Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

39
 SULBLIMAX ULBLIMAX  www.sulblimax.com.br w.sulblimax.com.br  Guia Prático Guia Prático  da Sublimação 2014/2015 da Sublimação 2014/2015  Escrito por: Julio César Gonçalves Julio César Gonçalves Informações Legais Este Ebook está protegido pela Lei de Direitos Autorais e não pode ser vendido, copiado ou distribuido, sem a autorização do Autor. O Conteúdo deste Ebook não pode ser copiado de forma parcial ou integral sem a autorização do Autor. Copyright©2014 | Julio César Gonçalves www.sulblimax.com.br 1

description

Empreendimentos.

Transcript of Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 1/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Guia PráticoGuia Prático da Sublimação 20!"20#da Sublimação 20!"20# 

Escrito por:

$ulio %&sar Go'çal()s$ulio %&sar Go'çal()s

Informações Legais

Este Ebook está protegido pela Lei de Direitos Autorais  enão pode ser vendido, copiado ou distribuido, sem aautorização do Autor.

O Conteúdo deste Ebook não pode ser copiado de ormaparcial ou integral sem a autorização do Autor.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 1

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 2/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

A sublimação ! o m!todo mais eicaz para criação de uma ampla gama deprodutos personalizados e "ue estão em evid#ncia nos mais diversos nic$osde mercados.

%er um sistema de sublimação eicaz com "ualidade de uncionamento e deresultado inal do produto criado, ! a carta na manga para ornecer maisprodutos do "ue nunca para os seus clientes e&istentes e ao mesmo tempotrazer novos clientes, atingindo novos mercados.

Esta ! a dierença entre os "ue prosperam e os "ue icam para trás nestemercado.

As 'rensas t!rmicas da ()L*L+A-.CO.* oerecem um padrao distribuidode calor e uma garantia de vida útil acima da m!dia e todos os insumos emateriais para /oto 'rodutos da ()L*L+A0.CO.*apresentam uma"ualidade testada e aprovada por mil$ares de clientes como materiais dee&celente resultado inal em imagens e artes gráicas gerais.

Com estes e"uipamentos e mat!rias primas voc# será capaz de produzirrapidamente artigos dierenciados incr1veis, de alta "ualidade e margem de

lucro, para encantar os seus clientes com a garantia "ue irão durar umlongo tempo.

'ara a2udá3lo a obter o seu e"uipamento e colocá3lo a uncionar semproblemas para "ue voc# possa começar a gan$ar din$eiro o mais rápidoposs1vel, n4s criamos o 5uia 'rático da (ublimação 6789:678;. <as páginas"ue seguem, voc# será introduzido para os elementos da personalização pormeio da sublimação, incluindo passo 3 a 3 passo para as aplicaç=es maiscomuns.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 2

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 3/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

I'troduçãoI'trodução a t)c'olo*ia d) im+r)ssão +ara sublimaçãoa t)c'olo*ia d) im+r)ssão +ara sublimação

(ublimação de tinta ! uma tecnologia de impressão digital "ue permite areprodução de imagens coloridas em artigos diversos artigos. Antes daimpressão digital, para reprodução de imagens sobre os mesmos tipos deitens era muito comple&o trabal$oso com intensivos processos.

uitas tecnologias de impressão não possuem um custo atrativo "uando sãoenvolvidas em pe"uenas "uantidades, devido ao tempo de preparação e ose"uipamentos para o processo de produção.

A impressão por sublimação ! barata e rápida na coniguração e produção,tornando3se a escol$a ideal para criar produtos personalizados, desde umapeça at! a produção em massa, abrangendo uma enorme variedade detipos.

Ela oerece belas e permanentes cores "ue são undidas no substrato outecido, em vez de impressos na super1cie. +magens em tecido não vãodesaparecer ou cra"uelar, mesmo ap4s várias lavagens e imagens emsubstratos r1gidos não vão desbotar nem descascar.

O processo de sublimação ! simples. >oc# cria uma imagem no seucomputador usando o sot?are de gráicos da sua preer#ncia, imprime empapel de transer#ncia especial usando tintas de sublimação (ulblima&.

Em seguida, usando uma prensa t!rmica, a imagem ! pressionado sobre asuper1cie na temperatura ade"uada, o "ue, em seguida, az com "ue astintas passem do papel para a ibras de poli!ster do tecido, ou para o

pol1mero de revestimento sobre o substrato, dei&ando uma imagem de corpermanente.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 3

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 4/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Sublimação, cora't)s, +ol-m)ros ) substratosSublimação, cora't)s, +ol-m)ros ) substratos

'ara garantir resultados consistentes a partir do processo, ! importantecompreender a tecnologia. Em primeiro lugar, os principais termosassociados ao processo são@

A sublimação: a mudança de uma part1cula s4lida directamente para oestado gasoso, isto !, sem a tornar3se l1"uido em part1culas, neste caso,com o uso de calor e pressão.

Um corante: uma substBncia utilizada em materiais de cor e ibras, paratingir ! impregnar de cor um material. uitas vezes, esta mudança de cor! permanente. Em comparação, as part1culas de pigmento de cor s4lidosDde tintas, tais como as utilizadas na impressão de tela, são aplicados super1cie de um substrato.

Um polímero: um composto "u1mico base de mol!culas pe"uenas eid#nticas c$amados mon4merosD ligadas entre si. Alguns pol1meros, taiscomo celulose, ocorrem naturalmente, en"uanto "ue outros, tais comonFlon, são eitos. Gevido sua versatilidade, os pol1meros são largamenteutilizados na indústria, nomeadamente na abricação de plásticos, vidro eborrac$a.

Substrato: um termo usado para descrever o material de base no "ual asimagens são impressas. (ubstratos t1picos não incluem apenas papelrevestido e não revestidoD, mas tamb!m tecidos, plásticos, metal, acr1lico,vidro, madeira, cerBmica, ilmes e c$apas.

(ob calor e pressão, as part1culas s4lidas de corante mudam para o estado

gasoso, ligando3se com "uais"uer pol1meros receptivos, e mudam de voltapara o estado s4lido.

A elevada temperatura usada na sublimação abre os poros do pol1mero epermite "ue o gás penetre.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 4

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 5/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

-uando o substrato ! removido da onte de calor e dei&a3se arreecer, osporos se ec$am, e o gás regressa a um estado s4lido, tornando3se umaparte do pol1mero. Como tal, as part1culas de corante não pode mais serretirados e não vão sair "uando lavar.

A impressão para sublimação ! conseguida usando impressoras comuns de2ato de tinta em papel especial de transer#ncia com tintas de sublimação e"uando pressionado em calor suiciente, as part1culas s4lidas de corantemigram do papel para o substrato.

O corante tem muito pouca de cor at! "ue se2a a"uecido, por isso "ue aimagem sublimada vai ser muito dierente do "ue voc# v# no papel.

As part1culas de corante são concebidos para ligar apenas com pol1merostais como o poli!sterD. -uanto maior o teor de poli!ster no material, maiscorante se ligará a ele, e mais clara a imagem inal será.

por isso "ue não ! poss1vel sublimar tecidos de 877H algodão como nãoe&istem ibras "ue são receptivos aos corantes presentes. Ga mesma orma,outros materiais utilizados na sublimação, tais como cerBmica, vidro emetal, são primeiro revestidas com pol1meros, antes de poderem ser

utilizados.

Substratos brancos são melhores

Corantes de sublimação são transparentes "uando sublimados 3 ! por isso"ue "uase todos os substratos de sublimação são brancos. Eles permitem"ue a gama de cores se2am mais vis1veis e e&ibem a sua plena vitalidade.

Outras cores de undo podem aetar a imagem tornando3se invis1vel oumudando a escala. poss1vel sublimar em suportes "ue não são brancos,"uando a imagem sublimada ! predominantemente mais escura do "ue acor do substrato.

'or e&emplo, rotulação preta na camisa vermel$a, mas isso não !recomendado para otograias.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 5

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 6/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

s s)u Studio d) Sublimação)u Studio d) Sublimação com acom a SulblimaxSulblimax

O que constitui um sistema de sublimação?

E&istem tr#s componentes principais para um sistema de sublimação@

• )ma impressora a 2ato de tinta,•

%intas de sublimação de "ualidade,• )ma 'rensa %!rmica de calor.

Iá uma s!rie de impressoras 2ato de tinta compat1veis dispon1veis nomercado a partir de modelos de desktop para 5randes /ormatos : odelosde 'rodução 99 Je acimaD.

A 'rensa %!rmica de calor "ue ! sem dúvida o componente mais importantee o catalisador para a sublimação tamb!m possui coniguraç=es variadasdesde os e"uipamentos pe"uenos e manuais, at! opç=es para abricaçãoindustrial semi3automáticos.

Com tantas opç=es, como voc# pode estreitar suas escol$as para o sistema"ue irá uncionar mel$or para voc#K

En"uanto voc# deve sempre ter em conta orçamento e espaço, $á duas"uest=es importantes "ue voc# precisa perguntar ao escol$er umaimpressora 2ato de tinta e uma 'rensa %!rmica de calor@

Com "uais produtos voc# pretende trabal$arK-ual será o volume de produção em um uturo pr4&imoK

(e voc# responder a estas perguntas, vai diminuir muito suas escol$as paraum sistema "ue vai uncionar para os produtos "ue voc# pretende azer e ovolume "ue pretende produzir.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 6

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 7/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Com base nessas respostas, voc# terá a opção de sistemas baseados naseguinte escol$a@ Largura da página mpressa

A largura de impressão dispon1vel de sua impressora dita duas coisas@

O maior taman$o do produto "ue voc# pode azer e o número de imagensde produtos "ue voc# pode imprimir de uma vez.

