Heurística da representatividade

3
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste Curso de Psicologia Disciplina: Processo Psicológico Básico II Prof. Aline Lemos Nome: Wesley André Fonseca Matias Heurística da representatividade Definição: A heurística da representatividade é um aspecto simplificador de acordo com o grau ao qual um evento especifico corresponde a uma categoria mais ampla dentro de suas mentes, mesmo que este seja a combinação de dois outros eventos que também estão sendo avaliado. Sua principal característica é a classificação de algo com base na semelhança com um caso típico Algumas questões probabilísticas propiciam o uso da heurística da representatividade como embasamento para o seu raciocínio As probabilidades subjetivas tem um importante papel nesse processo, na medida em que as pessoas substituem as leis de chance pelas heurísticas. Alguns exemplos: Exemplo 1 O caso do Jean Charles de Menezes, morto em julho de 2005, aos 27 anos, é um exemplo bastante clássico do uso da heurística de representatividade. Jean foi morto depois de ser confundido com um terrorista que teria praticidade dos atentados no metro de Londres, segundo as autoridades britânicas. Os policias tinha sofrido atentados terrorista, o que os levou a confundir o brasileiro com uns dos terroristas, devido à maneira como ele estava vestido.

Transcript of Heurística da representatividade

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteCurso de Psicologia

Disciplina: Processo Psicológico Básico II

Prof. Aline Lemos

Nome: Wesley André Fonseca Matias

Heurística da representatividade

Definição:

A heurística da representatividade é um aspecto simplificador de acordo com o grau ao qual um evento especifico corresponde a uma categoria mais ampla dentro de suas mentes, mesmo que este seja a combinação de dois outros eventos que também estão sendo avaliado.

Sua principal característica é a classificação de algo com base na semelhança com um caso típico

Algumas questões probabilísticas propiciam o uso da heurística da representatividade como embasamento para o seu raciocínio

As probabilidades subjetivas tem um importante papel nesse processo, na medida em que as pessoas substituem as leis de chance pelas heurísticas.

Alguns exemplos:

Exemplo 1

O caso do Jean Charles de Menezes, morto em julho de 2005, aos 27 anos, é um exemplo bastante clássico do uso da heurística de representatividade.

Jean foi morto depois de ser confundido com um terrorista que teria praticidade dos atentados no metro de Londres, segundo as autoridades britânicas. Os policias tinha sofrido atentados terrorista, o que os levou a confundir o brasileiro com uns dos terroristas, devido à maneira como ele estava vestido.

O erro foi admitido posteriormente e foi informado que o brasileiro não tinha nenhuma relação com qualquer grupo terrorista, isto é, os policias se utilizaram de experiências anteriores e acabaram ‘ rotulando’ o brasileiro como terrorista, apenas com base nas informações que tinham sobre o perfil dos terroristas.

Exemplo 2

O exemplo 2 vem de um clipe de uma musica ‘Minha Alma’ da Banda o Rappa ela relata bem a heurística da representatividade.

Um grupo de amigos que moram numa favela reúne e decide ir para praia, ao descem o morro, para numa feira na rua, eles param numa barraquinha a mulher já tampa seus objetos e mandando-os embora.

Ao serem mandando embora da barraca eles pararam numa outra barraca, que era de frango assado, e ficam olhando, chegou um homem e pergunta se eles querem, ao

tirar o dinheiro para pagar uma das notas cai, uns dos meninos pega a nota para devolver, assim que ele pegou a nota chegaram dois policiais, e começaram a bater e algemando.

Como no Rio de Janeiro acontece muito assalto, os policiais utilizam as experiências anteriores e ‘ rotula’ o menino como ladrão apenas com a base que eles têm dos ladroes, que são moram na favela, mal vestido.