Guia Outubro 2014

36
Outubro | 2014 PROGRAMAÇÃO Rio Preto DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO ALIMENTAÇÃO

description

Guia de programação do Sesc Rio Preto no mês de outubro de 2014.

Transcript of Guia Outubro 2014

Outubro | 2014Programação

Rio Preto

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO

Matricule-seO Sesc - Serviço Social do Comércio é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Foi criado em 1946 por iniciativa do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, que o mantém e administra. A ação do Sesc São Paulo é fruto de um sólido projeto cultural e educativo que trouxe, desde sua criação, a marca da inovação social.Ao longo dos anos, o Sesc inovou ao introduzir novos modelos de ação cultural e sublinhou, na década de 1980, a educação como pressuposto para transformação social. A concretização desse propósito se deu por uma intensa atuação no campo da cultura e suas diferentes manifestações, voltada a todos os públicos, em diferentes faixas etárias e estratos sociais.

COMERCIÁRIOTitular: foto 3x4*, documento de identidade, CPF e carteira profissional.

Filhos e enteados até 21 anos: foto 3x4*, certidão de nascimento ou documento de identidade; ou, caso tenham até 24 anos, desde que sejam solteiros, foto 3x4*, documento de identidade, comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em curso regular, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. Para os tutelados, além desses documentos e da foto 3x4*, apresentar também o comprovante de tutela.

Cônjuges: foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou, ainda, declaração de união estável mencionando nomes do casal e números dos documentos de identidade de ambos; neste último caso deverão constar também os nomes e números dos documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma das assinaturas.

PARA MATRICULAR-sE NO sEsC sÃO NECEssÁRIOs Os sEgUINTEs DOCUMENTOs:

Pais do Titular: foto 3x4*, documento de identidade e CPF.

Viúvos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: foto 3x4*, documento de identidade, CPF e a carteira profissional do cônjuge falecido, extrato do INSS e certidão de óbito.

Aposentados no comércio de bens, serviços e turismo: foto 3x4*, documento de identidade, CPF e a carteira profissional com as anotações comprovando que a aposentadoria ocorreu quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, ou comprovante do Órgão da Previdência Social contendo essas informações.

A MATRÍCULA É GRATUITA.

Inscrições dos funcionários em empresas e estabelecimentos comerciais. Atendimento personalizado, agende uma visita. Informações na Central de Atendimento ou pelotel.: 17 3216 9300

TAXA DE EMIssÃO DE 2ª VIA DO CARTÃO sEsC R$ 20,00 por cartão de matrícula emitido. Renovação: As matrículas somente poderão ser renovadas no mês do respectivo vencimento.

EXPEDIENTE8.000 exemplares com distribuição gratuita. Editoração: Setor de Comunicação do Sesc Rio Preto. Fotos: Divulgação. Email: [email protected] org.br

MARIO DE SOUZA

sescsp.org.br

1512020009-10

val. nacionalmaio|2015

comerciário

Legendas

Classificação Indicativa

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes.

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública e usuário inscrito no Sesc e dependentes.

Usuário inscrito no Sesc e dependentes.

Livre para todos os públicosNão recomendado para menores de 10 anosNão recomendado para menores de 12 anosNão recomendado para menores de 14 anosNão recomendado para menores de 16 anosNão recomendado para menores de 18 anos

música trabalho socialcom idosos

07 22

especialcrianças

especial04 20

literatura 19

artes plásticas jovem14 26

cinema cultura digital16 27

teatro turismo18 28

FuncionamentoTerça a sexta, das 13h às 22h.Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 19h.

InternetNa internet (sescsp.org.br/ingressos), terças, a partir das 15h.

BilheteriasNas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, quartas, a partir das 17h30.

ImportantePara cada ingresso adquirido com desconto será exigida a apresentação, na entrada do evento, do respectivo documento de comprovação.

saúde e alimentação

esporte10 24

ACESSE CONTEÚDOS DIGITAIS NA LIVRARIA SESC

Estes e outros produtos culturais você encontra nas lojas Sesc das unidades e no portal

sescsp .org .br / l i v rar ia

MITOLOGIA – UM GUIA DOS MUNDOS IMAGINÁRIOS

CHRISTOPHER DELLCriação do mundo, amores, deuses,

heróis, monstros, vida após a morte e lendas da humanidade

JOGOS E BRINCADEIRAS NA CULTURA KALAPALO

MARINA HERRERO e ULYSSES FERNANDESAtividades lúdicas, individuais e coletivas,

praticadas pela etnia Kalapalo

CD CRIANÇAS CRIONÇASCID CAMPOS

Jogos de palavras aproximam as crianças do universo da poesia fantástica e concreta

CD ESPOLETABANDAMIRIM

Canções gravadas especialmente para o espetáculo infanto-juvenil homônimo

CD [MIGNONE POR FÁBIO CURY] 16 VALSAS PARA FAGOTE SOLO

FÁBIO CURYValsas criadas pelo compositor paulista Francisco Mignone para o instrumento

O PALHAÇO – ROTEIRO DO FILMESELTON MELLO e MARCELO VINDICATTO

Oferece ao leitor recursos para compreender melhor o processo de

trabalho em cinema

QUER JOGAR?ADRIANA KLISYS e CARLOS DALA STELLAApresenta o universo das brincadeiras a partir de um olhar poético e afetivo

COLEÇÃO ÓPERA URBANADIVERSOS AUTORES

Livros estimulam o adolescente a conhecer e explorar o espaço

urbano que o rodeia

TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

FLÁVIA ROBERTA COSTAConscientiza o turista de seu papel

na preservação e valorização do local visitado

PREÇOS ESPECIAIS

Prom

oçõe

s vá

lidas

de

01 a

31/

10/2

014

Use o leitor QR Code do celular

COLEÇÃO ÓPERA URBANA

Histórias de Tatiana Belinky musicadas por Hélio Ziskind e interpretadas pela cantora Fortuna

Loja_Set_INT.indd 1 24/09/14 17:23

Somos todos movidos pelo tempo. A contagem das horas, dos dias, meses e anos são tão essenciais ao nosso convívio em sociedade quanto às leis que a regem. A partir da organização do tempo, podemos planejar nossos dias, meses e a vida. Mesmo que muitas vezes as coisas não saiam como gostaríamos, há sempre a esperança de um novo amanhecer, uma nova chance.

Impulsionado pelas comemorações do Dia do Comerciário, o Sesc Rio Preto convida a pensar sobre os vários tempos que permeiam nossa trajetória como seres humanos e os desdobramentos positivos que nossas atitudes podem desencadear quando bem aproveitados.

Durante todo o mês de outubro, você poderá conhecer os Ambientes do Corpo e refletir sobre a qualidade de vida que terá, ou já tem, durante a Terceira Idade – nosso tempo etário mais estigmatizado. Descobrirá mais sobre a qualidade dos alimentos que são levados à mesa, aprendendo a plantar e respeitar o tempo da natureza e do seu próprio organismo com as atividades do Dia Mundial da Alimentação. Será convidado a exercitar o olhar e descobrir os Elementos Latentes que nos tornam tão próximos de nossos “hermanos” latinos, dentro de um instante de tempo imortalizado que é a arte de fotografar. Permitir-se-á voltar aos tempos de criança: ter uma ideia e colocá-la em prática, sem se preocupar se dará certo ou não. Poderá reinventar seu próprio tempo ouvindo samba, blues ou jovem guarda. Assistir a um bom filme ou simplesmente deixar-se envolver numa boa história. Além de dançar um xote na voz de Elba Ramalho, que anda de mãos dadas com o tempo comemorando seus 35 anos de carreira em um show muito especial.

Nas próximas páginas, você e sua família encontrarão todos os detalhes sobre estas e outras opções para utilizar bem o seu tempo. Aproveite!

