Guia Vestindo a Beca - Edição 1 | 2015

92

description

Guia anual voltado para formandos, com informações, matérias e anunciantes sobre o mercado de formaturas.

Transcript of Guia Vestindo a Beca - Edição 1 | 2015

  • 27 3314-5117 | 27 3014-5787www.realizaeditora.com.br

    [email protected]

    Avenida Leito da Silva, 141Edifcio Braga, sala 306

    Bento Ferreira, CEP: 29050-605 Vitria/ES

    CoordenaoEder Mota

    ComercialRegina Loureno e

    Rita Damasceno

    TextosAriani Caetano

    Projeto Grfico e DiagramaoLink Editorao

    ImpressoGSA Grfica e Editora

    Tiragem 10.000 exemplares

    DistribuioGratuita e dirigida em

    faculdades do Esprito Santo

    www.guiavestindoabeca.com.brwww.facebook.com/

    guiavestindoabeca

    Expediente

    EditorialFormar-se no s terminar um curso superior. Simbolicamente, a formatura implica um comeo, um primeiro pas-so para o futuro profissional escolhido e planejado. E para marcar tudo isso na vida de um jovem, sua famlia e ami-gos, a festa de formatura a coroao perfeita desse momento de conquistas.

    O Guia Vestindo a Beca surgiu para decifrar esse mercado e apresentar aos formandos as melhores opes em produtos e servios para a formatura e seus eventos, como a colao de grau e o culto. Nas prximas pginas, voc vai encontrar dicas de como organi-zar a festa; conhecer as novidades e tendncias em fotografia, decorao e msica, e se inspirar com um edi-torial de moda fotografado por uma equipe muito competente.

    Estamos aqui para ajudar. E esta-mos s comeando. Esperamos che-gar a muitas edies como refern-

    cia para formandos e faculdades do Esp-rito Santo quando o assunto formatura.

    Boa leitura e bom proveito do Guia Ves-tindo a Beca.

    Estamos aqui para ajudar

    VESTINDOA BECA

    1 edio | Abril 2015

    O Guia Vestindo a Beca um produto da

    Foto

    : Fae

    lo R

    ibei

    ro

    O Guia Vestindo a Beca uma publicao anual da Realiza Editora. proibida a re-produo total ou parcial de textos, fo-tos, ilustraes e anncios, por qualquer meio, sem prvia autorizao do editor. Todos os direitos reservados.

    Eder MotaDiretor da

    Realiza Editora

  • Organizao :::::::::::::::::::::::::::06Editorial de Moda:::::::::::::::32Produo ::::::::::::::::::::::::::::::::::40Decorao :::::::::::::::::::::::::::::::::58Fotografia :::::::::::::::::::::::::::::::::64Msica :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::76

    Sumrio

  • 6A credito que j no segun-do perodo da faculda-de o formando deveria dar incio a esse proces-so. Muitas turmas acreditam que mui-to cedo e que no precisa de tanto. Mas a verdade que o valor da formatura no vai mudar muito alm das correes da inflao, porm, com mais tempo para pagar, as parcelas acabam no pesan-do no bolso. Sendo assim, comece cedo. No deixe para ver essas questes no l-timo ano. Se deixar tudo para o final, a turma correr o risco de no encontrar

    Organizao

    Nos mnimos

    No, no loucura nem ansiedade, mas quando uma turma inicia o curso de graduao j precisa comear a

    pensar na formatura. Em se tratando desse tipo de evento, vale aquela mxima de que quanto antes, melhor. Isso

    porque com antecedncia possvel escolher melhor os fornecedores, garantir o cerimonial desejado e que

    comporte a quantidade de pessoas que a festa vai ter e, claro, fica mais fcil de pagar, sem pesar tanto no bolso.

    assessoria, cerimonial e outros forne-cedores disponveis para o seu evento, alerta Cleber Pandolfi, da Ideia Eventos.

    Segundo ele, para comear a pen-sar na festa de formatura, a turma toda dever ter conscincia de que no vai ser uma tarefa fcil, pois conciliar os desejos e sonhos de toda uma turma em alguns poucos eventos realmen-te muito difcil.

    O prximo passo encontrar al-guns colegas dispostos a correr atrs desse sonho. Esse grupo de desbrava-dores ser conhecido como comisso

  • 7Guia Vestindo a Beca

    Organizao

    de formatura. O terceiro passo con-tratar uma empresa idnea para as-sessor-los nesse percurso. Esse passo crucial, pois a assessoria que mos-trar o caminho das pedras e facilita-r muito a vida da comisso de forma-tura, completa.

    Para Cleber, a importncia da co-misso comea pelo fato de que ela vai nortear todo o processo de planejamen-to e execuo do projeto de formatu-ra. a comisso que filtra os desejos e necessidades dos colegas e os transfor-ma em uma nica coisa: o projeto de formatura. Alm disso, as assessorias tendem a utilizar a comisso de for-matura como intermdio entre ela e toda a turma. por meio da comisso que tudo se inicia e finaliza, reitera.

    Montada a comisso de formatura e contratada uma assessoria, so defi-nidos alguns elementos importantes da festa, como o local, o tipo de even-to (churrasco ou baile, por exemplo), a msica (banda ou DJ, ou os dois) e a decorao. Feito isso, j possvel co-mear a definir os custos do evento e planejar uma forma de arrecadar o dinheiro junto a turma.

    O ideal fazer os oramentos previa-mente, aprovando aquele que for mais adequado para a turma. Dessa forma, cada aluno saber o valor de que de-ver dispor. Tudo deve estar registrado em contrato. O ideal abrir uma conta em nome da comisso de formatura, que, claro, sempre dever prestar con-tas turma, explica Valdir Barcelos.

    Formandos, planejem-se!1. Mesmo com a comisso

    de formatura, a assessoria pode auxiliar a turma na organizao e com a contratao dos fornecedores.

