Hgp#42

4

Click here to load reader

Transcript of Hgp#42

Page 1: Hgp#42

HGP NOTÍCIAS!Outubro-Novembro / 2009 São Paulo Edição 42

Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina

HGP abre as portas para os fi lhos dos colaboradores

Conheça a Comissão de Ética Médica do HGP

Destaque do mês:

Da esquerda para direita: Engenheiros Marcos Lúcio de Oliveira, Silvia Viviani e o gerente da Qualidade Allan Egon Kern

Ações de sustentabilidade do HGP são destaques no“Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2009”

PÁGINA 2 PÁGINA 3Sabrina: amor pelo voluntariado

PÁGINA 4

PÁGINA 3

Page 2: Hgp#42

2 HGP NOTÍCIAS!

O Natal está chegandoO clima do Natal tem fulgurações que invadem o

íntimo de nossos corações abrindo espaço para a espe-rança. São cores e símbolos que fazem do coração um lugar onde recordações e esperanças nos fazem acredi-tar em dias melhores.

A riqueza dos símbolos nas celebrações, as músicas cheias de nostalgia, a pureza de Maria, a coragem de José, a alegria dos sinos, o perdão, a oração, os presentes, tudo explode na feliz notícia: Jesus nasceu!

Feliz Natal a todos!Pe. Lírio Peres

“Pernas, pra que vos quero?”Há uma expressão que provoca calafrios e é usada justamente em

“Pernas, pra que vos quero?”Há uma expressão que provoca calafrios e é usada justamente em

“Pernas, pra que vos quero?”situações em que se está apavorado com algo: “Eu, hein?!! Pernas pra que te quero!”.

Pernas, pra que te quero?Pernas, pra que vos quero?Observem: “pernas” é plural e “te” é singular. Logo, essas palavras,

sendo de número diverso, não combinam. A expressão correta é, portan-to, “pernas, pra que vos quero?”.

Outra expressão, também muito usada, é “grosso modo”. Normal-mente as pessoas dizem “a grosso modo”. Mas a expressão é latina e deve ser dita na forma original, “grosso modo”, que signifi ca “de modo gros-seiro, impreciso”.

Fonte: WWW.tvcultura.com.br/linguaportuguesa

D

P S

Diretora Geral: Irmã Nilza

Diretor Corporativo: Cid Pinheiro de Oliveira

Diretora Executiva: Harumi Okamoto Babá

Diretora de Desenvolvimento e Apoio: Patrícia de Toledo

Diretor Técnico: Dr. Hésio Vicente Juliano

Diretor Assistencial: Lucy Bernardo de Oliveira

Diretora Clínica: Dra. Marisa Pascale Quintino

HGP NOTÍCIAS!O HGP Notícias é uma publicação do Hospital Geral de Pedreira (HGP) – Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)R. João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo (SP) - CEP: 04455.170 - Tel: (11) [email protected]

Realização:Setor de Comunicação do HGP ([email protected])Jornalista Responsável e Fotos:Josefa Araújo (MTb: 42.470/SP)Arte: Marcelo RodriguesEditoração:Ergon Art (11) 2676-3211Tiragem:1300 exemplares

C

Uma manhã recheada de muitas brincadeiras, música e alegria. Este foi o cenário que marcou o “I Portas Abertas” que aconteceu no dia 10 de ou-tubro. O evento contou com a participação de fi lhos de colaboradores com idade entre cinco de doze anos. Ao todo 55 crianças foram benefi ciadas.

Após serem recepcionadas por colaboradores e voluntários do HGP a crian-ças participaram de diversas atrações no NEP, que em seguida foi complemen-tada com uma vista as instalações do hospital, uma novidade para os pequenos que estavam curiosos para conhecer o ambiente de trabalho de seus pais.

No Centro de Convivência as crianças participaram várias brincadeiras, ofi cinas de pintura, artesanato em sucata, pintura em tela, escultura em mas-sinha, pipas, além se divertirem na piscina de bolinha, pula-pula e pintura no rosto, uma das atrações mais apreciadas.