O sesc tem tempo para você o ano todo.

3

editorial

4

especialcrianças

Vamos Brincar de Quê?Vivências criativas que pretendem resgatar a imaginação na hora de criar as brincadeiras.

X sábados e domingos, 11h00.Ginásio de Esportes, grátisInscrições no local

recreação aQuática!Com esse calor nada melhor do que brincar na água! Atividades dirigidas com os instrutores.

X sábados e domingos, 15h.Parque aquático.

oficina asterpet - Lançamento de foguetesOficina lúdica na qual os participantes constroem e lançam um foguete com garrafa PET.

X4 e 5/10. sábado e domingo, 15h. Ginásio de Esportes.

conQuista do espaçoUm jogo que explora as habilidades lógicas.

X4 e 5/10, sábado e domingo, 13h. Ginásio de Esportes.

céu da paLaVraCom Bruno ViannaProjeção de poemas em pipas e balões. Vamos soltar pipa?

X 10/10, sexta, 19h. Espaço Oficina 1.

eLetrocoisaCom Bruno ViannaOficina de tunning de brinquedos. Traga seu brinquedo e personalize-o!

X 11/10,sábado, 13h.Espaço Oficina 1.

Tive uma Ideia!Simples assim, a programação do mês das crianças visa incentivar aquilo que os pequenos têm de melhor, a criatividade. Com atividades que vão desde brincadeiras próprias do universo infantil até inovações tecnológicas.

Foto

: Suy

ene

Cor

reia

oficina de scrathCom Bruno ViannaProgramação de jogos para crianças.

X 12/10, domingo, 14h.Sala de Internet Livre.

espetácuLos para criançasEm outubro, a programação para crianças traz espetáculos nas linguagens da dança, música, teatro e circo, com companhias especializadas de Campinas, São Paulo e São José do Rio Preto. Acompanhe as atividades para pais e filhos após os espetáculos.

BrinQuedos e inVentos para dançarConfraria da dançaO grupo convida a criançada para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. Uma ideia puxa a outra e a dança contamina coadores, bolas de meia, pedacinhos de papel, chaleiras e prateleiras.

X 5/10, domingo, às 15h30.Teatro.

ViVênciaideia, ação e uma pitada de emoçãoCom Marcelo Rodrigues e Diane IchimaruUma pitada de “prosa de corpo” sobre criar e dançar. Como nascem as ideias, movimentos e diálogos do corpo? O que vem primeiro, a música ou a dança?

Pais e filhos vivenciam os bastidores da criação do espetáculo numa gostosa brincadeira de inventar e dançar.

X 5/10, domingo, às 16h30.Sala de Expressão 2, 30 vagas, Inscrições no momento da retirada dos ingressos .

canta girasonhos!Grupo GirasonhosO espetáculo faz um apanhado de parte do repertório musical do grupo como Olha que eu Vi, Jurutaí, a Pipoca Sílvia, Tesouro de Outros Ouros e muitas outras, compostos nos mais variados ritmos e estilos musicais, como chorinhos, reggaes, sambas, valsas, baiões.

X 12/10, domingo, às 11h.Comedoria.

coraL peQuenas cantoras de rio pretoNeste espetáculo, 16 cantoras mirins apresentam, sob a direção artística de Paulo de Tarso e a coordenação pedagógica de Cida Abissanra, composições que vão desde o folclore brasileiro e de outros países

até as grandes obras do repertório universal, como por exemplo, a 9ª sinfonia de Beethoven.

X 12/10, terça, às 15h30 e 17h30.Teatro.

sete histÓrias para contarCia Abigail Conta Mais de MilDuas meninas, Gabi e Mari, contam sete histórias através de atividades do seu cotidiano. Com muita filosofia, delicadeza e humor.

X 19/10, domingo, às 15h30.Teatro.

ViVênciapara contar sete histÓriascom Gabriella Lois eMariana MelgaçoAs atrizes demonstram, por meio de jogos teatrais, exercícios de construção de clown, contação de histórias e brincadeiras, o processo de adaptação do livro de contos de Adriana Falcão para a peça de teatro encenada.

X 19/10, domingo, às 16h30.Sala de Expressão 2, 30 vagas, Inscrições no momento da retirada dos ingressos .

5

Foto

: F B

arel

la

BrinQuedos e inVentos para dançardia 5

6

sesc curumimPrograma socioeducativo voltado para crianças de 7 a 12 anos. As atividades do Programa Sesc Curumim visam o desenvolvimento integral por meio de atividades lúdico-pedagógicas que valorizam a afetividade, a cooperação, a autonomia e as relações sociais, integradas ao conhecimento. As crianças que frequentam o programa participam de atividades de diferentes linguagens artísticas, cultura digital, meio ambiente, saúde, físico-esportivas, indispensáveis ao desenvolvimento infantil, de maneira dinâmica e cooperativa, valorizando a livre expressão das crianças e a vivência de experiências de cidadania.

X terças e quintas ou quartas e sextas, das 14h às 17h30. Inscrições Central de Atendimento, Grátis.

espetácuLoas traVessuras de chapeuZinho VermeLhoCia Livre de Teatro.Um lobo mau atrapalhado, uma Chapeuzinho compulsiva por doces e uma vovó moderna e funkeira fazem um espetáculo divertido para toda a família em que, após inúmeras surpresas, a amizade prevalesce.

X9 e 10/10, quinta e sexta, às 14h30. Teatro.

oficinatem curumim na rede!Atividades lúdicas e de integração com o objetivo de aproximar as crianças das utilidades e novidades do universo digital, por meio do uso de computadores. Para inscritos no Programa Curumim.

X 23 e 24/10, 30 e 31/10, quintas e sextas, às 14h30. Sala de internet livre.

oficinas de criatiVidadePara crianças de 7 a 12 anos.

X sábados, às 14h. Sala de Expressão Artística. Vagas limitadas, Grátis, Inscrições no local.

mÓBiLe diVertidoCriação de um móbile utilizando papéis de scrapbooking, fitas e furadores.

X4/10. Sala de Expressão Artística. caBeLudinho VerdeConfeccione um boneco ecológico com cabelo de alpiste e painço.

X 11/10. Sala de Expressão Artística.

Jogo da VeLhaConfecção do jogo da velha usando feltro e sianinha.

X 18/10. Sala de Expressão Artística.

marcador de LiVro diVertidoConfecção de um marcador de livro, utilizando elástico e pazinha de sorvete.

X 25/10. Sala de Expressão Artística.

ateLiê aBertoEspaço para experimentar e agir livremente com diferentes materiais artísticos, possibilitando a criação e expressão de maneira coletiva e divertida.

Xdomingos, das 14h às 15h. Sala de Expressão Artística.

especiaL dia da criança X 12/10, domingo.

Sala de Expressão Artística.

aLô, aLô responde!Construção e vivência do tradicional telefone de “lata”, brinquedo popular das infâncias do mundo todo.

X às 14h.

espumaLucaConstrução de um brinquedo, com material alternativo, que produz uma espuma de sabão bem diferente, divertida e maluca!

X às 16h30.

Foto

: Dên

is R

ion

7

música

Elba Ramalho35 anos de Carreira

SHOW

Neste show comemorativo aos 35 anos de carreira, a cantora paraibana apresenta frevos dançantes, xotes românticos e canções que remetem às ricas tradições populares do Brasil. No repertório, sucessos como De volta pro Aconchego, Anunciação, Banquete dos Signos, Morena de Angola, Gostoso Demais, Bate Coração, Chorando e Cantando, Chão de Giz, Banho de Cheiro e Frevo Mulher.