    2. Antecipem-se e comecem a pagar o quanto antes para no pesar no bolso de ningum.

    3. Saibam o que querem e conversem com a comisso sobre seus interesses. Dentro da realidade da turma, a comisso vai saber equilibr-los.

    4. Solicitem contrato a todos os fornecedores, mesmo os que forem contratados diretamente pela assessoria.

    5. Aproveitem cada momento, desde o culto festa, afinal, foram muitos anos de estudo e suas conquistas merecem ser comemoradas.

  • 8A turma tambm precisa decidir sobre os eventos de formatura que vai realizar. Os mais comuns so a cola-o de grau, que geralmente ofere-cida pela instituio de ensino; o culto ecumnico, e o baile. H quem realize tambm churrascos, aula da saudade, festa fantasia e at mesmo uma via-gem. Mas isso tudo deve ser acordado com a turma antes de ser programado.

    Planejamento a palavra-chave. Tudo deve ser bem orado, pesquisado e escolhido de acordo com a realidade fi-nanceira da turma. Casando bem a ar-recadao com os custos, ningum ter susto nem estresse s vsperas da festa. Por isso, a assessoria to fundamental. ela que vai selecionar os melhores for-necedores, conhecer as novidades que o mercado oferece, orientar a comisso no que diz respeito arrecadao, pla-nejamento e relacionamento com a tur-ma. No geral, a assessoria deve ser enca-rada como uma mediadora entre todos os envolvidos, exercendo um papel im-portante para a harmonia e sucesso dos

    eventos, diz Augusto Re-zende, da Viva Eventos.

    Feito todo o proces-so de formao da co-misso, contratao da

    assessoria, planeja-mento dos eventos

    e arrecadao

    do dinheiro, tudo vai caminhar muito bem, obrigado. E, mais perto da forma-tura, hora de pensar em como ser o culto ecumnico.

    Como o prprio nome diz, o culto ecumnico, e no trata de uma de-signao religiosa especfica. Mesmo assim, o local a ser escolhido sem-pre um ponto complicado, embora as igrejas atuais estejam se tornando bem flexveis quanto a essas questes. Al-gumas delas (catlicas e evanglicas) permitem que o culto seja celebrado por um padre (ou dicono) e um pastor ao mesmo tempo. Isso tem facilitado muito a escolha do local para realizar o culto ecumnico da turma. Mesmo assim, difcil agradar todos os for-mandos, pois alguns credos no per-mitem sequer que as pessoas entrem em outra igreja se no a sua. Questes como essas realmente so difceis de serem resolvidas, alerta Cleber.

    E quando chega o grande dia, o dia do baile de formatura, todos os forman-dos so donos da festa, que foi plane-jada e executada para eles. No entan-to, uma coisa ou outra no sai exata-mente como cada um imaginou, por isso, a comisso, junto com a assesso-ria, deve tentar equilibrar os interes-ses para agradar todos, na medida do possvel. O importante ter bons for-necedores e boa organizao, para que os eventos surpreendam de forma ge-ral, ressalta Augusto. Assim, com uma comisso coesa e uma assessoria com-petente, no tem como no ser sucesso.

    OrganizaoOrganizao

  • 9Guia Vestindo a Beca

    OradorRepresenta os formandos, fazendo o uso da palavra para expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetria da turma, a importncia da instituio de ensino na gradua-o e as expectativas para o futuro.

    PatronoSua funo defender cada forman-do perante a sociedade. Alm disso de-ver realizar um discurso sobre a im-portncia da profisso dos graduados na sociedade e desejar sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

    ParaninfoAtua como padrinho ou testemu-nha dos alunos formandos peran-te a sociedade, realizando um dis-curso de congratulao.

    JuramentistaRepresenta os demais formandos e pro-fere o juramento oficial especfico de cada curso. Para o juramento, o aluno dever seguir um protocolo: dever di-rigir-se tribuna e, com o brao direito estendido, ler o juramento, enquanto os demais, de p, tambm com o brao direito estendido, acompanham a lei-tura. Ao final, todos repetem Eu juro.

    Aluno requerente de grauRepresenta os demais formandos perante a autoridade acadmica (di-retor ou representante) e recebe o grau em nome dos formandos. En-tretanto, uma funo facultativa, pois no h impedimento caso cada aluno queira receber o grau.

    HomenageadoProfessor a ser homenageado pelos formandos. Um formando dever entregar a placa e flores de home-nagem ao professor escolhido.

    Composio da mesaA mesa dever ser composta pelo: Diretor da unidade do curso ou

    representante legal Coordenador do curso ou

    representante legal Patrono Paraninfo

    DiscursosDeve haver quatro discursos obriga-trios, nesta ordem: Orador Paraninfo Patrono Diretor ou representante legal

    Quem quem na colao de grau

    OrganizaoOrganizao

    Voc sabia?

  • Av. Dante Michelini, 1275, Jardim da Penha (27) 3207.5545 www.perleventos.com [email protected]/perleventoseformaturas Instagram: @perfileventos

    SURPREENDA-SE

  • 55 27 3337.4389 9.9995.4432 www.ducarmodoces.com.brRua Sebastio S. Rabello, 115, 404 bl. c, Jardim Camburi, Vitria, ES

    Doces nos e mesa de sadapara a sua festa de formatura

    ser inesquecvel.

  • Carta de drinks com mais de 50 opes Degustao personalizada Cardpio digital Estrutura de balces em led Bartender profissional

    (27) 3065-8308 / 99982-3369 | [email protected] | doubleshot.com.br

    A melhor seleo de drinks especialmente escolhidos para o seu evento.

