Higienização Das Mãos

2
BLH/HFA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS Identificaçã o: POP-BLH- 00001 Definição: “Higiene das mãos” é um termo geral, que se refere a qualquer ação de higienizar as mãos para prevenir a transmissão de micro-organismos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa3, o termo engloba a higiene simples, a higiene antisséptica, a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica, definidas a seguir, e a antissepsia cirúrgica das mãos, que não será abordada neste protocolo.” Responsáveis: - Profissionais de saúde e pacientes. Histórico Elaboração Data Aprovação Emissão inicial Enfa. Nancy Oliveira 01/03 Enfa. Derlucy Gomes Revisão Enfa. Derlucy Gomes Material - Água - Sabonete lÍquido - Álcool gel Processo 1. Retirar objetos de adorno pessoal (jóias, relógios, pulseiras e outros). 2. Abrir a torneira e molhar as mãos e antebraços, evitando encostar-se na pia. 3. Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir toda a superfície das mãos e antebraço. 4. Ensaboar as palmas das mãos friccionando-as entre si. 5. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda e vice-versa, entrelaçando os dedos. 6. Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.

description

Lavagem das mãos em BLH.

Transcript of Higienização Das Mãos

BLH/HFAHIGIENIZAO DAS MOSIdentificao:

POP-BLH-00001

Definio:Higiene das mos um termo geral, que se refere a qualquer ao de higienizar as mos para prevenir a transmisso de micro-organismos. De acordo com a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa3, o termo engloba a higiene simples, a higiene antissptica, a frico antissptica das mos com preparao alcolica, definidas a seguir, e a antissepsia cirrgica das mos, que no ser abordada neste protocolo.Responsveis:- Profissionais de sade e pacientes.

Histrico ElaboraoDataAprovao

Emisso inicialEnfa. Nancy Oliveira 01/03Enfa. Derlucy Gomes

RevisoEnfa. Derlucy Gomes

Material

- gua

- Sabonete lquido- lcool gel

Processo

1. Retirar objetos de adorno pessoal (jias, relgios, pulseiras e outros).

2. Abrir a torneira e molhar as mos e antebraos, evitando encostar-se na pia.

3. Aplicar na palma da mo quantidade suficiente de sabonete lquido para cobrir toda a superfcie das mos e antebrao.

4. Ensaboar as palmas das mos friccionando-as entre si.

5. Esfregar a palma da mo direita contra o dorso da mo esquerda e vice-versa, entrelaando os dedos.

6. Entrelaar os dedos e friccionar os espaos interdigitais.

7. Esfregar o dorso dos dedos da mo direita com a palma da mo esquerda e vice-versa, segurando os dedos, com movimento de vai e vem.

8. Esfregar o polegar direito com o auxlio da palma da mo esquerda e vice-versa, utilizando-se movimento circular.

9. Friccionar as polpas digitais e unhas da mo direita contra a palma da mo esquerda fechada em concha e vice-versa, fazendo movimento circular.

10. Esfregar o punho e o antebrao esquerdo com o auxlio da palma da mo direita e vice-versa, utilizando movimento circular.

11. Enxaguar as mos em gua corrente, retirando os resduos do produto, no sentido dos dedos para o antebrao. Evitar contato direto das mos ensaboadas com a torneira.

12. Secar as mos com papel-toalha descartvel, iniciando pelas mos e seguindo pelos punhos.13. Feche a torneira com o auxilio de papel toalha.

14. Desprezar o papel-toalha na lixeira para resduos comuns.

Referncias Bibliogrficas

Brasil. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Banco de leite humano: funcionamento, preveno e controle de riscos/Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Braslia : Anvisa, 2008.

160 p.