HIM - Human Interaction Management

5
IM - Human Interaction Management Os processos podem ser caracterizados pela definição/descrição de como as tarefas devem ser executadas (task-driven) mas também pela definição/descrição da forma como as pessoas realizam o trabalho associado aos processos (human-driven). Estes dois aspectos são essenciais para o sucesso de qualquer processo, contudo devem ter uma abordagem bastante diferente pois incidem sobre características opostas no que se refere a rigidez, tipificação, fluxos (task-driven) e evolução, adaptação, flexibilidade, agilidade (human-driven). As técnicas e ferramentas actuais de suporte ao trabalho lidam na sua maioria apenas com as partes “mecâncias” dos processos, tipicamente sistemas de Workflow e BPM. Nestas ferramentas a interacção humana está limitada à introdução de dados e a pontos de decisão binária tornando muito rígida a evolução do trabalho. Processes don't do work, people do. by John Seely Brown, Former Chief Scientist, Xerox O conceito de HIM vem dar resposta aos aspectos da gestão da interacção humana focada na criatividade e colaboração. O HIM permite optimizar todas as actividades inerentes a execução de um dado processo permitindo por exemplo que o fluxo de um dado processo seja alterado “on-the-fly” se os seus intervenientes acordarem os próximos passos do trabalho tendo em conta o “estado da natureza” actual. O HIM pretende concentrar numa única aplicação todas as ferramentas e

description

HIM - Human Interaction Management. - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of HIM - Human Interaction Management

Page 1: HIM -  Human Interaction Management

HIM - Human Interaction Management

Os processos podem ser caracterizados pela definição/descrição de como as tarefas devem ser executadas (task-driven) mas também pela definição/descrição da forma como as pessoas realizam o trabalho associado aos processos (human-driven). Estes dois aspectos são essenciais para o sucesso de qualquer processo, contudo devem ter uma abordagem bastante diferente pois incidem sobre características opostas no que se refere a rigidez, tipificação, fluxos (task-driven) e evolução, adaptação, flexibilidade, agilidade (human-driven).

As técnicas e ferramentas actuais de suporte ao trabalho lidam na sua maioria apenas com as partes “mecâncias” dos processos, tipicamente sistemas de Workflow e BPM. Nestas ferramentas a interacção humana está limitada à introdução de dados e a pontos de decisão binária tornando muito rígida a evolução do trabalho.

Processes don't do work, people do.by John Seely Brown, Former Chief Scientist, Xerox

O conceito de HIM vem dar resposta aos aspectos da gestão da interacção humana focada na criatividade e colaboração. O HIM permite optimizar todas as actividades inerentes a execução de um dado processo permitindo por exemplo que o fluxo de um dado processo seja alterado “on-the-fly” se os seus intervenientes acordarem os próximos passos do trabalho tendo em conta o “estado da natureza” actual.

O HIM pretende concentrar numa única aplicação todas as ferramentas e informações necessárias que optimizam a execução de um trabalho. A integração do email com toda a informação associada a um processo típico (tarefas, documentos, IT´s, contratos, anotações, revisões…) revela-se uma necessidade absoluta nos nossos dias.

Page 2: HIM -  Human Interaction Management

Uma actividade pode ser definida como uma unidade lógica de trabalho que incorpora as pessoas e todos os métodos e recursos necessários para executar um trabalho.

Conceito de actividade

Page 3: HIM -  Human Interaction Management

SGES – Main Goals (Gestão do trabalho)

Gestão eficaz de emails (email como ferramenta de trabalho integrada)

Trabalho colaborativo (simples de usar e ágil)TemplatesConteúdos editáveis wyswyg

Planeamento tarefas/eventos

Sistema de alertas (alerta automático das próximas acções a executar)TarefasEventos

Sinóptico do estado actual do trabalho/equipamento (visão geral do “estado da natureza”)Últimos eventos/tarefasPróximos eventos/tarefas

Objectos todos ao mesmo nível (email, documento, tarefa, anotação…) e relacionáveis entre si

Page 4: HIM -  Human Interaction Management

SGES – Funcionalidades (“casos de uso”)

Gestão do trabalho

Planeamento de tarefas/eventos

Sistema de alertas para tarefas/eventos

Gestão documental relacional (equipamentos, contratos, legislação, manuais…)

Sinóptico do estado actual do trabalho/equipamento com indicadores visuais

Produção de conteúdos utilizando templates

Sistemas de mensagens entre utilizadores

Associação de email’s e/ou anotações a documentos, tarefas, intervenções…

Gestão da manutenção

Planeamento e registo de acções de inspecção e manutenção

Histórico do equipamento (intervenções, estado, anotações…)

Produção e manutenção de conteúdos (IT´s, modos de operação…)

Indicadores estatísticos sobre os equipamentos

Page 5: HIM -  Human Interaction Management

SGES – Objectos

Email

Tarefa

Evento (planeamento)

Documento (contrato, legislação, equipamento, manual…)

Alerta

Anotação

Conteúdo HTML (IT, procedimentos…)

Registo (intervenção)

Histórico do equipamento (que intervenções, estado actual…)

Template