    LA Design

    AD_DS_200x125.indd 1 10/04/15 10:14

  • LA Design

    GiftsGiftsConhea tambm Emprio A Gifts

    Fragrncias Especiaiscomo lembranas de um momento inesquecvel

    Locao de Mveis para Eventos(27) 3332 4277 - www.emporioaeventos.com.br

    Variedade e sofisticao em todo lugar

    EAE_001_15_AD Casar.indd 1 17/04/15 09:53

  • Curta nossa pgina/fatimaforminhas

    Ftima orminhaspara doce

    Ftima orminhaspara doce

    Ftima orminhaspara doce

    (27) 3347-0017 (27) 99294-3120 [email protected]

    LA Design

    No corao de Vitria,o melhor espao de eventos

    para sua formatura.

    rea coberta e descoberta, Churrasqueira,Piscina, Buffet Exclusivo, Open Bar.

    Agende uma visita:

    (27) 3065-8308 / 99982-3369 [email protected]

    Enseada do Su, ao lado da Cruz do Papa

    AD_EL_200x125.indd 1 10/04/15 14:04

  • LA Design

    (27) 3299-2911 - www.lechandon.com.br

    C E R I M O N I A L

    Praia da Costa - Vila Velha

    C

    M

    Y

    CM

    MY

    CY

    CMY

    K

    ad_LE CHANDON_casar2015.pdf 1 17/04/15 09:55

  • Entregamos as bebidas selecionadas no local e data do evento conforme solicitao dos clientes, cerimoniais ou buffets.

    A Forte Distribuidora possui grande variedade de bebidas, como usques, champanhes, espumantes, prossecos, licores, vodcas, energticos, vinhos e muito mais.

    Entre em contato comuma de nossas vendedoras:

    ou por email:[email protected] 98158-2334

    [email protected] 99929-2673

    Ligue: 3063-8667

    01_AD_forte_distribuidora_20x12.5cm.indd 1 17/04/15 15:27

  • 05

    25

    75

    95

    100

    famiglia valduga - Guia Vestindo a Beca - 200x260 - cv

    sexta-feira, 27 de maro de 2015 13:40:49

  • 27 3227.3341 27 99902.0288

    FormaturasCasamentosAniversriosAula da saudade

    [email protected]/cerimonial.oasiswww.cerimonialoasis.com.br

    Charmoso edeslumbranteConhea o cerimonial Oasis, o local perfeito para sua festa.

    Novo

  • Ariani CaetanoJornalista

    Com certas coisas voc no precisa se preocupar.

    Ns resolvemos.

    Reviso ortogrfica e gramatical de artigos e monografias

    Padronizao de linguagem

    Formatao em ABNT ou

    norma especfica da faculdade

    (27) 3029-3662 | (27) 99947-0862

    [email protected] | facebook.com/ariani.caetano

  • 27 3345.4422 9 9923.2398 9 8161.4560

    [email protected]

    Doces finos

    Bombons finos

    Bem-formados

    Mesa de chocolates

    Rita de Cssia

    graficagsa.com.br

    27 3232.1266

    GraficaGSA

    gsaweb

    Rua Pedro Botti, 81, Consolao, Vitria, ES CEP 29045-453

    CoresTransformam o nosso

    mundo nesTe lugarIrresIsTIvelmenTe

    maravIlhoso!

  • graficagsa.com.br

    27 3232.1266

    GraficaGSA

    gsaweb

    Rua Pedro Botti, 81, Consolao, Vitria, ES CEP 29045-453

    CoresTransformam o nosso

    mundo nesTe lugarIrresIsTIvelmenTe

    maravIlhoso!

  • (27) 3299-7805Faa seu oramento .

    Espumantes, vinhos nacionais e importados e bebibas diversas para sua festa!

    SUNRISEBEBIDAS

  • Ideal para hospedagemde Grupos.

    Reserve 15 apartamentos

    para seus convidados e

    ganhe uma diria cortesia.

    Cntats e reservas:

  • 32

    Baile de galaA noite de festa! Longos, fendas,

    decotes e brilhos ditam tendncia para a celebrao de sua conquista

    Ficha tcnicaFotos: Faelo RibeiroModelos: Aline Moreira, Lara Armani e Dejair Abelha (Andy Models)Styling: Elisa Euzbio (Copa Consultoria)Beleza: Equipe MA Hair DesignCenrio: Romero Office Decor

  • 33

    Guia Vestindo a Beca

    Vestido Kriptus, sapato Mnica Reali, brinco Tesori e colar acervo

  • 34

    Smoking Sonho das Noivas

  • 35

    Guia Vestindo a Beca

    Vestido Vera Modas, sandlia e clutch Mnica Reali, brinco e braceletes Tesori

  • 36

    Vestido Estilo Vitria, brinco e anel Tesori

  • 37

    Guia Vestindo a Beca

    Vestido Estilo Vitria, sapato e clutch Mnica Reali, brinco Tesori, pulseira e anel acervo

    Smoking Sonho das Noivas, sapato acervo

  • 38

    Vestido Kriptus, brinco e bracelete Tesori

  • 39

    Guia Vestindo a Beca

    Vestido Ela Linda, sapato e clutch Mnica Reali, brinco e bracelete Tesori

  • 40

    Produo

    A formatura um momento es-pecial, que ficar registrado em fo-tos e na sua memria por toda a vida. Por isso, o vestido tem que ser, aci-ma de tudo, a sua cara. No vale a pena ficar investindo nas tendncias de moda do momento se, no fundo, elas no representam quem voc .

    A moda muda muito rpido, e o que tendncia hoje pode te deixar constrangida daqui a alguns anos. Mas uma escolha que esteja de acor-do com o seu estilo e a sua persona-lidade vai continuar te agradando, porque trar boas lembranas.

    Esquea tendncias, valorize o seu estilo pessoal

    Se voc j tem em men-te o que gostaria de usar, cor-ra atrs disso. Nada de esco-lher o primeiro vestido que

    couber em voc ou no seu or-amento. Se para encontrar um vesti-do exatamente como voc quer, vale a pena pesquisar um pouco mais.

