HISTOLOGIA · Estão divididos em dois tipos: o de revestimento e o glandular. Como condições...

12
Editora Galois HISTOLOGIA 1. INTRODUÇÃO O zigoto é o resultado da fecundação. Trata-se de apenas uma célula que, a partir de então, multiplicar-se-á originando duas, quatro, oito, etc. À medida que as divisões vão se sucedendo, as células resultantes vão se especializando, formando conjuntos com as mesmas funções básicas e mesma morfologia, chamados tecidos. Os tecidos vão se associando uns aos outros, resultando em órgãos. Os órgãos em funcionamento integrado formam os sistemas; um conjunto de sistemas forma o indivíduo. Existem no corpo humano por volta de 200 tipos distintos de células. Todas elas divididas em quatro grandes grupos de tecidos. Denomina-se tecido um grupo de células semelhantes em forma, função e origem. São os tecidos básicos encontrados nos animais: a) epiteliais; b) conjuntivos; c) nervoso; d) muscular. Figura 1.Tecidos: (I) muscular; (II) epitelial; (III) conjuntivo ósseo; (IV) nervoso. 2. TECIDOS EPITELIAIS Figura 2. Epitélios. Fonte: <http://aessenciadaciencia.blogspot.com.br>. 2.1. Características gerais Esses tecidos são marcados pela justaposição das células, bem como pelo fato de serem avasculares. Estão associados com as seguintes funções: a) proteção física; b) proteção contra desidratação; c) absorção de substâncias; d) percepção sensorial; e) secreção de substâncias.

Transcript of HISTOLOGIA · Estão divididos em dois tipos: o de revestimento e o glandular. Como condições...

Editora Galois

HISTOLOGIA

1. INTRODUÇÃO

O zigoto é o resultado da fecundação. Trata-se de apenas uma célula que, a partir de então, multiplicar-se-á originando duas, quatro, oito, etc. À medida que as divisões vão se sucedendo, as células resultantes vão se especializando, formando conjuntos com as mesmas funções básicas e mesma morfologia, chamados tecidos. Os tecidos vão se associando uns aos outros, resultando em órgãos. Os órgãos em funcionamento integrado formam os sistemas; um conjunto de sistemas forma o indivíduo.

Existem no corpo humano por volta de 200 tipos distintos de células. Todas elas divididas em quatro grandes grupos de tecidos. Denomina-se tecido um grupo de células semelhantes em forma, função e origem. São os tecidos básicos encontrados nos animais:

a) epiteliais;b) conjuntivos;c) nervoso;d) muscular.

Figura 1.Tecidos: (I) muscular; (II) epitelial; (III) conjuntivo ósseo; (IV) nervoso.

2. TECIDOS EPITELIAIS

Figura 2. Epitélios.Fonte: <http://aessenciadaciencia.blogspot.com.br>.

2.1. Características gerais

Esses tecidos são marcados pela justaposição das células, bem como pelo fato de serem avasculares. Estão associados com as seguintes funções:

a) proteção física;b) proteção contra desidratação;c) absorção de substâncias;d) percepção sensorial;e) secreção de substâncias.

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

Estão divididos em dois tipos: o de revestimento e o glandular. Como condições gerais, suas células estão aderidas graças a cimentos intercelulares e formações membranosas de adesão (como desmossomos, zônulas de oclusão e interdigitações). O tecido não possui vasos sanguíneos. Sua alimentação e oxigenação provêm dos tecidos subjacentes. Apresentam origem nos três tecidos embrionários: ectoderme, mesoderme e endoderme.

2.2. Tecidos epiteliais de revestimento

Características especiais dasjunções das células-epiteliais

Cılios Espaço

extracelular

estreito Microvilosidades

Regiao apical de

uma celula epitelial

Junçao celular

Junçoes apertadas

Zona de adesao

Desmossomo

Junçoes comunicantes

Regiao basalLamica

basalFibra

reticular

Membrana

basal

Capilares

Terminaçoes nervosas

Tecido

conjuntivo

Epitelio

Figura 3. Especializações de membrana em células epiteliais. Fonte: <http://antranik.org/wp-content/uploads/2011/09/special-characteristics-of-epithelia-epithelium-cell-junctions-basal-lamina-reticulum-.png>.

