Hgp#43 (3)

4
HGP N OTÍCIAS! Dezembro - 2009 / Janeiro - 2010 São Paulo Edição 43 Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina Gincana Solidária arrecada mais de uma tonelada de alimentos Destaque do mês: HGP concorre pela terceira vez consecutiva ao Top Hospitalar PÁGINA 3 HGP conquista certificado Ouro 3M em Monitorização da Esterilização PÁGINA 3 Dr. Osvaldo: uma paixão dividida entre a medicina e as artes marciais PÁGINA 4 PÁGINA 3

Transcript of Hgp#43 (3)

Page 1: Hgp#43 (3)

HGP NOTÍCIAS!Dezembro - 2009 / Janeiro - 2010 São Paulo Edição 43

Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina

Gincana Solidária arrecada mais de uma tonelada de alimentos

Destaque do mês:

HGP concorre pela terceira vez consecutiva ao Top HospitalarPÁGINA 3

HGP conquista certifi cado Ouro 3M em Monitorização da Esterilização

PÁGINA 3

Dr. Osvaldo: uma paixão dividida entre a medicina e as artes marciais

PÁGINA 4

PÁGINA 3

Page 2: Hgp#43 (3)

2 HGP NOTÍCIAS!

“Economia e vida” Todos os anos por ocasião da Quaresma, a Confe-

rência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade e nos convida a refl etir sobre problemas da atualidade e sobre nossa responsabilidade como cristão na construção de um mundo melhor.

Em tempos que só se fala de corrida armamen-tista, soberania, globalização e capitalismo, a CNBB escolheu para esse ano o tema, “Economia e vida” na tentativa de mostrar que qualquer forma de poder deve ser antes de tudo, geradora de vida, e que nessa busca exagerada pelo poder e pelo capital, o homem se esqueceu de pensar no próximo.

Pe. Lírio Perez

Pronúncia correta “látex” ou “latéx”?Algumas vezes até conhecemos a palavra, mas a empregamos de

um determinado modo enquanto o dicionário recomenda outro uso. Vamos a mais um exemplo, o trecho fi nal de uma propaganda feita pelo humorista Jô Soares:

Ninguém discute a liderança da tinta látex Suvinil.No comercial, o apresentador diz “látex”, e a pronúncia está correta, átex”, e a pronúncia está correta, á

embora quase todos digam “latéx”. E como “látex” lembra pintar paredes... éx”. E como “látex” lembra pintar paredes... ée paredes lembram apartamento... pensamos logo em “dúplex” e também em “tríplex”. A maioria das pessoas pronuncia “dupléx” e “tripléx” e “triplé éx”.éx”.é

Quem tem razão, afi nal? Ofi cialmente, têm razão os dicionários. Eles ensinam que “quiçá” quer dizer “talvez” e que a pronúncia correta dos termos acima é “látex”, dúplex” e “tríplex”.

Fonte: www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa

D

P S

Diretora Geral: Irmã Nilza

Diretor Corporativo: Cid Pinheiro de Oliveira

Diretora Executiva: Harumi Okamoto Babá

Diretora de Desenvolvimento e Apoio: Patrícia de Toledo

Diretor Técnico: Dr. Hésio Vicente Juliano

Diretor Assistencial: Lucy Bernardo de Oliveira

Diretora Clínica: Dra. Marisa Pascale Quintino

HGP NOTÍCIAS!O HGP Notícias é uma publicação do Hospital Geral de Pedreira (HGP) – Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)R. João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo (SP) - CEP: 04455.170 - Tel: (11) [email protected]

Realização:Setor de Comunicação do HGP ([email protected])Jornalista Responsável e Fotos:Josefa Araújo (MTb: 42.470/SP)Arte: Marcelo RodriguesEditoração:Ergon Art (11) 2676-3211Tiragem:1300 exemplares

C

As profi ssionais do Ambulatório Médico de Especialidades Jardim dos Prados (AMEJP), Patrícia Peixoto e Priscilla do Amaral foram destaques no “XV Congreso Latinoamericano de Nutrición” que aconteceu em novembro, no Chile.

Durante o evento foram apresentados dois pôsteres com o tema “Atuação interdisciplinar no tratamento da obesidade em um ambulatório de especialida-des da cidade de São Paulo”, com enfoques nas áreas nutricional e psicológica.

As autoras dos trabalhos são as nutricionistas Patrícia Peixoto e Priscilla do Amaral e as psicólogas Silvana Gameiro, Rosa Chofakian e Ana Paula Correia.

Muita emoção marcou a Missa de Natal do

HGP que ocorreu na Capela Santa Catarina

de Alexandria no dia 23. No mesmo

dia, os colaboradores participaram de

um almoço e jantar especiais, além do

tradicional sorteio de brindes.

Profi ssionais do AMEJP são destaques em evento internacional

Emocionante Missa de Natal

Os colaboradores da Medicina Ocupacional, Hotelaria, Pediatria, Serviço Social e outros, esbanjaram a criatividade neste Natal. Para a confecção dos enfeites foram utilizados materiais reciclados como restos de tecidos e estopa, o que deu um toque muito especial para o Natal do HGP. Parabéns a todos pela dedicação e criatividade!