    Tambm evite experimentar muitos modelos diferentes. Informe ao vende-dor da loja exatamente o que voc est procurando e s tente outras opes se voc realmente gostar delas (estar aber-to a novas opes no um pecado).

    Faa uma seleo do que realmen-te te interessa. Se no encontrar nada nas lojas, procure uma costureira ou estilista de sua confiana para que ele materialize seu sonho.

    Invista no seu sonho

    Elisa Euzbio

    E scolher a roupa que vai te acompanhar neste momen-to especial no tarefa fcil. So muitas opes e uma res-ponsabilidade enorme, afinal, voc vai se lembrar desse dia para o resto da vida.

    10 dicas para escolher o vestido de formatura perfeito

    Conselhos de

    hora de comemorar e brindar o esforo e a dedicao dos ltimos anos e celebrar suas conquista... E a estrela da festa voc!

    Para te ajudar nessa tarefa, prepa-ramos algumas dicas:

  • 41

    Guia Vestindo a Beca

    Produo

    Diferente do casamento, em que a cor do vestido j est pr-definida, no

    dia da sua formatura voc tem liberda-de total. Vale optar por sua cor preferi-da ou por aquela que todos dizem que te deixa linda. S no vale escolher qual-quer uma, s porque era o que tinha disponvel na loja.

    3 A cor perfeitaA roupa do Oscar

    Se voc no entende nada de tecidos, modelagem e outras ques-tes tcnicas da confeco de uma roupa, no se preocupe. No precisa dizer ao vendedor exatamente qual o tecido ou nome do modelo voc quer, mas explique a ele as caractersticas que te agradam.

    sempre bom ter referncias, por isso, leve fotos que mostram o que voc gosta. Vai ser bem mais fcil de expli-car desse jeito.

    5 Modelagem e caimento4 Muitas formandas caem no erro de querer copiar a roupa de celebridades. A menos que

    voc tenha o corpo igual ao da Angelina Jolie, a roupa que ela usa no vai necessariamente ficar bem em voc. Inspirar-se no look das celebridades muito vlido, mas isso no significa co-piar o vestido que elas usaram, afinal, vocs so pessoas diferentes.

    Em geral, o black tie o tra-je definido para os forman-dos no baile de formatura.

    Nesse caso, para mulheres, o vestido longo a aposta mais certeira. Mas se voc no tem o hbito de usar esse comprimento ou acha que ele no fica bem em voc, pode optar por um mo-delo mais curto, afinal, nos dias de hoje as regras de etiqueta so bem mais fle-xveis. Mas, nesse caso, invista em teci-dos nobres ou bordados, que deixam o vestido mais glamouroso.

    Tambm vale apostar em acessrios grandes, com cara de festa, em cabe-los presos e maquiagem elaborada. As-sim, os complementos se encarregaro de deixar o vestido altura da ocasio.

    6 Vestido longo

  • 42

    Essa deciso depende muito do seu or-amento e estilo de vida. Comprar um vestido pronto bem prtico, pois voc ter apenas o trabalho de escolher o modelo e solicitar que a loja faa os ajustes que forem necessrios. Mas pea garantias loja de que o mesmo vestido no ser vendido para outra pessoa que estar na festa.

    Muitas mulheres usam o vestido de formatura apenas uma vez. Por isso, alugar pode ser uma boa opo. Mas como os vestidos so alugados diversas vezes para pessoas diferentes, seja mui-to criteriosa com os ajustes, e no deixe para faz-los muito em cima da hora. Apesar de alugado, o vestido deve apa-rentar ter sido feito para o seu corpo.

    Depois de escolher o vestido, a vez dos acessrios. Escolha peas que harmonizem com o vestido. Nada de um colar que brigue com o decote, ou um brinco longo que fique esbarran-do no detalhe da ala. Se o seu vestido for muito elaborado, opte por acessrios mais discretos, que acompanhem as co-res ou a linguagem da roupa. Se optou por um modelo mais minimalista, sem muitos detalhes, aposte em acessrios impactantes. Em geral, brincos grandes dispensam o uso de colar, e maxi colares pedem brincos mais discretos.

    A bolsa e o sapato no precisam ter a mesma cor, mas devem ter harmo-nia de estilo. E, por fim, o cabelo e a ma-quiagem devem ser escolhidos para va-lorizar o seu look. A maquiagem deve combinar com os acessrios, e no com a cor da roupa, afinal, os brincos e co-lares esto bem mais prximos do seu rosto do que a saia, certo?!

    Looks leves e romnticos pedem ma-kes mais suaves, enquanto vestidos mais modernos combinam com batons fortes

    87 Comprar, alugar ou mandar fazer?Complementos

    Produo

    Mas se a sua turma no abriu uma exceo para os curtos, ou se voc acha que isso seria muita ousadia, busque um longo com caractersticas que va-lorizem o seu tipo fsico e o seu estilo: Se baixinha muito comum ou-vir mulheres baixas dizendo que no ficam bem de longo , invista em ele-mentos alongadores, como linhas ver-ticais, decotes em V e modelagens mais fluidas, sem muito volume. Se seu estilo informal e no se sente bem com trajes muito rebuscados, opte por um longo sem brilhos ou bordados, ou escolha um modelo minimalista.

    Se voc no conseguir encontrar o vestido que sonhou, ou se tem uma costureira ou estilista de sua confian-a, pode optar por fazer o vestido sob medida. Nesse caso, comece o processo com bastante antecedncia, pois assim ter tempo de definir o modelo, comprar o tecido e fazer as provas necessrias.

  • 43

    Guia Vestindo a Beca

    9 Durante o processo de escolha tanto do vestido quanto dos acessrios, no se esquea de que voc vai us-los em uma festa muito animada, em que vai querer danar, beber, pular, abraar pessoas queridas etc. Por isso, fun-damental que o vestido te permita se movimentar vontade.