%ão importante "uanto isso, se voc# está montando um sistema paraproduzir um grande número de produtos ao mesmo tempo volume deproduçãoD, voc# aria bem em ol$ar para uma largura de impressão maior,"ue permite imprimir mais imagens individuais por ol$a.

as não se empolgue, por"ue impressoras maiores custam mais din$eiro.

)ma boa regra ! comprar a menor impressora "ue irá produzir a maiorimagem "ue voc# vai precisar.

Al!m disso, o taman$o de sua 'rensa tamb!m vai desempen$ar um papel

undamental e deve ser um pouco maior no m1nimoD do "ue a maiorimagem "ue sua impressora pode produzir.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 7

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 8/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Im+r)ssoras $ato d) /i'taIm+r)ssoras $ato d) /i'ta

As impressoras mais recomendadas para sublimação são, sem dúvidanen$uma as +mpressoras Epson. E&istem muitas vers=es para diversasaplicaç=es. Io2e a Epson 2á possui uma versão com reservat4rio e&terno L887, L687 e L;;D e ornece tinta sublimática original.

Este modelo 2á vem pronto para utilizar e não precisa azer nen$umaadaptação e voc# vai contar com a garantia de ábrica, pois não aránen$uma alteração.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 8

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 9/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

'ara "uem dese2a trabal$ar com papel taman$o A9 e A a indicação ! aEpson %8877, mais robusta permitindo a impressão de trabal$os paracamisetas, capas de almoadas entre outros.

'ara este modelo voc# poderá utilizar a tinta sublimática de duas ormas@

Cartuc$os recarregáveis com c$ip, compat1veiscom o modelo. >oc# completa o cartuc$o sempre"ue necessário e reseta o c$ip "uando aimpressora pede a substituição do cartuc$o.

Esta adaptação ! simples e voc# mesmo podeazer sem nen$um con$ecimento t!cnico, bastaenc$er o cartuc$o e posicionar no lugar dooriginal.

 

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 9

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 10/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

*ulk ink recarregável, para umaautonomia maior de impressão.

Esta adaptação ! um pouco maiscomple&a, mas tamb!m pode sere&ecutada por voc#.

5eralmente as lo2as "ue vendem 2áentregam a impressora com o *ulkinstalado.

+nelizmente ao utilizar o sistema de *ulk ink, voc# irá perder a garantiaoriginal de ábrica, pois serão eitas alteraç=es na sua impressora.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 10

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 11/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

/i'ta Sublimática/i'ta Sublimática

 

%inta especialmente destinada ao processo de termo transer#ncia de papelsublimático para os oto produtos por meio do processo de sublimação. Estatinta possui um risco maior de entupimento, por isso ! recomendado "ue aimpressora não passe mais "ue 9M $oras sem imprimir.

A (ulblima& oerece tintas sublimáticas de alta deinição de imagens,

conira mais detal$es no link direto para Lo2a >irtual.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 11

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 12/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Pa+)l +ara SublimaçãoPa+)l +ara Sublimação

c

!apel "att #otográ#ico N7 g. Estepapel absorve a tinta e resulta em

um resultado inal de menor"ualidade, visto "ue não transereuma "uantidade de tinta satisat4riapara o oto produto.

!apel Sublimático de alta deinição867g. Este papel não absorve a tintadei&ando3a mais supericial,resultando em uma e&celente"ualidade inal com bril$o eresolução.

Link Gireto para a Lo2a >irtual

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 12

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 13/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Sobr) as Pr)'sas /&rmicasSobr) as Pr)'sas /&rmicas

AAssim como ! importante escol$er a sua impressora com base na largura dessim como ! importante escol$er a sua impressora com base na largura de  impressão,impressão, alguns detal$esalguns detal$es de umade uma ''rensarensa %%!rmica de "ualidade industrial!rmica de "ualidade industrial  devem ser observaddevem ser observadoos.s.

(e voc# estiver se preparando para produzir peças grandes ou vários itens(e voc# estiver se preparando para produzir peças grandes ou vários itens  de uma vez, sua área de calor deve ser de taman$o suiciente parade uma vez, sua área de calor deve ser de taman$o suiciente para

acomodar essas demandas.acomodar essas demandas.Considere por e&emplo, "ue $á variaç=es de taman$o entre camisetas p,Considere por e&emplo, "ue $á variaç=es de taman$o entre camisetas p,  . 5 e 05. (ua 'rensa. 5 e 05. (ua 'rensa %%!rmica deve ser capaz de acomodar o seu produto!rmica deve ser capaz de acomodar o seu produto  em uma única pressão.em uma única pressão.

'rocure uma 'rensa de "ualidade com uma distribuição uniorme de'rocure uma 'rensa de "ualidade com uma distribuição uniorme detemperatura, um tempo de reciclagem rápido, um termostato preciso, etemperatura, um tempo de reciclagem rápido, um termostato preciso, e  uma base concebida para acomodar seus produtos.uma base concebida para acomodar seus produtos.

Ao comprar umaAo comprar uma ''rensarensa %%!rmica de "ualidade comercial, não decida pelo!rmica de "ualidade comercial, não decida pelo  

preço, voc# deve avaliar e optar pela "ualidade, durabilidade, garantia epreço, voc# deve avaliar e optar pela "ualidade, durabilidade, garantia e  suporte "ualiicado "uanto ao manuseio do produto.suporte "ualiicado "uanto ao manuseio do produto.

E&istem muitos e"uipamentosE&istem muitos e"uipamentos com os mais variados preços no mercado ecom os mais variados preços no mercado e  e&istem uma e&plicação por"ue alguns são bem mais baratos. A "ualidade !e&istem uma e&plicação por"ue alguns são bem mais baratos. A "ualidade ! inerior em todos os sentidos.inerior em todos os sentidos.

-uando voc# estiver pronto para e&ecutar o grande serviço "ue acabou de-uando voc# estiver pronto para e&ecutar o grande serviço "ue acabou de  ec$ar o ornecimento, vai "uerer "ue seu e"uipamento uncione at! o im.ec$ar o ornecimento, vai "uerer "ue seu e"uipamento uncione at! o im.  como seria se no momento mais importante ele al$asseKcomo seria se no momento mais importante ele al$asseK

'ensou no tempo "ue iria perder at! conseguir um suporte ou garantia, isso'ensou no tempo "ue iria perder at! conseguir um suporte ou garantia, isso  se o ornecedor oerecer garantia.se o ornecedor oerecer garantia.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 13

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 14/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

E&istem muitos tipos e taman$os para escol$er, dependendo de suasE&istem muitos tipos e taman$os para escol$er, dependendo de suasnecessidades e, como a sublimação re"uer "ue a temperatura e pressãonecessidades e, como a sublimação re"uer "ue a temperatura e pressão  se2am precisas, como 2á alei anteriormente ! importante investir em umase2am precisas, como 2á alei anteriormente ! importante investir em uma  unidade de "ualidade.unidade de "ualidade.

'rensas v#m em "uatro coniguraç=es básicas@ plana, cilindrica, bon! e'rensas v#m em "uatro coniguraç=es básicas@ plana, cilindrica, bon! e  vácuo.vácuo.

O ec$amento da prensa plana geralmente se dá de duas maneiras@O ec$amento da prensa plana geralmente se dá de duas maneiras@

$ipo boca de %acar& ' estilo Shell ($ipo boca de %acar& ' estilo Shell ( ) !ressão desuni#orme) !ressão desuni#orme

Este modelo oerece maior risco de "ueimaduras pois a base da resist#nciaEste modelo oerece maior risco de "ueimaduras pois a base da resist#ncia  

"ue trabal$a a 677 ica parada logo acima da área de manuseio. O"ue trabal$a a 677 ica parada logo acima da área de manuseio. Ooperador tamb!mica e&posto a um calor mais intenso durante o processooperador tamb!mica e&posto a um calor mais intenso durante o processo  de retirar, e a2eitar o material a ser sublimado na base.de retirar, e a2eitar o material a ser sublimado na base.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 14

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 15/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

$ipo Suspende e *ira ' S+ing ($ipo Suspende e *ira ' S+ing ( ) !ressão mais uni#orme) !ressão mais uni#orme

<este modelo o operador suspende a placa superior, "ue cont!m a<este modelo o operador suspende a placa superior, "ue cont!m aresist#ncia e em seguida, gira para o lado e para trás, tirandoresist#ncia e em seguida, gira para o lado e para trás, tirando completamente de cima da base, acilitando o manuseio de retirada ecompletamente de cima da base, acilitando o manuseio de retirada e  

recolocação do material na base.recolocação do material na base.

Este ! o modelo "ue aEste ! o modelo "ue a SUL,L"A- SUL,L"A-  oerece, pois elimina totalmente o riscooerece, pois elimina totalmente o risco  de "ueimaduras e diminui a e&posição ao calor, proporcionando a e&ecuçãode "ueimaduras e diminui a e&posição ao calor, proporcionando a e&ecução  de uma trabal$o mais prazeroso e um rendimento muito maior do operador,de uma trabal$o mais prazeroso e um rendimento muito maior do operador,  principalmente em !pocas do ano de calor mais intenso, como o verão.principalmente em !pocas do ano de calor mais intenso, como o verão.