“O programa tem o objetivo de aprofundar o relacionamento entre a em-presa os familiares dos colaboradores e as crianças que sempre têm o desejo de conhecer onde o pai ou a mãe trabalha. Por isso decidimos abrir essa oportu-nidade para mostrar de forma agradável o ambiente do HGP”, explica Maria do Socorro Couto, gerente de RH, “Agradecemos a receptividade dos setores à confi ança dos pais e a dedicação de toda equipe de monitores”, fi naliza.

No dia 31 de outubro o Ambulatório Médico de

Especialidades Jardim dos Prados (AMEJP) apagou

as velinhas, isso porque ele completou oito anos de

vida! Parabéns a todos os colaboradores!

Muita diversão no “I Portas Abertas”

AMEJP completa oito anos

“Participe da Gincana Solidária 2009”. Sua ajuda pode fazer a diferença!

Já começou a arrecadação de alimentos e produtos de higiene da “Gin-Sua ajuda pode fazer a diferença!

Já começou a arrecadação de alimentos e produtos de higiene da “Gin-Sua ajuda pode fazer a diferença!cana Solidária 2009”. As doações podem ser feitas até o dia 11 de dezembro. Famílias da comunidade em torno do HGP serão benefi ciadas.

Assim como os anos anteriores, o evento é voltado para todos os colabo-res do HGP e terceiros. Os setores foram divididos em equipe e identifi cados por cores. Cada alimento vale uma pontuação para a equipe.

Os voluntários da “Gincana Solidária” estão no corredor principal, nos seguintes horários: manhã: das 7h00 às 8 horas; tarde: das 12h30 às 13h30. Os colaboradores do noturno podem fazer as doações no Centro de Convi-vência.

Mais informações estão disponíveis no regulamento da “Gincana Solidá-ria” na intranet. Veja qual é a sua equipe e não deixe de contribuir. Sua ajuda pode fazer a diferença para muitas famílias!

Crianças durante atividades no “I Portas Abertas”

Page 3: Hgp#42

HGP NOTÍCIAS! 3

M C

PAUL

O AL

EXAN

DROW

ITSC

H / S

ES-S

P

O HGP recebeu duas premiações na segunda edição do “Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2009” com os projetos: “Redução de con-sumo de energia elétrica e água” e o “Seminário de Sustentabilidade”. A premiação certifi ca às unidades que implantam ações efetivas, como educação ambiental para a comunidade, plantio e refl orestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efl uentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem. O evento aconteceu no dia 13 de outubro.

No projeto de “Redução de consumo de energia elétrica e água”, de autoria do engenheiro Marcos Lúcio de Oliveira, foram destaca-das as ações implantadas no HGP, como a substituição das caldeiras (geração de vapor) elétricas por caldeiras com alimentação a gás e a implantação de aquecedores por meio de sistema solar.

Os resultados obtidos são tão positivos, que mesmo com a am-pliação do HGP, o consumo de energia está menor que há oito anos. Houve uma redução de aproximadamente 23% no consumo de ener-gia elétrica entre os anos de 2008 e 2009, levando-se em consideração

HGP marca presença com dois projetos no “Prêmio Amigo do Meio Ambiente”

QE M

a ampliação que foi de quase 40% de sua área construída em 2001. Com essas e outras tantas medidas, houve uma redução de con-

sumo de água este ano, superior a 5% mesmo com a ampliação. Em 2006 o consumo era de 6.503m2, sendo que a redução foi de 25%.

No segundo projeto, “Seminário de Sustentabilidade” de auto-ria da engenheira de gestão integrada, Silvia Viviani e do gerente da Qualidade, Allan Egon Kern, foram destacados os resultados obtidos no “Seminário de Sustentabilidade, que acontece há dois anos con-secutivos e tem contribuído de forma proativa para a criação de uma cultura de preservação ambiental e desenvolvimento social, alinhada com as estratégias e com os valores organizacionais do HGP.

“Nos três anos do seminário foram totalizadas 25 horas de ge-ração de conhecimento e de debates, contamos com a participação de cerca de 300 pessoas da comunidade e do próprio HGP e com o patrocínio e apoio de dez instituições, além da presença de 19 pales-trantes”, avalia o gerente da Qualidade, Allan Egon Kern.

Comissão de Ética Médica Eleita em junho deste ano, a Comissão de Ética Médica (CEM) tem

a função de opinar e educar sobre as questões referentes ao correto desem-penho ético da profi ssão junto ao corpo clínico, direção e usuários, além de fi scalizar as condições de trabalho do médico, o atendimento prestado e promoção de sindicâncias voltadas a situações específi cas no hospital.