Ocorrem revestindo interna e externamente tubos, cobrindo órgãos e dando contorno ao corpo (epiderme). São subdivididos segundo:

a) camadas de células: uniestratificado ou simples (endotélio e alvéolos); pseudoestratificado (traqueia e uretra); pluriestratificado ou pluriestratificado(epiderme);

b) formas das células: pavimentosas (achatadas); cúbicas (cuboides); prismáticas (cilíndricas ou colunares).

Ocorrem em vasos sanguíneos de todos os diâmetros, túbulos renais, bexiga, uretra, pericárdio, peritônio, pleura, entre outros.

Editora Galois

Figura 4. Epitélio estratificado pavimentoso e pseudoestratificado.Fonte: <https://mmegias.webs.uvigo.es/a-iconos/epitelios-3D.png>.

O tecido epitelial de revestimento pode apresentar alguns anexos, como pelo, penas e garras. Em alguns casos, como em certas aves, pode ser usado na diferenciação sexual.

2.3. Tecido epitelial glandular

Produz e libera substâncias de utilidade fisiológica. São originárias de invaginações do tecido superficial. Algumas permanecem conectadas com ele. Tais glândulas são chamadas de exócrinas. Possuem um tubo para secreção e seu produto é eliminado fora da corrente sanguínea. Algumas perdem a conexão com o tecido superficial, não possui duto de secreção e seu produto é eliminado direto no sangue. São chamadas de endócrinas.

Figura 5. Formação das glândulas.Fonte: <http://intranet.tdmu.edu.ua/data/kafedra/internal/histolog/classes_stud/en/med/lik/ptn/1/05%20Epithelial%20tissues.%20Glandular%20epithe-

lium.%20Glands..files/image061.jpg>.

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

2.3.1. Glândulas exócrinas

São exemplos de glândulas exócrinas: as salivares, as mamárias, a próstata e as sudoríparas.

2.3.2. Glândulas endócrinas

São exemplos de glândulas endócrinas: a hipófise, a tiroide e a suprarrenal.O produto de secreção das glândulas endócrinas é chamado de hormônio. Os hormônios são substâncias:

Arteria

Capilares

Hipo�ise posterior

Arteria

Hipo�ise anterior

Veia

Veia

Capilares

Celulas

neuro-

secretoras

Hipotalamo

Figura 6. Hipófise.<http://www.efn.uncor.edu/departamentos/divbioeco/anatocom/Biologia/Index_archivos/endocrino/hipofisiss.jpg>.

Algumas glândulas atuam como endócrinas e exócrinas, sendo chamadas de mistas ou anfícrinas. Um exemplo é o pâncreas. O pâncreas endócrino (ilhas pancreáticas) secreta os hormônios insulina e glucagon. Além disso, sua área exócrina (células acinosas) libera o suco pancreático para o interior do intestino.

3. TECIDOS CONJUNTIVOS

Há vários tipos de tecidos conjuntivos espalhados pelo corpo dos animais. Ocorrem no interior de vasos, na pele, em ossos, cartilagens e no interior de vísceras. São vascularizados, ao contrário dos epiteliais. Suas células estão separadas por grande quantidade de material intercelular chamada de matriz. Derivam-se integralmente da mesoderme.

Os tecidos conjuntivos são caracterizados ainda pela diversidade celular.Estão divididos da seguinte forma:

Editora Galois

Propriamente ditoFrouxoDenso

Propriedades especiaisAdiposo

Hematopoiético

SustentaçãoÓsseo

Cartilaginoso

TransporteSangue

Linfa

3.1. TECIDOS CONJUNTIVOS PROPRIAMENTE DITOS (TCPD) E DE PROPRIEDADES ESPECIAIS

O material intercelular é constituído basicamente por fibras e pela substância amorfa. As fibras mais comuns são de colágeno, elastina e reticulares. São tecidos de ampla distribuição pelo corpo.

O TCPD do tipo frouxo possui como tipos celulares mais comuns os fibroblastos (células produtoras de fibras) e os macró-fagos (células de defesa).

O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo. Possui, no entanto, material intercelular reduzido. Forma a tela subcutânea (hipoderme) de aves e mamíferos. Suas células (adipócitos ou lipócitos) apresentam citoplasma praticamente tomado de lipídios. O tecido adiposo tem importância como reserva energética e como isolante térmico.