''rodutosrodutos nãonão planos e&igem prensas especiais, como a caneca, bon!planos e&igem prensas especiais, como a caneca, bon! casescases d, pratos, entre outrosd, pratos, entre outros . )ma vez "ue. )ma vez "ue estes materiais possuemestes materiais possuem  super1ciessuper1cies curvascurvas,, as prensas especiaisas prensas especiais   são pro2etados para se a2ustar curvatura são pro2etados para se a2ustar curvatura  desses produtos.desses produtos.

Iá tamb!m combinaçIá tamb!m combinaç =es=es  "ue oerecem ambas as capacidades planas e "ue oerecem ambas as capacidades planas e  curvas atrav!s do uso de acess4rios especializadoscurvas atrav!s do uso de acess4rios especializados "ue podem ser trocados"ue podem ser trocados  para e&ecutar diversos tipos de aplicação no mesmo e"uipamentopara e&ecutar diversos tipos de aplicação no mesmo e"uipamento..

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 15

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 16/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

E por im asE por im as 'rensas de vácuo GD permit'rensas de vácuo GD permit emem  uma maior le&ibilidade na uma maior le&ibilidade na  obtenção de imagens Gobtenção de imagens G em 1tens variados comoem 1tens variados como , pratos e, pratos e especialmente,especialmente, cases para celular, e tablets, pois conse"uem sublimar nas curvas,cases para celular, e tablets, pois conse"uem sublimar nas curvas,resultando em um antástico acabamento inal.resultando em um antástico acabamento inal.

Embora esta tecnologia ainda não se2a muito popular no brasil, e&istindoEmbora esta tecnologia ainda não se2a muito popular no brasil, e&istindo  oertas de e"uipamentos de bai&a "ualidade, como ! o caso doertas de e"uipamentos de bai&a "ualidade, como ! o caso d os gabinetesos gabinetes  comcom estruturas plásticas, e&iste umestruturas plásticas, e&iste um e.celente nicho de mercadoe.celente nicho de mercado   "ue "ue ainda !ainda ! pouco e.ploradopouco e.plorado  em virtude do investimento ser mais agressivo eem virtude do investimento ser mais agressivo e  por este motivo poucos tem a visão do neg4cio e avançam parapor este motivo poucos tem a visão do neg4cio e avançam para esteeste n1vel.n1vel.

Com o E"uipamento apropriado, "uem atuar neste n1vel de sublimaçãoCom o E"uipamento apropriado, "uem atuar neste n1vel de sublimação  estará a rente de muitos, podendo oerecer produtos incr1veis e deestará a rente de muitos, podendo oerecer produtos incr1veis e dee&celente "ualidade como ! o e&emplo dae&celente "ualidade como ! o e&emplo da C)(%O+CC)(%O+C, "ue $o2e vende, "ue $o2e vende  ran"uias.ran"uias.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 16

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 17/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!rensa /ilindrica para /anecas e a#ins!rensa /ilindrica para /anecas e a#ins

'ara'ara eestas prensas não e&iste muito segredo, basicamente a dierença estástas prensas não e&iste muito segredo, basicamente a dierença está  na manta t!rmica. Esta possui ilamentos metálicos "ue são a resist#nciana manta t!rmica. Esta possui ilamentos metálicos "ue são a resist#ncia  "ue a"uece e ornece a temperatura ideal para a termo transer#ncia."ue a"uece e ornece a temperatura ideal para a termo transer#ncia.

Como estes e"uipamentos são a maioria importados da c$ina, muitosComo estes e"uipamentos são a maioria importados da c$ina, muitosimportadores acabam trazendo os "ue tem o menor custo eimportadores acabam trazendo os "ue tem o menor custo e  conse"uentemente o menor bene1cio. +sso se 2ustiica 2ustamente no "ueconse"uentemente o menor bene1cio. +sso se 2ustiica 2ustamente no "ue  alei anteriormente sobre a manta termica.alei anteriormente sobre a manta termica.

Como nesta prensa, e&cepcionalmente no processo de abrir e ec$ar e naComo nesta prensa, e&cepcionalmente no processo de abrir e ec$ar e na  aplicação de pressão para o trabal$o, a manta e a resist#ncia sore umaplicação de pressão para o trabal$o, a manta e a resist#ncia sore um  determinado stress, uma dada $ora estes ilamento metálicos poderão sedeterminado stress, uma dada $ora estes ilamento metálicos poderão se  romper e a pr4pria manta poderá sorer deormaç=es.romper e a pr4pria manta poderá sorer deormaç=es.

A escol$a ideal ! a "ue contempla um e"uipamento com garantia de maiorA escol$a ideal ! a "ue contempla um e"uipamento com garantia de maior  

durabilidade e "ualidade de sublimação, 2untamente com um ornecedordurabilidade e "ualidade de sublimação, 2untamente com um ornecedor  "ue oerece suporte t!cnico e garantia de reposição de resist#ncias "ue"ue oerece suporte t!cnico e garantia de reposição de resist#ncias "ue  uncionam.uncionam. 

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 17

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 18/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!rensa!rensa para ,on&spara ,on&s

Com este tipo de prensa voc# poderá estampar "ual"uer tipo de materialCom este tipo de prensa voc# poderá estampar "ual"uer tipo de material  concavo e conve&oconcavo e conve&o ..  E&iste uma enorme variedade de produtos "ue voc#E&iste uma enorme variedade de produtos "ue voc#  pode azer com este e"uipamento, mas a aplicação mais utilizada são ospode azer com este e"uipamento, mas a aplicação mais utilizada são os  bon!s.bon!s.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 18

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 19/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

/o/osideraç0es sobre o !reço das !rensassideraç0es sobre o !reço das !rensas 

Estes E"uipamentos baratos possuem uma resist#ncia mais ina e "ualidadeEstes E"uipamentos baratos possuem uma resist#ncia mais ina e "ualidade  inerior com uma durabilidade pelo menos ; vezes menor, e o resultadoinerior com uma durabilidade pelo menos ; vezes menor, e o resultado  disso ! o seguinte@disso ! o seguinte@

8. >oc# tem a impressão "ue economizou no momento da compra,8. >oc# tem a impressão "ue economizou no momento da compra,6. A sua primeira perda será na "ualidade do seu produto inal, pois a6. A sua primeira perda será na "ualidade do seu produto inal, pois acaloria muitas vezes será desuniorme.caloria muitas vezes será desuniorme.. A segunda perda será no volume da sua produção, pois irá perder tempo. A segunda perda será no volume da sua produção, pois irá perder tempo  

com a necessidade de uma maior e&posição do produto ao calorcom a necessidade de uma maior e&posição do produto ao calor..9. -uando mais precisar o e"uipamento vai al$ar e voc# icará sem9. -uando mais precisar o e"uipamento vai al$ar e voc# icará semsuporte.suporte.;. Acabará tendo "ue gastar comprando um novo e"uipamento e acabará;. Acabará tendo "ue gastar comprando um novo e"uipamento e acabará  comprando a"uela "ue ac$ava "ue era mais caro. Gigo isso por e&peri#nciacomprando a"uela "ue ac$ava "ue era mais caro. Gigo isso por e&peri#ncia  pr4pria.pr4pria.

 11O batrato sempre sai mais caro2O batrato sempre sai mais caro2

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 19

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 20/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

/omputadores e So#t+ares *rá#icos/omputadores e So#t+ares *rá#icos

A "ualidade de seus produtos inais, tamb!m ! um resultado direto deA "ualidade de seus produtos inais, tamb!m ! um resultado direto de  obtenção de bons gráicos.obtenção de bons gráicos. OO recomendarecomendadodo  uma versão mais recente do uma versão mais recente do  CorelGAPQ ou Adobe '$otos$opQ. Ambas as suites ornecem a capacidadeCorelGAPQ ou Adobe '$otos$opQ. Ambas as suites ornecem a capacidade  de gerenciamento de cores e&pansivas e a capacidade de manipular vetor ede gerenciamento de cores e&pansivas e a capacidade de manipular vetor e  imagens rasterimagens rasterizadasizadas..

'ara obter os mel$ores resultados,'ara obter os mel$ores resultados, voc# deve usarvoc# deve usar  um computadorum computador atualatualizado com umaizado com uma  geraçãogeração dede processador rápido e muita mem4ria. 'araprocessador rápido e muita mem4ria. 'ara  

a"ueles "ue trabal$am com otograias digitaisa"ueles "ue trabal$am com otograias digitais uma boa placa de v1deo aráuma boa placa de v1deo ará  com "ue suas imagens de alta resolução e ar"uivos maiores carreguem maiscom "ue suas imagens de alta resolução e ar"uivos maiores carreguem mais  rapidamente.rapidamente.

Seu espaço de trabalhoSeu espaço de trabalho 

Al!m de escol$er a impressora correta eAl!m de escol$er a impressora correta e sua 'rensa %!rmicasua 'rensa %!rmica  com base emcom base em  produtos eprodutos e seu volume pro2etado de produçãoseu volume pro2etado de produção , voc# terá de considerar, voc# terá de considerar  outras necessidades ao conigurar o seu neg4cio de sublimação, tais como aoutras necessidades ao conigurar o seu neg4cio de sublimação, tais como a  "uantidade de espaço necessário para suportar a sua produção de orma"uantidade de espaço necessário para suportar a sua produção de orma  organizada e eiciente.organizada e eiciente.