A CEM é eleita por meio de voto direto de todos os médicos que fazem parte do corpo clínico e residentes, a atuação é de 30 meses e as reuniões acontecem na primeira quarta-feira de cada mês.

Cabe ainda a CEM assessorar a direção do Departamento Técnico ou Clínica em assuntos de sua competência, defi nir metas de melhorias, es-tratégias, desenvolver atividades de caráter técnico - cientifi co com fi ns de subsidiar conhecimentos relevantes a instituição, assegurar a credibilidade aos médicos, melhorar a imagem do HGP e aprimorar a relação médico/paciente.

MEMBROS DA CEM: Presidente: Dr. Francisco Sasumu Koyama; vice presidente: Dra. Vanessa

Bornholdt; Secretária: Simone Lira.Membros efetivos: Dr. Antônio Zerati; Dr. Roberto Dagher, Dr. Cláu-

dio Kawano, Dr. Orlando Santarém, Dr. Paulo M. Rocha, Dra. Sarah Saul; Dr. Cid Martins de Carvalho; Dr. Luiz Fernando Vitule.

Protocolo interdisciplinar No segundo semestre de 2008, o HGP aderiu a campanha “5 Milhões

de Vidas”, uma iniciativa do Institute for Healthcare Improvement (IHI) que visa proteger os pacientes de incidentes e danos causados na assistência. Foram escolhidos três protocolos (prevenção de pneumonia associada à ven-tilação mecânica – PAV, infecções do trato urinário e infecções em cateter venoso central) para ser implantado em este ano na UTI Adulto.

Sob a coordenação da Qualidade, uma equipe multiprofi ssional (médicos in-tensivistas, enfermeiros, farmacêuticos, fi sioterapeutas e nutricionistas), se reúne periodicamente para escrever os protocolos e estabelecer fl uxos interdisciplinares, além de desenvolver instrumentos específi cos para coleta de dados. Em novembro aconteceu a primeira análise crítica dos resultados obtidos com a implantação do protocolo, onde foram analisados os dados do primeiro trimestre após a sua im-plantação. Houve uma diminuição dos casos de PAV (confi ra a tabela abaixo).

Os próximos objetivos é melhorar a adesão ao protocolo de PAV e manter a não ocorrência de pneumonia associada à ventilação mecânica, além de implan-tar os outros dois protocolos. Informações: www.ihi.org ou www.iqg.com.br.

CASOS DE PAVMês % Adesão ao protocolo % Pneumonia associada à

ventilação mecânicaventilação mecânicaAgostoAgosto 30 18,78Setembro 50 6,06Outubro 64 Nenhum caso registrado

O engenheiro Hudson Leal representou o colega Marcos Lúcio

Allan Egon Kern e Silvia

Viviani durante a premiação

Page 4: Hgp#42

4 HGP NOTÍCIAS!

D M P

E C

V

R

Mande sua receita para o HGP Notícias!E-mail: [email protected]

A Oca do Ibirapuera recebe uma exposição sobre um dos maiores clássicos da literatura ocidental, “O Pequeno Príncipe”, livro escrito pelo piloto francês Antoine Saint-Exu-péry em 1943. Repleta de cenários e atividades interativas a amostra tem como proposta reproduzir o universo do garoto descrito na publicação. O evento segue até o dia 20 de dezembro.

A exposição conduz os frequentadores a uma viagem pela vida do escritor. O piso térreo é to-mado por cubos gigantes, com atividades interativas, que representam passagens importantes do livro.

No primeiro andar es-tão expostos cadernos de viagem e ilustrações origi-nais de Saint-Exupéry. Há ainda um mini-cinema, onde são exibidos vídeos interativos. E no último andar, os visitantes podem caminhar pelo planeta des-crito no livro e acompanhar um pôr do sol.

SERVIÇO: O Pequeno Príncipe na OcaQUANDO: Até o dia 20 de dezembro;ONDE: Oca (Parque do Ibirapuera, s/n, Portão 3, São Paulo);INGRESSOS: R$ 18,00 (R$ 9,00 para estudantes e professores com identifi ca-ção da instituição);INFORMAÇÕES: www.opequenorpincipe.com.