O TCPD do tipo denso ocorre na derme, nos tendões, nos ligamentos e nas cápsulas de alguns órgãos (como nos rins e nos tes-tículos). O material intercelular é constituído basicamente por fibras de colágeno. O colágeno confere grande consistência ao tecido. Isso pode ser ilustrado, uma vez que o couro é basicamente feito desse tipo de fibras.

Figura 7. Tecido conjuntivo frouxo.Fonte: <http://www.10emtudo.com.br>.

Vaso sanguıneo

Matriz extracelular

Substancias do meio

Fibras proteicas

Fibra elastica

Colageno

Fibra reticular

Celulas

Celula mesenquimal

Macrofago

Adipocito

Fibroblasto

Figura 8. Tecido conjuntivo denso.Fonte: <https://classconnection.s3.amazonaws.com/287/flashcards/3189287/jpg/picture1-144B84E4F286E908631.jpg>.

O tecido hematopoiético (reticular) é responsável pela produção de células sanguíneas. É dividido em mieloide e linfoide. O tecido mieloide é encontrado no interior de alguns ossos e chamado de medula óssea (ou tutano). A medula óssea vermelha é ativa e produtora de elementos figurados do sangue. A medula óssea amarela é inativa, repleta de gordura. O esterno, a costela, ossos da cintura pélvica e o fêmur são alguns exemplos de ossos que possuem medula óssea. No tecido mieloide, encontram-se células precursoras de hemácias, leucócitos e plaquetas.

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

O tecido linfoide é encontrado no baço, nas amígdalas, nos nódulos linfáticos, nas adenoides e no apêndice. Produz células de defesa (leucócitos). O baço, portanto, a exemplo de linfonodos, é um órgão dispensável ao corpo. Uma vez retirado, os linfonodos assumem a produção de glóbulos brancos e vice-versa.

3.2. TECIDOS CONJUNTIVOS DE SUSTENTAÇÃO

3.2.1. Tecido ósseo

O tecido ósseo é formado por células vivas, possui vasos e terminações nervosas, além de material intercelular rico em sais de cálcio (65%). Compõe basicamente os ossos do corpo.

Osteócito(mantem o

tecido osseo)

Osteoblasto(forma a matriz ossea

Célula osteogênica(celula-tronco)

Osteoclasto(reabsorçao ossea)

Figura 9. Tecido ósseo.Fonte: <http://oerpub.github.io/epubjs-demo-book/resources/604_Bone_cells.jpg>.

O material intercelular é constituído principalmente de fosfato de cálcio, fosfato de magnésio e carbonato de cálcio. A parte orgânica (35%) é feita de fibras de colágeno. O colágeno confere resistência ao osso e a matriz inorgânica (65%), dureza.

Figura 10. Tecido ósseo.Fonte: <http://www.infoescola.com/>.

3.2.2. Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso também tem função de sustentação. Embora seja um tecido conjuntivo, não apresenta nervos e vasos san-guíneos. É alimentado e oxigenado por meio do pericôndrio (tecido conjuntivo denso) ou pelo líquido sinovial. Pode ser encontrado em diversos pontos do corpo humano. Envolve, por exemplo, as articulações. Ocorre ainda no nariz, no pavilhão auditivo, na laringe, na traqueia, nos brônquios, nos discos intervertebrais e nas costelas.

Editora Galois

O esqueleto é boa parte dele cartilaginoso no feto, sendo substituído progressivamente pelo ósseo.

Figura 11. Tecido cartilaginoso.Fonte: <http://histologiaufrn.blogspot.com.br>.

3.3. TECIDOS CONJUNTIVOS DE TRANSPORTE

São representados pelo sangue e pela linfa. O material intercelular é líquido e chamado de plasma. O plasma é fundamental-mente constituído de água, sais, proteínas, aminoácidos, nucleotídeos, açúcares e vitaminas. O plasma sanguíneo é muito mais rico em substâncias que o linfático.

Figura 12. Células do sangue.Fonte: <http://amarildocesar.blogspot.com.br>.

Os elementos celulares presentes no sangue são chamados de elementos figurados. Os eritrócitos ou hemácias são os elementos figurados mais abundantes do sangue. São 5,5 milhões por mm³em média.

O volume de sangue em um adulto varia entre 4,5 a 5,5 litros.Os elementos figurados do sangue são de três tipos.