    Esquea decotes que exigem uma postura muito rgida, corpetes mui-to apertados que te deixem ofegante ou corram o risco de rasgar duran-te uma movimentao mais brusca e saias muito justas que te atrapa-lhem a danar.

    O sapato deve ser confortvel, por isso, experimente-o antes, use-o um pouco dentro de casa, para garantir que ele no te torture ao longo da fes-ta. Tambm evite brincos muito pesa-dos, tiaras ou grampos de cabelos que apertem alm da conta ou pulseiras que possam puxar fio do vestido.

    Depois de escolhido o vestido, chega a hora dos ajustes. Na maior parte das vezes, eles so inevitveis. Geral-

    mente, as lojas se responsabilizam por fazer os ajustes necessrios, o que ti-mo, pois elas costumam ter um profis-sional que sabe lidar com roupas de fes-ta. Mas evite ajustes muito grandes, mes-mo que a vendedora diga que possvel.

    No se esquea de levar o sapato que vai usar na festa no dia de mar-car a bainha do vestido.

    Se usar um salto no tamanho erra-do, a bainha pode ficar curta ou voc vai acabar pisando na barra do vesti-do durante toda a festa.

    A lingerie que vai por baixo do ves-tido tambm super importante, afi-nal, voc no vai querer a marca da cal-cinha aparecendo. Tambm se certifi-que de que, com o flash na hora das fo-tos, seu vestido no ficar transparen-te, mostrando o que est por baixo dele.

    10 Aproveite a festaDetalhes tcnicos

    Elisa Euzbio Consultora de Estilo na empresa Copa Consultoria de Imagem & Estilo. Ela oferece o servio de Consultoria de Estilo para eventos

    especiais, como formaturas e casamentos. Contato: 27 98128-6881

    [email protected] www.copaconsultoria.com.br

    Facebook: www.facebook.com/copaimagem Instagram: copaconsultoria

    Produo

    e olhos bem marcados. Os cabelos soltos tm aspecto mais jovem, e os presos so mais sofisticados. Mas lembre-se sem-pre de coordenar todos esses elementos.

    Foto

    : Fae

    lo R

    ibei

    ro

  • Estamos presentes em todas as

    suas conquistas, deixando a sua

    alegria ainda mais visvel.

    Ns valorizamos o que importante para voc. Por isso, criamos condies e pacotes

    exclusivos para formandas. Venha conhecer o nosso espao e os

    nossos pro ssionais. Rea rmamos diariamente a qualidade e o nosso

    estilo, proporcionando a voc o melhor em beleza, esttica,

    produo de formandas e noivas.

    Rua Ary Siqueira, 115, Enseada do Su

    Vitria/ES, (27) 3325 4321 salaoma.com.br

    /salaomahairdesign@salaoma

    Vestido

    : Emp

    rio

    Chic

    | Acessrio

    s: Me

    tal N

    obre |

    Foto:

    Marco

    s Salles

  • Estamos presentes em todas as

    suas conquistas, deixando a sua

    alegria ainda mais visvel.

    Ns valorizamos o que importante para voc. Por isso, criamos condies e pacotes

    exclusivos para formandas. Venha conhecer o nosso espao e os

    nossos pro ssionais. Rea rmamos diariamente a qualidade e o nosso

    estilo, proporcionando a voc o melhor em beleza, esttica,

    produo de formandas e noivas.

    Rua Ary Siqueira, 115, Enseada do Su

    Vitria/ES, (27) 3325 4321 salaoma.com.br

    /salaomahairdesign@salaoma

    Vestido

    : Emp

    rio

    Chic

    | Acessrio

    s: Me

    tal N

    obre |

    Foto:

    Marco

    s Salles

  • Aluguel e venda de

    roupa de festa

  • Praia do Canto Rua Joaquim Lrio, Vitria/ES3345-9359/3314-6698

    GlriaRua Getlio Vargas, 209 Vila Velha/ES3229-2200/[email protected]

    H 19 anos celebrandoseus melhores momentos.Kriptus, chique como voc!

    www.kriptus.com.br

  • Rua Aleixo Neto 1404Tel 27 3325 1486

    ExclusividadE Martha Paiva

  • cONVITES PERSONALIZADOS

    uM JEITO DIVERTIDO DE

    CONVIDAR OS PARENTES

    E AMIGOS PARA ESTE

    MOMENTO TO ESPECIAL

    EntrE Em contato

    27 3337.7249

    [email protected]

    SuA fORmATuRA VAI ENTRAR PARA A hISTRIA

  • cONVITES PERSONALIZADOS

    uM JEITO DIVERTIDO DE

    CONVIDAR OS PARENTES

    E AMIGOS PARA ESTE

    MOMENTO TO ESPECIAL

    EntrE Em contato

    27 3337.7249

    [email protected]

    SuA fORmATuRA VAI ENTRAR PARA A hISTRIA

  • 58

    Decorao

    T bonita? Ento vai

    Fotos: divulgao Maison Rose

    Se a qualidade da comida, da bebida e da msica fazem uma boa festa, a decorao o elemento que sinaliza aos formandos e convidados, assim que eles entram

    no salo, que tudo vai ser, realmente, muito bom. Ela o primeiro item a ser visto e percebido, por isso,

    investir em um visual de tirar o flego, com iluminao adequada, fundamental para mostrar para todo mundo o quanto a formatura vai ser inesquecvel.