Torta mousse de limãoMASSA: 1 pacote de biscoito de maisena sabor chocolate triturado e 2 colheres de sopa de manteiga sem sal.RECHEIO: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 1 lata de suco de limão; 1 enve-lope de gelatina sem sabor incolor; 1 pacotinho de suco de limão e gelo.MODO DE PREPARO: Misture o biscoito tritura-do e a manteiga, forre o fundo de uma forma redonda com aro removível. Leve ao forno para assar. No liquidifi cador bata os ingredientes do recheio até obter um creme homogêneo, dilua a gelatina em 1/2 copo de água quente e bata junto, para dar consistência na mousse. Depois desenforme e decora com as raspas de limão e as cascas. Leve para gelar durante duas horas.

Fonte: www.tudogostoso.uol.com.br

BHNGYJMHGFDRTHYJG

MJUYHGBVFVRDCVBQA

APGHTREWQYKLMUBVC

ZXSAQUREPRESENTES

BVCXZASDAGHJKLQWE

QWEASZDENFVBGDRUJ

DHALERTSEYTRRESFG

ÇOIKKMJUTNYUJKATJ

DERFGTYUOTYUJINYT

ZASDQWEXNVFDGWERF

KBSLATANEDEROVRAY

YTGFHBDVBNHYRTRED

VGFHYTNBNHYERCVBN

JGFTDVATFDVNOZESE

MNHGTFLDCBHJUDFVG

FDSCVBRHJYTGHKMJN

ASDFRTIBVCFGJHGYH

QDGKIYUFVNJOTDEGN

FHFDRSGFYLUHGYUNG

DGMANJEDOURAHYGTY

ZASDERTYUMGDSFVGR

Em comemoração ao Natal o HGP Notícias traz dez dos principais símbolos desta data. Vamos encontrá-los?

Exposição na OCA sobre o Pequeno Príncipe

Conheça Sabrina e seu amor pelo voluntariado

Ajudar o próximo. Este é um dos principais ideais da ortoptista Sa-pelo voluntariado

Ajudar o próximo. Este é um dos principais ideais da ortoptista Sa-pelo voluntariado brina de Souza Bonfi m, que atua há sete anos no Ambulatório Médico de Especialidades Jardim dos Prados (AMEJP). Lugares como o Nordeste brasileiro já estiveram no seu roteiro pela prática do voluntariado.

Antes mesmo de ingressar como integrante da organização não gover-namental Instituto Brasil Solidário, Sabrina já fazia trabalhos voluntários no Projeto Amapá, quando ainda cursava a universidade, desde então a paixão por ajudar o próximo vem fazendo parte do seu dia-a-dia.

Uma das ações mais atual ocorreu na região Nordeste, nos estados de Ser-gipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco, onde ela e outros voluntários da ONG levaram diversos atendimentos, como odontologia e oftalmologia. “Atuamos sempre em áreas carentes. É uma experiência muito legal, pois temos contato levaram diversos atendimentos, como odontologia e oftalmologia. “Atuamos sempre em áreas carentes. É uma experiência muito legal, pois temos contato levaram diversos atendimentos, como odontologia e oftalmologia. “Atuamos

com diversos tipos de pessoas, que enfrentam muitos problemas. Existem pessoas que nunca aprenderam a ler porque não conseguem enxergar. O que pra nós é básico, pra eles é uma novidade, é o essencial”, explica.

Para Sabrina, ser voluntária é muito mais que ajudar. “Adoro o que faço, pois é uma maneira de aplicar tudo o que aprendi e agradecer pela oportunidade que tive. Agradecer o que você conquistou e levar um pou-co disso para pessoas que não tiveram a mesma oportunidade. É poder oportunidade que tive. Agradecer o que você conquistou e levar um pou-co disso para pessoas que não tiveram a mesma oportunidade. É poder oportunidade que tive. Agradecer o que você conquistou e levar um pou-

ajudar alguém a ter uma qualidade de vida, podendo ganhar um óculo, enxergar, ter a oportunidade de aprender a ler”, justifi ca.

Em 2010 ela irá participar das ações sociais do Rally dos Sertões.

ARQU

IVO

PESS

OAL