Separe seuSepare seu 33quipamento dequipamento de SSublimaçãoublimação 

+sto ! especialmente importante se voc# trabal$a com outras tecnologias+sto ! especialmente importante se voc# trabal$a com outras tecnologias  "ue possam poluir o ambiente de sublimação por e&emplo, p4 de tecido a"ue possam poluir o ambiente de sublimação por e&emplo, p4 de tecido a  partir de e"uipamentos de bordadopartir de e"uipamentos de bordadoDD..

44rea de preparorea de preparo 

>oc# deve ter uma seção de sua área de sublimação, onde voc# pode>oc# deve ter uma seção de sua área de sublimação, onde voc# pode rárá acilmente prepararacilmente preparar osos produtos para o processo de sublimação.produtos para o processo de sublimação.  <ormalmente, esta seção cont!m os pr! 3 acess4rios como um cortador de<ormalmente, esta seção cont!m os pr! 3 acess4rios como um cortador de  papel, ita adesiva resistente ao calor e outros itens essenciais.papel, ita adesiva resistente ao calor e outros itens essenciais.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 20

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 21/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Esta seção não deveEsta seção não deve ser lotada de coisas,ser lotada de coisas,  voc# deve ter um amplo espaçovoc# deve ter um amplo espaço  para trabal$ar com seus substratos.para trabal$ar com seus substratos.

RreaRrea ap4s o 'rocessoap4s o 'rocesso

)ma vez "ue seus substratos são removidos da)ma vez "ue seus substratos são removidos da 'rensa %!rmica'rensa %!rmica , muitos, muitos  terão de ser postterão de ser postoos de lado para esriar corretamente. Considere uma mesas de lado para esriar corretamente. Considere uma mesa  de trabal$o de metal ou uma gradin$a combinadde trabal$o de metal ou uma gradin$a combinad aa com ventiladores paracom ventiladores para  circular o ar em torno dos produtos,circular o ar em torno dos produtos, para a2udarpara a2udar rerigeração.rerigeração.

uitos abricantes caneca de cerBmicauitos abricantes caneca de cerBmica utilizam um recipiente com água emutilizam um recipiente com água em temperaturatemperatura ambiente,ambiente, para assim "ue retiram a caneca do processo,para assim "ue retiram a caneca do processo,  mergul$am a mesma na água para resriar e pararmergul$am a mesma na água para resriar e pararo processo deo processo de sublimação.sublimação.

Ap4sAp4s este processoeste processo, voc# vai precisar prepará3lo para, voc# vai precisar prepará3lo para embalagemembalagem ee envio.envio.  AA mesma área pode muitas vezes ser utilizad mesma área pode muitas vezes ser utilizad a, da, d ei&ando umaei&ando uma mesamesa separadaseparada para esta inalidade.para esta inalidade.

'ara'ara  agilizar o seu processo de produçãoagilizar o seu processo de produção voc# pode criar um lu&ogramavoc# pode criar um lu&ograma  baseadobaseado em ; etapasem ; etapas nesta ordemnesta ordem@@

1. CConcepção doncepção da arte gráicaa arte gráicaSS6.6. ecortes e preparação dos produtos para a sublimaçãoSecortes e preparação dos produtos para a sublimaçãoS3. E&ecuçãoE&ecução da (ublimação na 'rensaSda (ublimação na 'rensaS9.9. 'arada para eriamentoS'arada para eriamentoS5. Embalagem.Embalagem. 

5entilação e luminação5entilação e luminação 

Embora as tintas de sublimação "ue voc#Embora as tintas de sublimação "ue voc# vai utilizar são a basevai utilizar são a base de águade água ee muito segurasmuito seguras, $á uma variedade de substratos "ue emitem um odor, $á uma variedade de substratos "ue emitem um odor"uando colocado sob calor e&tremo. ecomenda3se sempre "ue voc#"uando colocado sob calor e&tremo. ecomenda3se sempre "ue voc#trabal$a em umtrabal$a em umaa área ventilada, "ue tamb!m vai a2udar com o processo deárea ventilada, "ue tamb!m vai a2udar com o processo de  resriamento.resriamento.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 21

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 22/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Al!m disso, a iluminação desempen$a um papel c$ave emAl!m disso, a iluminação desempen$a um papel c$ave em"ual"uer"ual"uer processo produtivo e vai a2udar a e&ecutar seus trabal$os com maiorprocesso produtivo e vai a2udar a e&ecutar seus trabal$os com maiorprecisão e seráprecisão e será mais ácil será para voc# garantir o #&ito das transmiss=es.mais ácil será para voc# garantir o #&ito das transmiss=es.

Como voc# 2á pode ver a personalização por sublimação torna poss1vel criarComo voc# 2á pode ver a personalização por sublimação torna poss1vel criar  produtos incr1veis e e&clusivos de uma orma ácil em de tr#s passosprodutos incr1veis e e&clusivos de uma orma ácil em de tr#s passosbásicos@básicos@

/riar6/riar6  Criar uma imagem ou importar o seu trabal$o art1stico em um Criar uma imagem ou importar o seu trabal$o art1stico em umprograma gráico, como o CorelGAP Q ou Adobe Q '$otos$op Q.programa gráico, como o CorelGAP Q ou Adobe Q '$otos$op Q.

mprimir6mprimir6 +mprima sua imagem utilizando tintas de sublimação+mprima sua imagem utilizando tintas de sublimação (ulblima&(ulblima&,, umuma impressoraa impressora EpsonQEpsonQ ee papel de sublimaçãopapel de sublimação de alta "ualidade.de alta "ualidade.

!rensar!rensar66 %ransira a imagem%ransira a imagem do papeldo papel para o seu substrato dese2ado oto 3para o seu substrato dese2ado oto 3  painel,painel, cane de celularcane de celular  ou tablet,ou tablet, camisetacamiseta, caneca, etcD, utilizando uma, caneca, etcD, utilizando uma  prensa deprensa de t!rmica de calort!rmica de calor..

/riar: magem /riação e !reparação/riar: magem /riação e !reparação

O primeiro passo consiste em criar ou preparar uma imagem para aO primeiro passo consiste em criar ou preparar uma imagem para a

sublimação.sublimação. <os p<os pr4&imos cap1tulos irr4&imos cap1tulos ireiei  ornecer inormaç=es eornecer inormaç=es e recomendaç=es espec1icas para coisas como resolução e correçãorecomendaç=es espec1icas para coisas como resolução e correção de corde cor,, mas, em geral, o ob2etivo ! criar a imagem de mais alta "ualidade poss1vel.mas, em geral, o ob2etivo ! criar a imagem de mais alta "ualidade poss1vel. 

(ublimação, como "ual"uer outra orma de decoração digital !(ublimação, como "ual"uer outra orma de decoração digital !  simplesmente um meio para produzir uma imagem sobre um substrato.simplesmente um meio para produzir uma imagem sobre um substrato.

Apesar dApesar daa sublimação tesublimação te rr a capacidade de renderizar imagens prontas coma capacidade de renderizar imagens prontas com  um alt1ssimo n1vel de detal$amento, clareza e nitidez, o produto inalum alt1ssimo n1vel de detal$amento, clareza e nitidez, o produto inal  nunca será mel$or do "ue a imagem inicial.nunca será mel$or do "ue a imagem inicial.

(e voc#(e voc# criar acriar a imagem inicial de bai&a "ualidade, então ! l4gico supor "ueimagem inicial de bai&a "ualidade, então ! l4gico supor "ue  a imagem sublimada vai sera imagem sublimada vai ser de "ualidade ainda ineriorde "ualidade ainda inerior..

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 22

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 23/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

'ara obter bons resultados, ! necessário gerar imagens de alta "ualidade'ara obter bons resultados, ! necessário gerar imagens de alta "ualidade  durante a ase de criação,durante a ase de criação, pois apois a impressão apenas duplica o "ue ! impressão apenas duplica o "ue !desenvolvido na ase de criação.desenvolvido na ase de criação.

(upondo "ue voc# ten$a a capacidade de criar, editar e : ou modiicar(upondo "ue voc# ten$a a capacidade de criar, editar e : ou modiicar seuseu ar"uivoar"uivo, "ual"uer sot?are gráico proissional, "ual"uer sot?are gráico proissional eetuará este trabal$oeetuará este trabal$o . Ao. Ao  contrário de bordadocontrário de bordado ss e algumas outras ormas de decoração de produtos,e algumas outras ormas de decoração de produtos,  nen$um sot?are especializado ! necessário para criar imagens paranen$um sot?are especializado ! necessário para criar imagens parasublimação.sublimação.

%udo "ue voc# precisa ! de um programa de sot?are "ue irá gerar%udo "ue voc# precisa ! de um programa de sot?are "ue irá gerar aa sa1dasa1da de ar"uivos gráicos padrde ar"uivos gráicos padr =es=es "ue podem ser impress"ue podem ser impress oos por uma impressoras por uma impressora  2ato de tinta "ue está conigurada2ato de tinta "ue está conigurada com tinta pr4priacom tinta pr4pria para sublimação.para sublimação.