X 23/10, quinta, às 21h.Ginásio. Valores:R$ 30,00 R$ 15,00 R$ 6,00. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal, com documentação oficial do menor e do responsável.Ingressos à venda a partir do dia 14/10 às 17h30 nas bilheterias do Sesc São Paulo ou online às 19h.

Foto

: Liv

io C

ampo

s

marcos Boi &mad dog BLues A banda apresenta o show A sina do blues, onde interpreta canções de autoria da banda, além de clássicos do gênero como B.B. King, Buddy Guy, Billie Holiday, entre outros.

X 2/10.

ViniL 78A banda revive grandes músicas e artistas que marcaram época no Brasil e no mundo nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Jovem

Guarda, Beatles, Elvis, a soul music da Motown, ACDC, Led Zeppelin, Pink Floyd, Janis Joplin, entre outros .

X9/10.

nego ditoO grupo formado em Araraquara é levado pelo swing e influência de grandes nomes do samba rock, um dos gêneros musicais mais apreciados pelos amantes da dança e que engloba as raízes do samba com as características da música

americana, mesclando o soul, o jazz e o rockabilly dos anos 50 e 60.

X 16/10.

Le BLancheA premiada banda bauruense se apresenta com um repertório que mescla músicas autorais e versões de clássicos de Adele, Amy Winehouse e Joss Stone.

X 30/10.

SonoraApresentações musicais de diversos estilos, com o objetivo de aproximar o público de atual a produção independente.

XQuintas, às 21h30.Comedoria, Grátis. A entrada de menores de 16 anos será permitida apenas se acompanhados do responsável legal, com documentação oficial do menor e do responsável.

Foto

: Div

ulga

ção

marcos Boi & mad dog BLuesdia 2

8

Foto

: Ace

rvo

Sesc

samBa da nega dia 12

samBa eterno O trio formado por Otávio Pudim, Wagner Santos e Luizinho Ribeiro traz ao público sambas inesquecíveis de grandes compositores e intérpretes. Resgata um vasto repertório composto por Demônios da Garoa, João Bosco, Martinho da Vila, João Nogueira, Paulinho da Viola e demais mestres do samba.

X 5/10.

samBa da negaA cantora Jaqueline Cardoso apresenta o show “Pedaço do Meu Chão”, dedicado ao samba raiz e experiências africanas adquiridas no terreiro de candomblé.

X 12/10.

chineLo de dedoOs sambistas valorizam os acordes e letras apresentados por artistas renomados, como Cartola,

Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Paulinho da Viola, João Nogueira, Martinho da Vila, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha, Luís Carlos Da Vila.

X 19/10. grupo identidadeO grupo de Matão já dividiu o palco com grandes nomes da música como Fundo de Quintal, Alcione, Zeca Pagodinho Jorge Aragão.

X 26/10.

SambadoSescApresentações de intérpretes e compositores que se dedicam ao resgate do mais tradicional gênero musical brasileiro e suas vertentes: o samba!

Xdomingos, às 17h.Comedoria, Grátis.

9

Foto

: Div

ulga

ção

10

saúde ealimentação

Dia Mundial da AlimentaçãointerVenção gráficaagricuLtura famiLiarCom o intuito de valorizar e fortalecer este modelo de agricultura, o que mais responde pela produção de alimentos e a segurança alimentar nacional, o Sesc apresenta uma série fotográfica das propriedades e pessoas que desenvolvem a agricultura familiar em Rio Preto e cidades próximas.

Xaté 30/11, terça a sexta, das 13 às 22h, sábados, domingos e feriados, das 09h30 Às 19h. Comedoria, Grátis.

Bate-papogestão na agricuLtura famiLiarCom a professora Me. Miriam Pinheiro Bueno - graduada em administração de empresas, mestre em agronegócios e doutoranda em Engenharia Urbana (área de sustentabilidade).A atividade tem o objetivo de promover os conceitos de gestão à realidade da agricultura familiar, como respaldo nas decisões do produtor frente as exigências dos consumidores por alimentos

seguros, em um mercado altamente competitivo.

X 16/10, quinta, às 19h. Teatro, Inscrições na Central de Atendimento. oficinaconhecendo os aLimentos orgânicosCom Esther Cunha Salgueiro, bióloga, nutricionista e adepta da alimentação orgânica.A oficina busca proporcionar maior conhecimento sobre a diferença entre o valor nutritivo e o plantio de alimentos convencionais e orgânicos. Será possível

O tema de 2014 é Agricultura Familiar: alimentar o mundo e cuidar do planeta.

mesa BrasiLcapacitação para manipuLadores de aLimentosCom Nilton César ChopesO manipulador de alimentos é todo profissional que lida diretamente com o pré-preparo e/ou preparo dos alimentos e, portanto, pode ser foco principal de contaminação dentro das cozinhas. Os hábitos de higiene e comportamento saudáveis são importantes para o preparo de refeições seguras. Este curso visaorientar manipuladores de alimentos das Instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil quanto à sua manipulação, de acordo com as Boas Práticas de Fabricação orientadas pela Vigilância Sanitária.

Xdia 21, terça, 14h.Teatro. Grátis. Inscrições pelo 0800 770 0640

Resultados do Programa Mesa Brasil Sesc Rio Preto Agosto/ 2014:13.938,47 kg de alimentos arrecadados178.637 refeições complementadas47 Instituições Sociais atendidas8.785 pessoas atendidas

O Programa Mesa Brasil do Sesc é uma iniciativa de ação social e educativa, com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos, através de uma integração entre Sesc, empresas doadoras de alimentos e entidades sociais, cadastradas no Programa.

11

Foto

: Jor

ge E

tech

eber

agricuLtura famiLiar

aprender como plantá-los, onde encontrá-los, além de uma deliciosa degustação de vegetais orgânicos da safra atual.

X 16 e 17/10, quinta e sexta, às 14h. Espaço oficina 1, Inscrições na Central de Atendimento. amBientação20 anos mesa BrasiL sesc são pauLoAmbientação fotográfica que retrata o dia-a-dia, esta iniciativa social, que há 20 anos combate à fome e o desperdício de alimentos através de uma integração entre o Sesc, empresas doadoras de alimentos e entidades sociais.Fotos: Ruy Barbosa

Xa partir do dia 16/10, de terça a sexta, das 13h às 22h. Área de Convivência. Grátis.

23 de outubro de 2014 a 3 maio de 2015

Sorocaba - São Paulo

Exposições, simpósio

e ações educativas

ParceriaApoio Realização

Curadoria: Josué Mattos

sescsp.org.br/frestas

Frestas_interior.indd 1 24/09/14 18:11

A Agricultura Familiar

verbete

A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar.

A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor. Constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros, responde por 35% do PIB nacional e absorve 40% da população economicamente ativa do país. A agricultura familiar produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país.

É por isso que a Agricultura Familiar age concretamente na promoção do desenvolvimento com sustentabilidade econômica, social e cultural. Preocupa-se com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e preserva as tradições e os costumes locais.

A literatura sobre a agricultura familiar aponta que, desde meados da década de 1990, vem ocorrendo um processo de reconhecimento e de criação de instituições de apoio a este modelo de agricultura.

saiba mais www.mundoeducacao.com/geografia/agricultura-familiar.htm

www.embrapa.br/2014-ano-internacional-da-agricultura-familiarwww.fao.org.br/

14

artesplásticas

Elemento LatenteDez Fotógrafos Da América LatinaA exposição apresenta trabalhos de 10 fotógrafos latino-americanos, que sugerem histórias, chamam a atenção sobre personagens desconhecidos ou indagam sobre fatos que em um primeiro instante passariam despercebidos. A mostra é resultado dos trabalhos realizados em torno das leituras de portifólio do ano de 2013 organizadas no contexto do Festival PHotoEspaña.BR no SESC Consolação em São Paulo, e no Centro Cultural Chacao, com o apoio da Oficina Cultural da Embaixada da Espanha na Venezuela – AECID e o CIEF em Caracas. Trata-se de uma ação constante da Photoespaña, que ao promover o projeto Trasatlantica, tem contribuído significativamente para o fomento e a formação profissional em fotografia. Visitação pública.