Figura 13. Células do sangue.Fonte: <http://www.iceb.ufop.br/histologia/images/stories/clulas%20sanguineas%20em%20escala.jpg>.

a) Eritrócitos, hemácias ou glóbulos vermelhos

Células anucleadas nos mamíferos (exceto nos camelos) e nucleadas nos demais vertebrados que contêm gran-de quantidade do pigmento hemoglobina. A hemoglobina é uma proteína conjugada com um átomo de ferro com grande capacidade de carregar átomos de oxigênio.

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

b) Plaquetas ou trombócitos

São fragmentos celulares anucleados, responsáveis pela coagulação do sangue. As plaquetas liberam fatores de coagula-ção quando há rompimento de vasos sanguíneos. Esses fatores, juntamente com outros liberados pelo tecido lesado e outros presentes no sangue, provocam a formação de fibrina, proteí-na insolúvel que retém o sangue na área lesada. As plaquetas têm capacidade de se agregarem entre si e à borda do vaso lesado, formando uma barreira à hemorragia.

Figura 14. Mecanismo da coagulação.Fonte: <http://olaboratoristaveterinario.blogspot.com.br>.

c) Leucócitos ou glóbulos brancos

Células que também ocorrem fora da corrente sanguínea, ligadas à defesa do corpo. Possuem vários subtipos, sendo linfó-citos, macrófagos e neutrófilos os mais importantes. Os linfó-citos são células que coordenam a defesa por meio da liberação de fatores químicos. Os linfócitos B são células produtoras de anticorpos. Quando ativos, são denominados de plasmócitos. Os macrófagos são grandes células fagocitárias responsáveis pela formação do pus. Os neutrófilos são células pequenas, fago-citárias e as mais comuns no sangue.

Figura 15. Ação dos glóbulos brancos - diapedese.

A linfa circula em apenas um sentido no corpo, dentro dos vasos linfáticos. O único tipo celular encontrado na linfa é o leu-cócito. Os leucócitos surgem quando a linfa passa através dos linfonodos ou gânglios linfáticos. O plasma da linfa é originário da drenagem do excesso de líquido dos tecidos. O conteúdo do vaso linfático é lançado no sangue, nas veias subclávias, locali-zadas no tórax.

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

1. (Uece) O tecido é um agrupamento de células e os animais apresentam 4 tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscu-lar e nervoso. Sobre os tecidos, é correto afirmar que

a) os dois tipos celulares básicos do tecido nervoso são os neurô-nios (apresentam muitas formas e tamanhos) e as células gliais ou gliócitos (transmitem informações por sinais elétricos).

b) os tecidos epiteliais são classificados em epitélios de reves-timento e glandulares e apresentam como principais fun-ções a proteção, a percepção das sensações, a absorção e a secreção de substâncias.

c) existem os tecidos conjuntivos propriamente dito (adiposo, car-tilaginoso, ósseo e hematopoiético) e especiais (frouxo, denso modelado ou tendinoso e denso não modelado ou fibroso).

d) os 3 tipos de tecidos musculares são esquelético (seu movimento é involuntário), cardíaco (encontrado no coração) e liso (constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados).

2. (IFPE) Ao longo das décadas, os velocistas ficaram mais al-tos. O jamaicano Usain Bolt, recordista mundial, com o tem-po de 9,58s, reúne qualidades que o favorecem nas corridas de velocidade, entre elas: altura de 1,95m, pois quanto mais alto o atleta, mais elevado é o seu centro de gravidade, o que favorece a corrida; e maior prevalência de fibras muscula-res rápidas, que são mais eficientes para realizar esforço intenso e de curta duração. Em relação ao tecido muscular, é correto dizer que

a) todo tecido muscular estriado tem contração voluntária.b) a actina aparece sob a forma de filamentos grossos e a mio-

sina é representada por filamentos finos.c) somente o tecido muscular liso não apresenta actina, por

isso é o único denominado tecido muscular não estriado.d) toda célula muscular contém filamentos proteicos contrá-

teis de dois tipos: actina e miosina.e) toda célula muscular lisa conecta com a sua vizinha por

meio do disco intercalar.

3. (IFPE) O útero é um órgão de 7 cm com o formato de uma pera. Durante a menstruação e, enquanto descama, libera prostaglandina que faz o útero contrair para eliminar o san-gue. Esse processo comprime os nervos e os vasos que pas-sam pelo músculo uterino. Por isso, a mulher sente dor.

VARELA, Drauzio. Cólicas menstruais. Fonte: <http://drauziovarella.com.br/mulher-2/colicasmenstruais>.