As escol$as mais populares de sot?are são Adobe '$otos$op e CorelGra?As escol$as mais populares de sot?are são Adobe '$otos$op e CorelGra? ee o Adobe +llustrator. %odos esses programas são pro2etados especiicamenteo Adobe +llustrator. %odos esses programas são pro2etados especiicamente  para criar e editar imagens gráicas, embora cada um ten$a suas pr4priaspara criar e editar imagens gráicas, embora cada um ten$a suas pr4prias  caracter1sticas únicas.caracter1sticas únicas. 

mpressão: mpressorasmpressão: mpressoras para Sublimaçãopara Sublimação

+mpressoras caem em duas categorias principais@ ormato pe"ueno e grande+mpressoras caem em duas categorias principais@ ormato pe"ueno e grande  porte. 'e"ueno ormato descreve todas as impressorasporte. 'e"ueno ormato descreve todas as impressoras capacitadas paracapacitadas para  ormatos A9 68 & 6N,T cm D at! A 6N,T & 96 cm Dormatos A9 68 & 6N,T cm D at! A 6N,T & 96 cm D , as impressoras de, as impressoras de  grande ormato são capazes de imprimir imagens mais amplas do "ue 96grande ormato são capazes de imprimir imagens mais amplas do "ue 96  cmcm..

7 7 esolução de impressãoesolução de impressão

+mpressão acima 77dpi geralmente não ! recomendad+mpressão acima 77dpi geralmente não ! recomendad a, poisa, pois   "uais"uer "uais"uer sutilezas "ue voc# pode gan$ar com uma resolução superior pode sersutilezas "ue voc# pode gan$ar com uma resolução superior pode serperdida "uando a tinta se transorma em um gás para o processo deperdida "uando a tinta se transorma em um gás para o processo desublimação.sublimação.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 23

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 24/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!ap&is!ap&is de trans#er8nciade trans#er8ncia

>oc# deve usar um papel de sublimação de alta "ualidade,>oc# deve usar um papel de sublimação de alta "ualidade, visto "uevisto "ue   o o papel ! a m1dia "ue recebe a imagem impressa e permite "ue os corantespapel ! a m1dia "ue recebe a imagem impressa e permite "ue os corantes  de gasesde gases se2amse2am lançadolançadoss de orma consistente para o item "ue está sendode orma consistente para o item "ue está sendo  trabal$adtrabal$adoo. um elemento cr1tico do processo de produção e terá um. um elemento cr1tico do processo de produção e terá um  eeito pre2udicial seeeito pre2udicial se or utilizado de má "ualidadeor utilizado de má "ualidade..

!rensa $&rmica!rensa $&rmica:: SSublimar sua imagemublimar sua imagem

%ranser#ncia de sublimação não ! uma ci#ncia e&ata. 'or"ue voc# pode%ranser#ncia de sublimação não ! uma ci#ncia e&ata. 'or"ue voc# pode  sublimar em uma variedade de super1cies,sublimar em uma variedade de super1cies, portantoportanto voc# precisará tomarvoc# precisará tomar  todas as variáveistodas as variáveis emem  consideração na seleção de tempo, temperatura e consideração na seleção de tempo, temperatura e  pressão ambiente, incluindo@pressão ambiente, incluindo@

U A espessura do substratoSU A espessura do substratoSUU %e%e&tura de super1cieS&tura de super1cieSUU %%aman$o da super1cieSaman$o da super1cieSU Cor de super1cie cor brancaDSU Cor de super1cie cor brancaDSUU CCondutividade do substratoSondutividade do substratoSUU >>ariaç=es do calor, como a precisão da temperatura.ariaç=es do calor, como a precisão da temperatura.

<4s 2á aprendemos "ue de sublimação ! um casamento entre arte e<4s 2á aprendemos "ue de sublimação ! um casamento entre arte eci#ncia.ci#ncia. as al!m dissoas al!m disso , o, o voc#voc# devedeve estar atento aestar atento a  tr#s elementos para atr#s elementos para a  transer#ncia de sublimaçãotranser#ncia de sublimação para umpara um produto branco.produto branco.

$$empoempo

*aseado na natureza do tecido ou outros materiais utilizados no processo*aseado na natureza do tecido ou outros materiais utilizados no processo  de abricação, cada substrato de sublimação tem um tempo dede abricação, cada substrato de sublimação tem um tempo de  perman#ncia recomendado ao colocá3la na 'rensa t!rmica.perman#ncia recomendado ao colocá3la na 'rensa t!rmica.

Gependerá muito do tipo deGependerá muito do tipo de revestimento de sublimação de um substrato,revestimento de sublimação de um substrato,  para determinarpara determinar o "ue levará maiso "ue levará mais ou menosou menos tempo para sublimar.tempo para sublimar.

ConsiderandoConsiderando por e&emplopor e&emplo "ue voc#"ue voc# vai sublimar uma camiseta, o tempovai sublimar uma camiseta, o tempo

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 24

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 25/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

necessário será em torno denecessário será em torno de  emem 6767 aa 77 segundos, umasegundos, uma caneca de cerBmicacaneca de cerBmica necessita de minutosnecessita de minutos . Outros atores. Outros atores tamb!mtamb!m contribuem para o tempocontribuem para o tempo  de perman#ncia,de perman#ncia, comocomo condição do seu e"uipamento, dierentes tipos decondição do seu e"uipamento, dierentes tipos de  papelpapel ee  a "uantidade de saturação de tinta pode a "uantidade de saturação de tinta pode mm  aetar o tempo de aetar o tempo de  transer#ncia ideal.transer#ncia ideal.

'ara determinar os mel$ores resultados com base em suas condiç=es e'ara determinar os mel$ores resultados com base em suas condiç=es e  e"uipamentos,e"uipamentos, "uando voc# está começando,"uando voc# está começando, muitas vezes voc# vai ter "uemuitas vezes voc# vai ter "ue  e&perimentar tempos de esperae&perimentar tempos de espera dierentesdierentes..

'ara camisetas, por e&emplo voc#'ara camisetas, por e&emplo voc# pode ir a uma lo2a de tecidospode ir a uma lo2a de tecidos ee comprarcomprar uma "uantidade de tecido 877H poli!ster para ins de testeuma "uantidade de tecido 877H poli!ster para ins de teste e evitar oe evitar o  desperd1cio de peças boasdesperd1cio de peças boas..

(e a imagem estiver muito clara, tente aumentar o tempo de perman#ncia(e a imagem estiver muito clara, tente aumentar o tempo de perman#ncia  por cinco ou dez segundos. (e a imagem estiver embaçada, voc# pode estarpor cinco ou dez segundos. (e a imagem estiver embaçada, voc# pode estar  dei&ando3a sob o calor por muito tempo.dei&ando3a sob o calor por muito tempo.

$emperatura$emperatura

A temperatura em "ue voc# pressiona o seu produto ! undamental paraA temperatura em "ue voc# pressiona o seu produto ! undamental para  "ue ocorra o processo de sublimação. <ormalmente, a indústria de"ue ocorra o processo de sublimação. <ormalmente, a indústria desublimação usa 977 V / : 679 graus V C como reer#ncia. Gito isto, não !sublimação usa 977 V / : 679 graus V C como reer#ncia. Gito isto, não !  incomum "ue alguns abricantes de produtos recomendam umaincomum "ue alguns abricantes de produtos recomendam uma  temperatura reduzida, 2untamente com um tempo de espera mais longotemperatura reduzida, 2untamente com um tempo de espera mais longo  com base em seu produto.com base em seu produto.

En"uanto voc# pode transerir uma imagem para tecido de poli!ster em 67En"uanto voc# pode transerir uma imagem para tecido de poli!ster em 67  segundos a 977 V / : 679 V C, os abricantes individuais podem tersegundos a 977 V / : 679 V C, os abricantes individuais podem terrecomendaç=es espec1icas para seus produtos.recomendaç=es espec1icas para seus produtos.

'or e&emplo, os abricantes de algumas pel1culas de sublimação e outros'or e&emplo, os abricantes de algumas pel1culas de sublimação e outros  produtos leves, inos podem recomendar a temperatura tão bai&a "uantoprodutos leves, inos podem recomendar a temperatura tão bai&a "uanto  ;7 V C : 8T; V C, com base em um ponto de usão mais bai&o do produto.;7 V C : 8T; V C, com base em um ponto de usão mais bai&o do produto.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 25

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 26/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

ais uma vez, sempre verii"ue com o seu ornecedor e o abricante paraais uma vez, sempre verii"ue com o seu ornecedor e o abricante para  determinar a temperatura recomendada.determinar a temperatura recomendada.

!ressão!ressão

O "uão bemO "uão bem  voc# ec$a avoc# ec$a a 'rensa t!rmica'rensa t!rmica sobre um produtosobre um produto ! determinado! determinado pelapela pressão. 'ara a maior parte, a sublimação re"uer a pressão m!dia parapressão. 'ara a maior parte, a sublimação re"uer a pressão m!dia para a maioria dos produtos. Embora isso possa não parecer tão cient1ica maioria dos produtos. Embora isso possa não parecer tão cient1icoo "uanto"uanto os outros atores, signiica e&atamente isso@ não muito,os outros atores, signiica e&atamente isso@ não muito, nemnem pouco.pouco.