  • 59

    Guia Vestindo a Beca

    Decorao

    Q uando imagino uma fes-ta de formatura, penso em uma festa inovado-ra, despojada, leve, com muitos lounges onde os convidados possam circular, apreciar todos os ambientes e aproveitar tudo o que o evento pode oferecer, afirma Mo-nica Domingues, da Moison Rose. Segundo ela, at mesmo o curso fei-to pelos formandos pode influen-ciar na decorao da festa. Os for-mandos de Direito geralmente op-tam pelo clssico com boate moder-na, e os de Arquitetura, por exem-plo, priorizam uma esttica mais moderna, com muitos lounges, mas sem muita flor.

    As combinaes de cores mais solicitadas, de acordo com Monica, so o tradicional preto com bran-co; ch, branco e ros, e tambm

    Dcor inspiradorConfira algumas dicas do que no pode faltar a uma decorao moderna de encher os olhos: Ambientes com sofs,

    criando espcies de salas Futons com muitas

    almofadas rvores de bambu Bares soltos e iluminados

    em pontos estratgicos Ambientes com cadeiras

    diferentes Mesas de vidro e espelho

    pontuando algum ambiente Iluminao cnica com

    dimmer operacional para controlar a luz dependendo do momento

  • 60

    branco, verde e marsala, a cor elei-ta pela Pantone para o ano de 2015.

    O decorador Romerio Coser, da Romero Office Decor, aponta as cores mais fortes como as predominantes em festas de formatura. O fcsia e o marsala so bastante utilizados, at mesmo para criar uma diferenciao e a festa no ficar parecida com um casamento, ressalta. Para ele, o deco-rador tem que se ater ao foco da fes-ta de formatura, que sempre vai ser o baile de gala. Por isso, aposto sem-pre em lustres e numa decorao con-tempornea, alm de um bom acaba-mento e um projeto bem elaborado, que vai desde a iluminao cnica at uma produo praticamente cenogr-fica, que inclui todos os detalhes da

    Elementos centrais, que chamam a ateno; ilhas gastronmicas, e lounges demarcados por mveis diferentes fazem parte da decorao de festas de formatura

    Decorao

    ambientao do evento e customiza-o do espao.

    Uma estratgia usada por muitos decorados para festas de formatu-ra a criao de diferentes ambien-tes na rea do evento, transforman-do seu conceito e definindo a finali-dade de cada espao. Os ambientes so muito chiques. Sempre sugiro aos formandos no colocarem mui-tas mesas para conseguirmos apro-veitar o espao para criar ambientes. Por exemplo: podemos ter um canti-nho japons, com mesinhas e tata-mes; um de boteco, com ares de bistr e banquetas, e assim sucessivamen-te para cada rea gastronmica ofe-recida pelo buffet, explica Monica.

    Com a ajuda de bons profissio-nais, especialistas no assunto, a de-corao da festa de formatura vai ser um luxo s.

  • 61

    Guia Vestindo a Beca

    Formando,um brinde sua conquista.

    Decoramos a sua festa deformaturacom estilo e sofisticao.

    Katia 27 98801-1486 n Rosangela 27 9.8848-4860 n Tel. 27 [email protected] n www.lessasdecoracoes.com.br

  • 62

    .Locaes e Servios27 3243.1541 - Fax: 27 3243.492627 3721-1050 | 9.9942-5134 | 9.9989-0492

    [email protected]

  • 63

    Guia Vestindo a Beca

    .Locaes e Servios27 3243.1541 - Fax: 27 3243.492627 3721-1050 | 9.9942-5134 | 9.9989-0492

    [email protected]

    Fotos: Janio Peterli

    www.maisonrosee.com.br

    (27) 3225 5522

  • 64

    S e as festas de formatura so cada vez mais modernas, fu-gindo do tradicional, com elementos inovadores, o jei-to de fotografar tambm tem mudado muito. Fotgrafos profissionais sen-tem-se desafiados a melhorar seus processos e mtodos de trabalho para atender as exigncias de turmas de jovens cada vez mais an-tenados, conectados e ime-diatistas, que no querem mais esperar alguns meses para ter o lbum da for-matura nas mos.

    Fotografia

    Jogue o capelo

    e sorria!Formatura momento de

    celebrao, de entusiasmo, de comemorao por

    mais uma etapa de vida vencida. E esse momento, assim como outros ritos, deve ser registrado para

    ser lembrado eternamente. Afinal, quem nunca

    pediu para ver o lbum de formatura de algum

    levante a mo!

    Entretanto, mesmo com tantas mu-danas e avanos, algumas imagens nunca deixaro de ser feitas, por serem a representao mais fiel dos eventos da formatura, como o culto, a colao de grau e a prpria festa. o caso da tradicional foto do capelo sendo joga-do para o alto, por exemplo. Colao de grau sem essa foto no colao!

    Conhea as tendncias, novidades e o que no pode faltar na hora de re-gistrar a formatura.

    Nem s no lbum vivem as fotosMuitas empresas de fotografia esto caminhando para a diversificao do portflio e apostam em produ-tos e servios com a imagem do for-mando, como camisas, baldes de gelo,

    Foto

    : Foc

    al F

    orm

    atu

    ras

  • 65

    Guia Vestindo a Beca

    Foto

    : Oph

    icin

    a Pho

    togr

    fica

    canecas, quadros, to-tens, stand ups de mesa etc, que podem ser usados em chur-rascos da turma, au-las da saudade e at mesmo no baile.

    Mas se o lbum importante para voc, h opes cada vez mais modernas de montagem e encader-nao. Tem de tudo: ca-pas e caixas de acrli-co ou de madeira; dia-gramao personaliza-da, de acordo com as preferncias de cada formando; papel fotogrfico fosco, bri-lhoso, metlico e hologrfico, e o cha-mado grfico, que o lbum impresso em couch de alta gramatura em m-quinas de alta resoluo. Ou seja, seu lbum vai durar para sempre.