Acesso: 3 out. 2016 (adaptado).

O útero é um órgão formado por músculo

a) estriado esquelético, de contração involuntária.b) estriado esquelético, de contração voluntária.c) estriado cardíaco, de contração involuntária.d) liso, de contração involuntária.e) liso, de contração voluntária.

Editora Galois

4. (FPS) Os tecidos corporais caracterizam-se pela interde-pendência das células que os compõem e são responsáveis por funções especializadas. Sobre este assunto, analise a imagem abaixo.

Conforme se pode identificar, o tecido acima é:

a) um epitélio de revestimento.b) conjuntivo e avascular.c) formado por condroblastos e vascularizado.d) preenchido por medula óssea.e) um depósito de reservas energéticas.

5. O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos: conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso. Cada um desses tecidos é formado por conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando funções específicas.

Considerando-se os conhecimentos sobre histologia, é cor-reto afirmar:

01. O tecido epitelial se caracteriza por ser altamente vasculari-zado.

02. Células pertencentes aos tecidos epitelial, conjuntivo, mus-cular e nervoso de um indivíduo apresentam genes diferen-tes já que têm funções e características diferenciadas.

03. O transporte de íons através da membrana dos neurônios promove a sua despolarização, gerando o impulso nervoso que é iniciado nos dendritos e se propaga em direção ao axônio.

04. Em adultos obesos, o tecido adiposo é pouco vascularizado e é caracterizado por intensa proliferação celular.

05. Nos músculos estriados esqueléticos, os filamentos de acti-na e de miosina diminuem de tamanho promovendo a con-tração muscular.

6. (IFSC) Observe a figura abaixo:

Fonte: <http://www.mundoeducacao.com/biologia/tecido-muscular.htm>. Acesso em 31/08/2015.

Existem três tipos de tecidos musculares: o tecido muscu-lar estriado esquelético, o tecido muscular estriado cardía-co e o tecido muscular liso (não-estriado). Sobre os teci-dos musculares, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. As células que compõem os músculos podem ser chamadas de células musculares, fibras musculares ou miócitos.

02. O citoplasma das células musculares se chama sarcoplasma; o retículo endoplasmático que encontramos no interior das células musculares se chama retículo sarcoplasmático; e a membrana plasmática das células musculares é chamada de sarcolema.

04. As células do músculo estriado esquelético são de aspecto fusiforme, isto é, são volumosas na região central e afiladas nas extremidades. Apresentam apenas um núcleo central e são visíveis somente em microscopia. Podem ser encontra-das na parede do tubo digestório e das vias respiratórias.

08. O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e in-voluntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Por sua vez, o tecido muscular estriado esquelético apre-senta uma contração rápida e voluntária, ligando-se aos os-sos e atuando na movimentação do corpo.

16. Os tecidos musculares são de origem ectodérmica e relacio-nam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias.

32. Sarcômero é um dos componentes básicos do músculo es-triado que permite a contração muscular. Cada sarcômero é constituído por um complexo de proteínas, entre as quais se encontram a actina e a miosina.

7. (Udesc) Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns tipos celulares e o tecido onde eles são tipicamente encontrados.

a) Osteoblastos – Tecido Epitelial b) Astrócitos – Tecido Conjuntivo c) Fibroblastos – Tecido Muscular d) Condrócitos – Tecido Nervoso e) Gliócitos – Tecido Nervoso

8. (Unioeste) Epitelial, cartilaginoso, ósseo, muscular e adipo-so são tecidos corporais. De acordo com a afirmação ante-rior, assinale a alternativa que associa corretamente o teci-do e as respectivas características.

Tecido

1. epitelial2. cartilaginoso3. muscular4. ósseo5. adiposo

Características

I. revestimento de cavidades e absorção.II. localização subcutânea e isolamento térmico.III. matriz formada por substâncias orgânicas e minerais.

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

a) 1 – I; 4 – III.b) 1 – I; 2 – III.c) 2 – III; 5 – I.d) 3 – II; 4 – III.e) 2 – III; 3 – II.

9. (FCM)

Tendo como pista o fato de que uma das estruturas indicadas é um tipo de Oligodendrócito, podemos afirmar que a parte destacada pelas setas no desenho apresentado é um(a):

a) Retículo Endoplasmático Secretor.b) Complexo Lameloso de Golgi.c) Sinápse Neuro-muscular.d) Fibra Nervosa Mielínica.

