Heroína

9
As drogas causam dependência e transformam-nos em escravos! (Irina e Zoryana – 8ºB) * Heroína

Transcript of Heroína

Page 1: Heroína

As drogas causam dependência e transformam-nos em escravos!

(Irina e Zoryana – 8ºB)

*Heroína

Page 2: Heroína

*O que é a Heroína?

*A heroína é derivada da morfina e codeína. É uma substância depressora do Sistema Nervoso Central sendo capaz de alterar as sensações de prazer e dor. Na sua forma pura, é encontrada como um pó branco facilmente solúvel em água.

Page 3: Heroína

*Quando é usada na medicina?

*É usada com o objetivo de aumentar a auto-estima e diminuir o desânimo. Os opióides em geral são usados para diminuir sensações como dor e ansiedade.

Page 4: Heroína

*Como é consumida?

*A heroína pode ser injetada, inalada ou fumada.

Page 5: Heroína

*Quais os efeitos imediatos causados

pela Heroína?

*Os consumidores de cocaína falam de uma sensação de intenso prazer, bem-estar e euforia após o uso da heroína, assim como diminuição de sensações como a dor, fome, tosse e desejo sexual. A respiração, pressão arterial e frequência cardíaca aumentam à medida que a dose aumenta, fazendo com que as pessoas se sintam aquecidas, pesadas e sonolentas.

*Altas doses de heroína podem causar náuseas, vómitos e intenso prurido (coceira).

Page 6: Heroína

*Problemas causados pela Heroína?

*Os consumidores de heroína injectável correm mais riscos de contraírem Sida, Hepatite B e Hepatite C, pois partilham agulhas.

*Além disso, o uso habitual da heroína pode provocar colapso dos vasos sanguíneos, infecção bacteriana das válvulas do coração, abcessos, doenças do fígado e rins, pneumonias e tuberculose.

*O dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares. Torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse pela sua vida profissional e familiar. A necessidade de doses crescentes da droga pode levar o indivíduo a ter também problemas financeiros.

*Além disso, sabe-se que é perigoso conduzir depois de consumir heroína, pois causa sonolência, reduz a coordenação, as reacções ficam mais retardadas e a visão pode ser afectada.

Page 7: Heroína

*Efeitos a longo prazo

*O dependente de heroína começa a ocupar cada vez mais o seu tempo e energia na procura da droga, que se torna a coisa mais importante da sua vida.

*Além disso, uma pessoa que começa a usar heroína pode rapidamente desenvolver tolerância e precisa cada vez de maior quantidade da droga para obter o mesmo efeito.

*Um dos principais prejuízos causados pela heroína é a dependência física e psicológica.

*A dependência física ocorre quando o corpo se adapta a presença da droga e dependência psicológica é caracterizada pela compulsão ("ter que usar") pela droga. Nestes dois casos, vai haver uso cada vez mais frequente e de quantidades cada vez maiores da droga.

*Quando o usuário interrompe o uso da heroína, desenvolvem-se sintomas de abstinência como: diarreia, náuseas, vómitos, cãibras, dor muscular e óssea, perda de apetite, secreção nasal, bocejos, tremores, pânico, insónia, desânimo, movimentos involuntários de pernas, agitação e transpiração. A maioria desses sintomas começa entre 24 a 48 horas após o uso da última dose e diminuem após uma semana. No entanto, algumas pessoas permanecem com esses sintomas por vários meses.

Page 8: Heroína

*Como nos podemos tratar?

O tratamento deve incluir:

*Drogas substitutas, como a metadona e naltrexona, que são medicações bloqueadoras dos efeitos da heroína, morfina e outros opióides.

*Apoio psicológico com o objectivo de descobrir por que o indivíduo procurou a droga.

Page 9: Heroína