Decorações natalinas esbanjam criatividade

Page 3: Hgp#43 (3)

HGP NOTÍCIAS! 3

M C

O processo de esterilização do HGP foi certifi cado na categoria Ouro pela 3M do Brasil. A certifi cação conquistada pelo hospital consagra a excelência dos processos de monitorização e qualidade na esterilização de seus materiais hospitalares. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 22 de dezembro.

A certifi cação faz parte de um programa da 3M, que visa o mo-nitoramento do processo de esterilização de acordo com as recomen-dações nacionais e internacionais, baseada nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (AAMI) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A recertifi cação ocorre anualmente.

O processo de certifi cação da instituição demorou 12 meses para ser desenvolvido. Neste período houve um mo-nitoramento por uma equipe de auditores da 3M que verifi -cou todo o ciclo de esterilização. “Como já preenchía-mos mais da metade dos requisitos, trabalhamos para que pudéssemos al-cançar os requisitos que faltavam, de forma que trabalhássemos de acordo com a legislação e com re-dução de custo, o que foi um ganho para a institui-ção”, justifi ca a enfermeira Priscila Paulon, responsá-vel pelo Centro Cirúrgico e pela Central de Material Esterilizado (CME).

Processo de esterilização do HGP conquista certifi cação da 3M

Q

Com o processo para a certifi cação houve o desenvolvimento científi co da equipe de enfermagem e padronização do processo asse-gurando qualidade na assistência prestada.

Os setores envolvidos na certifi cação são: CME, Serviço de Con-trole de Infecção Hospitalar (SCIH), Compras, Almoxarifado e Cen-tro Cirúrgico. “Esta certifi cação demonstra a seriedade e o compro-metimento da instituição e da equipe que atua na CME e no suporte da mesma, para que o produto fi nal, ou seja, a esterilização seja segu-ra e com qualidade”, afi rma Priscila.

RESULTADO FINAL POR EQUIPE:

Classifi cação Equipe Alimentos/Kg Produtos de higiene pessoal higiene pessoal

1º Azul 313 102º Amarela 285 03º Verde 270 44º Branca 145 4

Total 1.013 18

Estamos concorrendo ao Top Hospitalar 2009

O HGP está concorrendo pela terceira vez consecutiva ao Prêmio Top Hospitalar, na categoria Hospital Público. A votação deve ocorrer em fevereiro e segue até o fim de março. Podem votar leitores das revis-tas e do portal, com senha única e pessoal.

O prêmio, que já está na 12ª edição, é realizado pela IT Mídia S/A e promovido pelas revistas Fornecedores Hospitalares e Saúde Business e pelo portal Saúde Business Web. As indicações das instituições são feitas por algumas lideranças e profissionais de destaque do setor da saúde, com critérios pré-estabelecidos. Mais informações no site www.tophospitalar.com.br.

EM MARÇO TEM RECERTIFICAÇÃO DO NÍVEL II DA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

Nos dias 9 e 10 de março, o HGP passará pelo processo de recertifi-cação do Nível II da Acreditação Hospitalar, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O resultado desta auditoria depende do empe-nho e do envolvimento de todos nós colaboradores! Boa sorte a todos em mais uma etapa!

A Gincana Solidária 2009 conseguiu arrecadar mais de

uma tonelada de alimentos não perecíveis e produtos de higiene

pessoal. A arrecadação ocorreu entre o dia 23 de novembro e 18 de dezembro. Este ano os

donativos foram revertidos para o Grupo dos Vicentinos da

Paróquia São Joaquim e Santa Ana que atende a “comunidade

do Abacateiro”, localizada próximo do HGP. A equipe azul foi a vencedora, com 313 quilos.

Arrecadação da Gincana Solidáriabenefi cia comunidade

Cerimônia de entrega da certifi cação reuniu todos os setores envolvidos

Page 4: Hgp#43 (3)

4 HGP NOTÍCIAS!

D M

P

E CV

R

Mande sua receita para o HGP Notícias!E-mail: [email protected]

Uma boa dica recheada de história para este mês é o Museu Paulista que foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Indepen-dência, da História do Brasil e Paulista.

Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobili-ário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. As peças encontradas no acervo do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.A construção abriga também duas bibliotecas e seções que tratam de documentação ar-quivística e de conservação e restauro. No passeio pode se observar o trabalho de proje-to do italiano Ettore Xime-nez, em granito, com ador-nos em bronze - a estátua em homenagem ao “grito”, onde no mesmo subsolo se encon-tram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas.

SERVIÇO: Parque da Independência, s/n - Ipiranga EXPOSIÇÕES: De terça-feira a domingo, das 9h00 às 16h45.TELEFONE: (11) 2065-8000INGRESSOS: R$4,00 - Adulto / R$2,00 - Estudante (mediante apresentação de carteira escolar). ENTRADA GRATUITA: Para menores de 6 anos e para maiores de 60 anose no primeiro e terceiro domingo de cada mês.