Então, como ! poss1vel determinar o "ue e"uivale aEntão, como ! poss1vel determinar o "ue e"uivale a pressão m!diapressão m!diaKK

ComComo a maioria das 'rensas são manuais ! praticamente imposs1velo a maioria das 'rensas são manuais ! praticamente imposs1vele&empliicar a pressão come&empliicar a pressão com um manual.um manual. ))ma maneira ácil de determinarma maneira ácil de determinar oo "ue !"ue ! m!dio !m!dio ! testar manualmente e sentir no tatotestar manualmente e sentir no tato..

Com alguns materiais ! necessário ter um maior cuidado para evitar aCom alguns materiais ! necessário ter um maior cuidado para evitar a  "uebra do produto, como ! o caso das canecas de cerBmica."uebra do produto, como ! o caso das canecas de cerBmica. 

ais do "ue tudo, a determinação dos mel$ores tempos de perman#ncia,ais do "ue tudo, a determinação dos mel$ores tempos de perman#ncia,  temperatura e pressão ! uma "uestão de praticar. Cada prensa t!rmicatemperatura e pressão ! uma "uestão de praticar. Cada prensa t!rmica  opera um pouco dierente, por isso ! uma "uestão de determinar o "ueopera um pouco dierente, por isso ! uma "uestão de determinar o "ue  unciona mel$or para voc#.unciona mel$or para voc#.

EncomendarEncomendar com seu ornecedor algumas peças de testecom seu ornecedor algumas peças de teste  ou comprar algumou comprar algum  tecido de poli!ster, e continuar praticandoW Gepois de conseguir o tempo,tecido de poli!ster, e continuar praticandoW Gepois de conseguir o tempo,  temperatura e pressãotemperatura e pressão idealideal,, siga as mesmas regras para a produçãosiga as mesmas regras para a produção..

'or isso escol$a a ()L*L+A-:()L*L+A0'or isso escol$a a ()L*L+A-:()L*L+A0  para apara a  união entre e"uipamentounião entre e"uipamento  bem balanceado, "ualidade da tinta sublimática e do transer sublimático.bem balanceado, "ualidade da tinta sublimática e do transer sublimático.  A2uste isso s condiç=es corretas de temperatura e pressão e voc# teráA2uste isso s condiç=es corretas de temperatura e pressão e voc# terá  segredo para um resultado pereito@ cores vivas e intensas, "ue azem asegredo para um resultado pereito@ cores vivas e intensas, "ue azem a  dierença no mercado proissional.dierença no mercado proissional.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 26

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 27/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!apel!apel e Substratos 7ecomendadose Substratos 7ecomendados

)tilize sempre o papel e substratos recomendado)tilize sempre o papel e substratos recomendado ss  para transer#ncias de para transer#ncias de  sublimação 3 variaç=essublimação 3 variaç=es de "ualidadede "ualidade no papel e substrato levam a variaç=esno papel e substrato levam a variaç=es na impressão e "ualidade do produto acabado.na impressão e "ualidade do produto acabado.

Sobreposição deSobreposição de mpressão e "argensmpressão e "argens

+mprima suas imagens+mprima suas imagens um poucoum pouco   maior "ue o taman$o do substratomaior "ue o taman$o do substrato parapara "ual"ual voc# está transerindo. +sto permitevoc# está transerindo. +sto permite aa margem de erro ao alin$ar tudo.margem de erro ao alin$ar tudo. 

!re9enir!re9enir queimasqueimas

)se um tempo menor "uando utilizar temperaturas mais altas para evitar)se um tempo menor "uando utilizar temperaturas mais altas para evitar  "ueimas"ueimas

magensmagens desbotadasdesbotadas

)ma combinação insuiciente tempo : temperatura podem pre2udicar a)ma combinação insuiciente tempo : temperatura podem pre2udicar a  transer#ncia completa das tintas de sublimação para o ubstrato "ue podetranser#ncia completa das tintas de sublimação para o ubstrato "ue pode  resultar em uma imagem desbotadaresultar em uma imagem desbotada

7es#riamento7es#riamento

Ap4s a transer#ncia da imagem para o substrato e a remoção do papel deAp4s a transer#ncia da imagem para o substrato e a remoção do papel de  transer#ncia, conv!m não empil$ar os 1tens at! "ue eles esriem. -ual"uertranser#ncia, conv!m não empil$ar os 1tens at! "ue eles esriem. -ual"uer res1duo de papel dei&ado sobre o substrato ap4s a transer#ncia pode serres1duo de papel dei&ado sobre o substrato ap4s a transer#ncia pode ser  removido com álcool isoprop1lico.removido com álcool isoprop1lico.

4gua e umidade4gua e umidade

A introdução de $umidade no processo de sublimação pode causarA introdução de $umidade no processo de sublimação pode causarresultados indese2ados. Alguns dos problemas "ue são atribu1dos umidaderesultados indese2ados. Alguns dos problemas "ue são atribu1dos umidade  incluem mudança de cor cores perdem precisãoD, imagem sangramento eincluem mudança de cor cores perdem precisãoD, imagem sangramento e

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 27

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 28/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

transer#ncia irregular de s4lidos 3 áreas preenc$idas.transer#ncia irregular de s4lidos 3 áreas preenc$idas.

Em circunstBncias normais, uma pe"uena "uantidade de umidade podeEm circunstBncias normais, uma pe"uena "uantidade de umidade pode acumular3se no papel de transer#ncia e normalmente ! absorvidoacumular3se no papel de transer#ncia e normalmente ! absorvidodiretamente no substrato durante a prensagem. <o entanto, substratosdiretamente no substrato durante a prensagem. <o entanto, substratos  duros, como metal e cerBmica são incapazes de absorver o e&cesso deduros, como metal e cerBmica são incapazes de absorver o e&cesso de  umidade. Assim, ! importante "ue voc# tome medidas para minimizar aumidade. Assim, ! importante "ue voc# tome medidas para minimizar a  introdução de $umidade no processo.introdução de $umidade no processo.

O primeiro passo ! o de proteger o papel de absorção de $umidade. ComoO primeiro passo ! o de proteger o papel de absorção de $umidade. Como  

medida preventiva, guarde o papel em local seco. Considere um recipientemedida preventiva, guarde o papel em local seco. Considere um recipiente  ec$ado, como um saco selado. (e voc# suspeitar de umidade, colo"ue oec$ado, como um saco selado. (e voc# suspeitar de umidade, colo"ue o  papel na sua 'rensa por alguns segundos. <ão pressione3o, apenas e&pon$apapel na sua 'rensa por alguns segundos. <ão pressione3o, apenas e&pon$a  ao calor. O calor "ue irradia da 'rensa deve a2udar a evaporar o e&cesso deao calor. O calor "ue irradia da 'rensa deve a2udar a evaporar o e&cesso de  umidade.umidade.

Outro tru"ue ! usar papel de embrul$o, em vez de uma ol$a de %elon. OOutro tru"ue ! usar papel de embrul$o, em vez de uma ol$a de %elon. O  documento vai a2udar a absorver a umidade da ol$a de transer#nciadocumento vai a2udar a absorver a umidade da ol$a de transer#ncia  durante a prensagem, en"uanto %elon não. Certii"ue3se de usar uma ol$adurante a prensagem, en"uanto %elon não. Certii"ue3se de usar uma ol$a  de papel para cada ciclo de prensagem.de papel para cada ciclo de prensagem.

(e voc# estiver trabal$ando com peças de vestuário ou tecido, tamb!m !(e voc# estiver trabal$ando com peças de vestuário ou tecido, tamb!m !  poss1vel "ue o substrato pode conter um pouco de umidade. 'ressionar aposs1vel "ue o substrato pode conter um pouco de umidade. 'ressionar a  peça de vestuário cerca de 87 segundos deve remover a $umidade, bempeça de vestuário cerca de 87 segundos deve remover a $umidade, bem  como "uais"uer rugas.como "uais"uer rugas.

antendo sua prensa Limpaantendo sua prensa Limpa

importante proteger a almoada de borrac$a "ue está ligado parte importante proteger a almoada de borrac$a "ue está ligado parte  inerior da prensa t!rmica. O mesmo vale para a almoada de borrac$ainerior da prensa t!rmica. O mesmo vale para a almoada de borrac$a  encontrada na 'rensa de canecas.encontrada na 'rensa de canecas.

Cobrindo a almoada com uma ol$a de proteção de papel, uma toal$a deCobrindo a almoada com uma ol$a de proteção de papel, uma toal$a de  papel ou uma ol$a de %elon vai evitar "ue a tinta de sublimação se2apapel ou uma ol$a de %elon vai evitar "ue a tinta de sublimação se2a  absovida por ela.absovida por ela.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 28

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 29/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

U (e utilizar papel@ Escol$a um papel branco barato ou um rolo de papelU (e utilizar papel@ Escol$a um papel branco barato ou um rolo de papel  branco corte, conorme necessárioD ... descartar ap4s cada prensagem.branco corte, conorme necessárioD ... descartar ap4s cada prensagem.

Xornal não impresso tamb!m ! uma boa escol$a.Xornal não impresso tamb!m ! uma boa escol$a.U (e voc# usar uma toal$a de papel@ Escol$a branco 3 marca te&turizada aU (e voc# usar uma toal$a de papel@ Escol$a branco 3 marca te&turizada a  te&tura vai dei&ar um padrão sobre o substratoD ... descartar ap4s cadate&tura vai dei&ar um padrão sobre o substratoD ... descartar ap4s cada  prensagem.prensagem.U (e voc# usar uma ol$a de %elon marrom, ele deve ser limpo com álcoolU (e voc# usar uma ol$a de %elon marrom, ele deve ser limpo com álcool  ap4s cada prensagem.ap4s cada prensagem.