Xaté 1/02/2015, terça a sexta, das 13h30 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Educativo. Agendamento de grupos escolares para visitas monitoradas pelo telefone (17) 3216 9300.

X terça a sexta, das 13h às 22h.Área de Convivência, Grátis.

expOSIçãO

Foto

: Gus

tavo

Lac

erda

15

encontro com o artistagustaVo Lacerda – série aLBinosApresentação das imagens da série ALBINOS (fotos do trabalho, dos bastidores e dos desdobramentos do projeto) e bate-papo com o artista, que exibirá também parte de seus projetos mais recentes.

X 15/10, quarta, às 19h30. Sala de Uso Múltiplo,Inscrições na Central de Atendimento, 40 vagas, Grátis.

ideias Encontro entre os artistas da cidade e curadores, críticos de arte e outros artistas convidados para discutir a arte contemporânea e sua interface com outras linguagens. Para artistas visuais, fotógrafos e demais interessados.

Bate-papoBaixo riBeiroBaixo Ribeiro conversa sobre sua experiência como curador, galerista e ativista em prol da Arte Pública. Colaboração, transdisciplinaridade e interação com o público são os eixos principais da fala. O bate-papo segue debatendo inovação e experimentação no campo artístico. O curador propõe uma reflexão para artistas, público e agentes culturais sobre a arte do Século XXI.

X 29/10, quarta, às 19h30. Sala de Uso Múltiplo,Inscrições na Central de Atendimento, 40 Vagas, Grátis.

Foto

: Leo

nard

Cas

tro

artes manuais entreLaçarCom Cláudia Ferreira, artesã.Produção artesanal de bordados, fios, tramas, tecelagem e peças em tecido. A partir de 16 anos.Inscrições e lista de materiais na Central de Atendimento.

patch gLueNova técnica para produção de peças exclusivas em tecido onde a sua montagem é feita à base de cola, sem nenhuma costura. Neste mês: Bolsa de Passeio em cartonagem com tecido e cola branca. Turma 1

X 7, 14, 21/10, terças, das 19h às 22h. Turma 1

X 10, 17, 24/10, sextas, das 16h às 19h.Expressão Artística, 20 vagas por turma (aula sequencial).Valores: R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,00.

gustaVo Lacerda dia 15

Foto

: Ale

Via

nna

Foto

: Div

ulga

ção

são pauLo em hi fi

16

cinema

Mostra Interiores da Diversidade SexualA Mostra Interiores de Cinema da Diversidade Sexual de Rio Preto, apresenta produções nacionais de longas-metragens e curtas locais, que dialogam com o universo LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Realizado pelo GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids) de Rio Preto.Teatro, Grátis

são pauLo em hi fiDireção: Lufe Steffen.São Paulo, 2013, 100 min.

X 1/10, quarta, às 20h. tatuagemDireção: Hilton Lacerda.São Paulo, 2013, 110 min.

X 2/10, quinta, às 20h. hoJe eu Quero VoLtar soZinhoDireção: Daniel Ribeiro.São Paulo, 2014, 96 min.

X 3/10, sexta, às 20h.

curtas nacionais Bate-papo logo após a sessão.

X4/10, sábado, às 16h. JessYDireção: Rodrigo Luna, Paula Lice e Ronei Jorge.Salvador (BA), 2013, 15 min.

o meLhor amigoDireção: Allan Deberton.Rio de Janeiro, 2012, 17 min.

o amor do ÚLtimo diaEstreia nacionalDireção: Durval Telles.

São José do Rio Preto (SP), 2014, 18 min. rainhas da noiteDireção: Bruno Almeida.São José do Rio Preto (SP), 2013, 15 min. apaixonadinhoDireção: Alexandre Estevanato.São José do Rio Preto (SP), 2014, 14 min. meninas do caBaréDireção: Tel Cândido.Fortaleza (CE) | 2013 | 15 min.

saLa sesc de cinema Exibições de filmes de diferentes países e contextos sociais e participantes de importantes festivais, com o intuito de aproximar o público de produções alternativas e propiciar a discussão em torno da arte cinematográfica.Teatro, Grátis, Retirada de Ingressos 1 hora antes.

o portoDireção: Aki Kaurismäki. Finlândia/França: 2011,93 min.Marcel Marx trabalha como engraxate. Escritor conhecido pela boemia, ele mudou drasticamente de vida, se exilando na cidade portuária de Le Havre, onde exerce a nova função e leva uma vida pobre, mas tranquila, ao lado da mulher, Arletty. Tudo vai bem até que um dia ele se depara com um imigrante ilegal, um garoto africano que tentava chegar a Londres. Ao mesmo tempo em que tenta escondê-lo, Marcel tem que lidar com a doença de Arletty.

X 2/10, quinta, às 20h.

a memÓria Que me contamDireção: Lúcia Murat. Brasil: 2012, 95 min.Um drama irônico sobre utopias derrotadas, terrorismo, comportamento sexual e a construção de um mito. Um grupo de amigos que resistiram à ditadura

militar, acompanhados de seus filhos, vão enfrentar o conflito entre o cotidiano de hoje e do passado quando um deles está morrendo.

X9/10, quinta, às 20h.

o soBreViVenteDireção: Baltasar Kormákur. Islândia: 2014, 96 min.Em 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, matando a maioria da tripulação. O único sobrevivente, Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem comum terá de conviver com a incredulidade de todos, e o insistentes testes para saber como ele pode ter sobrevivido. Filme baseado em fatos reais.

X 23/10, quinta, às 20h. o estudanteDireção: Santiago Mitre. Argentina: 2011, 110 min.Roque, um jovem do interior, chega a Buenos Aires para recomeçar a faculdade pela 3ª vez, e conhece uma garota que o apresenta ao mundo da militância política. Reuniões do partido dela, Roque aprende a ser líder estudantil e encontra sua vocação, mas logo percebe que as regras desse universo não são muito diferentes da política fora das universidades.

X 30/10, quinta, às 20h.

cinemaníaco Programação de oficinas e workshops de direção, roteiro, fotografia, além de encontros mensais com cineastas, promovendo um espaço para discussão. No dia 11 de outubro, o diretor Bruno Vianna manipula em tempo real seu filme Ressaca. ressacaDireção: Bruno Vianna. Brasil: 2008.Ressaca é um longa de ficção que é diferente a cada sessão. Uma interface desenvolvida especialmente para o projeto permite que o diretor manipule o filme ao vivo, durante as projeções. Cada edição proposta conta, de maneira diferente, a história de uma família vivendo o Brasil das crises econômicas, entre os anos de 1984 e 1994.

X 11/10, sábado, às 20h.

17

Foto

: Div

ulga

ção

o estudantedia 30

18

teatro

oficina teatro físico e VisuaL Os cursos práticos de John Mowat são desenvolvidos para estudar e explorar teatro e atuação com foco nos aspectos físicos e visuais do ator e da cena. Oferecem também a oportunidade de olhar para variadas formas

ÉdipoCom a Cia do Chapitô (Portugal), duração: 50min.Recriação cômica do grupo português para uma das mais perfeitas tragédias gregas. Seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher? E os seus filhos, seriam também eles seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria a sua mulher avó dos seus próprios filhos?Em Sófocles, o herói é complexo, é cólera, é fatalidade. O Édipo da Companhia do Chapitô é azarado, é escorraçado, é assediado e aleijado.Direção Artística: José Carlos Garcia; Encenação: John Mowat; Assistência ao Encenador: Andréa Padilha; Interpretação: Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas.