    Drones so legais, mas...Eles chamam muita ateno quando esto voando e so capazes de fazer timas fotos e vdeos do alto. Entre-tanto, formaturas so realizadas, em

    sua maioria, em lugares fechados, e no seria nada legal um formando ou convidado sair da festa machu-cado por um desses equipamentos. Alm disso, h uma regulamentao especfica para o voo de drones com cmeras acopladas, o que, obviamen-te, deve ser respeitado.

    Diga xis!Estamos no sculo XXI, as festas so modernas e os formandos, jovens e

    Foto

    : Foc

    al F

    orm

    atu

    ras

  • 66

    descolados. Mesmo assim, algumas fotos no podem deixar de ser fei-tas, sob pena de muita gente achar que nem houve formatura! No culto, a imagem que no pode ficar de fora o momento da entrega da rosa pelo formando a algum especial; na co-lao, o recebimento do diploma no pode deixar de ser registrado de jeito nenhum, assim como aquela hora em que todo mundo joga o capelo para cima. J na festa, a valsa pode no ser to importante para voc, mas seus pais vo ficar super orgulhosos do

    registro desse momento. Ento, pen-se neles e no pule essa foto!

    Plaquinhas divertidasElas so timas para aqueles cliques descontrados. Podem trazer frases curtas, geralmente memes e bordes tirados da internet. Alm das plaqui-nhas, molduras, bales e o chamado kit fantasia, com muitos frufrus colo-ridos, rendem fotos divertidssimas.

    Tempo realVoc no precisa esperar mais tan-

    to tempo para ter suas fotos de for-matura. Muitos fotgrafos j tra-balham com c-meras wi-fi, que transmitem para a internet os cliques medida que eles so feitos. Depois, s compartilhar, postar, enviar...

    Foto

    : Oph

    icin

    a Pho

    togr

    fica

    Foto

    : M

    arco

    s Sa

    lles

    Fotografia

  • 67

    Guia Vestindo a Beca

    Odo

    ntol

    ogia

    Form

    ando

    s 201

    2/2

    Odo

    ntol

    ogia

    Form

    ando

    s 201

    2/2

    Uni

    vers

    idad

    e Fe

    dera

    l do

    Esp

    rito

    Sant

    o

  • MUITO MAISQUE UM

    AQUI TEM D

    ESIGN

    DE INFORM

    AO!

    Design de informao

    sem complicao.

    Rua Villa-Lobos, 118Bairro de FtimaSerra.ES

    27 3337.7249linkedit.com.br

    [email protected]

    I D E N T I D A D E V I S U A L A N N C I O S C AT L O G O S D E P R O D U T O S F O L H E T E R I A

  • MUITO MAISQUE UM

    AQUI TEM D

    ESIGN

    DE INFORM

    AO!

    Design de informao

    sem complicao.

    Rua Villa-Lobos, 118Bairro de FtimaSerra.ES

    27 3337.7249linkedit.com.br

    [email protected]

    I D E N T I D A D E V I S U A L A N N C I O S C AT L O G O S D E P R O D U T O S F O L H E T E R I A

  • 27 3314-5117 | 27 [email protected] Leito da Silva, 141, Edifcio Braga, sala 306,Bento Ferreira, CEP: 29050-605, Vitria/ES

    Venha realizar conosco.

    e todo contedo de que voc precisar.

    realizaeditora.com.br /realizaeditora

  • 76

    Msica

    DJ ou banda?

    DJ ou uma banda, no chute a questo. Marque os dois no gabarito!

    Antigamente as formaturas acon-teciam s com bandas; hoje h ban-das e DJs, e isso tornou a formatura mais atrativa. Essa interao faz com que as pessoas que gostam de msi-cas elaboradas por DJs e as que gos-tam das bandas fiquem mais tempo

    Foto

    : div

    ulg

    ao

    O visual da pista de dana, com projetos diferenciados, uma preocupao da Projeta Audiovisual

    Pista cheia sinnimo de festa boa. Junto com a comida e a bebida, a msica tem um papel fundamental para manter o astral l em cima e garantir a animao dos

    convidados do comeo ao fim. N a hora de escolher o que contratar, fundamen-tal eleger uma atrao que agrade tanto os alu-

    nos quanto sua famlia. Por isso, uma boa conversa com o DJ ou banda im-portantssima para que formandos e msicos estejam em sintonia. E se ba-ter aquela dvida sobre contratar um

  • 77

    Guia Vestindo a Beca

    Msica

    na festa. O tempo de cada um depende da vontade da comisso que contrata. O ideal sempre o bom senso, expli-ca o DJ De Pr. Segundo ele, tambm tem sido frequente em formaturas os elementos surpresa, como um show de dana ou at mesmo um flashmob realizado pelos formandos.

    A imagem na festa tambm pri-mordial. A juno de boa msica com o visual faz com que o astral se acen-tue. Os painis de LED, as projees mapeadas, a iluminao com bas-tante elementos ajudam no sucesso da festa. O que no pode o DJ errar. Tudo uma sequncia, que tem in-cio num ritmo receptivo at atingir o pice, complementa De Pr.

    O DJ Braulo, da Discoutec, concorda que festa boa tem que ter DJ e banda. O ideal hoje ter outra atrao jun-to com o DJ, pois assim d para fazer um show de verdade. Uma banda in-teragindo com o DJ fica muito mais top. O DJ pode, inclusive, fazer algu-mas intervenes nas msicas toca-das pela banda, o que fica bem legal.

