Hipovitaminose A e Anemia ferropriva na Gestação.ppt dandinha

9
Elizângela Brito Camila Maria Luzenir Roseilde Aguiar

Transcript of Hipovitaminose A e Anemia ferropriva na Gestação.ppt dandinha

Page 1: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Elizângela BritoCamilaMaria LuzenirRoseilde Aguiar

Page 2: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Definida como aquela na qual as concentrações de vitamina A nos tecidos são suficientemente baixas para produzir consequências adversas para a saúde, ainda que não estejam presentes sinais de xeroftamia.

A vitamina A é importante para a reprodução, crescimento e desenvolvimento fetal,

constituição da reserva hepática fetal e para o crescimento tissular materno.

Page 3: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

A deficiência da vitamina A existe em mais de 96 países, tanto na sua forma clinica quanto subclinica, sendo que nas últimas três décadas essa vem sendo reconhecida como um importante problema de saúde publica em muitas outras partes do mundo, sua prevalência é particularmente alta em regiões como Ásia, África e de forma menos documentada América Latina.

Page 4: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha
Page 5: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Cegueira noturna:

Cegueira parcial ou total

Outra evidência da importância da vitamina A na gestação, é a associação entre os baixos níveis de β-caroteno em mulheres com pré-eclâmpsia e eclâmpsia, devido ao papel da vitamina como antioxidante.

Page 6: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

A deficiência começa sub-clinicamente (sem sintomas aparentes), quando os níveis sangüíneos de Vit A atingem valores inferiores a 30mg/dL. A manifestação clínica mais precoce é a visão prejudicada em ambientes pouco iluminados, ou cegueira noturna (nictalopia), devido a alterações no epitélio ocular. A xeroftalmia (olho seco) pode agravar-se, atacando a conjuntiva – membrana que reveste o olho - (manchas de Bitot) e a córnea (xerose e ulceração corneal). Pele seca, fadiga e infecções persistentes também podem ser sinais de carência de vitamina A. a xeroftalmia e cegueira noturna são reversíveis após a introdução da vitamina A na dieta; no entanto, as ulcerações na córnea podem levar à cegueira irreversível (ceratomalácia) e à perda do olho (necrose dos tecidos. O sistema imunológico também pode ficar muito prejudicado, o que contribui para aumentar o número de mortes e de casos graves de infecção em crianças.

Page 7: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Muitos fatores estão envolvidos com o desenvolvimento de carências nutricionais, como fatores socioeconômicos. É preciso salientar que, nem sempre, a pessoa que tem condições financeiras de adquirir os alimentos está livre de vir a desenvolver alguma carência nutricional, já que a seleção dos alimentos consumidos pode não ser adequada. A educação nutricional é uma das formas mais eficientes de combate às carências nos grupos populacionais.

A melhor maneira de prevenir o surgimento de qualquer carência nutricional é a ingestão de uma dieta equilibrada (com os nutrientes distribuídos nas proporções corretas), diversificada (contendo alimentos de todos os grupos) e adequada (na quantidade suficiente para o funcionamento do organismo) a cada indivíduo. Para as gestantes, independentemente de seu status vitamínico A, a dose diária máxima recomendada na suplementação, durante toda a duração da gestação, é de 10.000 UI (3000 14 de ER).

Page 8: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Devido à associação entre vitamina A e morbimortalidade materno-infantil, os diversos organismos internacionais estimularam programas de prevenção desta deficiência, que incluem a suplementação da vitamina A.Trás benefícios para função feto-placentário pelo aumento dos níveis de progesterona. Alimentos :vísceras gemas de ovos e leite integral e seus derivados .

Page 9: Hipovitaminose A e Anemia  ferropriva na           Gestação.ppt dandinha

Ministério da Saúde – Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Deficiência de vitamina A. Acessado em http://www.ministerio.saude.bvs.br/html/pt/dicas/70vitamina_a.html (22/08/06).

Kraemer K, Zimmermann M, editors. Nutritional anemia. Basel: 1. Sight and Life; 2007.

PADILHA, Patricia de Carvalho et al . Associação entre o estado nutricional pré-gestacional e a predição do risco de intercorrências gestacionais. Revista Brasileira Ginecologia e Obstetrícia., Rio de Janeiro, v. 29,n. 10, oct. 2007.