!re9enir #antasmas!re9enir #antasmas

(ublimação re"uer uma ligação irme entre a página de transer#ncia e o(ublimação re"uer uma ligação irme entre a página de transer#ncia e o  produto em branco "uando sob calor. 'ara obter os mel$ores resultados,produto em branco "uando sob calor. 'ara obter os mel$ores resultados,  voc# deve garantir "ue o papel não se deslo"ue.voc# deve garantir "ue o papel não se deslo"ue.

(e a página de transer#ncia se mover durante o processo de sublimação,(e a página de transer#ncia se mover durante o processo de sublimação,  isso poderia resultar em uma imagem borrada ou JantasmasJ, "ue seisso poderia resultar em uma imagem borrada ou JantasmasJ, "ue seassemel$a a um eeito de sombra. 'ara evitar isso, sempre i&ar o papel deassemel$a a um eeito de sombra. 'ara evitar isso, sempre i&ar o papel de  transer#ncia no produto em si usando ita resistente ao calor ou eti"uetastranser#ncia no produto em si usando ita resistente ao calor ou eti"uetas  adesivas de papel.adesivas de papel.

Aprender a utili;ar So#t+are Design *rá#icoAprender a utili;ar So#t+are Design *rá#ico  

-uando se trata de preços e custo real de seus produtos, os dois maiores-uando se trata de preços e custo real de seus produtos, os dois maiores  contribuintes são o custo do substrato em branco e seu tempo. O seu tempocontribuintes são o custo do substrato em branco e seu tempo. O seu tempo  será gasto para imprimir a imagem, na preparação do substrato, prensagemserá gasto para imprimir a imagem, na preparação do substrato, prensagem  do produto, resriamento, enre outros.do produto, resriamento, enre outros.

<o entanto, antes de e&ecutar "ual"uer uma das etapas acima, voc#<o entanto, antes de e&ecutar "ual"uer uma das etapas acima, voc#precisa criar o gráico. (e voc# não sabe como usar o sot?are, voc#precisa criar o gráico. (e voc# não sabe como usar o sot?are, voc#  provavelmente está perdendo din$eiro se2a em tempo improdutivo paraprovavelmente está perdendo din$eiro se2a em tempo improdutivo para  desenvolver a arte de seus clientes ou pagando a terceirização de seudesenvolver a arte de seus clientes ou pagando a terceirização de seu  pro2eto gráico.pro2eto gráico.

eceber ormação e mel$orar suas $abilidades de design são essenciais paraeceber ormação e mel$orar suas $abilidades de design são essenciais para 

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 29

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 30/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

seu neg4cio de sublimação. )m dos mel$ores conceitos para ter em mente,seu neg4cio de sublimação. )m dos mel$ores conceitos para ter em mente,  especialmente depois de abrir o sot?are CorelGAP ou Adobe, pelaespecialmente depois de abrir o sot?are CorelGAP ou Adobe, pelaprimeira vez, ! esta@primeira vez, ! esta@

>oc# nunca vai usar todas as uncionalidades contidas dentro de sua su1te>oc# nunca vai usar todas as uncionalidades contidas dentro de sua su1te  de sot?are. Coleç=es de sot?are são pro2etados para ornecerde sot?are. Coleç=es de sot?are são pro2etados para ornecer  erramentas para uma ampla gama de usuários. (4 por"ue o seu sot?areerramentas para uma ampla gama de usuários. (4 por"ue o seu sot?are  tem a capacidade de realizar mil$ares de tareas de pro2eto não signiicatem a capacidade de realizar mil$ares de tareas de pro2eto não signiica  "ue voc# vai precisar aprender todos eles."ue voc# vai precisar aprender todos eles.

Os mais populares pacotes de sot?are gráico e os ormatos de imagem emOs mais populares pacotes de sot?are gráico e os ormatos de imagem em  "ue se baseiam são@"ue se baseiam são@

U Adobe '$otos$op asterDU Adobe '$otos$op asterDU CorelGAP >ectorDU CorelGAP >ectorDU Adobe +llustrator vetorDU Adobe +llustrator vetorD

Como acontece com "ual"uer produção de impressão, para produzirComo acontece com "ual"uer produção de impressão, para produzirresultados de alta "ualidade, voc# deve começar a imagem de altaresultados de alta "ualidade, voc# deve começar a imagem de alta"ualidade. (e voc# está criando seus pr4prios pro2etos ou trabal$a com"ualidade. (e voc# está criando seus pr4prios pro2etos ou trabal$a com  pro2etos e&istentes tem de ser cr1tico desde o inicio.pro2etos e&istentes tem de ser cr1tico desde o inicio.

7eser9e um tempo de aprendi;agem7eser9e um tempo de aprendi;agem  

>oc# não vai se tornar eiciente, a menos "ue voc# prati"ue. 'egue um par>oc# não vai se tornar eiciente, a menos "ue voc# prati"ue. 'egue um par  de $oras por semana para se sentar em seu computador e se amiliarizarde $oras por semana para se sentar em seu computador e se amiliarizar  com o sot?are. +sto inclui con$ecer sua barra de erramentas mantendocom o sot?are. +sto inclui con$ecer sua barra de erramentas mantendo  em mente "ue voc# provavelmente não vai usar todas elasD.em mente "ue voc# provavelmente não vai usar todas elasD.

)se a seção de a2uda "ue acompan$a o sot?are 3 "ue está lá por uma)se a seção de a2uda "ue acompan$a o sot?are 3 "ue está lá por uma  razão. uitas vezes voc# pode aprender a e&ecutar várias unç=es atrav!srazão. uitas vezes voc# pode aprender a e&ecutar várias unç=es atrav!s  da leitura desta inormação.da leitura desta inormação.

<unte)se a um #=rum online<unte)se a um #=rum online 

bom ter colegas para coniar "uando voc# icar preso ou voc# não bom ter colegas para coniar "uando voc# icar preso ou voc# não

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 30

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 31/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

consegue se lembrar como azer algo. Considere 2untar um 4rum on3lineconsegue se lembrar como azer algo. Considere 2untar um 4rum on3line  onde voc# pode ter acesso a centenas de e&peri#ncias coletivas de outrasonde voc# pode ter acesso a centenas de e&peri#ncias coletivas de outras  pessoas. E&istem muitos 4runs para voc# escol$er, e eles são muitas vezespessoas. E&istem muitos 4runs para voc# escol$er, e eles são muitas vezes  espec1icos para a tecnologia por e&emplo, sublimação, bordado, gravura,espec1icos para a tecnologia por e&emplo, sublimação, bordado, gravura,serigraia, etc...serigraia, etc...

De#inir metas de designDe#inir metas de design

>oc# tem uma id!ia para um gráicoK>oc# tem uma id!ia para um gráicoK>oc# sempre "uis aprender a azer algo em seu sot?are de designK>oc# sempre "uis aprender a azer algo em seu sot?are de designK

Geina metas de curto prazo e realizáveis, em seguida sente3se em seuGeina metas de curto prazo e realizáveis, em seguida sente3se em seu  computador e aprenda como alcançar este ob2etivo. 'or e&emplo, digamoscomputador e aprenda como alcançar este ob2etivo. 'or e&emplo, digamos  "ue voc# "uer aprender a "uebrar o te&to ao redor de um c1rculo ou outras"ue voc# "uer aprender a "uebrar o te&to ao redor de um c1rculo ou outras  ormas.ormas.

A internet ! um grande recurso de Ycomo azerZ e muitas vezes voc# podeA internet ! um grande recurso de Ycomo azerZ e muitas vezes voc# pode  procurar por uma rase por e&emplo, Jo te&to em uma curva CorelGAPJD eprocurar por uma rase por e&emplo, Jo te&to em uma curva CorelGAPJD e encontrar uma grande variedade de inormação "ue oi colocada na ?ebencontrar uma grande variedade de inormação "ue oi colocada na ?eb  para acesso livre.para acesso livre.

)ma vez "ue voc# aprende como e&ecutar essa unção, torna3se uma parte)ma vez "ue voc# aprende como e&ecutar essa unção, torna3se uma parte  do seu arsenal de design. Gominar um ob2etivo do pro2eto de cada vez, emdo seu arsenal de design. Gominar um ob2etivo do pro2eto de cada vez, em  seguida, passar para outro.seguida, passar para outro.

A coisa mais importante a lembrar ! não desanimar. %odo mundo tem "ueA coisa mais importante a lembrar ! não desanimar. %odo mundo tem "ue  começar em algum lugar, e com um pouco de prática voc# pode mel$orarcomeçar em algum lugar, e com um pouco de prática voc# pode mel$orar  muito suas $abilidades.muito suas $abilidades.