10. (IFPE) Os vertebrados apresentam basicamente quatro tipos de tecidos: epiteliais, conjuntivos, musculares e ner-voso. Os tecidos surgem por diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário, em que grupos de células se especializam para a realização de diferentes funções no organismo.

Analise as afirmativas abaixo sobre os tecidos.

I. Os tecidos epiteliais possuem células justapostas, com pou-co material intercelular e podem ainda se diferenciar em tecidos de revestimento e de secreção.

II. Uma importante característica dos tecidos conjuntivos é a de apresentarem uma grande quantidade de material intercelular.

III. Os tecidos musculares apresentam células alongadas cha-madas de fibras musculares, as quais são sempre polinu-cleadas e com capacidade de realizar contrações e relaxa-mentos.

IV. No tecido nervoso, encontramos apenas dois tipos celula-res: os neurônios e as células da glia. O primeiro tipo celular responde pela condução do impulso nervoso e o segundo apresenta outras funções auxiliares.

Estão corretas, apenas:

a) I, II e IIIb) II, III e IVc) I, III e IVd) I, II e IVe) I, II, III e IV

11. (IFSC) Uma característica importante dos seres pluricelulares é a divisão de trabalho entre suas células. No corpo humano, por exemplo, há mais de 200 tipos de grupos de células que coope-ram entre si e garantem a sobrevivência do organismo. Cada grupo de células reunidas e executando uma função específica é chamado tecido. A parte da Biologia responsável por seu estudo é a histologia (histos = tecidos; logos = estudo). De acordo com os tipos de célula de que são formados e da substância intercelular, os tecidos animais são classificados em quatro grupos princi-pais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.

Linhares, S. Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 2ª ed. v. I. São Paulo: Ática, 2013.

Sobre os tecidos animais, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).

01. A epiderme possui somente função de revestimento do cor-po humano. É formada por um epitélio pseudoestratificado e pavimentoso.

02. Os tecidos conjuntivos têm origem ectodérmica. Caracteri-zam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em pouca quantidade de material extra-celular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizada pelas próprias células do tecido.

04. Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelo corpo celular, seguem pelo dendrito, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte.

08. O tecido muscular estriado cardíaco possui contração rá-pida, forte e involuntária, o tecido muscular liso, contração lenta, fraca e involuntária; e o tecido muscular estriado es-quelético, contração forte, rápida e voluntária.

16. No interior de vários ossos existe a medula óssea, comu-mente chamada tutano. A medula óssea vermelha é um teci-do mole responsável pela produção das células do sangue.

12. (IFPE) Os vertebrados apresentam basicamente quatro tipos de tecidos: epiteliais, conjuntivos, musculares e ner-voso. Os tecidos surgem por diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário, em que grupos de células se especializam para a realização de diferentes funções no organismo.

Analise as afirmativas abaixo sobre os tecidos.

I. Os tecidos epiteliais possuem células justapostas, com pou-co material intercelular e podem ainda se diferenciar em tecidos de revestimento e de secreção.

II. Uma importante característica dos tecidos conjuntivos é a de apresentarem uma grande quantidade de material intercelular.

III. Os tecidos musculares apresentam células alongadas cha-madas de fibras musculares, as quais são sempre polinu-cleadas e com capacidade de realizar contrações e relaxa-mentos.

IV. No tecido nervoso, encontramos apenas dois tipos celula-res: os neurônios e as células da glia. O primeiro tipo celular responde pela condução do impulso nervoso e o segundo apresenta outras funções auxiliares.

Editora Galois

Estão corretas, apenas:

a) I, II e IIIb) II, III e IVc) I, III e IVd) I, II e IVe) I, II, III e IV

13. (UCS) O sangue é um tecido corporal complexo que exerce diversas funções no corpo humano, entre elas, o transporte de gases, a defesa contra patógenos e a coagulação.

Assinale a alternativa correta em relação ao sangue e aos seus componentes.

a) As hemácias humanas são células que se dividem continua-mente para se manterem em número adequado, necessário, para realizar o transporte dos gases.

b) As plaquetas são importantes componentes do sangue res-ponsáveis pela captura e destruição de partículas invasoras, como algumas bactérias.

c) Os megacariócitos são células que se convertem em macró-fagos, importantes para os processos de fagocitose de partí-culas invasoras.

d) O plasma sanguíneo contém uma série de substâncias e, en-tre elas, se destacam água, proteínas, íons, hormônios, nu-trientes e gases.

e) Os linfócitos são tipos especializados de eritrócitos respon-sáveis pela produção de anticorpos.

