Guião de trabalho agrupamento

2
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO G UIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO T ODOS OS C ICLOS DE E NSINO Existem normas universais para a elaboração de um Trabalho de Investigação. Essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às caraterísticas próprias de cada trabalho. De uma maneira geral, as partes constituintes de um trabalho de investigação são as seguintes: CAPA (pode incluir imagem relacionada com o assunto do trabalho) Escreve-se no topo o nome da instituição seguido, por baixo, do nome da disciplina e o ano letivo a que diz respeito. Título O título deve ser curto e preciso e destacar-se dos restantes elementos. Por vezes, pode apresentar- se sob a forma de pergunta. Nome do(s) Autor(es) Por baixo do título, escreve(m)-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano, o n.º e a turma a que pertence(m). ÍNDICE O Índice faz-se automaticamente: selecionando, no Word, título 1, 2, 3… e, posteriormente clicar em referências, selecionar índice e introduzi-lo na página a seguir à capa. 1. INTRODUÇÃO Relata o contexto e os objetivos do estudo, bem como a justificação ou razão do mesmo. DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE INVESTIGAÇÃO Esta parte do trabalho de investigação deve estar organizada de tal forma que estejam contemplados os assuntos investigados. CONCLUSÃO Reflete uma apreciação global do assunto tratado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A bibliografia é uma lista que contém os elementos descritivos dos documentos consultados de modo a permitir a sua identificação e posterior consulta. São, portanto, os livros, revistas, enciclopédias, coletâneas e páginas web utilizados. Em anexo, encontras um documento ”O RIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIA ”. ANEXOS Contêm informações complementares ao trabalho realizado, devem ser referidos no trabalho, numerados (Anexo I,…), ter um título e ser incluídos no Índice. EB/S Vieira de Araújo Educação Moral Religiosa e Católica 2012/2013 A TOLERÂNCIA Fernanda Maria, N.º 8, 7.º I

Transcript of Guião de trabalho agrupamento

Page 1: Guião de trabalho agrupamento

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VIEIRA DE ARAÚJO

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO TODOS OS C ICLOS DE ENSINO

Existem normas universais para a elaboração de um Trabalho de Investigação. Essas normas não são rígidas, isto é, são adaptáveis de uma forma útil às caraterísticas próprias de cada trabalho.

De uma maneira geral, as partes constituintes de um trabalho de investigação são as seguintes:

CAPA

(pode incluir imagem

relacionada com o

assunto do

trabalho)

Escreve-se no topo o nome da instituição seguido, por baixo, do nome da disciplina e o ano letivo a que diz respeito.

Título O título deve ser curto e preciso e destacar-se dos restantes elementos. Por vezes, pode apresentar-se sob a forma de pergunta.

Nome do(s) Autor(es)

Por baixo do título, escreve(m)-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), o ano, o n.º e a turma a que pertence(m).

ÍNDICE O Índice faz-se automaticamente: selecionando, no Word, título 1, 2, 3… e, posteriormente clicar em referências, selecionar índice e introduzi-lo na página a seguir à capa.

1. INTRODUÇÃO Relata o contexto e os objetivos do estudo, bem como a justificação ou razão do mesmo.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE INVESTIGAÇÃO

Esta parte do trabalho de investigação deve estar organizada de tal forma que estejam contemplados os assuntos investigados.

CONCLUSÃO Reflete uma apreciação global do assunto tratado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A bibliografia é uma lista que contém os elementos descritivos dos documentos consultados de modo a permitir a sua identificação e posterior consulta. São, portanto, os livros, revistas, enciclopédias, coletâneas e páginas web utilizados.

Em anexo, encontras um documento ”ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIA”.

ANEXOS Contêm informações complementares ao trabalho realizado, devem ser referidos no trabalho, numerados (Anexo I,…), ter um título e ser incluídos no Índice.

EB/S Vieira de Araújo

Educação Moral Religiosa e Católica

2012/2013

A TOLERÂNCIA

Fernanda Maria, N.º 8, 7.º I

Page 2: Guião de trabalho agrupamento

OUTROS ASPETOS…

Não se deve descurar a redação do trabalho. Deve-se ter em conta os seguintes aspetos para a construção de um texto:

Clareza Escrito para ser compreendido pelos outros.

Concisão Dizer o máximo de informação, mas da forma objetiva.

Correção Escrito corretamente conforme as regras de concordância previstas.

Encadeamento As frases, os parágrafos, os capítulos devem ser sequenciadas de forma lógica e harmoniosa.

Originalidade Originalidade e apresentação de ideias próprias. (Atenção ao plágio – ver ”ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS ”)

Fidelidade Respeitar o objeto de estudo, as fontes bibliográficas empregadas e o leitor.

Consistência Redigido na terceira pessoa do singular ou do plural do pretérito perfeito (ex. fez-se ou fizeram-se; teve-se ou tiveram-se).

Criatividade Criatividade não significa apenas fazer algo inovador, mas sobretudo apropriado ao contexto em que foi realizado o trabalho.

Estética Sóbrio e sem rasuras.

O trabalho é impresso em papel A4, sendo o texto escrito em letra tipo Arial, tamanho 11 pt, a espaço 1,15. Os títulos e os subtítulos devem ser numerados, escritos em bold/negrito e com tamanho 12 e 11 pt, respetivamente.

As margens superior e inferior são de 2,5 cm. A margem interior é de 2,5 cm e a exterior de 2 cm.

As páginas são numeradas no rodapé. A paginação deve contemplar a contagem de todas as páginas do trabalho, embora os números só devam aparecer a partir da folha do índice inclusive.

As tabelas devem ser numeradas (Tabela I, II...), legendadas (citando a fonte), no topo. Devem estar incluídas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto.

As figuras (gráficos, esquemas, fotografias, etc.) devem ser numeradas (Figuras 1, 2,..), legendadas (citando a fonte), abaixo da figura. Devem estar incluídas no local adequado, e serem referidas ao longo do texto.

O trabalho deve ser impresso frente e verso.

Importante: Qualquer que seja o tipo e extensão do trabalho, ele deve ser terminado com a identificação do local, data e assinatura do(s) autor(es).

Vieira do Minho, 12 de outubro de 2012.

_______________________

_______________________

(assinatura(s))