guião ct setembro 2015.doc

2
Escolas | João de Araújo Correia PROPOSTA DE GUIÃO 1º REUNIÃO CT DIRETORES DE TURMA | EB GUIÃO REUNIÃO DE CONSELHO DE TURMA 2015 | 2016 DT|EB Ordem de trabalhos: 1. Informações; 2. Plano de turma; 3. Estatuto do aluno; 4. Articulação de atividades para o Plano Anual de Atividades; 5. Outros assuntos. 1. INFORMAÇÕES Boas vindas; contactos dos colegas. Modelos da Agenda DT - padronizados para as variadas situações (enviar por email). A meio de cada período - informações intercalares da turma para comunicação com o EE. Datas dos testes, para que o DT possa fazer a articulação temporal dos mesmos, podendo afixar na sala da turma o calendário. Informações recolhidas na reunião de articulação (7º ano). Outras informações que julgue pertinentes… 2. PLANO DE TURMA Os professores que têm alunos em apoio obrigatório a Português e Matemática deverão entregar a lista destes ao DT que a fará chegar à coordenadora dos DTs. Deverá ser feita uma análise das medidas educativas propostas no ano anterior (tutoria, SPO, GAAF, …) Uniformizar critérios de atuação na sala de aula que facilitem a relação aluno-professor e o processo ensino-aprendizagem. É importante que todos procedam em conformidade com o que ficar estabelecido no CT para evitar situações de conflito. APELAR AO BOM SENSO. Registar em ata tudo o que ficar decidido e depois cumprir. 3.ESTATUTO DO ALUNO Ocorrências dignas de nota na sala de aula - comunicar ao DT o mais cedo possível e por escrito – comportamento (modelo GMC), assiduidade, pontualidade e ausência sistemática de material, para que este possa agir atempadamente evitando o agravamento da situação. APELAR AO BOM SENSO. Segundo o disposto no DL 51/2012, 5 de Setembro, que aprova o estatuto do aluno, as faltas resultantes da ausência sistemática de pontualidade e/ou de material, sem justificação plausível, consideram-se faltas de presença com comunicação ao DT e deste ao EE, à 3ª ocorrência. Em caso de reincidência o procedimento a adotar será o anterior. As referidas faltas E|JAC, setembro 2015

Transcript of guião ct setembro 2015.doc

Page 1: guião ct setembro 2015.doc

Escolas | João de Araújo Correia PROPOSTA DE GUIÃO 1º REUNIÃO CT

DIRETORES DE TURMA | EB

1º GUIÃO REUNIÃO DE CONSELHO DE TURMA

2015 |2016

DT|EB

Ordem de trabalhos:

1. Informações;2. Plano de turma;3. Estatuto do aluno;4. Articulação de atividades para o Plano Anual de Atividades;5. Outros assuntos.

1. INFORMAÇÕES Boas vindas; contactos dos colegas. Modelos da Agenda DT - padronizados para as variadas situações (enviar por email).A meio de cada período - informações intercalares da turma para comunicação com o EE. Datas dos testes, para que o DT possa fazer a articulação temporal dos mesmos, podendo afixar na sala da turma o calendário.Informações recolhidas na reunião de articulação (7º ano).Outras informações que julgue pertinentes…

2. PLANO DE TURMA Os professores que têm alunos em apoio obrigatório a Português e Matemática deverão entregar a lista destes ao DT que a fará chegar à coordenadora dos DTs.Deverá ser feita uma análise das medidas educativas propostas no ano anterior (tutoria, SPO, GAAF, …)Uniformizar critérios de atuação na sala de aula que facilitem a relação aluno-professor e o processo ensino-aprendizagem. É importante que todos procedam em conformidade com o que ficar estabelecido no CT para evitar situações de conflito. APELAR AO BOM SENSO. Registar em ata tudo o que ficar decidido e depois cumprir.

3. ESTATUTO DO ALUNO

Ocorrências dignas de nota na sala de aula - comunicar ao DT o mais cedo possível e por escrito – comportamento (modelo GMC), assiduidade, pontualidade e ausência sistemática de material, para que este possa agir atempadamente evitando o agravamento da situação. APELAR AO BOM SENSO.Segundo o disposto no DL 51/2012, 5 de Setembro, que aprova o estatuto do aluno, as faltas resultantes da ausência sistemática de pontualidade e/ou de material, sem justificação plausível, consideram-se faltas de presença com comunicação ao DT e deste ao EE, à 3ª ocorrência. Em caso de reincidência o procedimento a adotar será o anterior. As referidas faltas não podem ser justificadas e apenas estas deverão ser marcadas no Programa Sumários com a designação material/ atraso.A ordem de saída da sala de aula implica comunicação ao DT e marcação de falta injustificada.APELAR À COMUNICAÇÃO E AO BOM SENSO.

4. ARTICULAÇÃO DE ATIVIDADES

Definir articulação entre as diferentes disciplinas nas atividades do Plano de Atividades.

5. OUTROS ASSUNTOS

Trocar informações com os colegas acerca dos assuntos a tratar na reunião com os alunos e com os EE.Outros assuntos que julgue pertinentes…

Bom Trabalho

A Coordenadora DT|Bas, Teresa Vicente

E|JAC, setembro 2015