14. (Unicamp) O corpo humano é composto por pelo menos dois tipos de gordura. A mais comum é o tecido adiposo branco, um tipo perigoso que se acumula ao redor das vís-ceras e debaixo da pele, podendo causar obesidade e desen-cadear complicações metabólicas, como o diabetes tipo 2. A outra é o tecido adiposo marrom, que regula a produção de calor e, consequentemente, a temperatura corporal.

Assinale a alternativa correta.

a) O tecido adiposo branco produz mais energia que o tecido adiposo marrom.

b) O tecido adiposo marrom não produz ATP, mas produz calor.c) O tecido adiposo branco não produz ATP, mas produz calor.d) O tecido adiposo branco produz ATP e calor.

15. (FPS) Considerando que as células abaixo realizam funções específicas nos tecidos conjuntivos, faça a correlação entre essas células e suas respectivas funções.

1) Condroblastos2) Adipócitos3) Plasmócitos4) Fibroblastos5) Osteoclastos

( ) Síntese de substância amorfa da matriz extracelular.( ) Produção de anticorpos contra agentes invasores.( ) Degradação da matriz óssea e reciclagem tecidual.( ) Produção das fibras da matriz cartilaginosa.( ) Armazenamento de compostos energéticos.

A sequência correta é:

a) 3, 4, 1, 5, 2.b) 4, 3, 5, 1, 2.c) 5, 2, 1, 3, 4.d) 1, 3, 2, 4, 5.e) 4, 5, 1, 3, 2.

16. (IFPE) Em diversos países, o consumo dos pés de galinha é quase zero, mas na China esse produto é bastante valori-zado. Só o Brasil, nos últimos anos, exportou para esse país cerca de 200 mil toneladas por ano e o grande consumo dessa iguaria deve-se ao benefício que proporciona ao or-ganismo por ser fonte de colágeno, uma proteína que pro-porciona flexibilidade, resistência e elasticidade aos tecidos conjuntivos.

É correto dizer que a deficiência de colágeno, denominada “colagenose” acarreta

a) inflamação nas juntas e má formação óssea.b) regeneração e cicatrização dos tecidos.c) combate à flacidez cutânea e muscular.d) fortalecimento das unhas e crescimento capilar.e) prevenção ao aparecimento da osteoporose.

17. (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública) O estudo da bioquímica e da biomecânica do corpo humano associado ao desenvolvimento de novos materiais modificaram o desem-penho de atletas que atuam em competições de alto nível, como as Olimpíadas e os Campeonatos Mundiais Esportivos. A introdução do conhecimento científico para melhorar o nível das competições esportivas vem ocorrendo gradativa-mente e observa-se a incorporação de inovações simples e mais complexas, a exemplo da troca de pisos na pista de atle-tismo ou nas quadras de vôlei, o que contribui para aumentar o desempenho do atleta e ajudar na prevenção de lesões, bem como o uso de tênis e roupas confeccionados com materiais mais leves que reduzem o atrito com o solo, a água e o ar.

Considerando-se as informações do texto e as propriedades dos elementos e substâncias químicas constituintes do cor-po humano, é correto afirmar:

01. As proteínas são constituintes celulares identificados pelo grupo funcional - -COOCH2 presente na estrutura química.

02. O tecido ósseo serve de suporte para o corpo e utiliza o fosfato de cálcio, ( ) ( )Ca PO s3 4 2 , um sal inorgânico, na sua formação.

03. As vitaminas são compostos químicos essenciais para a construção das células constituintes dos tecidos que reves-tem o corpo humano.

04. Os tendões são fibras elásticas formadas por materiais es-ponjosos que absorvem água e facilitam a mobilidade das articulações.

05. A ingestão de íons ferro(II), como complemento alimentar, leva ao aparecimento da anemia devido à redução no meta-bolismo da hemoglobina.