X 7 e 8/10, terça e quarta, às 20h30. Teatro. Valores:R$ 10,00 R$ 5,00 R$ 2,00.

eSpetáCuLO

de criação, interpretação e adaptação do trabalho teatral. A oficina é voltada a estudantes e professores de Teatro, atores e pessoas interessadas no tema.

X 7, 8/10, terça e quarta, das 18h às 20h30 e 9 e 10/10, quinta e sexta, das 18h às 21h. Sala Múltiplo Uso, Vagas Limitadas, Grátis.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

chapeuZinho VermeLho A famosa história da menina de gorro vermelho que leva doces para sua avó na floresta e encontra o Lobo Mau pelo caminho.

X4/10. Área de Convivência. cachinhos dourados Uma menina com longos cabelos cacheados que, por estar com fome, invade a casa de uma família de ursos!

X 11/10. Sala de Leitura.

João e maria Os irmãos que se perdem na floresta, encontram uma casa feita de doces, mas o que não sabiam é que ali morava uma bruxa.

X 18/10. Sala de Leitura.

19

literatura

Ratinho de BibliotecaNo mês das crianças, os Ratinhos de Biblioteca, Nina e Teo, trazem histórias que encantam e divertem as gerações através do tempo e cujos protagonistas são, também, crianças.

X sábados, às 15h30. Grátis.

Foto

: Ace

rvo

Sesc

João e o pé de feiJão A história do menino João, que troca sua vaquinha por três feijões mágicos que o levam até o céu, onde mora um gigante.

X 25/10. Sala de Leitura.

Foto

: Div

ulga

ção

20

especial

CircoEm homenagem ao comerciário – que tem seu dia comemorado em 30 de outubro, o Sesc preparou uma programação especial com a temática circo, e trará um pouco desse universo lúdico e divertido para pessoas de todas as idades!

teatronoite dos paLhaços mudos Com Grupo La Mínima, 60min.Encenação: Fernando Sampaio, Fernando Augusto Viana Paz, Marcelo de Castro Gonçalves. Direção: Alvaro Assad.Dois palhaços mudos são perseguidos por uma seita que os considera uma ameaça e pretende extingui-los. Caçados durante a noite, os palhaços conseguem escapar, mas um deles é mutilado, perdendo o nariz. Não podendo suportar a vergonha, o palhaço entra em desespero; o segundo

palhaço, solidário com o infortúnio do amigo, parte com ele para um ousado “resgate nasal”. Perseguições em meio às sombras misturam-se a truques de magia, números musicais e outros absurdos cômicos que evocam os conflitos entre as intolerâncias contemporâneas e a lógica do palhaço – se é que ela existe. Após o espetáculo o Grupo realizará um breve bate papo com o público presente.

X 25/10, sábado, às 20h. Teatro, Grátis, Retirada de convite com 1h de antecedência.

circo sonatinaCom Circo DaVinci, 40min.Encenação e direção: Cristhian Castro, Marcelo Félix Cáceres, Guillermo Ignacio Goffré, Alejandro Diego Requena, Matías Daniel Zanotto.Disparatados números circenses cômicos acompanhadas por uma estridente fanfarra prateada relatam uma serie de absurdas artimanhas e ridículas mentiras que um grupo de palhaços monta em cumplicidade com o público para enganar o apresentador, o cego diretor de um

Foto

: Ace

rvo

Sesc

noite dos paLhaços mudos

espetacular e gigantesco circo existente unicamente na imaginação dele...“Sonatina é o circo ambulante, é a música feito alegria, é o trânsito pela brincadeira, o amor e a fantasia...”.

X 25/10, sábado, às 15h30. Comedoria, Grátis.

circo circo Lando - o maior espetácuLo da terraCom a Cia. Fábrica de Sonhos. Encenação: Guido Caratori e Fabiano Amigucci. Direção: Guido Caratori.A peça “Circo Lando - O maior espetáculo da terra” retrata o ambiente do circo por meio da história dos irmãos Tito Formiga Lando e Federico Formiga Lando, palhaços de formação que recebem um circo como

Foto

: Clá

udia

Olh

er

herança do pai. Entre as idas e vindas de um e a persistência do outro, eles lutam arduamente por um sonho, um ideal: manter de pé o universo mágico e inusitado do circo.

X 26/10, domingo, às 11h. Teatro, Grátis, Retirada de convite com 1h de antecedência.

circo interVenções circensesCom Circo DaVinci.Inusitados números circenses apresentados ao público pela trupe do Circo DaVinci.

X 25/10, sábado, às 12h30. 26/10, domingo, às 12h30 e 15h. Espaços do Sesc, Grátis.

teatro rádio Varieté Com Grupo La Mínima.Fernando Sampaio, Filipe

Santos Bregantim, Marcelo de Castro Gonçalves. Direção: Domingos Montagner e Fernando Sampaio.Três artistas do teatro de variedades num local público começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência.

X 26/10, domingo, às 15h30. Ginásio, Grátis.

circo Lando dia 26

21

Foto

: Div

ulga

ção

e se ViVêssemos todos Juntos?

22

trabalho socialcom idosos

oficinaafetiVidade ViVida: saBores, cheiros e saBeresCom a professora Rosimar Schinelo.O objetivo deste encontro é propiciar aos participantes um estímulo olfativo e degustativo, que permitirá assimilar aos cheiros e saberes que, possivelmente, os tenha acompanhado na infância. Essas lembranças instigam momentos de afetividade vivenciados em diferentes etapas da vida.

X 17/10, sexta, às 15h. Sala de expressão artística, Grátis, Vagas Limitadas.

fiLmee se ViVêssemos todos Juntos?Direção: Stéphane Robelin. França/Alemanha: 2011,96 min.Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne são melhores amigos há muito tempo.Quando a saúde deles começa a piorar e o asilo se apresenta como solução para um deles, surge a ideia de todos morarem juntos. Mas a novidade acaba trazendo antigas experiências, que irão provocar novas consequências. Após a exibição, bate-papo sobre convivência e afetividade,

Ambiente do CorpoNeste semestre, o Sesc Rio Preto desenvolve uma programação com foco na saúde e na qualidade de vida na terceira idade, através de quatro eixos temáticos relacionados às transformações de corpo e mente. Em outubro, o tema é sexualidade e afetividade.

com Telma Abrãao, psicanalista.

X 22/10, quarta, às 14h. Teatro, Grátis. oficina comfort food (comida afetiVa): conceito e receitasCom o chef de cozinha Diego Rodrigues Costa. Conheça o conceito da chamada “comfort food” ou, em tradução livre do inglês, comida afetiva. Os adeptos acreditam que não só aquilo que se come, mas também a forma como se come pode ter grande influência na saúde.

X 31/10, sexta, às 14h. Sala de Expressão Artística, Grátis.

23

showViagem peLa mÚsica raiZ com mariangeLa ZanMariangela Zan é uma estudiosa da música brasileira, em especial da cultura raiz caipira. Em seu show pretende mostrar ao público a riqueza de nosso folclore, como folia de reis, catira e canções tradicionais da musica raiz eternizadas a décadas nas vozes dos grandes ícones do segmento.

X 1/10, quarta, às 15h. Comedoria, Grátis.

encontro mensaLEspaço aberto para o diálogo, sugestões de atividades e informações relacionadas ao Trabalho Social com Idosos do Sesc Rio Preto.

X 24/10, sexta, às 14h. Comedoria. show homenagem a dominguinhos – duo odaraA dupla resgata os grandes sucessos do compositor e acordeonista, escritos com Nando Cordel e Anastácia até canções criadas em parcerias com Djavan, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gonzaguinha, entre outros.