Lembre3se "ue seu sot?are de design ! uma receita 3 erramenta deLembre3se "ue seu sot?are de design ! uma receita 3 erramenta de  geração. Assim como voc# tomar o tempo para aprender sobre um sistemageração. Assim como voc# tomar o tempo para aprender sobre um sistema  de sublimação, uma má"uina de bordar ou um gravador do laser, de modo ade sublimação, uma má"uina de bordar ou um gravador do laser, de modo a  "ue voc# deve tomar o tempo para aprender o sot?are."ue voc# deve tomar o tempo para aprender o sot?are.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 31

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 32/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

/orreção da cor/orreção da cor

Com sublimação de tinta $á um outro elemento do processo de controle deCom sublimação de tinta $á um outro elemento do processo de controle de  cores "ue tem de ser abordada. -uando uma ol$a de transer#ncia decores "ue tem de ser abordada. -uando uma ol$a de transer#ncia de  sublimação de tinta ! pressionado sobre um substrato, a tinta torna3se umsublimação de tinta ! pressionado sobre um substrato, a tinta torna3se um  gás.gás.

Gurante este JgaseamentoJ certas cores vão mudar de modo "ue o produtoGurante este JgaseamentoJ certas cores vão mudar de modo "ue o produto  inal não será parecido com a imagem original na tela ou a imagem "ueinal não será parecido com a imagem original na tela ou a imagem "ue  imprimiu no papel de transer#ncia. A correção de cor ! a arte de a2ustarimprimiu no papel de transer#ncia. A correção de cor ! a arte de a2ustar  

essa transormação de cor de modo "ue voc# pode produzir os mel$oresessa transormação de cor de modo "ue voc# pode produzir os mel$ores  resultados de "ualidade em seu substrato.resultados de "ualidade em seu substrato.

Geve ser notado "ue as cores da tinta impressa no papel de transer#ncia !Geve ser notado "ue as cores da tinta impressa no papel de transer#ncia !  muito dierente da imagem inal, "ue ! criada "uando se aplica calor emuito dierente da imagem inal, "ue ! criada "uando se aplica calor e  pressão, devido s caracter1sticas "u1micas do processo de sublimação.pressão, devido s caracter1sticas "u1micas do processo de sublimação.

 Assim, não $á necessidade de considerar as cores de tinta, nesta ase, aoAssim, não $á necessidade de considerar as cores de tinta, nesta ase, ao  realizar "ual"uer tipo de correção de cor.realizar "ual"uer tipo de correção de cor.

Ao usar tinta de sublimação, a correção de cor precisa ser tratada paraAo usar tinta de sublimação, a correção de cor precisa ser tratada para  cada combinação de impressora e tinta individual. Em circunstBnciascada combinação de impressora e tinta individual. Em circunstBnciase&tremas pode ser necessária a correção de cores para cada combinação dee&tremas pode ser necessária a correção de cores para cada combinação de  impressora : tinta : substrato e papel de transer#ncia.impressora : tinta : substrato e papel de transer#ncia.

<o entanto, testes e&tensos mostraram "ue, na maioria dos casos,<o entanto, testes e&tensos mostraram "ue, na maioria dos casos,utilizando papel de boa "ualidade de transer#ncia não aeta a cor inal,utilizando papel de boa "ualidade de transer#ncia não aeta a cor inal,  portanto, ! recomendável "ue voc# s4 utilize pap!is de boa "ualidade.portanto, ! recomendável "ue voc# s4 utilize pap!is de boa "ualidade.

Outro ator "ue deve ser considerado "uando se tratar de correção de cor !Outro ator "ue deve ser considerado "uando se tratar de correção de cor !  "ue cada dispositivo "ue trata de uma imagem, se ! o seu scanner, cBmera"ue cada dispositivo "ue trata de uma imagem, se ! o seu scanner, cBmera  digital, monitor ou impressora tem uma orma única de lidar com a cor.digital, monitor ou impressora tem uma orma única de lidar com a cor.

As sutis dierenças entre esses dispositivos devem ser superada eAs sutis dierenças entre esses dispositivos devem ser superada e substitu1da pela uniormidade de interpretação de cores para os padr=essubstitu1da pela uniormidade de interpretação de cores para os padr=es  con$ecidos.con$ecidos.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 32

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 33/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

Di#erentes "&todos de /orreção de /orDi#erentes "&todos de /orreção de /or  

E&istem dois m!todos básicos de correção de cor para sublimação@E&istem dois m!todos básicos de correção de cor para sublimação@

+CC e drivers de impressora personalizado. Embora Ambos os m!todos são+CC e drivers de impressora personalizado. Embora Ambos os m!todos são  semel$antes, eles possuem dierenças espec1icas.semel$antes, eles possuem dierenças espec1icas.

)m peril +CC +nternational Color ConsortiumD ! um ar"uivo de sot?are)m peril +CC +nternational Color ConsortiumD ! um ar"uivo de sot?are  "ue garante "ue "uando uma cor espec1ica ! selecionada na tela do"ue garante "ue "uando uma cor espec1ica ! selecionada na tela docomputador, a cor designada ! consistentemente e corretamente entreguescomputador, a cor designada ! consistentemente e corretamente entregues  

no substrato.no substrato.

'ense nisso como um programa de correspond#ncia de cores, como a cor da'ense nisso como um programa de correspond#ncia de cores, como a cor da  tela raramente produz e&atamente a mesma cor de sa1da. Assim, um periltela raramente produz e&atamente a mesma cor de sa1da. Assim, um peril  cria um v1nculo entre as cores de tela espec1icas e cores de sa1dacria um v1nculo entre as cores de tela espec1icas e cores de sa1daespec1icos. +sso não muda a cor, mas sim assegura a sa1da correta para umaespec1icos. +sso não muda a cor, mas sim assegura a sa1da correta para uma determinada entrada.determinada entrada.

'ara usar esse m!todo, voc# deve trabal$ar com +CC sot?are compat1vel'ara usar esse m!todo, voc# deve trabal$ar com +CC sot?are compat1vel  por e&emplo, '$oto($op, CorelD. O peril será colocado na ase depor e&emplo, '$oto($op, CorelD. O peril será colocado na ase deimpressão de sa1da e os abricantes [drivers de impressora OED seráimpressão de sa1da e os abricantes [drivers de impressora OED será

deinido como[ (em A2uste de Cor [. Este m!todo irá corrigir cores dadeinido como[ (em A2uste de Cor [. Este m!todo irá corrigir cores da  imagem e, em seguida, enviar os dados para a impressora, sem aetar asimagem e, em seguida, enviar os dados para a impressora, sem aetar as  cores ainda mais.cores ainda mais.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 33

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 34/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

E"uipamentos ()L*L+A- E"uipamentos ()L*L+A- 

!rensa!rensa 5ácuo >D5ácuo >D 

<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos na lin$ana lin$a Cases para CelularCases para Celular@@

• Case +p$one 9 e ;• Cases (ansung 5ala&F ( e (9

• Cases +pad mini• Cases +pad

Link Gireto para Lo2a >irtualLink Gireto para Lo2a >irtual

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 34

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 35/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

'rensas %!rmicas ()L*L+A- 'rensas %!rmicas ()L*L+A- 

!rensa!rensa $&rmica /$&rmica / ombo em @ombo em @ 

<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtosessenciais@essenciais@

• Camisetas• C$inelos• 'orta latas• *olac$a de C$op• %apa ol$os• (acolas• Canecas etas e C\nicas•

("ueezes

• ouse 'ads• Cases de Celular• Capas de Almoadas• -uebra cabeças• Azule2os• Aventais• *on!s•

'ratos

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 35

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 36/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!rensa $&rmica de /anecas /ombo . @!rensa $&rmica de /anecas /ombo . @

<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos na lin$ana lin$a cilindricacilindrica@@

• Caneca C\nica 88 O]• Caneca C\nica 8T O]• ("ueeze• Caneca de c$op• Caneca de Aluminio

• Caneca cilindrica ^ O]• Caneca Cilindrica 88 O]• Core de cer#mica• Caneca de >idro• Caneca de 'lástico

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 36

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 37/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!rensa $&rmica !lana > . >!rensa $&rmica !lana > . >

<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos na lin$ana lin$a 

planaplana@@

• Camisetas• C$inelos• 'orta latas• *olac$a de C$op• %apa ol$os• (acolas

• ouse 'ads• Cases de Celular• Capas de Almoadas• -uebra cabeças• Azule2os• Aventais

Link Gireto para Lo2a >irtual

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 37

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 38/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

!rensa $&rmica para /anecas B . @!rensa $&rmica para /anecas B . @

<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos<esta 'rensa >oc# poderá trabal$ar com os pricipais oto produtos na lin$ana lin$a cilindricacilindrica@@

• ("ueeze• Caneca de c$op• Caneca de Aluminio• Caneca de 'lástico

• Caneca cilindrica ^ O]• Caneca Cilindrica 88 O]• Core de cer#mica• Caneca de >idro

Link Gireto para Lo2a >irtual

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r 38

7/17/2019 Guia_Pratico_da_sublimacao_1.0_2014-2015

http://slidepdf.com/reader/full/guiapraticodasublimacao102014-2015 39/39

 SULBLIMAXULBLIMAX www.sulblimax.com.br ww.sulblimax.com.br  

GGuia Práticouia Prático da Sublimação 20!"20#da Sublimação 20!"20#

 

Escrito por:

$ulio %&sar Go'çal()s$ulio %&sar Go'çal()s

Informações Legais

Este Ebook está protegido pela Lei de Direitos Autorais  enão pode ser vendido, copiado ou distribuido, sem aautorização do Autor.

O Conteúdo deste Ebook não pode ser copiado de ormaparcial ou integral sem a autorização do Autor.

Copyright©2014 | Julio César Gonçalves wwwsul!li"a#co"!r