    Toca!Samba, forr, funk, ax, sertanejo universitrio, pagode, pop house... Os ritmos do momento ditam muito do que vai ser tocado em uma festa de formatura. Confira em nossa playlist os artistas que so sucesso em qualquer pista de dana. Anitta Avicci Balo Mgico Bee Gees Bruno Mars Calvin Harris Cazuza Coldplay Creedence David Guetta Dennis DJ Gloria Gaynor Ivete Sangalo Justin Timberlake Lulu Santos Maaron 5 Michael Jackson Monobloco Pharrel Williams Valesca Popozuda

    Foto

    : div

    ulg

    ao

    Formatura com a Blacksete tem sempre momentos de interao com os formandos e convidados

  • 78

    O DJ Charles Andrade, da Projeta Au-diovisual, ressalta que a tendncia tra-balhar tambm com o visual da pista de dana, com projetos diferenciados, como painis de LED, o que possibilita formas diferentes de interatividade entre udio e vdeo no evento. Para comandar uma festa de formatura de sucesso, alm da empresa de sonorizao estar antenada s inovaes tecnolgicas, fundamen-tal que o DJ que vai executar o repert-rio tenha tcnica de mixagem, o que eu chamo de feeling de pista. saber encai-xar um estilo musical no momento cer-to e na hora certa, reitera.

    Saber o que tocar e o momento de tocar tambm premissa de trabalho de uma boa banda. Ela tem a misso de agradar formandos e seus pais, tocan-do msicas atuais e revivendo os hits do passado que so sucesso at hoje.

    Enquanto o DJ toca os hits novssi-mos, a banda fica com a parte mais re-tr, de baile mesmo, fazendo uma fes-ta viva. A banda tem que fazer o povo cantar e participar. Costumo dizer que tocar em formatura igual fazer pi-poca: s d certo quando est quen-te, tem que pr fogo para a pipoca es-tourar. A animao vai crescendo de

    Allegretto na formao de orquestra para culto ou missa de formatura

    Banda Allegrare conta com repertrio atualizado a cada 15 diasFoto

    : div

    ulg

    ao

    Foto

    : div

    ulg

    ao

  • 79

    Guia Vestindo a Beca

    acordo com a quentura das msicas!, compara Romero Figueiredo, da Ban-da Blacksete. S no d para concor-rer com o camaro VG! Nessa hora, a pista fica vazia, mas quando ele acaba, basta soltar um hit para todo mundo voltar para ela, diverte-se.

    Para Fabricio Herbest, da Banda Fa-tor X, o segredo para a animao da fes-ta os msicos amarem o que fazem. A banda contratada para trazer ani-mao para a festa, e para atingir o p-blico temos que estar bem e nos sen-tindo vontade. Em muitas ocasies, as bandas so tratadas como fornecedo-res de servio, mas, na verdade, o m-sico um artista, e o artista tem que estar livre para criar, passar alegria e contagiar a todos. O pblico sente isso.

    Fbio Portela, da Banda Flashback, ressalta que o repertrio ecltico o ver-dadeiro ingrediente de sucesso. Assim, todos, de alguma forma, sero atendi-dos. Sempre fazemos uma reunio com

    a comisso de formatura para tratar do repertrio. Se o cliente deseja, a gente vai de Beatles a Ivete Sangalo com faci-lidade. O importante fazer uma fes-ta linda. Alm de msica boa, teles de LED, iluminao de ltima gerao, pal-cos mveis, visual lindo e diferente ga-rantem o sucesso da festa.

    A msica o principal fator para o sucesso do evento. Ela contagia, emo-ciona e anima! Se tudo estiver perfeito, mas a msica no, certamente o evento no ter sucesso, afirma Tiago Padim, da Allegretto, que, alm de formao de orquestra com coral para atuar no cul-to ou missa de formatura, tambm tem como brao a Allegrare, uma banda cujo repertrio engloba pop, dance, sertanejo, forr, arrocha, ax, samba, rock e tam-bm o curioso ritmo sofrncia. Uma no-vidade que Tiago tambm trouxe para o mercado um show performtico com DJ e violino, com total interao entre os artistas, chamado Violin Live.

    Foto

    : Lo

    Bar

    bosa

    Para a Flashback, o segredo um repertrio com msicas que no deixam ningum parado

  • 80

    www.sonatha.com.br27 3227-8515 | 99999-2550

    R. Fortunato Ramos, 30, loja 07,Ed. Cima Center, Santa Lcia, VItria, ES

  • 81

    Guia Vestindo a Beca

    www.sonatha.com.br27 3227-8515 | 99999-2550

    R. Fortunato Ramos, 30, loja 07,Ed. Cima Center, Santa Lcia, VItria, ES

  • 8227 99257 . 0575 | 99234 . 3422 | 3349 . 3636

    www.allegrettoproducoes.com.br /allegrettoproducoeswww.allegrettoproducoes.com.br /allegrettoproducoes

    A Banda Baile produzida com exclusividade pela Allegretto no vai deixar ningum parado na sua festa de formatura. Pro ssionalismo, versatilidade e um repertrio que uma verdadeira

    viagem musical e pode ser totalmente personalizado de acordo com cada turma.

    No importa o estilo musical, ns vamos tocar as msicas da sua vida, nos dias mais felizes, como a sua formatura.

    Foto:

    Stud

    io Ph

    otofra

    me

    Diverso, alegria e um repertrio com opes para todos os gostos e estilos.

    NINGUM VAI FICAR PARADO.

  • 83

    Guia Vestindo a Beca

  • 27 99274 2000 27 3315 [email protected]

  • 88

  • 89

    Guia Vestindo a Beca

  • 90

  • 91

    Guia Vestindo a Beca

    Se voc entendeu que isso representa o ronco de um motor, voc um apaixonado por carros.

    E se voc um apaixonado por carros, esta a sua revista.

    A partir de setembro, gratuitamente em vrios postos de combustvel da Grande Vitria.

    27 3314-5117 | 27 [email protected] Leito da Silva, 141, Edifcio Braga, sala 306, Bento Ferreira, CEP: 29050-605, Vitria/ES

    revistamundomotor.com.br /mundomotorrevista

    Para quem adora um ronco de motor.

    *Capa ilustrativa

  • 92

    Gu

    ia V

    es

    tin

    do

    a B

    ec

    a 2

    015

    1 e

    di

    o