X 24/10, sexta, às 14h30. Comedoria, Grátis. programação permanente curso de teatro

X terças e quartas, das 16h às 17h30. Sala de Uso Múltiplo e Teatro, Acima de 50 anos, 30 vagas, Inscrições na Central de Atendimento.

curso cores da Vida O fazer artístico como processo da expressão individual e coletiva a partir de práticas e reflexões. teceLagem artesanaL Aprenda a arte milenar de tecer em teares manuais, utilizando fios especiais para confeccionar lindos tecidos que se transformarão em cachecóis, toalhas de mesas, colchas e tapetinhos. Com uma técnica especial de ensinar essa arte a tecelã Célia de Paula vai, através do entrelaçar de urdidura e trama, desvendando os segredos desta forma de expressão artística e cultural.

X terças, às 14h. Sala de Expressão Artística. Grátis. Inscrições na Central Atendimento. 20 vagas. dança fLamenca e percussão Com Kauê de Oliveira, percussionista e Flávia Piquera, bailarina. Vivência em ritmos espanhóis através de instrumentos percussivos, como o cajón e a castanhola e da dança flamenca.

X sextas, às 13h30. Sala de Expressão Corporal. Grátis. Vagas Limitadas. auLa aBerta Lian gong Prática corporal chinesa que auxilia na execução das tarefas diárias, contribuindo para o aumento da

flexibilidade, do equilíbrio e da força dos participantes.

X terças, quartas e quintas, às 14h. Sala de Expressão 1. Grátis. cursos aBc da weB mÓduLos i, ii e ii Módulo I

X terças, das 13h30 e 15h30 ou quartas, às 13h30. Módulo II

XQuartas, às 14h30. Módulo III - A

X terças, às 14h30. Módulo III - B

XQuartas, às 15h30. Sala de Internet Livre, Grátis. canto coraL Com Beto Vanella. A prática do canto coral proporciona a convivência dos participantes e promove benefícios para a saúde por meio de exercícios vocais, respiração e relaxamento.

XQuintas, das 15h30 às 17h30. Teatro/Sala de Úso Múltiplo, Grátis, Inscrições na Central de Atendimento. introdução À Língua espanhoLa Com a professora Fabiana Ismael. O aprendizado de uma língua estrangeira proporciona uma imersão em outras culturas, além de favorecer a interação entre as pessoas. Neste curso, integrado às aulas de dança flamenca, os alunos terão uma introdução ao idioma espanhol.

Xdias 2, 9, 16 e 23/10, quintas, às 14h. Sala de Internet Livre, Grátis, Vagas Limitadas, Inscrições na Central de Atendimento.

24

esporte

Roteiro EsportivoO jogador Rodrigão da Seleção Brasileira de Voleibol, estará participando do roteiro, que passará por cidades da região de 27 a 31 de outubro. O atleta baterá um papo com o público e logo após envolverá a todos em uma prática lúdica de vôlei.

X 31/10, sexta, às 15h.Ginásio de Esportes, Grátis.

Foto

: Im

agem

Ilus

trat

iva

copa sesc do comércio e serViços 2015A Copa tem como objetivo, a integração dos trabalhadores e incentivo a prática de atividade física. Neste contexto, realizaremos atividades esportivas que ofereçam ampla possibilidade de participação do público matriculado.- Torneio de Futsal;- Torneio de Futebol Society;- Festival de Vôlei Misto;- Festival de Basquete;- Festival de Xadrez;- Festival de Tênis de Campo;

- Festival de Badminton;O período de inscrição será conforme cronograma abaixo:Torneio de Futebol Society.

Xaté 7/10.Festivais Esportivos.

Xde 1 a 31/10.Vagas limitadas, Grátis, Informações pelo telefone 17-3213 9323/ 3213 9341 - Clóvis e Christian.

programa sesc de esportesA prática de esportes promove infinitas trocas simbólicas, favorável à formação de pessoas e

cidadania. Um estímulo prazeroso para a conquista da autonomia corporal, a melhoria da qualidade de vida e o aprendizado de novas habilidades e expressões corporais.Grátis, Para a matrícula nos cursos físico-esportivos é necessária apresentação de atestado médico de aptidão à prática de atividades físicas.

esporte criança6 a 10 anos.

X terças e quintas , das 14h30 às 17h30 . Quartas e sextas, das 14h30 às 17h30.

25

esporte JoVem11 e 12 anos.

X terças e quintas , das 16h às 18h30 . Quartas e sextas, das 16h às 18h30. 13 a 15 anos. Vôlei.

X terças e quintas , às 17h30. Tênis.

X terças e quintas , às 17h30. Futsal.

XQuartas e sextas , às 18h30. Basquete.

XQuartas e sextas , às 17h30.esporte aduLto Clube do Basquete.

X terças e quintas , às 19h. Clube do Vôlei.

X terças e quintas , às 20h30. Clube do Tênis.

X terças e quintas , às 20h ou Quartas e sextas , às 20h. Clube do Badminton.

XQuartas e sextas , às 19h30. Iniciação ao Tênis.

XQuartas e sextas , às 18h. Clube do Futebol Society.

X terças e quintas , às 18h. Iniciação ao Badminton.

X terças e quintas , às 18h. Clube da Corrida.

X terças e quintas , às 19h ou Quartas e sextas, às 19h. esporte idosoAcima de 60 anos.

XQuartas e sextas , às 14h30. parQue aQuáticopráticas aQuáticasTem a finalidade de estimular a autonomia na água, a sobrevivência, a recreação e o condicionamento.A partir de 12 anos.

X terças e quintas , às 19h. Valores: R$ 15,00 R$ 30,00.

hidroginásticaTem o objetivo de manter o condicionamento físico.A partir de 12 anos.

XQuartas e sextas, às 16h30. Valores: R$ 15,00 R$ 30,00. corpo e expressão ginástica muLtifuncionaLPrograma de desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras aplicado a partir de um roteiro de exercícios funcionais. A partir de 12 anos.

X terças e quintas ou quartas e sextas. manhã das 7h às 9h e das 9h às 12h. tarde das 15h30 às 17h30 e 17h30 às 19h30. noite das 19h30 às 21h30. sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 15h. Em diversos espaços do Sesc, Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 25,00 R$ 50,00. práticas corporais e ritmos dança de saLãoExercícios com os ritmos de salão. Nesse módulo serão desenvolvidos os ritmos forró e samba. A partir de 12 anos.

X terças ou quintas, das 20h às 21h30. Sala de Expressão Corporal 2 , Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 10,00 R$ 20,00. YogaEnfatiza a boa postura corporal, a posição correta da coluna vertebral, o

controle da respiração, além de exercícios de concentração e relaxamento.A partir de 13 anos.

X terças e quintas, às 15h30 e 19h ou quartas e sextas, às 18h30 e 19h30. Sala de Expressão Corporal 2 , Inscrições na Central de Atendimento. Valores: R$ 25,00 R$ 50,00. Alunos a partir de 60 anos matriculados no horário das 9h às 18h têm desconto de 50%, levando-se em conta a sua categoria. auLas aBertas ginástica muLtifuncionaL em grupoAtividades em grupo que utilizam métodos e técnicas corporais para desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras. A partir de 12 anos.

Xdomingos e feriados, às 10h30. Sala de Expressão Corporal 2 , Grátis, Vagas Limitadas. hidroanimaçãoAtividade aquática de caráter recreativo com a utilização de acessórios.

X sábados, domingos e feriados, às 16h. Piscina semi-olímpica. recreação aQuática infantiLJogos e brincadeiras aquáticas com utilização de vários acessórios e brinquedos aquáticos. A partir de 6 anos.

X sábados, domingos e feriados, às 15h.