Camarão na morangaINGREDIENTES: 1 kg de camarão limpo; 1 mo-Camarão na moranga

1 kg de camarão limpo; 1 mo-Camarão na morangaranga média; 1 cebola média picada; 1 limão; 1 pitada de noz-moscada; sal e tempero a gosto.MOLHO: 500 ml de leite; 1 vidro de leite de coco; 1 lata de creme de leite; 1 copo de requeijão tipo catupiry; 1 copo de molho de tomate com manjericão; 1 xícara (chá) de polpa da moranga; 1 cebola média picada; 1 pacote de queijo ralado; 4 colheres (sopa) de amido de milho.MODO DE PREPARO: Lave o camarão, tempere com sal e reserve. Faça uma tampa na moranga, limpe-a e cozinhe (com a tampa) envolvida em papel alumínio. Não deixe cozinhar demais.Após o cozimento coloque a moranga para escorrer com a abertura para baixo. Retire 1 xícara de polpa sem furar a casca. Escorra o camarão, frite a cebola e introduza o camarão. Tempere a gosto e deixe refogar até secar a água. Reserve.MOLHO: Dissolva o amido no leite, junte os demais ingredientes (inclu-sive a polpa da moranga) e leve ao fogo. Reserve o creme de leite. Mexa até formar um creme. Acrescente o creme de leite e desligue o fogo. Junte o camarão ao creme e sirva na moranga.

Fonte: www.tudogostoso.uol.com.br

BONGYTREMEMBEJGÓD

KELDRTUSANTANABCX

QGDFRTGHTYGJSXCVB

BODARYHKIQACVBMKL

AOYTGHPKIPIRANGAU

RDHMKGEIOLZXCSDNT

IVCATRRFPESWAORHH

EIIRKMDUTNYUJKAOJ

RBYSPLIGDAXVNBVCZ

DRHIÇMZCWRYIPQWUR

EASLATENEDEROVRNY

PTTARHSTVNDSKALEE

LIGCCMBOIMIRIMLGD

DOJUTECBNMSWAJOLR

BNCAXCBNJKMLUFRSK

ZSQMETAEDLOUJGTYI

OFREAKDWNPJAGUARE

XOVTNUMOTBFRUISWO

FRACOOMGFYLUHGYNG

DYMANJEDOURAHYGTY

ZUSDERTYUMGDSFVGR

São Paulo completou no dia 25 de janeiro de 2010, 456 anos. Vamos encontrar dez bairros que fazem parte da nossa cidade.

Museu Paulista reúne diversas atrações

Paixão pelas artes marciais Além do amor por sua profi ssão, o médico e gerente da unidade de

Paixão pelas artes marciais Além do amor por sua profi ssão, o médico e gerente da unidade de

Paixão pelas artes marciais emergência do HGP, Dr. Osvaldo Américo Castrignano Oliveira divide seu tempo com outra paixão: as artes marciais, presente na sua vida desde que ele tinha 17 anos.

Sua trajetória nas artes marciais começou com a prática do Karatê, depois veio o Taekwondo - que pratica há 30 anos -, e fi nalmente o Aikido, que há mais de oito anos vem dedicando grande parte do seu tempo e mui-ta disciplina. “O Aikido é uma paixão na minha vida. Por isso pretendo seguir, mesmo depois de me aposentar na medicina”, planeja Dr. Osvaldo ao enfatizar também a importância desta arte em tudo que faz. “Utilizo o Aiko 24 horas por dia, principalmente no meu trabalho. Na hora que entramos em combate já temos que aplicar um golpe sabendo como o adversário irá cair no chão, o mesmo acontece num hospital, temos que pensar desde a internação do paciente até a fi nalização do seu tratamento”, justifi ca.justifi ca.

O Aiko foi criado no Japão, o termo é O Aiko foi criado no Japão, o termo é composto por três caracteres, ou o chama-composto por três caracteres, ou o chama-

do kanji (caracteres de origem chinesa) do kanji (caracteres de origem chinesa) AI: harmonia, KI: energia e Dô: AI: harmonia, KI: energia e Dô:

caminho. Especialista em cardiolo-Especialista em cardiolo-

gia, Dr. Osvaldo atua na pro-gia, Dr. Osvaldo atua na pro-fi ssão há 32 anos, sendo 18 fi ssão há 32 anos, sendo 18

em emergência. Um dos em emergência. Um dos fatos que mais marcou fatos que mais marcou

sua carreira aconteceu sua carreira aconteceu durante um soterra-mento, quando du-

rante o resgate houve rante o resgate houve o desabamento de um o desabamento de um muro. “Ficamos sete muro. “Ficamos sete

minutos debaixo da terra. Quando fui resgatado percebi o perigo que corre-mos nesta profi ssão, a solidariedade e o compromisso das

pessoas que trabalham pessoas que trabalham com você”, fi naliza.com você”, fi naliza.