18. (IFCE) O tecido conjuntivo é de ampla distribuição no corpo e apresenta origem no mesoderma embrionário, sendo ca-racterizado por apresentar diversos tipos de células imer-sas na matriz extracelular. Sobre tipos de tecidos conjunti-vos, é correto afirmar-se que

a) o tecido conjuntivo ósseo apresenta alto grau de rigidez e resistência à pressão, com funções de proteção e sustenta-ção do corpo por apresentar uma matriz óssea mineraliza-da, sem vascularização, nem terminações nervosas.

b) podem ser classificados em tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) e tecido conjuntivo de propriedades especiais (TCPE), nos quais podemos encontrar diferentes funções como a secreção de hormônios através de glândulas e a pro-pagação de estímulos.

c) o tecido muscular é um tipo de tecido conjuntivo de pro-priedades especiais, pois apresenta a mesma origem em-brionária mesodérmica e células como os miócitos (fibras musculares), dotadas de grande concentração de proteínas contráteis (actina e miosina).

BIO

LOG

IA

MATERIAL COMPLEMENTAR

d) o tecido conjuntivo frouxo é diferenciado em não-modelado e modelado, sendo que o tecido não-modelado é formado por fibras colágenas dispostas em feixes paralelos e com-pactos, o que lhe confere grande resistência à tensão, como observado nos tendões.

e) entre os diferentes tipos de células deste tecido encontra-mos os fibroblastos, condroblastos, osteoblastos, adipócitos e células mesenquimatosas, sendo as últimas responsáveis pela regeneração de parte do tecido conjuntivo, pois podem se diferenciar e originar outros tipos de células do mesmo.

19. (UEG) A pele, os epitélios intestinais e especialmente o san-gue são estruturas presentes no organismo humano adulto que possuem a capacidade de regeneração por meio de um processo complexo e finamente regulado, visto que suas células são destruídas e renovadas constantemente. Esse processo de renovação se dá de forma geral conforme apre-sentado no esquema a seguir.

Células-tronco hematopoiéticas → Células formadoras de colônias às diferentes linhagens hematopoiéticas → Células precursoras → Células maduras

Com base nessas informações, verifica-se que

a) a hematopoiese resulta da diferenciação e proliferação si-multânea das células-tronco que, à medida que se diferen-ciam, vão reduzindo sua potencialidade.

b) as diferentes linhagens hematopoiéticas geradas no sistema preservam altas taxas de proliferação e diferenciação.

c) existe um aumento gradual da capacidade de autorrenova-ção das células progenitoras durante esse processo.

d) células-tronco hematopoiéticas apresentam potencial para diferenciar-se em qualquer célula do corpo humano, toda-via não geram outras células-tronco.

e) as células precursoras e maduras já diferenciadas são utili-zadas em procedimentos de utilização de células-tronco no tratamento de alguma doença.

20. (UEPG) Com relação aos tipos de células dos tecidos con-juntivos, suas características principais e origem celular, assinale o que for correto.

01. Os osteoblastos presentes nos ossos são grandes e multinu-cleados. Degradam a matriz óssea, promovendo a recicla-gem do tecido.

02. As células mesenquimatosas surgem diretamente de células mesenquimatosas embrionárias. Estão presentes nos teci-dos frouxos e nas cápsulas envoltórias de cartilagens, ossos e órgãos hemocitopoéticos. São capazes de originar diver-sas células do tecido conjuntivo.

04. Os condroblastos estão presentes nos tecidos frouxos, têm forma estrelada e núcleo periférico. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz extracelular. Surgem de células mesenquimatosas embrionárias.

08. Os adipócitos presentes no tecido adiposo têm, quando adultos, forma arredondada e armazenam substâncias energéticas para momentos de necessidade. Estas células surgem pela diferenciação de células mesenquimatosas in-diferenciadas.

16. Os osteoclastos presentes nas cartilagens e ossos têm nú-cleo central e longos prolongamentos citoplasmáticos. Pro-duzem as fibras e a substância amorfa da matriz óssea.

21. (UEA) Analisando um fragmento de tecido com o auxílio de um microscópio óptico, um histologista observou a presen-ça de fibroblastos, macrófagos, mastócitos e células mesen-quimais. O fragmento sob análise pertence ao tecido

a) conjuntivo.b) nervoso.c) muscular.d) hematopoético.e) cartilaginoso.

GABARITO1. B2. D3. D4. A5. E E C E E6. 01 + 02 + 08 + 32 = 437. E8. A9. D10. D11. 08 + 16 = 2412. D13. D14. D15. B16. A17. E C E E E18. E19. A20. 02 + 08 = 1021. A