26

impuLsoMostra de bandas formadas por jovens e adolescentes de Rio Preto e região. Inscrições Abertas até 21/10.

oficinasua Banda: promoção e performanceO guitarrista da banda Angra, Kiko Loureiro, trabalha noções importantes de gestão de carreira artística de bandas e músicos.

X04/10, sábado, das 14h às 16h30. Sala de Uso Múltiplo, 40 vagas, Inscrições na Central de Atendimento.

cinema ressacaDireção: Bruno Vianna. Brasil: 2008.Ressaca possui uma interface especial que permite o diretor manipular o filme ao vivo. A história é de uma família vivendo o Brasil das

crises econômicas, entre os anos de 1984 e 1994.

X 11/10, sábado, às 16h.

JuVentudespode chegarUm encontro descontraído, onde o que vale é a troca de ideias e a diversidade de tribos. Cinema, música, expressões artísticas, oficinas, bate-papos e esportes. A partir de 13 anos.

XQuartas, às 16h.Internet Livre, Inscrições no Local.

mistureiraOficinas e culinárias

XQuinta, às 16h. Grátis.

hortinha orgânicaSer saudável está em alta.Venha aprender a criar a sua própria horta orgânica.

X02/10.Espaço Oficina 1, 25 vagas,Inscrições no Local.

mousse de frutas VermeLhasVenham aprender a fazer e degustar uma receita prática, rápida e deliciosa.

X09/10.Sala de Expressão Artística25 vagas, Inscrições no Local.

customiZação: tie-dYeCom influências do movimento hippie, de cores vibrantes e as mais diferentes misturas, é possível criar diversas estampas. Traga uma peça de roupa e a torne exclusiva.

X 16/10.Espaço Oficina 1, 25 vagas, Inscrições no local.

saLada de frutasVenha provar e combinar frutas de diferentes cores e sabores em uma salada especial, regada por um animado bate-papo.

X 23/10.Sala de Expressão Artística25 vagas, Inscrições no Local.

jovem

KiKo Loureiro

Foto

: Div

ulga

ção

LaBLiVrearduínoDiscussões coletivas de como usar a plataforma Arduino. Os encontros também visam o desenvolvimento de projetos baseados em hardware e software livres.

XQuartas, às 19h. Sala de Internet Livre, Grátis, Inscrições na Central de Atendimento.

no aLgoritmo do arduínoLaboratório voltado à visualização, estudo e experimentos básicos de algoritmos da linguagem de programação padrão do Arduíno. Também serão apresentados alguns circuitos e desafios para aplicação e elucidação do código-fonte.A partir de 13 anos.

X4/10 e 1/11, sábados, das 15h30 às 17h30. Sala de Internet Livre, 15 Vagas, Inscrições no Local.

decupagemO découpage ou decupagem é uma técnica simples de colagem para decoração de vários objetos.

X 30/10.Espaço Oficina 1, 25 vagas, Inscrições no Local.

#partiusescEm Outubro embarcaremos em uma viagem que nos levará ao outro lado do mundo. Curiosidades, moda, dança e culinária Coreana. Vamos juntos mergulhar no mundo do estilo K-pop. #SaiDoSofá e #VemProSesc!

worKshopdançando K-popUma vivência de dança no ritmo mais comentado do momento.

X04 e 11/10, sábados, às 15h.Sala de Expressão Corporal,Inscrições no Local.

cuLináriadoce coreano: KYungdanAprenda a fazer o tradicional doce de arroz moti com recheio de açúcar e mel.

X 18/10, sábado, às 15h.Sala de Expressão Artística,Inscrições no Local.

oficinacospLaYVenha se divertir e ainda aprender a customizar seu próprio Cosplay.

X 25/10, sábado, às 15h.Espaço Oficina 1.

27

culturadigital

LaBoratÓrio infantiL traQuinagens e gamBiarras Nestes encontros, as crianças do projeto Curumim terão contato com práticas e experimentos colaborativos do conceito “faça-você-mesmo”.

estetoscÓpio caseiroNo mês de outubro será construído estetoscópio caseiro.

X 16, 23 e 31/10, quinta e sexta, das 15h30 às 17h30.Sala de Internet Livre, para Crianças Participantes do Programa Curumim.

arte em papertoYMiniaturas 3D de objetos ou personagens impressos que você recorta e monta, encaixando ou colando as partes.

X 18 e 25/10, sábados, às 16h30.Sala de Internet Livre.

arte em papertoY

Foto

: Ace

rvo

Sesc

Programaçãooutubro a DEZEmbro

ESPECIaL braSILEIro QuE NEm Eu

PASSEIO

CAMINHO CAIPIRA-BORBOREMA (SP)Um ambiente tranquilo e um bate-papo com novos amigos, sem badalação, música alta, nem tecnologia de ponta. A tranquilidade, os costumes e as tradições do campo são as características desse passeio que visa resgatar, além de permitir que o visitante perceba outros valores, conhecimentos e experiências, vivenciados no cordial acolhimento familiar e no agradável contato com a natureza, animais e a rotina rural. Saída às 6h30 do Sesc Rio Preto. Dias 10 e 12/10.Grupo I: dia 10, sexta (para o público inscrito nas atividades do Trabalho Social com Idosos).Grupo II : dia 12, domingo (para público geral).Inscrições a partir de 01/10, na Central de Atendimento.R$ 45,00 R$ 35,00 R$ 30,00.

DANÇA

DANÇAS FOLCLÓRICAS DO NOROESTE PAULISTAO grupo de dança folclórica demonstrará coreografias típicas da região Noroeste do Estado de São Paulo, como a balainha, bambu, chimarrita, pau de fitas e quadrilha. Dia 4/10 às 15h.Comedoria, Grátis.

OFICINA

CULINÁRIA DO NOROESTE: HISTÓRIAS E SABORESCom Alexandre Vilela, chef de cozinha.Nesta oficina, o chef de cozinha e estudioso da gastronomia paulista, Alexandre Vilela, apresenta alguns ingredientes que constituem a base da culinária do Noroeste paulista, além de contar um pouco da história destes alimentos e sua relação com o desenvolvimento sócio-cultural desta região. O chef irá demonstrar algumas receitas que fazem uma releitura de pratos tradicionais, finalizando a ativi-dade com uma degustação. Dia 18/10, às 15h.Comedoria, Grátis, Distribuição de senhas para degustação meia hora antes da atividade.

10 E

12/

10

18/1

0 ÀS

15h

4/10

ÀS

15H

28

EXCURSÃO

TRADIÇÕES DO SUL: GRAMADO E CANELA (RS) NATAL LUZDe 18 a 25/11/2014.Inscrições para o sorteio dia 10/10, às 14h.Sorteio dia 10/10, às 15h.R$ 3324,00 R$ 2548,00 R$ 2216,00.

EXCURSÃO

ENTRE A SERRA E O MAR BERTIOGADe 24 a 28/11/2014.Inscrições para o sorteio dia 15/10, às 14h.Sorteio dia 15/10, às 15h.Pesão CompletaR$ 859,00 R$ 656,00 R$ 485,00.

EXCURSÃO

CALDAS NOVAS ÁGUAS E PRATOSDe 07 a 12/12/2014.Inscrições para o sorteio dia 16/10, às 14h.Sorteio dia 16/10, às 15h. Pesão CompletaR$ 803,00 R$ 615,00 R$ 535,00.

