhatsApp precisam fortalecer a colaboração, a cooperação e a ajuda entre os participantes e a relação com a escola.

Deste modo, é preciso ter atenção para postagem de alguns assuntos delicados, como exemplo: falar sobre uma situação de conflito entre alunos poderá gerar situações constrangedoras para as famílias e não, necessariamente, tratar-se de bullying; divulgar problemas com o professor, com conteúdo e a avaliação sem comunicar à escola não vai ajudar a resolver a questão; tirar dúvida sobre o dever de casa poderá prejudicar e influenciar diretamente na construção da autonomia do aluno. Precisamos refletir sobre atitudes como essas, que deverão ser informadas pelas famílias diretamente ao colégio, a fim de contribuir para a solução do problema.

Nos dias de hoje, temos pressa para resolver as questões, queremos tudo rápido, mas abrimos mão do contato humano. Sabemos que o uso dessa ferramenta pelos pais e a escola tende a ser aprimorado, porém estamos aqui para atendê-los pessoalmente e acreditamos no diálogo. Não há tecnologia que substitua o lugar dos pais na escola e não há falta de tempo para atender às demandas dos nossos alunos. Converse sempre conosco.

Colégio Israelita Brasileiro “A. Liessin - Scholem Aleichem”46

9. Transporte

As vans que atendem aos alunos não têm nenhuma relação profissional com a escola e o serviço deve ser tratado diretamente pelo responsável com o proprietário ou motorista do transporte.A escola disponibilizará, exclusivamente, para os alunos oriundos da unidade Barra, que cursam a 3ª série do Ensino Médio em Botafogo, transporte escolar gratuito ponto a ponto.Será permitida aos alunos da 2ª série, residentes na Barra da Tijuca que estudam em Botafogo, a realização de provas trimestrais e a utilização de monitoria na unidade Barra. Será permitida aos alunos da 3ª série, residentes na Barra da Tijuca que estudam em Botafogo, a realização de provas ou simulados semanais, além da utilização de monitoria na unidade Barra.

10. Papelaria / Uniformes

Todo o material e roupas devem ser marcados com o nome completo da criança e o grupo que ela irá frequentar. As canetas de tecido e retroprojetor para os objetosplásticos poderão ser utilizadas.

Uniformes poderão ser adquiridos nas seguintes casas comerciais:

1. SEVIVON – Rua Sorocaba, 90 – Botafogo – Tel: 2526-2616 / 98476-0259 e 2539-1845 ramal 239 – email: [email protected] / [email protected]. SMART DUCK – Av. das Américas, 12.300 Loja 107 – Blue Center – Tel: 3388-5544 e98471-3634 – e-mail: [email protected]

A relação dos materiais foi entregue à seguinte casa comercial:

SEVIVON – Rua Sorocaba, 90 – Botafogo

O material também poderá ser encontrado nas boas papelarias da cidade.

As encomendas para a Sevivon também poderão ser efetuadas pela internet, através do site www.sevivon.com.br

Para os alunos da Unidade Barra é necessário o material para natação (sunga ou maiô, touca de silicone, chinelos e toalha) – todos com nome. Após a natação, os alunos tomam apenas uma “ducha”, não sendo possível o uso de shampoo.

Transporte

www.facebook.com/Liessin | www.liessin.com.br