18 A

25/

11

24 A

28/

11

7 A

12/1

2

29

TERÇA QUARTA QUINTAAGENdA

7teatroEspetáculo - Édipo pág. 20

Oficina - Teatro Físico e Visualpág. 20

14especiaL criançasCurumim pág. 8

esporteGinástica Multifuncional pág. 27

21artes pLásticasPatch Glue pág. 17

JoVemEncerramento Inscrição Impulso pág. 28

28saÚde e aLimentaçãoAmbientação - 20 Anos Mesa Brasil Sesc São Paulo pág. 13

artes pLásticasExposição Elemento Latente pág. 16

8teatroEspetáculo - Édipo pág. 20

Oficina - Teatro Físico e Visualpág. 20

15artes pLásticasEncontro - Gustavo LacerdaSérie Albinos pág. 17

22idososFilme - E Se Vivêssemos Todos Juntos pág. 24

29artes pLásticasBate-Papo - Baixo Ribeiro pág. 17

9mÚsicaVinil 78 pág. 10

cinemaA Memória Que Me Contam pág. 19

16mÚsicaNego dito pág. 10

saÚde e aLimentação Bate-Papo - Gestão na Agricultura Familiar pág. 12

23mÚsicaElba Ramalho pág. 9

cinema O Sobrevivente pág. 19

30mÚsicaLe Blanche pág. 10

cinema O Estudante pág. 19

2cinemaO Porto pág. 19

mÚsicaMarcos Boi & Mad dog Blues pág. 10

1cinemaSão Paulo em Hifi pág. 18

idososShow - Viagem pela Música Raizcom Mariangela Zan pág. 25

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Leo

nard

Cas

tro

Foto

: Liv

io C

ampo

s

SEXTA SÁBADO DOMINGO

10especiaL criançasCéu da Palavra pág. 6

Espetáculo - As Travessuras de Chapéuzinho Vermelho pág. 8

17saÚde e aLimentaçãoOficina - Conhecendo os alimentos orgânicos pág. 12

idososOficina - Afetividade Vivida pág. 24

24idososEncontro Mensal pág. 25

Show - Homenagem a dominguinhos - duo Odara pág. 25

31idososOficina Confort Food pág. 24

esporteRoteiro Esportivo pág. 26

11LiteraturaCachinhos dourados pág. 21

JoVemFilme - Ressaca pág. 28

18LiteraturaJoão e Maria pág. 21

JoVem doce Coreano: Kyungdan pág. 29

25especiaLTeatro - Noite dos Palhaços Mudos pág. 22

cuLtura digitaLArte em Papertoy pág. 29

5especiaL criançasEspetáculo - Brinquedos e Inventos para dançar pág. 7

mÚsicaSamba Eterno pág. 11

12especiaL criançasEspecial dia da Criança pag. 8

mÚsicaSamba da Nega pag. 11

19especiaL criançasEspetáculo - Sete Histórias para Contar pág. 7

mÚsicaChinelo de dedo pág. 11

26mÚsicaGrupo Identidade pág. 11

especiaLCirco Lando - O Maior Espetáculo da Terra pág. 23

4cinemaCurtas Nacionais pág. 18

JoVemSua Banda: Promoção e Performance pg. 28

3cinemaHoje Eu Quero Voltar Sozinhopág. 18

Foto

: Im

agem

Ilus

trat

iva

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Clá

udia

Olh

er

Sesc Rio PretoTerça a sexta, 13h às 22hSábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h

CENTRAL DE ATENDIMENTOTel.: 17 3216-9300Matrícula, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social.Terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.

AVALIAÇÃO CLÍNICAExame com a finalidade de averiguar se uma pessoa está apta à prática de exercícios físicos. Adquira seu tíquete na Central de Atendimento e agende seu horário de exame. Leve o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Consulte os horários para realização do Exame na Central de Atendimento. Valores: R$ 20,00 R$ 40,00.

COMEDORIA de terça a sexta, 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h30.

EMPRÉSTIMO DE MATERIALJogos, raquetes, bolas, etc, mediante apresentação do cartão de matrícula. Terça a sexta,13h às 21h30 Sábados, domingos e feriados, 9h45 às 18h30.Na Catraca da Piscina.

EXAME DERMATOLÓGICOExame de pele que tem como objetivo manter as condições de higiene e saúde, evitando riscos de contaminações cutâneas aos frequentadores do Parque Aquático. É obrigatório e deve ser renovado a cada seis meses. Você pode realizar o seu exame na Unidade do Sesc Rio Preto ou com qualquer outro médico habilitado perante ao Conselho Regional de Medicina (CRM). O atestado médico dermatológico deverá conter a data de emissão e identificação do emissor, com assinatura, carimbo e número de registro no CRM. Adquira seu ticket nos caixas da Comedoria ou Central de Atendimento. dirija-se à Sala Médica trajando somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes. Apresente o ticket e o cartão de matrícula atualizado ao médico responsável. Terça a sexta: 18h30 às 20h15. sábados, domingos e feriados: 9h45 às 12h e 13h30 às 16h30.Matriculados até 12 anos incompletos estão isentos da taxa de Exame dermatológico.Valores: R$ 20,00 R$ 40,00.

info

rmaç

ões e

hor

ário

s

BRIGADA DE INCÊNDIOSO Sesc Rio Preto possui equipamentos de segurança e uma Brigada de Incêndios capacitada para qualquer eventualidade.

PARACICLOExclusivo para bicicletas convencionais, seu uso está condicionado à apresentação do Cartão Sesc para matriculados e RG para não matriculados. Traga sua corrente e cadeado. A bicicleta deve permanecer trancada durante todo o período de permanência no espaço. Entrada pela Av. José Munia • Terça a sexta: 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados: 9h30 às 18h30.

MESA BRASILO Programa Mesa Brasil Sesc São Paulo é uma iniciativa de ação social e educativa que integra empresas, instituições sociais e voluntários. Criado em 1994 pelo Sesc São Paulo, o programa dispõe de um serviço estratégico de transporte de alimentos com a utilização de veículos adequados, estabelecendo uma conexão entre empresas que doam e instituições que, imediatamente, recebem essas doações. O Mesa Brasil Sesc São Paulo desenvolve uma série de atividades educativas junto às instituições beneficentes, ministrando cursos e palestras sobre higiene, conservação, preparo de refeições e variadas formas de se evitar o desperdício.

ODONTOLOGIAAtendimento exclusivo para comerciários matriculados e seus dependentes maiores de 6 anos. Horário para consultas de terça a sexta: 8h às 12h, 13h às 17h e 17h30 às 21h30. Sábados: 9h30 às 13h30 e 14h às 18h, mediante agendamento na Central de Atendimento.

PARQUE AQUÁTICOExame dermatológico obrigatório. Trajes permitidos: somente sunga, sungão, maiô, biquíni ou sunquini não transparentes, uso exclusivo para matriculados no Sesc. É necessário um cadeado para a guarda dos pertences nos armários dos vestiários. A entrada de meninos no vestiário feminino e de meninas no vestiário masculino só é permitida para menores de 5 anos, acompanhados dos pais ou responsável maior de 18 anos. Terça a sexta, das 13h30 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h30.

OI TV (138) /SESCTV RECEBA A NEWSLETTER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

sesctv.org.br/aovivo

Instrumental Sesc BrasilShows exclusivos com o melhor da música instrumentalDireção para TV: Max Alvim e Carlos Zen

Dia 5/10

Sidiel Vieira

Dia 12/10

Gasolines

Dia 19/10

Antonio Adolfo

Dia 26/10

Arismar do Espírito Santo (foto)

DOMINGOS21H30

Fot

o: A

di L

eite

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

AF_anuncio_interior_sesctv_OUT.pdf 1 9/24/14 2:26 PM

sesc

Rio

Pre

toAv

. Fra

ncis

co d

as C

haga

s O

livei

ra, 1

333

CEP:

150

90-1

90 -

São

Jos

é do

Rio

Pre

toTE

L.: +

55 1

7 32

16 9

300

emai

l@rio

pret

o.se

scsp

.org

.br

sesc

sp.o

rg.b

r